WebNet

WebNet

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Empresário Juran morre após jogo na associação Cangaia

Por: William Fernanes - Blog TvMirante
Morreu ontem, quarta-feira (19), por voltas das 7 horas da noite, de ataque cardíaco, o empresário e presidente da Associação Cangaia, Jurandir Lima Vieira, 47, mais conhecido por Juran. O corpo do empresário está sendo velado em sua residência, ao lado da Praça da Bandeira.

Ele tinha jogado futebol durante cerca de 20 minutos, chegando a marcar um gol e, depois, como de costume, ficou conversando com os amigos, em uma mesa, na sede da associação. Em seguida, cerca de 15 minutos depois de ter parado de jogar, Juran levantou-se e foi fechar a torneira da caixa d'água que estava transbordando. Uma mulher que também tinha ido fechar a torneira disse que Juran nem chegou a erguer o braço totalmente. "Nós chegamos praticamente juntos na caixa d'água e ele nem conseguiu alcançar a torneira e foi logo encolhendo a mão e o braço e gritando alto. Ele quase caiu por cima de mim. Fiquei desesperada perguntando o que tinha acontecido, mas... ", disse a mulher.

Alguns amigos de Juran ainda estavam jogando e pararam a partida imediatamente quando ouviram os gritos e todos saíram correndo em direção ao local onde o empresário caiu. "Quando viramos o corpo dele, já estava todo roxo", disse o amigo Inaldo Caldas.


Mesmo assim, Juran foi levado às pressas ao Hospital Pontes de Aguiar (HAPA), mas chegando lá, o médico Joel do Vale Pereira disse que não havia mais nada a ser feito. De acordo com o médico, o óbito ocorreu no local onde a vítima sofreu o infarto.

Segundo funcionários da loja Eletromóveis, de propriedade de Juran, o empresário queixou-se, durante a tarde de ontem, de ter sentido duas pequenas pontadas no peito. Mesmo assim, ele foi à Associação Cangaia, onde costumava jogar suas "peladas" com os amigos. Há informações de que problemas cardíacos sejam hereditários na família de Juran.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Dia "D" de Combate à Violência Sexual à Criança e ao Adolescente

Nesta terça-feira, dia 18, será acontece em Chapadinha o Dia "D" de Combate à Violência Sexual a Crianças e Adolescentes.

A concentração será ao lado do Conselho Tutelar, na rua Ananias Albuquerque, 198, centro, cruzamento da rua do Colégio FAC com o Pequeno Príncipe, atrás do Hotel Chapadinhense.

A concentração será às 16h (quatro da tarde) e, após alguns instantes, o grupo direcionar-se-á pelas ruas de Chapadinha até a Praça do Povo (Praça Irineu Veras Galvão), onde haverão algumas falas, premiações de redações sobre o tema e as homenagens.

O evento deste ano promete ter maiores proporções do que o do ano passado, devido às dificuldades e ao contexto daquele período.

Conclamamos e aguardamos a sociedade chapadinhense comprometida com a causa da Criança e do Adolescente a ser fazer presente neste dia, ao lado do Conselho Tutelar, às quatro da tarde, para esse momento cidadão.

Jânio Rocha Ayres Teles
Presidente do CMDCA

Secretaria de Agricultura elabora Projeto e consegue doação de feijão da CONAB

Imagem meramente ilustrativa
A Secretaria Municipal de Agricultura de Chapadinha em parceria com a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Alto Munim elabora Projeto para conseguir doação de feijão da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). O projeto beneficiará cerca de 250 produtores rurais, sendo distribuída para cada família 20 kg de feijão.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Antonio do Nilo, o projeto vem em boa hora. “Chapadinha havia perdido uma grande parte da sua produção devido a escassez, com o Projeto da CONAB de distribuição de feijão conseguiremos levar aos produtores familiares este alimento”, disse ele.

A Prefeitura Municipal de Chapadinha também irá contribuir para o transporte dos grãos de São Luis a Chapadinha. Vale destacar ainda que esta doação irá beneficiar diversos grupos vulneráveis que necessitam suprir a carência alimentar.
Por: Jhonny Gomes - Ascom/PMC

Roseana em Chapadinha nesta quinta (20)

Segundo informa o Blog do Alexandre, a governadora Roseana Sarney (foto) chega nesta quinta-feira (20) a Chapadinha. Roseana será homenageada pela prefeita Danúbia Carneiro e por Magno Bacelar com um jantar oferecido no Parque Aquático Torres do Sol.

Roseana pernoita em Chapadinha e na quinta-feira (20) participa da inauguração da primeira etapa da Avenida Ataliba Vieira de Almeida.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Secretaria Municipal de Agricultura realiza cadastramento de Associações

A Secretaria Municipal de Agricultura está cadastrando todas as Associações do município que encontram-se irregulares para que elas fiquem aptas tanto para o funcionamento quanto para o recebimento de projetos estaduais.

De acordo com o secretário, Antonio Nilo (foto), existe hoje no município pouco mais de 200 associações funcionando irregularmente e até o dia 30 de junho o Governo Estadual estará selecionando aquelas que estiverem devidamente regularizadas para o recebimento de projetos do Núcleo Estadual de Projetos Especiais do Maranhão, NEPE, como Poço Artesiano, Melhoramento de Caminho de Acesso e Projetos Produtivos, a exemplo da casa de farinha.

Até o momento cerca de 40 associações já procuraram a secretaria a fim de legalizar a situação de suas entidades. Mas o secretario fez questão de frisar que não se tem o número específico de quantas associações serão beneficiadas. Sabe-se apenas que nem todas poderão ser contempladas, vai depender do Governo Estadual.

Para legalizar a Associações é necessário os seguintes documentos:

- Ata da Fundação
- CPF e RG do Presidente
- Estatuto da Associação
- Ata da Atual Diretoria

Por: Brendha Gomes - ASCOM

Vereadores do Alto Munin se reúnem em Chapadinha

O economista e procurador da Câmara Municipal de São Luis, Samuel Melo, e o vereador Dario Erre (de São Benedito do Rio Preto) foram os palestrantes do IV Encontro Regional de Vereadores, realizado nesta sexta (14), no Plenário João Batista Barros, da Câmara Municipal de Chapadinha. O evento foi uma promoção da União Parlamentar de Vereadores (Unipav), com apoio do Governo do Estado.

O Encontro, que reuniu vereadores da Região do Alto Munim, foi o quarto de um total de seis, programados com o objetivo de discutir temas relacionados ao funcionamento das Câmaras Municipais e demandas de interesse local. Na visão do presidente da Unipav, vereador Francisco Chaguinhas, os objetivos estão sendo alcançados. "Os resultados obtidos nos levam a crer que a Unipav está no caminho certo", ressaltou.

"Encontros como estes contribuem para despertar uma nova consciência; é uma iniciativa que merece ter continuidade, pois, proporciona grandes benefícios para a sociedade maranhense", declarou Adriano Jacintho, assessor especial da Secretaria de Estado da Coordenação Política e Articulação com os Municípios (Secpam), representante do Governo do Maranhão no evento.

Francisco Chaguinhas ressaltou que, por meio desses encontros, os vereadores do Maranhão têm a oportunidade, pela primeira vez, de discutir, de uma maneira ampla, o papel do parlamento municipal. "Estamos plantando sementes que irão frutificar e se converter em maior capacidade de mobilização dos vereadores e, consequentemente, ajudar no fortalecimento dos vereadores”, afirmou o parlamentar.

Palestras

Dario Erre, vereador de São Benedito do Rio Preto, fez uma explanação sobre a Lei Nº 12.058, que dispõe sobre a prestação de apoio financeiro pela União aos entes federados que recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no exercício de 2009, com o objetivo de superar dificuldades financeiras emergenciais.

O parlamentar disse que é preciso acabar com essa idéia de que vereador é um ser político que só faz o que os prefeitos querem. "Temos que nos unir, buscar informações, nos fortalecer, sermos livres, autênticos e atuantes. Fomos eleitos porque a população confia na nossa capacidade e espera os resultados", afirmou Dario Erre.

Samuel Melo abordou o tema Emendas Orçamentárias Municipais. "O vereador é o esteio da vida político e social dos municípios. É o político que fica mais perto do eleitor, por esse motivo, devem se informar, obter conhecimentos sobre assuntos relacionados aos municípios e conhecer a legislação, essa é a melhor maneira de ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas", declarou.

A Unipav planeja realizar mais dois encontros: um em São João dos Patos (Região do Sertão) e o segundo em Balsas (Sul do Maranhão), em datas a serem definidas. Um dos objetivos da entidade com os encontros é reunir subsídios para elaborar um documento contendo sugestões para ajudar na elaboração dos planos dos candidatos aos cargos de Presidência da República e Governador do Maranhão.
Secpam

Morre o Deputado João Evangelista

Morreu, na madrugada do último sábado (15), por volta da 1h15, o deputado estadual João Evangelista Serra dos Santos, 52 anos, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e filiado ao PSDB. Seu corpo foi velado na sede da Assembleia, no Cohafuma sepultado no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, onde seu pai está enterrado. A AL decretou luto oficial por três dias.

João Evangelista era natural de São João Batista e veio para São Luís aos sete anos. Era agropecuarista. Foi eleito vereador de São Luís em 1988 e em 1992 e foi presidente da Câmara dos Vereadores. Em 1994, foi eleito deputado estadual, se reelegendo em 1998, 2002 e 2006. Durante a sua atuação no Legislativo maranhense, foi eleito presidente da Casa nos biênios 2005/2006 e 2007/2008. Em 2007, ele exerceu o cargo de governador do Estado por cinco dias.

Há pouco mais de dois anos, João Evangelista vinha enfrentando um sério problema de saúde. Após vários tratamentos, estava internado há alguns meses no Hospital São Domingos, em São Luís, mas não resistiu.

Na atual legislatura, João Evangelista é o segundo deputado a falecer. Em outubro de 2009, morreu o deputado estadual Pedro Veloso (PDT), vítima de leucemia.

Com a morte do deputado, assume vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão Carlinhos Amorim (PSDB - Imperatriz), suplente de João Evangelista.

Arquivo do blog