WebNet

WebNet

sábado, 17 de abril de 2010

Site do CCAA/UFMA de Chapadinha

Por Sousa Neto
Com uma criativa interface, o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA/Ufma), de Chapadinha, disponibilizou no ar seu site, mais uma ferramenta de comunicação que vai garantir e melhorar a interatividade da instituição de ensino com os internautas.

Para acompanhar as novidades relacionadas à Universidade e se manter atualizado a respeito das notícias publicadas no site, basta acessar o endereço eletrônico www.ccaa.ufma.br

De forma dinâmica e transparente, será possível acompanhar em todo o mundo, as notícias sobre todas as ações e conquistas da atual gestão, que tem a frente, o competentíssimo diretor, professor Josélio Araújo.

VT de Chapadinha Alcança Melhor Desempenho Na Fase De Conhecimento

Nesta foto: VT de Chapadinha (MA)
O Relatório Anual das Atividades da Vice-Presidência e Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) demonstra que as Vara Trabalhistas de Balsas e Chapadinha receberam, em 2009, o mesmo quantitativo de processos (1013). Elas integram a Classe IV das VTs no estado, com uma média de 1001 a 1500 processos no ano. Chapadinha tem o menor número de processos a julgar (1131), com uma diferença de 141 em relação a Balsas, que aguarda julgamento de 1272. A VT de Chapadinha solucionou 1065 reclamações; Balsas, 875.

Segundo dados do relatório, Balsas encerrou, em 2009, 404 execuções. Chapadinha, 224. A primeira acumulou 1452 processos para executar; a segunda, 986. Na primeira fase processual, a Vara do Trabalho de Balsas resolveu 875 causas; Chapadinha, 1065. Ainda na fase de conhecimento, Balsas realizou 354 conciliações, enquanto Chapadinha conciliou em 153 processos. No total, incluída a fase de execução, foram 356 conciliações realizadas pela VT de Balsas e 153 por Chapadinha.

A Vara de Chapadinha apresentou os menores prazos para realização da primeira audiência, tanto no rito sumaríssimo, quanto no ordinário, dentre todas as Varas da 16 Região: 15 dias para rito sumaríssimo e 31 dias para rito ordinário. Tanto Chapadinha quanto Balsas apresentaram prazos reduzidos para a prolação de sentença de mérito.
Nesta foto: O juiz titular da Vara do Trabalho de Chapadinha (TRT da 16ª região), Dr. Francisco Tarcísio de Almeida
A VT de Chapadinha ocupou a 3ª melhor posição entre as Varas jurisdicionadas, apresentando 03 dias para os processos submetidos ao rito sumaríssimo e 05 dias para os de rito ordinário. Balsas ficou na 4ª colocação entre as Varas do Regional, com 06 dias para rito sumário e 9 para ordinário. Ambas possuem 113 processos por servidor.
Ascom

Técnicos da Saúde São Capacitados Para Manuseio de Novos Equipamentos

Encerrado na última sexta-feira (16), o curso de capacitação dos técnicos da área de saúde para manuseio dos novos equipamentos recém chegados no Centro de Saúde Municipal Benú Mendes, que vai facilitar o atendimento na unidade de saúde.

As máquinas fazem até 120 exames por hora, e colocam Chapadinha no rol dos municípios mais atualizados no que se refere a laboratórios, comparado com as cidades de Caxias, Imperatriz e Bacabal.

Através de recursos tanto do município quanto federais, o Benú Mendes disponibilizará de máquinas de Hematologia, a MINI THIC, que realizará hemogramas completos, a PS – 120 BIOCLIN (bioquímica) que realiza todos os testes dentro da bioclínica, como por exemplo: testes de glicemia, cardíaco, hepáticos e bilirrubinas, além Centrífugas e outras mais.

De acordo com a empresária Marinês Rebonato, da Amed Hospitalar, responsável pela capacitação dos técnicos e instalação dos equipamentos, a vinda desses aparelhos para o município além de proporcionar um grande avanço para a região, vai agilizar o atendimento ao público.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Coutinho (foto ao lado), esteve no local conferindo a capacitação dos técnicos e a instalação dos equipamentos, e ressaltou sobre o grande passo ao desenvolvimento que o município dá com a chegada de máquinas tão potentes. “Tudo que há de melhorar dentro da hematologia e análise clínica está sendo instalado aqui hoje. Foi um custo alto e de grandes esforços, tanto da Prefeita que tem dado autonomia para a compra desses equipamentos, quanto do ex-prefeito, Dr. Magno Bacelar, que deixou para a gestão de Danúbia vários convênios que vieram facilitar a aquisição dessas máquinas” finalizou ela.
Ascom/PMC

Inaugurado CRAS da Vila Isamara

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira, dia 16, por volta das 17h, na Vila Isamara. Centenas de moradores do bairro compareceram. Várias autoridades também estiveram no local e agradeceram à prefeita Danúbia por mais esta obra entregue à comunidade.

Recentemente a prefeita inaugurou o calçamento da principal avenida do bairro e, brevemente, entregará vários kits sanitários instalados e fará calçamento em outras vias do bairro.

Profª Enir é Nomeada Nova Secretária Municipal de Educação

Na manhã desta sexta-feira (16) a professora Enir Ferreira Lima, que ocupava a função de Secretária Adjunta de Educação, tomou posse como nova Secretária Municipal de Educação. A educadora assume a pasta após a saída de João Damiani da secretaria, que deixa o cargo para dedicar-se aos estudos.

A solenidade de posse aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação de autoridades, secretários e vereadores, além da comunidade e da classe de professores que compareceu em massa, apoiando assim a indicação da Prefeita ao nomear Enir.

Damiani também esteve presente, mostrou satisfeito com a nomeação de sua adjunta e ressaltou que sua saída se deu basicamente pela vontade de concluir um dourado, algo que irá consumir a maior parte de seu tempo, impedindo-o de dedicar-se à secretária. “Tenho metas e pretendo conquistá-las. Quero continuar meus estudos buscando o doutorado, e para isso preciso de tempo e dedicação. Mas não pretendo me desligar do município, darei meu apoio e contribuição no que for preciso. Desejo muito sucesso, ousadia, coragem e força à professora Enir nessa longa caminhada”- disse ele.

A nova secretária se comprometeu em continuar trabalhando em prol do desenvolvimento do município. Agradeceu o convite da Prefeita e confiança depositada, e citou os antigos secretários, como as professora Jesus Lima e Nony Braga pelo apoio durante sua jornada como educadora, e ao ex-colega da pasta Damiani que agora passará a assumir a função de Diretor do Departamento de Projetos Educacionais do Município.
Além da nomeação da secretaria de educação, a Prefeita aproveitou a oportunidade para nomear Luis Lopes de Meireles, mais conhecido como Luis Benvinda ao cargo de Secretário de Infra Estrutura Rural, por entender que precisa de um representante nos povoados mapeando todas as necessidades da comunidade para fazer um trabalho mais expansivo.
Ascom/PMC

Funcionário da Gincol morre vítima de atropelamento

Por: William Fernandes - Blog TvMirante
O marceneiro Hiltomar da Silva (foto), de 27 anos, morreu na noite da última quinta-feira (15), por volta de 21h30, quando estava a caminho de São Luis, em uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, depois de ser atendido no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

Hiltomar não resistiu aos ferimentos, após sofrer um acidente na BR 222, em frente ao portão de entrada da Cerâmica Barreto, próximo ao Bairro Nossa Senhora de Fátima (Vila Isamara).

A vítima foi atingida violentamente por um veículo Parati, de placa não identificada, por volta das 19h30. Familiares disseram que Hiltomar trafegava no sentido Vila Isamara-Angelim e que o veículo que o atropelou andava no mesmo sentido.

O choque foi tão violento que estraçalhou a perna direita e partes do corpo do marceneiro. Havia muito sangue e pedaços de ossos espalhados pelo local. Não havia ferimentos na cabeça, mas o capacete que ele usava ficou completamente destruído.

Um irmão de Hiltomar disse que ele comprou a moto em fevereiro deste ano, por meio de um consórcio. Já um colega de trabalho disse que ele era muito afobado e que só andava em alta velocidade, mesmo não tendo muita prática para pilotar, sendo inclusive, advertido sobre os perigos que corria.

Familiares e amigos disseram que ele não ingeria bebida alcoólica e nem fumava e a vereadora Hilda Pontes, dona da Movelaria Gincol, onde ele trabalhava há vários anos, o tinha como um excelente funcionário.

O corpo de Hiltomar foi velado durante todo o dia de sexta-feira (16) na residência dos pais, na Rua Nova, nº 333 - Bairro Novo, e foi sepultado na manhã deste sábado (17), por volta das 6h, no cemitério da Vila Isamara. Solteiro, ele era o segundo de uma família de 9 irmãos.

Nos últimos anos tem acontecido vários acidentes com vítimas fatais naquele trecho da BR 222, nas proximidades da Vila Isamara.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Agricultura Familiar Reunirá Produtores em Chapadinha

Imagem meramente ilustrativa
O município de Chapadinha será palco, no mês de junho, de um grande evento voltado para os produtores dos municípios que compõem o Território Rural do Baixo Parnaíba.

O Dia da Agricultura Familiar, promete uma vasta programação que inclui atrações culturais, mini cursos, oficinas e palestras sobre os benefícios de programas como o Pronaf, Garantia Safra e o Programa de Aquisição de Alimentos, onde também vai ser montada uma feira para exposição e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar da região. Os produtores participarão de várias atividades, dentre elas, palestras, liberação de parcelas do Pronaf, assinaturas de convênio, emissão de documentos e renegociações de dívidas.

O Dia da Agricultura Familiar, que prevê um grande público de produtores, é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania e Contag, com o apoio das prefeituras municipais, Fetaema, Governo do Maranhão, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e a de Desenvolvimento Agrário (Sedagro) e o Incra do Maranhão.

Todos os municípios onde serão realizados o Dia da Agricultura Familiar no Maranhão foram escolhidos porque pertencem aos oito territórios reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que são os territórios rurais do Vale do Itapecuru, dos Campos e Lagos, do Baixo Parnaíba, Lençóis Maranhenses e Munim, Baixada Ocidental, Alto Turi e Gurupi, Médio Mearim e dos Cocais.

Com a criação dos territórios, o Ministério do Desenvolvimento Agrário trabalha com a estratégia de desenvolvimento sustentável, tendo como área de atuação o território rural e não o município isoladamente.
Ascom

Conselho Municipal de Educação aprova propostas curriculares para EJA e Educação Infantil

O Conselho Municipal de Educação aprovou na última segunda-feira (12) as propostas curriculares do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil. Com a aprovação ficou decidido a inclusão de aulas de informática para o EJA e aulas de inglês para a Educação Infantil que deverão entrar em vigor ainda esse ano, após a publicação no Diário Oficial e nos Conselhos Estadual e Nacional. Já a proposta para o Ensino Fundamental está prevista para ser apreciada em agosto, com possíveis mudanças curriculares.

A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho estarão promovendo seminários a fim de trabalhar a proposta com todos os funcionários do município.

De acordo com a presidente do Conselho, Neldan Rocha (foto), a proposta fundamental do conselho é contribuir com o desenvolvimento da educação tendo por objetivo melhorar os índices educacionais de Chapadinha. “O Ensino está seguindo as normas e diretrizes nacional para ações de cunho pedagógico e profissional dando direcionamento com fundamentação teórica que irá ajudar os professores a desenvolver suas ações dentro e fora de sala de aula”- disse ela.

O Conselho Municipal é composto pela Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Saúde, por representantes da comunidade e pelo Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Chapadinha (Sindchap).
Ascom/PMC

Sindchap Presente Na Conferência Nacional De Educação

Nesta foto: A presidente do Sindchap, Profª Neldan Araújo; o assessor de Comunicação da Prefeitura de Chapadinha, Jornalista Jhonny Gomes; e a Profª Maria Coêlho.
Algumas lideranças sociais de nosso município e, especialmente, de nosso Sindicato, se fizeram presentes à Conferência Nacional de Educação 2010.

Vale lembrar que o direcionamento de pessoas de nosso Sindicato não foi definido pelo Poder Público Municipal ou qualquer apadrinhamento político.

Houve uma seleção de delegados representando Chapadinha para a Conferência Estadual de Educação, ocorrida em São Luís e, daí, nossas lideranças concorreram em conquistaram vagas para a Conferência Nacional.

Em Brasília, por sua vez, nossos representantes tiveram contato com lideranças sociais, especialmente ligadas ao setor da educação, de todo o país.

Dentre as personalidades que compareceram ao evento destacam-se o Presidente Lula, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e Ariano Suassuna, um dos mais importantes dramaturgos brasileiros.
Posteriormente publicaremos um relatório com dados referentes às discussões e temáticas abordadas.
Jânio Rocha Ayres Teles
Secretário Geral
SINDCHAP

Adiado Julgamento Pelo TRE do Prefeito de Santa Quitéria

Iniciado semana passada, o julgamento do prefeito de Santa Quitéria, Manin Leal (DEM - foto), terminou empatado em 3 a 3. O voto de minerva seria do presidente do TRE, Raimundo Cutrim, mas ele pediu vistas do processo. O prefeito teve contas rejeitadas pelo TCU após o registro de sua candidatura à reeleição.

Ele é acusado de receber recursos do Governo Federal e não construir poços artesianos em povoados da cidade. Mas é aí que surge o problema: o TCU diz que as obras não foram feitas, mas o Ministério da Integração Nacional, que repassou o dinheiro, após visita in loco, atestou a existência dos poços. Mesmo assim ele teve as contas reprovadas pela Corte de Contas da União.

Na semana passada o relator da matéria, José Joaquim, votou pela cassação do registro de candidatura de Manin Leal. Foi seguido na ocasião pela juíza Márcia Chaves. No julgamento desta quinta-feira (15), Sérgio Muniz, Raimundo Barros e José Carlos Sousa e Silva votaram contra o relator. Magno Linhares votou pela suspensão do processo por seis meses até que o TCU julgue um recurso do prefeito. Após o voto dele, o relator e Márcia Chaves mudaram seu posicionamento seguindo este entendimento. Por isso, o julgamento acabou em 3 a 3.

Agora o voto de minerva de Raimundo Cutrim pode inocentar o democrata ou definir pelo adiamento do caso. Manin não quis nem saber. Deixou o TRE comemorando a decisão.
Blog Décio Sá - Imirante.com

Magno Bacelar Ganha no TRE o Direito de Candidatar-se

Ontem, quinta-feira (15), por volta das 20h30, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou decisão da justiça de Chapadinha que havia tornado inelegível o ex-prefeito Magno Bacelar por suposta dupla filiação – ele trocou o DEM pelo PV. De acordo com o tribunal, Magno, que deseja voltar à Assembleia Legislativa, se filiou legalmente ao PV. O placar na Corte foi de 6 a 0, em favor de Magno.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Conselho Municipal de Saúde... Ainda não foi desta vez!

O Conselho Municipal de Saúde reuniu-se na última terça-feira, dia 13, para, conforme constava em pauta, decidir de vez se aprova, ou não, as contas da Secretaria de Saúde do município de Chapadinha.

Em um primeiro momento, fora apresentado, por parte do Poder Público Municipal, o relátório de gestão da Saúde, havendo vários questionamentos por parte de Conselheiros e outros presentes.

Os representantes da prefeitura prestaram esclarecimentos referentes aos questionamentos e, em seguida, partiu-se para a leitura do relatório da Comissão de Finanças, responsável pelo parecer que seria votado pelo Conselho.

Após um debate acalourado, Dr. Sebastião Pinheiro alertou para alguns pontos em desconformidade com o Regimento do Conselho, o que impossibilitava a finalização do processo de análise das contas da Saúde. Dentre os pontos alegados, citou-se: a não leitura das atas de reuniões anteriores e que se encontram pendentes; o não envio à Secretaria de Saúde com antecedência regimental do relatório da Comissão. Dessa forma, o Conselho deliberou, mais uma vez, pelo adiamento da decisão.

Nesta altura dos acontecimentos, não sabemos se as contas da Saúde serão, ou não, aprovadas. Na verdade, tem-se percebido um envolvimento cada vez maior e um interesse crescente da sociedade chapadinhense como um todo quanto aos rumos que os serviços de saúde de nosso município tomarão.

Ainda não temos a informação precisa de quando será a próxima reunião. Entretanto, estaremos atentos e cuidaremos de multiplicar a informação para todos(as) os(as) interessados(as) na melhoria das condições de saúde e vida da população chapadinhense.
por: Jânio Rocha Ayres Teles
Secretário Geral
SINDCHAP - http://www.sindchap.blogspot.com/

Fazendo a Diferença

Quem aniversaria hoje, dia 15 de abril, é Marcelo Menezes (PSDB - foto), único vereador que se coloca no papel de oposição à atual administração municipal de Chapadinha. Não menosprezando o trabalho dos outros parlamentares, mas vale ressaltar, aqui, que ele tem sido um vereador combativo, oposição mesmo, respeito sua forma de trabalhar. Pois o que vemos hoje, em especial nas Câmaras Municipais, é vergonhoso. Prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para parentescos, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete.

Cabe ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.

E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo? Não. E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.

Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.

Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários. Ele deve usar, com disposição, a prerrogativa de denunciar possíveis fraudes envolvendo dinheiro público, sobretudo pela tendência descentralizadora existente, pois recursos estão indo direto para as mãos dos Prefeitos, como é o caso do Ensino Fundamental.

Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar.

Morre professora Raimunda Carvalho, aos 83 anos

Morreu nesta terça-feira (13), às 21h10, em sua própria residência, de câncer no intestino, a professora aposentada Raimunda Vieira Carvalho, aos 83 anos de idade.

Nascida na localidade Centro Velho, zona rural de Chapadinha, Raimunda Carvalho trabalhou durante 30 anos como professora. Ela deu aulas de matemática, português e inglês em algumas das principais escolas locais, entre elas a extinta 19 de Março, Bandeirantes, Paulo Ramos, Raimundo Araújo, CNEC e Raimundo Bacelar. Ela chegou a trabalhar também em uma escola de São Luís.

Raimunda Carvalho aposentou-se em 1988. Ela morava na Avenida José Caetano, 44, Centro, próximo ao Hotel Eldorado e à Igreja Matriz.
O corpo da professora foi sepultado nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério Central.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Assalto a Posto de Combustível e Apreensão de Drogas em Chapadinha

Assalto
A Polícia Militar registrou um assalto a mão armada ocorrido na madrugada da última segunda-feira (12) a um posto de combustível no centro da cidade.

De acordo com o frentista abordado, dois homens, ainda não identificados, chegaram armados com revólveres por volta das 2 horas da manhã desta terça-feira (13), exigindo que o funcionário do posto, localizado na avenida Ataliba Vieira de Almeida, mostrasse a eles o cofre do estabelecimento.

A Polícia Militar informou que os bandidos conseguiram levar 300 reais em dinheiro. Até agora ninguém foi preso.

Este é o segundo assalto a posto de combustível em Chapadinha, neste ano. O primeiro foi registrado em fevereiro, onde o alvo foi o Posto Alvorada 1, localizado na mesma avenida.

PM Apreende Drogas
Foram efetuadas mais duas prisões em Chapadinha, em decorrência do tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Militar, o serviço de inteligência está mapeando as possíveis áreas de vendas de entorpecentes.

Nesse caso, o serviço de inteligência já vinha monitorando há vários meses os suspeitos, dentre eles, um menor. A prisão em flagrante aconteceu na BR 222 onde os dois estavam em uma motocicleta, quando foram surpreendidos pelos policiais militares. Durante a operação, foram apreendidos 49 petecas de merla, celulares, uma motocicleta e 252 reais. A polícia suspeita que os envolvidos se desfizeram de um pacote que não foi encontrado.

De acordo com o Comando da 4ª CI de Polícia Militar, as recentes prisões mostram que Chapadinha está sendo alvo dos traficantes. Para combater as ações do tráfico, o serviço de inteligência vem monitorando as áreas onde suspeita haver venda de drogas.

Na semana passada, um casal foi preso, também, na BR 222, quando transportavam um quilo de maconha.
Fonte: Telejornal JCTV

Análise Final das Contas da Saúde em Chapadinha

Ontem, terça-feira (13), por volta das 16 horas, foi realizada a reunião extraordinária com a finalidade de concluir a análise de maneira definitiva das contas da Secretaria Municipal de Saúde, por parte do Conselho Municipal de Saúde.

A situação do Poder Público Municipal é de desconforto frente à já desaprovação das contas de 2008 e a proeminente desaprovação de 2009, caso se confirmem as previsões. A possível desaprovação das contas da saúde provocará, provavelmente, uma crise de credibilidade na gestão da atual prefeita.

O problema, na verdade, não é a crise econômica. Os maiores questionamentos realizados por parte do Conselho Municipal de Saúde é com relação a falhas documentais na prestação de contas e, ainda, a gastos excessivos com folha de pagamento e com manutenção administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Quanto a isso, constam salários exorbitantes (há quem ganhe cerca de trinta mil reais por mês na folha da saúde) e gastos excessivos com a manutenção da estrutura administrativa da secretaria, como o gasto com gráfica no mês de outubro de 2009, acima de quaisquer médias e espectativas de anos ou meses anteriores.
Mais uma vez ressaltamos o possível argumento do Poder Público Municipal de que, caso não sejam aprovadas as contas da Saúde, os maiores prejudicados serão a população que, em última instância, se serve dos serviços de saúde.

Contudo, tal discurso já se encontra superado no momento em que se confirmarem quaisquer irregularidades nas contas da Saúde, já que uma situação ilícita contribuirá muito mais para o desgaste dos serviços de saúde disponibilizados à população chapadinhense e de toda a região.

Vale lembrar, ainda, que a aprovação de contas possivelmente irregulares por parte do Conselho Municipal da Saúde livrará, em grande parte, o Poder Público Municipal da responsabilidade pelas irregularidades e, ainda, acarretará penalidades para com os conselheiros.
Não podemos tratar a saúde de nossa população com charlatanismo...

Bom, utilizando-se de uma linguagem mais próxima da área da saúde, concluímos com o seguinte trecho: "... com medo de levar uma injeção com a cura, o paciente, muitas vezes, prefere permanecer agonizante!" (autor desconhecido).

Este é o Raio-X da Saúde de Chapadinha. Para concluir o diagnóstico...
... aguardem o resultado da reunião logo mais...
Por: Jânio Rocha Ayres Teles - Secretário Geral/SINDCHAP

Janaína Fala Sobre Ação Civil

A prefeita de Luzilândia (PI), deu entrevista ao portal 180graus na manhã desta terça-feira (13). Perguntada sobre a ação civil que está sendo movida em relação a administração de Joca Marques feita pela prefeita, Janaína Marques (PTB - foto), ressaltou que está esperando o momento certo para entrar com o recurso. "A população de Joca Marques e da região me conhecem muito bem, e sabem que não houve desvio de dinheiro, isso foi um erro que aconteceu" afirmou Janaína durante reunião na sede da APPM.

A prefeita Janaína Marques reassumiu o cargo durante solenidade na câmara de vereadores do município, e recebeu dois ônibus através de emendas do deputado Mainha.

CGU Realizará Ação de Fortalecimento e Capacitação dos Controles Internos em Chapadinha

A Controladoria Geral da União (CGU), realizará nos dias 28, 29 e 30 de abril a Capacitação para o Fortalecimento dos Controles Internos em Chapadinha, que reunirá representantes de cerca de 15 municípios da Região do Baixo Parnaíba.

O evento será realizado no Auditório do Fórum Ministro Edson Carvalho Vidigal e os chapadinhenses interessados em participar da capacitação deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Administração.

Segundo a CGU, ao fiscalizar e auditar um número relevante de estados e municípios brasileiros, pôde-se concluir que a desinformação dos agentes locais e a fragilidade dos instrumentos de controle interno e social são adversárias da boa gestão do dinheiro público.

Diante disso, a CGU criou por meio da Portaria nº 528, o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, que tem por objetivo contribuir para a boa e regular aplicação dos recursos públicos pelos entes federados brasileiros, por meio da promoção das seguintes ações: Fortalecimento e Capacitação dos Controles Internos; Capacitação de Agentes Públicos; Distribuição de Bibliografia Técnica.

A ação também objetiva orientar os municípios quanto aos aspectos técnicos inerentes ao funcionamento do sistema de controle interno, capacitando gestores e agentes públicos municipais, quanto à necessidade de controles internos eficazes, capazes de zelar pela boa e regular aplicação dos recursos públicos e pela eficácia das políticas públicas.
Ascom/PMC

Vila Isamara ganhará CRAS

A prefeita Danúbia Carneiro vai inaugurar nesta terça, 13 de abril, mais uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Será o terceiro da cidade. Já existem unidades do Centro nos bairros Campo Velho e Areal.

A inauguração do mais novo CRAS de Chapadinha acontecerá a partir das 17h, no bairro Nossa Senhora de Fátima, mais conhecido como Vila Isamara e, além da prefeita, contará com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Rejamara Lima e da coordenadora e assistente social, Jerlene Nogueira.

Moradores do bairro, secretários municipais e outras autoridades foram convidados para a cerimônia.

Saiba o que é o CRAS:
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.

O CRAS também deve ser organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios.
Por: William Fernandes - Blog TvMirante

Governo municipal viabiliza prédio para implantação do SINE em Chapadinha

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) já tem endereço certo em Chapadinha. Prevista para ser inaugurada até o fim de abril, a Agência será instalada nas antigas dependências da Master Clínica, na Avenida Benjamim Ferreira, no centro da cidade.

A implantação do SINE que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal do Trabalho, democratizará o acesso ao mercado de trabalho viabilizando a capacitação da mão de obra no município.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho, Geisa Lôbo (foto), com a instalação do SINE em Chapadinha, programas como “Viva Meu Primeiro Emprego” serão consolidados. “Esta parceria entre a Prefeitura de Chapadinha e Governo do Estado tem buscado garantir o acesso de jovens no mercado de trabalho”, disse a Secretária.
Ascom/PMC

Semáforo da Presidente Vargas funcionará a partir de sábado (17)

Os semáforos a serem instalados no cruzamento das avenidas Coronel Pedro Mata e Presidente Vargas, deverá funcionar a partir do próximo sábado, dia 17 de abril.

Nesta terça-feira (13), começaram a instalar os sinais. Muita gente já observou e passou a ter mais cuidado, pensando que já estavam funcionando. Mas, por enquanto, nada está funcionando, pois o sinal ainda não tem eletricidade e a caixa de controle ainda não foi instalada, o que deverá ocorrer somente a partir de sábado, conforme informou o secretário adjunto de obras, Reginaldo Marinho, que acompanha as obras de instalação dos equipamentos.

Motoristas de Chapadinha cobram mais rapidez na instalação de semáforos em diversos pontos da cidade, pois o fluxo de veículos aumenta de maneira considerável a cada dia que passa, fazendo com que o número de acidentes também aumente, por falta de sinalização adequada em alguns pontos críticos.

Segundo a prefeita Danúbia Carneiro, instalar outros semáforos em Chapadinha está em seus planos, mas isso depende das possibilidades financeiras do município. Como parte do plano de melhorar o tráfego de veículos na cidade, estão a recuperação da avenida Ataliba Vieira de Almeida - que já começou - e o asfaltamento de outras ruas de grande movimento, informou a prefeita.
Ascom/PMC

Conselho de Educação reúne-se para debater sobre EJA e Educação Infantil

Na tarde da última segunda-feira (12) os Conselheiros, composto por educadores e representantes da comunidade, reuniram-se para apreciação da Proposta Curricular da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil.

A câmara de educação do conselho analisou as propostas que foram alteradas para posteriormente serem encaminhadas para votação nos órgãos competentes. Com o encontro também foi discutido a inclusão da informática na EJA.
Ascom/PMC

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Chapadinha recebe ambulância equipada com semi- UTI

Após várias solicitações da Secretária Municipal de Saúde e da Prefeita de Chapadinha, o município recebeu do Governo do Estado uma Semi-UTI Móvel na última quinta-feira (8).

A solicitação havia sido encaminhada ao Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, através do Ofício Nº 26/2010 do Gabinete da Prefeita, no documento é relatado inclusive à necessidade de mais ambulâncias para Chapadinha.

A ambulância é equipada com aparelhos de última geração e será utilizada nos casos de emergência. Também foi solicitado ao estado através do Ofício Nº 27 GP, uma Pickup Troller 4x4 (foto) para a Vigilância Sanitária. A expectativa, agora, é que o Governo do Estado também atenda a este pedido.
Por Johnny Gomes - Ascom/PMC

Justiça determina reintegração de posse na localidade Bacabal

Na última sexta-feira (9), ocorreu uma ocupação de posse de uma área próximo ao bairro Areal. Durante a execução do mandado, 14 pessoas foram detidas pela polícia militar.

Ao todo, foram expedidos pelo juiz Mário Reis, da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, dois mandados de reintegração de posse que foram executados pela polícia militar e oficiais de justiça, na localidade conhecida como Bacabal.

O professor Antonio Sousa, que é proprietário de uma das áreas invadidas, afirmou que as terras pertencem a família dele há 46 anos. “Eu procurei conversar com todos eles, mostrando a realidade. Mas eles não atenderam, inclusive, ameaçaram rasgar o documento que comprova a nossa propriedade, caso mostrássemos” relatou Antonio Sousa.

Quatro famílias estavam ocupando a área particular de 25 hectares. Algumas casas foram construídas, e derrubadas por ordem judicial. O restante da área estava demarcada com casebres cobertos de palhas pelos posseiros, que não estavam no momento da operação.

Para tentar impedir a invasão os proprietários contrataram um vigilante, que alegou está sendo ameaçado de morte pelos invasores e, que a maioria dos ocupantes já possuem residências. “Esses invasores, todos tem casa própria. Eles pegam essas áreas somente para venderem depois” disse o vigilante.

As 14 pessoas detidas foram encaminhadas para a Delegacia, onde prestaram depoimentos e em seguida foram liberadas.

A polícia militar encontrou resistência e conduziu para esta Delegacia 14 pessoas e, com base nas informações da pm, iremos lavrar um TCO de todos num só, a respeito do crime de desobediência à ordem judicial e talvez até de ameaças” disse o delegado.

Fonte: JCTV (Reportagem de Luis Carlos Jr.)
Imagem meramente ilustrativa

Segunda etapa do Projeto Cuidando do Futuro

Durante esta semana, de 12 a 16 de abril, a Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o governo municipal, estará promovendo a segunda etapa do Projeto Cuidando do Futuro, no auditório da Prefeitura de Chapadinha, que está sendo realizado em diversos municípios do Estado.

Duas novas turmas, compostas por 25 pessoas, cada, serão formadas e durante os cinco dias de programação haverá oficinas de capacitação que tem por objetivo a melhoria da assistência à saúde do recém-nascido e da mulher. A oficina contará com a presença dos técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, Jamerson Ferreira e Francisco Silva.

O Projeto iniciou-se em Chapadinha no mês de março onde cerca de sessenta pessoas, entre agentes de saúde, parteiras e benzedeiras, mapeados pela Secretaria Municipal de Saúde, participaram das primeiras oficinas e será desenvolvido em cinco fases, entre elas o diagnóstico situacional dos municípios com relação às equipes de Saúde da Família, a capacitação de todos os atores sociais envolvidos no projeto, a capacitação técnica em AIDPI - Neonatal, Método Canguru e cuidados aos recém-nascidos e monitoramento e acompanhamento das famílias assistidas.
PMC/Ascom

Laboratório de Análise Clínica Municipal Ganha Novos Equipamentos

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu novos equipamentos para o Laboratório de Analise Clínica do Município, para dar mais agilidade ao atendimento à população.

São equipamentos voltados a diversos tipos de exames, como é o caso de um analisador bioquímico que realiza 120 testes/hora.

Antes, o laboratório municipal realizava as análises manualmente. Com a automação de todo o laboratório, a população vai ter uma maior segurança e agilidade nos resultados.

Para a coordenadora do laboratório municipal, que está instalado no Centro de Saúde Benú Mendes (bairro Areal), a chegada dos equipamentos é um grande avanço. “Só quem vai ganhar é a população, pois irá ter mais oportunidade com a multiplicação dos exames” ressaltou a coordenadora, Dra. Zenith.
Fonte: JCTV (Reportagem de Luis Carlos Jr.)
Imagem meramente ilustrativa.

CRAS do Bairro Areal Encerra Curso para Cabeleireira

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Areal, encerrou semana passada o I Curso para Cabeleireira. Ao todo, 21 mulheres participaram do curso que teve a duração de 45 dias. Na oportunidade, foram entregues 10 secadores de cabelo para as alunas que mais se destacaram.

Presentes ao evento, a prefeita Danúbia Carneiro, alguns proprietários de salões de beleza da cidade e a secretária municipal de Assistência Social, Rejamara Lima (foto), a qual aproveitou o momento para anunciar a implantação do Curso de Manicure, a ser realizado nos próximos dias naquele Centro.

Queremos que essas pessoas, beneficiárias do programa Bolsa Família, tenham uma profissão, pois assim, terão uma renda a mais” ressaltou Rejamara.

Em seu breve discurso, a prefeita informou que serão colocados à disposição da comunidade novos cursos profissionalizantes nos bairros beneficiados pelos CRASs implantados em Chapadinha nos bairros Areal, Campo Velho e Vila Isamara.

Além de oferecer atendimento social e psicológico, o CRAS também é responsável pela capacitação de profissionais para que ingressem no mercado de trabalho” salientou a prefeita.

domingo, 11 de abril de 2010

As Contas da Prefeitura Serão Aprovadas?

A Prefeitura Municipal de Chapadinha está encontrando grandes dificuldades para aprovar as contas do município frente a grande parte dos Conselhos Municipais.

Aqui faz-se necessário um esclarecimento: a composição dos Conselhos Municipais se faz paritária, constando representantes do Poder Público Municipal e de Organizações da Sociedade Civil, como Igrejas, Sindicatos, Associações e representantes da comunidade.

Então...
Podemos citar aqui três Conselhos Municipais: o Conselho da Merenda Escolar; o Conselho do FUNDEB; o Conselho da Saúde. Nesses três Conselhos a Prefeitura vem encontrando sérias dificuldades para ter suas contas aprovadas.

No primeiro, o Conselho da Merenda Escolar, identificou-se grandes distorções nos protocolos de entrega da merenda escolar. Fora estipulado um prazo para que o Poder Público Municipal apresentasse a situação sanada, o que foi atendido e, por muito pouco, a prefeitura quase não aprova suas contas da merenda escolar.

No Conselho do FUNDEB e no da Saúde, a situação ainda é indefinida. No primeiro, por exemplo, foram identificadas divergências entre a documentação apresentada ao Conselho e a aplicação dos recursos. O Conselho estipulou um prazo (do qual não temos a informação precisa) para que a Prefeitura apresentasse a solução das pendências. Sabemos que haverá uma reunião do Conselho do FUNDEB nesta terça-feira próxima, dia 13 de abril de 2010, às 10 horas da manhã, na sede da Secretaria de Educação, para discutir o assunto. Ainda não há a informação se nessa reunião será votada definitivamente a prestação de contas do FUNDEB. Contudo, o Poder Público Municipal encontra-se em uma "saia justa" quanto a esta situação.

Será que o clima de indefinição e a pressão psicológica do momento não contribuiram para a saída do secretário municipal de Educação, professor João Damiani (foto)? Será que não se anuncia, aí, uma crise na prefeitura? Na verdade não sabemos e, ainda, torcemos para que tudo seja esclarecido satisfatoriamente.

Já em relação ao Conselho Municipal de Saúde, ocorrera uma reunião ampliada (que deveria ser uma Audiência Pública, mas fora marcada em local inapropriado, já que deveria ocorrer na Câmara Municipal, e estava ocorrendo no auditório da Secretaria de Saúde). A reunião ocorreu no dia 8 de abril de 2010, quinta-feira passada, às dezesseis horas. Houve o comparecimento grandioso de muitas lideranças sociais de nosso município, incluindo líderes religiosos, sindicais, de associações e movimentos diversos. Inclui-se, aí, representantes do Ministério Público.

Na reunião apresentou-se um esboço do que seria a Audiência Pública e deliberou-se por um calendário definido de novos momentos de encontro. O calendário ficou organizado da seguinte forma:

Na próxima terça feira, dia 13 de abril de 2010, às 16 horas, na Secretaria Municipal de Saúde, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho Municipal da Saúde, aberta ao público, onde provavelmente haverá a definição da aprovação, ou não, das contas da Saúde de 2009. O público não terá direito a voto, somente a voz. Contudo, conclamamos novamente as lideranças sociais de nosso município a se fazerem presentes e a manifestarem sua opinião no evento.

Deliberou-se, ainda, pela realização de uma Audiência Pública na Câmara Municipal no dia 23 de abril de 2010 para a apresentação, por parte do Conselho da Saúde, do resultado da análise das contas e a justificativa de sua aprovação, ou não.

Destaca-se, na fala da Secretária Municipal da Saúde, Dra. Maria José Coutinho (foto), que a Prefeita Municipal de Chapadinha-MA, Danúbia Carneiro, estava naquele momento recebendo uma ambulância (semi-UTI) em São Luís, segundo a secretária, já como fruto da possível aprovação das contas, já que a Prefeitura já havia garantido (acreditamos que ao Ministério da Saúde) que as contas seriam aprovadas. E se não forem???

Será que, se as contas não forem aprovadas, Chapadinha terá que devolver a ambulância? Será que isso não trará a opinião pública contra o Conselho da Saúde? Será que isso não é uma estratégia de pressionar a aprovação? Não sabemos.

O que ficou claro no discurso da secretária municipal de Saúde e de alguns partidários do Poder Público Municipal foi o argumento de que, se as contas não forem aprovadas, o povo é que soferá as consequências com a diminuição dos recursos. Na verdade, esse discurso não convence, já que a continuitade de possíveis irregularidades será muito mais prejudicial à população do que um choque administrativo que promova a moralização da Administração Pública.

Esperamos que os senhores Conselheiros Municipais da Saúde possam apreciar as contas do município e tomem sua decisão não por pressão política ou psicológica, mas por sua convicção e por sua competência em analisar e deliberar acerca do futuro da Saúde da população de nosso município.

Temos notícia de que, se o Conselho da Saúde aprovar as contas constando irregularidades e, mais à frente, a CGU ou o Tribunal de Contas identificarem problemas, o próprio Conselho será penalizado.

Enfim, nós do SINDCHAP só queremos o melhor para Chapadinha, sem humilhação de servidores e nem da população.
Jânio Rocha Ayres Teles
Secretário Geral - SINDCHAP

Damiani Deixa Secretaria Municipal de Educação

Após um ano e três meses à frente da Secretaria de Educação do município, por indicação pessoal da prefeita Danúbia Carneiro, de quem fora professor na Escola Santa Teresa de São Luis, João Damiani deve anunciar sua demissão do cargo nesta segunda-feira (12).
Os motivos não foram divulgados oficialmente, mas uma fonte revela que Damiani vinha enfrentando oposição de alguns vereadores e de pessoas influentes de dentro do governo. A secretária-adjunta Enir Lima (na foto ao lado de Damiani) deve ser efetivada na pasta.

TV Mirante/Chapadinha Tem Novo Programa Aos Sábados

"Há Vida em Jesus" - Este é o nome do programa que vai ao ar todos os sábados, a partir das 8h da manhã, com apresentação do Pastor da Primeira Igreja Batista de Chapadinha, Pedro Villela, que leva mensagens espirituais aos lares chapadinhenses.

A programação é voltada para todos os públicos, não se trata de um programa de uma ‘denominação’, pois Cristo Jesus não morreu por nenhuma denominação, e sim pela humanidade”, diz o Pastor, que faz também, um convite aos chapadinhenses para ouvirem o programa do rádio.

Programa no rádio
O programa "Há Vida em Jesus" vai ao ar de segunda a sexta na rádio Mirante AM ás 18h. Segunda, terça, quinta e sexta , estudo da bíblia. Às quartas-feiras, debates com temas diversos, onde os ouvintes poderão participar com perguntas e enviando cartas sugerindo temas.

Arquivo do blog