WebNet

WebNet

sábado, 18 de setembro de 2010

Dr. Fernando "de Olho" na Prefeitura de Chapadinha

OUTROS VENTOS
O vereador por Coelho Neto e candidato a Deputado Estadual Dr. Fernando Couto - PRTB, na foto com a governadora e candidata a reeleição Roseana Sarney (PMDB), almeja novos ventos com sua candidatura. Na verdade Fernando sabe que as chances de sua eleição são remotas, mas tenta ganhar projeção para disputar a Prefeitura de Chapadinha.

O projeto é tão audacioso que o parlamentar aposta todas as fichas na estrutura de sua campanha na terra da Prefeita Danúbia Loyane (PR). É aguardar pra ver!

Por: Samuel Bastos - Blog Língua Solta

Parceria Espaço BCC & Arena Hall - Sucesso Absoluto!

Leal Jr. (Leal & Associados/Arena Hall) e Moraes (Bloco BCC/Espaço BCC) ladeiam belas dançarinas de uma das atrações
Por: Sousa Neto
O espírito musical corre mesmo em nossas veias. Paralela às festividades da padroeira do município Nossa Senhora das Dores, a parceria firmada entre o Espaço BCC e Arena Hall, este ano, foi sucesso absoluto, tanto de público como de segurança! E não menosprezando os outros shows, ficou a certeza de que durante os festejos de Chapadinha (05 à 15/Setembro), os grandes eventos realizados nas duas casas de shows triunfaram em relação as demais; a qualidade dos eventos e das bandas ficou ainda melhor e o sentimento que ficou foi da mais plena satisfação por parte do público, pois agradou a todos: ao público e aos artistas que participaram.

Dentre as atrações, destaque para as bandas Furacão do Forró, Mulele Doido, Mala 100 Alça e Banda da Loirinha. Teve ainda, o som automotivo F250-Branca Nervosa e o cantor das multidões Washington Brasileiro & Cia.

Sucesso absoluto, os eventos mostraram, mais uma vez, a forte parceria entre Moraes (Bloco BCC/Espaço BCC) e Leal Jr. (Leal & Associados/Areana Hall). São relações como estas, que firmam Chapadinha como um cenário musical rico com opções para todos os públicos na região Baixo Parnaíba maranhense. Um sopro de criatividade sempre cai bem, né? Agora, chega de falar, porque as fotos mostram muito mais sobre tudo o que rolou por lá.

Galo da Chapada confirma participação no estadual Série B 2010

O Chapadinha FC confirmou, esta semana, sua participação no Campeonato Maranhense da Série B 2010, que tem início previsto para dia 10 de outubro.

Recentemente, o time participou da reedição da Série B 2009 e perdeu os 4 jogos que disputou. Com uma equipe formada às pressas e treinado em um campo emprestado, em São Luís, o Chapadinha teve sua pior participação em uma competição.

Para a Série B 2010, o Chapadinha irá com um time bem modesto e sem muitas pretensões.

De acordo com o secretário municipal de esportes de Chapadinha, Edmílson Santos (foto), o estádio Lucídio Frazão já está pronto para receber as vistorias do CREA-MA, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária para que sejam emitidos os laudos liberatórios.

Por: William Fernandes - Blog TvMirante

URE/Chapadinha Articula Seminário e Simulado/Enem com Presença de Fátima Lopes (Seduc)

O técnico pedagógico da URE/Chapadinha, Profº Francisco Barros, representando a gestora regional Almiralice Hortegal, recebe Fátima Lopes (Seduc)

Texto e Fotos: Sousa Neto

Na última sexta-feira (17), a
Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, realizou um seminário no Centro de Ensino Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), direcionado aos técnicos da URE/Chapadinha, gestores e supervisores escolares, representantes de professores do ensino fundamental e médio das escolas desta regional.

O encontro, que teve como palestrante Fátima Lopes, que veio à Chapadinha representando o Departamento de Supervisão de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), serviu para apresentar e discutir os indicadores do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da Prova Brasil.
Os participantes compartilharam experiências, estratégias, diferentes perspectivas e contextos.

"Esse tipo de avaliação externa como Prova Brasil que vem sendo aplicada nas escolas, veio acompanhada com um objetivo de assegurar um processo avaliativo mais transparente, uma vez que, esse instrumento oportuniza evidenciar a real aprendizagem de nossos alunos matriculados nas escolas públicas brasileiras, subsidiando, desta forma o olhar avaliativo em relação à aprendizagem, com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados da educação no Brasil" ressaltou Fátima.

Para o técnico pedagógico da URE/Chapadinha, Profº Francisco Barros, que representou a gestora regional Almiralice Hortegal, "o presente encontro teve o intuito de compreender a avaliação da educação básica na perspectiva do Estado Avaliador como mecanismo que gera informações referentes às positividades e fragilidades de uma escola ou de um sistema educacional capaz de subsidiar a gestão".

Na manhã deste sábado (18), foi a vez de Fátima Lopes se reunir com os aplicadores do simulado do Enem, na Unidade Regional de Educação de Chapadinha (foto), para esclarecimentos sobre a aplicação do teste, pois além de mediar o seminário, a representante da SEDUC, Fátima Lopes, se encontra em Chapadinha, também, para coordenar o simulado do Enem, a ser realizado neste domingo (19), nas escolas CE Dr. Otávio Vieira Passos e CE Raimundo Araújo. O simulado envolverá um coordenador e 13 aplicadores; se inscreveram em Chapadinha 172 estudantes e 468 totalizam os inscritos dos municípios que formam a regional Baixo Parnaíba (Leia mais sobre o simulado/Enem em Chapadinha, clicando aqui).

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Já Está Acontecendo

Nestes últimos dias a nossa região (Baixo Parnaíba) vem sendo castigada com uma onda de calor quase que insuportavel. Segundo estudiosos no assunto, esse fenômeno é a consequência dos grandes desmatamentos que estão acontecendo de maneira desordenada nessa parte do Maranhão.

Na manhã desta sexta-feira (17), na MA 230, no Povoado Barroca, dois Catitus foram
atropelados e mortos por um veículo. Isso também é o resultado deste destamento, já que toda a nossa Fauna está sofrendo com a extinção de habitat natural e fica procurando refúgio para a sua sobrevivência. Daí, são presas facéis aos caçadores e também vítimas de acidentes nas estradas.

A temperatura de nossa região está muito elevada. Onde estão as nossas autoridades, será que não estão sentindo isso em suas peles, ou o frio propocionado pelo ar condicionado de seus gabinetes e carros o impedem de fazer algo? E quanto a nós, reles mortais, que aos poucos estamos sendo vítima desse calor infernal?

Nos hospitais é grande o número de crianças e idosos internados vitimados por desidratação e outras doenças geradas pelo calor imenso que estamos vivendo.

Por favor façam alguma coisa antes que seja tarde demais, o que vamos deixar aos nossos filhos e netos, o que será do amanhã?...
Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip

O longe se faz perto...com e em Deus.


Pe. Luís Miranda (foto), assessor espiritual do Grupo Missionário João Paulo II (Diocese de Coimbra) - que nos tem visitado em trabalho/partilha de animação missionária nos últimos três anos - está presentemente em Roma, aprofundando os seus estudos académicos, de lá nos enviou uma mensagem-oração (por e-mail), que tem todo o sentido partilhar neste "Day After" - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores... como Ação de Graças, pela nossa continuidade na Tradição, na Criatividade e, sobretudo, na Fidelidade, à Cultura Maranhense e ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Parabéns à Comunidade Católica de Chapadinha-MA! Parabéns a todos Os(as) Romeiros(as) que nos prestigiaram, durante a Novena e na Procissão de Encerramento! Agradecimentos a todos(as) os que ajudaram a realizar do melhor modo o Festejo da Nossa Padroeira em 2010!

"Tomo a liberdade de partilhar convosco uma pequena oração que hoje escrevi diante do sacrário pensando em vós e em todo esse povo que muito amo: Hoje, de um modo particular, rezamos por e com os Cristão de Chapadinha"...

"Senhor Jesus,
que por amor Te fizeste pobre
e quiseste caminhar no meio de nós
despido de poder ou vaidade,
venho a Ti,
como Teu irmão e Teu discípulo,
pedir-Te por estes Teus irmãos e irmãs
que chamaste ao dom da Fé
e fizeste, pelo baptismo,
membros do Teu corpo e do Teu Povo,
a Igreja que caminha em Chapadinha.
concede-lhes o dom
de viverem sempre com fidelidade essa mesma fé,
dá-lhes a coragem de serem neste tempo profetas
que anunciam a verdade
diante das mentiras e contradições humanas;
renova a sua esperança
para que ela não seja nunca vencida
pela tentação do caminho mais fácil
ou pela desilusão e dificuldades
encontradas no caminho quotidiano.
faz com que "seja sem fingimento" a sua caridade,
o seu amor humilde para com os pobres,
os esquecidos ou marginalizados,
os que vivem sem afecto, ternura e compaixão.
e por intercessão de Maria, Tua Mãe,
a sempre fiel Senhora das dores,
dá-lhes a alegria de viverem cada dia
como discípulos e missionários,
para que o Teu nome seja mais conhecido e mais amado.
Ámen."
Um grande abraço do vosso irmão-padre, Luís Miranda.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Federação aguarda confirmação de Moto e Chapadinha para Série B

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) aguarda o ofício do Moto Club confirmando a participação no Campeonato Maranhense Série B, que será disputado a partir de 10 de outubro. A diretoria da entidade mesmo depois de ter recebido o ofício no qual o clube solicitava a suspensão por tempo indeterminado de suas atividades profissionais, não fez qualquer alteração na tabela.

Por outro lado, a competição ainda aguarda a confirmação de participação do Chapadinha. O diretor técnico da federação, José Alberto de Moraes Rego “Geografia”, disse que enviou um comunicado ao Galo da Chapada, na última segunda-feira (13), pedindo que a diretoria do time confirme a participação na Série B.

Vou aguardar até sexta-feira (amanhã) a decisão do Chapadinha. Se não obtiver resposta vou encaminhar outro comunicado ao time informando a decisão da federação. A tabela e o regulamento estão prontos. Sem a confirmação de participação do time, a gente apenas retira o nome da equipe da tabela”, declarou.

Santa Quitéria Empata Mas Permanece na Liderança

Deu empate de 0 a 0, na partida entre Viana e Santa Quitéria pelo Campeonato Maranhense 2010, disputada na tarde desta quarta-feira (15), no estádio Djalma Campos, em Viana. O Viana ainda desperdiçou a cobrança de uma penalidade no 2ª tempo com o atacante Gilson.

Com o resultado, o Santa Quitéria permanece na liderança com 10 pontos ganhos. O Viana é o 6º colocado com 3 pontos ganhos.

O próximo adversário do Viana será o Sampaio, dia 29, às 15h45, no estádio Djalma Campos, em Viana. O Santa Quitéria pega o São José, dia 22, às 15h45, no estádio Rodrigão, em Santa Quitéria.

Classificação

1 Santa Quitéria 10 pontos

2 Maranhão 6 pontos

3 Iape 5 pontos

4 Imperatriz 5 pontos

5 Bacabal 3 pontos

6 Viana 3 pontos

7 São José 1 pontos

8 Nacional 1 pontos

9 Sampaio 0 ponto

Blog de Zeca Soares

Vídeo com Imagens da Procissão de Encerramento dos Festejos da Padroeira de Chapadinha 2010

Por: Sousa Neto

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Encerramento dos Festejos de Chapadinha Atrai Multidão de Fiéis!

Texto: William Fernandes
Fotos: Sousa Neto
Numa esplêndida manifestação de fé e devoção, milhares (muitos milhares) de pessoas participaram da procissão de encerramento dos Festejos de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Chapadinha.


Foi uma concentração de gente como jamais se viu em Chapadinha. Uma multidão incalculável que saiu às ruas para demonstrar carinho e respeito para com a Mãe de Jesus.


Como disse o Padre Neves, durante a procissão, que foi transmitida ao vivo pela TV Canção Nova e pela FM: “Chapadinha aos pés de Maria”.

A procissão iniciou às 16h30 e terminou às 18h20, com uma bela queima de fogos de artifícios e todos gritando: “Viva Nossa Senhora das Dores!

Foi, sem dúvida, um momento inesquecível para a população católica de Chapadinha e de outros municípios que vieram participar da festa.









Horário de Verão começa em 17 de outubro, Maranhão está fora

O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira (15) que o horário de verão terá início em 17 de outubro deste ano e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.

O governo lembrou que o decreto presidencial número 6.558/2008 determina que a temporada para ajustar os ponteiros do relógio deve ter início no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

"A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência", informou o Ministério de Minas e Energia, por meio de nota.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%, acrescentou o governo.

Norte e Nordeste
Sobre a não aplicação do horário de verão nos estados do Nordeste e Norte, o Ministério de Minas e Energia lembra que experiência demonstrou que a aplicação do horário de verão é mais efetiva quando abrange "regiões geo-elétricas mais definidas". Acrescenta que a opção pela aplicação nas regiões Sul e Sudeste/Centro Oeste justifica-se pelos "melhores resultados alcançados", e por se constituírem estes mercados na maior parte da carga do país.
Imirante.com

Correição em Chapadinha termina nesta quinta-feira

Começou na terça-feira (14) a correição ordinária na Vara do Trabalho de Chapadinha (foto). Os trabalhos estão sendo presididos pela corregedora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Maranhão, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo. Os servidores Célia Cristina Nunes Muniz, Olívia Maria de Oliveira de Almeida, Clemildo Sousa Pacheco e Flávio de Sousa Santos também fazem parte da equipe correicional. A correição está prevista para terminar nesta quinta-feira (16).

Durante a visita, a corregedora Ilka Esdra ficará à disposição dos interessados na sede da Vara Trabalhista de Chapadinha (Rua Juscelino Kubitschek, 755, Praça do Viva), para receber quaisquer informações ou reclamações sobre a ordem processual. Se o interessado preferir, as reclamações e o pedido de informações também podem ser encaminhados à Corregedoria Regional, na sede do TRT da 16ª Região (Av. Vitorino Freire, 2.001, Areinha, CEP: 65030-015, em São Luís – MA).

A correição ordinária é realizada anualmente para analisar o desempenho das Varas Trabalhistas, verificar a movimentação processual e avaliar a prestação jurisdicional. A correição também serve para investigar o cumprimento de metas prioritárias do CNJ e avaliar os itens referentes ao planejamento estratégico do TRT, que demonstrem os indicadores de desempenho das varas, com as metas respectivas a serem alcançadas nos últimos cinco anos.

Neste mês, também haverá correição ordinária nas Varas do Trabalho de Presidente Dutra (21 a 23/09), Estreito (22 a 24/09) e Balsas (28/09 a 01/10), conforme calendário da Corregedoria do TRT.

Vara do Trabalho de Chapadinha
FÓRUM
" Dr. Antonio Alves de Araújo "
Juiz Titular: FRANCISCO TARCÍSIO ALMEIDA DE ARAÚJO

Diretor de Secretaria: Cláudio César de Figueiredo Moreira

Endereço: Rua: Juscelino Kubitschek, nº 755, Praça do Viva
C.E.P. : 65500-000 -
Telefones: (98) 3471-1631
Email: vtchapad@trt16.jus.br


Jurisdição:
Chapadinha, Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande.

Ascom/TRT-MA

Campus/UFMA de São Bernardo em pleno funcionamento

Aconteceu no último dia 8 de setembro, por voltas das 20h, no Campus da UFMA, em São Bernardo, município que integra a região Baixo Parnaíba maranhense, a solenidade de abertura do período letivo do Campus Universitário.

O Reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Dr. Natalino Salgado, juntamente com os professores e alunos, realizaram a aula inaugural daquele Campus, com a participação de várias autoridades e do povo em geral. Foi uma solenidade bastante concorrida, bonita e até emocionante. Vários oradores fizeram uso da palavra e todos enalteceram aquele momento histórico que marcou o início de um novo tempo para aquele município.

A Inauguração definitiva do Campus será realizada somente no final deste ano, em data ainda não definida, quando todas as obras forem finalizadas.

No dia seguinte à solenidade, quinta-feira 9, a partir das 18h30 começaram as primeiras aulas do Campus Universitário de São Bernardo. Mais de 400 alunos estão matriculados nos cursos de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Outros cursos estão previstos para os próximos anos e que irão surgindo de acordo com a demanda e capacidade do Campus.

Arquivo do blog