WebNet

WebNet

sábado, 28 de novembro de 2009

Presidente da Câmara assume Prefeitura de Buriti

O presidente da Câmara de Vereadores de Buriti, Raimundo Nonato Mendes Cardoso, conhecido popularmente por Raimundo Camilo (foto acima), foi empossado na última quinta-feira (26), no cargo de prefeito em substituição ao então titular Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão, o Nenem Mourão (PRB). Mourão e seu vice, Lourival Batista da Silva (DEM), foram cassados no último dia 17, acusados de compra de votos, pela juíza Karine Lopes de Castro (25ª Zona Eleitoral).

Sábado passado (21), o juiz do TRE Sérgio Muniz, de plantão na Corte, concedeu liminar para que o prefeito permanecesse no cargo até o julgamento do caso pelo tribunal. Quarta-feira, dia 25, o relator original do processo, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, revogou a decisão do colega e mandou que fosse cumprida a sentença da juíza de Buriti.

Nenem Mourão (foto a esquerda/TSE) é acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores de Buriti em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura. Como ele obteve 55,54% dos votos, deverá ser realizada nova eleição.
O ex-prefeito José Machado Vilar (PTB) ficou em segundo com 24,82% da votação no pleito de 2008, vindo em seguida Antonio Ferreira Viana (PDT), com 15,23%, e José Marques Viana (PPS), com 4,31%.

Caso o TRE confirme a decisão de Karine Lopes será realizada nova eleição na cidade. Isso acontecerá porque o prefeito cassado foi eleito com mais de 50% da votação.
Imirante.com

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

OS BURACOS DA NEGLIGÊNCIA

Clique nas imagens para vê-las em alta resolução
Há cerca de um ano quando postei pela primeira vez neste blog uma matéria falando dos inúmeros buracos na entrada de Chapadinha, na avenida Ataliba Vieira de Almeida, na Presidente Vargas e principais ruas de Chapadinha aqueles buracos já estavam lá, esperando pelas diligências das autoridades “competentes” responsáveis pela conservação e zelo das vias públicas. Na ocasião as autoridades alegavam as chuvas.
Pois bem, o inverno passou e agora já está chegando novamente as chuvas e os buracos estão lá desafiando a perícia dos motoristas e motociclistas como se a vida fosse um circo de manobras radicais, patrocinadas pelo relaxo no dever de zelar pelas vias públicas e pela segurança no trânsito.

Quantas vezes não devem ter passado por ali um carro da prefeita, do secretário de obras, dos vereadores, ou até mesmo do Departamento de Trânsito, desviando-se dos buracos, desviando-se de sua responsabilidade. Preocupados em multar as irregularidades dos outros, mas esquivando-se de suas próprias, em preservar as vias públicas e a vida das pessoas.

Sinto-me indignado, revoltado mesmo, pelo desleixo para com a nossa cidade. No desmazelo de pessoas que deveriam cuidar melhor de nossa cidade, mas andam nas ruas com os olhos vedados e viciados em suas próprias atribuições. Na via de principal acesso a cidade e nas principais ruas e avenidas não pode haver tantos buracos instalados a quase um ano e meio. São como feridas abertas onde não há cuidado sequer em reparar um simples buraco, que começa pequeno e cresce com o aumento dos descasos por parte das autoridades que governa o município.
Herbert Lago Castelo Branco
Poeta e Escritor Chapadinhense - www.herbertlago.blogspot.com

MP Notifica Conselho Municipal de Saúde de Chapadinha

O Ministério Público analisou a situação do Conselho Municipal de Saúde e mandou que se fizesse o Regimento Interno do mesmo. Como falamos no nº 33 deste Boletim, estava-se notando muita arbitrariedade em algumas decisões feitas com pressão dominadora sobre os membros.

Registramos também que a Irmã Isabel foi dispensada do trabalho que vinha exercendo no Hospoital das Clínicas de Chapadinha (HCC). Aguardamos que quem acumula muitos cargos e não está na cidade a maior parte do tempo não venha a exigir uma auxiliar para compensar sua ausência. Que em primeira mão sejam sacrificadas as pessoas que têm outras fontes de receita e não quem, dispensada, fica sem sustento.
___________________________
In VIDA NOVA - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nª Sª das Dores - Chapadinha (MA) - Nº 42 - 15/11/2009 - Diretor: Pe. Manuel Neves / Adjunto: Pe. Pedro José - Pastoral da Comunicação.
Imagens Meramente Ilustrativas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Mulher Morre por Complicações no Parto no HCC

* Esta matéria foi alterada as 10h22, desta quinta-feira (26), para acréscimos de informações.
Na manhã desta terça-feira (23), a senhora Ozenir Simões de Araújo Almeida, 35 anos, que residia no povoado Douro, município de Mata Roma (próximo ao Riacho Doce), faleceu por complicações durante o parto, no Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC).
Segundo informações de familiares, ela deu entrada naquele hospital por volta das 2h da manhã e só foi atendida por volta das 8h30, assim mesmo porque uma sobrinha interveio. O médico plantonista era Dr. Sérgio (foto).

Ainda de acordo com familiares, o hospital foi avisado de que os partos da vítima eram de riscos; e após o anúncio da morte de Ozenir, a família ficou sabendo que foi retirado o útero da mesma, sem autorização da vítima, tão menos da família. Segundo informa um dos familiares, o útero se encontrava dentro de um saco, e com o pedido da família para que tomassem posse do órgão para registrar queixa da Delegacia, funcionários pediram que comprassem um vidro, o que a família providenciou de imediato.
Segundo Dionísia de Araújo Simões, sua irmã ainda chegou a pedir socorro aos familiares. O bebê sobreviveu.
A família cedeu entrevistas ao radialista Eldy Barros. O Programa Balanço Geral, vai ao ar a partir das 13h, pela Rádio Cultura FM (87.9MHz).

Galdêncio Gomes é o Novo Presidente da OAB/Subseção de Chapadinha

Dr. Galdêncio Gomes ladeado pelo seu vice Dr. Almir (direita) e Dr. Josivaldo
Galdêncio Gomes foi eleito, na tarde da última sexta-feira (20), o novo presidente da Ordem dos Advogados no Brasil (OAB)/Subseção de Chapadinha.

Com a Chapa "Sobral Pinto", o advogado teve o apoio de toda a classe do município. Hoje a subseção conta com 42 advogados, mas apenas 32 estavam aptos a votar, desses, 28 compareceram. A votação estava sendo realizada no Fórum desde as 8h e encerrou no fim da tarde. A subseção de Chapadinha abrange desde a cidade de Vargem Grande até São Bernardo e Buriti de Inácia Vaz.

Outra conquista do grupo, que tem como vice Dr. Almir Moreira, foi a vitória de Mário Macieira para a presidência da OAB do Maranhão, numa das eleições mais disputadas da história. Para o cargo, concorreram, além de Mário Macieira, Isaac Dias Filho e Roberto Feitosa.
Leia mais no site www.localnoticias.com.br

Chapadinha Realizará a I Conferência Municipal das Cidades

Por: Brendha Gomes - Site LocalNotícias
Logo mais a partir das 14h será realizada, no auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha, a I Conferência Municipal das Cidades que tem por finalidade identificar e buscar combater os problemas urbanos, além de procurar, coletivamente, fundamentar uma estratégia sustentável de desenvolvimento para do município.

A Conferência irá atuar como um dispositivo de orientação aos poderes públicos para a construção da cidade dos sonhos. Tendo em vista que a participação da comunidade é de extrema importância para a diminuição dos problemas sociais.
Na ocasião serão escolhidos 7 delegados dos mais diversos segmentos sociais que irão participar da etapa estadual em São Luís.

Servidores da Assistência Social Participarão de Programa de Capacitação

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social participarão a partir desta quarta-feira, dia 25 de novembro, de uma capacitação oferecida pela Secretaria.

O treinamento será realizado no auditório do C.E. Raimundo Araújo, e terá como principal finalidade a reestruturação e aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social-SUAS, a capacitação será dividida em três etapas, sendo que a partir do segundo módulo será direcionado para cada programa.

Na opinião da Secretária de Assistência Social, Rejamara Lima, a capacitação do RH é necessária para todos os setores do serviço público. “Este treinamento tem objetivo melhorar o atendimento, sendo que a partir deste, será realizada uma avaliação de desempenho, que tem por intuito avaliar os resultados obtidos através da capacitação”, relatou.

A Consultoria Técnica especializada está sendo realizada por Crisalis Fonseca, que desde outubro está assessorando a gestora da Secretaria de Assistência Social, dando assessoramento técnico a equipe de gestão do órgão gestor, na elaboração de documentos técnicos e legais para adequação ao SUAS- Sistema Único da Assistência Social.
Fonte: ASCOM

Moradores da Avenida Gustavo Barbosa Reclamam de Excesso de Poeira

Texto e Fotos: Antenor Ferreira
Após uma terraplanagem realizada recentemente, moradores da Avenida Gustavo Barbosa , no bairro Corrente, procuraram a nossa reportagem para fazer uma reclamação quanto ao excesso de poeira no local.

Segundo os moradores a situação está insuportável, principalmente no final de tarde quando os veículos de grande porte que em sua grande maioria deixaram de trafegar pelas Avenidas Presidente Vargas e Ataliba Vieira de Almeida, que cá entre nós, estão completamente destruídas, passam pelo local. Afirmação comprovada por nossa reportagem.

Os moradores relatam que os mais prejudicados são as crianças, que desde a terraplanagem estão desenvolvendo sérias dificuldades pulmonares.

O motivo de toda essa problemática seria o ínicio das obras de pavimentação asfaltica da via, como está exposto nessa placa fixada no local.

Os recursos orçados no valor de R$ 255.266,35 destinam-se a um total de 9.100m² de área pavimentada asfáltica e ainda drenagem de vias públicas e são provenientes do Ministério das Cidades, fazendo parte do programa PRÓ-MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE.

O prazo para término da obra é de 90 dias. O curioso é que na placa não foi determinado o ínicio da mesma e olha que já estamos bem próximo do ínicio de mais um período chuvoso no município.

Enquanto isso os moradores sofrem com a situação sem ter a quem recorrer.

Caso Viana x Chapadinha começa a ser julgado hoje no TJD

O escândalo da rodada final do segundo turno do Campeonato Maranhense da Série B, que chamou a atenção das redes de televisão do Brasil e de jornais do mundo inteiro, por causa do jogo Viana 11 x 0 Chapadinha, com a marcação de nove gols em nove minutos, começa a ser julgado hoje, às 17h, no auditório da Federação Maranhense de Futebol (FMF), pela Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em primeira instância.

Se o pleno da Comissão Disciplinar acatar o parecer do procurador Hugo Leonardo Veiga da Silva, Chapadinha e Viana serão eliminados do futebol por terem “armado” o resultado, com a intenção de mudar o rumo da competição. A pena está prevista no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual estão enquadrados. Quanto aos jogadores das duas equipes que participaram do segundo tempo da partida questionada, o procurador pede suspensão entre 120 e 360 dias. Até o árbitro Edilson Santiago Cardoso, que não cumpriu as regras, corre o risco de levar uma pena de 30 a 120 dias.

Porém, não são somente Chapadinha, Viana, seus jogadores e o árbitro que estarão no banco dos réus no julgamento de hoje. Também o Moto Clube está citado. Não pelo escândalo, mas porque o procurador, com base no relatório feito pela Comissão Disciplinar, que apurou as irregularidades na Segundona, pede no seu parecer que a participação do Papão na competição seja desconsiderada. Alega que o Rubro-Negro participou indevidamente do campeonato.

Na pauta, o Moto está ainda citado por ter atrasado o início do seu jogo diante do Santa Quitéria e pode ser multado em R$ 1.000,00 por minuto.
Imirante.com

Fugitivos da Delegacia de Araioses são Recapturados

Por Luís Carlos Jr - Blog TvMirante

Presos que fugiram da delegacia de Araioses (distante 220 km de Chapadinha), foram recapturados por policiais civis e militares daquele município, depois de escaparem da cela por um buraco em outubro deste ano. Três ladrões e um homicida.

De acordo com Alessandro Gomes de Castro (foto), delegado regional de Polícia em Chapadinha, os bandidos locais sem condições financeiras para custear suas fugas, através de um veículo, ficaram por lá mesmo, esperando a oportunidade de assaltar alguém e empreender uma fuga para uma outra cidade.

Através de uma busca incessante, os policiais conseguiram prender todos eles que estavam nos municípios de Araioses e Água Doce do Maranhão.

A delegacia de Araioses é considerada um modelo, afirma o delegado regional. Tem capacidade para comportar até 30 presos. Com boa ventilação, iluminação e reforçada. Mas, o delegado disse que as celas da delegacia sofreram problemas na sua infra-estrutura no ano passado, quando à população invadiu e tirou a força dois presos. Na época, os presos acabaram mortos, numa praça. Eles eram suspeitos de terem assassinado o segurança de uma festa.
Alessandro Gomes, disse que às celas estão sendo reformadas para evitar novas fugas.

J. Coutinho Recebe Cateterismo e Passa Bem

No início da tarde desta terça-feira (24), o radialista J. Coutinho (Mirante AM/Chapadinha), que está em São Luís, desde a semana passada, para realizar exames médicos, conversou (por telefone) com o companheiro de trabalho William Fernandes, falando sobre sua viagem. Muito contente, ele informou que realizou um cateterismo pela manhã, na Clínica Pro-Cardio e foi tudo muito tranqüilo.

Coutinho (foto), aproveitou para mandar uma mensagem de agradecimento: “Agradeço a todos as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para que eu realizasse esse exame e àquelas que rezaram para que tudo fosse feito dentro da maior tranqüilidade. Acredito que amanhã de manhã, já estarei participando, por telefone, do programa Direto ao Assunto, para agradecer a todos que me ligaram me dando força”, disse Jota, que deve permanecer ainda alguns dias sob observação médica.

"Valeu “Patão”! O melhor de tudo é saber que você suportou bem este exame, que normalmente é muito delicado e, ainda por cima, teve algum obstáculo retirado das veias para que o sangue possa circular com maior facilidade" - brinca William.

“Tirei as sujeiras dos bicos injetores e agora ta tudo novinho. O ‘combustível’ vai circular que é uma beleza”, brincou Jota.
Leia Mais no blog da TvMirante

EducaçãoConcludentes do Ensino Fundamental tem até dia 30 para fazerem inscrições do Encceja

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa que foi prorrogado para as 23h59 do próximo dia 30 o prazo das inscrições gratuitas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que mede os conhecimentos dos concludentes do ensino fundamental. Os interessados podem se increver somente pela internet, por meio do endereço www.encceja.inep.gov.br/inscrição. As provas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

A supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Maria do Monte Serrate Prazeres, explica que a prorrogação ocorreu em decorrência da necessidade de mudanças no cronograma geral de atividades do Inep para o ano de 2009, com consequentes alterações no cronograma de atividades do Encceja.

O Exame é recomendado para alunos que não tem ou não concluiram o Ensino Fundamental (5ª à 8ª Série). Aprovado, o aluno irá receber o Certificado de Conclusão deste curso, e assim, poderá posteriormente cursar o Ensino Médio.
Ascom/Seduc

terça-feira, 24 de novembro de 2009

1º Enblog-MA: Encontro de Blogueiros do MA Acontece em São Mateus

Eu, Sousa Neto, fui convidado e já confirmei presença no evento!
Em todo Maranhão tem surgido blogueiros sensacionais que utilizam destas páginas eletrônicas para postarem notícias e expressar as suas idéias e de todos que seguem e acreditam neste tipo de comunicação virtual.

Para a nossa surpresa o município de São Mateus, por meio do comunicador Jônatas Carlos, saiu na frente para convocar todos os blogueiros a participarem um encontro no próximo dia 28, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores, daquela cidade, denominado I Enblog-MA (Encontro de Blogueiros do Maranhão)

A programação proposta pela coordenação consta da: Apresentação do Histórico da comunicação em São Mateus; a discussão do fenômeno dos blogs; a relação entre autoritarismo e liberdade de expressão na era da blogosfera; a influencia dos blogs no meio Político; de como a mídia tradicional está encarando os blogs; sobre como viver de blog (o problogger); o marketing e os blogs e a expansão dos blogs de linha literária.

Com estes temas explosivos e como tudo na nossa terra gira em torno da política não vai faltar debates acalorados. O importante é entenderem que independente da ideologia ou tendência política o encontro tem ser utilizado para a boa convivência entre os blogueiros maranhenses.

Por Felipe Klamt

Caixa D'água Desaba no Bairro Novo Castelo

Depois do desabamento na Escola Almada Lima agora foi no bairro Novo Castelo
Pelo jeito a situação das obras públicas no município é preocupante. Após o desabamento de uma estrutura que deveria ser usada como um auditório na escola municipal "Almada Lima Filho", na tarde da última quinta, 19, (Clique AQUI e confira a matéria), na manhã desta segunda-feira, 23, uma das caixas d'água do principal poço de abastecimento do bairro Novo Castelo veio abaixo.
Por volta das 6h, o recipiente com capacidade para 15.000 litros não suportando a pressão da água rompeu uma de suas paredes, vindo abaixo em seguida, o que causou um grande susto nos moradores próximo ao local.
A estrutura ficou completamente abalada e os destroços da caixa d'água espalhados pelo chão.
Segundo os moradores que ficaram sem água desde então e que relataram que até o momento em que nossa reportagem esteve no local ninguém da prefeitura se fez presente, a provável causa da destruição do recipiente seria o excesso de água. Como a tampa da caixa era presa por arames, o líquido rompeu as paredes e tubulações.

A tragédia só não foi maior devido a ação rápida do responsável pelo poço que ao perceber o rompimento em uma das laterais da caixa, arriscou-se para desligar a bomba de sucção poucos segundos antes da caixa desabar.

Em visita ao local podemos constatar de perto a gravidade da situação e também o descaso com a estrutura do poço, como por exemplo, o fato da caixa monofásica está sem a devida proteção com o risco de choques elétricos.

Com o desabamento dessa caixa em menos de uma semana já são duas estruturas públicas destruídas, uma situação que preocupa toda a sociedade.

Até parece que não há profissionais preparados para erguer tais estruturas na certeza que as mesmas não colocarão em risco a vida dos Chapadinhenses.
Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado

Participar é mais do que assistir, analisar é mais do que olhar!

Chapadinha sofre de apatia social. É preciso vitaminas de responsabilidade e vacinação contra o desinteresse. O futuro não pode depender só de profissionais políticos.

Voltaremos ao assunto, mais ampla e profundamente. Por hoje, apenas queremos acenar e abrir a porta ao debate. A situação do Município de Chapadinha é preocupante. Não pode continuar a ser tratada como assunto de propriedade privada de alguém que se habituou a fazer o que quer e nada acontece.

Chapadinha inchou. Tem mais habitantes, tem tido até invasões de terrenos para formar novos bairros. Chapadinha agora tem um Instituto Superior e uma Universidade e, por isso, pessoas mais conscientes. Chapadinha é o município, no Maranhão, que tem mais assentamentos da Reforma Agrária. Tem feito esforços na Educação para se atualizar. A construção está a um ritmo que admira. O comércio vende bem. Diga-se o que se disser, Chapadinha progride. Em alguns setores. Devagar. Mas em outros, é um Município atolado em promessas, vítima de politiquices prejudiciais. Faltam estruturas Públicas e infra-estruturas. As autoridades , na maior parte do tempo, estão ausentes da cidade. Algumas nem praticam. Tudo corre à revelia da lei e da ordem.

Vejamos:
1) -
É uma tristeza chegar aqui e deparar com uma Rodoviária daquele jeito. Meu Deus, que vergonha! Tal entrada da cidade, tal Rodoviária!;

2) - O patrimônio público é prejudicado por falta de criatividade e iniciativa pública. Só a Secretaria de Saúde paga, anualmente, de aluguéis, R$1.900.000,00. A quem?... E será verdade que faz ainda obras para melhorar prédios que não são Municipais? - É o caso do Hospital de São Francisco. A Secretaria de Obras Públicas e outras não têm máquinas próprias. Têm que as alugar para alguns trabalhos. Quem lucra com isso? E é de desconfiar, porque os aluguéis são feitos a pessoas ligadas à Prefeitura;

3) - O sistema de água está caótico. Macaoca não satisfaz. Estamos como em 1985. E a cidade triplicou. Os poços depressa estão inutilizados e os bairros sem água;

4) - A questão social está ao abandono. É um balão que a qualquer momento pode rebentar. Não há políticas públicas de segurança, de proteção à família, de combate ao tráfico de drogas, de luta contra o alcoolismo, de educação para a ordem no trânsito, de criação de espaços de recriação, de aplicação da lei do silêncio, de licenciamento de bares junto de escolas e em demasia nalguns locais...;

5) - Não há um cemitério público grande e bem cuidado. As Comissões de Manutenção existentes zelam a limpeza, mas, talvez, exagerem nas condições para enterramento de mortos;

6) - Falta planejamento de trabalhos. O Plano Diretório Municipal está guardado. A população, acossada pelo Agro-Negócio, invade terrenos, não deixando nem espaço para os prédios públicos. Não se sabe onde trabalham algumas Secretarias Municipais e quem é o Secretário;

7) - As estradas do interior estão ao abandono. Quando é feito algum reparo, logo fica pior do que estava, porque não há manutenção de nada;

8) - O sistema de Saúde está falido. Responsáveis estão mais ausentes que presentes e há postos de saúde esquecidos. A intervenção do Ministério Público no Conselho de Saúde veio revelar muita arbitrariedade que aí se praticava;

9) - A limpeza nos bairros está péssima. O aterro sanitário é uma lixeira impossível...;

10) - Alguns bairros, mesmo no Centro, estão com as avenidas cheias de covas e, no inverno, as águas das chuvas criam uma situação perigosa para a Saúde, por exemplo, no bairro Aparecida, perto da capela. Para já não falar na Avenida Ataliba Vieira de Almeida;

11) - Ainda se pratica em Chapadinha uma política de alienação incrível, pela informação e promoção de festinhas. E a Câmara assiste a tudo isto...;

12) - O Ginásio Esportivo e a Biblioteca (Farol da Educação) continuam sem serviço. Na deterioração;

13) - As contas que aparecem a público não são explicativas do dinheiro que vem e estão sendo reprovadas pelo Tribunal, além do sistema de compras ser extraordinariamente fechado;

14) - A agricultura ainda é no toco, e de mera subsistência. Enquanto nossos lavradores forem tão pobres não podemos falar em desenvolvimento chapadinhense.
______________________________
Pe. Pedro José

http://pedroc72.spaces.live.com

Com Suspeita de Furto Homem é Preso e Carro é Apreendido

Uma F-1000, cabine dupla, placa JJD-3020, foi apreendida por policiais militares no Posto Alvorada III, no bairro Boa Vista, em Chapadinha. De acordo com a PM, o vendedor Paulo Gilberto dos Santos, da cidade de Timon, foi preso, suspeito de ter furtado o carro, acusado por uma vítima da cidade de Anapurus (distante 25 km de Chapadinha), que afirmou que ele teria trocado a F-1000 por um Gurgel, recebendo da vítima R$ 550 reais.
Leia Mais matérias do repórter Luis Carlos Jr. (Mirante AM/Chapadinha) no Blog TvMirante

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ESPAÇO BCC - Aguarde!

Por: Sousa Neto - Brevemente Chapadinha terá a "Maior e Melhor Casa de Shows do Interior do Maranhão!" - ESPAÇO BCC. É o que afirma o diretor do Bloco BCC, Moraes (foto a esquerda).

O BCC adquiriu recentemente um terreno localizado no bairro Campo Velho. O local será estruturado e preparado para a realização de Shows, Convenções, Exposições, Feiras de Negócios e outros Eventos. Serão construídos: Palco/Camarim, Bar, WC's, e um Portal de Entrada Gigante por onde passarão os trios-elétricos que puxarão o BCC nos carnavais fora-de-época.
Veja fotos do local abaixo:
O início das obras começarão logo após o Carnaval 2010!

V ENCONTRO DE COMUNIDADES BAIXO PARNAÍBA

Nada se equivale a um encontro, ainda mais quando transcorreram dois anos desde o último em Paulino Neves, litoral leste maranhense. As comunidades agroextrativistas do Baixo Parnaíba e do litoral “dispensam” por alguns dias as suas rotinas e os seus afazeres em suas roças, em suas reservas florestais, em suas moradas e em seus municípios, longe de tudo e de todos um pouco e muito, mas, por certo, abarrotaram as suas despensas com arroz, feijão e outros mantimentos antes da suas comitivas volverem suas atenções para o próximo encontro de comunidades do Baixo Parnaíba.

Para que um encontro de comunidades no Baixo Parnaíba maranhense suceda a outro urge que um município e suas comunidades, internamente, acolham os propósitos do encontro e que premeditem a sua organização e a sua mobilização. Aflige quem premedita o simples fato de que nem tudo se antevê.

A própria dimensão que o V Encontro de Comunidades do Baixo Parnaíba alcançará em relação ao município de Buriti de Inácia Vaz, sede do encontro, e em relação aos outros encontros é uma incógnita. A assembléia do encontro de Paulino Neves deliberou para que o V Encontro acontecesse em São Benedito do Rio Preto em detrimento à Buriti. As organizações daquele município, meses seguintes, dissuadiram-se da realização do encontro.

Durante a eleição de qual município do Baixo Parnaíba, em 2009, acolheria o encontro de comunidades, a Dona Francimar, moradora do povoado São João dos Pilões, município de Brejo, suplicou para que a escolha recaísse sobre Buriti de Inácia Vaz em vez de São Benedito do Rio Preto. A razão ofertada por Dona Francimar fora que no município de Brejo se aporta os maiores impactos da monocultura da soja, dentre todos os municípios do Baixo Parnaíba.

Os mais de dez anos de plantios de soja no município de Brejo, Baixo Parnaíba maranhense, celebrizaram a compra de posses de agricultores familiares, a grilagem de terras públicas, o desmatamento de espécies nativas como o bacuri e pequi, a contaminação dos recursos hídricos por agrotóxicos e a proliferação de doenças como câncer e doenças da visão que atingem, principalmente, as populações mais pobres.

A medicina dispensa os nexos entre processos industriais e agrícolas que se baseiam no uso intensivo de químicos e a desnutrição e a debilitação da saúde de populações que convivem com esses processos nas proximidades de suas moradas. As denúncias desses casos pouco ou em nada resultaram de investigação por parte dos poderes públicos.
Como os impactos do agronegócio afligem diretamente e indiretamente centenas de famílias e dúzias de comunidades no município de Brejo, esses são casos de saúde pública e de saúde ambiental. As múltiplas conversações sobre meio ambiente, agricultura familiar e agronegócio arrebatadas, no município de Brejo, entre 2007 e 2009, da parte de sindicalistas e profissionais liberais, deixaram a desejar sobre as perspectivas para as comunidades rurais. As apostas da economia desconhecem a agricultura familiar, o extrativismo e os direitos humanos em Brejo ou em qualquer outro município do Baixo Parnaíba e do Maranhão. A economia dos commodities não é a melhor aposta que a sociedade possa fazer e, até alguém provar em contrário, as comunidades do Baixo Parnaíba apostam em outra economia e em outro tipo de produção.
...............................................................
V ENCONTRO DE COMUNIDADES DO BAIXO PARNAIBA
- 26 a 29 de novembro de 2009
- Buriti de Inácia Vaz-MA
Por: Mayron Régis
mayronregis@uol.com.br

MONOCULTIVOS AMEAÇAM RECURSOS NATURAIS DO BAIXO PARNAIBA MARANHENSE

Costuma-se afirmar o quanto a legislação ambiental brasileira representa um avanço no tocante à gestão dos recursos naturais. Alguns municípios no interior do Maranhão implementaram nos últimos anos legislações restritivas ao plantio de monoculturas nos seus solos. Um desses municípios é o de Barreirinhas, litoral leste maranhense, onde se encontra o parque nacional dos Lençóis Maranhenses. A criação de leis que proíbem os plantios de soja e eucalipto data a partir de 1997.

A Suzano Papel e Celulose beberica com seus plantios de eucalipto trechos dos municípios de Urbano Santos, Anapurus e Santa Quitéria, Baixo Parnaíba maranhense. No ano de 2008, empresas terceirizadas da Suzano entraram com pedidos de licenciamento pra desmatamento de várias áreas dos povoados de São José, Buritizinho, Bandeira, Facão, Mirim e Japão, município de Anapurus, numa área total de 3.000 hectares localizada na área de influência das cabeceiras do rio Preguiças. Sem que tenha havido comunicação às comunidades diretamente atingidas, as licenças de desmatamento foram concedidas.

O município de Anapurus repreendeu e repreende áreas de agricultura familiar e de extrativismo para encampar o agronegócio da soja, do eucalipto e do carvão vegetal. Acaba que muitos defendem os desmatamentos como esse da Suzano, mesmo que a empresa tenha se valido de brechas na legislação ambiental para enfiar estudos relapsos quanto à fauna, à flora e aos aspectos sócio-econômicos na boca da secretaria de meio ambiente que os engoliu sem pestanejar. Adicione a isso tudo, o fato de que a empresa grilou parte desses três mil hectares, segundo declarações do sr. Raimundo, membro do STTR de Anapurus.

Os plantios de eucalipto da Suzano beiram as principais bacias hidrográficas do Baixo Parnaíba, mas eles ainda não desvendaram a combinação para derrubar a legislação de Barreirinhas. A combinação se sustenta em vários setores da sociedade local: agricultura familiar, extrativistas, turismo e direitos humanos. Teve um dia que um terceirizado da Suzano pediu a um ex-vereador que o ajudasse nessa empreitada. Este ex-vereador respondeu que não.
A pressão é forte por parte dos plantadores de soja que vem comprando ilegalmente áreas de assentamentos estaduais em Barreirinhas e Paulino Neves, como foi recentemente exposto nos povoados de Cachoeira e São Raimundo, divisa de Barreirinhas com Paulino Neves. Estavam presentes as prefeituras de Barrerinhas e Paulino Neves, STTRs de Barreirinhas e Paulino Neves, assentamentos dos dois municípios, Iterma, cooperativa de turismo de Barreirinhas e organizações não-governamentais.

Tanto em Barreirinhas como em Paulino Neves, o Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) arrecadou terras para destinar à reforma agrária. Essas terras são chapadas em sua boa parte onde as famílias coletam bacuri e pequi. O título dado pelo Iterma é um título coletivo. Está no nome da associação. O que acontece é que um plantador de soja vai ao Iterma. Um funcionário forja títulos individuais para alguns assentados que os vendem para o sojicultor que munido desses títulos entra com um pedido na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) para desmatar aquela área.

O discurso da terra barata no Maranhão é conversa fiada. O que se tem aqui é terra pública e como grande parte das terras de Barreirinhas e Paulino Neves foi arrecadada pelo Estado, os sojicultores corrompem quem passar pela frente. Eles ofereceram 400 mil reais para que a Câmara de Vereadores de Barreirinhas derrube a lei que proíbe o plantio de soja.

Os assentados de Mamede, município de Barreirinhas, fecharão as estradas na chapada quando o sr. Clóvis Fontana, plantador de soja entre Barreirinhas e Santa Quitéria, entrar para demarcar os 1.600 hectares do assentamento que ele comprou. Dizem que as áreas que ele desmatou financiaram e vão financiar campanhas de políticos do Maranhão.
____________________________
Mayron Régis, jornalista Fórum Carajás
Esse texto faz parte do programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba, apoiado pela ICCO e realizado de forma conjunta com a SMDH, CCN e Fórum em Defesa do Baixo Parnaíba

OAB: Raimundo Marques Confirma Liderança

Mais uma vez o ex-presidente Raimundo Marques demonstrou liderança entre os advogados de Chapadinha e região. Mário Macieira, candidato de Marques, teve 26 dos 29 votos computados em Chapadinha. Roberto Feitosa ficou com 2 votos e ainda teve um voto nulo. Foi percentualmente o melhor desempenho do futuro presidente da Ordem.

Arquivo do blog