WebNet

WebNet

sábado, 25 de setembro de 2010

O Político Palhaço

Neste sábado (25), em seu site, a revista Época anuncia a capa de sua mais recente edição (645), que traz o humorista, candidato a deputado federal pelo estado de São Paulo, Tiririca, que segundo pesquisas, o apontam como o mais bem votado no próximo dia 3 de outubro. Em matéria postada em seu site com o título "Tiririca: O candidato que não lê", a revista supõe que o palhaço seja analfabeto. Veja abaixo alguns comentários de leitores do site da revista, direcionados à matéria.

"Parece mais um boicote essa reportagem. Cada povo têm os heróis que merece. O Sr. Tiririca é representante daquilo que o Brasil é, massa não-pensante. Mais despreparado do que ele são os almofadinhas altamente escolarizados que tem, de fato, tudo em mãos para elaborar algo diferente e fazem a mesmice de sempre: Roubar!"

"Sempre defendi que o político para disputar qualquer cargo devia ter pelo menos o ensino médio completo. Mas hoje, diante do que tenho visto na política, começo a mudar de opinião. O Lula, por exemplo, não fez faculdade, tem apenas um curso técnico de torneiro mecânico do Senai, e se tornou o melhor presidente do Brasil. Enquanto isso, temos parlamentares com mestrado e doutorado e não passam de ladrões, de bandidos, que agem como sanguessugas, apropriando-se indevidamente do dinheiro público. Por isso, estou com Tiririca. Deixe o homem disputar! Estão com medo do Tiririca? Com certeza, ele está incomodando muitos políticos graúdos e profissionais que não serão mais eleitos. Ele não será pior do que ninguém que está hoje no Congresso. Tiririca neles!!!!!!!!! "

"Se observarmos o nosso congresso, vamos ver que talvez é o que falta lá e um legítimo representante do povo brasileiro. Um Palhaço."

"A questão vai além da educação e condições de ler e escrever... se um dia no passado a educação fosse levada a sério no País, ele saberia ler e escrever e, com certeza não se candidataria, pois a População, que teria recebido uma educação de qualidade também, sequer pensaria na loucura de eleger tal figura ao congresso... enfim, estamos próximos do colapso Político, e os jovens nas ruas tirando fotos pra mostrar aos filhos e netos (próximos candidatos ao analfebetismo) que um dia ficaram próximos do Deputado mais votado da história política do País.. que orgulho."

"Afinal ele é candidato, em que país? Se fosse na Escandinávia eu compreenderia a exigência de nível cultural elevado, mas no Brasil, México, Peru, Haiti, Uganda, Paquistão ... Por quê essa exigência? Tiririca não é candidato ao Prêmio Nobel, ele vai ser deputado num país que fica entre os últimos em todo teste de interpretação de textos. Deixem de hipocrisia."

"Sinceramente não consegui diferenciar ainda se o candidato tiririca está fazendo palhaçada para se tornar um deputado à custa disso, ou se essa campanha é apenas uma armação de seu partido para "carregar'' os outros candidatos da sigla junto com ele. Não saber ler e escrever é apenas um detalhe nessa escumbalhação que virou a politica; vale tudo no congresso, e o pior disso tudo é que o povo gosta, pois se não gostasse não colocaria um comediante em primero lugar nas pesquisas com mais de 1 milhão de votos. A questão é que estamos no meio do picadeiro de um circo sendo aplaudidos à gargalhadas por pessoas que dizem que os verdadeiros palhaços somos nós. "

"Eu jamais votaria no Tiririca, mas defendo abertamente o direito dele se candidatar. Infelizmente, no Brasil, é mais comum se atacar por meios escusos, do que resolver os problemas. Por que a reportagem não procurou outros candidatos? Amigos, a votação que o palhaço Tiririca pode vir a receber indica o quanto estamos indignados com os demais políticos, e mais nada. Não acreditem que impedí-lo de se eleger irá aplacar nossa indignação. E que raios de constituição é essa que impede um analfabeto de concorrer, mas aceita, aliás, obriga, que o mesmo vote? O voto de protesto é tão antigo quanto a própria eleição. Sempre houve e sempre haverá... Outra coisa é engraçada, vide comentários, é o completo esquecimento sobre o que foi a ditadura no Brasil, tornando "criminosos" os jovens que contra ela lutaram... Esse é o verdadeiro retrato vergonhoso de um país, não lembrar de seu passado indica que o futuro poderá ser tenebroso... O voto obrigatório é a verdadeira palhaçada. Acabemos com ele, e pode ser aí, apenas pode ser, ue tenhamos alguma chance de ter uma verdadeira democracia... De resto, é essa quantidade de pessoas "letradas" acreditando nas mentiras do horário eleitoral... uma pena, uma vergonha... Mas, não vejo um único eleitor se levantar contra esse sistema... e depois ainda querem criticar... alguém se lembra em quem votou na última eleição?"

"Fico indignado ao ver o monopólio da mídia ao que se diz respeito ao interesse da elite, é triste ver um humilde cidadão ser ridicularizado na mídia como estão fazendo com ele, cidadão popular que dispõe de 3 ou 4 meros carros emprestados por alguém para sua campanha, enquanto na verdade existe inúmeros parlamentares que fazem de tudo com nosso dinheiro, desde compra de mansões a carros importados e viagens ao exterior e bancar suas campanhas milionárias com dinheiro público, enquanto um pobre cidadão é ridicularizando e humilhando supostamente por nao saber ler e escrever. É errado sim, mas com certeza existem coisas mais relevantes a serem exibidas dessa maneira. Ele é um cidadão que têm o direito como qualquer outra pessoa. "

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Chapadinha Integra Projeto que Pretende Reduzir Mortalidade Infantil

Em reunião realizada nesta sexta-feira (24), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, a secretária Adjunta de Ações Básicas em Saúde e coordenadora do projeto Cuidando do Futuro, Cristina Loyola,  apresentou metas de custo zero que possibilitam a redução da mortalidade infantil no Maranhão. Estavam presentes representantes dos 17 municípios em que o projeto está sendo executado, secretários municipais da saúde e representantes da Vigilância Sanitária. O objetivo do projeto é reduzir em 10% a mortalidade infantil no estado.

No Maranhão, 70% dos casos de mortalidade infantil ocorrem até 27º dia de vida do bebê. Para Cristina Loyola a garantia de uma gestação segura para mãe e para o bebê inclui consultas, vacinas e exames que devem ser feitos no pré natal. Também deve ser considerada a questão social que envolve saúde, educação e renda. Está em meta o trabalho pedagógico que inclui o código de ética médica, a necessidade de um comitê de verificação de óbitos e a execução da Lei nº 11.108, de sete de abril de 2005, do subsistema de acompanhamento durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Entre as propostas de custo zero está o acolhimento, a garantia do acompanhante, a metodologia canguru (que promove a proximidade da mãe com o recém nascido), o aleitamento materno exclusivo e o registro de referência  e contra referência.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) revelam que 658 bebês devem morrer antes de completar 28 dias em 2010 em 17 municípios maranhenses. Para reverter esse quadro, o projeto Cuidando do Futuro, do Governo do Estado, desenvolverá ações objetivando diminuir, no mínimo, em 10% a mortalidade infantil até dezembro deste ano.

O projeto que começou em dezembro de 2009, trabalha em 38 municípios do Maranhão considerado críticos, entre eles estão os municípios de Açailândia, Balsas, Bacabal, Santa Luzia, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Itapecuru-Mirim, Timon, Codó, Barra do Corda, Vargem Grande, Buriti, Chapadinha, Coelho Neto, Santa Inês, Coroatá e Presidente Dutra. Todos recebem recursos do Governo do Estado para diminuir a mortalidade infantil. O critério de seleção levou em conta o total de óbitos em números absolutos em cada um deles. Cada município recebe, em média, R$ 400 mil para desenvolver ações sociais e de saúde que visam diminuir a mortalidade.

Fontes: 

JORNALISTA SEMPRE, CABO ELEITORAL JAMAIS

Irei reproduzir este artigo do jornalista Itevaldo - www.itevaldo.com - pelo simples fato de ter me identificado bastante com o texto. Tudo a ver comigo.

"Guardei uma lição kantiana que define a liberdade como o mais fundamental entre os direitos fundamentais. Tudo que construí até aqui – na minha profissão, nas relações sociais tecidas – foi alicerçada nessa minha garantia de liberdade.

Sou livre quando exerço o jornalismo ao meu modo, e ao meu modo quer dizer que o jornalismo não é profissão que se exerça em nome próprio, e sim por representação da sociedade, a quem pertence a informação.

Sou ainda mais livre quando exerço o meu direito de voto. Nos últimos dias, importunaram um dileto amigo-jornalista, sobre o meu livre direito de votar, e a minha apreensão de que a minha função primária como jornalista é dar aos leitores – do blog e do jornal em que trabalho – a melhor versão da verdade possível de obter.

O voto é a livre manifestação da vontade, neste caso, da minha vontade. Voto pressupõe liberdade.

Compreendo que jornalismo é um bem público. No meu jornalismo não cabe frivolidades. Diante de um assunto interessante, um personagem atraente, um fato que merece ser contado, o Jornalista Nocivo ao Jornalismo saca a caneta e imediatamente pergunta: “Por que publicar?”. Eu pergunto: “POR QUE NÃO”?

Eu apuro – e deixo de apurar – o que quero. Publico – e deixo de publicar – o que desejo. Opino – e deixa de opinar – sobre o que eu bem entendo. Sou livre.

Sou livre quando apuro e escrevo minhas matérias para blog ou as reportagens para o jornal. E sou ainda mais livre para decidir em que eu voto. Essas duas liberdades não se confundem.

Jamais deixaria de exercer livremente o direito de voto, porque trabalho para A ou B; ou porque sou contratado de empresa C ou D. Jamais! Há colegas de profissão que não fazem assim. Eles desejam serem subjugados, dependentes, manietados, encangalhados, enfim.

Tenho e terei sempre muito respeito pelas pessoas com que trabalho ou trabalhei, pelos chefes, pelos donos das empresas. E delas também sempre recebi o mesmo respeito.

Porém, jamais negociarei ou permitirei intervenção no meu direito de votar livremente. De votar em quem eu desejar. Jornalista sempre, cabo eleitoral jamais.

Nos meus 15 anos de jornalismo, jamais coadunei e/ou participei de tropas de choque da intolerância que estão dispostas a exigir a condenação moral de pecadores.

Não sou santo, mas ao ver a lista daqueles que creem ser aqui no Maranhão, estaria eu em péssimas companhias.

Não fiz e faço jornalismo para agradar a este ou aquele. Sempre acreditei no que escrevi e no que escrevo. Tanto aqui no blog, quanto nas reportagens de O Estado. E as fiz com toda a liberdade. E seguirei assim.

No meu pescoço não cabe cangalhas."

Divulgado gabarito do Simulado Enem realizado no último dia 19

Francisco Barros - URE/Chapadinha
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Avaliação (Suave), divulgou, nesta quinta-feira (23), o gabarito do Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo (19), para os alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino. Os estudantes podem conferir o gabarito no portal da educação: www.educacao.ma.gov.br.

O simulado foi aplicado para aproximadamente 16 mil alunos nas sedes das 19 Unidades Regionais de Educação do Estado (UREs). A ação é uma das medidas da Seduc para que alunos da rede pública obtenham êxito no Enem e assim possam ingressar em faculdades públicas.

Chapadinha
A Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, disponibilizou duas escolas para a realização das provas: Centro de Ensino (CE) Raimundo Araújo, onde funcionaram 7 turmas; e CE Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante), com 6 turmas. De acordo com informações repassadas pelo Coordenador, Profº Francisco Barros (foto), o simulado envolveu um coordenador e 13 aplicadores; se inscreveram em Chapadinha 172 estudantes e 468 totalizam os inscritos dos municípios que formam a regional Baixo Parnaíba.

A finalidade do simulado é que os alunos avaliem como está sua preparação para o exame, quais disciplinas precisam estudar mais e assim se preparem melhor para as provas. 

O simulado contou com 92 questões, e assim como o Enem, foi subdividido em cinco áreas: Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza, Linguagem, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da produção escrita.
Fonte: Seduc

Pesquisa Aponta Irmãos Bacelar Eventualmente Eleitos

Magno Bacelar
O Blog do Cardoso, informa, em postagem desta sexta-feira (24), os 50 nomes de candidatos a deputado estadual e dos 25 a federal, mais citados pela pesquisa realizada pela Exata, encomendada pelo blog. No post, o jornalista Luís Cardoso, ressalta que o instituto acertou os resultados das eleições de 2006, no primeiro e segundo turno. Dentre os citados, estão os irmãos Bacelar, candidatos pela região Baixo Parnaíba. 

O ex deputado e prefeito, Magno Bacelar (foto), aparece na 11ª posição dentre os 50 candidatos com suposta cadeira garantida na Assembléia Legislativa do estado.

Já seu irmão, (Antonio) Bacelar, candidato a uma das vagas na Câmara dos Deputados, em Brasília, aparece em 18ª colocação, dentre os 25 citados, na pesquisa.

Pesquisa realizada pela Exata/Blog do Cardoso confirma ainda, que haverá segundo turno para governador no Maranhão. Veja pontuação da pesquisa:

Roseana Sarney - 42%
Jackson Lago - 25%
Flávio Dino - 23%

A pesquisa levantou, ainda, números para o cargo de Senadores, e foi feita entre os dias 17 a 19 deste mês e ouviu 2000 pessoas em todas as regiões do Maranhão. A pesquisa está registrada no TRE/MA sob o número 35.522/2010. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Chapadinha Será Beneficiada com Melhorias no Sistema de Abastecimento de Água

Barragem de Itamacaoca - em Chapadinha
Com a finalidade de solucionar problemas relacionados à falta de água em diversos municípios do interior maranhense, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), iniciará no próximo mês, um conjunto de ações que incluem, reformas, ampliação e aquisição de novos e modernos equipamentos para os sistemas de abastecimentos de água. Dessa vez as cidades beneficiadas serão: Barão de Grajaú, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Bom Jesus das Selvas, Nina Rodrigues e Vargem Grande. 
 
De acordo com informações concedidas pela Superintendência do Interior da Caema, o sistema de abastecimento e tratamento integrado da cidade Nina Rodrigues, que também abastece Vargem Grande será reformado e receberá duas novas bombas, que facilitarão a distribuição de água para aquelas cidades. Ao mesmo tempo, será realizado em Vargem Grande a ampliação do anel de distribuição, também conhecida como redes tronco, que conduzirão a água aos locais mais distantes da cidade, além de melhorias nas adutoras e montagem das bombas na elevatória de água bruta.

Em Chapadinha, as obras incluem perfuração de seis poços, melhorias na rede de distribuição, com implantação de anéis, que somada à construção de três filtros na estação de tratamento, aumentará em mais de 30% a produção e distribuição de água na cidade, que atualmente é de 250 metros cúbicos por hora. 

Matéria resumida - Leia-a na íntegra clicando aqui.

Movimentos Para Todos os Gostos

Movimento Realizado em São Luís - Mais de 7 mil pessoas
Fora Roseana em Chapadinha
Depois de levar milhares ás ruas de São Luis (foto), Imperatriz e Pedreiras , o movimento Fora Roseana (#ForaRoseanaSarney) que começou na internet vai ter sua versão chapadinhense na próxima quarta-feira, 29. O protesto puxado por estudantes, sindicalistas e intelectuais vai agitar a cidade a partir das 8h na Praça da Bíblia. Além das tradicionais agremiações de oposição como o PSB, PC do B, PDT e parte do PT o movimento suprapartidário envolve personalidades de todas as correntes locais.

Flávio Dino
Todos
A coordenação da campanha de Flávio Dino ressaltou que o foco da vinda do candidato a Chapadinha – nesta sexta-feira, dia 24 – será a situação do Maranhão e reforçou o convite para simpatizantes e apoiadores de todas as candidaturas de deputado estadual e federal locais para que compareçam ao evento sem temor algum. O Maranhão é maior e as diferenças paroquiais ficam para 2012, disseram.

Trabalhador Morre Soterrado

Na tarde desta quarta-feira (22), por volta das 16h, deu entrada no necrotério do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA - foto), o corpo de Raimundo Carlos Sarmento Teixeira, vítima de soterramento, consequência de um desabamento de encosta, quando este trabalhava numa escavação.

Raimundo Carlos, 30 anos, natural da vizinha cidade de Anapurus, era filho de Raimundo Teixeira e de Rosalete Sarmento Teixeira.
Com informações da portaria do HAPA

VT de Chapadinha reduz taxa de congestionamento, eleva taxa de atendimento e índice de conciliação

Francisco Tarcísio Almeida de Araújo (foto) é o juiz titular da VT/Chapadinha
A Vara do Trabalho de Chapadinha, além de reduzir, progressivamente, sua taxa de congestionamento na fase de conhecimento, vem aumentando consideravelmente o seu índice de conciliação, saltando de 14% ao final de 2009, para 27% no primeiro trimestre de 2010 e 30% no segundo trimestre deste ano. A VT também alcançou elevado índice de atendimento à demanda, ampliando o percentual de 70% no primeiro trimestre para 117% no segundo.

Com esses resultados, a Vara supera a meta 05, estabelecida pela Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, que é aumentar em 2% ao ano o percentual de atendimento. O índice é extraído da relação entre processos baixados e casos novos recebidos. Para alcance da meta em 2010, as Varas deverão apresentar um índice igual ou superior a 53%.

Os dados foram examinados durante a visita correicional da corregedora do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, no período de 14 a 16 deste mês, naquela Vara Trabalhista. Segundo informações extraídas da ata correicional , a VT de Chapadinha, no 2º trimestre de 2010, apresentou uma taxa de congestionamento de 29%, índice melhor do que o almejado pelo Tribunal, que é o percentual igual ou inferior a 55% até o final de 2010.

Conforme os novos parâmetros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para cálculo da taxa de congestionamento, a fórmula é o total de processos baixados, divididos por casos novos mais os casos pendentes.

Jurisdição - fazem parte da jurisdição da VT, além de Chapadinha, os municípios de Anajatuba, Anapurus, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, itapecutu-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Santa Quitéria do Maranhão, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Urbano Santos e Vargem Grande. - Francisco Tarcísio Almeida de Araújo é o juiz titular da Vara do Trabalho.
Por: Wanda Cunha - Ascom/TRT-MA

Chapadinha e Moto irão disputar Série B 2010

Chapadinha e Moto entregaram na tarde desta quarta-feira (22), seus respectivos documentos confirmando participação na Série B 2010 do Campeonato Maranhense de Futebol.

A diretoria do Chapadinha agora vai correr contra o tempo para montar a comissão técnica e, sobretudo, um time que, no mínimo honre as tradições da entidade que tem milhares de torcedores espalhados por todo o Brasil.


Ninguém quer que se repita o fracaso da última participação do galo na Série B (reedição 2009), quando perdeu os 4 jogos que disputou contra Viana e Santa Quitéria.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Radialista J. Coutinho Pretende Candidatar-se a Prefeito em 2012

J. Coutinho ladeado pela prefeita Danúbia e por Magno Bacelar (Reveillon/2009)

Por: Sousa Neto

O radialista J. Coutinho, 43 anos, destes, 18 dedicados ao jornalismo local, nos repassou por telefone, a informação de que pretende se candidatar a prefeito, nas próximas eleições municipais em Chapadinha.

Dada a relevância de seu trabalho prestado à sociedade chapadinhense como jornalista, segundo o radialista, a idéia surgiu mediante o incentivo de colegas tarimbados como o advogado Marcos Lobo (foto), ex-procurador geral do Estado, e do também jornalista, blogueiro e futuro advogado Alexandre Pinheiro.

Atualmente, além de apresentador "âncora" do programa Direto ao Assunto, na Mirante AM/local, J. Coutinho é secretário-adjunto de comunicação da Prefeitura Municipal de Chapadinha, desde a primeira gestão de Magno Bacelar.

Pelo ofício, visto a sua larga experiência no jornalismo local (município no todo), podemos constatar que o pretenso candidato tem uma ampla visão das necessidades dentro da nossa sociedade.

O Santa Quitéria vence e divide liderança

E o Santa Quitéria do técnico Meinha não está mesmo para brincadeira. A Raposa bateu o Peixe-Pedra, na tarde desta quarta-feira (22), por 3 a 2 e mostrou que é sério candidato ao título inédito de campeão maranhense.

Quirino (2) e Evandro marcaram para o Santa Quitéria. Os gols do São José foram de Gois e Índio.

O Santa Quitéria divide a liderança do Campeonato Maranhense com o MAC, com 13 pontos ganhos. O São José é o penúltimo colocado com apenas 2 pontos.

O próximo adversário do Santa Quitéria será o Iape, no próximo domingo (26), às 16h45, no estádio Rodrigão, em Santa Quitéria. O São José enfrentará o Bacabal, às 17h, no Correão, também neste domingo.

Saiba mais no blog de Zeca Soares

Realizado o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo UNICEF Edição 2009-2012 em Chapadinha

Articuladores de Chapadinha com a coordenadora do Unicef/MA, Eliane Almeida

Texto e Fotos: Sousa Neto - Foi realizado na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Fórum da Comarca de Chapadinha, o 1º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef, que tem como objetivo, apresentar diagnóstico municipal da situação da criança e do adolescente, validando-o e agregando contribuição dos participantes do fórum, bem como, reunir informações sobre ações, programas e políticas que podem contribuir para a melhoria da situação da infância e da adolescência no municipio.

O motivo principal deste fórum é a intenção de nossa cidade em conseguir o Selo UNICEF para o município, o fórum foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Segundo o Presidente do Conselho, Jânio Ayres, várias conquistas podem ser alcançadas através do Selo. “Teremos que dar mais apoio a Projetos que desenvolvem ações voltadas para criança e o adolescente, como por exemplo, o Projeto Vida que é desenvolvido pela Sociedade Esportiva Real Brasil ”, relatou Jânio.

Segundo a secretária municipal de educação, Profª Enir Ferreira Lima (foto), Articuladora do Selo UNICEF as ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes deve ser constantes em todas as áreas do município. “No Selo a participação de toda a sociedade e de todos os órgãos e entidades que desenvolvem ações voltadas à valorização da criança são fundamentais”, disse Enir.

As condições para continuar participando do Selo: Manter o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em funcionamento; Realizar todos os fóruns comunitários; Realizar os temas 1 e 2 de participação Social e Responder e enviar, no prazo, os formulários da avaliação da gestão. Os organizadores do evento ficaram satisfeito com a participação de vários segmentos e avaliaram como proveitoso o momento.

O Selo UNICEF valoriza o esforço para alcançar melhores resultados nos município. Cada município será comparado com outros de seu próprio estado e que vivem realidades semelhantes, a partir dos subgrupos definidos pelo UNICEF.

A edição do Selo UNICEF 2009/2012 - Município Aprovado em Chapadinha tem mobilizado a comunidade em busca de desenvolver ações de valorização da criança e do adolescente que levem o município a ganhar o reconhecimento.
Desde o dia 11 de fevereiro do corrente ano, quando aconteceu a apresentação da proposta do Selo no auditório do Fórum de Chapadinha a comissão Pró-Selo tem se reunido constantemente no intuito de desenvolver ações que possam melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em nosso município.

No dia 18 de maio do corrente ano, dia onde ficou instituído pela Lei Federal Nº 9970/00 o Dia Internacional de luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual foi realizado junto a entidades como o Conselho Tutelar uma série de atividades que visam mostra a importância da criança e do adolescente na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

O 2º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF - Preparando o Fórum Comunitário (foto), em Chapadinha, foi realizado nos dias 15 e 16 de julho do corrente ano, no Auditório do Chapadinhense Hotel.

Durante o evento, foi discutido a importância
Linha de Base distribuída aos municípios, bem como apresentado a metodologia de realização do Primeiro Fórum Comunitário, incluindo a elaboração do Diagnóstico Participativo e do Plano Municipal de Ação - etapa essencial para a conquista do Selo UNICEF.

Presentes, a
coordenadora do Unicef/MA, Eliane Almeida, a secretária municipal de Educação de Chapadinha, Profª Enir Ferreira Lima, Dr. Douglas Assunção Nojosa (Ministério Público) e Profº Jânio Ayres (CMDCA).

Ainda, na plenária, representantes de 18 municípios além de Chapadinha: Anapurus, Mata Roma, Buriti Bravo, Duque Bacelar, Milagres do Maranhão, Magalhães de Almeida, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Afonso Cunha, Timom, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Timbiras, Matões, Parnarama e Humbertro de Campos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Evento Discute Políticas Públicas para o Semi-Árido em Chapadinha

Foi iniciado nesta segunda-feira (20) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapadinha, STTR, um encontro que visa debater durante três dias vários eixos temáticos com foco às Políticas Públicas voltadas para o Semi-Árido Brasileiro.

O evento é resultante de um convênio firmado entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, CONTAG, Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, Banco do Nordeste e FETAEMA, ASA, entre outros órgãos e entidades, sendo a segunda ação da iniciativa denominada como dia da agricultura familiar que foi realizado em Chapadinha e todos os territórios da cidadania.


São três eixos amplamente discutidos, sendo o PENAE, PAA, Programa de Aquisição de Alimentos e abrangência e importância do semi-árido.

A assessora da FETAEMA, Rossandra Farias de Andrade, destacou que já foram realizados 06 encontros de discussão como esse, todos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Tendo como público alvo dirigentes sindicais, lideranças de base, técnicos e demais pessoas ligadas a agricultura familiar, o esperado é que seja feita uma qualificação, levando em conta que apesar de nossa região não ser reconhecida, fazemos sim parte do semi-árido Brasileiro e devemos discutir as possibilidades de acesso a políticas públicas de interesse a agricultura familiar.
Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado

domingo, 19 de setembro de 2010

Chapadinha e Região ganha Clínica Médica & Odontológica Nsa. Sra. das Dores

Dra. Marcelyane, Dra. Maryane e Dr. Peterson

Texto e Fotos: Sousa Neto
Nos últimos cinco anos, Chapadinha vem progredindo com a ascensão de clínicas e multiclínicas, o que consequentemente diminuiu consideravelmente os índices da procura fora do município.

Pois bem. Na última quinta-feira, dia 16, Chapadinha e região Baixo Parnaíba ganhou sua mais nova e moderna clínica. Estamos falando da Clínica Médica & Odontológica Nossa Senhora das Dores, que irá oferecer ao seu público comodidade, modernidade e inovação, aliados a um ambiente super agradável, excelentes profissionais e ótima localização.


Um maravilhoso coquetel marcou a solenidade de inauguração, onde estiveram presentes familiares e amigos dos três jovens empreendedores, empresários, imprensa e convidados especiais. O paróco do município, Padre Manoel Neves, esteve no local acompanhado do Pe. Casimiro, este, fazendo a benção do empreendimento e de todos os convidados.

Além dos bons serviços a serem prestados à sua clientela, a "caçulinha" Clínica Médica & Odontológica Nossa Senhora das Dores, se destacará como uma das mais modernas da região, pois se apresenta numa arquitetura inovadora e estrutura operacional, projetadas especialmente para oferecer bom conforto e confiabilidade a seus clientes.

Funcionando de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, a nova clínica estará oferecendo a seus clientes, as seguintes especialidades médicas:

ODONTOLOGIA
- Com o cirurgião dentista Dr. Peterson Iordano Lucena de Almeida (CRO-MA 3088); e
- Com a cirurgiã dentista Dra. Marcelyane Amorim Veras (CRO-MA 2982).

CLÍNICA GERAL
- Com a Dra. Maryane Amorim Veras (CRM-MA 5951)

Conheça um pouco de cada um destes jovens profissionais chapadinhenses:

- Dr. Peterson Iordano Lucena de Almeida, 25 anos, é filho de José Filho (Chapadinhense Hotel) e Sônia Lucena.
#Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhao (UFMA)
#Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor pelo Sistema Nacional de Cooperativas Odontológicas ( Uniodonto)
#Aperfeiçoamento em Odontologia Estética Restauradora Adesiva pelo Uniceuma
#Aperfeiçoamento em Escultura Dental com Resina Composta pela Uniceuma
#Aperfeiçoamento em Endodontia pela ABO-MA
#Especializacao em Implantodontia pela ABCD-PI ( em andamento)
#Especializacao em Saúde da Familia ( PSF) pela NEAD-UFMA ( em andamento)
#Especializacao em Saude Materno-Infantil pela NEAD-UFMA ( em andamento)

- Dra. Marcelyane Amorim Veras, 23 anos, é filha do empresário Próspero Veras.
#Formada pelo Uniceuma (São Luís-MA)
#Pós-Graduação, no Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas "Prótese e Reabilitação Oral
#Curso de Aperfeiçoamento de Cirurgia Oral Menor
#Estágio no 24º BC, por 04 (quatro) meses
#Trabalha no PSF do município de São Benedito do Rio Preto-MA (há 2 anos)
#Mantém consultório particular em São Benedito do Rio Preto

- Dra. Maryane Amorim Veras, 24 anos. É irmã da Dra. Marcelyane.
#Pós-Graduada em Clínica Geral, pelo Uniceuma (São Luís-MA)
#Concluiu Cursos em Emergências Clínicas e, Farmacologia Geral
#Estágios no Socorrão II (São Luís-MA), por 2 anos
#Estágios no Hospital da Criança (São Luís)
#Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC) - área de Obstetrícia.

A Clínica Médica & Odontológica Nossa Senhora das Dores está localizada na Rua Prefeito Joaquim Almeida, Nº 383 - centro (ao lado do Bradesco) - Fone: (98) 3471-2007

Arquivo do blog