WebNet

WebNet

sábado, 25 de julho de 2009

Diretório Municipal do PT de Chapadinha em apoio a permanência de José Antonio Heluy no Estadual

Direção Nacional Anula Decisão de Dutra e Mantém Filiação de José Antônio Heluy no PT do Maranhão

O secretário José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária - na foto a esquerda, com o vice governador João Alberto) venceu a primeira batalha pela manutenção de sua filiação no PT. O Diretório Nacional do partido anulou decisão do PT maranhense que suspendeu sua ficha de filiado – decisão deflagrada desde que ele assumiu o cargo no governo Roseana Sarney. A expulsão foi pedida pelo deputado Domingos Dutra (foto a direita), presidente do Diretório Estadual. A anulação da expulsão, em caráter liminar, foi decidida pela Câmara de Recursos do Diretório Nacional.

A instância esteve reunida nesta quinta-feira (23), em São Paulo. De acordo com o documento, assinado por Paulo Frateschi, secretário nacional de Organização, a Câmara considerou na decisão o artigo 228 do estatuto do partido. O artigo reza que a suspensão provisória do denunciado deve ser determinada pelo voto de 3/4 da respectiva Comissão Executiva da legenda.

No caso do Maranhão, isso corresponderia a 13 membros votantes. No entanto, Dutra expediu a suspensão de Heluy com os votos de apenas nove membros. A próxima fase da batalha é a apreciação do pedido de expulsão de Heluy à Comissão de Ética do PT maranhense, como determina o artigo 215 do estatuto petista. O secretário afirma estar pronto para a próxima luta e defende sua participação no governo Roseana em decorrência da coligação PT/PMDB consolidada desde 2002.

Ele já conta com o apoio declarado de vários dirigentes dos diretórios municipais do PT no interior do Estado. Na foto, Heluy aparece em recente reunião com Roseana e os petistas Antonio José, o AJ (1º à esq. - de Chapadinha), a vereadora de Balsas Fransuila, Mundico Teixeira (de vermelho) e Edmilson Carneiro (1º à dir.). O outro homem que aparece na imagem é o prefeito de Balsas, Chico Coelho (PDT). O encontro aconteceu na casa da governadora no Calhau.

Atividades Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba

Imagem meramente ilustrativa
Dentro das atividades do Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba, o Fórum Carajás participou na última sexta-feira, dia 22, de uma audiência no Instituto de Terras do Maranhão para tratar da questão fundiária que atormenta as comunidades de Milagres do Maranhão e Santa Quitéria. Neste sábado, dia 23, haverá uma reunião, no município de Urbano Santos, com membros da Associação de Parteiras, para referendar um projeto sócio-ambiental. Os três municípios e as comunidades agroextrativistas ampliam a sua atuação no campo de luta contra a grilagem de terras, os monocultivos de eucalipto (Suzano Papel e Celulose), plantios de soja e carvoarias.
________________________________
Por: Mayron Régis - assessor de comunicação Fórum Carajás pelo programa Territórios Livres Baixo Parnaíba
www.forumcarajas.org.br

Aldeota Clube faz acordo extra judicial com D'Júnior

Por: Brendha Gomes - www.localnoticias.com.br
A Juíza de Direito da 1ª Vara, Andréa Furtado, homologou o acordo feito entre o Aldeota Clube e o advogado Delmar Carneiro Júnior, mais conhecido como D'Júnior (foto ao lado).

D'Júnior havia entrado com uma Ação de Reparação por Danos contra o clube depois de ser sido impedido e constrangido de entrar em uma festa realizada há alguns anos. Na ocasião ele teria sido agredido pelos seguranças do evento.

No início do mês de julho, as partes entraram em acordo e ficou estabelecido que o advogado utilizará a sede do espaço Aldeota nos períodos de 10 a 14 de setembro de 2009. Esse por sua vez alugou o espaço para o Bloco Agitu’s, que promoverá nesse período o Circuito Agitu’s, (veja banner abaixo), na cidade.

Grupo Missionário português prepara-se para voltar à Chapadinha

Foto do grupo missionário João Paulo II
Em Agosto, o Grupo Missionário João Paulo II, da diocese de Coimbra, prepara-se para voltar ao Brasil, mais precisamente à Chapadinha. A afirmação foi divulgada no site português Agência Ecclesia. O grupo já passou pelo município em 2008, através de um projeto missionário em colaboração com as Irmãs Criaditas dos Pobres.
O grupo virá com cerca de 10 jovens acompanhados de um sacerdote, irão também até Guiné, a fim de exprimirem gestos de amor aos povos, através de turnê missionária levando o amor de Cristo.

O Grupo Missionário JP II fez, ao longo do ano pastoral, uma preparação acompanhado de perto pelo Bispo da diocese, D. Albino. Também em Portugal, o grupo viveu momentos de missão na cidade.

Em Chapadinha o grupo visitará os locais de culto nas comunidades do interior que foram atingidos pelas chuvas e as mais 100 famílias que, na época, ficaram desalojadas.
Fonte: LocalNotícias e Agência Ecclesia

Saúde treina 11 municípios para aplicação do teste rápido do HIV

Um número maior de maranhenses poderá a partir de agora se submeter ao exame para diagnóstico do HIV/Aids mais próximo de casa, com toda a segurança e rapidez. É que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está treinando mais um grupo de profissionais da área de saúde para aplicação do teste rápido de HIV em 11 municípios.

O treinamento, que acontece no auditório do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do bairro Lira, em São Luís, é destinado a médicos, enfermeiros, psicólogos e bioquímicos dos municípios de Pinheiro, Santa Quitéria, Pedreiras, Governador Eugênio Barros, Bela Vista do Maranhão, Magalhães de Almeida, Coroatá, São Domingos do Maranhão, Guimarães, Dom Pedro e São Luís.

A programação teve início, nesta sexta-feira (24), com as aulas teóricas e práticas, e tem prosseguimento neste sábado (25), com o conteúdo relacionado ao aconselhamento. “Todos os nossos facilitadores foram treinados pelo Ministério da Saúde. É importante dizer que os técnicos treinados estão aptos a aplicar os testes, mas não podem ser multiplicadores”, esclareceu o coordenador da Oficina de Implantação, Orlando Frazão.
A Oficina de Implantação do Teste Rápido para o HIV é mais uma ação do Plano de Expansão do Diagnóstico da Aids desenvolvido pela SES, por meio do Programa de Atenção às DST/Aids. Também integra a Campanha “Fique Sabendo”, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, que tem como objetivo mobilizar a população para conhecer o mais cedo possível o diagnóstico da infecção. Segundo os médicos especialistas, quando isso ocorre precocemente, melhora a resposta ao tratamento.

No Maranhão, o teste rápido já foi implantado em 54 municípios. A expectativa da SES é treinar mais 65 municípios até o final do próximo mês, contando com as cidades capacitadas nestes dois últimos dias. O teste rápido é realizado por meio de uma análise do sangue, que é retirado por um furo no dedo, como no caso do teste de glicemia.

O resultado sai em até 20 minutos, em média. Além da coleta, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, feito de forma cuidadosa, a fim de facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Em caso positivo, ele já é encaminhando ao serviço de referência. “Esse teste é muito seguro, chega a quase 100% de confiabilidade”, destacou uma das facilitadoras da Oficina, Luciana Tomich.

Segundo Orlando Frazão, os técnicos treinados já levam para seus municípios kits para a realização dos testes. “São em média 100 kits entregues aos municípios, mas este número pode aumentar de acordo com a necessidade de cada um”, explicou ele.

O município de Pinheiro pretende ampliar o serviço de testagem do HIV com a participação em mais uma Oficina da SES. “Nós já temos o teste implantado em nossa cidade, mas como a demanda é muito grande é preciso treinar mais um profissional”, contou a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Natália Alves.

Para a enfermeira do município de Governador Eugênio Barros, Elizângela Machado, o teste ainda é novidade. “Antes nós colhíamos o material no município e enviávamos para o Laboratório de Saúde Pública (Lacen), em São Luís. Como a demanda é muito grande, eles levavam até três meses para nos dá resposta. Com o teste rápido, isso não vai mais acontecer. A população poderá obter o resultado em poucos minutos e com toda a segurança”, relatou ela.
Fonte: SES

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O QUE ACONTECEU?

Nós, do SINDCHAP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha-MA), estamos perplexos pelo não pagamento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.
O que houve realmente?
Até o presente momento, não obtivemos qualquer comunicação oficial do Poder Público Municipal.

Já procuramos a prefeitura em busca de satisfações, mas fomos informados que a senhora prefeita não está na cidade.

Aguardaremos sua chegada e marcaremos uma reunião a fim de que tudo se esclareça.

Não tomaremos qualquer posição e não realizaremos qualquer pronunciamento oficial antes que haja essa reunião, ou um pronunciamento oficial por parte do Poder Público Municipal.

O que queremos é que o desenrolar desse processo seja positivo, tanto para o Poder Público, quanto para os funcionários públicos municipais.
por: professor Jânio - www.sindchap.blogspot.com
Imagens meramente ilustrativa

E Tome Acidente

Texto e Foto: William Fernandes - www.tvmirante.blogspot.com
Outro grave acidente foi registrado na BR 222, no perímetro urbano de Chapadinha. Foi nas proximidades do Posto Vemasa. Um Fiat Uno, placas de Chapadinha, bateu de frente com uma moto Honda XR 250, também de Chapadinha. A batida causou grande estrago nos dois veículos.

Eram 9h45, da última terça-feira, 21, quando o Fiat conduzido pelo garçon conhecido por "Caipirinha", que vinha no sentido Recanto da Juçara-Parque Aquático Torre do Sol, sinalizou que iria entrar à esquerda, em direção ao posto. Ele entra, mas não observa que no sentido contrário vem uma moto em alta velocidade e o choque é inevitável.

O condutor da moto, que vinha sem capacete, segundo testemunhas, foi arremessado por cima do carro e caiu no asfalto, mais precisamente no acostamento, a cerca de 15 metros de distância. E, para espanto de todos, que presenciaram o acidente, o motociclista levantou-se imediatamente e partiu em direção ao motorista gritando: "você tá louco?"

O motorista, em estado de choque, desmaiou segundos depois. Os dois não aparentavam estar com maiores ferimentos, mas, por medida de segurança, foram levados ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) .

A Polícia Militar foi acionada pelo sub-tenente Nonato. Ele vinha logo atrás e presenciou tudo. "É impressionante. Em 30 anos de PM nunca tinha visto uma cena destas. Um homem voando àquela altura em um acidente deste impacto e depois sair ileso e ainda discutir com o motorista do carro. Ele viveu de novo", disse o PM que os socorreu com ajuda de populares que estavam próximo.

Chapadinha Sediará Encontro Interestadual de Turismo

www.alexandre-pinheiro.blogspot.com
No próximo dia 6 de agosto a cidade de Chapadinha sediará encontro dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão para debater as perspectivas de desenvolvimento do turismo nestes estados. Denominado de Plano de Desenvolvimento da Região Turística do Meio-Norte, o evento foi elaborado por diversos órgãos do Governo Federal e pelas Secretarias de Planejamento e Turismo dos estados.

No Maranhão, o Plano beneficiará três regiões: Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Alto Munim, incluindo outros 21 municípios, além de Chapadinha.

Segundo os organizadores, quando o projeto estiver implantado por completo, ele irá transformar a região que compreende o nordeste maranhense, hoje estagnada economicamente e detentora dos piores indicadores sociais.

Entre as autoridades, já confirmaram presença os titulares das pastas de turismo dos três estados, um representante do Ministério do Turismo e prefeitos das 21 cidades alvos do programa. A vinda da Governadora Roseana Sarney é provável, mas ainda aguarda confirmação.

Durante os debates, que serão realizados no auditório do CRESU (foto ao lado), se tratará da versão preliminar do projeto, como o diagnóstico regional e informações sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região e seus impactos ambientais, o processo histórico de ocupação da área e os impactos sobre a identidade cultural, o contexto fundiário, demográfico e econômico, e, ainda, informações sobre infraestrutura de acesso e serviços e saneamento básico.

Como anfitriã do encontro interestadual a prefeita Danúbia Carneiro se mostrou empolgada com as oportunidades de desenvolvimento que poderão vir depois do projeto e recomendou total empenho de sua equipe na organização do evento. Ainda na fase preparatória, Danúbia participa de ato, no Hotel Première, dia 03 de agosto, em São Luís, quando os governadores do Maranhão, Ceará e Piauí solicitarão oficialmente a construção da BR 402, que ligará Barreirinhas a Jeriquaquara.

domingo, 19 de julho de 2009

A Caixa-Preta da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde abre caixa-preta e mostra por que a Saúde no Maranhão vinha de mal a pior
A Secretaria de Saúde do Maranhão demonstra porque a Saúde em nosso Estado vinha muito aquém das necessidades do povo. Os números atestam graves disparidades e comprovam a manipulação política na distribuição dos recursos destinados à assistência médica da população. As comparações a seguir dão uma idéia do que vinha acontecendo no Maranhão.
VALORES MENSAIS
Açailândia (100.017hab) .... R$ 692.444,64

Bacabal (97.946hab) ...... R$ 1.761.411,94
Barreirinhas (49.398hab) .... R$ 198.588,54

Buriticupu ( 63.466hab) ...... R$ 127.142,46

Caxias (147.416hab) ...... R$ 2.453.638,43

CHAPADINHA (69.734hab) .... R$ 1.052.093,17

Coroatá (62.442hab) ...... R$ 1.319.967,52

Governador Nunes Freire (16.184hab) .. R$ 674.491,94

Paço do Lumiar (101.452hab) .... R$ 198.588,54

Porção de Pedra (16.184hab) .... R$ 560.905,18

Porto Franco (19.271hab) ..... R$ 717.003,16

São Mateus (28.585hab) .... R$ 89.564,86

Timon (148.804hab) ...... R$ 1.374.770,03

Tuntun (39.041hab) .... R$ 560.905,18

Cinco Mil Vagas para Professores no MA

Governadora Roseana Sarney com o secretário de Administração, Luciano Moreira
Professores de Ensino Fundamental e Médio poderão disputar cinco mil vagas, abertas pelo governo do Maranhão até o final do ano.
O concurso público para esta e várias outras áreas do governo foi anunciado pela própria governadora Roseana Sarney (PMDB), durante o lançamento do Plano de Valorização do Servidor, hoje pela manhã, no Palácio dos Leões.
Além de professores, serão contratados auditores, agentes penitenciários, escrivães de polícia, investigador de polícia, técnico em adminsitração, advogado, arquiteto, assistente social, auditor fiscal, técnico da receita estadual, procurador, contador, engenheiro civil, sociólogo, antropólogo, fisioterapeuta, médico legista e médico veterinário.

Veja aqui a íntegra da Medida Provisória sobre a extinção da política do subsídio e a nova tabela salarial do funcionalismo.

Arquivo do blog