WebNet

WebNet

sexta-feira, 13 de março de 2009

Homens são presos com cédulas falsas

LocalNotícias
Duas pessoas foram presas na noite da última quarta-feira (11), portando cédulas falsas e um aparelho celular marca LG. Antonio Carvalho da Silva e o menor M.S.O, naturais da cidade de Mata Roma foram trazidos para a delegacia em Chapadinha onde foi registrado um B.O. e logo em seguida, Antonio foi encaminhado para a delegacia da cidade de origem e o menor para as autoridades competentes.

As notas seriam comercializadas durante a festa de aniversário da cidade que estava acontecendo naquela noite. Antonio se disse arrependido e que episodio foi um ato impensado.

DP de Chapadinha ganha novos agentes

por: Brendha Gomes
LocalNotícias
Desde a semana passada a 3ª Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha conta com seis novos funcionários, sendo quatro escrivãs e dois agentes. Os novos componentes da casa foram aprovados no concurso estadual promovido cerca de três anos atrás, e somente agora foram nomeados.

Hoje a delegacia conta com dez agentes, incluindo os novatos, quatro escrivãs e quatro delegados.

Herbert Lago lança manifesto aos Petistas Chapadinhenses

O poeta e escritor Chapadinhense Herbert Lago Castelo Branco (foto), que disputou as prévias do PT para concorrer como candidato a prefeito de Chapadinha pelo partido dos trabalhadores nas eleições de 2008, sendo derrotado pelo Dr. Talvane Hortegal, lançou um manifesto pela unidade dos petistas Chapadinhenses, conclamando-os para uma reflexão e para reorganizar o PT de Chapadinha pautado na unidade do partido visando as futuras eleições. (Leia na íntegra o manifesto abaixo)

NOSSA UNIDADE NOS LEVARÁ À VITÓRIA
O PT tem todas as condições de se apresentar para a sociedade Chapadinhense como real alternativa para governar o Município de Chapadinha e aqui implantar um verdadeiro projeto democrático e popular que melhore a vida do nosso povo. É possível construir um programa que garanta uma boa qualidade da educação, com valorização dos profissionais dessa área; que atenda as necessidades de um bom atendimento na saúde pública; geração de emprego e renda; enfim, um projeto que rompa com a lógica neoliberal e impopular das gestões passadas e da atual gestão.

O PT, com o governo do Presidente Lula, está demonstrando que tem todas as condições de construir um país diferente, com distribuição de renda, com combate às desigualdades sociais, com o fortalecimento do papel do Estado no atendimento aos interesses e demandas da sociedade. O governo petista do Presidente Lula é o melhor exemplo do que pode ser feito no Maranhão e em Chapadinha.

A ação dos militantes petistas nos movimentos sociais nos dá a segurança de termos uma base consciente, forte, mobilizada e preparada para os embates neste enfrentamento. Conhecemos o desejo da população por mudanças profundas e consistentes na forma de governar. Todos sabem que é fácil fazer obras, especialmente quando há dinheiro sobrando. Mas, sabemos, sobretudo, que governar não é apenas pagar em dia o salário dos funcionários públicos municipais; colocar asfalto ou iluminar ruas... É preciso ter um projeto para cuidar das pessoas, respeitando-as e atendendo suas demandas e respondendo às suas necessidades. Isto, os prefeitos anteriores não fizeram e a atual prefeita também não faz! É isto que o PT deve se propor a fazer.

A sociedade Chapadinhense espera uma ação firme do PT, e nós não podemos deixar de responder a esta esperança. A melhor forma de começar a fazer isto é construir uma forte e consistente unidade partidária a fim de criarmos as condições para nossa vitória política e eleitoral em 2012. A partir desta unidade interna teremos condições de construir uma forte aliança com a população, com os movimentos sociais e com partidos que desejem mudanças.

Está em nossas mãos a geração de um futuro melhor para o povo de Chapadinha. E assumirmos esta responsabilidade.

Proponho aos dirigentes petistas:

1. Iniciar uma forte mobilização das bases partidárias para formular uma proposta de Plano de Governo para Chapadinha. Para isto, promoveremos, junto com o Diretório Regional, Plenárias do Partido para organizar estas discussões.

2. Convidar a sociedade Chapadinhense a opinar sobre "Qual Chapadinha é melhor?". Vamos criar um Fórum Eletrônico para ouvirmos e dialogarmos com todas as pessoas que desejem opinar sobre a construção de uma Chapadinha diferente e melhor quando chegar aos setenta e quatro anos a partir de 2012.

3. Vamos iniciar o debate sobre a tática de construção unitária de nossas candidaturas majoritárias e proporcionais para 2010, criando também as bases para uma forte aliança para as eleições de 2012.

4. Vamos ampliar e aprofundar o diálogo partidário com outros partidos, com segmentos empresariais, sindicalistas, movimentos sociais, etc... Buscando criar as condições para a renovação do Projeto do PT no plano Estadual e a sua extensão para o município de Chapadinha, a partir da eleição de um novo governo, de caráter democrático e popular.

5. Vamos mobilizar todo o Partido e nossa base social para demonstrar à sociedade Chapadinhense a quantidade dos investimentos financeiros e sociais do governo do Presidente Lula no município de Chapadinha.

Por fim, reafirmo meu compromisso com a unidade do PT, nossa maior força e nossa maior virtude, e que, certamente, nos conduzirá à vitória em 2012.

Chapadinha (MA), 10 de Março de 2009

Herbert Lago Castelo Branco - Poeta e Escritor

Homem é preso acusado de estuprar menina de 10 anos

por Luis Carlos Jr.
Carlos André Felix (foto), de 27 anos, é acusado de estuprar a própria prima de apenas dez anos de idade. De acordo com Rosário Linhares, presidente do Conselho Tutelar de Santa Quitéria, ele foi preso por funcionários de uma escola municipal quando estava no banheiro com a menor.
Autuado em flagrante, o acusado nega que tenha violentado a menor. Mas a delegada de Chapadinha, Maryjane Ribeiro, disse que o exame realizado na menina confirma o ato sexual.
De acordo com a representante do Conselho Tutelar de Santa Quitéria, a criança revelou que Carlos André já tinha mantido relações sexuais com ela e que não disse nada por que tinha medo das ameaças dele.
Na sala da delegada ele confessou à nossa equipe de reportagem que manteve a primeira relação sexual com a garota no sitio do avô. No depoimento à delegada a menor também confirmou o abuso.
Carlos André foi levado de volta para delegacia de Santa Quitéria onde ficará preso à disposição da justiça.

Acidente entre duas motos e duas bicicletas deixa 4 gravemente feridos na Ataliba Almeida

por William Fernandes
blog TvMirante
O acidente aconteceu por volta das 10 horas da manhã da última quarta (11), próximo ao Posto Santo Antonio, na Avenida Ataliba Almeida e envolveu duas motos e duas bicicletas, deixando quatro pessoas com graves ferimentos.

Todos os envolvidos no acidente foram levados para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).
A dona de casa Euzenir Pereira da Silva, de 45 anos, foi levada direto para a sala de emergência.
O moto-taxista Raimundo Nascimento da Silva (foto), de 31 anos, foi o que sofreu as maiores lesões. Ele foi levado para a sala de raio-x com vários ferimentos nas duas pernas e com suspeita de fraturas na região do tórax e encaminhado logo em seguida para São Luís.

De acordo com testemunhas, os motociclistas estavam em alta velocidade na hora do acidente. Euzenir passava de bicicleta na hora do acidente e foi atingida por uma das motos que derrapava sozinha pelo asfalto.

Prefeitura inicia obras de recuperação de praças

Na foto, a Praça 29 de Março, no bairro Campo Velho (foto tirada no dia 16/02/2009)
por William Fernandes
Com a chegada do inverno, o mato cresce rápido e começa a tomar conta de vários logradouros públicos da cidade, principalmente as praças.
A Secretaria Municipal de Urbanismo já colocou um batalhão de operários para cuidar da limpeza e recuperação dos locais mais afetados, como a Praça do Campo Velho, e a Praça do Viva Chapadinha, por exemplo.
De acordo com o secretário municipal de urbanismo, Marco Antonio Bacelar, os trabalhos também serão realizados nas praças do Caterpillar, da Bandeira, do Areal e São Raimundo, no Centro.
O secretário informou também que a prefeitura vai manter uma equipe permanente para realizar a manutenção dos principais logradouros públicos da cidade.

Mais dois arrombamentos são registrados em Chapadinha

por William Fernandes

Caso I - Na madrugada da última quarta-feira (11), os ladrões arrombaram o Comercial Maceno, na Avenida Ataliba Almeida e levaram 700 Reais em dinheiro e vários maços de cigarro. Os bandidos utilizaram uma escada que estava no quintal de uma casa ao lado para subir no telhado da loja. Eles quebraram uma das ripas e utilizaram uma corda para descer.

Caso II - No bairro São José, um caminhão da loja A Credinorte (foto) foi arrombado. Os ladrões levaram um pneu de estepe, além de alguns objetos que estavam dentro do veículo. Para entrar na boléia do caminhão, os bandidos cortaram a borracha que segura o vidro traseiro e o empurraram para dentro, sem quebrá-lo.
O que mais impressiona é que o caminhão estava estacionado na frente da casa do motorista e no local há dois postes com iluminação. Vizinhos disseram ter visto alguns suspeitos andando nas proximidades por volta de 1 e meia da manhã.

De acordo com o delegado George Marques, a polícia já tem suspeita de quem possa ter participado dos dois crimes e já está providenciando a captura dos infratores.
Em fevereiro foram registrados em Chapadinha 21 casos de furtos a residências, comércios, escolas e veículos. Segundo o delegado, os números do mês de março já alcançam a média de uma ocorrência por dia.

Ladrões arrombam loja e levam três mil reais em equipamentos eletrônicos

por Luis Carlos Junior
Os ladrões continuam agindo com tranqüilidade em residências e comércios de Chapadinha. O alvo desta vez foi a Radial, uma loja especializada em equipamentos eletrônicos, localizada na avenida Presidente Vargas.
Chico Faustino (foto), o dono da loja, foi à delegacia registrar a queixa. Nas mãos, a relação dos equipamentos roubados e a revolta. Um menor infrator que já tem varias passagens pela polícia por arrombamento é o principal suspeito.
O prejuízo segundo o empresário chega a quase três mil reais.

Viatura da secretaria segurança pública do estado pega fogo na BR-222

por Luis Carlos Junior e William Fernandes
A equipe de reportagem da TV Mirante de Chapadinha registrou um flagrante na BR-222. Um carro da secretaria de segurança pública do estado pegou fogo e ficou totalmente destruído.
Era uma viatura do Centro de Detenção Provisória de São Luís, que tinha vindo a Chapadinha trazer materiais de escritório e limpeza para o CDP da cidade.
O acidente aconteceu quando a viatura retornava para capital. No carro estavam dois funcionários da secretaria de segurança. Ninguém se feriu.
O carro pegou fogo no mesmo local em que aconteceu o acidente do dia 21 de fevereiro, que deixou 8 mortos, sendo 5 da mesma família.
Ninguém da regional de Polícia Civil ou do CDP de Chapadinha quis falar sobre o caso.

Mercadinho Carone é assaltado por 3 bandidos

por Luis Carlos Junior
blog TV Mirante
O Supermercado Carone 2, localizado no centro da cidade foi assaltado por volta das sete horas da noite do último dia 5. Durante a ação, um dos assaltantes colocou a arma na gerente e no filho dela de nove anos que estavam no estabelecimento.
Segundo a gerente, os bandidos só queriam o dinheiro que estava no caixa do supermercado. Há cerca de dois anos, o Supermercado Carone 1, localizado na Praça do Viva, também foi assaltado.
A Polícia Militar foi acionada após o assalto, mas não conseguiu localizar o trio de assaltantes.
Imagem meramente ilustrativa

A Praça da Bíblia e o Mercado Informal

por Brendha Gomes
Quem passeia pela Praça da Bíblia presencia todos os dias várias bancas de camelôs espalhadas pela praça. São redes, cd’s, óculos, relógios, lanches, tudo com o preço mais baixo do mercado e acessível a classe C,D, F...

Atuar na informalidade na maioria das vezes não é somente a vontade de querer ter seu próprio negócio, mas é também fruto da falta do emprego, da inexperiência e da pouca às vezes nenhuma qualificação profissional. O comércio paralelo acaba sendo uma necessidade e uma forma de incluir cidadãos de bem no capitalismo.

Esses autônomos não são apenas pessoas que deixam de contribuir com o estado, não são apenas cidadãos que acabam suas barracas em qualquer espaço, são pessoas de todas as idades, idosos, adultos (e em alguns casos crianças ajudando os pais), e tentando sobreviver ao duro sacrifício de trabalhar 8 a 9 horas por dia.

Dona Maria Raimunda, é moradora do bairro Recanto dos Pássaros e todos os dias leva cerca de meia hora para chegar até o centro da cidade, ela carrega em sua bicicleta todo os produtos que vai colocar à venda. Maria, como muitas “Marias” que existem por aí, é mãe, esposa, e é através da sua barraca que tira o alimento que põe na mesa, muito embora nem sempre consiga arrecadar um bom dinheiro, afinal não é todo dia que se vende bem. “Depende mais da época do ano. A época que conseguimos vender mais é em dezembro e no festejo da cidade em setembro”- explica ela.

Para Maria também existe um dia em que as vendas são boas, como o dia do pagamento do Bolsa Família. O pessoal do interior aproveita a viagem e compra bastante.

O mercado informal, não é uma vida muito fácil. Além do esforço de tentar vender o que nem sempre é muito útil, eles ainda convivem com o medo do despejo. As bancas em cima da praça não são autorizadas pela prefeitura, aliás, a prefeitura já cedeu um lugar para os comerciantes ambulantes, o antigo mercado central, só que eles insistem em continuar na praça. “Ninguém passa por lá, só quem está indo para as suas casas mesmo. Mas é aquela rotina de sempre, eles mandam a gente sair daqui, mas depois voltamos novamente”- ressaltou Maria.

E assim os mercado informal da Praça da Bíblia vai vivendo, enquanto não são (novamente) convidados a sair, eles continuam tentando ganhar o pão de cada dia.

Amde abre nova etapa de visita aos municípios

A partir da próxima segunda-feira (16), equipes técnicas da Assessoria aos Municípios para Desenvolvimento da Educação (Amde) darão início à primeira etapa, deste ano, de visita aos 217 municípios para acompanhar todas as ações das redes municipais de educação. Os técnicos irão acompanhar a inserção dos municípios no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a execução do Plano de Ações Articuladas (PAR). Esta etapa da visita será encerrada no dia 06 de abril.

De acordo com a chefe da Amde, Anny Kristen Pires Mendes Gomes, a equipe irá apresentar aos novos prefeitos, secretários de Educação e comitês gestores de cada município as ações do PDE, o acompanhamento do PAR e as ações das redes municipais de educação para melhorar a oferta de qualidade da educação.

Ela explica que o acompanhamento efetiva-se a partir de reuniões com os Comitês Gestores, onde são informadas as ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Educação (MEC) em curso, a exemplo dos programas para aquisição de veículos escolares, construção de creches e formação inicial e continuada de professores.

Anny Kristen conta que as reuniões ocorrerão de forma intersetorial, democrática e participativa com a presença de representantes das Secretarias de Educação e do comitê gestor local do PAR, bem como representantes de entidades governamentais e não governamentais.


Durante este ano outras cinco visitas serão realizadas a todas as circunscrições. Durante as visitas realizadas a partir de 2007, as equipes de técnicos da Amde elaboraram um diagnóstico da situação educacional das redes municipais de educação e asseguraram investimentos de cerca de R$ 300 milhões na educação dos municípios maranhenses até 2011, que serão alocados diretamente do governo federal para as redes municipais de educação.
Secom

terça-feira, 10 de março de 2009

PM prende homem por tentativa de homicídio na casa do prefeito de Santa Quitéria

por Luis Carlos Junior
blog Tv Mirante
A PM prendeu no último sábado (7), em flagrante, Ivanildes Neves dos Santos Silva, por tentativa de homicídio, na casa do prefeito de Santa Quitéria, Osmar Leal, o Manim (foto).
O acusado é segurança do prefeito e disparou três tiros de pistola 765, contra o homem conhecido por Durval, também segurança do prefeito.
Segundo informações, Durval está fora de perigo. A polícia informou que Ivanildes e Durval são cunhados e discutiam por causa da escala de serviço.
Ivanildes está preso no CDP – Centro de Detenção Provisória – de Chapadinha. De acordo com a PM, Ivanildes já tem passagem pela polícia.

Chegada da Velox em Chapadinha ainda é incerta

LocalNotícias
Há vários dias que alguns 'burburinhos' dão conta da vinda da empresa telefônica Velox para Chapadinha. A Velox também irá disponibilizar acesso à rede de internet para seus usuários, no entanto o que poucos sabem é como ela realmente vai funcionar.

Procurados por nossa equipe de reportagem, os técnicos que estão trabalhando na implantação da empresa não souberam dá maiores explicações. O que nos foi repassado por um funcionário, que preferiu não se identificar, foi que apenas escolas e empresas poderão nesse primeiro momento cadastrar-se para fazer uso da Velox.

Outras informações, não oficiais, dão conta que somente a partir de julho a empresa estará disponibilizando seus serviços à pessoa física.

Chapanet começa a instalar cabos de fibra ótica

LocalNotícias
Na foto, técnicos fazendo a instalação dos cabos
Desde a manhã do último dia 3, que técnicos da empresa telefônica Oi estão espalhados pelas avenidas da cidade implantando os novos equipamentos que irão melhorar o desempenho do provedor de internet Chapanet. Nesse primeiro momento serão instalados os cabos de fibra ótica e os moldens. Segundo o proprietário da Chapanet, Mousaniel Almeida, a internet ficará ponta a ponta com a capital, ou seja, Chapanet-São Luís e São Luís-Chapanet, sem precisar passar o backbone da Telemar. A medida vai normalizar o acesso à rede que desde o ano passado funcionava em condições precárias.

"Para quem conhece fibra ótica sabe que será dez vezes melhor que a estrutura metálica (antes usada pelo provedor)" - explicou Mousaniel.

Outra novidade fica por conta dos megas que antes era disponibilizado apenas dois e agora o provedor passa a funcionar com seis. Mas a previsão é de que assim que a internet estiver funcionando com seis, dois meses depois chegará mais dez megas.

A estimativa é de que até o fim da semana a Chapanet esteja operando 100%, sem lentidão e apagões.

Jossandra Diniz vence o Miss Chapadinha 2009

LocalNotícias
Na foto, Jossandra recebendo a faixa das mãos da Miss Maranhão, Roberta Tavares
Na noite do último sábado (07), aconteceu o Miss Chapadinha 2009, no Parque Aquático Torre do Sol. O evento que contou com a participação de várias autoridades locais e da Miss Maranhão 2008, deu a Jossandra Diniz o título de Miss Chapadinha. No próximo dia 21, a vencedora estará concorrendo à Miss Maranhão 2009 em São Luís. O evento que foi uma realização da D&C Publicidade juntamente com o fotógrafo Márcio Prado e levou ao palco noves meninas que foram avaliadas pela beleza, simpatia e desenvoltura.

Jossandra além de ganhar o passaporte para concorrer ao Miss Maranhão, levou um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Já a segunda colocada, Angélica Maggioni recebeu R$ 1.000,00 (mil reais) e alguns prêmios. A terceira colocada, Adriana Almeida recebeu R$ 500,00 (quinhentos reais) e mais prêmios.

Van de Chapadinha sofre acidente em São Luís

LocalNotícias
Na tarde da última quarta-feira (04), a van do sr. Francisco, conhecido por Cabeça Branca, se envolveu em um acidente nas proximidades do Viaduto do Café, em São Luís.
Segundo informações, não oficiais, na hora do acidente chovia muito e a van deslizou em uma poça d’agua e capotou. O motorista estava pegando passageiros para voltar para Chapadinha.

Na hora do acidente os feridos foram socorridos por uma ambulância de paramédicos da Alumar que seguia para destino oposto. A van transportava seis passageiros, três pessoas tiveram lesões no corpo. O passageiro e também taxista, Zezinho, esposo da cabeleireira Noelia, que teve ferimentos nas costas, falou à nossa equipe sobre o acidente. “Foi tudo muito rápido, eu fui jogado para fora da van, machuquei a coluna”- disse ele
Ainda segundo Zezinho, o acúmulo de água, vem de um morro próximo à Alumar e escorre para a pista, o que dificultou a passagem. No momento do resgate voltou a chover, o que gerou incômodo para quem precisava de socorro.
Uma moça não identificada e moradora de Santa Rita teve ferimentos no rosto e outra senhora quebrou o braço, mas não correm risco de morte.
Apesar do veículo ter ficado completamente destruído, testemunhas e passageiros confirmaram que o condutor não excedeu o limite de velocidade.
Imagem meramente ilustrativa

PF encontra fraudes em 35 cidades do Maranhão

Pelo menos 15% das prefeituras do Maranhão estão sendo investigadas pela Polícia Federal por desvios de recursos da União. Na quinta-feira (05), uma operação da PF conseguiu desvendar esquemas em outros dois municípios, e durante buscas e apreensões e depoimentos de presos, descobriu que o esquema é bem maior do que se acreditava. O rombo nos cofres públicos pode chegar a R$ 1,5 bilhão, e o número de presos ultrapassar a marca de 140 pessoas, registrada nos últimos dois anos. Além disso, cerca de 500 empresas são suspeitas de envolvimento com as irregularidades. Dos 217 municípios maranhenses, 35 estão sendo alvos da Polícia Federal. As investigações indicam que a maioria deles usa o mesmo modo de operar. “O principal problema são as licitações, usadas para encobrir os desvios de dinheiro”, afirma o delegado Pedro Roberto Meireles Lopes, que comandou as Operações Rapina I, Rapina II e Rapina III, desencadea das desde 2007. Todas as ações da PF surgiram depois que a Controladoria Geral da União (CGU) descobriu as fraudes, por meio de auditorias. Mas o volume dos recursos extraviados pode ser bem maior do que o que está sendo apurado. “A CGU faz seu tra balho por meio de amostragens, não atingindo todas as licitações”, explica Lopes. “Nós só apuramos o que a controladoria nos repassa”. Com pouco mais de oito mil habitantes, Ribamar Fiquene foi a cidade escolhida para um dos golpes contra o dinheiro público. No município, no oeste maranhense, a CGU encontrou fraudes de mais de R$ 700 mil. Os auditores descobriram evidências de fraudes nas notas fiscais e simulação de operações comerciais. “Os procedimentos licitatórios são forjados e o dinheiro é sacado diretamente pelos envolvidos”, diz o superintendente da PF no estado, Fernando Segóvia. Segundo ele, na maior parte dos casos são usadas notas frias de empresas de fachada, abertas com a finalidade de emitir o documento. Em outros casos, as prefeituras evitam fazer concorrência pública justamente para não fazer a prestação de contas.

Educação
A saúde e a educação são os alvos preferidos para as fraudes nos municípios maranhenses investigados pela Polícia Federal. Em Senador La Rocque, o dinheiro enviado pela União para a construção de uma creche, locação de veículos para transporte de estudantes e a aquisição de merenda escolar teve outro rumo. A investigação feita pela PF constatou que pelo menos 15 licitações foram fraudadas, dando um prejuízo ao erário de R$ 4,5 milhões. A apuração policial constatou, por exemplo, que uma engenheira encarregada de fiscalizar as supostas obras era irmã de outra engenheira responsável pela empresa vencedora das licitações. Mas as irregularidades não pararam por aí. A investigação mostrou que a firma vencedora do certame subcontratou a construtora que havia perdido a licitação. Para a CGU, ficou claro o conluio para o direcionamento dos resultados do processo. Proporcionalmente, em dois anos, o Maranhão foi o estado onde a Polícia Federal prendeu mais prefeitos. Na primeira fase da Operação Rapina, pelo menos nove foram parar na cadeia. Nas outras etapas, foram mais quatro. No total, 140 pessoas foram detidas, número superior a muitas ações de grande porte desencadeadas pela PF pelo país. Na quinta-feira (05), os investigadores ouviram o depoimento de pelo menos 23 presos, sendo que dois deles foram liberados em seguida por terem aceito a delação premiada. Com isso, a PF obteve novas informações sobre o esquema de desvio de dinheiro, o que poderá gerar uma quarta investigação, capaz de identificar mais municípios fraudadores.

O impacto
Segundo a Polícia R$ 1,5 bilhão teriam sido desviados dos cofres nas prefeituras maranhenses

O número
Se os números da Polícia Federal mostram um elevado índice de fraudes nas prefeituras do interior maranhense, as estatísticas do Tribunal de Contas da União (TCU) não ficam atrás. Em pouco mais de um mês, pelo menos 50 ex-prefeitos foram condenados a devolver dinheiro público. Os valores variam de R$ 10 mil a R$ 500 mil, mas nem sempre retornam aos cofres da União, como deveria acontecer. O processo lento e a falta de punição aos responsáveis muitas vezes tornam as punições apenas administrativas e nunca penais. Nos casos apurados pelo TCU os problemas também são relacionados com recursos da educação e saúde, principalmente na área de saneamento básico, que movimenta dinheiro da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, em muitos casos as irregularidades acontecem por falta de habilitação de servidores dos pequenos municípios para lidar com licitações.
Correio Braziliense

Arquivo do blog