WebNet

WebNet

sábado, 21 de agosto de 2010

Notícias do Município de São Bernardo (MA)

FÉ, DEVOÇÃO E MUITA EMOÇÃO NA PROCISSÃO DE SÃO BERNARDO
A tradição se manteve. Novamente uma multidão participou da procissão do padroeiro São Bernardo na última sexta-feira, dia 20 de agosto. Como sempre, a emoção, a fé e a devoção, tomaram conta das ruas, avenidas e praças da nossa cidade, num cortejo de milhares de pessoas que lá estiveram para prestarem suas homenagens ao glorioso São Bernardo. Este ano foi marcado também pela despedida do nosso Bispo Dom Valter que vai se aposentar. No final da procissão houve uma solenidade em homenagem ao Bispo, como reconhecimento ao seu trabalho prestado à Diocese e ao Santuário de São Bernardo. Mais uma vez a paróquia de São Bernardo realiza um festejo maravilhoso, participativo, bonito e bem organizado. Parabenizamos a todos os segmentos da paróquia pela realização de mais um festejo de São Bernardo.


UFMA ABRE SELETIVO ESPECIAL PARA SELECIONAR CANDIDATOS EM SÃO BERNARDO
As inscrições para o Processo Seletivo Especial, estão abertas na Secretaria Acadêmica do Campi de São Bernardo, no período de 19/08 a 22/08, sendo que de 19 a 21 o horário de inscrições será das 08h às 12h e das 14h às 18h e no dia 22/08 o horário será das 08h0 às 14:00h. As provas do Processo Seletivo Especial serão realizadas no dia 29 de agosto de 2010 no horário da 08:00h às 12:00h, aqui mesmo no Campi de São Bernardo. Outras informações sobre este seletivo os candidatos poderão obter no Edital nº 313/2010-PROEN, da UFMA.

TARDE DE AUTÓGRAFOS EM SÃO BERNARDO
No final da tarde da última quinta-feira, dia 19 de agosto, aconteceu no Centro de Ensino Henrique Couto, o lançamento do livro “O Velejador” de autoria do médico, cronista, contista e poeta Antônio de Pádua Silva Sousa. Sem dúvida foi um momento de orgulho e emoção, poder lançar seu livro de contos no próprio colégio onde iniciou sua alfabetização e no meio de velhos amigos, conterrâneos e ex-colegas do CE Henrique Couto. Além de familiares e amigos, muitas pessoas da sociedade estiveram presentes para prestigiar o evento e adquirir a obra valiosa deste bernardense ilustre que muito honra aquela cidade. Parabenizamos o amigo Antonio de Pádua e desejamos muito sucesso em suas realizações.

Jackson Lago visita Buriti e Duque Bacelar no Baixo Parnaíba

Após ser recebido por centenas de pessoas na entrada da cidade, o candidato Jackson Lago (PDT), percorreu as principais ruas do município de Buriti de Inácia Vaz (distante 78 km de Chapadinha) na manhã da última sexta-feira (20) em uma grande carreata (foto acima) que terminou no clube Recanto do Talarico.

No local, Jackson Lago destacou importantes iniciativas adotadas em seu curto mandato de governador, interrompido por decisão do TSE. Citou, por exemplo, as criações da secretarias de Segurança Cidadã e da Igualdade Racial.

Jackson ainda participou de um comício em Duque Bacelar (foto abaixo).


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Previsto para URE/Chapadinha Etapa do Programa "Conversando com a Escola"

Conversando com a Escola visa transformar a Educação no MA

Diante dos diversos problemas que a educação brasileira enfrenta, o programa “Conversando com a Escola”, prioriza a qualidade de ensino nos 13 polos do Maranhão. A partir do diálogo de planos e metas com os gestores, as avaliações devem ser feitas e colocadas em práticas. A 5ª edição do programa "Conversando com a Escola" aconteceu no auditório da Faculdade Atenas Maranhense (FAMA), e teve a presença do secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo; do coordenador do programa, Paulo Roberto Soares, e da presidente do Instituto Ayrton Senna, palestrante Viviane Senna.


Um dos parceiros do "Conversando com a Escola" é o Instituto Ayrton Senna, que estabelece com governos uma continuidade do projeto que já atendeu 11.640.930 crianças e no Maranhão desenvolve o “Gestão Nota 10”. A Instituição fundada em 1994 atua em 26 estados brasileiros, tem 553.512 educadores capacitados.


A educação precisa de um trabalho conjunto, de um esforço público para que haja avanço. O objetivo do Instituto é fazer com que as crianças aprendam. É objetivo de todo educador que tenha a missão de dar às crianças o melhor”, declara Viviane Senna.


A primeira etapa do "Conversando na Escola" foi realizada na regional das cidades de Pinheiro e Viana; a segunda, em Balsas; a terceira foi em Pedreiras e Bacabal; a quarta em Presidente Dutra e Barra do Corda, já a quinta foi em São Luís. Estão previstas novas etapas do programa nas Unidades Regionais de Educação (UREs) de Imperatriz, Açailândia, Itapecuru, Chapadinha, Caxias, Codó e Timom, Zé Doca e Santa Inês.

A partir de 2011, as ações serão ampliadas para toda a comunidade escolar.

Ascom

Formatura de mais de 500 alunos Proerd em Chapadinha

Na última quarta-feira, dia 18, na sede social do Aldeota Clube, foi realizada a Formatura de mais de 500 alunos pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas - PROERD, do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha, relativo ao primeiro semestre deste ano, o programa consiste num esforço conjunto entre a Polícia Militar, Escola e a Comunidade para o combate ao uso de substâncias entorpecentes e da prática da violência.

O Proerd e desenvolvido por um Policial Militar devidamente qualificado, chamado de Instrutor Proerd juntamente com o professor(a) nos 5º ano do Ensino Fundamental, que uma vez por semana vai até a escola e repassa conhecimentos sobre prevenção as Drogas, combate a violência e noções de cidadania, e tem como material didático o Livro do Estudante e o Manual do Instrutor.

O Proerd é aplicado em Chapadinha desde do ano de 2003, inicialmente pelos PMs Abílio Vieira e Claudecir Satil (na foto ao lado - ladeado por alunas/Proerd).

Atualmente o Proerd está sendo ministrado em 13 dos 17 Municípios da área da 4ª Companhia PM Independente que prentende chegar a todos até o fim do ano, e a meta para esse semestre em Chapadinha é formar mais 1.000 alunos da rede municipal de ensino e 450 da rede particular.

O Proerd é um programa que a Polícia Militar implanta com o intuito de Educar, para não ter que reprimir futuramente, o resultado e bem sastisfatório já que se consegue formar na consciência dos alunos a verdade sobre o perigo do consumo de substâncias entorpecentes, e principalmente as consequencias aos quais ele pode levar, e principalmente a não praticar a violência.

Voley Chapadinhense é Destaque na cidade de Rosário

No último dia 14, (sábado), o time de vollêy masculino de Chapadinha (Gangaia Vollêy Clube, em homenagem a quadra que jogamos), brilhou na cidade de Rosário ao vencer a seleção local por 3 sets a 0, com parciais de 25 x 22, 25 x 19, 25 x 17, em um belo jogo, onde nossos jogadores deram aula de esportividade, espírito de equipe, e vontade de jogar e vencer.

O time composto por: Sandro, Ivan, Rubenito, Patrick, Paulo Henrique, Paulo (Buchada), Fabiano, Wendel, e Wellington, chegou a Rosário, minutos antes do inicio do jogo; mesmo com o desgaste da viagem, todos os jogadores entraram em quadra, com uma vontade enorme de vencer, um sempre dando força ao outro, e o mais importante e sem reclamações o que fez com que a energia e o entrosamento do grupo, fluísse, de tal maneira que o placar foi mantido sempre a favor a nosso favor e com larga diferença de pontos.

A cada ponto nossos jogadores vibravam como se aquele fosse o ponto da partida, o que fazia com que o grupo se motivasse ainda mais, lógico que apoiado também, pela equipe feminina, que havia vencido por 3 sets a 0, no jogo anterior. A intenção era fazer com que a bola atacada pelo time adversário não caísse em nossa quadra, para tanto, defendemos bloqueamos, e principalmente, atacamos muito.

Diferente do ano de 2007, quando fomos mal recebidos e ameaçados, dessa vez a equipe de rosário nos fez uma excelente recepção, a qual desejamos retribuir no jogo de volta marcado para o dia 11 de setembro aqui em Chapadinha, onde esperamos contar com o apoio local, visto que isso em nossa cidade é algo raro.

Para írmos a Rosário os atletas tiveram que bancar o seu deslocamento, fomos em nossos próprios carros, e um de nossos jogadores (Ivan) responsável e organizador do time, teve que tirar o dinheiro de seu próprio bolso para pagar a equipagem usada no jogo, pois não há incentivo a essa modalidade esportiva pelo poder público em nossa cidade.

No final do jogo mesmo tendo sido derrotados as duas seleções masculinas e femininas da cidade de Rosário, nos cumprimentaram, e colocaram-se a nossa disposição. No dia seguinte nos ofereceram um belíssimo café da manhã, e nos proporcionaram um churrasco, onde tanto o time masculino e feminino de Rosário e a Equipe masculina de chapadinha, (a feminina voltou pra casa ao termino do jogo), se confraternizaram; pena que não pudemos aproveitar da recepção pois pegaríamos a estrada logo em seguida. A equipe masculina ainda aproveitou para relaxar na cachoeira da Pedra Grande (Morros), onde pudemos aproveitar de um belíssimo paraíso criado por Deus. Em fim valeu a pena.
Por: Ivan Renzo - Fonte: Blog Sala Vip

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Homem é preso em Chapadinha e enquadrado na Lei Maria da Penha

A Polícia Civil cumpriu, na última terça-feira (17) na cidade de Chapadinha, um mandado de prisão contra Carlos Antônio Castelo Branco Martins, enquadrado na Lei Maria da Penha nº 11.340/06.

De acordo com informações da Delegacia Regional de Chapadinha, ele e sua esposa, Francisca das Chagas Martins Caldas, estavam separados, mas ele a ficava ameaçando. Francisca, inclusive, já havia feito várias denúncias à polícia.

A Polícia Civil solicitou então à justiça que fosse expedido seu mandado de prisão contra o acusado. Carlos Antônio estava foragido, mas após denúncias, ele foi localizado e preso num bairro em Chapadinha. Ele prestou depoimento e foi encaminhado ao CDP - Centro de Detenção Provisória.
O Imparcial Online

Trecho da BR-222 será interrompida no domingo (22 )

Cartaz do ano passado (2009)

No próximo domingo, dia 22 de agosto, o tráfego de veículos será interrompido entre os quilômetros 156 e 160 da BR-222, trecho compreendido entre a entrada da cidade de Vargem Grande e o povoado de Paulica. A interrupção ocorrerá de 5h30 às 8h30 e de 15h30 às 18h.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a interrupção do tráfego de veículos no trecho ocorrerá devido a realização da romaria de São Raimundo dos Mulunduns (abertura dos Festejos, em Vargem Grande).

Professores contratados serão pagos nesta sexta-feira (20)

Todos os professores contratados da rede estadual de ensino receberão seus salários nesta sexta-feira (20). O pagamento é referente ao mês de julho e os vencimentos serão pagos com efeito retroativo à data do início do exercício da docência.

A regularização dos salários foi garantida aos professores pelo secretário de Estado da Educação, Anselmo Raposo, em reunião com a categoria, no último dia 10.

"Lamentamos a demora no pagamento e faremos todo o possível para garantir que os vencimentos sejam pagos em dia, e não ocorram mais com atrasos," afirmou o secretário. Anselmo Raposo também assegurou que não serão consideradas as faltas dos professores que paralisaram suas atividades devido ao atraso no pagamento dos salários.

De acordo com a Superintendência de Administração de Recursos Humanos da Seduc, com a efetivação nesta sexta-feira, do pagamento dos professores, o estado atualizará os vencimentos de todos os profissionais, até julho, e a partir de setembro, a folha será paga até o dia 10 de cada mês.
Ascom/Portal do Governo do Estado

Ministério Público Eleitoral expede recomendação sobre normas relativas à propaganda

O Ministério Público Eleitoral de Chapadinha, por meio do promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa (*foto/arquivo), titular da Comarca, recomendou, no último dia 17 de agosto, a observação minuciosa das normas expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral sobre propaganda, ressaltando a obrigatoriedade do cumprimento delas. O documento foi dirigido a coligações, partidos políticos e candidatos.

Entre os esclarecimentos da recomendação está a proibição, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, de película sem transparência mínima no para-brisa e nas demais partes envidraçadas dos veículos, infração comum na veiculação de propaganda eleitoral. Também foi abordada a vedação de uso de faixas, cartazes ou inscrições com propaganda de candidatos em veículos, acima da área permitida (4m²), caracterizando uso de outdoor. Outro assunto tratado foi a proibição de uso do mesmo material em bens públicos ou que dependa de cessão ou permissão do poder público, como jardins, árvores, postes de iluminação pública, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e espaços destinados ao uso comum, a exemplo de escolas, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios e quadras esportivas.

Também foi recomendada aos órgãos de trânsito a promoção da fiscalização efetiva da veiculação de propaganda eleitoral em veículos automotores com o objetivo de coibir a prática de infrações.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM - MPMA)
Foto: Sousa Neto

MPMA realiza audiência pública sobre uso de equipamentos sonoros

A 2ª Promotoria de Justiça de Chapadinha realizou nesta quarta-feira, 18, no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), uma Audiência Pública sobre Disciplinamento do uso de Equipamentos Sonoros no Município.

A audiência pública durou aproximadamente duas horas e contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre autoridades, promotores de eventos, proprietários de casas de eventos e veículos de propaganda ambulante, além da imprensa local.

Durante a audiência foi realizada uma palestra da fonoaudióloga Teresinha Ramalho Murta, que falou sobre efeitos nocivos do abuso de som na saúde humana. Em seguida, foi proferida palestra pelo promotor de Justiça Fábio Menezes de Miranda sobre a legislação que disciplina o uso de equipamentos sonoros.

Na ocasião, também foi feita a entrega de seis decibelímetros à Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Chapadinha, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representação local do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Promotoria de Justiça de Chapadinha. Foi ainda feita uma demonstração do uso do aparelho decibelímetro com a medição do nível de som emitido por um equipamento de som instalado em uma motocicleta.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos oriundos de multas aplicadas em penas alternativas do Juizado Especial Criminal de Chapadinha.

Também participaram da audiência pública o promotor Douglas Assunção Nojosa, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha; o juiz da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha, Mário Henrique Mesquita Reis; o presidente da Seccional da OAB de Chapadinha, Gaudêncio Chaves Gomes; o delegado regional de Chapadinha, Alessandro Gomes Castro, o comandante da 4ª CPIMMA de Chapadinha, major Edvaldo Mesquita dos Santos; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Chapadinha, Antonio de Sousa; a Diretora do 6º Ciretran de Chapadinha, Maria Teresa Gomes Pavão; o inspetor chefe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura em Chapadinha, Heveraldo Martins Lopes; e o chefe da Guarda Municipal de Chapadinha, Aldemir Pereira da Costa.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

Principal Avenida do Bairro Areal Começou a ser Asfaltada


Logo nas primeiras da manhã desta quarta-feira (18), ainda nem bem o dia havia clareado por completo e operários já preparavam a primeira parte da principal avenida do bairro Areal para receber asfalto. Por volta das 9 horas as primeiras caçambas já despejavam asfalto sobre o calçamento da via.

Segundo informações da prefeitura, ao todo serão asfaltados 2,5 km de avenida, nos dois sentidos, começando no término da Rua Ananias Albuquerque até o colégio João Gomes. De acordo com o representante da construtora e encarregado do serviço, Joaquim Macêdo, se tudo correr normalmente, a avenida será asfaltada por completo até o próximo domingo, 22.

Ataliba Vieira
Ouvido pelo radialista Jota Coutinho, Mirante AM, o Secretário de Obras do Município, Dr. José Almeida, esclareceu que diferente da recuperação da Avenida Ataliba Vieira, que a prefeitura vem tocando com recursos próprios, “a obra do Areal é um projeto específico para aquele Bairro, com alocação de recursos de convênios exclusivamente para atender esta antiga reivindicação daquela comunidade”, disse.

Ainda sobre a Avenida Ataliba, incluindo a entrada da cidade, a prefeita Danúbia Carneiro declarou que a conclusão de obra iniciada com recursos próprios é uma das prioridades de sua gestão. “Temos tentado de todas as formas viabilizar recursos para concluir mais esta realização do nosso governo e acreditamos que muito em breve, da mesmo forma como acontece no Areal, estaremos assistindo a retomada dos trabalhos e marcando data para a entrega da obra da Avenida Ataliba Vieira á população chapadinhense ”, finalizou a prefeita.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sebrae/Chapadinha Promove Palestra para Segmento de Beleza

Por: Sousa Neto

O Sebrae - Unidade de Negócios de Chapadinha, promove nesta quarta-feira (18) a partir das 19h, no auditório da Confraria, a Palestra "Administrando o Salão no Século XXI".

O evento, que terá como palestrante José Milton Ferreira de Aquino, Especialista em Gestão de Salões e Clínicas, da MR Treinamentos, de Fortaleza-CE, é uma realização do Sebrae - Unidade de Negócios de Chapadinha em parceria com o Projeto Empreender e, Estética e Beleza, e terá como público alvo empreendedores e empresários do segmento de Beleza participantes, discutindo a importância do planejamento e administração como ferramentas de melhoria da gestão e lucratividade para a empresa, tendo como tópicos: Oportunidade$, Desafio$ e Ameaça$.

As inscrições para quem queira participar podem ser feitas no Sebrae - Unidade de Negócios de Chapadinha, localizado na Praça da Bandeira - Centro, no valor R$ 5,00 (cinco reais). Informações: (98) 3471-0541 / 3471-0741

Audiência Pública - CONVITE

Nesta quarta-feira (18), a partir das 9h da manhã, no auditório do Cresu, o promotor de Justiça de Chapadinha, Fábio Menezes de Miranda (foto), representando o Ministério Público Estadual, estará promovendo uma Audiência Pública para tratar do Disciplinamento do Uso de Equipamento Sonoro.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Formatura do PROERD acontece nesta quarta (18)

Nesta quarta-feira, dia 18, acontece o encerramento e Formatura de mais de 500 alunos do Sistema Municipal de Ensino de Chapadinha, pelo PROERD. O evento, que no todo, é uma parceria da Polícia Militar com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) será realizado na sede social do Aldeota Clube.

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), é a versão brasileira do programa norte americano DRUG ABUSE RESISTENCE EDUCATION - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado no ano de 1993, e em Chapadinha implantado no ano de 2003.


O Programa possui como material didático o Livro do Estudante e o Manual do Instrutor auxiliando os respectivos Cursandos e os Policiais Militares no desenvolvimento das lições. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado de Policial Proerd, Professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violencia entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas.

A 4a Companhia Independente da PM/Chapadinha, através do seu Comandante o Major Edvaldo Mesquita (foto) e dos instrutores do Proerd, tem com esse programa mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, contribuindo, assim, para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Texto original de Claudecir Satil - Blog Sala Vip

Estádio Lucídio Frazão começa a ser reformado nesta quarta (18)

Foto do Estádio Lucídio Frazão, nesta terça-feira (17) por volta das 17h
Texto e foto: William Fernandes - Blog TvMirante

O Chapadinha FC poderia estar mandando seus jogos na Série B Maranhense (2009) em Chapadinha, no Lucídio Frazão. Poderia, mas como ninguém se interessou em fazer os pequenos reparos que o estádio necessitava para receber a visita dos órgãos que fornecem os laudos de segurança e higiene, o time terá que jogar longe de casa, distante de seu torcedor.

Muito tem se falado que o estádio está abandonado, e que não tem a mínima condição de sediar jogos oficiais. Confesso que já vi estádios em condições piores que a atual do nosso estádio e ninguém fez estardalhaço.


Reforma começa nesta quarta (18)
Na tarde desta terça-feira (17) o secretário municipal de esportes Edmílson Santos foi ao estádio acompanhado do secretário adjunto de obras, Reginaldo Marinho para ver o que necessita ser feito. Santos disse que na manhã desta quarta-feira (18) as obras terão início e se der tudo certo, sexta-feira, dia 20, o estádio estará pronto para receber os órgãos fiscalizadores que emitem os laudos.
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no blog TvMirante

I Fórum das Cidades em Chapadinha

Nesta quarta-feira (18), no horário das 8h às 18h (com intervalos para lanche e almoço, óbvio) o auditório do Centro de Ensino Raimundo Araújo, será palco do I Fórum das Cidades, em Chapadinha.

O evento tem por objetivo, reformular a composição do Conselho do Plano Diretor de Chapadinha (MA) e realizar encaminhamentos para a efetivação do mesmo.

Estão sendo convidadas todas as entidades e lideranças da Sociedade Civil e do Poder Público Municipal, relacionadas direta ou indiretamente com a questão urbana, especialmente:

- Membros do Conselho Municipal de Saúde;

- Membros do Conselho Municipal de Assistência Social;

- Membros do Conselho do Plano Diretor;


- Representante da Secretaria Municipal de Administração;


- Representante do Poder Legislativo Municipal;

- Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha;


- Representantes da Sociedade Civil Organizada nos bairros (associações de bairros e/ou similares);

- Representantes de entidades representativas de assentados.

Chapadinha e Viana será nesta quarta (18) em São Luís

Por: William Fernandes - blog TvMirante
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) bem que tentou tomar mais uma de suas decisões absurdas, transferindo o jogo do Chapadinha do estádio Lucídio Frazão para cidade de Viana, casa do seu adversário desta quarta-feira (18). Desde a semana passada que havia sido anunciado que se o Lucídio Frazão (em Chapadinha) não fosse liberado, o jogo seria em São Luís, mas nesta segunda-feira (16) dirigentes da FMF falaram em tomar uma decisão, no mínimo imoral: levar o jogo para a cidade do adversário do Galo. Seria uma grande molecagem com o time do Chapadinha.

Para que o Chapadinha pudesse jogar em São Luís, a federação impôs algumas condições: como mandante, o clube deveria pagar todas as despesas do jogo de forma antecipada. Eu (William Fernandes) nunca tinha ouvido falar em pagamento de despesas de jogo antes de ele acontecer.

Na manhã desta terça-feira (17) a diretoria do Chapadinha FC depositou o dinheiro na conta de alguém da FMF. Resta saber o que será colocado no recibo, para justificar tal pagamento.

Fiquei sabendo que estavam cobrando até taxa de policiamento. Disseram que o Galo terá que providenciar ambulância, quando isso, neste caso, é de responsabilidade da FMF, já que o estádio não é em Chapadinha. Falaram até em corpo de bombeiros. Nem na Série A do Brasileiro tem bombeiros trabalhando nos estádios.

Fizeram uma pressão tremenda contra a diretoria do Galo da Chapada, que está se sentindo coagida pelos dirigentes da federação.

Agora eu faço uma pergunta: será que alguém do Chapadinha vai acompanhar a venda de ingressos nesta partida de amanhã, já que o clube, como mandante, terá que arcar com as despesas da partida? É bom ficar de olho, pois no jogo do Santa Quitéria anunciaram a venda de apenas 66 ingressos e tinha muito mais gente que isso naquela partida.

Sai mais barato jogar em São Luis
Para quem não sabe, nestas circunstancias em que o campeonato da segundona está sendo realizado, sai muito mais em conta para o Chapadinha jogar em São Luís do que em Chapadinha.

A situação é a seguinte: como inicialmente a FMF havia feito uma tabela com apenas dois jogos para cada equipe e todos sendo em São Luís, a diretoria do Galo montou uma equipe com jogadores e comissão técnica só de São Luís. Assim, não precisaria mobiliar uma casa para os atletas em Chapadinha.

Neste caso, o Chapadinha não gasta com alimentação dos atletas aqui na cidade, não gasta com transporte para os jogos em São Luís, além de não pagar hotel e alimentação, já que todos os atletas moram na capital.

Areal Começa a Receber Asfalto Nesta Quarta (18)

A principal via do Bairro do Areal (foto) começa a receber asfalto nesta quarta-feira (18). Os detalhes do início da obra foram acertados na manhã desta terça-feira (17) entre a prefeita Danúbia Carneiro e a Construtora Educoncil, contratada para realizar a pavimentação nos dois sentidos da avenida.

O asfaltamento da Avenida – que num trecho leva o nome de Raimundo Oliveira, mais diante recebe o nome do ex-presidente José Sarney – é uma antiga aspiração da comunidade do Areal e dos bairros vizinhos e saiu como fruto de uma parceria entre os governos estadual e municipal.

A construtora que realiza outras obras na cidade de Vargem Grande informou que as máquinas já se encontram em Chapadinha para começar os trabalhos nas primeiras horas desta quarta-feira. De acordo o encarregado de obras da prefeitura, Reginaldo Marinho, como a Avenida já é toda calçada e pronta para receber a camada asfáltica, a estimativa é que a obra não demore mais que uma semana para ser concluída.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Comerciante Chagas Teles morre aos 71 Anos

Chagas Teles
11/jul/1939 - 16/ago/2010

É com pesar que comunicamos o falecimento de Francisco Lima Teles, mais conhecido como Sr. Chagas Teles, aos 71 anos, ocorrido por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (16).


Por se dedicar durante toda a vida ao comércio (varejista), Sr. Chagas Teles é bastante conhecido na cidade de Chapadinha e região. É pai dos empresários, do mesmo ramo, Raimundo Teles (Mercadinho Chapadinhense), Júnior Teles (Mercadinho Maitá), Antonio Teles (Hipermercado Ecônomico) e da ex candidata a vereadora Nildinha Teles (na foto com ele).


O corpo está sendo velado na residência da família, na avenida Ataliba Vieira de Almeida - bairro Terras Duras, próximo ao Posto Alvorada, e será sepultado por volta das 7h da manhã desta terça-feira (17).

Notícias da Paróquia

Clique na imagem para vê-la em alta resolução

- Está quase acabando a pintura da Matriz (foto acima). Foi pintada por dentro e por fora. Falta agora substituir as duas portas do fundo do templo e forrar a sacristia. Não sei se o poderemos fazer antes da festa. Na próxima semana os Homens do Terço vão remover os bancos para a praça e lavar a Matriz.

- Na quinta feira passada (12) foi entregue à comunidade do Areal uma linda imagem de Cristo Redentor que o Grupo Missionário João Paulo II trouxe de Fátima. Uma procissão de velas antecedeu a benção da imagem que foi feita pelo Pe. Luis Miranda, perante o templo repleto. Ao Grupo Missionário João Paulo II agradecemos a oferta que ficará como presença do seu trabalho missionário nesta paróquia. Sobretudo ao Pe. Luis a quem se fica devendo a idéia, o arranjar amigos que a pagaram e o transportá-la para cá. A todos nosso sincero "muito obrigado".

- Já chegaram os programas da festa (Festejo) que vão começar a ser distribuídos para que todos conheçam as atividades e os dias de participação das comunidades na novena da festa da Padroeira. Tanto os cartazes como estes programas são oferta de comerciantes cujo nome iremos depois publicar. Também vão ser colocados à venda os cachecóis e as camisetas que têm duas modalidades. Queremos que este ano as pessoas não se queixem que não têm novidades.

- Há um grupo de senhoras que também se está preparando para ter uma atuação muito forte durante a novena com uma barraca na Praça e para a qual estão pedindo ofertas de coisas que se possam colocar numa quermesse. Todo o resultado reverterá para ajudar a construir o Centro do bairro Terras Duras.

- Na semana passada foram visitadas as comunidades de Tucuns, Laranjeiras, Tiririca, Cercadinho, Arrodeio e Alto Bonito. Impressiona a dedicação dos responsáveis da Associação de Laranjeiras que têm um aldeamento com aspecto muito agradável e de bom gosto. Uma futura cidade. Seja também de destacar que aqui como em Sangue não estão permitindo mais de um bar para evitar bagunça e bebedeira incontrolável. Preocupação que também devia levar os responsáveis pela cidade de Chapadinha a não permitir tantos bares e, sobretudo, perto de escolas e igrejas.

- A Paróquia realizará em fins de Setembro mais um Encontro de Casais com Cristo, terceira etapa. Só poderão participar casais que já fizeram a primeira e segunda etapa. Teremos a colaboração de grupos de casais de São Luís.

- A construção do Centro Catequético do bairro Terras Duras, depois de uma pequena paragem para a pintura da Matriz, irá esta semana ser retomada com coragem. Agradecemos a todos que nos têm enviado suas ofertas em cimento e merenda para os trabalhadores.

- Na semana passada trabalharam no CBNET, em curso de formação, Agentes Comunitários de Saúde. E, nesta semana que ora se inicia, o Centro será usado para um curso de atualização de Professores, pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

In Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de N ª. S ª. das Dores - Nº 20 - 15/08/2010 - Chapadinha-MA - Diretor: Manuel Neves // Diretor-Adjunto: Pedro José // Pastora da Comunicação.

CE Dr. Paulo Ramos Trabalha a Inclusão Social há mais de 10 Anos

Profª Maria Alice com alguns alunos da escola
A professora Maria Alice, já realiza esse trabalho há mais de 10 anos, e a mesma procura desenvolver um trabalho sério e direcionado a jovens com algum de tipo de deficiência. Sempre que é solicitada, a Profª Maria Alice faz estudo de capacitação no intuito de desenvolver um trabalho mais satisfatório. Através da escola, tanto do educador como o educando, podem cobrar soluções para assegurar seus direitos.

É bom ressaltarmos, que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem, as consideram e acima de tudo as RESPEITEM, pois nos acrescentam valores morais e de respeito para com o próximo, com todos os mesmos direitos e recebendo as mesmas opotunidades diante da vida, e proporcionando assim, mais justiça em nossa sociedade.

domingo, 15 de agosto de 2010

Caminhão explode e motorista morre carbonizado

Imagem meramente ilustrativa
No ínicio da manhã deste domingo (15), um caminhão baú, conduzido por Altemir de Castro Abreu caiu numa ribanceira e explodiu próximo ao povoado de Mirinzal, na cidade de Vargem Grande, distante a cerca de 140 quilômetros de São Luís.

O acidente aconteceu após o motorista ter perdido o controle do veículo e cair numa ribanceira. O caminhão capotou e logo em seguida explodiu, com a explosão, o condutor do caminhão morreu na hora e seu corpo ficou carbonizado.

O corpo de Altemir foi encaminhado para a delegacia de Mirinzal e logo em seguida foi liberado para a família.
O Imparcial Online

Santa Quitéria vence Viana e volta à Primeira Divisão

O Santa Quitéria bateu o Viana por 2 x 0, na tarde deste domingo (15), no Estádio Djalma Campos, em Viana, e conquistou o primeiro turno do Campeonato Maranhense da Série B de 2009, que está sendo repetido sem a participação do Moto Clube, e já garantiu volta à Primeira Divisão do Estadual de 2010. A Raposa, que havia derrotado o Chapadinha por 2 x 1, quinta-feira, em São Luís, fechou o primeiro turno com duas vitória, ou seja, 100% de aproveitamento.

Os gols da vitória do Santa Quitéria foram marcados por Gilson, no primeiro tempo, e Wanderson, na fase final do jogo. O Viana, mesmo jogando em casa, com apoio da sua torcida, não ameaçou o triunfo dos visitantes, que poderiam ter saído de campo com uma diferença bem maior de gols.

O primeiro turno ainda terá o jogo Chapadinha x Viana, próxima quarta-feira (18), em São Luís, para cumprir tabela. O outro classificado para a Primeira Divisão será o campeão do segundo turno. caso o Santa Quitéria volte a vencer a fase, se classificará quem tiver o maiorm número de pontos na contagem geral. É bom lembrar que o Santa Quitéria já tinha garantido acesso à Divisão de Elite na Série B de 2009, que foi anulada pela Justiça Desportiva.


O Santa Quitéria venceu com Júnior, Tatu, Léo, Gilson e Lúcio; Goberto, Evandro, Cacá e Wanderson (pelezinho); Quirino (Daisha) e Hiltinhom (Zé Maria). Técnico: Meinha.

Por: Edvan Fonseca - Imirante.com

Saúde de Chapadinha é destaque nacional

A secretária municipal de saúde de Chapadinha, Maria José Coutinho, acaba de ser comunicada que será agraciada com o Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública, com o qual será homenageada, durante o Encontro Nacional dos Secretários de Saúde 2010, como um dos 100 melhores secretários de Saúde do Brasil.

A pesquisa foi elaborada entre os 5.564 municípios brasileiros e corresponde ao período de maio de 2009 a maio de 2010.

O Encontro Nacional dos Secretários de Saúde 2010 será realizado de 29 deste mês a 1º de setembro, para entrega do prêmio pelo destaque em nível nacional, em Camboriú, Santa Catarina.

Na programação do encontro acontecerão palestras sobre os temas “O trabalho do gestor da saúde pública municipal”, “Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos em saúde”, entre outros. O encerramento do encontro será com a entrega do prêmio aos melhores secretários municipais de Saúde do Brasil.

O diretor de Eventos da empresa responsável pelo prêmio, Luiz Obregon, explicou que o prêmio busca a valorização desses profissionais. “Essa premiação, inédita no Brasil, vem valorizar o empenho na esfera municipal dos seus respectivos gestores municipais para o engrandecimento da nação, bem como para a otimização da qualidade de vida e saúde da população local”, comenta.Vamos procurar a secretária de saúde de Chapadinha, Dra. Coutinho para saber como ela recebeu essa boa notícia e o que fez com que a saúde de Chapadinha se destacasse nacionalmente.
Por: Willian Fernandes

Arquivo do blog