WebNet

WebNet

sábado, 21 de maio de 2011

RECEITA PARCIAL DO MÊS DE MAIO/2011 - 1ª REPASSE INFORMAÇÕES ATÉ 11/05

Receitas da Prefeitura Municipal de Chapadinha
Fonte de Informação: Portal de Transparência do Banco do Brasil S/A
QUADRO DETALHADO  POR FUNDOS DE RECURSOS

(*Extraído do Blog Desperta Chapadinha, do contador Franklin Petrônio)

Clique na imagem para ampliá-la

Raimundo Marques Fala Sobre 3ª Via em Chapadinha

Extraído do Blog do Alexandre Pinheiro
 
Recebi (Alexandre Pinheiro) por email um comentário do advogado Raimundo Marques (foto), que entre outros tantos postos honrosos, foi Promotor de Justiça, Procurador Geral do Estado, Secretário de Segurança e Presidente da OAB-MA. O que seria um comentário, acabou se encaixando na idéia que este blog (do Alexandre) já tinha de abrir espaço para o debate sobre as eleições do ano que vem. Na expectativa de esta seja a apenas a primeira participação de Raimundo Marques e que seja seguida por outras personalidades e opiniões, publicamos, abaixo, a íntegra do texto.    

"Meu caro Alexandre Pinheiro

Conforme meu telefonema de ontem, tomei a liberdade de fazer um comentário no seu BLOG, dia 18 a noite, porém não soube transmiti-lo. Faço-o agora, tentando reproduzir o que havia comentado. Trata-se do seguinte: Desejo, antes de mais nada felicitá-lo para inteligente idéia de promover uma enquete sobre as preferências do eleitorado de Chapadinha, especialmente, pelo fato de ter incluído na pesquisa uma consulta sobre a terceira via; desde as últimas eleições (2010), tenho feito uma leitura dos resultados apurados, constatei, o que já é obvio em Chapadinha, que a polarização de forças políticas, que há cerca de 20 anos aí se instalou, já ultrapassou todos os limites da tolerância daqueles que  já não suportam a falta de alternativas nesse lapso temporal. Como você e todos sabem, a luta vem se travando entre a facção A e a facção B. Aparentemente a facção A é detentora de um certo percentual de eleitores o mesmo acontecendo com a facção B, mas não é difícil perceber, porque já ouvi de muitos, que agregam-se aos “eleitores da facção A” um grande contingente que não suporta a facção B, e vice-versa. Pode-se deduzir dessa premissa, que eleitorado que uma e outra pensam possuir, é ilusório, é irreal.

Daí a coerência da enquete que você promoveu, onde se constata que a terceira via revelou-se bastante viável, disparada na frente daquelas facções, até porque, os (as) candidatas claramente apoiadas (os) pelos identificados “grupos”, já se apresentam como tal, ostentando o rótulo dos seus “chefes”.

Com estas considerações, permito-me sugerir ao ilustre amigo, que vem se revelando excelente jornalista e observador político, que promova, agora, uma enquete especificamente sobre a terceira via, ou seja, qual o perfil do candidato alternativo ideal, que seja competente, que seja capaz de formular e expor um projeto administrativo que contemple preocupação com a sustentabilidade, com a moralidade, com a honestidade, com a juventude universitária e de curso médio que constitui um grande contingente em Chapadinha,  enfim, que tenha ficha limpa, etc etc.  Penso que dispomos de  vários nomes em nosso  meio, você, acredito que os conheça. Obrigado e um grande abraço". 

Raimundo Marques

Audiência Pública para apresentação da Lei Municipal do Silêncio acaba em polêmica

 

A audiência pública para apresentação da Lei Municipal do Silêncio aconteceu na última quinta, 19, na Câmara Municipal de Chapadinha e contou com a presença de representantes de vários segmentos. A prefeita Danúbia acompanhou a abertura. Donos de veículos que fazem propaganda nas ruas sentiram-se prejudicados por alguns artigos da lei, que causaram reações adversas. durante a apresentação feita pelo secretário municipal do meio ambiente, Carlos Henrique Marques. Enquanto uns elogiavam, outros criticavam.

O motivo para o descontentamento foi o Artigo 10, que proíbe a circulação de propaganda em carros, motos e bicicletas de som em determinadas ruas do centro comercial da cidade e restringe também a circulação nos finais de semana e feriados.

Os donos de veículos de publicidade não gostaram. Valdivan Alves, presidente da associação da categoria, elogiou a lei, mas pediu menos rigor em alguns pontos. “Esse projeto vem a somar para a qualidade de vida de cada cidadão chapadinhense. Nós que fazemos parte da publicidade em Chapadinha, damos nosso aval, em sabermos que é o melhor para nós. Agora, existe um artigo que restringe publicidade no centro comercial e aos sábados e feriados, que precisa ser revisto, mas creio que os vereadores e a prefeitura serão sábios e farão uma emenda para que não sejamos prejudicados”, ponderou.

O comandante da Polícia Militar em Chapadinha, major Edvaldo Mesquita, parabenizou o poder executivo pela iniciativa e disse que isso só ajudará em seu trabalho no combate à poluição sonora, que já vinha sendo realizado, com base nas leis estadual e federal. “Vamos intensificar nosso trabalho, nos preparar com equipamentos. Traremos uma equipe para dar instruções aos policiais militares e aos guardas municipais, para juntos realizarmos um trabalho para dar tranquilidade à cidade. Quem se sentir incomodado pode ligar para o 3471 2631, que estaremos prontos para ajudar”.
 

O vereador da oposição, Marcelo Meneses, que não acompanhou a audiência desde o início, falou em favor dos donos de carros de som: “Cheguei um pouco atrasado na audiência, mas entendo que devemos nos reunir com os vereadores e com o advogado da Câmara, para analisarmos com bastante delicadeza, porque, de qualquer forma, essas pessoas podem ser prejudicadas. Essas pessoas ganham 20 reais em uma hora de som. Então vai ser uma revolta. Muitas delas já me procuraram aí”. Marcelo disse que irá solicitar outra audiência para a discussão do assunto, para que ninguém seja prejudicado.

O vereador Émerson Aguiar manifestou-se favorável à lei: “É louvável. Creio que a população chapadinhense vai aprovar. Hoje foi só uma apresentação da lei. Mais adiante vamos analisar e ver se há pontos divergentes e nos posicionar”, disse o vereador.

Carlos Henrique disse que não se surpreendeu com as reações e acredita que a sociedade vai aplaudir a aprovação da lei. “A lei visa única e exclusivamente o bem-estar da sociedade. Não podemos mais aceitar que às 5h da manhã tenha um promotor de evento fazendo zoada, incomodando o sossego público e até mesmo soltando foguetes dia de domingo e a qualquer hora. Chapadinha cresceu. Não estamos mais na época das cavernas em que se resolvia tudo na pancada. Chapadinha tem que se adequar às normas estaduais e federais. Chapadinha não é mais aquele município pequeno em que se carregava todos nas costas. Temos um comércio forte e o povo merece respeito".

"Carros de som não respeitam templos religiosos, repartições públicas, escolas, hospitais e até cortejos fúnebres. Esse projeto não foi inventado, imposto. Pelo contrário, o objetivo de apresentá-lo à sociedade foi um meio de o poder executivo mostrar que é sensível e democrático e quer resolver com a sociedade”.

Mesmo diante das opiniões contrárias, o secretário disse que é pouco provável que haja alterações na lei. “Por ser um projeto do executivo, ele não poderá ser modificado pelos vereadores. A não ser que o executivo entenda que as alterações propostas pelos parlamentares estejam dentro das legislações estadual e nacional e atendam às normas técnicas brasileiras”.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Policias Militares da Reserva Vigiam Fóruns a partir de Segunda-Feira (23)


O comandante-geral da PMMA, cel. PM Franklin Pachêco Silva, conversa com os policiais selecionados


Quarenta e quatro policiais militares da reserva remunerada se apresentaram nesta sexta-feira (20), no quartel do comando da Polícia Militar do Maranhão, para prestar serviço de vigilância nas sedes do Poder Judiciário, a partir de segunda-feira, 23. A medida foi tomada pelo Tribunal de Justiça maranhense para garantir a segurança dos fóruns e dos juízes de Direito ameaçados por atos de vandalismo e assaltos nos últimos meses.

Vinte e seis comarcas serão beneficiadas com o reforço na segurança, conforme a portaria do TJMA que lotou os policiais: São José de Ribamar (três); Paço do Lumiar (três); Raposa (três); Açailândia (dois); Alcântara (dois); Cantanhede (dois); Chapadinha (três); Codó (dois); Imperatriz (dois); Imperatriz (dois); Pindaré (três); Rosário (três).

As comarcas de Cândido Mendes, Cedral, Araióses, Governador Nunes Freire, Igarapé Grande, Itapecuru, Maracaçumé, Penalva, São Bento, São João Batista, Santa Inês, Viana e Zé Doca receberão cada um policial. A Justiça Militar, três.

O tenente-coronel Pedro Ribeiro, chefe do gabinete militar do TJMA, disse que a medida é relevante, pois valoriza o trabalho desses policiais, que prestaram serviço na ativa por cerca de 30 anos. “Esses policiais vão dar segurança, tanto patrimonial quanto em relação às pessoas que se dirigem aos fóruns, conforme determinação do presidente do Tribunal, desembargador Jamil Gedeon”, informou.

PARCERIA - Para o comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco, por meio dessa parceria com o Judiciário, a Polícia Militar do Maranhão vai continuar prestando relevantes serviços à sociedade, com mão-de-obra qualificada, uma vez que um dos requisitos exigidos na seleção é o bom comportamento do policial em toda a sua trajetória na polícia.

Os policiais selecionados residem no próprio município-sede das comarcas em que foram lotados. O cabo Antonio Luís dos Santos, lotado em Rosário, disse ter se sentido honrado por ter sido convocado para essa atribuição: “estava um pouco ocioso. Agora tenho trabalho”.

Para o cabo Oliveira, lotado em Araióses, “a oportunidade de voltar às atividades na Polícia Militar é uma grande satisfação”.

O Poder Judiciário do Maranhão é pioneiro na celebração no convênio com o Governo do Estado que permitiu a designação dos policiais da reserva para atuar na segurança dos fóruns.

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(98) 2106 9070

URBANO SANTOS: MPMA oferece denúncia contra ex-secretária judicial da Comarca por 11 crimes

Promotor Henrique Helder/Foto: MPMA
A Promotoria de Justiça da Comarca de Urbano Santos (distante 63 km de Chapadinha) ofereceu denúncia contra a vereadora Laura Enilda Nascimento da Silva, por 11 crimes contra a Administração Geral e da Justiça cometidos nos anos de 2004 e 2005, quando esta exercia o cargo de secretária judicial da Comarca.

Entre as práticas relacionadas na denúncia subscrita pelo promotor de Justiça Henrique Helder de Lima Pinho estão cinco crimes de peculato, um de concussão, dois de advocacia administrativa, um de violação do sigilo profissional, um de favorecimento pessoal e um de prevaricação.

A denúncia é fundamentada em depoimentos de nove testemunhas que, em sua maioria, mantiveram contato com Laura Enilda para tratar de processos em tramitação na Comarca. Os crimes tratam, principalmente, do desvio, pela ex-secretária judicial, de valores pertencentes a processos sob sua responsabilidade. Os desvios oscilavam entre R$ 5 e R$ 100, sempre com a justificativa de devolução posterior aos beneficiados por processos de pensão alimentícia e de cobrança.

Além do desvio de valores, pesa contra Laura Enilda o recolhimento, da delegacia de polícia, de um mandado de prisão contra um vizinho da ex-secretária, sob a alegação de que o recolhimento do mandado tinha sido determinado pelo juiz da Comarca, que afirmou que nunca houve determinação neste sentido. Em função do recolhimento do mandado, o vizinho da ex-secretária continuou foragido.

Em outra ocasião, a ex-secretária recolheu R$ 85,50 referentes a um processo indeferido de requerimento de justiça gratuita para supostamente realizar o pagamento de custas processuais. A ex-secretária ofereceu-se para depositar pessoalmente a quantia nos Correios e o depósito nunca foi efetivado. Laura Enilda apropriou-se da quantia recolhida.

Mesmo depois de ter sido afastada da função, a ex-secretária judicial, aproveitando a ausência do juiz da Comarca, solicitou a uma funcionária do Fórum que esta localizasse um processo. De posse do documento, Laura Enilda postou-o utilizando recursos da secretaria judicial, com a qual não tinha mais vínculo.

CONFISSÃO - Em interrogatório, apesar de ter confessado a apropriação dos valores de alguns processos, Laura Enilda alegou que não tinha a intenção de desviar as quantias, já que "iria devolvê-las quando recebesse dinheiro da Câmara de Vereadores".

A ex-secretária também confessou que orientou uma das testemunhas para que esta assinasse duas folhas em branco, que seriam usadas para "comprovar" o comparecimento da beneficiada à Comarca de Urbano Santos e o cumprimento de condições da suspensão condicional de seu processo. 

Redação: Adriano Rodrigues (CCOM-MPMA)

Estudante é assassinado a punhalada, no Campo Velho

Do Blog do William

Um crime bárbaro chocou moradores do Bairro Campo Velho, no fim da tarde desta quinta-feira (19). O estudante Elinaldo Siqueira de Oliveira Silva, o Naldo, de 18 anos, foi assassinado com uma punhalada no pescoço, por outro jovem conhecido como Marquinhos.

O crime aconteceu na Rua Antonio Lobo Neto, por volta das 17h30, a cerca de 30 metros da casa da vítima. Naldo voltava do campo de futebol com alguns amigos, quando teria sido insultado por Marquinhos, que estava bebendo no Mercadinho Leônidas. Um amigo, que também retornava da bola, contou que, mesmo sendo provocado, Naldo teria passado sem dar confiança, mas Marquinhos saiu do comércio e o atacou, com uma punhalada do pescoço.

Naldo andou cerca de dois metros com a mão no pescoço e caiu na calçada da casa vizinha ao comércio, vindo a falecer segundos depois. Imediatamente após furar o estudante, o acusado pegou uma moto e saiu em disparada, em direção ao Bairro Parque Independência. A polícia partiu no encalço de Marquinhos assim que soube do fato.

Um amigo da vítima, que não quis se identificar, disse que os dois não se gostavam, mas não revelou o motivo da desavença. Naldo estudava o 3º Ano-A, no Colégio Bandeirantes. Os colegas de classe ficavam sabendo da notícia ao passo em que iam chegando à escola, agora à noite. Todos ficavam chocados e seguiam para o Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA, onde o corpo ficou até por volta das 19h20. Amigos disseram que ele era muito brincalhão.

Vizinhos disseram que o acusado foi preso no ano passado por ter furado outro jovem, mas foi solto há cerca de três meses. Naldo trabalhava atualmente como pintor, prestando serviços em prédios da prefeitura de Chapadinha.

A diretora do Colégio Bandeirantes, Leonília Gomes cancelou as aulas hoje. Ela disse que soube de comentários de que o autor do crime já havia sido aluno da escola, mas ninguém confirmou.

SEMED promove homenagem às mães de alunos das escolas Cirandinha e Acelino da Silva

Reunidas na antiga escola Betel, mais de 600 mães foram homenageadas

O mês de maio é inteiramente dedicado às mulheres, em especial as mães. As homenagens prosseguem numa intensa agenda que abrange os mais diversos setores da administração pública, dentre elas a Secretaria Municipal de Educação-SEMED, que tem como responsável a pedagoga Enir Ferreira Lima.

Na última terça-feira, 17, a SEMED reuniu no auditório da antiga escola Betel, centro da cidade, as mães de alunos das escolas de educação infantil Jardim Cirandinha e Acelino da Silva, para receberem uma singela e carinhosa homenagem. O evento reuniu mais de 600 mães, mostrando o compromisso em valorizar a família Chapadinhense.

A festa foi iniciada com a apresentação de vídeos produzidos pelos professores e alunos das unidades de ensino e discursos dos membros da seleta mesa que foi formada para abrilhantar o evento. Na ocasião houve ainda a apresentação de uma homenagem especial que foi preparada pela equipe da SEMED.

Enir Ferreira - Sec. Mun. de educação

Em discurso a Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira Lima, destacou a importância do ser mãe, em meio à sociedade. Para a pedagoga não há nada mais especial que o dom dado por Deus, às mulheres, de gerar uma vida em seu ventre.

Enir Ferreira endossou ainda a importância da promoção de eventos como esse, reafirmando a participação da SEMED no desenvolvimento e valorização da sociedade, assim como da prefeita municipal, Danúbia Carneiro, que é a maior incentivadora dessas atividades.

Ao término da solenidade foi realizado o sorteio de vários prêmios e servido um delicioso coquetel a todas as mães presentes.

Ver. Emerson Aguiar consegue autorização para reforma de poço de abastecimento do bairro Fonte do Mato

Vereador Emerson Aguiar ladeado por um morador e pelo vereador Samuel Nistron



Após receber várias reivindicações de populares, o parlamentar Emerson Aguiar, vice-líder do governo na Câmara Municipal, saiu em busca de autorização do executivo para que fosse realizada a reforma de um poço de abastecimento d’água no bairro Fonte do Mato.

O sistema simplificado de abastecimento que deveria atender boa parte das famílias daquele bairro estava em estado de deterioração, necessitando há meses de uma completa reforma. O bairro Fonte do Mato é detentor de elevados índices de carência econômica e estrutural, o que faz jus a uma maior atenção dos poderes públicos.

Mostrando seu empenho Emerson Aguiar abraçou a causa e mais uma vez foi feliz em seus resultados. O parlamentar esteve recentemente visitando a estrutura a ser reformada, acompanhado do também parlamentar Samuel Nistron, conferindo as ações necessárias para recolocar o sistema em funcionamento.

Além da substituição do motor de sucção, possibilitando melhor captação da água, a parte elétrica e estruturas de abrigo e sustentação de equipamentos, serão restaurados.

Emerson Aguiar informou a nossa reportagem que esse não foi o único poço que ele conseguiu autorização do executivo para ser recuperada. Segundo o parlamentar outros bairros como o Campo Velho, Areal, Vila Barreiro e etc., serão também beneficiados com essas reformas, sem mencionar as futuras perfurações de poços, conseguidas através do deputado estadual Raimundo Cutrim.

SINDCHAP - Informes


1º - A posse da nova diretoria do SINDCHAP (2011-2014) será no dia 1º de junho de 2011;

2º - A atual diretoria encontra-se em plena atividade implementando esforços no sentido da garantia dos benefícios aos servidores e, de maneira imediata, referente ao "abono" dos professores;

3º - As reuniões que vém ocorrendo entre a Diretoria do SINDCHAP e a equipe da prefeitura não levaram a um denominador comum. Hoje, sexta feira, 20, véspera do pagamento, ainda não sabemos se haverá o pagamento do "abono". A prefeita informou que, durante o dia, informará se atenderá, ou não, à demanda da Diretoria, na pessoa da professora Neldan;

4º - A partir do dia 1º de junho a administração da página eletrônica (blog), e a responsabilidade por sua publicação, passará à nova Diretoria a ser empossada.

Energia de prédios públicos de São Bernardo (MA) é cortada por falta de pagamento

Equipes de corte da CEMAR desligaram nesta quinta-feira, 19, a energia elétrica de vários prédios da prefeitura de São Bernardo (MA), que fica a 125 quilômetros de Chapadinha. Segundo a Companhia, a prefeitura tem uma dívida relativa ao pagamento do consumo de energia elétrica dos imóveis de sua responsabilidade. E por não obter sucesso, após diversas tentativas de negociar o pagamento da mesma, decidiu com base na legislação do setor elétrico brasileiro interromper o fornecimento da energia elétrica de várias unidades consumidoras, conforme prevê a Resolução da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica.

A CEMAR esclareceu que a dívida da prefeitura de São Bernardo prejudica o processo de melhoria da prestação de serviços, assim como a ampliação de programas sociais, a exemplo da doação de lâmpadas econômicas e a troca de geladeiras velhas por novas em nosso Estado.

A Companhia informa ainda que está a disposição da prefeitura municipal de São Bernardo para negociar o débito ora existente e assim restabelecer o fornecimento da energia dos prédios desligados.

Chuvas danificam BRs no interior do Maranhão

Imagem ilustrativa
Há mais de 5 meses, várias cidades maranhenses estão sofrendo as ações destruidoras causadas pelas fortes chuvas. Segundo informações da Defesa Civil do Estado, no momento, são 4.729 desalojados e desabrigados; mais de 14 cidades monitoradas e ainda BRs como a 316 e 222 cortadas pelas chuvas, principalmente, as que caíram durante esta semana.

Um dos integrantes da equipe da Defesa Civil, o major do Corpo de Bombeiros Teixeira, falou que a situação atualmente está controlada, apesar de ainda haver desabrigados e desalojados, um montante de 4.729; e também as cidades como Açailândia, Arari, Bela Vista, Cantanhede, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Maranhãozinho, Miranda do Norte, Pio XII, Pirapemas, São Luís,Timon e Vitória do Mearim ainda estão sendo monitoradas.

O major comentou que o nível dos rios diminuiu bastante e um dos casos é o Mearim, que apresentou uma baixa de 3 metros. Por conta disso, atualmente, não há registros de desabrigados e desalojados nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale, que até o último dia 13, eram 410 desabrigados e desalojados nas duas cidades.

Já algumas estradas federais, que cortam o estado, o cenário é outro, pois, muitas foram cortadas pela chuva, que caíram nestes últimos dias, e praticamente uma parte da Baixada Maranhense está isolada. Na BR-316, nos quilômetros 58, 67 e 181, a água da chuva rompeu o bueiro e apenas meia pista está funcionando, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), recomenda cautela para os motoristas para evitar acidentes na via, principalmente, no período da noite.

A outra que está apresentando problema é a BR-222. A ponte sobre o rio Itapecuru, no quilômetro 210, o tráfego está liberado apenas meia pista e somente para passagem de veículos devido recalque em uma das lajes do tabuleiro, mas, a ponte sobre o rio Pirangi, que fica localizada entre as Chapadinha e Brejo, está normal.

Segundo informações do Centro de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, hoje e amanhã estão previstos pancadas de chuvas forte em grande parte do estado como na capital, Imperatriz, Pedreiras, Trizidela do Vale; e nas demais áreas, sol e entre nuvens.
 

FESTA "VIVA LA VITA" Acontece Neste Sábado, Dia 21

A talentosa cantora maranhense Teresa Canto

Tudo pronto para o evento que promete ficar na história da sociedade de Chapadinha. A festa “Viva la Vita” do colunista e promoter Celso Lopes , que contará com a participação da Miss Maranhão Camila Ribeiro e animação de Teresa Canto & Banda, é aguardada com expectativa na cena social chapadinhense.

Colunista Social e Promoter, Celso Lopes

Celso Lopes garante que está tudo pronto e anuncia que permanecerá durante todo o dia de sábado (21) no Aldeota Clube atendendo os interessados em adquirir mesas, ingressos individuais e qualquer informação sobre o show da noite do mesmo dia.

Camila Ribeiro - Miss Maranhão
.............................................................

SERVIÇOS:

Local: Aldeota Clube

Horário: 23h

Mesa: R$ 80,00

Individual: R$ 15 (antecipado) R$ 20 (na hora do evento)

Informações Fone: (98) 9142-8707

Distribuidora da Coca-Cola de Chapadinha é assaltada


Imagem meramente ilustrativa
Ladrões levaram dinheiro, um notebook, 5 celulares e a moto de um funcionário que chegou no momento do assalto.

A polícia foi aciondada e conseguiu prender alguns receptadores, um casal e, um homem conhecido como Manim, que tinha várias armas em casa.

Informações do Blog do William
*Aguarde mais informações.

SINE de Chapadinha ganha motocicleta

Zezinho Lima (Sec. Mun. do Trabalho) em recente visita ao Sec. de Est. do Trabalho, Antonio Heluy

O secretário de estado do Trabalho, Antonio Heluy, entregou na manhã desta quinta-feira (19), uma motocicleta para o Serviço Nacional de Informação do Emprego-SINE, de Chapadinha. A entrega da chave e dos documentos do veículo foi feita em uma cerimônia que contou com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, de vereadores e de alguns secretários municipais de Chapadinha e de Anapurus.

O veículo foi recebido pelo secretário municipal do Trabalho e diretor do SINE, Zezinho Lima, que agradeceu o apoio que o governo do estado tem dado à sua pasta, por meio do secretário Antonio Heluy e a atenção dispensada pela administração da prefeita Danúbia Carneiro.

A prefeita também agradeceu e disse que quer mais e que não fique somente nesta moto, mas que brevemente o SINE possa ganhar um carro para o deslocamento das equipes dentro de Chapadinha e para as cidades vizinhas.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

TCE Desaprova Contas de Mata Roma e Araióses

O Tribunal de Contas do Estado (TCE -foto) apreciou na sessão desta quarta-feira (18) contas de diversas prefeituras maranhenses. Foram desaprovadas as contas de César Rodrigues Viana (Miranda do Norte/2001), com débito de R$ 52.843,43 e multas de R$ 19.484,00; Domingos Sávio Fonseca Silva (Turilândia/2007), com débito de R$ 357.758,48 e multas de R$ 67.775,00; João Dantas Filho (Sambaíba/2007), com débito de R$ 4.744,82 e multas de R$ 60.000,00; José Ribamar Costa Filho (Dom Pedro/2007), com débito de R$ 7.761.559,00 e multas de R$ 888.444,00. Nilson Santos Garcia (Palmeirândia/2004) teve suas contas aprovadas com ressalvas e deve pagar multa de R$ 3.000,00. do estado a tomada de contas realizada na Prefeitura de Olho D’água das Cunhãs, relativa ao exercício financeiro de 2008, de responsabilidade da prefeita Lauraci Martins de Oliveira.

Baixo Parnaíba
Entre os gestores da região Baixo Parnaíba, aparecem Lauro Pereira Albuquerque, o Grachal (Mata Roma/2005), com multas de R$ 12.000,00 e José Cardoso do Nascimento (Araioses/2007), com débito de R$ 1.375.057,00 e multas de R$ 50.305,00.

Sinalização vertical já foi colocada na Ataliba Almeida

Kerley Pimentel
Conforme anúncio feito na semana passada pelo diretor do Departamento Municipal de trânsito (DMT), Kerley Pimentel, a sinalização vertical já está sendo colocada em todas as ruas de Chapadinha. A Avenida Ataliba Vieira de Almeida foi a primeira a ser sinalizada. O serviço da avenida foi concluído na manhã da última quarta-feira (18).

À tarde, teve início a sinalização da avenida Raimundo Oliveira, no Areal. Ao todo, serão colocadas em toda a cidade, cerca de 600 placas. A sinalização horizontal será feita logo após o asfaltamento das ruas do Centro, que deve ocorrer em breve, conforme informou a prefeita Danúbia Carneiro.

Semáforos
Kerley confirmou a colocação de mais três semáforos no Centro da cidade. Os sinais luminosos serão instalados no cruzamento da Rua Celina Araújo com a Avenida Ataliba Almeida (canto da Parnauto), na Rua Gustavo Barbosa (canto da Escola Amélia Almeida) e no cruzamento da Celina Araújo com a Avenida Oliveira Roma (Armazém Paraíba).


O DMT estuda onde colocar mais um semáforo, uma vez que o da Praça Coronel Luis Vieira será retirado. Segundo o diretor do DMT, haverá uma mudança naquele local, sendo retirado o semáforo lá existente e emendando os canteiros centrais da avenida. Assim, quem vem do Areal, pela Ananias Albuquerque, não poderá seguir em frente, sentido Câmara Municipal, sendo obrigado a virar à direita, sentido Praça da Bandeira.

Outras mudanças também ocorrerão em várias ruas do Centro de Chapadinha. Em algumas ruas será permitida a circulação apenas em sentido único e o estacionamento de veículos será somente em um lado das vias.

Audiência Pública Sobre a Lei do Silêncio em Chapadinha

Carros, motos e bikes de som serão proibidos de circular pelo Centro de Chapadinha. Templos religiosos terão horário para utilizar serviço de alto-falantes

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, será realizada na Câmara Municipal de Chapadinha, uma Audiência Pública para a Apresentação da Lei do Silêncio, que será feita pelo secretário municipal do meio ambiente, Carlos Henrique Marques.

O secretário convida a sociedade chapadinhense para participar desta audiência, dando sugestões. O Projeto de Lei é de autoria do Poder Executivo e será votado pela Câmara.

Dr. Carlos Henrique Marques

É um projeto que vai coibir, principalmente a passagem de veículos automotores e bicicletas de som, nas vias principais do Centro de Chapadinha. Vamos levar a proposta que pode ser alterada, mas o teor do projeto não será alterado. Servirá para coibir e normatizar a poluição sonora em Chapadinha”, explicou o secretário.

Aqui em Chapadinha, às cinco horas da manhã já tem gente soltando foguete. Tá virando uma febre na cidade. Isso causa transtorno à população. Vamos normatizar passagem de carros de som, nas ruas, realização de festas e shows em áreas urbanas, bandas que vem tocar na cidade sem autorização da SEMAM – Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de outras transgressões”, completou Carlos Henrique.

Em várias ruas e avenidas do Centro de Chapadinha será proibida a circulação de veículos de propagando ou qualquer outro tipo de sonorização. Haverá proibição também de caixas de som nas portas de lojas, exceto as que tiverem viradas para o lado de dentro da loja. Templos religiosos só poderão utilizar serviços de alto-falantes por um período de 15 minutos antes ou depois de cada celebração.

Propagandas em veículos automotores ou não, serão permitidas somente até sábado ao meio-dia. Domingos e feriados, de jeito nenhum.

Após a aprovação da Lei, quem se sentir incomodado, deverá fazer sua denúncia na SEMAM, que, a partir de segunda-feira, dia 23 de maio, estará funcionando no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na mesma sala da Vigilância Sanitária.

Post original: Blog do William

Prefeitura de Chapadinha e UFMA firmam parcerias


O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, foi recepcionado na última terça-feira (17), em Chapadinha, pela prefeita Danúbia Carneiro. O encontro se deu pela manhã na residência da gestora e serviu para a abordagem de importantes assuntos visando melhorar as condições de funcionamento do CAMPUS IV da UFMA em Chapadinha, como a implantação de transporte coletivo e de um restaurante popular, que além de servirem para a comunidade, servirão, de maneira especial, aos universitários, que vêm de várias partes do estado e até do País e, em sua maioria, encontram dificuldades para custear despesas com transporte, alimentação e casas ou apartamentos para morar.

O reitor avaliou o encontro como “construtivo, de pactuação e alianças que vão melhorar ações que beneficiarão a comunidade chapadinhense”. Salgado disse que a visita serviu para discutir parcerias construtivas em benefício da educação e do fortalecimento do Campus IV e também no atendimento às reivindicações dos alunos. “Algumas delas a prefeita já está encaminhando, como a questão do transporte. Vamos celebrar outros convênios. Aqui nasce um projeto de fortalecimento e de convicções que a prefeita tem de que a educação é importante para este município. Ela é uma grande parceira e tem, da nossa parte, enquanto reitor, todas as possibilidades de ampliarmos a universidade em muitos projetos de alcance, não só na área de educação, como na social”.

Bom momento do CCAA - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais
O reitor destacou que o Campus de Chapadinha (CCAA - foto) vive hoje um bom momento, diferente de pouco tempo atrás, em que corria o risco de fechar, por falta de estrutura e até mesmo de alunos. “Graças a Deus, com bom planejamento, conseguimos fixar mais de 80 professores, a maioria doutores. Aliás, em toda a Universidade, onde existe a maior concentração de doutores é aqui em Chapadinha. E conseguimos, com o ENEM, preencher 100 por cento das vagas”.

Salgado lembrou ainda, que a estrutura atual do Campus de Chapadinha, conquistada em sua gestão, conta com oito prédios num investimento de mais de 20 milhões de Reais. O CCAA já se encontra em um processo final de urbanização e de conclusão de uma quadra poliesportiva coberta.

A Universidade consolidou seu projeto em Chapadinha, com seus três cursos (zootecnia, biologia e agronomia), com uma excelente produção científica. Já temos curso e pós-graduação para formar doutores em Chapadinha, num convênio com outras universidades e provavelmente, no ano que vem, estamos na expectativa de termos o primeiro curso strictu sensu mestrado em ciências animais, nos campi do continente, aqui em Chapadinha". Concluiu Salgado.

Compromisso com a UFMA
A prefeita demonstrou satisfação em receber o reitor e sua comitiva. “Estamos felizes com essa visita e nos colocamos à disposição para firmamos vários termos de cooperação técnica com a UFMA de Chapadinha”.

Danúbia elogiou a administração geral e local da UFMA. “Com a gestão do reitor Natalino Salgado e do diretor Jocélio, tivemos um avanço muito grande no Campus de Chapadinha. Reafirmo nosso compromisso colocando a prefeitura à disposição dos alunos, dos professores e da equipe do professor Natalino Salgado, para que juntos consigamos desenvolver nossa educação”, completou.

Danúbia disse ao reitor que, na semana que vem, encaminhará o projeto do transporte coletivo à Câmara Municipal e que irá estudar a respeito da implantação de um restaurante popular, por meio de parceria com o governo federal e/ou estadual, a exemplo dos que já existem em São Luis e Imperatriz, vendendo refeições a partir de R$ 1,00.

De Chapadinha, o reitor seguiu com sua comitiva para o município de São Bernardo, onde visitará o Campus daquela cidade. A prefeita também viajou. Ela foi a São Luís, com a secretária adjunta da mulher, Rita Monteiro, tratar de assuntos relativos à pasta.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Armando é eleito presidente do SINDCHAP

Blog Chapadinha Anúncios


RESULTADO DA ELEIÇÃO:

CHAPA PRESIDENTE VOTOS TOTAL
01 JÂNIO 327 327
02 ARMANDO 337 337
___________ ____________ VOTOS BRANCOS E NULOS 10
TOTAL GERAL 674

A eleição do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CHAPADINHA-MA (SINDCHAP) no último domingo, dia 15, foi realmente um grande exemplo pleno do exercício da CIDADANIA. A categoria mais do que nunca mostrou o seu FORTALECIMENTO diante da entidade.

Foi surpreendente a participação dos Servidores ao longo do dia. Podemos dizer que foi uma eleição totalmente tranquila, pois diferentemente de uma eleição partidária, na eleição do SINDICATO não há PERDEDORES, apenas há uma mudança de pensamento e estratégia na luta sindical pelos direitos COLETIVOS DA CLASSE DOS TRABALHADORES.

A professora Neldan, atual presidente do SINDCHAP, logo após a apuração dos votos, deu BOAS VINDAS a nova diretoria dizendo que jamais irá abandonar ... Leia mais

Chapadinha ganhará Centro de Educação Tecnológica

Na manhã desta segunda-feira (16), a governadora Roseana Sarney lançou os editais para a construção de 11 novos Centros de Educação Tecnológica (CETECMAs) nos municípios de Balsas, Porto Franco, Rosário, Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia, São José de Ribamar e São Luís, que terá uma Escola de Pesca, voltada para a formação de técnicos na área de embarcações. O investimento é de R$ 28 milhões de reais e a estimativa de atendimento é de mais de 50 mil alunos por ano em todo estado. Outras três unidades estão em fase final de construção em Carolina, Cururupu e Timon. O valor investido nessas obras é de R$ 5,1 milhões. O recurso é próprio do Governo do Estado.

Estiveram presentes no lançamento dos editais o vice-governador, Washington Oliveira; o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, além de secretários de estado, deputados estaduais e prefeitos dos municípios beneficiados. A prefeita Danúbia Carneiro e o deputado Magno Bacelar representaram o município de Chapadinha.

Segundo a governadora Roseana Sarney, a construção dos centros atende mais um dos objetivos do governo ao atrair grandes projetos para o estado, que é capacitar mão de obra local aos investimentos na ordem de mais de R$ 100 bilhões previstos para os próximos cinco anos. “Já atraímos investimentos, agora estamos na etapa de preparar os jovens para competir e ocupar os novos postos de trabalho que estão sendo criados. Precisamos inserir o maranhense no novo contexto de desenvolvimento do Maranhão”.

A qualificação de mão de obra local proposta pelo Maranhão Profissional já começou. Atualmente, existem quase 20 mil jovens sendo capacitados nas diversas ações do programa.

Os empreendimentos que chegam ao estado vão possibilitar a formação de 52 mil jovens maranhenses a cada ano, por meio dos Centros Tecnológicos. O programa reflete a preocupação do governo em distribuir aos maranhenses as riquezas geradas com os empreendimentos que estão se instalando no estado”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Bernardo Bringel, os cursos oferecidos vão atender às demandas do Maranhão Profissional e também dos municípios. “Vamos inserir o jovem de baixa renda no mercado de trabalho, por meio da profissionalização e qualificação”.

Centros
Serão dois tipos de unidades. Sete terão investimentos de R$ 3 milhões em área de 2.752 m2 (Axixá, Bacabal, Chapadinha, Coroatá, Pindaré-Mirim, Santa Luzia e São José de Ribamar). Três custarão R$ 1,7 milhão com área de 1.506,24m2 (Balsas, Porto Franco e Rosário). O valor da obra da Escola de Pesca é de R$ 2 milhões, com área de 1.852m2.

Todas as unidades terão um auditório de 100 lugares, uma biblioteca, uma sala de videoconferência (50 lugares), quatro salas de aula, quatro laboratórios práticos (química, biologia, física e informática), até dois laboratórios específicos (de acordo com a vocação da unidade), uma sala de professores, uma quadra de esportes, área de vivência e estacionamento.

Em todos os municípios as novas unidades do Cetecma terão uma vocação definida. Em Balsas, enfocará recursos naturais e produção industrial; já em Porto Franco seguirá o setor de produção alimentícia, hospitalidade e lazer; e em São José de Ribamar buscará atender às áreas de infraestrutura, produção alimentícia, recursos naturais e produção industrial. A Escola de Pesca trabalhará a produção alimentícia e os recursos naturais.

Outras ações
O governo também prevê outras ações dentro do Programa Maranhão Profissional. Nesta terça-feira (17), dois mil alunos iniciarão capacitação em cursos de eletricista, eletrônica, eletrônica de manutenção e eletrônica de telecomunicações.

Além disso, mais 1.000 maranhenses iniciarão curso na área de segurança do trabalho. Todos sairão prontos para ocupar vagas disponíveis no mercado.

Agências de Notícias

Veja como foi a inauguração da Landry Ambientações em São Luis




Post original: Blog do William
O empresário chapadinhense Landry Lima, confirmou sua vocação para o sucesso no último dia 10, com a inauguração da Landry Ambientações, franquia da New Móveis Planejados, uma loja de ambientes projetados que atenderá uma seleta clientela não só da capital, como de Chapadinha e todo o estado do Maranhão.


A New Móveis Planejados
Jovem, ousada e moderna. A New foi lançada com o objetivo de atender a um público que gosta de ter uma casa confortável e bem decorada, proporcionar bem estar à família e receber amigos. Seus móveis são práticos e modernos, com um ótimo custo-benefício.

A linha conta com soluções para todos os ambientes: cozinhas, dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço e banheiros. Os padrões são inspirados nas principais tendências de design.


Inauguração
Landry e sua esposa, Luanda Lima, recepcionaram familiares, amigos, empresários de Chapadinha e de São Luis e outros convidados para o coquetel de inauguração de uma das lojas mais requintadas da capital maranhense, enchendo de orgulho seus conterrâneos chapadinhenses que comemoram o crescimento de um empresa que nasceu na cidade e hoje, graças à competência e seriedade com que é administrada, é uma rede de lojas espalhadas por todo o estado.

Onde fica

A New Móveis Planejados fica na Av. Alcântara Machado, Quadra 14 - Lote 22 (Em frente ao Shopping da Ilha), no Bairro Maranhão Novo, em São Luis. Fone: 98 - 3236 5067.


Mais lojas
Brevemente será inaugurada mais uma filial da Landry Móveis, em Itapecuru-Mirim. Chapadinha também terá uma nova loja. A Matriz deverá ganhar novas instalações. Parabéns ao grupo Landry Móveis e à família Lima, que conta ainda com uma rede de lojas espalhadas pelo estado: Sharlom Móveis, Sharlom Tecidos e Lojas Big Lar.





Abaixo, fotos do interior da Landry Ambientações:


Arquivo do blog