WebNet

WebNet

sábado, 28 de agosto de 2010

Aldy Saraiva Júnior é Recebido por Roseana e Participa de Comício em Vargem Grande

Aldy Júnior com Roseana

No último dia 25 (quarta), a Governadora e candidata a reeleição Roseana percorreu em carreata as principais avenidas de Vargem Grande, acompanhada pelo Prefeito Miguel Fernandes e dos Prefeitos Zé Creomar (São Benedito), Iara Quaresma (Nina Rodrigues), Zé Filho (Igarapé do Meio) e grande parte da população Vargem-grandense. A carreata iniciou-se às 17h, e terminou por volta das 19h na praça da matriz com um grandioso comício.

Passeata pelas principais avenidas de Vargem Grande

Na ocasião, Roseana recebeu a comitiva de Chapadinha representada pelo ex-vereador e atual presidente do Diretório Municipal do PTB, Aldy Saraiva Júnior; pela vereadora Francisca Aguiar; e pela ex-vereadora Raimundinha Vasconcelos.


Ex vereadora Raimundinha, Aldy Júnior e Roseana, conversam

Na oportunidade, Aldy, assegurou à Candidata que nesta eleição ela terá a maioria dos votos em Chapadinha, uma vez que na eleição passada, contou apenas com o apoio do então prefeito Magno Bacelar e ficou em segundo lugar.

Em conversa com Roseana, Aldy Jr. nos diz que ela, que recentemente esteve em Chapadinha, lamentou, e disse que devido a questão delicada, de mais de um grupo político dando sustentação à sua campanha, não fará comício em Chapadinha.

Metralhadora Giratória

Blog do Alexandre
No primeiro comício desta campanha, realizado na noite de ontem, o candidato Vagner Pessoa, bem ao seu estilo, fez um discurso que vai dá o que falar. Críticas ácidas pra todo lado, como era esperado Magno e Danúbia foram os alvos principais, mas teria sobrado também pro cunhado Isaías e pra totalidade dos vereadores – sem excluir o sobrinho Marcelo Meneses.

O blog (www.alexandre-pinheiro.blogspot.com) está com o áudio. Mais detalhes nas próximas horas.

Chapadinha perde três pontos em julgamento do TJD-MA

Em julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, a equipe do Chapadinha foi punida com a perda de três pontos e mais o valor de R$ 1.800,00.

O Galo da Chapada foi punido por infração ao artigo 214 do CBJD. O artigo 214 trata da escalação irregular de jogadores.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dois Graves Acidentes em Chapadinha

Zeca Rosa e o motorista Manoel ("Zé do Poço")

Texto e fotos: Sousa Neto -
Lamentavelmente, dois graves acidentes de trânsito registrados na manhã desta sexta-feira (27) elevaram as estatísticas de casos ocorridos em nosso município nos últimos dias. Os envolvidos se encontram no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).


O acidente aconteceu quando um grupo de pessoas se deslocavam para a zona rural do município. Segundo informações do sr. Zeca Rosa, um dos acidentados, o excesso de velocidade (120km/h) provocado pelo motorista Manoel, conhecido popularmente por "Zé do Poço", teria causado a capotagem do veículo, por quatro vezes. Apenas o motorista, sacou do carro. Ele foi transferido para um hospital em São Luís.

Além do sr. Zeca Rosa (responsável por uma das lanchonetes da Praça Irineu Veras Galvão - "Praça do Povo") e do motorista "Zé do Poço", estavam também Marlene Dantas (foto à direita), Profª Kássia (Supervisora/SEMED - foto esquerda) e Ana Cleide Rego Dias.

Estas fotos (Créditos: Sousa Neto), são da noite anterior ao acidente (quinta-feira, 26), quando o grupo participava de um jantar comemorativo ao Dia dos Pais, em uma escola municipal na localidade Escondido. O acidente ocorreu a caminho de outra comemoração, em que outra escola iria oferecer um café-da-manhã.

MOTO
Neste, as jovens Raimunda Nonata Pereira de Sousa e Iranilda Pereira de Sousa, ficaram gravemente feridas.

Graça Paz alerta para riscos da estiagem e cobra maiores investimentos no setor da agricultura

Graça Paz conversa sobre o tema com o colega Bacelar

A deputada Graça Paz (PDT) mostrou forte preocupação, na última quarta-feira (25), na tribuna da Assembléia Legislativa, com o nível dos rios considerados perenes no Maranhão, como o Itapecuru, o Munin (que passa por Chapadinha) e outros.

- O nível destes rios estão baixando com muita rapidez. E agora é que estamos no mês de agosto. Não era pra ser assim- ponderou a parlamentar.

Para a deputada, esta estiagem se agrava também com as queimadas provocadas em várias regiões do estado, o que só contribui para o empobrecimento do solo.

- Não se admite mais que, em plena época da consciência ambiental, se use queimadas para fazer roças. Este tipo de técnica primitiva só tira os nutrientes do solo – afirmou.

As queimadas têm ocupado o noticiário nacional, com registros em todo o país. A deputada lamenta que, além daquelas causadas pela força da natureza, o pior são as queimadas provocadas pelo próprio homem.

Graça Paz apelou para os colegas, governadores e bancada federal a trabalhar mais pela agricultura maranhense.

- Somos um estado agrícola, com terras produtivas, rios perenes, chuva abundante. Mas é preciso que o estado apresentesw as políticas da agricultura, alocando recursos para o setor – cobrou a parlamentar.

Blog do Marco Aurélio D'Eça

Professores de Língua Inglesa do MA Serão Capacitados

Discutir um projeto de parceria entre o Conselho Britânico (órgão Internacional do Reino Unido para Relações Culturais e Oportunidades Educacionais) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa na rede estadual de ensino. Esse foi o principal objetivo do encontro que reuniu membros do Conselho Britânico e gestores Seduc, na última quarta-feira (25), no prédio da secretaria Adjunta de Ensino (Sae).

A meta da Seduc é qualificar os cerca de dois mil professores de inglês na rede estadual de ensino, oferecendo igualdade de oportunidades para todos, segundo informou o secretário de Estado da Educação, Anselmo Raposo.


Ao investir na qualificação do professor o maior beneficiado é o aluno que tem maiores chances de se inserir no mercado de trabalho e enfrentar, por exemplo, uma entrevista de emprego, onde muitas vezes é exigido, o conhecimento da língua inglesa,” destacou o secretário.

O Conselho Britânico tem 75 anos de experiência na formação de professores de inglês em todo mundo, com parcerias desenvolvidas em mais de 110 países. No Brasil já realizou capacitação para professores de inglês nos estados de Tocantins, Ceará e Pernambuco.


Ariela de Jesus Alves
, professora de inglês e presidente da Associação dos Professores de Língua inglesa do Maranhão (Aplima), enfatizou que a parceria visa oferecer, além do compartilhamento de experiências, um trabalho metodológico mais eficiente para o ensino da língua inglesa em sala de aula, oportunizando mais cultura e mais informação.


O secretário Anselmo Raposo, destacou que esta parceria é muito importante e ressaltou que ela vem de encontro aos projetos da Seduc, que irá implantar o primeiro Instituto Público de Idiomas no Estado.

Ascom/SEDUC

Já Pode?

Depois de a Justiça Eleitoral divulgar que só seria permitido uso de carros de som até o tamanho do tipo caminhão 3/4, os trios elétricos grande começam a aparecer.

Em Chapadinha um Caminhão Mercedes Benz (foto) circula desde as primeiras horas desta quinta-feira (26) com som ligado. A população que não consegue entender o que está valendo mesmo em matéria de lei eleitoral pergunta: trio elétrico já pode?

Blog do Alexandre

Barra do Corda vibra com a presença de Nota Dez

Da Assessoria

Uma onda gigante tomou conta da cidade de Barra do Corda, Região Central do Maranhão. E essa onda tem nome: Magno Bacelar, o Nota Dez. Isso mesmo. Nota Dez arrastou uma multidão de pessoas pelas ruas do Centro e de vários bairros de Barra do Corda, na manhã desta quinta, 26 de agosto.

O movimento aconteceu por ocasião da inauguração do comitê de Nota Dez na cidade. A mobilização começou por volta das 9h30 da manhã, com dezenas de carros e centenas de pessoas que caminharam, voluntariamente, do Bairro Trizidela até o Centro, onde fica o comitê.

Várias lideranças políticas de Barra do Corda e de cidades vizinhas fizeram pronunciamento em defesa da candidatura de Nota Dez. A quantidade de pessoas que compareceram ao evento surpreendeu até mesmo aos coordenadores da campanha de Magno em Barra do Corda. “Sabia que ia dar muita gente, mas não imaginava que seria desse tanto, já que a programação era em plena 10h da manhã de um a quinta-feira. Isso mostra o quanto o povo de Barra do Corda quer Dr. Magno como seu representante na Assembléia Legislativa’’, disse um dos colaboradores da campanha de Nota Dez.

Quando Magno chegou ao comitê, o trânsito parou literalmente, numa das ruas mais movimentadas do Centro da cidade. Foi difícil até para o candidato entrar no comitê, tamanha era a manifestação de carinho recebida por ele. As pessoas o abraçavam e diziam que “agora Barra do Corda tinha um homem com coragem de enfrentar os coronéis da cidade”, referindo-se ao grupo político que administra o município.

Depois de um breve discurso, Magno liderou uma caminhada, acompanhado de centenas de simpatizantes, que o seguiam de maneira voluntária. Logo atrás, vinha uma imensa carreata, que chamava a atenção de todos, por onde passava.

Quando chegou ao centro comercial, todos corriam para as portas dos comércios para vê-lo e cumprimentá-lo. Era visível a satisfação das pessoas que o abraçavam calorosamente e diziam palavras de incentivo e apoio ao seu ouvido.

Por onde passava, Magno ficava animado a cada vez que via dezenas de muros e casas com painéis e fotos suas e de seu irmão Antonio Bacelar, candidato a deputado federal.


Nem mesmo o forte calor e o cansaço de mais de 10 km de caminhada fez as pessoas desistirem de acompanhar o candidato e sua comitiva. A passeata terminou por volta de meio-dia, na avenida principal do Bairro Trizidela, o maior da cidade.

À tarde Magno participou de reuniões com lideranças políticas que vieram de outros municípios, vizinhos a Barra do Corda.

À noite, estava programada uma grande concentração no Bairro Altamira, mas Nota dez pediu que cancelassem, em função do cansaço de todos que participaram da caminhada. Durante todo o dia, o principal comentário na cidade foi o “arrastão de Nota Dez”, que fez muita gente pedir fotos, banners e cartazes de Nota Dez. A coordenação do comitê local anunciou para o próximo dia 4, um grande comício em Barra do Corda, para sacramentar de vez sua força na região.

Magno é bastante conhecido em Barra do Corda, onde tem um hospital e outros negócios. Na sua primeira eleição para deputado estadual, em 1998, Nota Dez veio a Barra do Corda apenas duas vezes (pois teve que visitar praticamente todos os municípios do Maranhão) e conseguiu uma expressiva votação, de quase 3 mil eleitores.

Campanha em Chapadinha
Magno informou aos eleitores de Chapadinha, que sua campanha será intensificada na cidade daqui a uma semana, quando fará grandes concentrações nos principais bairros da cidade. “Peço a todos que não se preocupem e não dêem ouvidos àqueles que querem desestabilizar minha candidatura, espalhando boatos maldosos pela região. Ainda não pude fazer nossas manifestações em Chapadinha porque tenho que visitar mais de 70 municípios onde tenho muita aceitação, mas peço que todos se empenhem em prol de nossa candidatura, pois Chapadinha precisa, mais do que nunca, de um representante legítimo na assembléia Legislativa do estado”, disse Nota Dez ao povo de Chapadinha.

Caxias
Nesta sexta, 27, será a vez de Caxias receber Magno Nota Dez. Foi ali, onde tirou mais de 5 mil votos na primeira vez que se candidatou e se elegeu o deputado estadual mas vota do interior do estado, que Magno começou sua trajetória na política, quando atuou como médico durante vários anos e depois partiu para ser prefeito da cidade de Aldeias Altas (onde ganhou o título de prefeito Nota Dez, dado pelos vereadores locais).

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Santa Quitéria é campeão da Segundona de 2009

Chapadinha e Viana decidirão quem será o vice

O Santa Quitéria goleou o Viana por 5 x 1, na tarde desta quarta-feira (25), no Estádio Nhozinho Santos, e, com uma rodada de antecedência confirmou a conquista do segundo turno do Campeonato Maranhense da Série B de 2009. Como já havia ganho o primeiro turno, a Raposa foi campeã da competição, de forma invicta e com 100% de aproveitamento, já que venceu as quatro partidas que realizou. O atacante Quirino, do Santa Quitéria, com seis gols marcados até agora é o artilheiro da competição.

No primeiro turno, o Santa Quitéria bateu o Chapadinha por 2 x 1 e o Viana por 2 x 0. No segundo turno goleou o Chapadinha por 4 x 1 e o Viana por 5 x 1. O time do prefeito Manin Leal garantiu seu retorno à Primeira Divisão de 2010.

No jogo desta quarta-feira, Wanderson e Zé Maria, no primneiro tempo, Quirino (duas vezes) e Lúcio marcaram para o Santa Quitéria, no segundo tempo, enquanto que Cleber fez o gol de honra do Viana.

Logo depois do jogo, o goleiro Júnior, capitão do Santa Quitéria, recebeu o troféu de campeão da Série B de 2009. O troféu foi entregue por Geografia, diretor da FMF.

Segunda vaga

A segunda vaga para a Primeira Divisão será decidida no confronto direto entre Viana e Chapadinha, que se enfrentarão no próximo domingo (29) na cidade de Viana. O Chapadinha jogará pelo empate, pelo saldo de gol. O Viana precisará vencer. Quem ficar com a segunda vaga será também o vice-campeão da Segundona 2009.

Blog do Edvan Fonseca - Imirante.com

Jackson participa do Fórum do Baixo Parnaíba em Buriti

O candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT), é um dos únicos signatários do documento “Políticas Públicas com Direitos Humanos para o Baixo Parnaíba Maranhenses”. Jackson assumiu o compromisso com as entidades que integram o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense, durante o lançamento da “Plataforma Política”, nesta terça-feira (24), no Centro de Apoio Pedagógico Bernardete Cunha, no município de Buriti de Inácia Vaz (distante 78 km de Chapadinha).

Além do candidato pela coligação “O Povo é Maior”, apenas o candidato do PSOL, Saulo Arcangeli, atendeu ao convite do Fórum. Articulado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), desde 2003, o movimento ganhou a atual denominação a partir de maio de 2010, após encontro no município de Mata Roma.

O evento em Buriti de Inácia Vaz foi aberto pelo padre Chagas, pároco de São Benedito do Rio Preto. O documento “Plataforma Política” contém dez eixos temáticos: meio ambiente, saúde, educação, cultura, assistência social, reforma agrária, política agrícola, infraestrutura, segurança pública e direitos humanos. Segundo o padre Chagas o objetivo do fórum foi abrir canais de diálogo entre organizações sociais e os candidatos às eleições.

A “Plataforma Política” com participação de 21 municípios foi elaborada ao longo de vários anos de mobilização social e luta por direitos na região. Com a entrega da Plataforma aos candidatos, o Fórum do Baixo Parnaíba busca o comprometimento dos candidatos. A intenção é, após as eleições, realizar reuniões periódicas para a efetivação das políticas públicas, com referência na Plataforma Política.

Os municípios que integram o Fórum:

Afonso Cunha, Água Doce, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Jornal Pequeno Online - Matéria resumida. Leia mais...

Reportagem do jornalista chapadinhense Tiago Negreiros é gerada em cadeia nacional

Tiago Negreiros
Reportagem realizada pela TV Norte Carajás, afiliada da Rede Record de Televisão em Parauapebas (PA), noticiando gastos e situação da paralisada obra do Hospital Municipal de Parauapebas e a morte de uma criança que teria sido negligenciada por funcionários da rede pública municipal de saúde, foi ao ar nesta terça-feira (24) através do programa local Informação Parauapebas.

A noite, de terça, a reportagem de Tiago Negreiros (foto) e equipe foi ao ar no programa gerado para a capital do Estado. Na manhã desta quarta-feira (25) a reportagem foi noticiada em cadeia nacional através do programa Fala Brasil, da Rede Record.

Fonte: www.zedudu.com.br

CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA

William Fernandes - Blog TvMirante
Começa nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, mais uma Campanha de Vacinação Anti-rábica, em Chapadinha, sob a forma de mutirão.

Dia D
O “Dia D” da campanha acontecerá no sábado, dia 28, durante todo o dia, na Praça Cel. Luis Vieira. O coordenador de Vigilância em Saúde, Carlos Henrique Marques, pede a todos os donos de animais, como cães, gatos e macacos, que os prendam, pois os agentes passarão nas residências durante todo o dia.

Carlos Henrique informou que não haverá cancelamento da campanha no Maranhão, devido aos incidentes mostrados nos telejornais de todo o País, sobre mortes de animais em São Paulo e no Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, estes casos foram isolados.

Agricultores de Chapadinha conquistam título da terra

As famílias de agricultores da gleba Vargem do Forno, no município de Chapadinha, acabam de adquirir o título definitivo de propriedade da terra. São 492 hectares que passam a ser de domínio coletivo das 33 famílias que vivem no local.

Durante a solenidade de entrega do documento, no povoado Coroatazinho, na última sexta-feira (20), a secretária de estado do Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade (foto), anunciou o desconto especial de 80% sobre o valor do imóvel, que é de R$ 27.074,5.

Com a redução no preço, os trabalhadores vão pagar coletivamente um total de R$ 5.514,00, dividido em cinco parcelas anuais. A redução no preço tem amparo legal na resolução nº 001/2009/Iterma, de 17 de novembro de 2009, do Conselho de Administração, nos termos do art.3º, V do Decreto nº 17.746, de 22/12/2000, que estabelece o desconto na compra da terra pelos trabalhadores rurais.

O título comunitário é a garantia de que a terra vai ficar com a comunidade. A regularização possibilita que os trabalhadores tenham acesso a benefícios como crédito do Pronaf A, de até R$ 21 mil, implantação de projetos produtivos, construção de poço artesiano com sistema domiciliar de distribuição de água, entre outros”, disse Conceição Andrade.

Este é um momento importante para a comunidade. Vocês saem da condição de posseiros, de ocupantes, para serem donos da terra. O estado garante a propriedade, legitimando a comunidade como proprietária da terra”, falou o presidente do Iterma, Carlos Galvão de Melo.

Título comunitário

O título coletivo tem como finalidade exclusiva a implantação de programas e projetos comunitários de atividades agropecuárias e agroindustriais, não sendo permitido o desmembramento em lotes individuais. O domínio do imóvel também não pode ser transferido para terceiros.

Registro do título
Após a compra da terra e a emissão do título comunitário pelo governo do estado, o próximo passo da comunidade de Vargem do Forno é o registro do documento no Cartório de Registro de Imóveis de Chapadinha.


Por:Rejane Freitas - Secom

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Campanha de Roseana Tem Novo Coordenador em Chapadinha

Blog do Alexandre
O Comitê Central da campanha da governadora Roseana no estado enviou o ex-prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga (foto), para Coordenar a campanha em Chapadinha e Região.

Jones é antigo partidário do grupo Sarney, tem livre trânsito com as forças políticas que disputam prestígio com a governadora em Chapadinha e já se encontra na cidade tomando as primeiras providências para instalar um comitê regional da candidata.

Justiça Eleitoral Coíbe Abusos em Chapadinha

Blog do Alexandre
O TRE decidiu na tarde desta segunda-feira (23) proibir o uso de plotagem com propaganda dos candidatos em carros que superem os 4 m². Pelo que se ver, a maioria dos candidatos estão descumprindo a decisão. A Justiça Eleitoral pode multar e, em casos extremos, até mandar apreender os carros.

Em Chapadinha, a Justiça Eleitoral já detectou irregularidades com relação ao uso de cavaletes e equipamentos sonoros, que estariam deixando de observar a lei. Em ofício, o juiz eleitoral Mário Henrique Mesquita Reis (foto) expediu ofício advertindo as coligações para que cessem as irregularidades no prazo de 24 horas e convocou as partes para uma audiência nesta terça-feira (24) às 11 horas no Fórum da Comarca.
Foto/Arquivo: Sousa Neto

SEMED Realiza a IV Jornada Pedagógica

Texto e fotos: Sousa Neto - Ascom/SEMED

Cerca de mil professores do Sistema Municipal de Ensino participaram, no último final de semana, quinta (19) e sexta-feira (20), da IV Jornada Pedagógica 2010, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Na abertura, realizada na manhã de quinta-feira, no Aldeota Clube, teve credenciamento na chegada de todos os participantes; o radialista J. Coutinho (foto ao lado) foi o orador oficial do evento; e a mesa contou com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, dos secretários municipais Edmilson Conrado Pinto (Articulação Política), Enir Ferreira Lima (Educação), (Trabalho), Geisa LoboJesus Lima (Administração), Rejamara Lima (Assistência Social); e ainda: Profº Jânio Ayres (representando o Sindchap), vereador Jorge ACS, Professores Raimundo Martins, Francilene Lima, Sônia e Ruth (Coordenadores da SEMED); (representando o CMDCA) e Maria de Fátima da SilvaProfª Noni Braga (Cresu/FAP), que foi a palestrante do encontro.

Com o tema: "Desafios e Perspectivas da Educação Municipal de Chapadinha", para a secretária municipal de Educação, Enir Lima, "mais do que planejar o ano letivo, para este segundo semestre/2010, a Jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências. Este ano, o tema nos direciona à organização do trabalho pedagógico: os educadores e suas práticas, tendo como focos o currículo e a articulação docente como componente curricular".

Na segunda etapa, que teve início na tarde de quinta, a Jornada foi descentralizada e aconteceu simultaneamente em três escolas municipais: UI Alexandre Costa, UI Manoel José de Santana e UI Almada Lima Filho.

A escola que não se planeja dificulta as aprendizagens dos estudantes porque não tem muita segurança para a escolha dos materiais didáticos, da articulação entre professores e os componentes curriculares, além de não se dar conta que os componentes curriculares têm efeito social na vida dos estudantes”, explica a Coordenadora Pedagógica de Gestão Escolar, Francilene Lima de Melo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Metas do Plano Rodoviário estão sendo cumpridas no MA

O Governo do Maranhão está cumprindo as metas do Plano Rodoviário desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Até o fim deste ano serão pavimentadas e recuperadas cerca de 1.500 km de estradas, projeto previsto, inicialmente, no lançamento do plano, em julho de 2009.

Em pouco mais de um ano são quase 900 km de estradas totalmente novas – entre trechos asfaltados e restaurados. As máquinas continuam trabalhando simultaneamente em outros nove pontos espalhados por todo o estado.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Fernando Leal, além de cumprir a meta de 2010, a Sinfra trabalha para atender outra determinação estabelecida no plano que é de ligar todas as cidades maranhenses a algum acesso asfaltado antes do final de 2011.

Região Baixo Parnaíba
A estrada está totalmente recuperada na MA-020, trecho de 10 km entre Vargem Grande e Nina Rodrigues, e na MA-345, trecho de 76 km entre São Bernardo e o povoado Pirangi, na divisa do Maranhão com o Piauí.

Serviços nas Estradas - Região Baixo Parnaíba

Restauração

MA-020 – Vargem Grande/Nina Rodrigues – 10 km

MA-345 – São Bernardo/Pirangi – 76,80

MA-034 – Chapadinha/São Bernardo – 120,30 km

MA-345 – Araioses/MA-346 – 24 km

Pavimentação

MA-325 – Urbano Santos/Belágua – 11 km

MA-034 – Duque Bacelar/Buriti – 22 km

Matéria resumida. Leia mais no Portal do Governo do Estado

Vigilância em alerta contra casos de sarampo

Imagem meramente ilustrativa
O Ministério da Saúde garante que o sarampo continua eliminado do território nacional. Todos os casos registrados a partir do ano 2000 foram importados de outros países, como os cinco registrados recentemente. Mesmo assim, a Vigilância Epidemiológica no Maranhão está em alerta.

A vacina tríplice (contra sarampo, caxumba e rubéola) está disponível, gratuitamente, nos postos de saúde o ano inteiro. Pode ser tomada a partir de um ano de idade.

Secom

Vergonha: Chapadinha é goleado pelo Santa Quitéria, em São Luís

Chapadinha 1 x 4 Santa Quitéria
Não podia ser de maneira mais vergonhosa, a participação do Chapadinha nesta Segunda Divisão do Futebol Maranhense (2009). Depois de perder as duas primeiras partidas para Santa Quitéria e Viana, ambas por 2 a 1, o "Galo da Chapada", que ainda sonhava com a classificação para a Série A, tomou um verdadeiro chocolate do Santa Quitéria, de 4 a 1, em São Luís, na tarde desta segunda-feira (23).

O único gol do Galo foi marcado pelo atacante Paulo César, cobrando penalti.

Estamos com vergonha, mais uma vez.


Matematicamente, o time ainda tem chances, mas com essa equipe que aí está, seria melhor nem jogar a última partida, que será realizada em Viana, no próximo domingo (29). Na próxima quarta-feira (25), o Santa Quitéria enfrenta o Viana, pela segunda rodada. Caso vença a partida, o Santa será o campeão da segunda divisão, de forma antecipada. A segunda vaga para a Série A depende dos resultados destes dois jogos que restam.

Por: William Fernandes - blog TvMirante

Início de jogo atrasa por falta de ambulância

Por falta de ambulância, o início do jogo Chapadinha x Santa Quitéria, pela Série B maranhense de 2009, atrasou. O árbitro Gladstonni Viana de Oliveira, seus auxiliares e os jogadores das duas equipes ficaram no meio-de-campo debaixo de uma temperatura de 40 graus. A informação é de que a ambulância saiu da sede, mas ficou presa em engarrafamento.

(Edvan Fonseca - Imirante.com)

E-mail do Leitor!

Novo Bispo da Diocese de Brejo, Mons. José Valdeci

Caro Sousa Neto!
Nossa cidade, nossa Região ganhou um novo homem um novo missionário das causas nobres. O anúncio da posse do novo Bispo da Diocesse de Brejo, Mons. José Valdeci, é um grande marco que não pode ser deixado sem registro. Em especial em seu blog. Por conta disso, consegui um testemunho biográfico do novo Bispo emitido por uma jovem freira que reside nesta Capital. Caso interesse, é de grande valia divulgar o testemunho aos Chapadinhense para melhor conhecer a biografia do novo pastor.
Grato,

Werbron Guimarães (c)
..............................................................
"Maranhense de Coroatá, monsenhor José Valdeci, 48, estudou filosofia e teologia no CETEMA, hoje, Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA). Com licenciatura plena em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, o novo bispo tem especialização em bíblia pelo Instituto de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, em Belo Horizonte (MG).

Ordenado padre pela diocese de Coroatá em 11 de setembro de 1994, monsenhor José Valdeci foi vigário paroquial e, posteriormente, pároco das paróquias de São Mateus (1994 a 2001) e da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Alto Alegre (MA) de 1995 a 2001). É pároco da paróquia Nossa Senhora da Graça desde 2009.

Ele é ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Coroatá, assessor diocesano da pastoral familiar, reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Piedade e coordenador diocesano de pastoral".
( CNBB-Regional NE 5 )

"Conheço Monsenhor Valdeci Santos Mendes desde minha formação inicial na congregação das Franciscanas de Reute em Alto Alegre do Maranhão. Pe. Valdeci é um homem simples mais determinado, que traz consigo um amor imenso por Jesus Cristo, amor esse que se concretiza através da doação ao próximo, da atenção especial aos mais fracos e necessitados, um homem capaz de se alegrar com os pequenos passos que são dados diante da defesa da vida, mas que também é capaz de chorar com os que choram, de lutar com os que estão na luta. Durante meu noviciado em Arari – Diocese de Coroatá, tive a oportunidade de me aprofundar mais e mais na caminhada missionária e vocacional tendo como um grande espelho de discípulo e missionário o próprio Pe. Valdeci.

O Bom Pastor é aquele que dar a vida por suas ovelhas”.

Rezemos irmãos e irmãs, para que o novo bispo da Diocese de Brejo possa exercer com zelo e muita doação a missão a ele confiada, e que Jesus, o Bom Pastor o ensine sempre mais a ser também um Bom Pastor, capaz de dar a vida por suas ovelhas a ele confiada.

E, sem dúvidas, a nossa Igreja e a Diocese de Brejo estão ganhando um grande presente de Deus e por isso, acolhamos não somente o novo Bispo do Maranhão, mas, sobretudo, o novo Bispo Discípulo e Missionário de Jesus Cristo dos tempos atuais na Igreja do Maranhão"

Ir. Maria Inês da Conceição Silva
(Franciscana de Reute)

Procura-se um Dono para o Baixo Parnaíba

por Mayron Régis*

Um dia a mais ou a menos, tanto faz, alguém perguntou o porquê do Fórum Carajás bater tanto na Suzano Papel e Celulose e bater tão pouco nos plantadores de soja do Baixo Parnaíba. Para quem chegara havia pouco tempo na região, a pergunta castigava o ouvinte com sofreguidão e curiosidade. Entretanto, o que se via no ambiente contrastava com a conversa.

A audiência pública do empreendimento de eucalipto da Suzano em Timon, centro-leste maranhense, reverberava um caráter de evento corporativo, onde os funcionários da empresa suplantavam a sociedade civil. Alguém injuriava a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Maranhão que, pelo visto, em nada mobilizara as comunidades.

A presença das comunidades inverteria para que lado a audiência? A negligência da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão só escancara aquilo que todos sabem: as audiências públicas cumprem tabela na liberação de licenças ambientais.

A Suzano negocia áreas no Maranhão, Piauí e Tocantins com todo tipo de gente e conta com apoio de tudo que é tipo de governo. Ela emite sinais que quer se tornar a maior produtora de madeira da região meio-norte do Brasil e para isso áreas grandes são as prediletas.

Áreas grandes rimam com propriedade privada, não é mesmo? Nem todas as áreas grandes no Maranhão se encontram sob o tacão de um dito proprietário, como as terras do pólo Coceira, do Pau Serrado, da Vertentes e do Buriti, município de Santa Quitéria, Baixo Parnaíba maranhense.

Procura-se um dono, então, para dar vazão a ambição por essas grandes áreas. Quem são esses "donos” que surgem de uma hora para outra alegando a posse ou a propriedade de uma área? Em Anapurus, um desses donos vendeu sua área para a Suzano, simplesmente, porque lhe agastava o fato das pessoas que moram próximas a Chapada do Campestre coletarem bacuri.

O senhor Gilmar, plantador de soja do Baixo Parnaíba, ronda essas áreas sem-dono ou mesmo as que a Suzano diz que é dona porque sabe de cor e salteado que elas apresentam algumas peculiaridades como no caso do Pólo Coceira, onde a análise da cadeia dominial pelo Incra aponta que dos mais de seis mil hectares a documentação da Suzano só atende o requisito de propriedade em três mil.

O próprio Gilmar ofertou seus serviços para que as comunidades do Pólo Coceira regularizassem as áreas em disputa com a Suzano no Iterma (Instituto de Terras do Maranhão), desde que ele ficasse com outro tanto, mas as comunidades objetaram.

A audiência em Timon, no final de maio de 2010, figura dentro do projeto da Suzano que abarca milhares de hectares do Baixo Parnaíba maranhense e da região dos Cocais. A regularização das áreas pretendidas pelas comunidades de Santa Quitéria e de outros municípios forçaria um novo planejamento por parte da empresa.

Mayron Régis é jornalista e assessor do Fórum Carajás
www.forumcarajas.org.br

“Quero Governar o Estado que Ajudei a Construir”

por Paulo Cruz Pereira - Fonte: Blog do Itelvado

A frase acima, dita pela governadora Roseana Sarney, em entrevista no canal de televisão de sua propriedade, causa perplexidade e assusta até, pela enorme franqueza que se manifestou a ilustre entrevistada.

Vendo os dados publicados pelo IBGE no relatório do Plano Nacional de Saneamento Básico – PNSB, divulgado no dia 20.08.2010, pelo Governo Lula, vemos o Estado construído nessa “epopéia” de poder da família de Roseana Sarney. Para não ser demasiado extenso, com a citação de incontáveis números do relatório do Governo Federal, fixei-me apenas num dado: a rede coletora de esgoto sanitário existente no Estado do Maranhão.

Em número de municípios que possuem rede coletora de esgoto no Estado, o Maranhão ocupa o vergonhoso antepenúltimo lugar dos Estados da Federação, à frente apenas do Pará e Piauí.

Apenas 6,5% dos municípios maranhenses possuem rede coletora de esgoto sanitário, e os outros 93,5% dos municípios estão expostos a um verdadeiro esgoto a céu aberto. Dados iguais ou piores de países dizimados por catástrofes naturais ou guerras.

Fazendo as contas, chega-se ao alarmante número de 202 municípios maranhense, dos 217 existentes, sem rede coletora de esgoto sanitário, segundo os dados do IBGE.

Não seria exagero afirmar que o Haiti é aqui!

A situação do Maranhão (6,5%) causa mais assombro ainda quando comparada com as dos outros Estados nordestinos, como Pernambuco (88,1%), Paraíba (73,1%), Bahia (51,%), Alagoas (41,2%), Rio Grande do Norte (35,3%) e Sergipe (34,7%), que ostentam dados infinitas vezes superiores aos do pobre Maranhão.

Mas, a despeito de todos esses dados que doem e constrangem, a governadora Roseana Sarney se orgulha desse estado que ela ajudou a construir em seus 10 anos governando o Maranhão. E quer governá-lo por mais 04 para completar os 14 anos e, quem sabe, ao fim do novo mandato, se orgulhar ainda mais de sua obra.

O pai, José Saney, governou o Maranhão, senador por vários mandatos, Presidente da República. O Irmão de Roseana Sarney, Sarney Filho, deputado perpétuo do Maranhão, foi ministro, vejam só! logo do poderoso Ministério do Meio Ambiente no governo FHC. Ela, a própria Roseana Sarney, deputada federal, senadora e governadora completando 10(dez) anos de mandato. Jamais deixaram de ter o explícito e total apoio do governo federal, fosse ele quem fosse, de Castelo Branco a Lula.

E o Maranhão está onde sempre esteve: ostentando os piores indicadores sociais, crianças morrendo à falta de UTI´s, esgoto a céu aberto em praticamente todo o Estado, o império do patrimonialismo, clientelismo.

Diante de tantos dados que assombram até o mais incrédulo, não seria nenhum exagero dizer, também, que no Maranhão se vive apenas uma democracia formal, homologatória, onde o voto direto, livre (?) – pressuposto indispensável da Democracia, é apenas um detalhe para levar ao culto ao personalismo de integrantes de um núcleo familiar diferenciado.

domingo, 22 de agosto de 2010

Notícias da Paróquia

Foto: Pe. Manuel Neves - Pároco de Chapadinha (MA)

- O CENTRO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO em Chapadinha-MA foi fundado em 13 de Setembro de 1921. Faz este ano 89 anos. Queremos comemorar esse acontecimento feliz da história de nossa paróquia. Desejamos que se faça uma revisão de vida dos Apóstolos do Sagrado Coração de Jesus e muito esforço para que aumente o número dos associados. No dia 13 de Setembro, no decorrer da novena de preparação para o Festejo da Padroeira, o Apostolado da Oração será o responsável pela noitada. Queremos também homenagear os elementos mais antigos e fazer um forte apelo a todos os católicos de Chapadinha para que sejamos uma igreja mais viva e atuante. E aqui fica já o convite a você, homem ou mulher, para que seja membro do Apostolado da Oração para anunciar o Evangelho até o fim do mundo e dos tempos.

- Irmã Isabel, das Missionárias da Boa Nova, trabalhando presentemente em Ocua, no Norte de Moçambique, mandou-nos uma carta com notícias que vamos transcrever na próxima semana. Está contente, com saúde e saúda todos os amigos.


- Cerca de 100 pessoas de nossa Paróquia participarão, em Arari-MA, na sagração episcopal do novo bispo de Brejo, Monsenhor José Valdeci. A Paróquia alugou dois ônibus que saíram de Chapadinha às 8h e devem regressar logo após a cerimônia litúrgica que vai começar às 18h numa praça da cidade. Lembramos que o novo bispo nos visitará, pela primeira vez, no próximo dia 7 de Setembro, porque, logo após, seguirá para o Rio de Janeiro participando num tempo de formação para os novos bispos. D. Valter também se despedirá de nós como bispo residencial num dia ainda a combinar durante a Novena da Padroeira.

- Depois de pintada a Matriz, recomeçou com força a construção do novo Centro Catequético de Terras Duras. Fizeram-se esta semana os alicerces com as colunas de ferro.


- O Pároco enviou às autoridades da cidade uma Carta lembrando as disposições da Secretaria de Segurança do Estado sobre o local a efetuar comícios que não devem ser realizados a menos de 200 metros das igrejas, para não perturbarem a liturgia. Pelo cumprimento ou não desta disposição da lei a comunidade poderá medir a educação e o respeito dos candidatos. Estamos anotando as vezes e o proprietário dos carros de propaganda que continuam perturbando a Matriz.

- O Promotor do Ministério Público de Chapadinha, Dr. Fábio Meneses, realizou uma audiência pública para comunicar algumas disposições sobre o uso de som na publicidade da cidade. Estamos contentes por haver ao menos uma Autoridade que tomou a sério a perturbação em que vive a cidade. Oxalá, o seu esforço não caia logo no vazio.

- A comunidade do bairro Corrente iniciou o festejo do seu Padroeiro, São Raimundo, com o levante do mastro no último sábado, dia 21.

_________________________________________

in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha (MA) // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°21 – 22/08/2010.

Arquivo do blog