WebNet

WebNet

sábado, 27 de novembro de 2010

A Bella do Dia! - Caroline Lucena

A sagitariana Caroline Lucena Lima, de 19 aninhos, é a beauty girl que ostenta nossa coluna A Bella do Dia! - deste sábado (27). Essa flamenguista fanática (e invocada... rsrs...), é filha do Profº Isaías Lima Graça, que é supervisor da Rede Municipal de Ensino, e da também funcionária pública, Maria das Dores Araujo Lima, que trabalha com Gestão Hospitalar. Emanuel, seu maninho, é funcionário do banco Bradesco. A bella, que é católica apostólica romana praticante, pois é Acólita, é acadêmica do curso de Pedagogia na Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), mas pretende ser uma Fisioterapeuta. Quando aos seus hobbies, gosta muito de viajar, estudar e tudo que proporcione diversão! Para o futuro, almeja um emprego estável que  lhe ofereça conforto e bem estar. Segundo ela, seus pais são seu chão, razão do  seu viver,  pois considera a família o tudo!

#PHOTO BÔNUS#

Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568

Oferecimento
(98) 3471-1307

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CCAA/Campus de Chapadinha tem 1º aluno aprovado em Mestrado





O Estudante do curso de Zootecnia Alberto Carlos Pereira Júnior, de 23 anos, é o primeiro aluno do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA/UFMA) - Campus Chapadinha, a ser aprovado em um curso de pós-graduação. Das 15 vagas oferecidas no mestrado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Alberto conseguiu a primeira colocação e deverá se especializar na área de reprodução de pequenos ruminantes. As aulas começam a partir do dia 21 de fevereiro de 2011.

Alberto Júnior mora em Chapadinha há quatro anos e faz parte da primeira turma de alunos do curso de Zootecnia do CCAA. Natural de Santa Inês-MA, filho de Alberto Carlos Pereira, gerente de fazenda, e da dona de casa Leda Maria Silva Pereira, Cursou o Ensino Fundamental na escola pública CAIC e Ensino Médio na escola privada Anglo Vest - ambas na cidade de Santa Inês.

“Pretendo seguir a carreira de professor e pesquisador e, quem sabe, em um futuro próximo, voltar para o CCAA e poder contribuir para o desenvolvimento do Campus de Chapadinha”, Declarou Alberto. Para ele, o caminho da pesquisa e da pós-graduação deve ser seguido por outros estudantes. “Mas é necessário dedicação e humildade, além da participação efetiva nas aulas e demais eventos relacionados ao curso”, disse.

De acordo com Jocélio Araújo, diretor do CCAA, a aprovação de Alberto no mestrado representa uma conquista não só do estudante, mas de todo o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais. “Trata-se de um fato muito importante para todos nós, pois demonstra que, apesar de o CCAA ainda ser um Campus relativamente jovem, já forma estudantes capazes de ingressar em cursos de pós-graduação de outras instituições do país”, afirmou.

A Bella do Dia! - Fernanda Santos

Quem estampa nossa Coluna A Bella do Dia! - de hoje, sexta-feira (26), é a graciosa jovem Fernanda Santos, de 21 aninhos, filha do casal Conceição Almeida e Fernando César Almeida. Esta chapadinhense, nascida aos seis dias do mês de julho, sob o signo de câncer, adora navegar na internet, ouvir música e estudar, este último ítem, segundo ela, é a única coisa que está fazendo mais no momento. E por falar em música, a bella nos confessa, que no momento, seu estilo preferido é o sertanejo (ama a dupla Jorge & Mateus), mas, também, adora forró e pagode. Ah... não gosta de reggae (rsrs..). Formanda do curso de Biologia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA/UFMA) de Chapadinha, onde se encontra no 6º Período, esta flamenguista, bolsista de Iniciação Científica (Pibic), nos revela que pretende se formar em Zoologia, já que trabalha em projeto próprio com mamíferos.

#PHOTO BÔNUS#

EXTRA / ESPECIAL

Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568
Oferecimento
(98) 3471-2129

Recanto dos Pássaros recebe nova iluminação pública

A prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, acompanhada do ex-prefeito Magno Bacelar, do vereador Samuel Nistron, da diretora do setor de iluminação pública, Cléa Mendes e do chefe das equipes técnicas do setor, José Rodrigues, reuniu-se na noite da última quinta-feira (25), com moradores do Bairro Recanto dos Pássaros, para anunciar o início da instalação da iluminação pública em todo o bairro.

De acordo com o levantamento feito pela prefeitura, existem 98 postes necessitando de equipamentos, como luminárias, reatores e lâmpadas.

Os moradores aproveitaram a presença das autoridades para fazer outras reivindicações, como abastecimento de água e calçamento, além de um posto de saúde. Um morador disse que existem cerca de 700 famílias morando no Recanto dos Pássaros.

A prefeita disse que, por enquanto, só pode garantir, a curto prazo, a iluminação, mas que enviará equipes ao bairro para realizarem um levantamento mais detalhado de todas as necessidades da comunidade para, futuramente, dentro das condições da prefeitura, atendê-los.

No ano passado, a prefeitura mandou máquinas para limpar todas as ruas do bairro, mas os moradores disseram que o mato já está tomando conta novamente. A prefeita respondeu que irá empiçarrar as principais vias do bairro, a fim de prepará-las para enfrentar o inverno que se aproxima.

Na manhã desta sexta-feira (26), os técnicos do setor de iluminação trabalharam na avenida principal do bairro, colocando os equipamentos nos postes. De acordo com José Rodrigues, o serviço deverá ficar pronto até, no máximo, na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro.

Existem duas equipes trabalhando no setor. Enquanto uma ficar nos bairros onde será feita a recuperação total da iluminação, a outra atenderá o chamado dos moradores de outros bairros onde há necessidade urgente.

Além dos chamados, a segunda equipe trabalhará no cadastro de todos os postes existentes na cidade. Cada poste terá um número, com identificação da rua onde fica localizado e ainda a potencia da lâmpada e do reator. Estas informações ficarão em um computador para o controle da equipe, para que o atendimento seja agilizado.
Imagem meramente ilustrativa
Ascom/PMC

Vargem Grande poderá ter em breve sua primeira Indústria de laticínio

Na manhã da última segunda feira (22), a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos, de Vargem Grande (distante 73 km de Chapadinha), se reuniu junto a representantes da Secretaria de Agricultura do município, e da Secretaria de Movimento Agrário do Estado, para discutiram sobre mais um grande projeto que será desenvolvido naquela cidade: a primeira indústria de laticínio de leite de cabra de Vargem Grande, que além de oferecer valorização aos criadores da região, irá garantir mais renda e crescimento financeiro ao município.

O projeto já está aprovado, agora a Secretaria Municipal de Agricultura espera da Associação um compromisso para que o mesmo possa ser colocado na prática em poucos dias. Para quem é criador, a iniciativa é de grande valia, e compromisso é o que não vai faltar da Associação que visa desde já um avanço da caprinocultura no municipio.

A indústria deverá ser construída por trás da Secretaria Municipal de Agricultura e o prazo para a construção é até janeiro de 2011.

Otimista com os avanços que o município vem mostrando nos últimos tempos na área da agricultura, o vice-presidente da Associação dos caprinocultores, Sérgio Medeiros, garantiu que este projeto irá somar com desenvolvimento.

Inscrições para cursos de formação de professores encerram dia 30

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que estão abertas as inscrições para a oferta de cursos de formação inicial do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do Ministério da Educação. Os docentes interessados podem se inscrever pela Plataforma Freire (www.freire.mec.gov.br) até o dia 30 novembro.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, de acordo com o cronograma para o primeiro semestre de 2011, oferecerá cursos de primeira e segunda licenciaturas e Formação Pedagógica aos professores em exercício das redes públicas estaduais e municipais de educação básica.

Os participantes serão capacitados nas modalidades presencial (sob a coordenação da diretoria de Educação Básica Presencial (DEB/CAPES)), e a distância, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (coordenados pela diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES)).

No Maranhão, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é operacionalizado pela Seduc, por intermédio, da Coordenação Estadual e pelo Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, formado por entidades e instituições que atuam no campo educacional no estado.

Outras informações podem ser obtidas no endereço www.capes.gov.br.

Iniciada Operação Tapa-buracos nas ruas e avenidas de Chapadinha


Muitas ruas e avenidas de Chapadinha apresentam um quadro crítico. Cheias de buracos, causam transtornos e prejuízos aos donos de veículos. Quando chega o inverno a situação piora.

A população cobrou e a prefeita Danúbia Carneiro autorizou à secretaria municipal de obras a realizar uma operação tapa-buracos em toda a cidade.

Inicialmente, serão recuperadas as pavimentações poliédricas (calçamento). Nesta sexta-feira (26), a equipe esteve trabalhando na Rua do Comércio, onde existem muitos pontos bastante danificados. O principal trecho fica no cruzamento por trás do Armazém Paraíba.

A prefeita pediu paciência à população e anunciou que, a partir de 1º de dezembro, iniciará a operação nas ruas e avenidas asfaltadas. Esta etapa será realizada pela EDECONCIL, a mesma empresa que asfaltou a principal avenida do Bairro Areal e outras vias.

Vamos fazer a coisa da maneira correta. Antes era feito um tapa-buracos usando cimento no asfalto, quando o ideal é colocar asfalto.  Dentro de poucos dias o problema retornava. Isso não vai mais acontecer”, disse a prefeita.
ASCOM/PMC

Gerências e Gerentes Regionais

Tadeu Lima
A governadora Roseana Sarney anunciou ontem (25) a volta das Gerências Regionais na estrutura administrativa. A idéia de ter um representante direto do governo nas diferentes regiões é boa, o problema percebido nas experiências anteriores foi a falta de definição quanto ao papel dos gerentes.

Como município mais importante do Baixo Parnaíba, cabe a Chapadinha sediar a Gerência. Mas o cargo nunca foi ocupado por um chapadinhense devido às disputas políticas locais. Para não correr o risco de contrariar os grupos paroquiais, os governantes optaram por indicar pessoas de fora para o cargo. 
  
Nos governos Roseana e José Reinaldo, por aqui passaram vários gerentes. Alguns tão apagados que nem puxando muito pela memória conseguimos lembrar seus nomes.

Dentre os representantes imediatos do governo, apenas dois deixaram boa impressão em Chapadinha. O primeiro gerente regional Carlos Eduardo e o último, Tadeu Lima.

Carlos Eduardo fixou residência em Chapadinha, era interessado em todos os assuntos do governo ao ponto de intermediar pessoalmente conflitos agrários comuns à época de modo a evitar violência policial em reintegração de posse, por exemplo. Além disso, Cacá, como ficou conhecido por todos, fez amigos até entre os setores de oposição ao grupo Sarney.

Tadeu Lima matinha o mesmo esforço em participar da vida pública e social de Chapadinha, homem de diálogo e com muitos serviços prestados, sobretudo na Zona Rural, Tadeu nunca se desligou de Chapadinha, mantendo aqui até hoje inúmeras amizades e seu domicílio eleitoral.

Fica a torcida para que o próximo Gerente Regional seja da mesma estirpe dos dois que consegui me lembrar.
Foto: Sousa Neto

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Santa Quitéria Vence e Assume Liderança Provisória

imirante.com
O Santa Quitéria 'tocou fogo' na decisão do Campeonato Maranhense. O Santa fez 2 a 0, na tarde desta quinta-feira (25), no estádio Rodrigão, contra o Imperatriz e segue mais vivo do que nunca na briga pelo título inédito de campeão maranhense.

Com a vitória, a Raposa assumiu provisóriamente a liderança do Campeonato Maranhense com 31 pontos, mas poderá ser ultrapassado por Sampaio ou Maranhão que se enfrentam nesta quinta-feira à noite. O resultado aumentou a temperatrura para o clássico entre Sampaio e MAC.

Em caso de empate entre Sampaio x Maranhão, o Santa Quitéria jogará por uma vitória simples contra o São José, no próximo domingo (28), em São Luís para conquistar o título.

Os gols do Santa Quitéria foram marcados por Quirino, aos 44 minutos do 1º tempo e Tatu, no primeiro minuto do 2º tempo.

A Bella do Dia! - Andressa Mesquita

A estudante do curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA/UFMA) de Chapadinha, Wéllyta Andressa Silva Mesquita, de 18 aninhos, é nossa A Bella do Dia! - de hoje, quinta-feira (25). A jovem acadêmica é filha do publicitário José Weliton de Sousa Mesquita e da funcionária pública Valdelice de França Silva. Essa bella chapadinhense, adora ouvir música, principalmente sertanejo; Comportada leonina, que aniversaria dia 20 de agosto, divide, em casa, os mimos dos "papitos" com a maninha Wanessa (que também, já foi nossa a Bella do Dia!).

#PHOTO BÔNUS#

Seja a próxima Bella do Dia! - entre em contato:
E-mail: sousaneto@chapadinhasite.com
(98) 9127-6568
Oferecimento
(98) 3471-1307

Justiça recebe denúncia contra prefeito de Santana do Maranhão


Prefeito de Santana do Maranhão
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu, nesta quinta-feira (25), denúncias contra os prefeitos de Igarapé Grande, Geames Macedo Ribeiro; e de Santana do Maranhão, João Sebastião Silva de Almeida (foto acima). Geames foi denunciado pelo Ministério Público (MPE) por porte ilegal de arma; já o prefeito de Santana do Maranhão é acusado de improbidade administrativa, por ter prestado contas de um convênio fora do prazo.

A denúncia contra o prefeito de Santana do Maranhão (município localizado na região Baixo Parnaíba; distante 187 km de Chapadinha), noticia que ele firmou convênio com a Secretaria de Estado da Cultura para o repasse de verbas ao município, no valor de R$ 50 mil, a fim de que se viabilizasse a realização dos festejos juninos sob o tema “São João da Maranhensidade”. Narra que, dentre as obrigações contratuais, o gestor público teria que prestar contas da aplicação dos recursos até 1º de setembro de 2008, e que ele não o fez.

A defesa do prefeito alegou que a prestação de contas fora feita, embora com atraso. Juntou aos autos declaração da Secretaria estadual, datada de 18 de fevereiro de 2009, atestando que a prefeitura encontrava-se regular com o órgão. Argumentou ainda que a denúncia foi ajuizada após a prestação de contas.

Parecer da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) ressalta que o dispositivo pelo qual o prefeito foi denunciado, o inciso VII do artigo 1º do Decreto-Lei n.º 201/67, relata como um dos crimes de responsabilidade dos prefeitos “deixar de prestar contas, no devido tempo, ao órgão competente, da aplicação de recursos (…)”. Segundo o parecer, tal dispositivo não descreve como crime apenas o ato de deixar de prestar contas, mas o de não prestá-las no devido tempo.

A relatora, desembargadora Maria dos Remédios Buna (foto), acompanhou o entendimento da PGJ e votou pelo recebimento da denúncia. Os desembargadores Bernardo Rodrigues e Raimundo Nonato de Souza deram unanimidade à votação. A pena, em caso de condenação, é de detenção de 3 meses a 3 anos.

Ascom/TJ-MA

Roseana anuncia volta das gerências regionais

A governadora Roseana Sarney confirmou na tarde desta quinta-feira (25), em uma longa conversa com alguns jornalistas no Palácio dos Leões, a volta das gerências regionais e da Comissão Permanente de Licitação (CPL). As gerências serão coordenadas pelo chefe da Casa Civil, que deve ser mesmo o prefeito Luis Fernando Silva (Ribamar).

Roseana confirmou, também, a fusão das secretarias de Planejamento e Administração, mas disse ainda estar estudando a união das pastas de Cidades e Infraestrutura. Apesar da volta das gerências, ela descartou a criação da Gerência Metropolitana. Roseana disse que criará uma estrutura (não sabe se secretaria ou agência) para cuidar da questão dos presos.

Na convesa, a governadora deu a entender que estão praticamente certos as permanências dos secretários Sérgio Macedo (Comunicação), Fábio Gondim (Planejamento), José Márcio Leite (Saúde), Cláudio Trinchão (Fazenda), José Márcio Leite (Saúde), Aluísio Mendes (Segurança), Sílvia Frazão (Controladoria), Maurício Macedo (Indústria e Comércio) e Hildo Rocha, não necessariamente na Secretaria de Articulação Política. Max Barros volta mesmo para Infraestrutura e Francisco Batista para a CPL.

Ela disse que o nome do futuro secretário de Educação só deve ser definido após o Carnaval. Até lá Olga Simão fica no comando da secretaria. Roseana afirmou que nenhuma pasta está carimbada como pertencente a este ao aquele partido. Seria o caso do PT na Educação e PV no Meio Ambiente.

A posse da governadora vai acontecer na virada de 2010 para 2011 porque ela tem de participar da posse da presidente eleita Dilma Roussef, em Brasília, marcada para às 14h30. Roseana disse que sua intenção é não fazer discurso em sua posse.
 
Matéria resumida. Leia-a na íntegra no Blog do Décio Sá
Foto: Jéssika Aragão/Secom

Iluminação pública receberá atenção especial em Chapadinha

A iluminação pública de Chapadinha não chega a ser a pior do interior do Maranhão, mas necessita, sem dúvida, de cuidados especiais por parte da administração municipal. A cobrança tem sido grande.

Diante da situação, a prefeita Danúbia Carneiro montou uma equipe que irá dedicar tempo integral na busca de soluções para os problemas detectados em todos os bairros. Na manhã desta quarta-feira (24), a prefeita reuniu-se com a chefe do departamento de iluminação pública, Cléa Mendes (foto), com o responsável pela equipe técnica, José Rodrigues e com os demais integrantes da equipe.

A partir desta quinta (25), a prefeita dará início a uma série de reuniões com moradores dos bairros onde há maior deficiência na iluminação. O primeiro encontro será no Bairro Recanto dos Pássaros, a partir das 19h. Por ser um bairro recém criado, com muitas residências, ainda não há uma rede elétrica completa distribuída nos postes. 

O serviço de instalação da rede terá início já nesta sexta-feira (26). José Rodrigues já visitou vários pontos da cidade onde a iluminação está deficiente e requisitou todo o material necessário para restabelecê-la.

BCC Notícias

- Nesta sexta feira, 26 de novembro, tá confirmado: Grande Show da Banda Moleca 100 Vergonha, com toda sua estrutura de palco e iluminação – ao vivo no ESPAÇO BCC! Os ingressos antecipados  serão vendidos ao preço promocional de R$: 15,oo - com direito ao novo Cd ou Dvd da Banda Moleca 100 Vergonha, de brinde! 

- O Bloco BCC, informa que o primeiro lote de abadás para o Carnaval 2011 termina no final deste mês de novembro. A partir de dezembro o abadá terá aumento e não será mais vendido no carnê, só à vista ou no cartão de crédito; Avisa ainda que, os carnês com duas ou mais parcelas em atraso serão cancelados automaticamente;

- Por questões de rodiziamento de licenças, o evento Forró do Fiat foi adiado para o próximo dia 11 de dezembro (sábado). Durante a atração ocorrerá o sorteio de 05 abadás do BCC 2011 e um carro Fiat Uno.

BCC Notícias – Oferecimento: Gráfica Colegial.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Base do Governo Define Márcia Gomes Para Presidência da Câmara


A base de apoio ao governo municipal bateu o martelo e fechou questão em torno do nome da vereadora Márcia Gomes (foto) para presidência da Câmara. Márcia já teria registrado sua chapa e espera receber votos da ala governista e até do bloco de oposição. 

A vereadora Hilda Pontes, que vem acompanhando o governo durante as votações, mas se articula em torno de parlamentares de oposição, ainda não oficializou a candidatura. Caso a vereadora Márcia Gomes consiga atrair algum voto da oposição é mais provável que Hilda Pontes desista da disputa. 

Conduto, eleição de mesa diretora de Câmara de Vereadores pode mudar a qualquer momento, reviravoltas nunca devem ser desconsideradas e tudo pode acontecer.

PSOL Deve Lançar Candidato a Prefeito em Chapadinha

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), mais novo partido de esquerda, fundado em 2004, a partir de dissidências do PT, deve entrar no cenário político de Chapadinha lançando, em 2012, um nome como candidato a prefeito. Entre as estrelas nacionais do partido destacam-se a ex-senadora Heloisa Helena (foto abaixo), a deputada Luciana Genro (RS), os deputados Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) e o professor Plínio de Arruda Sampaio, candidato a presidância este ano. 

Ainda em fase embrionária o PSOL deve surgir em torno de debates mantidos, até o momento, por funcionários públicos, profissionais liberais, estudantes, intelectuais e até pequenos empresários. 

Segundo fontes ligadas às articulações iniciais, o nome do futuro candidato deve surgir do meio acadêmico, possivelmente um professor universitário. 

A Bella do Dia! - Pâmela Thaís

A taurina Pâmela Thaís Carvalho Silva, de 17 anos, vem nos brindar com sua beleza nesta quarta-feira (24) como nossa A Bella do Dia! - A jovem, estudante do 2º Ano do ensino médio, turno verpertino, do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, é filha da Profª Rosangela e do militar Neron. 

Cibelly Rouse (esposa de Rômulo, leia-se Brasil Farma) e Kaio Carvalho, são irmãos desta bella garota, que na religião é Testemhunha de Jeová, e tem como hobbie predileto, ler e sair com amigas.

#PHOTO BÔNUS#
 Oferecimento
(98) 3471-2129

Bloguinho da Jamilly - Acesse e Divulgue!

Belezinha e Noni Braga no PT

Fontes ligadas ao PT de Chapadinha afirmam que o partido tem sido procurado por personalidades da sociedade local em busca de filiação em seus quadros. 

Entres os possíveis novos integrantes da agremiação estariam a empresária Dulcilene Pontes, a Belezinha e a educadora Noni Braga, da Faculdade do Baixo Parnaíba. Belezinha e Noni aparecem a esquerda na foto – tirada em um evento da campanha de Dilma Roussef, segundo turno – na qual posam ainda o vice-prefeito Antonio Prata, o vice-governador eleito Washington Oliveira, o advogado Erik Marinho – que há tempo também flerta com PT – e o presidente do diretório municipal da legenda, Paiva

Ainda de acordo com a fonte, o ingresso de Noni, por seu serviço prestado à educação da região, é até comemorado pelo Partido dos Trabalhadores. 

Já com relação a Belezinha há um porém: os petistas não querem pessoas ligadas a ala política do ex-prefeito Isaías, por isso teriam sinalizado que caso ela venha a descartar qualquer vínculo com a turma de Isaías e esteja disposta a construir uma alternativa aos dois grupos dominantes locais, a empresária será bem aceita nas hostes do partido da presidente Dilma.

Casa Lotérica é Assaltada Outra Vez

Novamente a Casa Lotérica, de São Bernardo (distante 125 km de Chapadinha), é assaltada. Na última segunda-feira (22) por volta das 11h, dois assaltantes armados com revolveres, invadiram o estabelecimento comercial e levaram o apurado do dia e pertences das pessoas que estavam no local.

Da mesma forma dos assaltos anteriores, os dois assaltantes chegaram em uma moto, renderam os funcionários e clientes da Loteca, praticaram o roubo e depois fugiram em disparada.

Policiais de São Bernardo foram imediatamente acionados para realização de diligência no sentido de prender os bandidos. O montante roubado não foi divulgado. 
 

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ONG apresenta Relatório de Crimes Ambientais da Suzano em Urbano Santos/MA

A Ong Entrerrios apresenta os danos ambientais da ACM e JS empresas terceirizadas pela Suzano no Baixo Parnaíba Maranhense
As mudanças ocasionadas no ambiente da zona rural do município de Urbano Santos – MA, com efeitos da ação antrópica refletem em alterações significativas no equilíbrio dos sistemas naturais e no modo de vida das comunidades, principalmente no decorrer dos últimos anos com o aumento da exploração da monocultura do eucalipto, onde intensificaram-se os impactos oriundos da interferência humana na paisagem natural e consequentemente na alteração do cotidiano das comunidades circunvizinhas.

Estes processos transformaram toda a estrutura ecológica e social, provocando, assim, uma maior fragilidade e vulnerabilidade dessas localidades. Como podemos evidenciar a seguir.

Com base na legislação ambiental, destacamos alguns impactos socioambientais, infrações efetivas e possíveis advindas das terceirizadas da empresa SUZANO Papel e Celulose.

A Bella do Dia! - Samaellen Costa


Nossa Coluna A Bella do Dia! - de hoje, terça-feira (23) traz a virginiana SAMAELLEN COSTA, de 16 aninhos, filha do casal Profª Samya e do militar Erismar. A aplicada estudante, que está cursando o 2º Ano do Ensino Médio, revela que um dos seus hobbies prediletos, além de gostar de estudar bastante, é assistir filmes, em casa, saboreando pipoca, óbvio! A bela jovem é católica apostólica romana, participar ativamente de atividades da Igreja, e em casa divide os carinhos dos papais, com um maninho.

#PHOTO BÔNUS#

Oferecimento
(98) 3471-1307

Projeto Engenheiros na Escola

 Moisés (E) com companheiros de trabalho

Por: Moisés Fontenele - Engenheiro
O projeto Engenheiros na Escola é uma ação voluntária, idealizada pela VALE que mobilizou 190 voluntários, entre vários profissionais como Engenheiros e Técnicos de Edificações. A ação que teve início no último final de semana (sábado, 20; e domingo, 21), será concluído no próximo fim de semana (sábado, 27; e domingo, 28).

Essa ação foi direcionada para atender os municípios de Santa Rita, Anajatuba e Cidelandia. O amigo que vos fala, participou da equipe responsável pelos trabalhos do dia 20/11. Fomos divididos em duplas (sempre um engenheiro e um ajudante), onde cada dupla ficou responsável pelo levantamento de duas ou três escolas. Alem do levantamento da escola, também fiquei na equipe de Cadistas, os quais são responsáveis pela confecção dos desenhos (planta baixa, planta de locação, planta de situação e corte) que também fazem parte da documentação do LSE, assim como o relatório de fotos.  

A ação é tão importante que tivemos a presença de uma equipe de reportagem do canal FUTURA que fez uma reportagem informando toda essa ação voluntaria e em que ela estaria contribuindo para as escolas e seus beneficiários.

Sinceramente, foi uma experiência bastante gratificante. Foi a primeira vez em que estive envolvido em um trabalho voluntário em que pude utilizar meus conhecimentos em Engenharia para ajudar outras pessoas. Espero que passados um ou dois anos, eu possa está aqui novamente deixando mais um relato dessa ação, mostrando novas escolas construídas, reformadas e melhoradas com os recursos federais que foram garantidos através do LSE realizados pelo “ENGENHEIROS NA ESCOLA”.

Um abraço a todos os leitores desse Blog, que essa experiência sirva de exemplo para sociedade de Chapadinha e que ações como essa possam acontecer nessa cidade que tanto gosto e torço pelo seu crescimento.

Apresentação
O Fundo Nacional de Desenvolvimento – FNDE produziu, no âmbito da sua política de fomento ao desenvolvimento de tecnologias educacionais para apoiar a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, um sistema informatizado, denominado Levantamento da Situação Escolar – LSE, para cadastramento da situação de infraestrutura física, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos e escolares, recursos humanos e acessibilidade das escolas da rede publica de ensino, tendo como referencia os Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola – PMFE pelo Ministério da Educação – MEC.

O que é o LSE?
O Levantamento de Situação Escolar – LSE é uma tecnologia informatizada de gestão da rede publica escolar, desenvolvida e testada pelo MEC/FNDE, que tem como um dos seus objetivos, identificar o nível de cumprimento dos Padrões Minimos de Funcionamento da Escola – PMFE estabelecidos pelo Plano Nacional de Desenvolvimento – PNE, por parte das escolas publicas de educação básica e profissionalizante.

Enquanto ferramenta complementar do Plano de Ações Articuladas – PAR, o LSE faz parte do conjunto de ações que o MEC está mobilizando para apoiar a efetiva implantação do Plano de  Desenvolvimento da Educação – PDE em todos os sistemas públicos estaduais e municipais de educação.

A compilação dos dados levantados pelo LSE, através da emissão de relatórios gerenciais, disponibiliza uma ferramenta de gestão que subsidia e detecta as necessidades de reforma, ampliação e construção, bem como de aquisição de mobiliário, equipamento e materiais didáticos e escolares e formação continuada de profissionais da educação estabelecendo as prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação.

Bloguinho da Jamilly - Acesse!

MPMA ingressa com ação civil contra Município para recuperação do aterro sanitário

O Ministério Público do Maranhão ingressou na última sexta-feira, 19, com Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra o município de Chapadinha para obrigá-lo a iniciar, no prazo de cinco dias, a contar da data de sua intimação, os trabalhos de reforma e recuperação do aterro sanitário da cidade, os quais deverão ser concluídos em 90 dias.

O promotor de Justiça Fábio Menezes de Miranda, autor da ação, requer ainda em caráter liminar que a Justiça determine ao município de Chapadinha que apresente em 10 dias, após ser intimado, plano de reformulação do sistema de coleta de lixo da cidade, contemplando prazo para serem adquiridos equipamentos de proteção aos trabalhadores da coleta de lixo, como também a utilização de veículos adequados para tal finalidade, bem como estudo que demonstre a prestação do serviço para toda a área urbana da localidade.

Em detalhado relatório, o promotor narra que a obra do aterro sanitário foi viabilizada por um convênio firmado pela Prefeitura de Chapadinha com o Ministério do Meio Ambiente, com vigência inicial de 19 de junho de 2000 a 29 de agosto de 2001, sob a administração do ex-prefeito Isaías Fortes.

Depois de cinco termos aditivos, a obra teve sua conclusão prorrogada para 2004, já na gestão do também ex-prefeito Magno Bacelar. Em agosto de 2006, o gestor inaugurou o aterro, mesmo diante de diversas irregularidades na execução do projeto, apontadas por inspeções de técnicos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. O membro do Ministério Público, no texto da ação, revela que a obra desrespeitou especificações técnicas e ambientais, tanto formais quanto materiais, resultando em grave risco de dano ao meio ambiente.

O ex-prefeito Magno Bacelar executou a construção, promoveu a instalação e deu início ao funcionamento de um aterro sanitário, sem licença ou autorização de qualquer órgão ambiental, contrariando todas as normas legais acerca da matéria, sendo a obra em questão potencialmente poluidora do meio ambiente”, informa o texto da Ação Civil. Embora contrariando todas as normas técnicas e ambientais que regem a matéria, o aterro sanitário de Chapadinha continua em operação, sendo utilizado como destino final de todos os resíduos sólidos desta cidade, inclusive hospitalares.

De acordo com o promotor, a atual prefeita, Danúbia Carneiro, após reconhecer, por meio de ofício encaminhado ao Fundo Nacional do Meio Ambiente, as irregularidades existentes no aterro sanitário, assumiu o compromisso de reformá-lo e corrigir o gerenciamento do lixo de Chapadinha até o prazo de 30 de junho de 2010. Mas nenhuma atitude foi tomada nesse sentido, permanecendo a irregularidade no gerenciamento, com o recolhimento inadequado do lixo e o uso completamente ilegal e impróprio do aterro sanitário.

O que se observa é que o aterro sanitário de Chapadinha vem sendo utilizado como grande lixão a céu aberto, com imenso prejuízo ambiental e com inestimável risco à saúde pública, além do prejuízo aos cofres públicos”, comenta Fábio Menezes.

Recolhimento do lixo
Ainda na Ação Civil Pública, o representante do MP em Chapadinha chama atenção para o grave problema do recolhimento de lixo da cidade, que vem sendo feito de forma inadequada e ineficiente. Ele afirma que os garis não usam qualquer equipamento de proteção, como fardas, luvas e botas apropriadas. Além disso, estão sendo utilizados veículos inadequados e em número insuficiente, com carroceria aberta, de onde o lixo coletado ali acondicionado desliza pelas laterais e acaba por cair no chão, deixando um rastro de sujeira pelas ruas da cidade.

Em relação a essa situação, a prefeita Danúbia Carneiro foi acionada pelo Ministério Público, no final de 2009, para tomar providências, a fim de determinar mudanças imediatas no serviço de recolhimento de lixo da cidade, de forma a adequar a atividade às normas sanitárias e de segurança. Mais uma vez, o Município não tomou qualquer providência.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Nossa Homenagem ao Dia do Músico!

 Renardo Almeida
Por: Sousa Neto - Neste 22 de novembro, comemora-se o Dia do Músico. Congratulamo-nos com esses profissionais que exercitam, por dom, essa arte. Aqui em Chapadinha, há um grande acervo desses artistas, embora, na grande maioria, alguns optam pelo anonimato. Um seleto grupo, representando os demais, nos provam essa grandeza, por estarem sempre em evidência socializando seus trabalhos. Aqui, registramos nossa singela homenagem, através de fotos, aos nossos "grandes" artistas (aqui, representando os demais!) ...

 CasaGrande

 Evaldo Carlos

 Ivandro Coêlho

 Samaellen Costa
Neste dia especial - Dia do Músico - nosso reconhecimento, também, ao Profº Robson (Voz e Violão), Élida Tayne (Voz e Violão), Lidelvane Reis (Voz e Teclado), Cecília Barros (Vocalista), Carliane Alves (Vocalista), Gardênia Lima (Vocalista - ex Banda Acordes), Valdecy Nascimento (Voz e Violão - ex Banda Acordes), "Negão da Bolota" (Voz e Pandeiro), Riba Artes (Repercussão), "Ribão" (Voz e Violão), Mazinho e Meire (Vocalistas - Forrozão Virtual), "Chico Bolota" (Voz e Violão), Erdilande (Voz e Violão - ex Tempo Um), Makário (Vocalista), Marcos (ex Tempo Um), dentre outros.

Músico é aquele que pratica a arte da música, compondo obras musicais, cantando ou tocando algum instrumento. Música, por sua vez, é a arte de combinar sons de maneira agradável ao ouvido, ou o modo de executar uma peça musical por meio de instrumento ou da voz. A palavra é de origem grega e significa “as forças das musas”, ninfas que ensinavam às pessoas as verdades dos deuses, semideuses e heróis, usando a poesia, a dança, o canto lírico, o canto coral e outras manifestações artísticas, sempre acompanhadas por sons.

Parabéns aos nossos Músicos locais,
assim como a todos que estão ligados à música, que estudam e trabalham, trazendo arte e emoção com suas atividades.

Bloguinho da Jamilly
Vejam o que a Jamilly escreveu em seu blog sobre nossos artistas chapadinhenses...
Acesse e confira: www.bloguinhodajamilly.blogspot.com

Arquivo do blog