WebNet

WebNet

sábado, 4 de setembro de 2010

Parabéns Manin, pela passagem de Aniversário!

Foto-montagem: Sousa Neto
Conhecido por sua intensa atuação social, Oséas Lopes Filho, o Manin, comemora neste sábado, dia 4 de setembro de 2010, seu aniversário. Não haverá festividade, mas esta é uma data de reflexão acerca da importância dessa liderança social para nosso município e nossa região.

Membro da Sociedade Esportiva Real Brasil, onde atua com empenho para manter em funcionamento o Projeto Vida, seu maior presente seria ver as crianças e adolescentes por ele atendidas serem contempladas com mais doações por parte de nossa sociedade. Muitos dos problemas de violência, drogas e gravidez na adolescência poderiam ser evitados se projetos como este coordenado pelo Manin tivessem a valorização adequada e o patrocínio suficiente.

Manin, estamos com você nesta caminhada e esperamos que nunca desistas desse sonho de um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes e, ainda, para nossa cidade.

Parabéns, e receba nossos sinceros votos de felicitações e sucesso pra você!

Saiba mais sobre o PROJETO VIDA e faça sua doação, acessando o blog da Associação Real Brasil - Clique aqui

Jackson Faz Campanha na Região do Baixo Parnaíba


Nesta sexta-feira (3), o candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT), esteve em campanha em municípios da região Baixo Parnaíba. Em Brejo (distante 78 km de Chapadinha), a comitiva foi recebida em grande carreata, por dirigentes partidários, sindicais e comunitários da região. A visita ao município de Brejo culminou em uma concentração no Clube Mangueirão, onde o candidato falou aos presentes suas propostas de governo para a região.

Após a reunião no Clube Mangueirão (foto acima), Jackson Lago seguiu para o município de Mata Roma onde foi recebido pelo ex-prefeito pedetista Lauro Pereira Albuquerque (Grachal) e pelo candidato a deputado estadual Aderson Lago (PSDB). No município, Jackson Lago deixou sua marca como governador em várias obras como asfaltamento de ruas, construção de postos de saúde, escolas, melhoria do hospital, construção de poços artesianos e do sistema de abastecimento de água.

Ao final da tarde, Jackson e sua comitiva chegaram a Chapadinha, onde realizaram uma grande carreata capitaneada pelo líder político Dr. Leví Pontes (foto a esquerda) e pelo presidente do Diretório Municipal do partido (PDT), empresário Zé Baleco (foto a direita), que culminou com a inauguração do Comitê Central de campanha, localizado no Centro da cidade, onde o candidato ao governo do Estado, se pronunciou com suas propostas de governo para um grande público. Antecedendo as palavras de Jackson, falaram os candidatos Aderson Lago e Roberto Rocha, a ex-secretária de segurança cidadã Eurídice Vidigal (que representou seu marido Edson Vidigal, candidato ao Senado) e o líder político Dr. Leví Pontes.

Depois, seguiram para o município de Vargem Grande.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

URE/Chapadinha Participa de 6ª Edição do "Conversando com a Escola"

Ao abrir a sexta edição do programa “Conversando com a Escola”, nesta sexta-feira (3), em Itapecuru, o secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, conclamou os gestores escolares da rede estadual para promoverem juntos com administração central da Secretaria de Educação (Seduc) as mudanças que a educação do Maranhão precisa.

O encontro contou com a presença de cerca de 200 gestores, diretores, adjuntos e supervisores das escolas da rede estadual de ensino das Unidades Regionais de Educação (UREs) de Itapecuru, Chapadinha e Rosário.


Na oportunidade, Anselmo Raposo anunciou que a Seduc construirá unidades de ensino ecológicas – escola verde – que irá contribuir para elevar os índices educacionais do estado. Anunciou ainda a construção dos cinco centros de formação de professores e as escolas de ensino médio em tempo integral.


Depois de explicitar os objetivos do “Conversando com a Escola” e defender a descentralização das ações no setor educacional, Anselmo Raposo, disse que todos os gestores devem contribuir a partir do ambiente escolar para possibilitar a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão.


Os gestores regionais José Carlos Santos (Itapecuru), Lucia Helena Cavalcante (Rosário) e Francisco das Chagas Carvalho Barros (representante da URE Chapadinha), elogiaram a iniciativa da Seduc e frisaram que o programa possibilita a descentralização das ações para promover educação de qualidade.

Citaram ainda que o programa estimula o intercâmbio e agrega valores a esta troca de experiências garantido suporte necessário para as ações planejadas com o amplo conhecimento dos problemas e a busca de soluções para as escolas localizadas nas UREs.

Por motivo de força maior a gestora regional de Chapadinha, Licinha Hortegal, não pôde estar presente, mas, foi bem representada pelo Profº Francisco Barros (foto), que é Auxiliar Técnico Pedagógico, da URE/Chapadinha. Todos os gestores escolares de Chapadinha e região estiveram presentes. Só de Chapadinha, participaram: Profª Dioneide Lopes Laranjeiras (URE), Maria das Dores Monteles (CE Oliveira Roma), Raimundo Martins (CE Dr. Paulo Ramos), Leonília Gomes (CE Dr. Otávio Vieira Passos - Bandeirantes), José Farias e Rosirene Cunha (CE Raimundo Araújo), Maria Raimunda Pereira (CE Nossa Senhora das Dores) e, Maria de Fátima Duarte (CAIC); além das supervisoras Fabíola Silva e Maria de Almeida.

URE/Chapadinha
Participaram desta etapa do programa os gestores e diretores de escolas da região do Baixo Parnaíba, que compreende a Unidade Regional de Educação de Chapadinha, participaram os representantes de Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses, Água Doce, Tutóia, Paulino Neves e Buriti.

URE/Itapecuru-Mirim
Da região de Itapecuru-Mirim participaram Anajatuba, Miranda do Norte, Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, São Benedito do Rio Preto, Belágua, Urbano Santos, Matões do Norte, Cantanhede e Pirapemas.

URE/Rosário
Da região do Munim e Lençóis Maranhenses estiveram presentes os gestores escolares de Rosário, Bacabeira, Axixá, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros, Icatu, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro, Santa Rita e Barreirinhas.


O “Conversando com a Escola” tem como objetivo fomentar a discussão a partir da realidade regional das unidades de ensino e um cenário contendo as aspirações futuras, além de indicar processos para a realização dos desejos. As próximas edições do programa serão realizadas em Caxias (dia 10), Santa Inês (dia 24) e Imperatriz (8 de outubro).
Ascom/Seduc

O Acabado e o Inacabado no Baixo Parnaíba Maranhense

Não há um único jeito de deter o agronegócio. Tira-se essa conclusão a partir dos vários embates que a sociedade civil organizada e as comunidades tradicionais do Baixo Parnaíba maranhense protagonizaram entre o mês de julho de 2009 e o mês de julho de 2010. Ao mesmo tempo em que essa conclusão oferece várias possibilidades de crescimento para as organizações que participam do Programa Territórios Livres do Baixo Parnaíba em suas lutas ela também permite que se reavalie o caminho percorrido.

O Fórum Carajás executa vários pequenos projetos nos municípios de Mata Roma, Urbano Santos e Santa Quitéria. Os projetos são executados em parceria com a Aprema, a Associação do povoado de São Raimundo e a Associação de Parteiras de Urbano Santos e o CEDEPROC. Os projetos em questão se enquadram dentro de um dos programas do Fórum Carajás: A expansão da Fronteira agrícola. Desde 2007, a entidade recolhe dados sobre os impactos das monoculturas nas áreas de Cerrado e de transição com outros biomas. Fugindo muito da imagem de um bioma pobre, as informações obtidas revelam uma biodiversidade ainda desconhecida para a maior parte da sociedade.

O desconhecimento favorece e incentiva a destruição do Cerrado pelos empreendimentos da soja, do eucalipto, da cana e das carvoarias. A concretização de projetos agroextrativistas possibilita justamente que esse desconhecimento seja contornado. Um projeto produz conhecimento para os participantes e para os de fora. Contudo, essas leituras nem sempre são complementares e quase sempre divergem. Uma comunidade que rejeita o desmatamento do Cerrado para o plantio de alguma monocultura ganha admiração como também ganha despeito.

Tanto um como outro ganho representa abstrações que emperram o processo de emancipação das comunidades. Muitas conquistas se perdem porque as comunidades aceitam a idéia comum que a conquista da terra é um fim em si mesmo. Os projetos desenvolvidos pelo Fórum Carajás procuram a antecipação ao problema da falta de assistência técnica para as áreas de reforma agrária.

A assistência técnica em áreas de assentamento federal ou estadual pouca trata do extrativismo. Ela defende que o agricultor pegue empréstimo junto aos bancos para investir em gado e em maquinário. Isso tudo em detrimento a questões mais urgentes para as comunidades tradicionais e para os assentados da reforma agrária.

As comunidades, em que os projetos se situam, disputam seus territórios e seus recursos naturais com os empreendimentos de monocultura. A disputa pelos territórios e pelos recursos naturais no Baixo Parnaíba maranhense abole fronteiras sejam elas municipais, legislativas, ambientais e étnicas. A desapropriação de uma área para fins de reforma agrária resolve o problema especifico daquela comunidade. Entretanto, o agronegócio se delicia na compra de posses de terra no intuito de deter milhares hectares porque essa é a sua razão de existir.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Parque de Diversões já está Montado

Texto e foto: Sousa Neto

Faltando 3 dias para o início dos Festejos de Nossa Senhora das Dores - Padroeira de Chapadinha, que acontece de 5 à 15 de Setembro, o Parque de Diversões São Francisco já se encontra todo montado, na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo). Os primeiros brinquedos começaram a chegar já na semana passada e, para este ano, a empresa responsável pela área de lazer traz novidades em brinquedos que prometem muita adrenalina e diversão.

Para o festejo deste ano, o "São Francisco" trouxe cerca de 10 brinquedos, para faixas etárias diferenciadas. Entre os brinquedos mais conhecidos pelo público adulto, estão o Kamikaze, a Brucomela e o Crazy Dance. As crianças também terão muitas opções para brincar com brinquedos personalizados para o público infantil. Adrenalina e diversão garantidas durante os festejos em Chapadinha.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Conto e o Desconto do Vigário

Imagem meramente ilustrativa
Antes de propor um projeto para uma determinada comunidade, planeja-se por um longo tempo. Nem sempre um planejamento de longo prazo é possível porque os prazos de apresentação são apertados. Por isso, a equipe do projeto se incumbe de esticar ao máximo o planejamento para o calendário de execução de atividades. A eficácia de um projeto como esses cabe à medida que o calendário comporte avaliações entre a equipe técnica e a comunidade.

O propósito do planejamento se fortalece na própria dinâmica da comunidade que o corpo do projeto simplesmente subtraiu sem dar conta da operação matemática a que fora submetido. As atividades do projeto São Raimundo, de manejo de brotações de bacurizeiros no município de Urbano Santos, financiado com recursos da CESE e da ASW, começou em janeiro de 2010. O périplo até a sua aprovação tanto pela CESE como pela ASW rondou a faixa de alguns meses de intensa espera.

Quando o projeto é aprovado, os meses de espera rapidamente se apequenam. A primeira conversa com a comunidade norteia os deveres da equipe técnica e da comunidade dali pra frente. Nos territórios de São Raimundo e das comunidades vizinhas, o projeto de manejo de bacurizeiros forra as consciências dos seus artífices com apreços pela preservação da Chapada.

Outras atividades do Fórum Carajás no Baixo Parnaiba se conectam com o projeto de São Raimundo. Com o tempo, mais comunidades de Urbano Santos e comunidades de Chapadinha, Buriti de Inácia Vaz, Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres, Santa Quitéria, São Bernardo e Barreirinhas se indignam com a baixa exposição dos seus bacurizeiros em forma de projetos de manejo. Aqueles que mais apreciam a polpa de bacuri moram longe do Baixo Parnaiba maranhense e às vezes até acenam com a preservação dos bacurizeiros à frente das comunidades. Pelas suas falas em São Raimundo, município de Urbano Santos, no Pólo Coceira, município de Santa Quitéria, e nas Carrancas, município de Buriti de Inácia Vaz, as comunidades tradicionais sabem bem quem defende o quê no Baixo Parnaiba maranhense e quem defende suas áreas de bacurizais dos desmatamentos perpetrados pela Suzano e pelos plantadores de soja.

Os projetos auxiliam as comunidades no reconhecimento dos seus territórios. Os empreendimentos de monocultura, em todo o Baixo Parnaiba, converteram mais de cem mil hectares de mata nativa em grandes extensões de plantios de soja e eucalipto. A conversão praticada por esses empreendimentos em termos ecológicos beatifica a sociedade com soluções escapistas do tipo nova era do capitalismo. Os empreendimentos, que antes excluíam as comunidades, agora atam e desatam um discurso de geração de empregos. Algumas comunidades caem no conto do vigário e outras como a do Pólo Coceira, município de Santa Quitéria, acodem o vigário para que ele desconte as eternas promessas de emprego, educação e estradas. Acudir um ao outro em Santa Quitéria, em Urbano Santos ou em Barreirinhas, para as comunidades desemboca no autoconhecimento e no vinculo dos mundos da produção agrícola, do extrativismo e dos recursos hídricos com o território onde elas se inserem.

Presos serram grade e fogem do CDP/Chapadinha

Por: Sousa Neto - Fotos: Reprodução

O
Centro de Detenção Provisória, conhecido como "Cadeião", de Chapadinha, tem enfrentado os problemas da maioria das delegacias das grandes cidades: as fugas devido a custódia de detentos no local. Na manhã desta terça-feira (31), por volta das 10h, aproveitando o momento de visitação, quatro presos conseguiram escapar após serrarem barras da grade em formato de uma cruz. Eles escaparam pulando o muro.

Inaugurada no ano de 1988, em princípio a Delegacia foi projetada para atender um público de 40 pessoas, mas hoje, os detentos somam a casa dos 80, e atende Chapadinha e a região do Baixo Parnaíba. De Delegacia a "Cadeião", superlotada, a cadeia se torna frágil diante da falta de estrutura física para comportar tanta gente.


Os fujões foram identificados como José Gerlan, vulgo "JC", Maurí "Peixeiro", Renato da Conceição Lima e Luis Carlos Serafim, vulgo "Gongo".

A Polícia Militar foi acionada para uma caçada aos foragidos. Entretanto conseguiram recapturar apenas dois deles: "JC" e "Peixeiro". Ainda se encontram foragidos, então, Renato da Conceição Lima e Luis Carlos Serafim, o "Gongo".

Fugas como desta terça-feira (pois não é a primeira) e pequenos assaltos tem desfeito a aparência pacata da nossa Chapadinha. Sentar agora na porta de casa não é para todos. E o conformismo é confundido muitas vezes com uma "pseudo-coragem".

NOTA DE REPÚDIO
Me decepcionou a atitude de alguns que trabalham na recepção do Centro de Detenção Provisória (CDP) ao chegar naquele local para colher informações sobre o caso (descrito acima).

Primeiro que o gradeado da porta de acesso a primeira sala daquele Centro (Recepção) estava trancado com um cadeado e fui atendido ali mesmo: eu do lado de fora e um funcionário conversava comigo do lado de dentro. Segundo, que ao me identificar, o rapaz falou que ninguém ali estava autorizado a falar sobre o caso e que iria falar com a diretora responsável, no momento. Fiquei, então, ali do lado de fora, esperando a resposta. Após alguns minutos, ele retornou dizendo que a diretora não poderia me atender naquele momento pois estava meio a uma reunião.

Achei a situação um tanto humilhante, constrangedora e um total desrespeito para com aqueles que tentam levar a informação aos seus telespectadores, ouvintes e leitores. Me refiro neste final, pois assim como eu, a equipe da Mirante/Chapadinha, segundo me disse o companheiro radialista J. Coutinho, também foi barrada na portaria daquele centro. Inclusive, este assunto foi bastante debatido nesta terça no programa "Direto ao Assunto" (Rádio Mirante AM) onde os apresentadores, os radialistas J. Coutinho e Luís Carlos Júnior, se mostraram muito indignados, assim como eu, da situação, no mínimo, vexatória.

I PARADA GAY DE CHAPADINHA Atrai a Atenção de Muitos Curiosos

Por: Fabrícia Bógea - JCTV (TVMirante local)

A Primeira Parada Gay de Chapadinha mobilizou grande parte da cidade no último sábado (28). O número de curiosos surpreendeu a todos, inclusive a organização do evento, que não esperava tanto. Na Praça da Bandeira, local escolhido pelos organizadores como ponto inicial da manifestação LBGT, muitas pessoas já aguardavam desde cedo a chegada dos trios elétricos. Assim como em outros lugares do mundo a Primeira Parada Gay de Chapadinha defendeu de maneira leve e irreverente um tema sério: o combate a homofobia.


Algumas pessoas não se continham só em olhar e deixavam-se levar pelo ritmo eletrizante dos trios. Para assistir as performances, dava-se um jeitinho, seja em cima dos muros, das calçadas e até nas sacadas dos prédios.


À frente da primeira parada gay do municípo, o cabeleireiro Agnaldo Sousa (foto), ficou surpreso com a aceitação do público e nos revelou que a maior dificuldade em organizar um evento dessa natureza foi com relação à falta de apoio financeiro, uma vez que, muitos se prontificaram em amparar a causa e no dia não se manifestaram.

Ano que vem, se o movimento obtver mais apoio, Agnaldo promete voltar as ruas e avenidas com a segunda edição da parada gay de chapadinha.

Texto transcrito do blog TvMirante

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bairro da Corrente Festeja seu Padroeiro São Raimundo Nonato


São Raimundo Nonato é o Santo Padroeiro da Comunidade do bairro da Corrente, em Chapadinha, e é sempre festejado com muita fé e devoção, por moradores da localidade e famílias de diversos bairros, que durante esse período se deslocam para proferirem sua fé ao santo padroeiro.


São Raimundo é celebrado de 21 á 31 de agosto e esse ano o tema escolhido para a festa foi: “Como São Raimundo Nonato deixemo-nos educar pela palavra de Deus para vivermos como irmãos em comunidade”.

O encerramento da festa aconteceu na tarde desta terça-feira (31), por volta das 17h, com uma grande procissão que contou com a participação de mais de mil fiéis e percorreu alguns quarteirões do bairro onde fica a capela do Santo Padroeiro.

Governo prevê salário mínimo de R$ 538

A proposta de orçamento federal para o ano de 2011, entregue nesta terça-feira (31) pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao presidente do Congresso Nacional, José Sarney, prevê um salário mínimo de R$ 538,15 a partir de janeiro do ano que vem, com pagamento em fevereiro.

Atualmente, o salário mínimo está em R$ 510. Segundo o ministro Paulo Bernardo, a correção do salário mínimo, em 2001, se dará pela inflação e pelo crescimento do PIB. Entretanto, explicou que, como o PIB não cresceu em 2009, o governo dará a correção apenas pela taxa inflacionária.

Nada impede, porém, que o novo governo, que será eleito no mês de outubro, negocie com as centrais sindicais e eleve este valor. Nos últimos anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu reajustes um pouco acima do proposto no orçamento federal.

Paulo Bernardo também disse, nesta terça-feira, esperar que o orçamento de 2011 seja aprovado ainda neste ano. "Tenho certeza de que vai ser aprovado. O novo governo assume em 1º de janeiro e seria um desastre não ter orçamento aprovado", afirmou o ministro.

Imirante.com

Revista Caras e Nomes premia 35 prefeitos de destaque no MA

Da nossa região, apenas dois prefeitos foram homenageados: o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva e o Prefeito de Buriti de Inácia Vaz Neném Mourão (na foto eles aparecem com o Prefeito Júnior Marreca - Itapecuru Mirim).

Muita pompa! Asssim podemos definir a I edição do Prêmio JK, uma realização da Revista Caras e Nomes em parceria com o IOP - Instituto de Opinião Pública. O prêmio foi entregue a 35 prefeitos do Maranhão em reconhecimento ao serviço prestado, na melhoria da qualidade de vida e no avanço das políticas públicas em seus respectivos municípios.



O prêmio foi entregue no último dia 28 (sábado), no Pestana Resort Hotel em São Luís e movimentou dezenas de prefeitos e seus familiares, bem como deputados estaduais, federais, jornalistas, vereadores e convidados. A decoração do espaço era perfeita. A iluminação com velas, arranjos de flores naturais, tapete vermelho e as capas anteriores da Revista Caras e Nomes dava o toque nas mesas. O evento marcava também o lançamento da edição de nº. 06 da revista municipalista.


Dois apresentadores se dividiam para anunciar o nome dos homenageados. A abertura do evento foi feito pela diretora geral da Revista Dalva Lemos. Ela disse que o projeto original nasceu da necessidade de divulgar o trabalho dos administradores de uma forma diferente, e ao mesmo tempo tornar conhecida as belezas naturais do Maranhão.


Vários ilustres se dividiam na entrega do trófeu aos prefeitos, entre eles os deputados federais Gastão Vieira e Pedro Fernandes, deputado estadual Arnaldo Melo e o jornalista e apresentador José Raimundo Rodrigues.

Na lista de homenageados, prefeitos e prefeitas que mantiveram o compromisso de garantir melhores condições de vida para a população.

Dentre os que receberam o prêmio destacamos os prefeitos José Reis - Aldeias Altas (ausente, o prefeito esteve representado pelo filho e pela esposa Rita Reis), Júnior Marreca (Itapecuru Mirim), José Mário (São João dos Patos), Sônia Campos (Axixá), Rilva Luis (Viana) e Enoque Mota (Pastos Bons).


Da nossa região, apenas dois prefeitos foram homenageados: o Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva e o Prefeito de Buriti de Inácia Vaz Neném Mourão (na foto - acima - eles aparecem com o Prefeito Júnior Marreca - Itapecuru Mirim).


Na hora que o nome do Prefeito de Coelho Neto fora anunciado, as obras realizadas pelo Governo de Todos em um ano e meio de governo foram destacadas como um dos motivos para o recebimento do prêmio. "Os investimentos na educação, a reforma completa no sistema de saúde e as grandes obras de infra-estrutura no município, fazem o governo de Soliney Silva merecedor de tamanha referência", disse o apresentador. Soliney Silva recebeu o prêmio das mãos do jornalista José Raimundo Rodrigues.

Waldir Maranhão Faz Comício Hoje em Chapadinha


O deputado federal Waldir Maranhão (PP), que teria um acordo rompido com a candidata Isamara Meneses (PP), marcou um comício para a noite de hoje, no Bairro Areal, em Chapadinha. Já em companhia de outro deputado estadual – Raimundo Cutrim (DEM) – a vinda de Waldir (foto, com ex-prefeito Isaías e Isamara) é aguardada com expectativa, pois, circula no meio político que o deputado pretenderia falar sobre o desenlace entre ele e Isamara. Pode ser que ele nem ataque a ex-aliada, mas alguma explicação deve sair.

Asfalto dá nova vida ao Bairro Areal

Ascom
O sonho enfim virou realidade. Após um longa espera, depois de ouvir promessas de vários prefeitos, os moradores do Bairro Areal finalmente puderam abrir um largo sorriso e andar sobre o asfalto. Asfalto de boa qualidade, diga-se de passagem.

A prefeita Danúbia esteve ontem vistoriando as obras, que já estão prestes a serem entregues pela empresa contratada para asfaltar as principais vias do maior bairro de Chapadinha. Além de toda a avenida principal do Areal, com mais de 2,5 km de extensão, outras ruas receberão asfalto no Areal. Ao redor do estádio Lucídio Frazão, as ruas que dão acesso ao Colégio CAIC, entre outras.

Asfalto chegará ao conjunto do Programa Minha Casa, Minha Vida
De acordo com a prefeita, a avenida do Areal terá continuidade, com o asfaltamento de mais 2.200 metros, até chegar aos dois novos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, que estão sendo construídos e serão finalizados em abril do ano que vem, com mil casas para a população sem-teto de Chapadinha.

A prefeita informou ainda, que pretende inaugurar mais de 15 km de asfalto antes do fim do mês de setembro. Tudo fruto de emendas conquistadas no governo do ex-prefeito Magno Bacelar, mas que só agora foram liberadas.

Além do asfalto proveniente das emendas, a prefeita ainda fará o complemento da Avenida Ataliba Almeida, que está sendo pavimentada com recursos próprios.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MP solicita fim de desmatamento em área protegida no Baixo Parnaíba


Foto: Cerrado no Baixo Parnaíba( Fórum Carajás)
A Promotoria de Justiça da Comarca de Barreirinhas propôs, no dia 19 de agosto, Ação Civil Pública contra Leandro Costa Soares, responsável pelo desmatamento de uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada no povoado Passagem do Gado, na divisa dos municípios de Barreirinhas e Santa Quitéria.

Na ação, o Ministério Público pede que o réu se abstenha de praticar o desmatamento imediatamente, sob pena de ter suas máquinas apreendidas e de responder por crime de desobediência. Solicita também que seja determinada uma perícia no local pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que técnicos atestem a forma como deverá ser feita a reparação do meio ambiente.


O Ministério Público tomou conhecimento da irregularidade após representação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais local e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema). O desmatamento, além de irregular, visa preparar a terra para o plantio de soja e de eucalipto para a produção de carvão vegetal, duas atividades proibidas por lei municipal e que necessitam de estudos prévios de impacto ambiental, de acordo com a Resolução nº 237/1997 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No local, há um conflito entre trabalhadores rurais, pois alguns, por meio da Associação de Trabalhadores Rurais do povoado, alienaram ilegalmente suas áreas a Leandro Costa Soares, contrariando o que prevê o título de domínio comunitário, concedido pelo Governo do Estado em 2002, que trazia cláusula proibitiva sobre a negociação.


A supressão de mata em Área de Preservação Permanente ocorrida no povoado Passagem do Gado implicará em conseqüências cíveis de reparação ambiental e criminais, pois o acionado passou o 'correntão' no local, extraiu trecho de floresta em mata ciliar e onde havia árvores nativas protegidas por lei”, afirmou o promotor de Justiça José Márcio Maia Alves, autor da ação.
Por: CCOM - MPMA
www.mp.ma.gov.br

domingo, 29 de agosto de 2010

O Chapadinha Perde por 2x1 e Viana Volta a Série A do Maranhense

DE VOLTA A SERIE A: O Viana derrotou o Chapadinha em jogo realizado no estádio Djalma Campos.

A equipe do Viana conquistou na tarde deste domingo (29) seu acesso à primeira divisão do Campeonato Maranhense. Jogando no estádio Djalma Campos, em São Luís, o time derrotou o Chapadinha pelo placar de 2x1.

Os gols da partida foram marcados por Kleber aos 34 e Robson aos 43 do primeiro tempo para a equipe do Viana, enquanto Zé Filho aos 31 do segundo tempo descontou para a equipe do Chapadinha.

O Viana agora se prepara para o jogo de estréia na primeira divisão na próxima quinta-feira (dia 2 de setembro) contra a equipe do São José no estádio Djalma Campos.

Por: Igor Leonardo - www.maranhaoesportes.com

Notícias da Paróquia

Aureliane (canto esquerdo, de camisa róseo) com Irmã Cristina e amigas

- Mais uma moça de nossa Paróquia que vai estudar e fomentar seu desejo de consagração religiosa na Congregação das Criaditas dos Pobres. Trata-se de Aureliane Almeida (foto), filha do casal Marcos Mapá e Marizelia. Desejamos-lhe felicidades e muitas lembranças para as irmãs nossas conhecidas de Coimbra.


- Mais de cem pessoas de Chapadinha estiveram, sábado passado, em Arari na Ordenação Episcopal do novo bispo de Brejo. Presentes todos os bispos do Maranhão à exceção do arcebispo de São Luís, por motivos de saúde. A cerimônia foi presidida por D. Reinaldo, bispo de Coroatá, muito, mas mesmo muito, debilitado em sua saúde. Usou uma casula que mandou fazer com o pano do vestido de casamento de sua avó. Belo o momento em que, perante grande silêncio da multidão, todos os bispos impuseram as mãos ao ordenando. No fim da liturgia, D. Valdeci chamou seus pais para perto de si, junto ao altar, e agradeceu a todos. A sua mãe agradeceu o ter sofrido tanto na sua pobreza para educar a família e lhe ter ensinado a quebrar coco. A seu pai igualmente o ter ensinado a trabalhar na roça até vir para a cidade de Coroatá estudar e trabalhar como ajudante de pedreiro e depois como pedreiro para poder comer. Uma nota de salientar foi o novo bispo usar os sinais episcopais carregados de simplicidade e pobreza. O báculo e a cruz peitoral foram feitos por seu irmão que é carpinteiro. Uma cruz rica que lhe foi enviada de Itália veio com licença de ser vendida e gasta a favor dos pobres.


- No último sábado, dia 28, foi realizada a tomada de posse do novo bispo em Brejo. Estiveram também presentes várias pessoas e representações das pastorais paroquiais. Queremos desejar ao novo bispo as maiores felicidades e êxitos apostólicos. Esperamos sua presença no dia 07 de Setembro, com horário ainda a combinar.


- As obras do novo Centro Catequético, do bairro Terras Duras, continuam em ritmo acelerado. Pensamos que fique na próxima semana a ponto de ser colocada a placa para o primeiro andar.


- Vai correr um Livro-Ouro levado por um grupo de senhoras para as entidades, comerciantes e benfeitores escreverem seus patrocínios para o festejo da Padroeira. Com os gastos da pintura da matriz, arranjo da praça, compra de aparelhos de som, arranjo do transmissor da Canção Nova e kit de áudio e vídeo para transmitir para a praça a novena, luzes e enfeites... contamos gastar cerca de R$ 29.000,00. Desde já agradecemos a todos que nos ajudarem com sua generosidade.


- Pedimos a todos que possam oferecer roupa nova ou em bom estado de uso para uma barraca que estará na Praça durante a novena a angariar fundos para a construção do Centro, do bairro Terras Duras.


- Visitou-nos e deu-nos, com isso muita alegria, Eliane de Oliveira Gomes, irmã religiosa nascida na localidade Cidade Nova e que usa, em religião, o nome de Irmã Letícia que professou temporariamente na Congregação das Irmãs Missionárias Franciscanas de Jesus Crucificado. Fez votos há seis anos com a idade de 23 anos e, presentemente, mora em Itália.


- A festa de São Raimundo (bairro Corrente) está sendo realizada com muita participação e em ambiente de verdadeira festa religiosa. Parabéns à comunidade.

____________________________

FONTE: in Vida Nova - Boletim Formativo e Informativo da Paróquia de Nsa. Sra. das Dores - Chapadinha (MA) // DIRETOR – Manuel Neves // DIRETOR-Adjunto – Pedro José; N°22 – 29/08/2010.

Magno Lança Página na Internet

O candidato Magno Nota 10 já tem seu site funcionando na internet. A página traz a biografia do candidato e divulga as principais notícias, eventos e destaques da campanha do ex-prefeito Magno Bacelar. Pra conhecer o site é só clicar aqui.

Jovem de 23 Anos Perde a Vida em Acidente Automobilístico

Os Pais do Jovem Valdecy

Mais um trágico acidente resultou em morte fatal no município. Nas últimas horas já foram várias as vítimas de acidentes de trânsito em nossa cidade.

Dessa vez a vítima foi o jovem Valdecy da Silva Nascimento Júnior, 23 anos, que trafegava em um veículo Siena, pertencente a sua namorada, sentido ao balneário Pantanal onde pretendia se divertir na companhia de dois amigos.

Segundo relato dos familiares após tentar desviar de uma carreta o jovem perdeu o controle do veículo vindo a capotar diversas vezes e em seguida sendo jogado para fora do automóvel. Júnior, como era popularmente conhecido, atingiu com seu corpo o muro de uma residência próxima causando grave lesão em sua cabeça. O jovem ficou desfigurado.

O acidente aconteceu próximo a pousada Delírius, na saída da cidade sentido Anapurus, por volta das 11h30.

Valdecy tinha quatro irmãs e era filho de Valdecy da Silva Nascimento, o JAJÁ. Assim, a vítima era neto do magarefe sr. Lopinho.

A morte do jovem representa a segunda grande perda a família, visto que há apenas nove meses Edilson da Silva Nascimento Júnior, que hoje também teria 23 anos, primo de Valdecy, morreu após perder o controle de sua moto em uma curva próxima ao município de São Benedito do Rio Preto. (Clique AQUI e reveja matéria).

O corpo de Valdecy está sendo velado na residência da família a Rua do Oeste, Nº 766, próximo a delegacia Regional de polícia Civil. Deixamos aqui nossos sínceros pêsames à família enlutada.

Texto: Antenor Ferreira - Blog Interligado
Fotos: Sousa Neto

Arquivo do blog