WebNet

WebNet

sábado, 27 de março de 2010

Nasce a Mais Nova Chapadinhense: Sara Vitória

Nasceu neste sábado (27), por volta das 8h das manhã, no Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC), Sara Vitória, medindo 46 cm e pesando 2,8 kg. O parto cesário foi realizado pela equipe do médico plantonista, Dr. Raimundo.

A rebenta é filha do casal Macsoel Leão e Maria do Socorro. Na foto abaixo, o felicíssimo "paizão" Macsoel com sua outra filha, Mariana Portela Leão, de 9 anos, posam para as lentes deste blog, ao lado da recém chegada ao mundo, a "fofinha" Sara Vitória.

Chapadinha e Mais 15 Cidades Serão Contempladas Pelo Ministério de Esportes

Escolas de 16 municípios maranhenses serão contempladas com material esportivo doados pelo Ministério do Esporte a pedido do deputado federal Flávio Dino (PCdoB/MA - foto). Ao todo, 234 escolas públicas do Maranhão receberão jogos de xadrez, de dama, bolas para basquete, vôlei e futsal. Flávio Dino explicou que a iniciativa tem por objetivo ampliar as políticas públicas de esporte no estado.

Receberão o material esportivo, os municípios de São Domingos, João Lisboa, Açailândia, Pindaré, Afonso Cunha, Tuntum, Grajaú, São João dos Patos, Vargem Grande, Matões, Santo Amaro, Chapadinha, Icatu, Itapecuru, Rosário e Urbano Santos. Serão doados 10.530 jogos de xadrez, 10.530 jogos de dama, 1.638 bolas de basquete, 234 bolas de vôlei, 1.638 bolas de handebol e 936 bolas para futsal (imagem meramente ilustrativa).

O material doado foi confeccionado em penitenciárias brasileiras e em comunidades reconhecidamente carentes que integram o Programa “Pintando a Liberdade/Cidadania” do Ministério do Esporte. O programa, segundo o órgão, promove a ressocialização de internos do Sistema Penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. Com isso, os detentos, além da profissionalização, reduzem um dia da pena para cada três trabalhados e recebem salário de acordo com a produção. O programa do Ministério envolve, ainda, pessoas residentes em comunidades carentes e tem por objetivo garantir sua inclusão social e no mercado de trabalho.
Fonte: Portal Vermelho

Chapadinhenses participarão da Iª Conferência Nacional da Educação

A Iª Conferência Nacional de Educação acontecerá no período de 28 a 1º de abril em Brasília (DF). Nessa Conferência estarão representantes de todo o país, todas com suas respectivas propostas para elaboração de um plano nacional de políticas públicas, destinadas à educação básica.

Para a realização dessa conferência foi necessário um intenso trabalho que envolveu os governos Estaduais, Municipais e sociedade civil, que estiveram participando ativamente da realização de suas respectivas conferências e formação de equipe de delegados representativos.

A delegação do Maranhão estará partindo para Brasília nesse domingo (28) e entre os delegados que estarão representando nosso estado, escolhidos por votação na Conferência Estadual, que ocorreu recentemente, estão três chapadinhenses, os mesmos com grandes serviços prestados a nossa sociedade, Neudan Araújo Rocha (foto), atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindchap), o assessor de comunicação do município Jhony Gomes e ainda a docente Maria Coêlho.

Para os delegados a participação na Conferência Nacional de Educação é algo mais que especial, pois os mesmos estarão representando não só o município de Chapadinha, mais sim toda a regional do Baixo Parnaíba, o que exige empenho e dedicação de todos.

Local Notícias

Má conservação de vias motivou ação do Ministério Público

O Ministério Público do Maranhão garantiu, em meados do mês de fevereiro do corrente ano, por meio de uma medida Liminar, o fechamento da Avenida Ataliba Vieira de Almeida, em Chapadinha, e a correta sinalização das obras realizadas na via. A decisão foi tomada a partir de uma Medida Cautelar Inominada proposta pelo titular da 2ª Promotoria de Justiça de Chapadinha, Fábio Menezes de Miranda (foto à esquerda).

Em março de 2009, o promotor de Justiça já havia relatado à prefeita de Chapadinha, Danúbia Loyane Almeida Carneiro (foto à direita), as condições precárias de tráfego nas vias do município, em especial na Avenida Ataliba Vieira de Almeida. Na época, o promotor Fábio Miranda recomendou ao executivo municipal que fossem tomadas providências para evitar acidentes e garantir a segurança dos transeuntes. Nenhuma medida, no entanto, foi tomada e, com a ocorrência das chuvas, a situação se agravou.

De acordo com o promotor, o pior trecho da avenida estava sendo o que fica em frente ao cemitério São Judas Tadeu, entre as ruas Antonio Rodrigues da Mata e Genésio Lopes Moreira. O local estava repleto de buracos imersos em poças d´água que alagavam a quase totalidade da pista, escondendo pontos perigosos, especialmente para ciclistas e motociclistas, que não têm noção da profundidade dos buracos e podem sofrer lesões corporais graves em caso de queda.

Outro problema, na mesma avenida, era a sinalização feita nos trechos que estavam sofrendo reparos, ao redor dos quais estavam sendo colocados círculos formados por pedras. A falta de sinalização de que aquele era um trecho em obras aliada à pouca iluminação transformava as pedras em verdadeiras armadilhas, que poderiam causar outros acidentes.

A Liminar deferida pela juíza Andréa Furtado Permutter Lago previa que a passagem de veículos na avenida Ataliba Vieira de Almeida, no trecho localizado em frente ao cemitério, fosse suspenso até que a mesma estivesse em condições de tráfego. Para isso, deveriam ser colocados obstáculos com placas que identificassem a interdição da via por ordem judicial. A prefeitura de Chapadinha teria, ainda, que substituir as pedras colocadas nos trechos em recuperação por sinalização adequada, indicando as obras realizadas, e que não causasse riscos à população.

A medida liminar previa um prazo de 24 horas para a tomada de providências por parte da prefeitura. Caso houvesse descumprimento da decisão, o município estaria sujeito a multa diária de R$ 5 mil.
Com informações CCOM-MPMA (12.02.2010)

Servidor ganha Centro de Atendimento Odontológico

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência Social (Seaps), entregou, na última sexta-feira (26), aos servidores públicos estaduais o Centro de Atendimento Odontológico do Servidor Público Estadual. A solenidade de entrega aconteceu na unidade central, situada na Rua do Outeiro nº 680, Apicum (esquina com Cajazeiras). Também funcionarão unidades nos bairros Cohab e Renascença.

"O novo serviço busca oferecer assistência odontológica eficiente e digna aos servidores públicos, seja na atividade profilática, seja na atividade curativa e reduzir ou minimizar os efeitos danosos à saúde bucal", afirmou o secretário de Administração e Previdência, Luciano Moreira.

Segundo o secretário, tendo em vista que a saúde do funcionalismo público é uma das prioridades do governo e que o Hospital Carlos Macieira está passando por uma grande reforma, "a governadora Roseana Sarney nos recomendou que fossem criadas essas unidades, descentralizando os serviços, que muito contribuirão para melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores".
O serviço beneficiará os servidores públicos, civis, militares, ativos e aposentados do Executivo, extensivo também aos poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e do Ministério Público, seus dependentes e pensionistas.
Ascom/Governo do Estado

sexta-feira, 26 de março de 2010

UFMA convoca estudantes selecionados na 3ª Lista de Espera

A Pró-Reitoria de Ensino da UFMA tornou pública nesta quinta-feira (25), a 3ª Lista de Espera para ingresso de novos estudantes na UFMA. Esta nova Lista é destinada ao preenchimento de 61 vagas remanescentes da lista anterior. Segundo o prof. Manoel Barros, do Departamento de Organização Acadêmica (DEOAC), a intenção é ocupar todas as vagas ofertadas para o 1º semestre de 2010.

Os estudantes convocados pela Lista devem comparecer aos locais indicados no Edital nº 87 da PROEN munidos dos documentos necessários a fim de realizar matrícula. O não comparecimento acarreta na imediata desclassificação do candidato e, portanto, na perda de sua vaga.

As matrículas acontecem apenas nesta sexta-feira, dia 26 de março, de 8h às 12h e das 14h às 17h.

3ª Lista UFMA de Convocados para Matrícula a partir da Lista de Espera SiSU - Campus de Chapadinha

Nome do Curso Insc. ENEM Nome do Candidato
Agronomia 200921699070 MAX MULLER CARVALHO VELAZQUES
Agronomia 200924511105 LARISSA CRISTINNE SILVA SOUSA
Agronomia 200922363437 ALYSSON OLIVEIRA DE CARVALHO
Ciências Biológicas 200923877483 TASSIA CAMILA ALVES DA SILVA
Ciências Biológicas 200920154287 KATHARINE VIANA BATISTA
Ciências Biológicas 200922909503 VANDERLINE CORREIA DOS SANTOS
Ciências Biológicas 200923581637 BRUNA OLIVEIRA DE ALENCAR
Ciências Biológicas 200923461469 FERNANDO DANTAS DO REGO
Zootecnia 200923789006 ANTONIA RAQUEL GONCALVES DA SILVA
Zootecnia 200922941173 LUANNY NAZARETH SILVA
Zootecnia 200920603248 SUANNE COSTA DO CARMO
Zootecnia 200922140253 LUCIANA ALMEIDA DA SILVA
Ascom/UFMA

Chapadinha terá Pólo Tecnológico

Será lançada neste sábado (27), a Pedra Fundamental do Pólo Tecnológico de Chapadinha. A solenidade acontecerá a partir das 10h, no Aldeota Clube e contará com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico, Waldir Maranhão (foto).

A construção e ampliação dos pólos em municípios maranhenses será possível graças ao convênio firmado entre a Sectec e o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Profissionalizado. Implementar políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal, integradas à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, nas modalidades presencial e à distância, é o objetivo central do Programa.

Conforme a programação, além de Chapadinha, também serão contemplados com centros de capacitação tecnológica os municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e São José de Ribamar, cujos projetos foram aprovados no ano passado.

O governo do estado, de acordo com o convênio firmado, ficará responsável pela manutenção das escolas, contratação de professores, democratização da gestão escolar, adequação dos cursos ao Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos e implantação do Plano Estágio em todas as escolas.

Entenda o Programa Brasil Profissionalizado
- Incentivados a retomar o ensino profissional, Estados e Municípios receberão assistência financeira e técnica (obras, gestão, formação de professores) para oferecer, em contrapartida, novas matrículas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em sua rede de educação pública de forma inteiramente gratuita, com qualidade e eficiência;

- O aluno, além de receber formação para ter acesso ao emprego, deve ter bagagem suficiente para uma gestão autônoma e empreendedora, não só sobre os bens econômicos externos, como também no âmbito familiar e em sua vida pessoal.

Municípios com pólos tecnológicos atualmente
São Luís (dois pólos), Carolina, Porto Franco, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Zé Doca, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Pinheiro, Pedreiras, Codó, Caxias, Timon e Brejo.

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, de Chapadinha, realiza a "I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO ESPORTE" com o tema "Por um time chamado Brasil". Será nesta sexta-feira (26), no auditório do Fórum Ministro Édson Vidigal, na Avenida Cel. Pedro Mata - Centro. O evento começa às 8h, com credenciamento e encerra-se às 18h, após aprovação das propostas. Todos os desportistas de Chapadinha estão convidados para este importante momento do esporte brasileiro.

O objetivo é eleger os delegados e aprovar as propostas para a Etapa Estadual, além de constituir uma comissão organizadora. O debate é sobre as ações para desenvolvimento da prática de esporte no município e para traçar as diretrizes de acordo com as metas estipuladas pelo Ministério dos Esportes.
Por William Fernandes - Blog TvMirante

Jogador chapadinhense aguarda acerto com clube piauiense

O atacante "Chapadinha" (foto), bastante conhecido da torcida piauiense, está em Teresina (PI), procedente do futebol paraibano. Depois de atuar em vários clubes do Piauí, ele espera jogar mais uma vez o Campeonato Piauiense.

O último clube de "Chapadinha" no futebol piauiense foi o River, equipe pela qual jogou alguns amistosos em 2009. No Campeonato Piauiense, suas duas últimas intervenções foram pelo Comercial e Cori-Sabbá, respectivamente, em 2008 e 2009.

O jogador é natural de Chapadinha-MA. Ele deu os primeiros chutes em clubes amadores de sua cidade natal e defendeu por duas temporadas o Chapadinha FC (o "Galo da Chapada"), quando o técnico era o carioca Nélson Mourão, também velho conhecido da torcida piauiense.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Raimundo Marques diz que não presidirá time de Chapadinha

Raimundo Marques (ao centro) diz que suas atividades não lhe dão tempo para cuidade de futebol, mas está ajudando a fundar um clube
O advogado Raimundo Marques, ex-presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), negou nesta quarta-feira, dia 24, que irá dirigir a Associação Atlética 29 de Março, de Chapadinha, criada para colocar o município novamente no Campeonato Maranhense de Futebol, já que o clube que levava o mesmo nome da cidade foi excluído dos quadros da Federação Maranhense de Futebol, após o vexame do ano passado, quando perdeu de 11 a 0 para o Viana, a fim de manter o Moto Club rebaixado no segunda divisão.

Segundo Raimundo Marques, ele realmente vem participando das reuniões para o surgimento de uma agremiação social, recreativa e esportiva em sua cidade, mas ela não se resume a um time de futebol, ou seja, apenas terá também esta modalidade como objetivo.

Amadorismo - A agremiação se voltaria também para o esporte amador, estimulada até pelos Jogos Olímpicos, o que serviria para envolver a juventude de seu município em atividades sadias. Um time para representar Chapadinha no Campeonato Maranhense (na segunda divisão, este ano) pode eventualmente surgir, porém ele jamais será presidente. "Minhas atividades profissionais não me deixam margem de tempo para me dedicar a futebol", esclareceu.

Além de advogado, Raimundo Marques é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele é um dos coordenadores do movimento Chapadinhamente Nós, que todos os anos promove uma festa no mês de julho na cidade, portanto ao ser chamado para debater o surgimento de um clube, pensou que pudesse contribuir para criar uma agremiação que promovesse também a cultura, e não especificamente futebol.Raimundo Marques concorda que para time de futebol o nome 29 de Março soa meio esquisito, apesar de achar a data importante, pois é o dia que lembra a emancipação política de Chapadinha.

Tribunal de Justiça empossa nova juíza de Buriti

A juíza Vanessa Ferreira Pereira Lopes (foto) foi empossada na manhã da última segunda-feira, 22, pelo presidente do Tribunal de Justiça. Ela assumirá a comarca de Buriti, de entrância inicial, após ter sido removida de Poção de Pedras pelo critério de antiguidade, durante a sessão administrativa do Pleno realizada no dia 3 de março.

Vanessa Ferreira Pereira Lopes ingressou há quatro anos na magistratura, sendo substituta das comarcas de Chapadinha, Presidente Dutra, São Domingos e Buriti. Em janeiro de 2008, foi titularizada em São Francisco do Maranhão e, em agosto do mesmo ano, assumiu Poção de Pedras, de onde hoje foi removida para Buriti.

No Fórum do município tramitam atualmente 1.188 processos, fora os do Juizado Especial. A cidade fica distante 70 km de Chapadinha, e sua população estimada pelo IBGE em 1º de julho de 2009 era de cerca de 26 mil habitantes.

O desembargador Jamil Gedeon desejou um bom trabalho à magistrada.
Ascom / TJMA

Capturada em Chapadinha quadrilha que roubava veículos

Depois de investigar uma quadrilha de assaltantes de motos por quase 90 dias, polícias do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Maranhão conseguiam capturar, na tarde do último domingo, 21, cinco integrantes do bando, no município de Chapadinha. Foram presos: Márcio André Soares Santos, conhecido como "Cais", 22 anos; Dionata Mendes de Araújo, 27 anos, Denílson Botelho da Silva, o "Negão", 23 anos; Antônio Carlos de Sousa Lins, o "Antônio da Bacia", 27 anos; e Cíntia da Silva Cardoso, 28 anos. De acordo com o secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, pelo menos seis pessoas integrantes da quadrilha ainda estão sendo procuradas pela polícia.

Em coletiva realizada na tarde de ontem, representantes da segurança pública do Maranhão explicaram que a quadrilha já havia assaltado outros veículos que foram recuperados pela polícia, entretanto, nos últimos meses ela vinha se especializando em roubar motos na capital maranhense, comercializando-as no interior do estado. Segundo informações policiais, pelo menos 30 motos foram roubadas pelo bando em 2009 e 2010.

Os assaltantes usavam, em suas ações, um veículo Corsa Classic preto alugado, de placas NMT-7963. O carro era sempre alugado por uma mulher identificada apenas como Jane.

Também foi informado na coletiva, que a quadrilha usava Cíntia como isca, durante a ação criminosa. Ela seria responsável por parar os motoqueiros pedindo carona. Em alguns assaltos, o bando teria executado as vítimas.

Conforme explicações do comandante geral da PMMA, Franklin Pacheco, todos os integrantes presos já têm passagem pela polícia. As investigações apontam Márcio André como foragido, já respondendo por tráfico de drogas e por outros assaltos. Denílson também é acusado de dois homicídios; já Antônio Carlos é apontado como líder do bando e acusado de ser assaltante de banco, além de ser suspeito de ter matado, na última quinta-feira, 17, no Bairro do Maiobão (Paço do Lumiar), com um golpe de faca no abdômen, o mototaxista Maxinaldo Silva Sousa, 28 anos.

Com os cinco integrantes presos, a polícia conseguiu apreender dois revólveres calibre 38, de marca Taurus, seis celulares, além de recuperar três das motos roubadas. Os acusados foram autuados em flagrante na cidade de Chapadinha, mas foram transferidos para a Penitenciária de Pedrinhas com o objetivo de se evitar um possível resgate, pelo restante da quadrilha ainda não capturado.

A polícia ressaltou ainda que a maioria das motos roubadas foi vendida em Pirapemas (MA), pela quantia de R$ 2 mil, e da necessidade das vítimas procurarem a polícia para identificar os acusados. "É muito importante a divulgação das fotos dos que já foram presos para que as vítimas possam procurar a polícia para fazer a identificação", declarou o secretário Raimundo Cutrin.
Por: Gabriela Saraiva

terça-feira, 23 de março de 2010

Criado o 29 de Março em Chapadinha

Nesta foto: Dr. Raimundo Marques (E) com o secretário municipal de Esporte, Dr. Galdêncio Gomes
A cidade de Chapadinha não ficará fora do mapa do futebol do Maranhão, após a eliminação do Galo da Chapada, por conta do escândalo da 2ª divisão que ganhou destaque no cenário mundial com aquele histórico placar de 11 a 0 para o Viana.

Vem aí o 29 de Março. A Associação Atlética 29 de Março, o novo time da cidade substituirá ao Chapadinha e disputará a 2ª divisão maranhense ainda este ano. A ideia é que a cidade de Chapadinha tenha um representante na 1ª divisão já em 2011.
O nome da nova equipe foi escolhido em uma enquete realizada em meio aos torcedores de Chapadinha. O nome 29 de Março é uma homenagem à data de fundação da cidade. A mascote escolhida foi um gavião. O 29 de Março terá as cores azul e branca.

O ex-secretário de segurança, Raimundo Marques foi eleito o presidente durante reunião realizada nesta segunda-feira (22).
Zeca Soares - Imirante.com

Uma Prosa Para Os Chapadinhenses

CHAPADINHA: 72 ANOS – FELIZ ANIVERSÁRIO!
No dia 29 de março, ocasião em que Chapadinha completa os seus 72 anos de emancipação, pode vir a aparecer (claro que para uma obrigação qualquer) um sanguessuga da cidade, com a famosa cara sorridente e mais pateticamente deslavada, manifestar-se pelo aniversário desta terra tão querida, falando “mil abobrinhas mal decoradas”.
A gente conversa com as pessoas pelas ruas da cidade e sente que as pessoas estão insatisfeitas não só pela incompetência das sucessivas administrações e pelos descasos que os “nossos” atuais governantes estão tendo para com a nossa cidade, mas pela falta de politicas públicas, pela buraqueira, pela falta de uma saúde pública de qualidade, pela falta de atenção às causas sociais, e sobretudo, pela falta de auto-estima do povo de Chapadinha; que vê a cada dia sua cidade abarrotada de problemas de urbanização, falta de saneamento básico, segurança, educação, saúde e tantos outros, muito comuns aos aglomerados urbanos habitados por populações de baixa renda que se expandem com sérias deficiências de planejamento e ação do poder público.
Não custa repetir e não me cansarei de fazê-lo: o Chapadinhense não pode mais viver ilhado em suas fantasias. Tem que descobrir que, ao contrário do que muita gente pensa, a periferia da cidade é habitada por pessoas que têm sua própria vida cultural e econômica, que não dependem das asas do poder para usufruir de um modo bem feliz de viver nesta cidade.
Quem sabe um dia, que não seja uma utopia e nem saudosismo, nós, Chapadinhenses, que amamos esta terra e o seu povo, nos pautaremos na coragem e boa vontade, típicas do povo desta terra de Deus, como sempre chamo, que supera todas e quaisquer adversidades que possam atrapalhar seu desenvolvimento, para que Chapadinha tenha educação, saúde de qualidade, infraestrutura, geração de emprego e renda para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida.
Porque o correto, ainda que mais difícil e mais demorado, está exatamente em exigir da classe política chapadinhense que assuma, de fato e de direito, as rédeas de seu efetivo poder de representação popular, que busque, – e há de encontrá-las! - As soluções que entenda necessárias e capazes de abolir os descasos e os sucessivos desgovernos.
O poder – sempre vale a pena ressaltar - emana do povo e em seu nome será exercido.
Herbert Lago Castelo Branco - Poeta e Escritor chapadinhense

Discussão termina em morte no bairro Areal

Imagem meramente ilustrativa
Cristiano Matos de Sousa Gomes, 21 anos, popularmente conhecido como "Pezão", foi assassinado na tarde do último domingo (21), no bairro Areal. Pezão foi morto com uma facada a altura de seu peito, após uma discussão com um morador da rua do Pau Torto, próximo a vila nota 10.

Segundo relato de uma das testemunhas, Cristiano após proferir ameaça a um morador que comemorava com amigos o batizado de um de seus filhos, tentou esfaquear o proprietário da casa que teve sua identidade preservada. Ao perceber a possível agressão o menor de iniciais F.C., 16 anos, acompanhado de Vicente de Jesus Filho, 24, vulgo "Caçula", partiram em defesa do conhecido.

F.C., que também atende pelo nome de "Catita" atirou uma pedra que acertou o abdômen de Pezão que perdeu o equilíbrio e caiu ao chão. Foi nesse momento que o segundo envolvido Vicente de Jesus, o Caçula deferiu um golpe profundo na vítima com uma faca até agora não encontrada pela Polícia Civil.

Após a agressão os dois envolvidos saíram tranquilamente do local, sendo que Caçula foi capturado ainda na noite do acontecido.

O menor F.C. foi encontrado após diligência de agentes civis na manhã desta segunda-feira (22) e compareceu a D.R. acompanhado de sua mãe.

O delegado responsável pelo caso, Jairom Timbó, informou que a polícia ainda não identificou o real motivo da discussão que culminou na morte de Cristiano Matos de Sousa e que várias pessoas serão ouvidas para elucidação do crime.

Pezão foi levado para capital São Luís em estado grave mais não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no hospital Socorrão I.
Brenda Gomes - Site Local Notícias

Falta de Chuva Ameaça Abastecimento de Água em Chapadinha

Mesmo antes de a natureza emitir sinais de que o planeta terra acelerou o processo de mutação, talvez de degradação, como de velhos organismos que se tornem mais sujeitos as enfermidades, Chapadinha já padecia da escassez de água potável. Mesmo assim, todo ano as ameaças de abastecimento de água pela falta de chuva em nossa cidade é recorrente em função do baixo nível da barragem de Itamacaoca.

Todos nós sabemos que a barragem de Itamacaoca foi projetada para abastecer Chapadinha por 10 anos. Chapadinha cresceu muito e de lá para cá não houve a preocupação por parte de nossos Vereadores, Deputados nem tampouco ação dos incompetentes prefeitos em busca de investimentos para construir uma nova barragem ou para aumentar a capacidade da barragem de Itamacaoca.

Todos esses sinais exigem que os governantes adotem medidas de prevenção. Numa situação como essa, os cuidados devem ser redobrados, mas não é esse o comportamento dominante entre os políticos de Chapadinha.
Herbert Lago Castelo Branco - Poeta e Escritor chapadinhense

domingo, 21 de março de 2010

BCC Lança Festival de Verão 2010

Nesta foto: O organizador do evento Moraes (centro de camisa verde) ladeado por artistas de atrações do Bloco BCC
Definida a data do próximo evento da marca BCC. O Festival de Verão 2010 que acontece nos dias 16, 17 e 18 de julho, na mega inauguração do Espaço BCC. Entre as atrações já confirmadas os organizadores do evento destacam o Trio Gladiador, Furacão do Forró, Moral Mix & Dj Cambota, Renatinho da Bahia e D'Pileki (foto à esquerda) .

Para facilitar o acesso do público o BCC lança mão parcelamentos e promoções. Com apenas R$ 15,00 de entrada e mais 4 parcelas de 10 reais, o folião garante o abadá para os três dias de festa. O líder do Bloco, Moraes (foto acima), anuncia que quem fizer agora sua inscrição recebe no ato brindes como cd's e dvd's.

Ponto de Venda: Papelaria Nova Colegial - Fones: (98) 3471-1854 / 9137-5109

A chapadinhense Thayse Carneiro se preparando para o “Ídolos”

Por: William Fernandes - Blog TvMirante
A estudante Thayse Carneiro, 17 anos, viajou neste sábado (20) para Teresina (PI), de onde irá, dia 27, a Fortaleza (CE), para uma semana de audições como parte dos preparativos para participar do programa Ídolos, da TV Record.

Thayse, filha do servidor público Chiquinho Carneiro, inscreveu-se no programa e foi uma das selecionadas para a primeira etapa de classificação.

Se após a semana de audições ela se classificar, vai encarar os temíveis jurados. Passando por eles, Thayse irá para as finais em São Paulo (SP).

Estaremos aqui, torcendo muito por ela, que tem muito talento e não é de agora. Brevemente traremos mais informações a respeito da participação de Thayse.

Aniversário de Chapadinha será comemorado no domingo 28

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, antecipou a festa de comemoração do 72º Aniversário de emancipação política do município, de 29 de março para o dia 28, domingo.

O motivo, segundo a prefeita, é que, como na segunda-feira será feriado municipal, é melhor realizar a festa, com shows, sorteios de prêmios e programação esportiva no dia anterior. Assim, a população que trabalha não terá preocupação em chegar atrasada ou faltar ao serviço no dia seguinte. A mudança foi recebida com alegria por todos.

Furacão do Forró e atrações locais
A programação completa ainda não foi definida, mas podemos adiantar que teremos eventos culturais a partir de sexta, dia 27 de março, com apresentações de artistas locais nas praças do Centro e show de encerramento com a banda Furacão do Forró, na Praça Irineu Veras Galvão no domingo.

São João 2010: é grande a procura por vagas nas danças da SMC

Só na última sexta-feira (19), pela manhã e à tarde, mais de 50 jovens foram à Secretaria Municipal de CulturaSMC, de Chapadinha, fazer as inscrições para as danças que a prefeitura está criando para se apresentarem no festejo junino deste ano.

Quadrilha estilizada, dança country e dança portuguesa estão garantidas com toda a indumentária paga pela SMC. Além destas danças, ainda está sendo feito um levantamento para saber se é possível patrocinar também a criação de um bumba meu boi.

Gratificação
A SMC vai oferecer também, a todos os integrantes das danças, uma gratificação. O valor ainda está sendo estudado pelo secretário municipal de cultura William Fernandes (foto) que já conversou com a prefeita Danúbia Carneiro que aprovou a idéia e ficou satisfeita em saber que os jovens gostaram da idéia de criar essas danças na cidade.

Danúbia disse que pretende fazer deste, o maior São João de todos os tempos em Chapadinha. Para isso, já autorizou o secretário de cultura a fazer o planejamento para a festa que será realizada em junho, na Praça Irineu Veras Galvão.

Arquivo do blog