WebNet

WebNet

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Integrante do PCM é preso em Vargem Grande



Foi preso na cidade de Vargem Grande-MA e apresentado na Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim um elemento identificado como Mailson. Ele é acusado de participação na morte de um policial civil em São Luís no ano de 2013.

Mailson faz parte da facção criminosa conhecida como PCM (Primeiro Comando do Maranhão) e é temido, já que é um elemento muito perigoso. O mesmo era amigo do "Pimpolho" que foi morto no povoado entroncamento, município de Itapecuru, na noite desta quinta-feira (11) - Clique aqui.

Ele também foi preso ano passado em Itapecuru dentro de uma Van portando uma arma de fogo. Com orgulho, ele diz que faz parte do PCM e não tem medo de morrer.

*Com colaboração do Balanço Geral/Itapecuru.


Publicidade



Assistência Social: Atenção Beneficiários do Programa Bolsa Família


Em cumprimento a uma determinação do Governo Federal todos os beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos a notificação para a realização da averiguação e revisão dos dados cadastrais junto ao programa.

Em Chapadinha 2.964 beneficiários devem fazer a AVERIGUAÇÃO até o próximo dia 19 desse mês (junho) para evitarem o cancelamento de seus benefícios.

Já para o procedimento de REVISÃO 2.879 beneficiários devem atualizar seus dados até o mês de novembro desse ano, caso contrário, terão seus benefícios bloqueados a partir de janeiro de 2016. Essa revisão deve ser feita de dois em dois anos. Portanto é para todos que fizeram o procedimento em 2013.

A preocupação da Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, é evitar que milhares de famílias percam o benefício. Pois até agora, por falta de informações corretas e após o cruzamento de dados, feito pelo sistema do Governo Federal, 345 benefícios foram bloqueados e 55 foram cancelados.

Até esse mês de junho, Chapadinha conta com 12.260 beneficiários ativos junto ao programa.

Os beneficiários, que estão na pendência de AVERIGUAÇÃO OU REVISÃO, devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Estudante Benedito Martins, bairro São José (próximo à Quadra do FAC).

Secom/PMC


Publicidade



Incentivo ao Produtor Rural: 1.700 Kg de Sementes de Feijão Foram Entregues para 12 Comunidades


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou nesta sexta-feira (12), aos pequenos produtores da região, 1.700 kg de sementes de feijão. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado por meio do programa "Mais Sementes", que tem como objetivo investir no campo e aumentar a produção rural.


Além das sementes, a Prefeitura tem realizado os trabalhos de melhoramento das estradas e também mecanizado as áreas de cultivo. Ações inéditas realizadas pela atual gestão ajudam tanto na produção quanto no escoamento dos produtos.


Temos que agradecer a prefeita porque que tem olhado pro homem do campo. Antes a gente era esquecido, mas agora temos estrada com ônibus passando na nossa porta. A gente teve a terra preparada pela prefeitura, que mandou as máquinas pra lá. Acabou com a “roça no toco”, agora a gente trabalha menos e produz muito mais”, disse o lavrador, Luiz da Conceição da Vila Pedro Costa, PA Veredão.


Representantes de 12 comunidades participaram do evento. Eles receberam o produto, que é apropriado para ser plantado depois do período chuvoso em áreas de baixa. Essas comunidades foram selecionadas, após a visita dos técnicos da secretaria comprovando que os locais apresentarem as condições ideais para o cultivo do feijão.


Todo o trabalho, desde o preparo do solo, plantio e colheita, terá o acompanhamento de profissionais da secretaria de agricultura que prestarão toda a assistência necessária para aumentar a produção de cada localidade contemplada nesta etapa do programa.


Estamos acompanhando o trabalho dessas comunidades e acreditamos que, com o apoio da prefeitura, por meio da secretaria de agricultura e mais a orientação técnica, a produção deva aumentar”, finalizou o secretário adjunto de agricultura, Tote.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



TUTÓIA - Polícia Civil Encontra Plantação e Sementes de Maconha na Zona Rural



Uma operação realizada por policiais civis da regional de Tutóia na manhã desta sexta-feira (12) culminou com a destruição de uma plantação de maconha e de sementes da droga, encontrados no povoado de São Bernardo, localizado entre os municípios de Tutóia e Paulino Neves. Ninguém foi encontrado no local.

Os policiais civis foram ao local após receberem uma denúncia anônima na noite de quinta-feira (11). Chegando ao local, a guarnição encontrou aproximadamente 100 pés de maconha e 100 gramas de sementes, que foram incinerados imediatamente. Apenas uma pequena porção seguiu para análise no Instituto de Criminalística (Icrim).

Segundo o delegado titular de Tutóia, Leonard Oliveira, essa é a segunda plantação de maconha encontrada e destruída pela polícia civil na região. “Essa é a segunda plantação de maconha encontrada apenas neste ano nas proximidades do município de Tutóia. A primeira foi em fevereiro”, lembrou.



Publicidade



INFRAESTRUTURA - Entrega Parcial do Mercado Municipal Gera Satisfação Entre os Feirantes


A decisão tomada, em comum acordo, foi a entrega parcial do mercado, ou seja, os feirantes retornam para dentro das instalações do mercado, mas apenas para os galpões que já estão quase prontos.


Dona Maria da Conceição Lima do Nascimento, que há seis anos trabalha com lanches, está feliz com a decisão. Ela acredita que as vendas devam melhorar.


Todos nós estamos felizes. Aqui é só vitória, agora. Vai melhorar e muito as nossas vendas”, afirmou a feirante.

A reforma do mercado municipal iniciada em agosto do ano passado, foi interrompida por falta de repasses do Governo Estadual. Isso atrasou o cronograma de execução da obra e está prejudicando pais e mães de famílias que dependem das vendas aqui para sustentarem a casa.


O dilema dos profissionais vai acabar a partir da próxima semana. E como a obra ainda não está concluída, alguns serviços devem ser realizados mesmo com movimento dentro dos três galpões que serão liberados para os feirantes. Nesse primeiro momento retornam para dentro do mercado, os vendedores de lanches, verduras e peixes.


A obra ainda não está pronta, mas não podemos deixar esses profissionais pegando sol e chuva. A reforma parou por falta de repasses do Governo Estadual, mas temos a promessa de que até o dia 30 os trabalhos sejam retomados. Até lá os feirantes já estarão alojados aqui dentro”, declarou o secretário municipal de Agricultura, Antônio José.

Suzenne Costa - Secom/PMC


Publicidade



VÍDEOS - Infraestrutura: Asfaltamento da Travessa Coelho Neto Está Sendo Concluído



Pois é. O projeto que a Prefeitura de Chapadinha elaborou desde o ano passado, para a pavimentação asfáltica de toda a Travessa Coelho Neto, num trecho de cerca de 2 km, está tendo continuidade.







Nesta segunda etapa do projeto, está previsto a compactação do terreno, sarjetas e meio fio. A via já foi demarcada e alinhada, 7 metros de largura, os serviços são para deixar o terreno em condições apropriadas para a imprimação e concluindo com o asfalto. Um serviço sério, que a comunidade aprova.



Agora, a Secretaria Municipal de Infraestrutura está fazendo a imprimação da via, para, em seguida, colocar o asfalto, no trecho que vai desde o Matadouro (Vila Vitória), até o Caterpillar, na altura do Colégio Sebastião Rodrigues Lobo.





Depois dessa etapa, a prefeitura irá asfaltar o trecho que passa pelos Bairro Terras Duras e Bairro Novo, até a BR 222, ligando com o Bairro Vila de Fátima (antiga Vila Isamara). Breve, adeus lamaçal! Adeus poeira! E viva o progresso! Viva o compromisso com o povo!



Sim, a prefeitura está trabalhando!



Publicidade



VARGEM GRANDE - Caminhão Tomba e População Saqueia Carga Avaliada em Mais de Cem Mil Reais


Foto tirada na tarde desta sexta-feira (12)


Na noite desta quinta-feira (11), por volta das 20h30, um caminhão baú, de propriedade do Grupo Mateus Supermercado, tombou na BR-222, próximo ao Conjunto Santa Maria, em Vargem Grande - município distante 74 km de Chapadinha.

Segundo informações colhidas pelo Blog (do Alpanir Mesquita), o motorista do caminhão apresentava sinais de embriaguez e acredita-se que isso que tenha causado o incidente. Ele evadiu-se do local logo em seguida.

Em pouco tempo, uma multidão de pessoas lotaram o local e nem mesmo a presença da Policia Militar impediu que a carga (gêneros alimentícios, produtos de limpeza, bebidas, etc) fosse saqueada.

A referida carga estava avaliada em mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) e fez a festa da população. Pessoas encheram carros e mais carros com mercadorias, teve até um vereador que foi flagrado com garrafas de whisky. Oh coisa boa!

O caminhão ainda encontra-se no local (na tarde desta sexta-feira, 12), pois está sendo aguardada a presença de um guincho para retirá-lo.


Publicidade



Infraestrutura: Prefeitura de Chapadinha Reestrutura Área da Frente do HAPA


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está mudando a frente do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA). O antigo muro, que delimitava a unidade com a rua, foi todo retirado. Em seu lugar foi instalado um gradeado mais recuado para deixar a área livre, proporcionando local seguro para estacionamento de veículos. A obra também, tem como objetivo facilitar a circulação de ar dentro do hospital.

"Estive observando, in loco, e ví o quanto vai melhorar tanto no estacionamento como no espaço mais amplo, dando uma circulação de ar mais precisa. Isso dá também mais agilidade na hora da chegada de ambulâncias com pessoas doentes e tambem na hora da remoção de pacientes, para a capital. Ótimo trabalho. A coletividade, só ganha com isto" - destacou o chapadinhense Clemilton Sousa (na rede social Facebook), sobre as mudanças realizadas pela Prefeitura de Chapadinha, no Hospital Antônio Pontes de Aguiar.

Secom/PMC


Publicidade



DUQUE BACELAR - Caçador Morre com Tiro Acidental



O caçador Jadson Ramos de Alencar, 21 anos, da cidade de Duque Bacelar - município distante 99 km de Chapadinha, morreu na última quarta-feira (10), nas proximidades do Rio Parnaíba. A vítima era acostumada sair para caçar, mas durante a preparação para o "batuque", armadilha conhecida pelos caçadores, que consiste em ouvir o som das caças no meio da mata, acabou sendo vítima de acidente que ceifou sua vida.

Em um determinado momento a arma do caçador disparou acidentalmente, alvejando nas mediações da virilha. Jadson Ramos residia na rua Vicente Vilar, na cidade de Duque Bacelar-MA.


Publicidade



Promoção de Saúde Bucal é Uma das Metas da Pré-Escola Luis Rocha Junior


Acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Campus São Luís, estiveram na última segunda-feira (8), em Chapadinha, em parceria com a Pré-Escola Luís Rocha Junior, educando os alunos para a manutenção e hábitos de vida saudáveis, evitando assim a instalação de doenças bucais, como cárie dentária, permitindo o desenvolvimento saudável das crianças.

Na oportunidade as crianças participaram de palestras educativas onde foram abordados itens referente à importância da dentição, instrução de higiene oral, dieta, hábitos deletérios, enfatizando a importância da prevenção.

Secom/PMC


Publicidade



Urbano Santos: Homem Mata Irmão Quando Sai da Cadeia


Um crime bárbaro ocorreu no município de Urbano Santos, no interior do Maranhão. Um homem assassinou o próprio irmão com tiro de espingarda calibre 12.

O autor do crime, identificado como Alonso, estava preso e cometeu o crime logo após sair da cadeia. Ele teria uma desavença com a vítima, identificado como Pauliano. O suspeito foi até a residência do irmão e atirou a queima-roupa na vítima.

Pauliano não resistiu aos ferimentos e morreu na sala da residência. Alonso fugiu do local do crime e ainda não foi localizado pela polícia.



Publicidade

Fones: (98) 3471-1958  /  99193-9180  /  98281-5533


Infraestrutura: Ações da Prefeitura de Chapadinha Chegaram ao Bairro Recanto dos Pássaros


Depois dos serviços de melhorias de todas as ruas do Bairro Santa Luzia, chegou a vez do Recanto dos Pássaros! Os trabalhos tiveram início nesta quinta-feira (11).

O trabalho está na fase de colocação de material para, em seguida, ser realizada a terraplenagem.

Além disso, a Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, está encurtando distâncias entre os bairros Recanto dos Pássaros, Cohab e Areal. Isso mesmo! Por causa de uma ladeira, desafiadora, a ligação entre os bairros era impedida. Mas agora a viagem será possível.

Secom/PMC


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Promove Ações Alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


A Prefeitura de Chapadinha promove durante esta sexta-feira, 12 de junho, uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.



O lugar de criança é na escola, e através da Secretaria Municipal de Assistência Social, os CRAS estão chamando a atenção da população sobre os males do trabalho infantil e ao mesmo tempo mobiliza a sociedade a denunciar as diversas formas desse tipo de exploração, assegurando os direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).



Chapadinha hoje conta com milhares de crianças e adolescentes inseridas no programa distribuídas em 10 núcleos, sendo 7 na cidade (bairros Aparecida, São José, Campo Velho, Areal, Caterpillar, Boa Vista e Corrente) e 3 na zona rural (Inhambu, Pitombeira II e São José).

Brendha Gomes - Secom/PMC


Publicidade



quinta-feira, 11 de junho de 2015

TUTÓIA - Preso Homem Acusado de Estuprar Criança de 11 Anos

José Maria Gomes da Silva

TUTÓIA

Nesta quarta-feira, dia 10 de junho, foi preso na cidade de Tutóia-MA - município distante 210 km de Chapadinha, José Maria Gomes da Silva, 32 anos , vulgo "Cabeludo" acusado crime de estupro.

Segundo informações de testemunhas, José Maria Gomes da Silva, estuprou uma criança de 11 anos, no povoado Jardins, o mesmo chegou a confessar o crime, afirmando que por volta de um ano mantinha relações sexuais com a criança.

O conduzido foi entregue a Delegacia de Polícia Civil de Tutóia para as devidas providências.

*Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


BREJO - PM Prende em Flagrante Homem Acusado de Furto

Na última terça-feira, dia 09 de junho, foi preso em flagrante delito, na cidade de Brejo-MA - município distante 69 km de Chapadinha, Alexandre Nascimento, 28 anos, vulgo "Bodão".

Alexandre Nascimento e a bateria furtada

Segundo denúncias anônimas, Alexandre Nascimento invadiu uma residência e furtou uma bateria de veículo.

Motocicleta apreendida - irregular

Policiais Militares saíram em diligência pela cidade, encontrando o esconderijo de Alexandre Nascimento, o mesmo estava em posse do objeto roubado, e uma motocicleta marca Titan com o chassi raspado.

Foi entregue na Delegacia de Polícia Civil de Brejo-MA, para que sejam tomadas as devidas providências.

*Do Blog do 16ºBPM/Chapadinha


Publicidade



MAGALHÃES DE ALMEIDA - Traficante é Preso por Policiais Militares do 16º BPM

Antonio Paulo Pires da Silva


Na última terça-feira, dia 09 de junho, por volta das 17h45min, foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, na cidade de Magalhães de Almeida - município distante 175 km de Chapadinha, Antonio Paulo Pires da Silva, 19 anos, vulgo "Bolota". O segundo envolvido no caso é um menor de idade que foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Magalhães de Almeida-MA.

Após denúncia anônima aos policiais militares, que duas pessoas estavam transportando uma grande quantidade de entorpecentes, que segundo as informações os indivíduos saíram da cidade de São Bernardo em direção à cidade de Magalhães de Almeida.

A guarnição saiu em diligência, observaram dois indivíduos trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita, ao avistarem a viatura os indivíduos empreenderam fuga, durante a fuga, perderam o equilíbrio da motocicleta, sofrendo um pequeno acidente, sendo capturados.

Material apreendido

Durante a busca pessoal foram encontrados aproximadamente 70g (setenta gramas) de substância similar ao crack, distribuídas em 31 pedras, e uma pequena quantidade em pó.

Antonio Paulo Pires da Silva foi entregue juntamente com todo o material apreendido, estava acompanhado de um menor de idade que foi apresentado a Delegacia de Polícia Civil de Magalhães de Almeida onde foi lavrado o flagrante.


Publicidade



Governo e Mais 57 Municípios, Incluindo CHAPADINHA, Discutem Gestão de Recursos da Assistência Social


Com o objetivo de discutir a aplicação dos recursos do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Maranhão, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) reuniu representantes de 57 municípios para realizar nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11) o Seminário ‘Gestão Orçamentária e Financeira do SUAS’. O seminário vai debater, prioritariamente, soluções para os elevados saldos financeiros que estão retidos nas contas dos Fundos Municipais de Assistência Social, além de orientar os gestores municipais sobre a situação de suspensão ou bloqueio dos recursos repassados pelo governo fFederal.

Na cerimônia de abertura, a secretária-adjunta de Assistência Social, Célia Salazar, destacou que o Maranhão precisa fortalecer a construção das políticas públicas de assistência, a fim de melhorar os números do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e fazer com que as ações socioassistenciais cheguem efetivamente à população em vulnerabilidade social.

A partir deste seminário, o nosso foco é orientar os gestores municipais acerca da melhor forma de aplicar os recursos destinados às políticas públicas da Assistência Social, e sobre como e onde aplicá-los de forma adequada, além de tirar dúvidas e debater questões essenciais para a boa execução das ações socioassistenciais nos municípios, conforme orientação do governo Flávio Dino. Para essa ação inovadora no Estado, reunimos instâncias dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de órgãos controladores”, esclareceu Célia Salazar.

A secretária-adjunta acrescentou que, a partir deste evento, a expectativa é que haja uma melhoria significativa na gestão financeira e orçamentária dos municípios, que, até agora, em muitos casos, não tinham conhecimento das verbas disponíveis para investir na área da Assistência Social e, consequentemente, melhorarem a situação daqueles que vivem em vulnerabilidade.

Também participaram da mesa de abertura do evento a Diretora Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), Dulcelena Alves Vaz, o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU no Maranhão, Alexandre José Caminha, o Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, Paulo Henrique Araújo, e a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Solimar Sabóia.

A diretora executiva do FNAS, Dulcelena Vaz, ministrou a palestra sobre “O papel e o funcionamento dos Fundos de Assistência Social” e afirmou que o seminário é importante para otimizar a execução dos programas de assistência social nos municípios maranhenses.

Para participar do seminário, foram selecionados os municípios de Açailândia, Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Anapurus, Araguanã, Bacabeira, Balsas, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cândido Mendes, Cantanhede, Chapadinha, Coroatá, Esperantinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Governador Eugênio Barros, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Marajá do Sena, Matões, Monção, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Pinheiro, Poção de Pedras, Presidente Dutra, Riachão, Ribamar Fiquene, Sambaíba, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Domingos do Azeitão, São Domingos do Maranhão, São Felix de Balsas, São José de Ribamar, São Luís, São Pedro dos Crentes, Serrano do Maranhão, Sucupira do Norte, Timbiras, Timon, Turiaçu, Viana, Vitorino Freire e Zé Doca. Todos os 217 municípios, em etapas, participarão deste mesmo seminário.

O evento continua nesta quinta-feira (11), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, com palestras sobre orientações para a execução dos recursos da Assistência Social, a partir do Fundo Nacional da Assistência Social (FNAS), exposição do painel “Planejamento, prestação de contas e o papel dos conselhos” e debates.



Publicidade



Arquivo do blog