WebNet

WebNet

sábado, 5 de março de 2011

Nossas Congratulações!

Dentre os ANIVERSARIANTES deste sábado, dia 5, em nome deste blog, quero congratular-me com esses três amigos: William Fernandes, Henrique Lôbo e Dj. Fabiano Mix, pela passagem de seus aniversários! Considero-os amigos, pois nossos laços de amizade são muito boas, e os admiro e estimo muito, até porque, sempre estamos em contato, tratando de assuntos familiares e profissionais.

° William Fernandes (Aniversaria neste sábado, dia 5) - Uma referência no jornalismo chapadinhense. Considero-o um grande profissional como radialista, repórter, homem público (atualmente é Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Chapadinha) e... Blogueiro!

° Henrique Lôbo (Aniversaria neste sábado, dia 5) - Grande baluarte, no que diz respeito ao incentivo ao esporte chapadinhense, mais precisamente na modalidade Basquete. Recentemente, idealizou e fundou a Equipe de Basquete de Chapadinha!... Viva!!!

° Dj. Fabiano Mix (Aniversaria neste domingo, dia 6) - Tive o prazer de trabalhar ao lado deste grande profissional na extinta Rádio Aldeia FM. Atualmente, ele trabalha no Sistema Difusora de Comunicação, na capital São Luís. 

Em homenagem aos três amigos, trancrevo o poema abaixo, de autoria do chapadinhense, Profº Robson Júnior:

aplausos"Há quem ignora os aplausos. Ignora-os porque não foi dirigido em sua direção. Nem todos merecem aplausos. Qual o significado do aplauso? Pra que serve? Tem caráter crítico? É convite e/ou agradecimento. Os aplausos são indiretos e diretos. Dão vida, vibração e contemplação. Resposta do gosto, da admiração diante da beleza que surge de alguém.

Há olhares voltados para os formalismos eventuais. Há privilégios e preconceitos em distribuir aplausos. Misterioso e conservador.

O grande mestre do cinema mudo Charles Chaplin já dizia: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Aplaudiremos as coisas boas; coisas que exprimem fé, esperança e caridade.

Certa vez, o ex-presidente Lula disse que: “Temos que aprender a gostar dos aplausos tanto quanto das vaias”.

No palco da vida quem não é aplaudido será vaiado. Portanto, é preciso assumirmos bem o nosso papel de protagonistas da história que pretendemos construir".

(Robson Júnior Silva - Visite o Blog Linguagens & Rotinas )

Carnaval em Chapadinha É Só Alegria ! ! ! . . .


Na noite desta sexta, dia 4, foi dada  a largada para o Carnaval 2011 em Chapadinha. A Praça do Povo com bom público e três bandas de alto nível. A abertura foi com a baiana Vanessa Lobo, que encantou o público e se encantou com Chapadinha. "Quero retornar ano que vem", disse.







Na sequência, Free Lance, de São Luís, também pela primeira vez em nosso carnaval, fez a galera esquentar ainda mais; e, pra fechar, outra banda maranhense, a Kayambá, tocou muita swingeira, mantendo o pique dos foliões até às 3h da manhã deste sábado, dia 5.

Programação deste sábado (5):
20h00 - Virtual Elétrico (banda local)
22h00 - Balanço Novo - BA
00h30 - Swing D'gueto - SLZ

Bloco BCC Recepciona Trio BBZão em Chapadinha!!!

O Bloco BCC, que este ano traz 6 atrações para o CARNAVAL (veja banner abaixo) e se apresentará nos dias 6 (domingo), 7 (segunda-feira) e 8 (terça) recepcionou na manhã desta sexta-feira (4) a chegada triunfal do Trio BBZão à Chapadinha. Após a recepção o trio percorreu as principais avenidas da cidade.


Confira mais fotos da chegada do Trio BBZão à Chapadinha...

 
 

Governo do Estado reajusta vencimento de servidores


 


O Governo do Estado assinou Medida Provisória que reajusta, a partir de 1° de março, o vencimento base dos servidores públicos estaduais que compõem o Grupo Ocupacional Atividades de Apoio Administrativo e Operacional (ADO) e dos cargos da categoria funcional suporte às atividades artísticas e culturais do Grupo Ocupacional Atividades Artísticas e Culturais (AAC).

Com a medida, entre uma referência e outra, mantêm-se o percentual de 0,5%, para evitar o achatamento salarial do servidor

Confira tabela de reajuste:

Comunidade de São Raimundo Nonato (Bairro Corrente) - CONVITE

sexta-feira, 4 de março de 2011

O CASO LAVÍNIA - O PSICOPATA, A CRUELDADE E O HUMANO

Por Anaximandro S. Cavalcanti - Psicólogo
Nesta última semana, fomos outra vez fomos pegos por um ato de crueldade que chocou o pais e comoveu a todos nós. Estou falando do assassinato da menina Lavinia; e quem não se lembra dos pais de Suzane von Richthofen, João Helio, Izabela Nardone e Eloá Lindembergue mortos, tão brutalmente. Diante de tantos crimes cometidos com requintes de crueldade, vale uma pergunta; nosso convívio diário com essa forma de violência pode nos tornar também insensíveis à crueldade podedendo funcionar como ingrediente nos prazeres mais rebuscados? 

Aqui pretendo trazer à cena a dinâmica da crueldade, tomando como referência um arcabouço teórico psicanalitico. Na psicanálise, a crueldade é relacionada com a perversão e comportamentos com características particularmente malignas mantendo uma curiosa relação com o narcisismo. Ela pode ser atribuída a uma tendência inata facilmente percebida na infância, podendo também ser explicada pela necessidade de seleção como características da evolução, pelo instinto de sobrevivência e pela competição sexual, sendo um fenômeno encontrado em toda a historia, e em todas as culturas.         

A teoria freudiana aponta o esfacelamento da crença de que existe um “sentimento oceânico” indutor das relações humanas, pelo motivo mesmo de tais relações jamais serem mediadas pela compaixão ou respeito entre os homens. Para Freud usamos a violência como forma de dar vazão às nossas insatisfações pessoais causada pelas exigências da sociedade, que hoje faz exigências descabidas de renúncias, que acabam propiciando a infelicidade do indivíduo. Para amenizar essa infelicidade, a sociedade oferece as chamadas "satisfações substitutivas", que não conseguem suprir mais do que parcialmente o indivíduo. Essa frustração oriunda de tendências pulsionais não satisfeitas faz com que o psiquismo procure outras formas de descarga de energia e a violência pode ser a única válvula de escape encontrada pelo sujeito para lidar com o aumento crescente da tensão psíquica interna. Isso vale a todos nós, nossa predisposição inata à violência pode ser facilmente explicável pela necessidade da seleção dessa característica durante a evolução da nossa espécie. Somos todos descendentes de indivíduos que souberam caçar efetivamente, que venceram a competição sexual, que sobreviveram a guerras tribais e a todos os aspectos da violência. Ela se revela com clareza convivendo na personalidade do ser humano, está explicita no comportamento real do humano e é inerente a sua historia desde sua origem. Tem acompanhado a humanidade durante milênios, o próprio Jesus, lançou uma pergunta que continua atual: “como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12:34) Paulo de Tarso na sua carta aos romanos (7:19) tece comentários sobre as lutas que se deve travar para combater o mal em nós mesmos, em frase já célebre: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço”.        

Ninguém  é totalmente livre de uma atitute psicopata aqui, outra acolá, imagine uma linha onde, em uma ponta esta o antisocial, que é o psicopata, e na outra ponta esta o altruista. A maioria da população oscila no meio, a cada momento pendendo para um lado. Se você às vezes mente para levar vantagem, ou se um dia resolveu não ajudar uma senhora a atravesar a rua, vá lá. Deve ser só um pouquinho psicopata. Todos nós temos uma especie de detector que emite julgamentos morais o tempo todo sobre tudo o que vemos. Vontades que poderiam nos colocar uns contra os outros são freadas pela empatia. Ela é a capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo e nos sensibilizarmos com o sofrimento a que nossos atos possam levá-lo. Deixamos de prejudicar os outros, pois isso mesmo nos levaria a sofrer. Embora dotados da mesma racionalidade que nos define como especie, os psicopatas são desprovidos desse mecanismo de julgamento moral, por isso, incapazes de sentir pelos outros.    

Segundo Pinheiro (2008), o princípio regulador da sociabilidade é a insatisfação e a conseqüente busca desenfreada pela satisfação, onde o vínculo social funciona como meio por onde o homem adquire seus objetos de desejo. Hora, a filosofia moral de hoje é: encontre em seu meio com o que se satisfazer plenamente, pois é legítimo ter o desejo, qualquer que seja, e é legítimo que ele encontre sua satisfação. Somos regidos por um individualismo sem bordas que nos faz viver numa espécie de coma da satisfação completa. Hoje o excesso não é mais vivido como transgressão, mas como prescrição. Hoje, parece que o “dizer não” perdeu o sentido. Vivemos numa época de overdose de consumo, onde podemos  fazer e viver sem culpa. Com efeito, na medida em que se vive hoje numa cultura caracterizada pela ausência de limites, compreende-se o espaço que a violência vem tomando no cotidiano.   

SEMAS - Novo secretário Eduardo Braga faz primeira reunião com equipes de trabalho

Por Sousa Neto
O novo secretário municipal de Assistência Social de Chapadinha, Eduardo Braga, que teve seu nome oficializado na última quinta-feira (3) pela prefeita Danúbia Carneiro, fez na manhã desta sexta-feira (4) sua primeira reunião com os funcionários do setor. Em princípio um encontro para conhecer a atual estrutura, bem como as equipes de profissionais e ao mesmo tempo tomar conhecimento da situação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O secretário adjunto de Elaboração de Projetos Especiais, Juvenal Neres, a convite de Braga, participou ativamente dos encontros.

Eduardo Braga - Novo Secretário Municipal de Assistência Social

Braga disse que a questão é mais de conhecimento em relação aos programas, atendimentos e serviços que vêm sendo prestados. O novo secretário garantiu que não vai fazer muitas mudanças na estrutura existente já que segundo ele, o sistema tem tido bons resultados.

Vamos manter a proposta da prefeita de reestruturação dos serviços públicos em nossa área de trabalho com a manutenção dos convênios firmados. Chego para dialogar, para dar prosseguimento ao trabalho que nossa antecessora, Rejamara Lima vinha realizando com muita competência e preparo, não vim para fazer grandes modificações, até porque, em primeiro momento, não se faz necessário”, destacou.

Braga se disse surpreso, mas ao mesmo tempo satisfeito com o número de funcionários da pasta. “Este aparato nos permite atender uma demanda que além da sede, abrange ainda mais a zona rural do município. Quero deixar bem claro que vim para somar nesta secretaria”, frisou.

Juvenal Neres - Adjunto da Secretaria de Elaboração de Projetos Especiais
 
Desejo boa sorte ao Eduardo Braga, tenho certeza de que ele irá desenvolver um ótimo trabalho e quero poder colaborar no que for preciso”, ressaltou o secretário adjunto de Elaboração de Projetos Especiais, Juvenal Neres, que participou das reuniões.

Apesar de já ter tido o seu nome anunciado pela prefeita Danúbia Carneiro, em recente jantar com o vice governador Washington Luís - aqui em Chapadinha, Braga assumiu definitivamente a Secretaria Municipal de Assistência Social na última segunda-feira (dia 28 de fevereiro). Durante esta semana, ele manteve contatos e reuniões com os profissionais e os funcionários e visitas a todos os setores da secretaria.

Carlos Henrique Marques: Discurso de Posse Como Novo Secretário Municipal de Meio Ambiente

"Há 16 Anos, após formado e depois de estágio proveitoso  em Goiânia-GO, aqui cheguei unicamente com o propósito de exercitar minha carreira, a Medicina Veterinária.

Não ficou na atividade profissional a minha vida aqui na querida Chapadinha. Como todos sabem, além da função política de Vereador e Presidente da Câmara Municipal, outras funções e cargos públicos me foram confiados, tanto na esfera Estadual quanto na Municipal.

Concursado do Estado e do Município, tenho procurado nesta PREFEITURA e principalmente na AGED, cumprir com zelo e responsabilidade o meu dever.

            Este momento é mais um especial em minha vida. Sou cidadão de Chapadinha e, como tal não poderia me negar a mais uma vez,  dar a minha contribuição à administração do Município.

Sei que o cargo que agora assumo é um cargo político, porém técnico. Trata-se de cargo de Confiança da Senhora Prefeita Danúbia. A  confiança, neste caso, é de mão dupla. Ela confiou em mim para ajudá-la e eu confio nela para o apoio que preciso para estruturar e fazer funcionar, com eficiência, a nova pasta. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA, tem por finalidade coordenar a elaboração e implementação da política ambiental e de desenvolvimento econômico do Município, relativas à promoção e ao fomento da indústria, do comércio e dos serviços, objetivando a sua expansão e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população.

A SEMMA está integrada às demais secretarias e órgãos municipais que trabalham com políticas urbanas, inserindo um componente ambiental nas ações de planejamento, exercendo função estruturante na execução das políticas públicas, procurando garantir que os investimentos e a aplicação da legislação ambiental permeiem todas as ações da Administração Municipal.

Mais que isso, ao licenciar os empreendimentos privados e públicos na cidade, aplica princípios que constituem a sustentabilidade ambiental do desenvolvimento de Chapadinha, buscando garantir qualidade de vida cada vez melhor para um maior número de pessoas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente executa as atividades de gestão da política de meio ambiente no Município, abrangendo o controle e a fiscalização ambiental.

A ela compete, principalmente:

Formular as normas técnicas e os padrões de proteção, conservação e melhoria do meio ambiente (em especial ao nosso RIO MUNIN e as nossas MATAS como no caso do BABAÇU, O PEQUI E O BACURI);

.   Estabelece as áreas em que a ação do Executivo Municipal, relativa à qualidade ambiental, deva ser prioritária;

.    Atua no sentido de formar consciência pública da necessidade de proteger, melhorar e conservar o meio ambiente(ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO SANITARIA E AMBIENTAL NAS ESCOLAS)

.  Coordena e elabora planos, pesquisas, projetos e atividades para implementação da política ambiental;

.    Cria e Presta suporte técnico ao Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMAM, órgão colegiado, responsável pela formulação de diretrizes da Política Municipal de Meio Ambiente e pela outorga da Licença Ambiental. 
                         
Além da municipalização da Semma (que já será um grande desafio), outro grande desafio é adequar o Município de Chapadinha à  lei Nº 12.305 sancionada em  02 de agosto de 2010 regulamentada em dezembro, que instituiu a política de resíduos sólidos. Ela estabelece diretrizes e responsabilidades sobre descarte, reciclagem e reutilização do lixo. Um dos principais pontos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que determina que todos os lixões do País sejam fechados até 2014. O lixo que não pode ser reciclado terá de ser enviado a aterros sanitários, onde serão estocados de forma adequada para evitar a contaminação do solo e da água. “É uma meta difícil, mas está na lei. Temos que cumprir”.

Portanto, ao aceitar o seu convite e a missão, assumo também o compromisso  de tudo fazer para honrar esta confiança e de procurar fazer tudo que estiver ao meu alcance para  corresponder à sua expectativa e da população.

Ela sabe o que está fazendo, conhece minhas qualidades e meus defeitos.

Estou pronto, sinto-me preparado para enfrentar mais esse desafio em minha vida. Sei que vou arrostar incompreensões, não me preocupo com isso. Convencí-me dos propósitos da Prefeita Danúbia, falou-me ela que quer reorientar sua administração, QUER IMPRIMIR A MARCA DE SEU AMOR À TERRA, com TRABALHO, HONESTIDADE, SERIEDADE E COM DEDICAÇÃO.

Conte comigo nessa empreitada. Junto-me aos seus auxiliares na certeza de que hei de com eles colaborar assim como espero a colaboração de todos, para que, de mãos dadas, possamos apresentar, no final do mandato da Prefeita Danúbia, que está na metade, um balanço positivo de desenvolvimento em todos os setores da administração. 

Por fim agradeço a DEUS por nos proporcionar mais essa oportunidade em ajudar o nosso MUNICÌPIO a CRESCER com nosso suporte técnico.

Agradeço aos que aqui compareceram para prestigiar o ato, à minha esposa Renata, a minha filha Ana Letícia e ao Pedro meu filho amado, ao meu amigo, colega de trabalho e compadre José Ivo,  agradeço aos meus pais que, nunca deixaram de me apoiar e que estão torcendo por mim.

Por fim agradeço a DEUS por nos proporcionar mais essa oportunidade em ajudar o nosso MUNICÍPIO a CRESCER com nosso suporte técnico e a confiança em mim depositada pela Prefeita Municipal Danubia Loyane de Almeida Carneiro. Espero não fracassar nesse mais novo desafio. 

Muito Obrigado!"

SSP apresenta mais um envolvido no assalto a banco em Santa Quitéria

A Secretaria de Segurança Pública-SSP, por meio da Superintendência de Polícia Civil do Interior, (SPCI), apresentou, no início da noite desta quinta-feira, (3), mais um envolvido no assalto a agência bancária do município de Santa Quitéria (distante de Chapadinha 101 km) ocorrido no dia 3 de fevereiro.

Antonio Marcos Santos, o Marcos Goiano, de 39 anos, foi preso em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva: um expedido pela Comarca de Santa Quitéria, no povoado Siquelândia, a 40 km de Buriticupu, por assalto a agência bancária e outro, expedido pela 2ª Vara Criminal de Imperatriz, por formação de quadrilha.

O acusado foi preso em uma residência no povoado Siquelândia. Com ele a polícia apreendeu uma espingarda. A prisão ocorreu na última quarta-feira, (2), após um trabalho de investigação feito pela SPCI com o apoio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais, (Seic), e Polícia Militar da região.

Marcos Goiano confessou fazer parte da quadrilha que assaltou a agência do Bradesco do município de Santa Quitéria. Segundo informações, ele já tem passagem pela polícia por vários assaltos.

O assalto
No dia 3 de fevereiro, seis homens armados renderam e fizeram reféns funcionários e clientes da agência do Banco do Bradesco. Na ocasião levaram uma quantia estimada em R$ 25 mil.

Dois envolvidos no assalto já foram presos por ações da polícia na cidade de Chapadinha. Outros dois foram mortos em confronto com policiais no povoado Buriti dos Ferreiros, que tiveram a participação de equipes da Polícia Militar da 4ª CIA, em conjunto com Policiais Civis de Chapadinha e do Grupo Tático Aéreo (GTA). 
Com informações d'O Imparcial Online

Dr, Carlos Henrique Assume Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Do Blog do Alexandre Pinheiro

CH e Eduardo Braga Empossados
Em rápida solenidade a prefeita Danúbia Carneiro (foto) efetivou nesta quinta-feira (3) a entrada de Carlos Henrique Marques e Eduardo Braga no governo. Carlos Henrique assume a Secretaria de Meio Ambiente e o petista Eduardo Braga a do Desenvolvimento Social. O militante do movimento social Juvenal Neres também passa a integrar a administração municipal, respondendo como adjunto da Secretaria de Projetos Especiais. 

Doracy Contra o “Espeto de Pau”
A ex-promotora de Chapadinha e atual presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), Doracy Moreira Reis, está no centro da reação de membros da categoria que tenta investigar e resgatar a credibilidade da instituição que se encontra sob graves suspeitas de irregularidades na obra do prédio sede das Promotorias da Capital, o chamado “Espeto de Pau”. Doracy já teria tratado do tema com alguns deputados, gerando expectativa de a Assembleia entrar também na investigação. Até uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é cogitada. 

Casa de Ferreiro
O termo “Espeto de Pau” vem do ditado “casa de ferreiro, espeto de pau” numa alusão às irregularidades que teriam partido de quem tem a missão constitucional de fiscalizar e coibir desvios de conduta.

Magno Prestigia Posse
O deputado Magno Bacelar fez questão de prestigiar a posse dos novos secretários do governo Danúbia. Magno ressaltou a importância da articulação política que trouxe novas forças partidárias ao grupo e elogiou a qualidade dos nomes escolhidos. “São pessoas novas, lutadoras e comprometidas com o povo de Chapadinha”, disse o deputado, em referência a Carlos Henrique, Eduardo Braga e Juvenal Neres
 
Resumido. Leia mais no Blog do Alexandre

CHAPADINHA: Ministério Público recomenda publicidade das contas do Município

A 1ª Promotoria de Justiça de Chapadinha emitiu Recomendação à Prefeitura do Município para que sejam implementadas medidas que garantam a transparência na gestão dos recursos públicos municipais. O prazo estabelecido é até o dia 28 de maio de 2011.

Na Recomendação, o promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa (foto) afirma que devem ser adotadas as medidas necessárias para garantir conhecimento e acompanhamento pela sociedade, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos.

No que se refere às despesas realizadas, o Município deve divulgar todos os atos praticados no momento de sua realização. Devem ser divulgados dados referentes ao número do processo, ao bem fornecido ou serviço prestado, ao beneficiário do pagamento e ao processo licitatório, caso tenha sido realizado. Também deverão ser informados os lançamentos e recebimentos de recursos de todas as unidades gestoras, inclusive quando forem recursos extraordinários.

A data limite foi fixada pela Lei Complementar n° 131/2009, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com a lei, municípios que tenham entre 50 e 100 mil habitantes teriam prazo de dois anos para efetivar as medidas de transparência, prazo que se encerra em maio. Chapadinha tem, atualmente, cerca de 70 mil habitantes.

MEC vai liberar R$ 1 bi para prefeituras atingirem piso

 
O Ministério da Educação (MEC) tem R$ 1 bilhão para repassar a prefeituras que estourarem as contas depois da aprovação do novo piso salarial dos professores, que chegou a R$ 1.187,97. Mas os candidatos aos recursos terão de comprovar ao governo federal que a falta de dinheiro foi causada exclusivamente pelo reajuste. Em 2010, nenhuma prefeitura conseguiu receber a verba.

A portaria com as normas sai hoje no Diário Oficial. "Para ter direito a essa complementação, a prefeitura tem de provar que foi o aumento do piso que teve impacto na folha e não outras coisas, como novas contratações, construção de escolas, etc.", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O ministério também exige que o município comprove que cumpre a determinação de aplicar 25% das receitas municipais na educação e tenha em lei um plano de carreira para o magistério. Além disso, apenas municípios de nove Estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí -, que recebem complementação da União no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), podem pedir os recursos.

As exigências foram simplificadas neste ano. Em 2010, era preciso que a prefeitura aplicasse 30% das receitas em educação e tivesse a maioria dos alunos na zona rural. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Chapadinha Ganha Pré Escola Municipal Integrada


A Pré Escola Integrada Jardim Cirandinha, já está em pleno funcionamento, atendendo 416 alunos distribuídos em 8 turmas por turno (matutino e vespertino) com público do 1º ciclo e do pré-escolar. Esta é uma experiência pioneira no município de Chapadinha, dado ser o primeiro estabelecimento de ensino a permitir a interação, no mesmo espaço físico, entre crianças em idade pré-escolar, com a junção de três escolas: UE Acelino da Silva (do bairro Fonte do Mato), UI Rodrigues Lôbo (Caterpila) e Pré Escola Jardim Cirandinha, este último, terá seu prédio renovado.

Professoras Ivanildes Pontes (Gestora Escolar), Mariquinha (Coord. Educ. Infantil) e Ádila Cunha (Supervisora)

Com a graça de Deus, a ideia de uma escola básica integrada neste espaço tomou forma. Vínhamos planejando este projeto e num pequeno espaço de tempo temos uma nova realidade na rede escolar, na pré-escola, em nosso município”, referiu-se a secretária municipal de educação, Profº Enir Ferreira Lima, indicando a requalificação e aparelhamento das escolas já existentes e o aumento da oferta de educação de pré-escolar.  

Passo a passo, com grande esforço dedicação vamos dotando novos conceitos de infra-estruturas e de meios no sentido da construção de um futuro melhor para nosso público educacional, afim de combatermos o abandono e insucesso escolares e promover a igualdade no acesso às oportunidades educativas”, concluiu a secretária.

 Pais chegando com seus filhos

Estamos perante novo desafio pedagógico e que esperamos vencer”, frisou a diretora geral Profª Evanildes Pontes.

Corpo Docente 

Esta é a primeira experiência no município de Chapadinha, de integração no mesmo espaço , possibilitando uma viagem pedagógica envolvendo nosso público da educação infantil. A partilha de materiais pedagógicos, didáticos e físicos por todos os alunos, tais como o refeitório, conduzirá a um acesso a melhores e diversificados meios de aprendizagem e é uma rentabilização de recursos” ressaltou a Coordenadora da Educação Infantil, Profª Maria Dias Aguiar Nunes (Mariquinha).

A 3ª Via... Será Uma Alternativa?

 
Indubitavelmente, acreditei na possibilidade de uma terceira via, até o momento em que esperançava esse novo grupo sob a liderança de Erick Marinho ou Belezinha, ou outra pessoa que se propusesse com uma nova proposta política, disponibilidade financeira para a campanha e uma história de vida apresentável.

 
Recusava firmemente a polarização entre Magno e Isaías, tanto que minha trajetória política em Chapadinha sempre foi nesse sentido, apoiando Alexandre Pinheiro em 2004 e, em 2008, com aproximação com Talvane, Leví, Joana e Gomes. Tudo isso se somava à polaridade que havia em nível estadual entre Roseana e Jackson.

Entretanto, com a vitória de Danúbia em 2008 e Dilma mais Roseana em 2010 demonstrou-se o seguinte: 
 
Roseana se fortaleceu em nível estadual com a vitória de Dilma;
 
Danúbia se fortaleceu em nível local com a vitória de Roseana;
 
Magno, apesar de não ter sido eleito, alcançou uma votação expressiva em nível estadual e foi empossado recentemente na Assembléia, além de ter sido escolhido vice-líder do governo naquela casa;
 
Vagner e Isamara, juntos, superaram a votação de Magno  como deputado em nível local, mas não superaram sua votação para prefeito em 2004, nem a de Danúbia em 2008, tornando-se uma incógnita uma possível vitória do grupo de Isaías frente à candidatura de Magno, ou de alguém de seu grupo, em 2012;
 
Somando-se o "top" de votos de Talvane, Vagner, Gomes e Leví (ou mesmo da 3ª via em geral) nos últimos 10 anos, chegou-se a superar a votação de Magno para prefeito, na menor de suas votações nesse período?;
 
Qual a inovação da proposta política apresentada pela 3ª via que ensaia passos para 2012, em comparação aos grupos polarizados que já temos? (vale lembrar que Vagner provém do grupo de Isaías e Leví provém do grupo de Magno (e Talvane?) )
 
Levando-se em consideração o patamar de custos de campanha a que se chegou em Chapadinha, os nomes reunidos na 3ª via têm, juntos e somados, disponibilidade financeira comparável à de Magno Bacelar? (se Belezinha, porventura, compusesse com a 3ª via, talvez houvesse maior energia financeira para o grupo. Ou outra pessoa com potência financeira para tal

Esses e outros pontos precisam ser levados em consideração ao se refletir a composição de uma 3ª via para Chapadinha. 
 
Contudo, não vislumbro viabilidade a curto prazo no contexto que se apresenta.

por: Jânio Rocha Ayres Teles

quarta-feira, 2 de março de 2011

ARTIGO: Comportamento Suicida

              O indivíduo que comete suicídio não está buscando a morte, mas sim acabar com um sofrimento insuportável que o aflige.
Apesar do alto número de suicídios, praticamente não houve avanço na concepção que as pessoas têm do indivíduo suicida, inclusive entre os profissionais de saúde, muitas vezes, esse ato é visto como uma “ousadia irreverente”, falta de responsabilidade, inconseqüência e até mesmo fraqueza.   

Muitos motivos são colocados como responsáveis pelo suicídio, como: as drogas; a timidez; o fracasso escolar; problemas de relacionamento familiar, sentimental e sexual, perdas, crises interpessoais com família ou amigos, estressores psicossociais, abuso físico e sexual, problemas legais ou disciplinares e a exposição ao suicídio de amigos, familiares ou através da mídia são precipitantes do comportamento suicida. Todavia, esses fatores se mostram mais potentes se vierem acompanhados da depressão que está relacionada com a falta de circulação de algumas substâncias que auxiliam no bom funcionamento do nosso cérebro. Associado às dificuldades comuns da vida e a uma genética favorável, essa deficiência nas células nervosas pode desencadear um episódio depressivo, o qual, se não tiver a devida atenção e tratamento, conduz a idéias suicidas e até mesmo ao ato em si.

O suicídio ocasionado por uma depressão não é um ato súbito, na maioria das vezes, é elaborado anteriormente com a escolha do dia, da hora e do meio para praticá-lo. No quadro clinico da depressão, o suicídio é o fato mais relevante.  

Dentro do espectro do comportamento suicida situam-se as idéias suicidas, as tentativas de suicídio e o suicídio consumado.  Assim como a depressão, o comportamento suicida aparenta estar aumentando nas últimas décadas, e a adolescência destaca-se como o período mais relacionado à morte devido a causas violentas. Adolescentes apresentam taxas de ideação suicida que variam entre 23 a 27%. A ideação suicida é comum em adolescentes, e as tentativas de suicídio e o suicídio em si aumentam com a idade, especialmente após a puberdade. O suicídio é três a quatro vezes mais comum em rapazes do que em garotas, enquanto que as tentativas de suicídio são duas a cinco vezes mais comuns nas garotas. Especificamente entre adolescentes deprimidos o comportamento suicida alcança índices alarmantes.  

O comportamento suicida na adolescência apresenta alguns fatores conhecidos de risco: idade, sexo masculino, presença de tentativas anteriores, história familiar de transtornos psiquiátricos (especialmente com tentativa de suicídio e/ou suicídio), ausência de apoio familiar, presença de arma de fogo em casa, orientação sexual minoritária, doença física grave e/ou crônica, presença de depressão e comorbidade com transtornos de conduta e abuso de substâncias, sendo que o risco de comportamento suicida em adolescentes deprimidos é três vezes maior na presença destas patologias comórbidas. Pelo menos 50% dos adolescentes que cometem suicídio fizeram ameaças ou tentativas no passado, e o risco de repetir uma tentativa é maior nos três primeiros meses após uma tentativa de suicídio. O sentimento de desesperança também está fortemente associado ao comportamento suicida e prediz futuras tentativas. 

Adolescentes deprimidos, portanto, apresentam claramente a necessidade cuidadosa de acompanhamento especializado. A melhor maneira de prevenir o suicídio é a detecção precoce e o tratamento das patologias psiquiátricas que o predispõe.  

Vale salientar, que a pessoa com idéias suicidas e comportamento depressivo, geralmente, dá sinais e “avisos” de seus sintomas, como: diminuição da auto-estima, irritabilidade, inquietação, isolamento no quarto, e, principalmente é aquela pessoa alegre e expansivo, que começa a demonstrar desinteresse e afastamento das pessoas, objetos e situações que gostava antes.  

Descobrir a origem do sofrimento é o ponto inicial, para tanto, o primeiro passo é ter uma observação mais apurada dos seus sinais e pedidos de “socorro”, para iniciar o acompanhamento médico e psicológico necessários. 


Anaximandro Silva Cavalcanti
Psicólogo

CHAPADINHA: Professores da Rede Estadual Fazem Passeata Por Melhores Salários


Na manhã desta quarta-feira (2), professores e alunos da rede estadual de ensino realizaram uma passeata percorrendo as principais avenidas da cidade. O movimento teve como ponto de partida a frente da UE Raimundo Araújo (bairro Corrente) com 'pit stop' frente a Unidade Regional de Educação-URE.

 
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no Estado do Maranhão (Sinproesemma), 95% dos professores, nas 18 regionais do Estado, aderiram ao movimento grevista, deflagrado nesta terça feira (1º). Os educadores reivindicam, prioritariamente, a aplicação do Estatuto do Educador e da tabela salarial.

O sindicato acredita que somente na quinta-feira (2), ou depois do Carnaval, que representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ou a secretária Olga Simão, sentarão à mesa para negociar. "Eles achavam que não conseguiríamos mobilizar os profissionais no Estado. Mas o cenário foi diferente", comentou Guterres. Ele completou, no entanto, dizendo acreditar que um acordo não está distante. "Não estamos distantes do acordo. Um ponto positivo, por exemplo, é que eles já se dispuseram a enviar o projeto do Estatuto do Educador para a Assembleia. Mas queremos que a proposta financeira seja melhorar para depois ser enviada para a Casa", disse.

Em nota, a Seduc afirmou que o Estatuto do Educador é uma prioridade para ser colocada em prática pela pasta. De acordo com a secretaria, a revisão salarial da categoria seria priorizada, o que foi assegurado pela Seduc. "A medida é uma determinação da governadora Roseana Sarney, atendendo a pauta de reivindicações dos educadores, discutida em várias reuniões com representantes do governo e do sindicato", diz a nota.

A Seduc diz, ainda, que "o governo demonstrou ao Sinproesemma, com total transparência, o limite das possibilidades de aumento de remuneração em 2011, sem o comprometimento do investimento e do custeio da rede pública de ensino do Estado".

Além disso, a Seduc assegurou que "empreenderá todos os esforços para garantir que as ações - planejadas com gestores e a comunidade escolar para o ano letivo de 2011 - sejam plenamente efetivadas na rede estadual neste momento de paralisação de alguns professores".

Jovem Chapadinhense é Efetivado no Sport Recife

Glláwcyo, seu pai Gláugio e Leonardo seu procurador
Como havia publicado anteriormente, o jovem Gllawcyo hoje é atleta das categorias de bases de um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Sport Recife. Depois de uma peneira com mais de 800 atletas, Glláwcyo foi um dos selecionados para fazer parte das equipes de bases do Sport.
 
Glláwcyo nos campos do Sport, com seu pai Gláugio
Os seus familiares, ainda encontram-se na cidade de Recife (PE), onde estão tratando da parte burocrática do atleta, como escola, etc. O ex-jogador Leonardo, que é natural de Picos - PI, e atuou pelo Sport, vasco, Palmeiras, Corinthias, e teve convocações para a Seleção Brasileira de Futebol, será o empresário de Glláwcio,
 
Há aproximadamente um mês na cidade de Recife, Glláwcyo ainda está se adaptando a cidade e a realidade de sua nova vida, seus familiares estão irradiantes, já que seu pai também é atleta, e sempre motivou muito o seu filho a fazer o que mais amava que é jogar futebol.
 
Glláwcyo com seus pais, o treinador das categorias de bases e diretor do Sport
Todos nós estamos muito felizes e orgulhoso por essa conquista do jovem Glláwcyo, nos felicitamos com seus familiares e estamos na torcida para que sua carreira deslanche e nos deixe mais orgulhosos ainda. O Blog Sala Vip deseja a você, Glláwcyo, toda a felicidade do mundo, e que DEUS lhe abençoe ricamente!
 
Na illha do retiro em Recife
Aos pais, os nosso parabéns pelo filho, sei que Gláugio e Aline sempre foram exemplos de familia, e seu Glláwcyo conquistou esse objetivo, sem duvida seus ensinamentos foram fundamentais para isso. Felicidades!

Arquivo do blog