WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Crea celebra parceria com prefeitura de Chapadinha

A equipe do Crea-MA, foi entrevistada pelo radialista J. Coutinho, em seu programa Rádio Denúncia (Mirante AM/Chapadinha)
Texto e Fotos: Sousa Neto
Na última quinta-feira (29), uma equipe do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MA), esteve em Chapadinha para celebrar convênio com a prefeitura municipal, de cooperação para melhoria da fiscalização do exercício das profissões de engenharia, arquitetura e agronomia, geologia, geografia e atividades afins, nos planos, projetos e serviços cuja realização depende de licença ou alvará. O encontro, que aconteceu na sala de reuniões da prefeitura, foi feito na presença dos secretários municipais Delmar Carneiro (adjunto/Administração), Antonio Nilo (Agricultura), Antonio (adjunto/Agricultura), Ademir Cunha (diretor do Setor de Arrecadação e Tributos), o engenheiro civil Heveraldo Martins Lopes (chefe do escritório/Chapadinha) e, da equipe do Crea-MA, o engenheiro civil Francisco Albuquerque (Assessor Técnico), Moisés Dominici (Agente de Fiscalização), Mata Roma (Assessor de Comunicação) e Elen Karine (Assessora de Comunicação/Fotos).
Heveraldo Lopes, chefe do escritório local, destacou que essa ação tem um alcance social muito grande, visto que os trabalhos do Crea-MA vai de encontro ao bem estar da população, citando um exemplo: "se a obra (construção) tem acompanhamento desta instituição, a segurança do proprietário estará bem mais garantida."

Em entrevista à nossa reportagem, o secretário municipal de Agricultura, Antonio Nilo, falou sobre o empenho do novo governo municipal recém iniciado, no desenvolvimento de programas a exemplo deste. "Tenho a alegria de estar aqui concretizando uma ação que com certeza será benéfica à nossa população" frisou Antonio.

ESCRITÓRIO CREA/CHAPADINHA
O escritório do Crea-MA/Chapadinha foi oficializado no dia 18 de abril de 2007, ocasião em que o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Maranhão (Crea-MA), Raymundo Portelada, em ato normativo n.6, designou o engenheiro civil Heveraldo Martins Lopes (foto ao lado) e, a engenheira civil Rita Sandreya de Azevedo Cantanhede para exercerem as funções de Chefe de Escritório e Chefe de Escritório Substituto deste Conselho na cidade de Chapadinha.
O escritório do Crea-MA/Chapadinha, tem jurisdição nas cidades de Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Anapurus, Mata Roma, Brejo, Santa Quitéria, São Bernardo, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Buriti, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, Araioses, Tutóia, Água Doce, Paulino Neves, São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos.
Para quem não sabe, uma das funções do Crea é fiscalizar as obras da cidade, para ver se tem acompanhamento técnico e recolhimento de impostos e taxas, entre outras coisas. Obra legalizada somente é aquela que fixa a placa do Crea bem visível. O resto é obra ilegal.

O escritório do Crea-MA/Chapadinha fica na avenida Oliveira Roma, 107 - Sala: 08 - Centro. Fone: (98) 3471-0511

"Mutirão do Entulho" encontra barreiras

por William Fernandes
A prefeita falou em multar a quem não obedecer. Por enquanto, ninguém está obedecendo. A pergunta é: será que a população vai colaborar?
Na primeira semana de janeiro a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, lançou o “Mutirão do Entulho” uma campanha de coleta de entulhos (restos de construção e pedaços de árvores) por todos os bairros da cidade. Para tanto contou com o apoio de alguns empresários que cederam 10 caçambas e duas enchedeiras para ajudar na coleta. Dezenas de toneladas de entulhos foram retiradas das ruas da cidade no período, mas ainda ficou muito lixo a ser retirado. De lá para cá, a campanha não se repetiu e nem a população deixou de colocar entulhos nas ruas e calçadas, inclusive no Centro da cidade.
Na época em que lançou a campanha, a prefeita avisou que o entulho, que é de responsabilidade do dono, seria retirado pela prefeitura com ajuda de parceiros, mas que a partir de determinado momento, a coleta seria suspensa e os infratores passariam a pagar multa, conforme código de postura do município.
A coleta de entulhos não está mais sendo realizada e, apesar da campanha veiculada nos meios de comunicação da cidade, a população continua acumulando entulho por cima de entulho em todos os cantos, numa completa demonstração de falta de educação e de desacato às determinações da autoridade máxima do município.
É notório que Chapadinha cresce com rapidez e há muitas construções, mas é necessário o cumprimento de certas regras para que a cidade não se torne uma “Índia do Nordeste” com tantas irregularidades cometidas diante das autoridades.
É esperar para ver se os desobedientes realmente serão multados. O desafio está lançado.
Foto meramente ilustrativa

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Operadora Claro chega a Chapadinha

Texto e Fotos: Sousa Neto
Já contando com os serviços das operadoras Vivo, Tim e Oi, mais um grande benefício é adquirido para a cidade de Chapadinha, desta vez, a instalação da torre de telefonia celular da Operadora Claro, que segundo informações de pessoas que trabalham no local já está em fase final de montagem. Os investimentos fazem parte de um processo de expansão contínua da empresa de telefonia que vem ampliando o seu raio de aço em todo o Maranhão.
A implantação de mais um sistema de telefonia celular será de suma importância para o desenvolvimento de nosso município, visto que muita das vezes, os visitantes que possuem aparelho de celular desta operadora, ficavam sem comunicação através do acessório, já que aqui não havia sinal da Claro, e até porque, Chapadinha é um município considerado pólo-regional e rota de muitos visitantes, portanto, disponibilizar à população um serviço essencial à comunicação de todos, é algo relevante.

Vale ressaltar, que a Claro foi a primeira operadora a lançar o celular 3G no mercado, em dezembro do ano passado. A tecnologia 3G traz mais velocidade na transmissão de dados e no acesso à internet pelo celular, ao canal Idéias TV, rapidez para baixar jogos, músicas e fazer downloads.

A torre de transmissão da Claro em Chapadinha, está sendo instalada na rua Cunha Machado - Centro, próximo ao Camelódromo Central, e agora aguarda a fase de implantação do sistema que fornecerá o sinal em breve e, fará a cobertura em toda a cidade.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cemar instala novo alimentador de energia em Chapadinha

Na foto: Danilo Castelo Branco (Supervisor Técnico) e Francisco Eduardo (Supervisor Comercial)
Texto e Fotos: Sousa Neto
A Companhia Energética do Maranhão - Cemar, escritório regional/Chapadinha, está realizando uma importante melhoria no sistema de distribuição de energia elétrica para o município. A companhia contratou a empresa DPL, de São Luís, para fazer manobras de remanejamento de cargas da unidade local para a instalação de um novo alimentador. Este serviço, deverá atender a demanda de consumo de energia aos consumidores chapadinhenses.

O trabalho, que conta com uma equipe de 16 homens, corresponde a 3 km de rede com cabo 4/0 CAA (alimentador), com a instalação de 39 postes colocados às margens da avenida Ataliba Vieira de Almeida, do mesmo lado em que se situa a Caema, no percusso que compreende da substação local (bairro Campo Velho) ao Posto Alvorada, no bairro Terras Duras (foto à direita). Essa obra permite aliviar a carga do alimentador que leva energia para os clientes do município. A obra vai beneficiar toda a comunidade (cerca de 70 mil pessoas), uma vez que aumenta a confiabilidade do sistema e diminui o tempo de desligamento nos casos de falhas, temporais e outras situações que provocam interrupções, além de permitir a alimentação por duas fontes da subestação local. Outros benefícios importantes estão na possibilidade de liberar mais carga, permitindo a expansão industrial, e para as áreas rurais. A Cemar está investindo R$ 100 mil na construção do novo alimentador. O projeto aumenta mais a confiabilidade do consumidor em relação à Cemar.
Segundo o supervisor técnico do escritório local, Danilo Castelo Branco (foto ao lado), está sendo feita a linha de isolamento no percusso que compreende a cidade de Coelho Neto à Palestina - Chapadinha, para 138Kv, mas de inicialmente será alimentada com apenas 69Kv. Ainda de acordo com Danilo, vai ser colocada uma linha Palestina-Brejo e está prevista a construção de uma outra substação, que obviamente, irá melhorar o nível de tensão da nossa região. A substação de Chapadinha está sendo ampliada. Ainda esta semana, o escritório local estará recebendo o apoio da equipe Linha Viva.

TRE cassa Grachal; Carmem Neto assume de vez

O TRE cassou nesta terça-feira (27), o registro de candidatura do prefeito de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (PDT). Após a decisão, o tribunal determinou que a segunda colocada nas eleições de outubro, a socialista Carmem Neto (PSB), assuma imediatamente o cargo. Ela deve ser diplomada hoje, quarta-feira (28), em Chapadinha.
A cassação de Grachal é uma derrota do chefe da Casa Civil, Aderson Lago, e uma vitória do deputado Paulo Neto (PSB), marido de Carmem Neto. O filho dele, o advogado Rodrigo Lago, ainda fez a defesa emocionada do pedetista durante a sessão, mas os juízes foram unânimes em cassar Grachal. Enquanto o advogado deixava o tribunal cabisbaixo, a socialista comemorava a vitória em companhia do marido e partidários na entrada do TRE (na foto ela aparece no meio de preto).
“A justiça foi feita”, declarou a socialista para quem “por trás de toda a bagunça feita no município tinha muita gente grande por trás”. É uma clara referência ao chefe da Casa Civil.
Há duas semanas o TRE tirou Carmem Neto do comando da cidade porque ainda estava decidindo questões referentes à posse e à diplomação. Grachal foi cassado porque teve contas rejeitadas pelo TCE do período que comandou a Câmara de Vereadores, em 1998. O futuro ex-prefeito poderá recorrer ao TSE, mas dificilmente terá êxito porque foi a própria Corte Superior quem determinou novo julgamento no tribunal regional quando ele já perdia por 3 votos a 0.
O relator da matéria foi o juiz Luiz Gonzaga. Ele deixou claro em seu voto que os vários casos de indeferimentos de registros de candidatura nas eleições passadas ocorreram “em função do comportamento amadorístico e displicente de grande parcela dos candidatos que, ao sabor de irregularidades praticadas durante o período eleitoral ou no exercício de mandatos passados, terminaram por soterrar a vitória eventualmente conquistada nas urnas”.

Blog Décio Sá - Imirante.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Perda de dois chapadinhenses

por Sousa Neto
É com pesar que informamos o falecimento de dois chapadinhenses ocorrido nesta segunda-feira (26).
- Wilson Pereira de Miranda (foto acima), 65 anos, funcionário aposentado da extinta Sucam (hoje, Funasa), faleceu por volta das 8h30, no Hospital São Domingos (São Luís), onde estava hospitalizado há alguns meses. O corpo será velado na residência da família, na rua Gustavo Barbosa - Centro, frente a Igreja Presbiteriana. Sr. Wilson, era casado com D. Júlia, e deixa quatro filhos: Wandeilson, Wandeson, Wildeson e Laryssa. O sepultamento será no cemitério do povoado Santa Luzia, próximo ao bairro Novo Castelo.
- Raimunda Maria Carneiro, 52 anos. "Cheiro", nome (apelido) como era carinhosamente conhecida, faleceu por volta das dez horas, no Hospital UDI (São Luís). O corpo será velado na residência da família, na rua Cunha Machado - Centro, próximo ao Camelódromo Central. O sepultamento será no Cemitério Central (próximo ao Banco Bradesco). A família ainda não definiu o horário do sepultamento.
"Cheiro", é irmã do professor Nonato Carneiro, pai da prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro.

Vara do Trabalho de Chapadinha inaugura sede própria nesta sexta

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira, inaugura, nesta sexta-feira (30), às 10h, a sede própria da Vara do Trabalho de Chapadinha, localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitschet, s/nº, no centro deste município. As obras de construção foram iniciadas em abril do ano passado, e suas instalações ocupam uma área de 337m² de um total de 1.582m² de terreno.
A nova sede vai permitir que a Justiça do Trabalho responda à demanda social e ofereça mais conforto aos usuários, servidores e magistrados. Com um layout moderno, a VT dispõe de sala de audiência, gabinete de juiz com banheiro, arquivo interno, secretaria com dois banheiros, depósito judicial, sala de oficial de justiça, sala da OAB, almoxarifado, dois terminais bancários e um terminal de consulta de processos trabalhistas, sala de espera com 28 lugares, dois banheiros para o pessoal de apoio e estacionamento. A nova sede também atende às necessidades dos portadores de necessidades especiais.

VT DE CHAPADINHA - O juiz do Trabalho Francisco Tarcísio Almeida de Araújo é o titular da Vara do Trabalho de Chapadinha, também conhecida como Fórum Antônio Alves de Araújo. A VT foi criada por meio do Decreto 7.729, de 16 de janeiro de 1989. Além do referido município, fazem parte de sua jurisdição Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.
A obra faz parte do Projeto Novos Horizontes, integrado ao Programa Mais Justiça, um dos cinco eixos do Plano de Gestão do Tribunal para o biênio 2007/2009.
Ascom/TRT - Fotos: Sousa Neto

Arquivo do blog