WebNet

WebNet

sábado, 13 de novembro de 2010

A Bella do Dia! - Lucilla Ynês Coutinho

E X C L U S I V O . . .  E X C L U S I V O . . .  E X C L U S I V O . . .

A Bella do Dia! - de hoje, sábado, é Lucila Ynês da Ponte Coutinho, que completa 12 anos neste dia 13 de novembro. Esta formosura de menina, que é filha do rádio jornalista J. Coutinho e da Pedagoga, Profª Eney Ponte, compartilha os mimos dos adoráveis papais com os irmãos, Simone e Pedro Bruno. Além de seus pais biológicos, Lucila tem um carinho todo especial por pessoas que ela considera sua segunda família, “Mãe” Gracinha Machado, “Pai” Zé Iara e sua madrinha Jesus Veras

A bella, cursa o 6° ano do ensino fundamental  na escola “O Pequeno Príncipe”, seu hobbies prediletos é a dança e a música; Adora bater papo com as primas e amigas pela 'net', e torcer pelo melhor time do mundo: o Corinthians; Seu principal projeto de vida é ser médica-urologista. Antenada no mundo contemporâneo que vivenciamos, outro entretenimento desta jovem escorpiana, é ír frequentemente ao shopping e ao cinema. Como primogênita, o pai coruja orgulha-se da filha por ser, amável, compreensiva, inteligente e principalmente dedicada aos estudos.

Oferecimento
(98) 3471-2129

Lançamento da Seleção de Basquete de Chapadinha


Acontece neste sábado, dia 13, no Ginásio Poliesportivo Francisco Coutinho de Almeida, da Escola "O Pequeno Príncipe", um grande evento esportivo, quando serão realizados amistosos na modalidade Basquete, entre equipes de Chapadinha e da cidade de Araioses. Na oportunidade, acontecerá o lançamento da Seleção Adulta de Basquete de Chapadinha.

O projeto, idealizado pelo professor de educação física, Henrique Lôbo, tem o apoio da escola anfitriã em parcerias com a iniciativa privada.
 
"Num processo constante, estamos sempre procurando meios de valorizar cada vez mais o ser humano, para que Chapadinha possa ser uma cidade de gente feliz e que o esporte seja um dos canais para resgatar a auto-estima da nossa gente. Empresários e comerciantes com interesse em apoiar a equipe, serão bem vindos" ressaltou Henrique.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 13 (Sáb)
Manhã - das 9h às 11h40
Tarde - das 15h às 18h

CATEGORIAS:
Sub 12
Sub 15
Sub 18 (sem limite) - Seleção de Chapadinha

Oferecimento
(98) 9112-4045

Prefeitura de Chapadinha começa a ornamentar cidade para o Natal 2010

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, autorizou a compra do material para a ornamentação natalina das principais praças da cidade neste fim de ano. No ano passado não houve ornamentação por parte da prefeitura, o que gerou comentários negativos da população. O material chegou na manhã desta sexta-feira (12).

Para por fim a especulações, mesmo ainda enfrentando dificuldades financeiras, a prefeita autorizou com bastante antecedência a compra do material. O objetivo, segundo Danúbia, é oferecer aos moradores e aos visitantes, um clima festivo e ajudar a aquecer as vendas de fim de ano na cidade.

Com a ornamentação de logradouros públicos, os comerciantes se sentem motivados a também enfeitarem suas lojas e quem ganha com isso é a cidade, que atrai um número maior de visitantes.

Os trabalhos deverão iniciar hoje, na Praça Coronel Luis Vieira. De acordo com Andréa Alves, responsável pela ornamentação, além da Coronel Luis Vieira, serão enfeitadas as praças da Bandeira, da Bíblia, do Povo, a prefeitura e a Igreja Matriz, que receberá uma ornamentação especial.

As árvores destas praças foram podadas desde a semana passada, a fim de que a iluminação tenha maior visibilidade.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Vereador de Santa Quitéria é preso no Pará

Valdimar Carvalho dos Santos integra quadrilha de assaltantes 
Polícia diz que bando iria roubar agência bancária no sudeste do Pará
O delegado José Ricardo de Oliveira, superintendente regional da Polícia Civil na zona Guajarina, concluiu, na madrugada da última quinta-feira (11), em Dom Eliseu, nordeste do Pará, o flagrante contra quatro homens presos nessa cidade, na tarde da última quarta-feira (10), por volta de 17h, após serem interceptados por policiais rodoviários federais, na rodovia BR-010 (Belém/Brasília). Os presos são acusados de integrar um bando que pretendia assaltar um banco em Jacundá, região sudeste do Estado.

Eles foram identificados como Francisco Lima Sales, 40 anos; Fábio Ribeiro dos Santos, 24; Valdimar dos Santos Carvalho, 29; e Renan Araújo do Nascimento, 22. Todos são maranhenses. Estavam em dois carros diferentes - um Honda Civic e um Ford Fiesta preto.

Vereador
Valdimar Carvalho é vereador no município de Santa Quitéria, no Maranhão (distante 101 km de Chapadinha). Outro acusado - Renan Nascimento - estava preso no complexo penitenciário de Pedrinhas (MA), de onde foi liberado, na terça-feira passada (dia 9), mediante alvará expedido pela Justiça. Durante revista nos veículos, duas escopetas de calibre 12 com 58 munições de mesmo calibre foram encontradas pelos agentes federais. Uma das armas apresentava silenciador. Eles também apreenderam oito telefones celulares com os presos. Os detidos foram levados à Delegacia de Dom Eliseu, onde o delegado presidiu o procedimento de flagrante.

Conforme o delegado José Oliveira, outro integrante da quadrilha havia sido preso em Dom Eliseu na semana passada. Antônio Gomes, de apelido "Tonho", foi preso em flagrante, por receptação de roubo, com uma caminhonete Hilux preta, com placa de Paragominas. O veículo foi roubado no município de Breu Branco, sudeste do Pará. O carro seria usado pelo bando no assalto em Jacundá. Já os quatro presos foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha. De acordo com o delegado José Oliveira, a Polícia Civil já investigava a movimentação do bando de assaltantes na região. 
Os presos são investigados ainda por envolvimento em roubos a caminhões de transporte de cargas.
Imagem meramente ilustrativa

Chapadinha 2012: Avançando no Debate!

por: Jânio Rocha Ayres Teles (foto)
A respeito de tudo o que tem sido dito em alguns blogs acerca da política de Chapadinha (MA), especialmente nos blogs do Dudu Braga, do Antenor e do Alexandre Pinheiro, vale lembrar que a política local não pode ser desvinculada do contexto estadual, nacional e, até mundial.

Vejamos.

No século XIX, quando Chapadinha foi elevada à categoria de vila, o contexto nacional era o da Proclamação da República (que estamos inclusive às vésperas de sua celebração, em 15 de novembro). Um ano depois do acontecimento nacional a população local sentiu seus efeitos.

Em 1938, por ocasião da elevação à categoria de cidade, isso não se deu de forma isolada. Na época, Getúlio Vargas implementava uma política de urbanização do interior do país, além de incentivo à vinda de nordestinos do sertão para a região amazônica e pré-amazônica, promovendo o aumento populacional de nossa área e o surgimento das precondições para a instauração de uma cidade nesta chapada.

Há que perceber que, nesse período, a política chapadinhense esteve ligada essencialmente a um grupo político, o dos Vieira e Almeida.

Tal situação se manteve até a década de 60, quando em nível nacional ocorrera o Golpe Militar e ascenderam no cenário nacional e estadual novas figuras políticas, como no caso dos Sarney no Maranhão.

Em Chapadinha, por sua vez, emerge o grupo Pontes de Aguiar, que aqui se manteve forte durante a Ditadura Militar. Ao seu ocaso, no início da década de 80, com o governo José Almeida, abriu-se margem para a eclosão de um novo grupo político que iria fragilizar os anteriores: o grupo Isaías.

O grupo Isaías, por sua vez, permaneceu afinado com a política nacional e estadual na década de 90, quando o Neoliberalismo atingiu o seu auge.

Contudo, no início do século XXI, com os primeiros sinais de crise do Neoliberalismo e do modelo econômico do grupo de FHC, começam as crises locais. Daí o grupo Isaías (ligado ao PSDB, 45) perdeu o poder para um aliado nacional: o PFL (25).

Em Chapadinha, o grupo Magno Bacelar chega ao poder fortalecido com o apoio da governadora, do mesmo partido, e do Governo Federal (em que o vice presidente era do PFL).

Contudo, a perda do poder em nível nacional por parte do grupo FHC fragilizou o governo local, que assim só teve uma atuação mais tranquila nos dois primeiros anos de mandato (até 2002).

Em 2003, quando Lula assumiu, uma nova realidade política se fez no Brasil (semelhante àquelas), e em Chapadinha. Magno Bacelar, de um partido opositor ao do presidente, passou a ver sua estrutura financeira municipal começar a definhar, mas ainda tinha fôlego inclusive para uma re-eleição, especialmente porque ainda tinha um forte apoio do grupo Sarney.

Entretanto, tal situação não poderia se sustentar, inclusive com a saída de Roseana do PFL e sua adesão ao PMDB (sem contar o tempo em que José Reinaldo e Jackson estiveram no poder). Magno precisava mudar para a base aliada do presidente, o que realizou aderindo ao PV, 43) e lançando uma candidata pelo PR, 22, ambos próximos ao presidente. Talvez o que não se previa é que o PV iria lançar candidatura própria (rs).

Finalmente, com a eleição de Dilma para presidente e de Roseana no Maranhão, com vice do PT, o quadro político local passa por uma nova alteração: o PT para a estar fortemente inserido no cenário nacional e estadual, o que se reflete em nível municipal.

O momento que estamos vendo corresponde àquele da década de 80, quando o grupo Isaías chegou ao poder, ou do início do século XXI, quando o grupo Magno Bacelar chegou ao poder.

O forte vínculo do PT local com o vice-governador, somado à não eleição dos candidatos a deputado, representantes dos grupos políticos locais, proporcionou um equilíbrio de forças que se projetará em 2012. A chamada terceira via ainda se constitui como um projeto que se molda de maneira ainda disforme. Contudo, não se trata de um processo unicamente local. O Contexto estadual e nacional exigem uma reformulação das forças políticas locais no sentido da eclosão de grupos mais ligados à base da presidência e do governo estadual, com uma proposta de combate à corrupção e de eficiência político-administrativa.

Somado a tudo isso, uma das principais propostas de Dilma é a Reforma Política que, se for implementada, poderá fragilizar ainda mais as bases dos políticos acostumados a ganhar a partir de métodos tradicionais.

A Bella do Dia! - Maissa Mota

E X C L U S I V O . . .  E X C L U S I V O . . .  E X C L U S I V O . . . 
Os holofotes de nossa Coluna A Bella do Dia! - nesta sexta-feira, dia 12, incide na jovem taurina Maissa Mota Portela Souza, 15 anos, filha do advogado Ilmar Mota Souza e da funcionária pública estadual Márcia Portela Souza. A estudante, que está cursando o 1º Ano do Ensino Médio, na Escola "O Pequeno Príncipe", que em casa divide os carinhos dos pais com mais duas irmãs: Melina e Manoela, se diz torcedora do Fluminense, e bem eclética, no que diz respeito ao seu estilo musical próprio. A bella, pretende se formar em Psicologia.

 #Photo Bônus#

Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568

Oferecimento
(98) 3471-2129

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Santa Quitéria mete cinco no BEC e continua vivo


O Santa Quitéria goleou o Bacabal por 5 a 0, nesta quinta-feira (11) à tarde e continua na briga pelo título de campeão maranhense.

Os gols do Santinha foram marcados por Wanderson que balançou as redes por três vezes, além de Evandro e Quirino que completaram a goleada.

Com 22 pontos, o Santa Quitéria pulou para a 2ª colocação, mas poderá ser ultrapassado pelo Sampaio. O Bacabal segue na última colocação com apenas 7 pontos ganhos.

No próximo domingo (14), o Santa Quitéria recebe o Viana, às 16h, no estádio Rodrigão. No mesmo horário, o Bacabal pega o Maranhão, no Nhozinho Santos.

Arte: Maurício Araya

A Bella do Dia! - Kamylla Lopes

Clique na imagem para ampliá-la

A chapadinhense MÁYRA KAMYLLA MENDES LOPES, 14 'aninhos', é nossa A Bella do Dia! - desta quinta-feira (11). A ninfa é filha de Cléia Mendes, atual diretora do Departamento Municipal de Iluminação Pública e, de Moura Lopes, atual diretor-administrativo do Mercado Municipal. Ela tem 3 irmãos: May Almeida, June Lopes e Marco Antonio. Atualmente estudando o 9º Ano do ensino fundamental, a flamenguista, que tem como hobbie ler e navegar na 'net', diz que pretende se formar futuramente em Engenharia Ambiental. 
# Foto-Bônus #
Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568

 Oferecimento
(98) 3471-2129

Chapadinha Sediará Oficina dos Projetos PROINF

Juvenal Neres - Articulador
No próximo dia 18 de novembro, será realizada a Oficina de Homologação dos Planos de Providências dos Projetos PROINF do Território Rural do Baixo Parnaíba, no município de Chapadinha.

O Plano tem por objetivo a implementação de medidas adequadas para colocar em pleno funcionamento os projetos PROINF de investimentos já concluídos. Este Plano desencadeará a construção de acordos e implementação de medidas corretivas pelas prefeituras e/ou órgãos estaduais responsáveis diretos pela execução dos projetos, com a participação dos Conselhos Estaduais e Colegiados Territoriais.  

Nesta Oficina ocorrerá o aprofundamento das discussões sobre os reais problemas que dificultam o funcionamento dos projetos, deverão ser propostas medidas corretivas a serem pactuadas/implementadas.

Vale ressaltar, que o representante CODETER local Juvenal Neres (CODETER/Baixo Parnaíba; ASA-MA/COSEA-MA) e o assessor técnico, Welquer Lima, estão articulando este processo

PROGRAMAÇÃO  
Local: Biblioteca Pública Municipal de Chapadinha-MA
Endereço: Rua Gustavo Barbosa S/N - Centro.

MANHà
8h às 12h
- Apresentação dos/as participantes e apresentação e discussão da programação;
- Socialização da estratégia Plano de Providência;
- Contextualizar o atual estágio Projetos de Investimento (PROINFs) no território Baixo Parnaíba;
- Trabalho em Grupo: Identificar as providências/medidas imediatas e de médio prazo necessárias para o funcionamento do projeto sob a gestão dos atores locais, relacionando-as com as ações em curso no território e atribuindo responsabilidades e prazos.


TARDE
14h às 18h
- Apresentação dos trabalhos de grupos;
- Plano de providências para os Projetos do PROINF executados entre 2003 e 2009.

Oferecimento
(98) 3471-2129

Agora é Tarde, Inês é Morta

Por: Almir Moreira - Advogado (foto)
Extraído do Blog do Alexandre
Quando o ex-prefeito Isaías conquistou a Prefeitura pela primeira vez, foi se aproveitando do menosprezo conferido a ele pelos grupos políticos majoritários naquele momento: o do ex-deputado Antonio Pontes e o do então prefeito José Almeida. Essas duas facções se achavam donas dos votos da Chapada. Qualquer outro grupo que surgisse para eles era tido como inexpressível. Porém, a situação era outra, Pontes já vinha desgastado tinha perdido a prefeitura e o Prefeito José Almeida, cuidadoso na administração municipal, não guardava os mesmos préstimos com a política. Enfim, a política tradicional naquele instante estava abalada só esses protagonistas não percebiam. Havia descontentamento por toda parte, precisava apenas de uma fagulha para o fogo aparecer. Não perceberam o avanço de uma terceira alternativa, que aos poucos foi se tornando uma força, o grupo de Isaias Fortes, embalado pelo PMDB. O resto a história já registrou, esse novo grupo venceu, e os arrogantes de então amargaram anos fora do Poder. Esse movimento venceu porque o Povo estava carente de um líder, e porque o novo líder socorreu aos seus apelos mais primários – naquela época corria frouxo o clientelismo.

Na história mais recente desde a reeleição do ex- prefeito Magno esboça-se o surgimento de uma terceira opção – terceira via – como alternativa de poder. No inicio serviu para estabelecer uma marca, Alexandre Pinheiro - fruto da estirpe política de seu pai, o ex-deputado e político de primeira linha Dr. Sebastião Pinheiro – foi para o sacrifício. Marcaram posição. Fincaram bandeira. Já na sucessão de Magno, novamente repetiu-se uma terceira opção, dessa vez, além de marcarem posição atrapalharam a vida do grupo político dominante. Por conta desse terceiro grupo a atual Prefeita Danubia Carneiro e Magno perderam nas urnas a eleição majoritária. Ocorreu, portanto, um salto quanto a postura dessa terceira via, ela se mostrou nefasta para os interesses de um dos lados. A terceira via hoje é real, e não é mais só uma marca ou instrumento para vitória de uns, pode ser alternativa de poder. O menosprezo e a subestimação são os temperos que dão gosto a esta conjuntura, cuidado para que depois os que se dizem donos da situação não ouçam: “agora é tarde, Inês é morta”.

Forró do Fiat - No Espaço BCC


Próximo dia 21, a partir das 15h, a melhor casa de shows de Chapadinha e região Baixo Parnaíba, o Espaço BCC, será palco de um evento pra lá de inusitado! Estamos falando da matinê Forró do Fiat. A muvuca será animada pelo grupo musical Makário & Banda. Durante a balada serão sorteados 5 abadás do Bloco BCC, mas, a atração principal mesmo é o sorteio de um Fiat Uno, cor azul, ano 95. 

Os ingressos promocionais já estão à venda com Zé Napoleão, Chico do Cd, Calçada da Fama, Caverna Lanches, Bar do Campina (bairro Terras Duras) e na Doncar - Multimarcas. E acredite:  ao preço de R$:5,00 antecipado. Na portaria custará R$:10,00.
Quem quiser ver o Fiat antes do evento, é só se dirigir à Doncar - Multimarcas, onde o mesmo está exposto.

Os organizadores informam que o carro será entregue ao ganhador com IPVA 2010 pago e em nome do ganhador; e que os ingressos serão limitados a 2.000. Acabando não serão feito mais, já que o evento não têm fins lucrativos, melhor para o público é garantir logo o seu antes que acabem...

Mais informações: (98) 9175 0116

Oferecimento
(98) 3471-2245

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Proerd Forma Alunos em Belágua

Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip
Nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, a cidade de Belágua (distante 76 km de Chapadinha) comemora 14 anos de emancipação política, e como parte da programação festiva alusiva a data foi realizado a formatura de mais de 150 alunos do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). Essa é a segunda vez que o PROERD forma alunos naquele município. No ano passado, foram 220 alunos.
 
Segundo o prefeito municipal de Belágua, Adalberto Nascimento, os  benefícios conseguidos pelo Proerd naquela cidade já está funcioando no cotidiano de muita familias, já que através das orientações que os filhos transmitem  alguns pais e mães largaram vícios, tais como o uso de cigarro e de bebidas alcoólicas por conta de pedidos feito pelos seus filhos. O prefeito Adalberto, antecipou ainda, que pretende expandir o Programa a todos os 5º anos de Belágua, tanto na zona urbana como na rural.

Toda a coordenação do Proerd Maranhense se fez presente ao evento, e essa foi a primeira formatura de alunos do Proerd neste semestre na área da 4ª Companhia PM Independente, que ainda tem turmas a serem formadas nas cidades de Água Doce, Araioses, Magalhães de Almeida, Milagres, Santa Quitéria, Brejo e Chapadinha. É a Polícia Militar do Maranhão buscando de maneira diferente o combate ao uso de substâncias entorpecentes. Viva o Proerd!...

Raio Mata Vaqueiro e Cavalo

Imagem meramente ilustrativa
O vaqueiro Adriano Santos de Sá, de 22 anos, foi vítima fatal de uma descarga elétrica, provocada por um raio, quando ele se encontrava cavalgando na quinta de uma fazenda naquele povoado. O cavalo que Adriano montava também morreu. O incidente aconteceu na última segunda-feira (8), no município Senador La Rocque (distante 672 km de Chapadinha). 
 
O corpo de Adriano foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), de onde, após ter sido necropsiado, foi liberado para familiares.
 
Conheça um Pouco do Município:
SENADOR LA ROCQUE
População 18.058 Homens 9.171 Mulheres 8.887
Área Total(km2) 1.267 Densidade pop. 14.25
Fonte: IBGE
SENADOR LA ROCQUE - Cidade com uma população de aproximadamente 18.058 habitantes sendo, 9.171 do sexo masculino e 8.887 do sexo feminino. Faz parte do Estado do Maranhão, com cerca de 1.267 kilômetros quadrados de área. Possui uma densidade populacional de quase 14.25 habitantes por Km quadrado segundo o IBGE.

A Bella do Dia! - Wanessa Mesquita

Nossa A Bella do Dia! - de hoje, quarta-feira (10), é a futura bióloga WÉLLYDA WANESSA SILVA MESQUITA, de 21 'aninhos'. A beldade chapadinhense, é filha do publicitário Weliton Mesquita e da funcionária pública Valdenice Silva e, divide os 'mimos' dos pais com a 'mana' Andressa Mesquita (que, cá pra nós: no ítem beleza, é idem à irmã). Wanessa é acadêmica do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais CCAA/UFMA - Campi Chapadinha.

Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568

Oferecimento
(98) 3471-2258

Flávio Dino cotado para Ministério dos Esportes


O deputado federal maranhense Flávio Dino (PCdoB) é um dos nomes cotados para o Ministério dos Esportes no futuro governo Dilma Rousseff (PT).

Dirigentes do PCdoB reuniram-se na tarde desta terça-feira (9) com membros da Comissão de Transição do governo e reivindicaram que a legenda mantenha, pelo menos, a pasta que tem no governo Lula.

Atualmente, a pasta dos Esportes pertence a Orlando Silva, que deverá assumir outro posto, ligado à organização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Justamente por conta dos dois eventos esportivos, o Ministério dos Esportes será um dos  mais imporantes do governo Dilma.

Além de Flávio, são cotados para o posto os deputados Manuela D’Ávila (RS) e Aldo Rebello (SP).

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Bella do Dia! - Luisa Monteiro

E X C L U S I V O . . .    E X C  L U S I V O . . .   E X C L U S I V O . . .
A Bella do Dia! - de hoje, terça-feira (9), é a teen LUISA MONTEIRO PINTO. Ela é filha do casal Rita Monteiro e Miguel e, é irmã do "brother" Danilo Monteiro. A bela, que é sobrinha do badaladíssimo Olavo Monteiro, esbanja alegria e simpatia por onde passa.

Oferecimento

4ª CI/PM Cria Pelotão Mirim em Chapadinha

Após meses de uma longa pesquisa e estudos, o Comandante da 4ª Companhia PM Independente, Major Edvaldo Mesquita (foto), lancará no próximo dia 16 de novembro (quarta-feira) o Pelotão Mirim em Chapadinha, projeto esse que inicialmente beneficiará 50 (cinquenta) jovens de nossa cidade, que encontrarão nos trabalhos, vários tipos de orientações para que adquira uma formação cidadã.

O Projeto de Pelotão Mirim tem como objetivo trabalhar jovens na faixa etária dos 10 aos 14 anos, sobre temas muito importantes, tais como: Noções de Civismo, Prevenção ao uso de Drogas, Cidadania, Defesa do meio Ambiente, Prevenção a Acidentes de Trânsitos, Incêndios, dentre outras. A intenção principal é formar junto aos jovens beneficiados com o projeto, a formação de uma pessoa consciente e responsavel pelo local onde vive.
De início, o Projeto beneficiará 30 (trinta) alunos do Projeto Real Brasil, sendo 20 (vinte) do sexo masculino e 10 (dez) do sexo feminino e os outros 20 serão alunos acompanhado pelo PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas).

A reunião de apresentação do projeto, acontecerá às 20h, do dia 16 de novembro de 2010 no Auditório da 4ª CI/PM. 
O projeto contará com a participação de Policiais Militares, Especialistas, Professores, Pais, Alunos e da Comunidade em geral.

Essa é mais uma maneira inovadora que a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar de Chapadinha busca no sentido de melhor ajudar a sociedade Chapadinhense.

Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vip 

Oferecimento
 
(98) 3471-1307

Quebrando a Polarização

Por: Eduardo Braga – Jornalista (chapadinhense) e Membro da Direção do Partidos dos Trabalhadores

Desde quando me entendo por gente as disputas políticas de Chapadinha (MA) são polarizadas entre dois grupos. Talvez tenham caído em desuso essas alcunhas, mas antigamente os grupos eram chamados Pebas, liderados pelo ex-prefeito Isaías Fortes, e Cambirimbas, que correspondem aos que hoje estão sob o comando da prefeita Danúbia Carneiro e do ex-prefeito Dr. Magno Bacelar, o auto-intitulado Nota 10.

Lembro-me especificamente bem da eleição de 2000. A prefeitura vivia um estado de caos sob o comando de Isaías Fortes, que tentava a reeleição. Político de forte apelo populista, Isaías não suportou o descontentamento do funcionalismo municipal, que ficava meses a fio sem receber salário. Então deputado estadual, Magno aproveitou-se da situação, disputou e derrotou Isaías travestido em símbolo de ética e de competência administrativa.

A polarização manteve-se e as tentativas de quebrá-la não alcançaram sucesso. Podemos analisar essa disputa e os resultados eleitorais dos grupos locais nas últimas eleições municipais pelo seguinte quadro percentual:

Em todas essas eleições houve quem tentasse fugir dessa dicotomia, mas as candidaturas de Chaguinha (1996), Lívia Viana (2000) e Alexandre Pinheiro (2004) foram apenas coadjuvantes. Contudo, o resultado da eleição de 2008 nos mostra o quadro diferente reforçando o enfraquecimento de ambos os grupos dominantes e o crescimento das chances de sucesso de uma terceira via.

Mesmo tendo sido vitorioso na disputa pelo voto, é visível o revés de baixa nas votações de Isaías e, portanto, a constatação de que sua vitória só foi possível graças a divisão dos demais concorrentes.

Outra constatação fácil de ser feita com base nos números é a de que o crescimento da votação da terceira via, apresentada em 2008 pelas candidaturas de Dr. Levi Pontes (PDT) e Dr. Talvane Hortegal (PT), se deu substancialmente sobre o eleitorado do grupo de Magno Bacelar, desiludido ao constatar que o "Nota 10" não é aquilo que outrora prometeu ser.

Contra o grupo de Isaías há outro peso. Apeado pela lei "Ficha Limpa", ele não será o candidato do grupo. Ignorando as pretensões do cunhado Vagner Pessoa, já lançou a filha, Isamara, como candidata a prefeita dificultando ainda mais a transferência de voto, que vem ficando cada vez mais escasso.

Somem-se a favor da terceira via ainda outros três fatores.
1. Unida, a 3ª via teria mais votos que a soma das duas candidaturas;

2. O impedimento legal de Isaías o enfraquece ainda mais;

3. A má avaliação do governo Danúbia lhe tira a competitividade.


1. Se o caminho natural da política é a bipolarização, numa cidade sem segundo turno isso é levado ao extremo. Se duas candidaturas despontam a frente, o eleitor sente que o seu voto numa terceira seria um voto perdido e que não define o eleito. Assim, o primeiro desafio é unir todas as forças políticas entusiastas da terceira via em uma candidatura só e apresentá-la para a sociedade como competitiva.

2. O eleitor, esse ser misterioso e difícil de entender, quer definir a eleição. Se ele vê seu voto depositado num candidato sendo anulado, tende a não repetir este voto com receio de vê-lo mais uma vez desrespeitado. Haja vista a última votação de Jackson Lago na disputa pelo governo estadual.

3. Danúbia é prefeita hoje sem ter vencido no voto. Perdeu e reverteu o resultado na Justiça. Se ela já não venceu antes, agora com a administração má avaliada seu sucesso nas urnas é ainda mais difícil.
E o PT?Com a autoridade de quem nunca foi peba nem cambirimba, de quem agrega o suficiente para abrir diálogo com todas as lideranças políticas descontentes com os caminhos políticos de Chapadinha e de quem vive um momento de crescimento e fortalecimento em todo o estado, o Partido dos Trabalhadores deve assumir a responsabilidade de estar a frente deste processo.

"Estar a frente" não deve ser entendido como brigar para ter a cabeça de chapa a qualquer custo. Nomes para esta tarefa não faltam ao partido, mas todos os atores desta terceira via devem sentar para conversar desprendidos de vaidades e colocando seus projetos pessoais em segundo plano.

A candidatura que vai emergir deste processo não será vitoriosa se for fruto do desejo pessoal de quem quer que seja, mas tem tudo para lograr êxito se for construída como um projeto coletivo, com todos os agentes políticos sendo respeitados e de braços dados com a sociedade chapadinhense.

Os sindicatos, os movimentos sociais, entidades da sociedade civil em geral e a Academia devem ser inseridos na formulação de um programa de governo que mostre as bandeiras que este grupo levantará para mostrar ao eleitor que é diferente e melhor do que estes que aí estão.

Este humilde blogueiro avisa: Estarei inserido neste processo ajudando a construir este novo caminho.

Oferecimento
(98) 3471-1112 / 9158-3955

Venha para o 1º Louvor Mix de Chapadinha

Na próxima sexta-feira, dia 12, acontece no Aldeota Clube, a partir das 19h, o 1º Louvor Mix de Chapadinha. O evento será animado pelas bandas Átrios Music (de São Luís-MA) e Som & Louvor (de Fortaleza-CE). Serão dois maravilhosos shows com o melhor da música gospel. Junte seus amigos, monte sua caravana e venha louvar a Deus, neste lindo momento musical.

Realização e Produção: MUSIKA S/A. 
*Texto (adaptado) extraído do Blog do William Fernandes 

Oferecimento
(98) 3471-2129

Empresários Filiados à CDL/Chapadinha Participam de Convenção em Florianópolis-SC


EM TEMPO: Recentemente, o empresário Alan Monteles (leia-se Chapadinha Celular - Autorizada VIVO), diretor da CDL local, participou da 51ª Convenção do Comércio Varejista, em Florianópolis-SC. 

O evento foi realizado no período de 25 a 30 de setembro último e, acompanharam Alan, uma delegação composta por empresários locais. Foram eles: Marinalva  Nascimento (Manancial Informática - que estava acompanhado do marido, o Contador, Francisco Caeté), Lindomar (Mais Eletro) e Belezinha (Júnior Construções).

Segundo Alan Monteles, a 52ª edição da Convenção, será realizada em Fortaleza-CE, no período de 11 a 14 de setembro de 2011, e já contabiliza 3 mil inscritos. Ainda de acordo com ele, a CDL/Chapadinha disponibilizará pacotes para participação do empresariado chapadinhense, a partir de janeiro.   

Oferecimento
(98) 3471-2245

Caravana do ANDES-SN Realiza Atividades em São Luís e Chapadinha

A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA) organiza, nesta semana, atividades do movimento docente que integram a Caravana ANDES - Sindicato Nacional, nos Campi de São Luís e Chapadinha, com a presença do professor doutor Luís Mauro Sampaio Magalhães, 2º vice-presidente do ANDES-SN e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, em São Luís, além de visitas aos centros, os professores participaram de debate sobre o Projeto de Lei do governo federal que altera a carreira docente do magistério superior e suas consequências para a categoria. 

Em Chapadinha, o evento acontece nesta terça-feira, dia 9 de novembro, às 10h30min, no auditório do CCAA, campus de Chapadinha (foto), onde a discussão será sobre o Trabalho Docente e a Expansão na Universidade.

A Caravana do ANDES-SN já visitou campi em vários estados e tem realizado discussões com os docentes sobre as principais questões que afetam a sua vida e a sua carreira enquanto docente, abordando temas como: precarização do trabalho docente, adoecimento, campanha salarial, impacto da expansão nas universidades.

De acordo com a diretoria da APRUMA essa iniciativa visa a mobilização dos professores, entre outras coisas, no combate ao aumento da jornada de trabalho, contra o congelamento de salários, em defesa da aposentadoria integral e de uma universidade pública baseada no Ensino, Pesquisa e Extensão.
Acusamos o Recebimento (via e-mail) do Convite Abaixo:
A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA) e o Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN) realizarão no próximo dia 09 de novembro, às 10h30min, no auditório do CCAA, campus de Chapadinha, debate sobre a Expansão da Universidade e o Trabalho Docente, com a participação do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e diretor do ANDES, Luis Mauro Magalhães.

Nesse sentido, gostaríamos de contar com a sua presença, na referida atividade, que certamente nos ajudará a compreender os impactos da atual expansão engendrada pelo Ministério da Educação, através do REUNI, de modo a instrumentalizar ainda mais a nossa luta em favor de oportunidades educacionais pautadas na universalidade, gratuidade e qualidade socialmente referenciada.

Saudações Universitárias e Sindicais,   
Diretoria Executiva da APRUMA
Gestão 2010 – 2012

cid:014301c8ff1c$b83976c0$b91312ac@APRUMA01
Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão - Seção Sindical do ANDES - SN
Av.  dos  Portugueses, s/n  -  Área de Vivência, Campus  Universitário Bacanga -  CEP  65 085 - 580
São Luís - MA -  Caixa Postal 879 -  Fones: (098) 3301-8167 -  Fone/fax: (098) 3228 -1695
  E-mail - apruma@gmail.com                       E-mail apruma.jornalismo@andes.org.br;

Oferecimento
(98) 3471-2258

Arquivo do blog