WebNet

WebNet

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fora do Ar. Agora Foi a Record

por Alexandre Pinheiro
www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Depois da Globo agora foi a vez de Chapadinha ficar sem a transmissão da Record. Segundo informações, a retransmissora foi retirada do ar e os equipamentos levados pela Polícia Federal, na manhã da última quarta-feira (20), em cumprimento a determinação da Anatel, numa ação parecida com a que aconteceu com a TV Mirante local.
Até a volta das repetidoras – o que ainda não tem previsão – a população conta exclusivamente com o sinal da Band, que igual às demais, também funcionaria com restrições documentais.

Santa Quitéria

Caros companheiros,
Na tarde do último dia 12 do corrente mês, estivemos em reunião no pólo Coceira, na comunidade Baixão da Coceira I onde o conflito com a Suzano começou desde do dia 29 de abril fato pelo qual todos já estão cientes.
Essa reunião teve a iniciativa do responsável pela empresa na região o Senhor Márcio, onde procurou a presidente da associação do povoado do Dona Francisca da Silva, para fazer um acordo. A mesma disse que não poderia fazer acordo algum pelo fato de não poder responder pelas demais comunidades que estavam no mesmo barco. Foi então que o mesmo propôs uma reunião com as lideranças para fazer-lhes uma proposta.
O Centro de Defesa entidade local que compõe o FÓRUM em defesa do baixo parnaíba, tomou conhecimento da tal reunião através das lideranças. Foi então que ouve uma rápida articulação para que nessa reunião as comunidades não estivessem sozinhas, por motivo das cheias muitas pessoas não ponderam se fazer presentes, mais participaram da mesma o Padre Chagas, Zé Maria e (eu) Didi ambos membros do FÓRUM em defesa do baixo parnaíba.
A reunião foi muita boa as comunidades estão determinadas a lutar pelo seus direitos depois do Márcio falar as bobagens de sempre dizendo que a empresa tem responsabilidade social e quer trabalhar em parceria com as comunidades, que podem oferecer campo agrícola escolas estradas inclusive doar terras e que é com o diálogo que tudo pode ser resolvido, depois dessas milongas todas fez um questionamento finalizando com uma pergunta. Que queria entender qual era o objetivo das comunidades o que eles de fato estavam reivindicando. Foi então que as lideranças foram muito claros em dizer que não querem acordo algum com a empresa que tudo que ele avia proposto é papel dos gestores fazer através de políticas públicas e não da empresa, e na verdade o que eles estão lutando e disso não abrem mão é pela posse da terra. E que não aceito mais sentar com a empresa sem que o governo esteja presente, querem na verdade que seja feita uma discriminatória em todo área, onde o que for estado seja titulado em nome das associações e caso a empresa tenha registro de alguma área seja acionado o INCRA para desapropriação.
Esse foi o tom das falas ratificadas pelo Pe. Chagas, por mim (Didi) e Zé Maria e pelas demais lideranças ali presente estavam na reunião cerc de 110 pessoas. Não encontrando outra alternativa os dois representante da empresa que ali estavam o senhor Márcio e Dermeval, deram a palavra de que o acordo estava feito e que a aria limitada pelas comunidades não será desmatada, e que FÓRUM em defesa do baixo parnaíba, juntos com os parceiros, iram acionar os órgãos do estado para agilizar o processo e que a empresa se compromete também em fazer o mesmo para o problema seja solucionado.
Por enquanto é isso.
Um abraço a todos,
Didi

Abertas inscrições para curso a distância sobre controle social e cidadania

A Controladoria-Geral da União (CGU) recebe até hoje, sexta-feira (22), inscrições para o curso a distância sobre Controle Social e Cidadania. São 1.280 vagas, divididas em 32 turmas, com atividades entre os dias 25 de maio e 30 de junho, num total de 40 horas de aula. O curso tem o objetivo de incentivar a atuação no controle social das ações de governo e promover a melhor aplicação dos recursos públicos. É voltado a conselheiros e agentes públicos municipais, lideranças locais, professores, estudantes e cidadãos em geral.
Promovido pela CGU em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), o Curso Controle Social e Cidadania está estruturado em três módulos: A Participação Popular no Estado Brasileiro; O Controle das Ações Governamentais; e O Encaminhamento de Denúncias aos Órgãos Responsáveis.
Para participar, basta ter acesso à internet, um endereço eletrônico e conhecimentos básicos do sistema operacional Windows e do editor de textos Word. A avaliação terá como base a participação no curso e nos fóruns de discussão. Os alunos que obtiverem aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado.
Educação - A Escola Virtual da CGU é uma iniciativa que visa contribuir para a promoção da integridade pública e para a prevenção da corrupção, por meio de ações educativas. As atividades desenvolvidas concentram-se em duas grandes áreas temáticas: educação para a cidadania e fortalecimento da gestão pública. Entre as atividades relacionadas ao primeiro tema estão cursos, vídeos e publicações voltadas para cidadãos, com o objetivo de promover o controle social e orientar sobre como os gastos públicos podem ser controlados.
Na segunda área temática, são desenvolvidas ações voltadas para servidores públicos.
As atividades objetivam fortalecer a gestão pública, por meio da capacitação de servidores públicos em temas como licitações e contratos administrativos, convênios e controle interno. Outras informações podem ser obtidas pela página eletrônica: www.cgu.gov.br/escolavirtual .
Serviço Curso Controle Social e Cidadania.
Inscrições: até 22 de maio, pelo endereço https://ead.serpro.gov.br/cursos/ControleSocial/Apresentacao.asp Período das aulas: 25 de maio a 30 de junho Informações: e-mail ead.esaf9@fazenda.gov.br ou telefone (61) 3412-6479 Leia mais: (http://blogdocontrolesocial.blogspot.com)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

RCC promove Encontro Diocesano de Jovens

No próximo final de semana, o ginásio poliesportivo da Escola O Pequeno Príncipe, será palco do Encontro Diocesano de Jovens, promovido pelos jovens da Renovação Carismática de Chapadinha (RCC). O evento, que acontece neste sábado (23) e domingo (24), contará com a participação de jovens dos municípios que abrangem as regiões Baixo Parnaíba e Alto Munim.

Saúde: Três Municípios da Região Têm Recurso Suspensos

O Ministério da Saúde publicou, na edição desta quarta-feira (20), do Diário Oficial da União, a lista de municípios que tiveram suspensa a transferência de incentivos para as atividades dos programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários por causa de irregularidades.
De acordo com a Portaria n.º 1.028, o repasse se refere ao mês abril de municípios do Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Ceará, entre outros estados, que apresentaram duplicidade no registro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
Na região na região do Baixo Parnaíba os municípios de Duque Bacelar, Nina Rodrigues e Vargem Grande foram incluídos na lista da suspensão de recursos.
Foto meramente ilustrativa

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Políticos locais desprezam Frente

O ânimo dos aliados locais do ex-governador Jackson Lago não é mais o mesmo. Numa reunião, realizada na última segunda-feira (18), que tenta reerguer a oposição estadual (foto), os líderes Isaías Fortes (PP/PSDB) e Levi Pontes (PDT) não deram as caras. O único político chapadinhense a marcar presença foi o ex-deputado Wagner Pessoa.
Fotos e Informações: Blog Décio Sá

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Prévia do BCC com Moral Mix e Dj. Cambota

A primeira prévia do Bloco BCC trás para Chapadinha Forró Moral (de Fortaleza-CE), Moral Mix e Dj. Cambota. E pra você que já adquiriu o abadá do Festival de Verão 2009 e já quitou, você não vai pagar ingresso. É só procurar a papelaria Nova Colegial e pegar o seu, e quem já fez a inscrição e continua pagando o abadá, vai comprar o ingresso por um preço super promocional. E mais: fazendo a inscrição do abadá do Festival de Verão e dando uma entrada mínima de R$20,00,também garante o seu ingresso.

A prévia acontece próximo sábado, dia 23, no Aldeota Clube.

Chiclete com Banana X Bloco BCC

Como sempre, presente em todos os grandes eventos culturais do Estado, o Bloco BCC esteve com sua "blitz" fazendo a cobertura do megashow do Chiclete com Banana, realizado no Centro Histórico da capital maranhense, no último dia 9, em comemoração aos 15 Anos do Marafolia.

O diretor do Bloco BCC e "repórter da blitz", Moraesinho, conseguiu o que pouquíssimas emissoras de rádio e TV conseguem: uma entrevista exclusiva com o vocalista e líder do Chiclete com Banana, Bel Marques.

A entrevista se deu em um clima de muita descontração e, em dado momento, Moraes, foi surpreendido com uma declaração de Bel, que após saudar a galera do Bloco BCC, cogitou uma possível vinda do Chiclete à Chapadinha.
Alguém duvida?

por William Fernandes - blog TVMirante

Bloco Cangaia comemora 10 anos com Babado Novo e Banda da Loirinha

O Bloco Cangaia fará, em parceria com a Leal & Associados, uma grande festa para comemorar seus 10 Anos de existência.
Na verdade, serão dois dias de festa: 25 e 26 de julho, na Arena Hall, com a seguinte programação:

1º FEST-FÉRIAS 2009
Sábado, 25 de julho
- Pagode Só no Compasso
- Banda D'Javu (BA)
- Banda da Loirinha

Domingo, 26 de julho
- Pagode Só no Compasso
- Banda Kizueira
- Babado Novo (BA)

Estrutura de camarotes e tenda eletrônica.
Preço do abadá para as duas noites: R$ 40,00

PROMOÇÃO:
Os primeiros 500 ingressos concorrerão a:
- 10 kits de bebidas para os dois dias, na Arena Hall;
- 10 passaportes para o Circuito Agitu's, em setembro.

Dois secretários municipais tomam posse na Prefeitura de Chapadinha

Em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha, na última quinta-feira (14), tomaram posse os novos secretários: Edmilson Conrado Pinto (Articulação Política) e, Maria das Dores (Assistência Social).
Edmilson Pinto, foi o secretário de Assistência Social no governo Magno Bacelar e Maria das Dores, já trabalha há muito tempo na secretaria que assume, agora, como gestora.

Magno Bacelar é o novo gestor de Programas Especiais do Governo do Estado

por Luis Carlos Jr. - blog TvMirante
O ex-prefeito e atual secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de Chapadinha, Magno Bacelar (foto), foi nomeado pela governadora Roseana Sarney, como o novo gestor de Programas Especiais do Governo do Estado, ligado ao Gabinete Civil do Palácio dos Leões.

Em entrevista à Rádio Mirante AM de Chapadinha, Magno Bacelar agradeceu à governadora pelo convite. Para ele, é uma honra trabalhar ao lado de Roseana Sarney.

O gestor ressaltou ainda que o cargo dele será muito importante para Chapadinha e o Baixo Parnaíba, e que vai lutar para representar bem o Maranhão e a sua região.

Arquivo do blog