WebNet

WebNet

sábado, 27 de junho de 2009

Tentativa de Diálogo Entre Danúbia e Isaías Gera Tensão Política em Chapadinha

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
O Encontro
Adversários direitos na última campanha eleitoral, a prefeita Danúbia Carneiro e o ex Isaías Fortes tiveram uma conversa alguns dias atrás. O encontro teria sido articulado pelo vereador Emerson Aguiar, em sua residência e tivera o ex-prefeito Magno Bacelar como testemunha.

Segundo informações, o assunto teria girado em torno de pedidos de Isaías para que Danúbia não criasse embaraços relativos a obras que firmas ligadas a ele estariam realizando no município.

Depois de ouvir Isaías, Danúbia teria declarado que não fazia política de perseguição e, desde que não houvesse ilegalidade que pudesse comprometer a prefeitura ou gerar prejuízos para a população, não atrapalharia os negócios de Isaías e a conversa terminou amistosamente.

A Indiscrição
Logo depois do encontro, numa entrevista, Danúbia resolveu tornar pública a conversa que mantivera com o adversário. Sem entrar no mérito dos pedidos ou fazer qualquer comentário, apenas realçando que não tinha a intenção de usar revanchismo contra opositores, Danúbia falou da tentativa de entendimento, ao vivo, pela TV Band local.

O Desconforto
Insatisfeita com a divulgação em meio público de uma conversa que deveria ficar restrita aos bastidores da política, a ex-primeira dama Raimunda Maria resolveu tirar satisfação com Danúbia por meio de uma ligação telefônica. Mas, o desconforto da esposa do ex-prefeito acabou atingindo outro alvo. Como a prefeita deixara o celular em casa, recarregando a bateria, a ligação acabou sendo atendida por sua mãe, que ouviu palavras impublicáveis a ameaças no lugar da filha.

Diante do ocorrido Danúbia declarou que, embora esteja tomando as providências legais pelas ofensas e redobrando os cuidados com sua segurança, sua preocupação é com a administração da cidade. “Nada vai me desviar da missão de fazer o melhor para Chapadinha, mesmo porque não vou me deixar levar por intrigas”, disse a prefeita.

TCE e Câmara Reprovam Contas e Isaías Fica Inelegível Até 2014

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
O ex-prefeito Isaías Fortes (foto), teve as contas referentes ao ano 2000 rejeitadas pela Câmara Municipal de Chapadinha, na sessão da última quinta-feira (25), por 6 votos a 3. Por maioria os vereadores seguiram o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que, em parecer técnico, recomendou a desaprovação. Com a decisão do TCE e da Câmara, o ex-prefeito deve ficar cinco anos inelegível, só podendo disputar nova eleição em 2014.

Campeonato Chapadinhense 2009

por Dean Franklin - www.mirantenabola.blogspot.com
Nesse fim de semana a bola rola para mais uma rodada do Campeonato Chapadinhense de Futebol 2009.

Neste sábado (27), às 16h, jogam Nacional x Real Brasil, pelo Grupo C. Ao Real Brasil só a vitória interessa, já que na estréia o time do bairro Terras Duras foi derrotado pelo São José por 3 x 2.

Já o Nacional estréia na competição e quer os 3 pontos para iniciar com o pé direito e se igualar ao líder do grupo, o São José.

No Domingo (28), pelo Grupo A, tem Esporte x Chapadinhense, a partir da 08h30 da manhã. Uma vitória garante o Chapadinhense na semifinal, já que o time chegaria a 06 pontos e não poderia mais ser alcançado por Esporte e Santa Cruz.

Já o Esporte precisa vencer por uma boa diferença de gols, o que o levaria a se igualar em número de pontos com o Chapadinhense, e o Esporte tentaria a vaga no saldo de gols.
Confira a Classificação do Campeonato Chapadinhense 2009

Campeonato Maranhense 2 Divisão

por Dean Franklin - www.mirantenabola.blogspot.com
O técnico do Chapadinha, Edmilson Santos (foto), confirmou para o dia 30 de Junho a apresentação dos jogadores pré convocados por ele para a disputa do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão 2009. A apresentação será no Estádio Lucídio Frazão a partir das 16h.

Todos os jogadores serão avaliados nos itens físico e técnico, além de uma série de exames médicos para que Santos e sua comissão técnica começe a montar o elenco do Galo da Chapada.

Alguns nomes da pré convocação são bem conhecidos do torcedor, como Evandro, Ivan, André, Patrick, Erly, Mota, Zé Raimundo, Toinho, Cortêz (foto abaixo) e outros que vem se destacando no futebol amador de Chapadinha.

Foto/Arte: William Fernandes
"Queremos avaliar com critério para que não cometamos nenhuma injustiça com esses jogadores, e para que possamos realmente montar uma grande equipe para brigarmos pelo título", enfatizou o treinador.

Sobre os reforços vindos de outras cidades e até de outros estados, Santos afirmou que uma relação dos jogadores que ele pretende trazer ao elenco já está feita, restando apenas o aval da prefeita Danúbia e demais membros da diretoria para que as negociações se iniciem.

O Chapadinha busca o bi-Campeonato da segunda divisão e consequentemente o acesso a primeira divisão de 2010.

Sobre os adversários do Galo na competição, Santos os considera adversários difíceis, e também com chances de brigar pelo título.

"Por isso a importância de montarmos um time forte para essa competiçaõ, pois vamos enfrentar grandes adversários como Moto Clube, Timom, Santa Quitéria e Codó, por isso temos que ter um elenco forte para que consigamos ultrapassar esses obstáculos e conquistarmos o título e, lógico, a vaga para a elite do futebol maranhense ano que vem" - disse Santos.

A Federação confirmou o início do campeonato para o mês de Agosto.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Prefeitura Contrata Cirurgião Dentista Chapadinhense

texto e foto: Antenor Ferreira - www.blog-interligados.blogspot.com
Após a apresentação de seis novos clínicos gerais, a prefeitura municipal anunciou a contratação recente de mais um cirurgião dentista para cuidar da saúde bucal da população.

O odontólogo chapadinhense, Peterson Almeida (foto), já está atendendo a população do bairro Campo Velho, todas as semanas nas quartas e quintas-feiras, no horário da manhã e tarde.

A prefeita municipal, Danúbia Carneiro, ressaltou que o objetivo é possibilitar que todas as comunidades possam ter acesso a serviços odontológicos com profissionais capacitados, para isso, será implantado um odontólogo em cada unidade básica de saúde do município, possibilitando um sorriso saudável a toda a população.

O cirurgião, que foi apresentado ao público no Centro de Saúde Benú Mendes, (bairro Areal), no dia em que ocorria o dia "D" da Campanha de Vacinação Contra a Poliomelite, mostrou-se bastante ancioso e determinado a atender toda a população do bairro em que estará atuando.

SINDCHAP - Assembléia Geral - Sábado dia 27

CONVOCATORIA

O SINDCHAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha – MA, CONVOCA todos os SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA dia 27 de junho, SÁBADO, às 18:00 horas (seis horas da tarde) para tratar da seguinte pauta:

· Processos, que tramitam na Justiça, de salários atrasados e dos aposentados (as);

· Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores;

Certo de contarmos com a presença de todos e todas, nossas saudações sindicais.
NELDAN DE ARAUJO OLIVEIRA ROCHA - Presidente

Campanha Ficha Limpa - Paróquia Nossa Senhora das Dores - Chapadinha (MA)

VAMOS MELHORAR O AMBIENTE ÉTICO-POLÍTICO DO BRASIL
CANDIDATOS POLÍTICOS, SÓ COM FICHA LIMPA.
COM FICHA SUJA, NÃO! (*)
Todos estamos convencidos que vivemos uma hora de crise econômica. Só que atrás desta crise se escondem outras que talvez até sejam a causa desta. Há uma crise generalizada que atinge maneiras de pensar, a religião e o humanismo, de um modo geral. Trata-se de crises que afetam a moral, a ética e os valores fundamentais da vida humana.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o MCCE (Movimento Contra a Corrupção Eleitoral) que integra 35 entidades a nível nacional estão promovendo uma mobilização nacional a favor da ficha limpa. Todas essas entidades e a Igreja Católica estão-se empenhando na coleta de um milhão e trezentas mil assinaturas para a introdução de um projeto de iniciativa popular que busca a melhoria do padrão ético-político no Brasil. Esse projeto visa aperfeiçoar a lei 9840 já aprovada e que combate a corrupção eleitoral e deseja que não possam ser candidatos pessoas que estão com processos na Justiça, julgados, talvez, em primeira instância ou até em última e também pessoas públicas que renunciaram a cargos para não serem cassadas. Este movimento quer impedir o registro de candidatura eleitoral a pessoas que foram condenadas por crimes hediondos praticados contra a economia popular, contra a administração ou o patrimônio públicos. As possibilidades dessas pessoas se candidatarem ficarão suspensas até o julgamento final e o cumprimento da pena.

No primeiro domingo de Julho vão ser colocados papéis em todas as Capelas, para as pessoas que o quiserem, assinarem. Será preciso apenas trazer o título eleitoral. A iniciativa ficará por toda a semana em lugares públicos.

______________________________________
(*) FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°23 - 21/06/2009, p.4.

Alunos do Bandeirantes realizam manifestação contra demissão da gestora

Na foto, professores Raimundo Martins, Rosimar, Lucinda, Francisca e Graça Marinho; e um aluno da escola

Por: Antenor Ferreira - da equipe LocalNoticias
Após serem informados da demissão da diretora da respectiva unidade de ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirantes - foto), alunos da escola deram ínicio a um ato de repúdio contra a decisão.

Os alunos interromperam as aulas nessa quinta-feira (25), ocupando um pavilhão da escola para se manifestarem contra a demissão da gestora, Profª Rosimar Almeida Lima, que anos exercia a referida função na unidade.

Segundo os alunos, ao longo dos anos a diretora tem se destacado por seu ardúo e competente trabalho, sendo responsável por grandes conquistas na escola, citando como exemplo a melhoria na merenda escolar e recente reforma do prédio da unidade de ensino.

Os estudantes anunciaram que caso não seja colocado um basta na situação, continuarão com as manifestações, destacando que hoje, sexta-feira (26), todos iriam fardados a unidade, mas sem o material didático, negando-se a assistir aulas.

Procuramos a gestora regional de educação e também a gestora de articulação do Baixo Parnaíba, para obtermos informações quanto o assunto, porém fomos informados que ambas encontram-se em São Luís.

Emoção marca 4º Encontro do SC Juventus

Na foto: Dr. Manoel Matos recebe os cumprimentos dos organizadores, Pelé e Mazola
texto e fotos: William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com
O IV Encontro de Ex-atletas e Amigos do Sport Club Juventus foi realizado no último sábado, 20, na sede da Associação Boa Vontade. A programação foi aberta com um jogo amistoso entre duas equipes formadas por ex-jogadores do Juventus. Quem viu o jogo pôde matar a saudade do talento de alguns jogadores como Pelé, Mazola, Cunha Neto, Capitão Pacheco, Inaldo, Zé Orlando, Carambolo, Lisboa, Barra do Corda, Ademirzinho, entre outros.
O time que atuou com o tradicional uniforme rubro-negro venceu o de branco por 3 a 2, numa partida cheia de emoção e bonitas jogadas. Tudo sob o olhar atento do eterno patrono do time, Dr. Manoel Matos, um dos homenageados do dia. Após esta partida, houve outro jogo, desta vez, entre simpatizantes do Juventus e atletas de Pindaré Mirim, que vieram participar da festa.

Já passava do meio-dia, quando começaram as homenagens, com a entrega do Título de Cidadão Chapadinhense a quatro figuras ilustres da cidade: O Dr. Manoel Matos, o ex-prefeito de Chapadinha Bernardo Serra, o Sr. Manoel Caldas e a dois ex-atletas do Juventus e organizadores do evento, Pelé e Mazola.
Na foto ao lado, Dr. Manoel Matos recebe o título de Cidadão Chapadinhense.
Matéria resumida. Veja na íntegra em www.tvmirante.blogspot.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROGRAMA TERRITÓRIOS LIVRES BAIXO PARNAÍBA

O Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba (Fórum Carajás, SMDH, CCN e FDBPM) abriu uma perspectiva completamente diferente entre as diversas forças que agem por dentro do Programa e para fora do Programa. Para o Fórum Carajás o que simbolizaria as suas atividades dentro e fora do Programa, mas com interfaces entre as duas camadas de intensa mobilização social, ambiental, econômica e política, seria a relação das comunidades tradicionais com o espaço onde residem. Destacaríamos, nesse contexto, a interação das comunidades com o extrativismo de frutas que compõe uma parte inviolável do seu modo de vida perante o mundo físico e mítico. Os três meses do ano em que a coleta de bacuri ocorre em quase todas as Chapadas do Baixo Parnaíba, e que nessa coleta acorrem moradores de todas as faixas-etárias, encarnam uma época de espera pela caída das frutas e de relativo descanso pelos meses posteriores de intensa labuta nas lavouras de arroz e outras culturas.

A equipe do Fórum Carajás percorreu várias áreas dos municípios de Chapadinha, Urbano Santos, Brejo, Mata Roma, Anapurus, Buriti de Inácia Vaz, Milagres e Santa Quitéria como forma de cumprir a obrigação de fundamentar a importância dos bacurizeiros para a economia e para a ecologia da região do Baixo Parnaíba e nesse pressionar, pois o tempo era curto, de comunidade em comunidade (Vila Borges, Vila Pandoca, Veredão, Guarimã, Saco das Almas, Gameleira, Macaco dos Vitor, Pólo Coceira, São Raimundo, Bom Principio, Guariba Gorda , Bom Sossego e etc) constatou-se a fundura tanto do ponto de vista espacial-ecológico como do ponto de vista ético que a espécie alcança, pois o recente avanço da soja, do eucalipto e das carvoarias principalmente em áreas ricas em bacurizeiros contribui para o empobrecimento maior do cerrado pela perda de uma espécie tão expressiva e para o empobrecimento maior das populações tradicionais que absorvem o desmatamento como uma chaga em peito aberto.

As visitas de campo feitas pela equipe do Fórum Carajás com representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e de movimentos sociais da região do Baixo Parnaíba, durante quase um ano, entre o final de 2008 e o começo de 2009, esboçam uma tentativa de real composição das entidades sócio-ambientais com as comunidades que por séculos repararam pelos recursos naturais e que por esse histórico deveriam continuar apascentando esses recursos.
Mayron Régis, assessor Fórum Carajás

SEMAS - alerta para atualização de dados

por Antenor Ferreira - www.zill.com.br/chapadinha
Com mais de 10.000 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família do governo federal, a Secretaria Municipal de Assistências Social (SEMAS), está realizando até o mês de agosto a atualização de dados das famílias beneficiadas pelo programa.

A pouca movimentação de beneficiados na sede da secretaria a procura do serviço, é o que tem chamado a atenção da secretária municipal, Maria das Dores (foto).

A atualização dos dados cadastrais deve ser realizada no intervalo de pelo menos dois anos, para que possam ser verificados informações, como natalidade e mortalidade entre familiares ou beneficiados, aumento ou diminuição da renda familiar, entre outros. O prazo máximo para atualização desses dados é até o dia 31 de Agosto de 2009.

Em casos extremos ocorre o cancelamento do benefício.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Prefeita Quer Estabelecer Projetos e Programas para os Próximos Quatro Anos

por Alexandre Pinheiro
www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
A prefeita Danúbia Carneiro convocou o secretariado para uma reunião na manhã da última segunda-feira (22), no auditório da prefeitura. Durante o evento Danúbia (que na foto ao lado aparece ao lado do Secretário de Estado, José Antonio Heluy - Trabalho) fez uma avaliação dos primeiros seis meses. Segundo a prefeita a prioridade neste período é a estabilidade financeira da prefeitura. “Nossa preocupação era garantir as conquistas do Dr. Magno e manter em dia os vencimentos dos funcionários. Hoje estou satisfeita porque não só estamos mantendo em dia, como antecipamos o 13º e o terço de férias dos servidores da educação para junho”, disse a prefeita, lembrando que naturalmente a gratificação só sairia em julho. Ainda, de acordo com Danúbia, foi preciso muito esforço para contornar a crise financeira e manter o município equilibrado e pagando os compromissos.

Depois de comemorar o pagamento do 13º, a prefeita anunciou a criação de uma comissão que terá o papel de articular com as diversas secretarias na elaboração de projetos e políticas públicas que irão, partindo do Plano de Governo apresentado por ela no período eleitoral e do Plano Diretor da Cidade, traçar metas para o Plano Plurianual (PPA) que tem a missão de estabelecer os projetos e os programas para os próximos quatro anos.

A comissão é composta pelo Professor Onézimo Garreto, pelo contador Glinoel Garreto, pelo jornalista Alexandre Pinheiro, pelo advogado Luciano Lira e ainda, na condição de líder do governo na Câmara, pelo vereador Samuel Nistron. O primeiro trabalho da comissão já começou na última segunda-feira 22, quando realizou um seminário para debater com as secretarias municipais os problemas de cada área e as propostas para as soluções dos mesmos.

Ao final da reunião a prefeita se mostrou muito satisfeita com a iniciativa, “sinto que este trabalho que vamos começar agora tem o potencial para realizar sonhos. Tenho muitos sonhos e esperanças para Chapadinha, mas vamos ouvir a comunidade e quero, acima de tudo, fazer sempre o que é possível sem dar um passo maior que as pernas”, finalizou a prefeita.

Comerciantes recebem notificação do Ministério Público

por: Brendha Gomes - LocalNotícias
No início de mês o Promotor de Justiça, Dr. Fábio Menezes, conversou com a equipe do LocalNoticias e anunciou que estaria dentro de algumas semanas comunicando aos comerciantes da cidade sobre a proibição de mesas e cadeiras em cimas das praças e sobre o uso indevido de equipamentos sonoros. Pois bem, desde a última quinta-feira, 18, a proibição foi oficializada.

Aqueles que ignorarem a decisão do Poder Púbico estarão sujeitos às penalidades previstas na lei que vão desde o recolhimento do aparelho até outras medidas mais rigorosas.

O ofício, também, foi encaminhado a prefeita municipal, Danúbia Carneiro, à CDL e a Associação Comercial de Chapadinha pedindo atenção ao cumprimento da ordem.

As Polícias Civil e Militar estarão trabalhando no combate ao não cumprimento da lei.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Apontamentos para Análise da Conjuntura Político-Social: Chapadinha/MA

SUGERIR NÃO É ULTRAJAR. É ACEITAR COLABORAR. COLABORAR NÃO É QUERER SUBSTITUIR. É COMPROMETER-SE COM O QUE É COMUM.
A Paróquia não é especialista em gestão pública. Não é empresa administrativa. Mas a Paróquia é composta de pessoas que pensam e escutam outros falar. Não queremos condenar ninguém. Apenas desejamos constatar uma realidade e pedir que não nos condenem ao desprezo ou ao esquecimento. Todo cidadão deve sentir responsabilidade pela coisa pública. Não suportamos quem se compraz na crítica malfazeja. Respeitamos, sim, quem fez melhor e é capaz de ajudar a fazer mais. Achamos que sugerir não é impor. “O conselho é como o café: só o aceita quem quer”. Fica aqui uma análise e uma exposição de alguns pontos de vista que nos parecem muito comuns no ambiente em que vivemos. Muito se fala na rua, muito se critica... Não queremos ir na onda, mas desejamos partilhar desejos, comparar opções, apontar outros modos de agir. Melhores? – Não sei. Diferentes!

1 – A administração municipal está dependurada. Espera que alguém lhe pegue. Urgente e necessário que surja alguém com garra para meter ombros à tarefa e não só para controlar verbas.

2 – As Secretarias estão amarradas. Não têm independência. Há concentração de poder e, sobretudo, de decisão. Isso humilha os responsáveis e impossibilita a criatividade e a ação.

3 – Já passaram seis meses e ignoramos o plano de trabalho da atual administração. (Este mal é tradicional!). Todos gostariam de saber quais as prioridades, as metas a atingir, os projetos, as linhas de ação que esta administração vai tomar. Sentimos o ambiente muito emaranhado, confuso, perdido... Da Câmara nada há a esperar.

4 – Melhoramentos públicos? - Poucos ou quase nenhuns. Espera-se há muito tempo uma rodoviária nova, aguardamos o funcionamento do “farol da educação”, do Ginásio do Campo Velho, da Praça do Povo... Em alguns bairros, a situação é muito má. Precisamos ver mais calçamento de ruas, menos poças de água, menos capim nas beiras, menos montões de lixo, mais iluminação pública... Tem que haver um esforço para uma educação popular mais responsável pelo ambiente: olhem como estão os olhos de água que circundam a cidade, onde se coloca o entulho dos quintais, como fica um espaço público depois de um evento... E haver mais uma disciplina nas escolas sobre isto ou uma escola volante na rua com educação social e popular?

5 – As autoridades devem aproximar-se mais do povo. A população não pode querer depender tanto da pedincha. Os casos urgentes, de necessidade absoluta, devem ser resolvidos por alguém que vá averiguar a situação e propor a solução. Populismo barato é alienação, prejudicial ao bem comum. O melhor elogio de uma administração é o que ela faz, não o que ela diz que poderá vir a fazer. Convence mais o que se vê do que palavras bonitas que se ouvem na rádio ou noutros meios de comunicação social.

Há uma maneira educada de criticar a coisa pública. Mas também se exige educação para ouvir sem melindres e sem vingança uma crítica construtiva.

6 – Uma administração eficaz não é precipitada. Não deve querer fazer tudo na primeira semana. Mas também não pode ser parada, não pode querer adiar tudo para a última semana. Obras na Praça do Povo, no Hospital HAPA... morosas demais. Equipamentos de Saúde a enferrujar no almoxarifado, ambulâncias a faltar, carros a apodrecer nas oficinas de mecânica, falta de água no hospital...

7 – Só a Secretaria de Saúde gasta em aluguéis, por ano, cerca de um milhão e meio (sabemos que há aí incluídos encargos sociais de funcionários). Mas é demais o gasto em aluguéis de prédios que estão sub-aproveitados. Não se poderia pensar na construção de um prédio para aumentar o patrimônio público e servir de Secretaria, Hospital... ? E a Prefeitura quantas caçambas, tratores... tem ? O dinheiro público se esvai, em aluguéis, não facilitando nem aumentando o patrimônio municipal.

8 – Porque será que, tendo o Município tanta população no interior a viver das roças, tão pouco se investe na promoção agrícola? A Casa da Família Rural não mereceria mais atenção das autoridades? A seleção de espécies de mandioca e de sementes, o estudo dos solos e sua correção, os campos experimentais, a fomentação de alfaias agrícolas de tração animal, a feira mensal de produtos locais... são sugestões. Sentimos revolta ao ver, de um lado, alfaias agrícolas de primeiro mundo e de outro atraso ancestral do tempo do pitecantropo.

9 – Uma coisa achamos que melhorou e muito: o barulho. Está maior e mais freqüente. Insuportável! Não se pode viver nesta cidade. Em todos os lugares e a qualquer hora do dia e da noite... Quem quer beber abre a goela e a capota do carro... e aí vai disto! Clubes noturnos infernizam o sono de quem tem que trabalhar no outro dia. As autoridades devem pensar que nem todos apreciam essas brincadeiras. E não julgo necessário um medidor de decibéis para se saber que barulho noturno está proibido por lei.

10 - Água é problema em Chapadinha. Em nosso entender só o Riacho Feio pode ser solução. Mas se demorarem... E já pensaram que o Cemitério da Boavista está chegando às cabeceiras da Macaoca?
_______________________________
(*) FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo das Paróquias de Chapadinha e Mata Roma // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°23 - 21/06/2009, pp.2-3.

Programa Direto ao Assunto substitui Rádio Denúncia na Mirante AM/local

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
Foi ao ar na última sexta-feira (19), o programa Rádio Denúncia, no ar há dezessete anos pela Rádio Mirante AM, o qual era carro-chefe da emissora e líder absoluto no horário. Sob o comando do experiente e polêmico radialista Jota Coutinho (foto), o Rádio Denúncia marcou a história do rádio em Chapadinha.

Com o fim do noticioso vespertino, a Mirante AM desloca a programação jornalística para as primeiras horas da manhã. O novo programa da emissora, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, se chama Direto ao Assunto e estréia nesta segunda (22). Além de Jota Coutinho, o programa contará com a participação de Léo Castro e dos repórteres Luís Carlos Jr. e Willian Fernandes.

Chapadinha terá Agência de Trabalho do Sine

O município de Chapadinha terá uma Agência de Trabalho do Sine, através de parceria estabelecida entre a prefeitura municipal e a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres). O anúncio foi feito, na última sexta-feira (19), pelo secretário de Trabalho, José Antônio Heluy e pela prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro. Eles se reuniram para estabelecer os acertos finais da parceria, que prevê também a abertura da Secretaria Municipal de Trabalho na cidade.

As Agências de Trabalho do Sine fazem parte dos esforços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para encurtar a distância entre o trabalhador que precisa de um emprego e o empregador que precisa de um trabalhador para ocupar uma vaga de trabalho. Para isso, o Sine cadastra currículos de trabalhadores em seu banco de dados e, simultaneamente, procura captar vagas no mercado para esses candidatos. No Maranhão, as Agências do Sine são geridas pela Setres.

“A Agência de Chapadinha vai desempenhar um papel forte no crescimento da região porque vai atender a quase todos os municípios do Baixo Parnaíba”, explica o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy. As Agências do Sine também cadastram trabalhadores interessados em fazer cursos de aperfeiçoamento profissional. “Isso é bom para o trabalhador, que será capacitado, e para o empregador, que terá um profissional qualificado em seu quadro de funcionários”, conclui.

Técnicos da Secretaria de Trabalho, com o auxílio da prefeitura de Chapadinha, vão realizar um diagnóstico do mercado de trabalho da região, tentando estabelecer vocações profissionais para o local. O diagnóstico será útil para verificar as necessidades de qualificação para os trabalhadores e as vagas que esses profissionais poderão ocupar.
Imagens meramente ilustrativa

Sessão na câmara termina tumultuada

Por: Brendha Gomes
LocalNotícias
Na foto, Telmo José (direita) conversa com o radialista J. Coutinho.
A última sessão realizada na Câmara Municipal terminou em tumulto, isso porque acabou nem acontecendo, e os presentes saíram do local dando gritos de vaias.

O cancelamento da sessão, em cima da hora, aconteceu depois que uma reunião às portas fechadas entre os vereadores e o secretário municipal do Meio Ambiente, Telmo Mendes, levou mais tempo do que o previsto. Os parlamentares andavam irritados com supostos comentários que o secretário teria feito em um recente seminário do TCU. Algumas informações davam conta que Telmo teria dito que os vereadores estariam recebendo “mensalinho”.

Depois que os boatos circularam pela cidade, os vereadores prometeram convocar Telmo para a tribuna na sessão seguinte e muita gente foi até a Câmara para ouvir os esclarecimentos. No entando devido ao atraso, a sessão teve que ser adiada.

Mas antes de deixar o prédio da Câmara, Telmo informou à equipe do LocalNoticias que tudo não havia passado de um grande mal entendido.

“Tudo aconteceu durante um Seminário do TCU, onde palavras foram mal interpretadas e como aquela história do “telefone-sem-fio”, acabaram chegando informações trocadas. Mas já está tudo esclarecido”- informou Telmo.

Arquivo do blog