WebNet

WebNet

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Auditório do Almada Lima Desaba e Fere Estudantes

Por volta das 15:40h da tarde dessa quinta-feira, 19, o desabamento de uma estrutura que fazia parte da escola municipal Almada Lima Filho no bairro Terras Duras, por pouco não resultou em uma tragédia.

A estrutura que segundo informações repassadas por funcionários da escola foi erguida acerca de dois anos, devendo ser usada como um auditório para encontros e reuniões com pais, alunos e discentes, veio abaixo no momento em que todos os alunos estavam no recreio.

No momento em que a estrutura localizada oa fundo da escola veio abaixo estavam no local cerca de 15 menores, dentre os quais uma jovem que preferiu não se identificar, acabou sendo coberta pelos escombros. A menor de 14 anos, foi socorrida por colegas de classe.

A jovem foi levada ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), com fortes escoriações pelo corpo e dores na coluna onde passou por devidos procedimentos médicos e foi liberada momentos depois.
Em entrevista ela nos relatou que junto com várias colegas de sala estavam praticando uma brincadeira conhecida popularmente como "queimada", quando ouviu estalos e a partir daí ficou desacordada.

Alunos que estavam juntos com a jovem, porém tiveram tempo de fugir, relataram que o desabamento foi rápido e inesperado e que o local era usado rotineiramente pra a prática de
brincadeiras nos intervalos.
A diretora da instituição de ensino preferiu não se manifestar quanto ao ocorrido, dizendo apenas em "off", que resta aos responsáveis pela obra explicar o porque do desabamento.

A situação coloca no ar um ponto importante de ser verificado, a fiscalização constante em prédios públicos principalmente escolas, por orgãos de engenharia como o CREA-MA.
NOTA DESTE BLOG
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão (Data da Publicação: 04/09/2009), Tomada de Preço para realização de Serviços de Recuperação das Escolas Municipais de Chapadinha, com data de abertura para 22 de setembro de 2009, no valor de R$ 900.000,00 (Novecentos mil reais).

VT de Chapadinha Faz Itinerância em Urbano Santos

No próximo dia 03 de dezembro a Vara do Trabalho de Chapadinha irá fazer um itinerante no município de Urbano Santos para realizar 33 audiências. A determinação é do Pleno do TRT-MA que leva em consideração tanto a distância como as condições financeiras do usuário para ter acesso à cidade-sede.

As audiências serão realizadas no fórum da cidade de Urbanos Santos. A itinerância funciona com o deslocamento não somente do juiz, mas também de toda sua equipe que é composto por Francisco Tarcísio Almeida Araújo que, na oportunidade, será auxiliado pelas servidoras Cláudia Virgínia de Carvalho Costa Araújo (Analista Judiciário) – Chefe de Serviços de Audiência e Camila Paiva Fontenelle, Técnico Judiciário (Oficial de Justiça “Ad hoc”).

Cidades que fazem parte da jurisdição da Vara
Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.
Ascom

Durante Tiroteio no Bairro Campo Velho Bandidos Invadem Casa e Ameaçam Moradores

Por Luís Carlos Júnior (foto) - www.tvmirante.blogspot.com
Uma idosa de 91 anos foi ferida no braço durante a ação dos marginais
A ação dos bandidos aconteceu por volta das sete horas da noite da última quarta-feira (18), numa residência localizada na Rua Santo Antonio, no Bairro do Campo Velho. Uma das vítimas que preferiu não se identificar com medo de represália, disse que quatro homens, armados se aproximaram da casa, dois ficaram do lado de fora e dois entraram na residência. Os bandidos estavam atrás de um adolescente infrator de 17 anos, conhecido como "Neguinho da Roxa".

Durante a invasão da residência, os marginais gritavam o tempo todo que queriam matá-lo, disse a vítima. Como não o encontraram, os marginais começaram a sessão de espancamento e esfaqueamento contra os moradores da residência - que são parentes do "Neguinho da Roxa". Uma idosa de 91 anos de idade mãe de criação de "Neguinho", recebeu um corte no braço desferido por um dos bandidos. A vítima contou ainda que para escapar da morte, ela, a avó de 91 anos e sua filha tiveram que pular uma cerca.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender três dos quatro bandidos: João Batista Trindade Júnior, conhecido como "Doidão", Iranildo da Silva Chaves - o Iran, e Josael Alves de Melo - o . Um quarto elemento conhecido apenas como Osmildo, conseguiu fugir.

Josael Alves de Melo - o , foi baleado na barriga durante a confusão, e teve que ser encaminhado para São Luís. No depoimento prestado a Polícia Civil, João Batista Trindade - o Doidão, disse que um homem em uma motocicleta preta, teria disparado o tiro que acertou .

De acordo com as investigações do delegado Jairon Timbó, os quatro bandidos passaram o dia ingerindo bebidas alcóolicas próximo a casa do Neguinho da Roxa com o objetivo de assassiná-lo. Não o encontrando, começaram a lesionar os parentes do mesmo, a mãe de 91 anos e um tio conhecido como Raimundo que está com várias lesões graves. Sobre o tiro no qual um os bandidos foi atingido, o delegado informa que ainda não foi esclarecido de onde partiu o disparo. Mas será investigado.

Ainda de acordo com o delegado, os três bandidos presos foram autuados em flagrante pelo crime de lesão corporal de natureza grave. "Ajuste de contas", foi o termo usado pela polícia, na qual os bandidos estavam dispostos a cumprir.

A testemunha e vítima das ações criminosas em entrevista ao Programa Direto ao Assunto, da Rádio Mirante AM/local, afirmou que a ordem para assassinar o "Neguinho da Roxa", partiu de Manuele Oliveira Moraes - o Cabecinha, morador do bairro Campo Velho, pois o mesmo acha que Neguinho teria o dedurado por ter participado do furto de motocicletas em Chapadinha.

Cabecinha, é a acusado pela polícia, de ter furtado duas motocicletas na zona rural do município.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Galdêncio Gomes Concorre Eleição na OAB-Subseção de Chapadinha

Dr. Raimundo Marques ladeado pelos advogados Dr. Geraldo e Galdêncio Gomes
Na última segunda-feira (16) iniciou-se o período de eleições das novas diretorias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em todo o país. Ao todo são 27 seccionais que decidirão os mandatos de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2012. No Maranhão a eleição acontece nesta sexta-feira (20) e quem está na disputa pela presidencia são as chapas “Avançar Sempre”, liderada pelo advogado Mário Macieira, e “Juntos pela Ordem”, comandada por Roberto Feitosa. Além das eleições para as 27 seccionais haverá ainda a eleição das subseção que acontece em cada município.
Em Chapadinha a chapa que disputa a presidência da subseção e tem a aprovação da maioria dos advogados é comandada pelo advogado, Dr. Galdêncio Gomes, e também acontece nesta sexta-feira (20).
Confraternização - Na noite de sexta-feira, dia 13, os advogados de Chapadinha reuniram-se em um jantar de confraternização no Restaurante Kid Jato (foto). Na ocasião a classe aproveitou para dá total apoio à chapa de Dr. Galdêncio, que tem como vice, o renomado advogado, Dr. Almir Lopes Moreira.

Conservadoras e Merendeiras Participam de Curso de Capacitação

LocalNotícias

Durante três dias, as conservadoras da Zona Rural e merendeiras da Zona Urbana estarão participando de cursos de capacitação promovido pela Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação.
O evento, que se inicia hoje (quinta-feira, 19) e vai até sábado (21), tem por finalidade aperfeiçoar a habilidade dessas profissionais a fim de que os estudantes da rede municipal tenham uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes e minerais. O curso será ministrado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem o Sindicato dos Servidores Municipais de Chapadinha (SINDCHAP) como parceiro do programa.
Do total, 180 pessoas participarão do curso que abordará temas como Cuidados na Manipulação de Alimentos; Benefícios de uma Alimentação Saudável; Lixo; Doenças Transmitidas ao Homem pelos Animais.
Além desse curso, as merendeiras estarão participando do II Curso de Alimentação Alternativa, na escola João Gomes (bairro Areal).

Programa Caderneta de Saúde do Adolescente é Implantado em Chapadinha

Por: Brendha Gomes - Site LocalNotícias
A oficina contou com a presença de várias personalidades do meio político, social, alguns representantes do município de Tutóia
A Secretaria da Saúde do Estado promoveu durante todo o dia desta quarta-feira (18) a I Oficina de Implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, no auditório da CAEMA, em Chapadinha.
A Oficina faz parte do programa do Governo Federal onde jovens de 10 a 19 anos receberão informações sobre sua saúde, além de dicas sobre vacinas, quando e quais se deve tomar. Será um acompanhamento tanto no que diz respeito à saúde, educação quanto à assistência social. Tudo para que esse adolescente acompanhe as transformações de sua vida durante esse período.
Para o ano de 2009, o governo federal disponibilizou pouco mais de 3 milhões de cadernetas para serem distribuídas pelo país, elas foram divididas nas categorias femininas e masculinas. Para Chapadinha foram destinadas 7.408, sendo que 3.654 para meninas e 3.754 para meninos.
A Coordenadora do programa no Estado, Ana Amélia, fez questão de ressaltar a importância da implantação do programa no município - “O jovem tem que ter a consciência de que a caderneta é um documento,assim como o cartão da mulher,a carteirinha da criança e outras. Além de ajudá-lo a lidar com questões como prevenção das DST’s, drogas, da violência, o programa pretende inserir esse jovem na sociedade”- disse ela.
A Oficina contou com a presença de várias personalidades do meio político, social, alguns representantes do município de Tutóia (distante 210 km de Chapadinha), e do setor da Saúde.
O médico, Dr. José da Costa Almeida esteve no evento e achou que a iniciativa vai contribuir para o desenvolvimento do município, uma vez que os jovens precisam desse apoio e de um acompanhamento. “O que a gente espera é que isso se reverta na verdade em um grande beneficio para a população jovem do município. Os jovens só não se conscientizam se ninguém estiver fazendo nada, estou dando meu apoio ao programa, pois ele vai melhorar muito a qualidade de vida dos adolescentes”- ressaltou.

Mutirão Carcerário Será Realizado em Chapadinha

O corregedor geral da justiça, desembargador Jamil Gedeon Neto, finalizou nesta terça-feira, dia 17, junto com membros do Conselho Nacional de Justiça, o projeto do II Mutirão Carcerário do Maranhão, que acontecerá nas comarcas de São Luís, Imperatriz, Timon, Bacabal, Santa Inês, Balsas, Pinheiro e Chapadinha. Estas cidades foram escolhidas devido ao seu grande contingente de presos.

Presidente da Câmara Assume Prefeitura de Buriti

Por: William Fernandes – Blog TvMirante
O repórter Luís Carlos Júnior, da Rádio Mirante AM/Chapadinha, conversou no início da noite desta quarta-feira (18) com o Major Edvaldo, comandante da PM de Chapadinha sobre a situação em Buriti após a cassação do prefeito Neném Mourão.

O Major informou que o presidente da Câmara Municipal assumiu a prefeitura de Buriti. Para evitar atos de vandalismo, o Major enviou vários policiais da 4ª CI/PM de Chapadinha àquela cidade.

A qualquer momento, publicaremos novas informações de Buriti, que fica a cerca de 90 km de distância de Chapadinha.
NOTA DESTE BLOG: Segundo nos informou uma professora daquela cidade, o atual presidente da Câmara Municipal de Buriti é o vereador Raimundo Nonato Mendes Cardoso, popularmente conhecido como Raimundo Camilo (foto/TSE).

Dois Dias Sem Água Em Chapadinha

Texto e Foto: Por William Fernandes (com informações de Luis Carlos Jr.)
A CAEMA (Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão), anunciou na manhã desta quarta, 18, que irá suspender o fornecimento de água em toda a cidade de Chapadinha nos próximos dois dias.

O fornecimento será suspenso das 6h desta quinta (19), às 5h da tarde de sexta, dia 20, para que seja feita manutenção em equipamentos da estação de tratamento e na rede de distribuição de água.

Na manhã desta quinta-feira (19), a partir das 9h30, Roberval Soares Lima, gerente da Regional da Caema de Chapadinha, dará maiores esclarecimentos à população, em entrevista a ser concedida ao vivo, no programa "Direto ao Assunto", na rádio Mirante AM (local).

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Morre mais uma vítima de acidente de trânsito em Chapadinha

Por: William Fernandes – Blog TvMirante
Gilson Carvalho Vieira, 36 anos, não resisitiu à gravidade dos ferimentos e morreu hoje, por volta das 3 horas da manhã, no Hospital Socorrão 2, em São Luís. Ele estava internado, em estado grave, há 3 dias, vítima de um acidente de moto ocorrido na madrugada do último sábado, na MA 230, quando retornava de Anapurus.

Uma irmã de Gilson contou que ele saiu de casa dizendo que iria fazer cobranças em Anapurus, mas há informações de que ele teria ido a uma festa que aconteceu naquele dia na cidade.

Gilson retornava sozinho de moto e foi encontrado desacordado na rodovia, por volta das 3 horas da manhã, por um policial militar que o trouxe ao Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) em Chapadinha. Ainda no mesmo dia e praticamente em coma, Gilson foi transferido para a capital maranhense.

Gilson estava morando em Goiânia-GO e retornou a Chapadinha em maio deste ano. Além de uma loja de confecções que mantinha com a esposa, Gilson trabalhava na Delegacia de Chapadinha. Ele tinha 3 filhos: uma menina de 12 anos e dois garotos, um de 7 e outro de 4 anos de idade.

O velório está sendo realizado na residência dos pais de Gilson, na Avenida Presidente Vargas, 1134, próximo ao CE Colégio Raimundo Araújo.

Com a morte de Gilson, sobe para quatro, o número de chapadinhenses mortos vítimas de acidentes de trânsito ocorridos no último final de semana. Além dele, morreram os jovens Edílson Junior de 21 e Jailton Costa, de 18 anos, em um acidente de moto, quando retornavam de uma festa em São Benedito do Rio Preto e Fátima Caires (foto a esquerda), de 52 anos, que foi atropelada por uma pampa que vinha em alta velocidade, na MA 230.

Mourinha é nomeado interventor do Mercado Central

Por: William Fernandes - Blog TvMirante
A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, reuniu-se na última terça-feira, dia 17, em seu gabinete, com Marco Antonio Lopes, o Mourinha (foto), e o nomeou interventor do Mercado Central.

A prefeita solicitou ao interventor que elabore um plano de ação e o execute em, no máximo, 90 dias. Mourinha que já havia realizado um recadastramento de todos os segmentos do mercado, apresentou na reunião um diagnóstico da real situação do mercado central.

Mourinha disse que espera contar com o apoio da prefeita e de todas as pessoas que trabalham no mercado para que possa, dentro do prazo estipulado, executar ações que visem melhorar as condições de trabalho de todos e que ofereça melhores condições de atendimento aos consumidores que por ali passam todos os dias.

Será, sem dúvida, uma missão das mais difíceis, uma vez que muitos administradores já passaram por lá e encontraram muitas dificuldades em colocar ordem no local.

Prefeito de Buriti é cassado por compra de votos

A juíza Karine Lopes de Castro (25ª Zona Eleitoral) cassou o prefeito e vice-prefeito de Buriti, Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão, o Nenem Mourão (PRB), e Lourival Batista da Silva (DEM), respectivamente, por compra de votos. Ela determinou ainda a realização de novas eleições na cidade em data ser definida pelo TRE. O republicano foi multado em 10 mil Ufirs e o democrata em mil.

Com receio de tumulto e quebra-quebra no município, já que o prefeito é aliado do deputado Domingos Dutra (PT), a juíza só divulgou a sentença após a chegada de reforço policial à cidade.

Nenem Mourão (foto/TSE) é acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores de Buriti em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura. Como ele obteve 55,54% dos votos, deverá ser realizada nova eleição.

O ex-prefeito José Machado Vilar (PTB) ficou em segundo com 24,82% da votação no pleito de 2008, vindo em seguida Antonio Ferreira Viana (PDT) com 15,23%, e José Marques Viana (PPS) com 4,31%.
Como estou careca de assistir em decisões deste tipo, vai acontecer o seguinte: algum juiz do TRE, como de costume, concede liminar para o prefeito permanecer o cargo até o julgamento do processo pela Corte, o que só deve acontecer no próximo ano.
É esperar e conferir.
Imirante.com

Arquivo do blog