WebNet

WebNet

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chapadinha Fashion Day - 1º Dia de Moda em Chapadinha


O evento acontecerá no próximo dia 24 de setembro, a partir das 19 horas, na sede social do Aldeota Clube, com capacidade para 3.000 ou mais pessoa e, tem como objetivo unir Moda, Dança, Arte e bons negócios em um só lugar.
No quesito Moda, serão realizados desfiles simultâneos de 15 em 15 minutos com uma passarela top,  super iluminação laser e led de última geração. Nos intervalos, acontece as Danças em vários estilos, onde haverá espaço tais como hip hop, jazz e DJs exclusivos. No Espaço de Negócios, expositores de várias empresas mostrando o melhor do seu produto; E MAIS: Artistas Plásticos espondo suas Obras.
A entrada terá valor simbólico de R$: 5,00 - mais 2kg de alimento não perecível, que será doado a uma entidade social da cidade. Por isso, o Chapadinha Fashion Day fará a grande diferença entre os eventos que acontecem  aqui na cidade trazendo pra si a responsabilidade social  que cada empresário tem para  com a sociedade.

Bons negócios, lazer e cultura em um só lugar. Leve sua família e divirtam-se!
Chapadinha Fashion Day - Moda, Dança e Arte! 

Prefeitura Realiza Desfile em Homenagem a Independência do Brasil na Zona Rural de Chapadinha


O primeiro desfile oficial do Pólo Canto do Ferreira reuniu  sete escolas dos  povoados Estrela Dois, Madeira Cortada, Saquinho, Soledade, Cruz Velha e  Retiro. Acompanhada  do Deputado Estadual Magno Bacelar, vereadores  e dos secretários municipais,  a prefeita Danúbia Carneiro, agradeceu o apoio da comunidade.

O tema do desfile foi “Educação do Campo (Escola Ativa), polivalente, educação infantil ao 5º ano”. Durante o pequeno percurso, os estudantes desfilaram com bastante entusiasmo, acompanhados pelos pais. A comunidade parabenizou a iniciativa da prefeitura em realizar o primeiro desfile em homenagem a independência do Brasil na zona rural . Ao final do desfile, a prefeita acompanhou o pelotão dos professores do pólo Canto do Ferreira.

Por: Luís Carlos Júnior - Blog Ações e Destaques
Fotos: Alexandre Cunha

Contra Denúncias, Secretaria de Saúde Responde Com Silêncio

De posse de um relatório do Conselho Municipal de Saúde o jornalista Herbert Lago Castelo Branco vem publicando, em seu site (A Prosa), uma série de denúncias contra a gestão da Saúde de Chapadinha.

Entre as supostas irregularidades constam a construção de poço artesiano com valor acima da média, número de exames incompatível com a realidade, salário considerado – pelo conselho – como elevado, pago e recebido pela própria secretária Coutinho e aluguel irregular de imóveis.

A primeira denúncia data de 9 de setembro sem que até agora a SEMUS ou Prefeitura tenham se pronunciado a respeito. O blog (do Alexandre) tentou, sem sucesso, obter a versão oficial sobre os fatos.

Como nestes dias de festejo as repartições públicas não funcionam, tentaremos ouvir as autoridades nos próximos dias.
 

Os caminhos do CCAA


CCAA/UFMA de Chapadinha

Algumas pessoas só conseguem pensar a universidade de forma burocrática. Para elas, tudo se resume a atas, resoluções, normas, etc. Professores, alunos e técnicos simplesmente não existem. Existem apenas códigos, matrículas e contracheques.

Por estarem presas ao vai e vem dos papéis, à rotina administrativa, essas pessoas são incapazes de compreender a universidade em sentido amplo. Acreditam que todas as demandas podem ser resolvidas por canetadas. Que todos os problemas podem ser solucionados a partir de um modelo superficial de gestão.

Outras pessoas vêem a universidade apenas pela ótica do seu grupo. Não entendem ou não querem compreender a realidade em suas múltiplas faces. Pensam ingenuamente que podem criar um pólo universitário de primeiro mundo apenas com palavras. Por isso costumam apresentar idéias sem nenhuma aplicabilidade prática.

Finalmente há pessoas com pensamento diferente: nem burocratas, nem corporativistas. Gente com um pé na realidade e outro no desejo de transformar. Pessoas com experiência administrativa e com vivência acadêmica. Gente que sabe que - além de um poste, um ar-condicionado ou um laboratório - existe algo muito mais importante: o ser humano.

Para essas pessoas, uma universidade realmente prospera e se transforma quando todos - alunos, professores e técnicos - se sentem integrados; quando os obstáculos são resolvidos pela via do diálogo e da compreensão; quando as ações em infraeestrutura vêm junto com o ensino, a pesquisa e a extensão.

Quem pensa assim, pensa a universidade como um todo. Como um espaço pluralista de produção e difusão do conhecimento, e não como um feudo de grupos acadêmicos fechados. Felizmente temos gente assim no Campus de Chapadinha. Gente como o professor Jocélio Araújo, que, dentre as opções existentes, sem dúvida alguma representa o melhor caminho para o CCAA.

Rogger Habibbe

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MATA ROMA: Prefeitura realizará Desfile Oficial em comemoração ao 7 de Setembro


Definida a nova data para os Desfiles em Comemoração ao Dia 7 de Setembro, no município de Mata Roma (distante 36 km de Chapadinha) - o momento cívico acontece no próximo sábado, dia 17, a partir das 16h.  O percurso do desfile será pelas ruas: Alferes Antonio Garreto, Deputado Bacelar e encerramenro na Avenida Raimundo Vieira de Almeida, de frente a Prefeitura, onde terá um palanque com as principais autoridades locais.

Os ensaios com os alunos foram retomados no último dia 8. Participarão do desfile todas as escolas da rede municipal de ensino e terá a participação da banda Marcial de Chapadinha.

A programção prevista para o dia 6 de Setembro foi interrompida devido ao falecimento da diretora da escola Magylla Netto, Profª Rianne Raquel Oliveira Garreto, falecida no dia 30 de agosto último.


Com informações do blog Mata Roma Em Foco

Adolescentes de Chapadinha exercem protagonismo em eventos do município


Nossa equipe de adolescentes está bastante atuante”. Esta é a declaração de Jânio Rocha, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, ao se referir à participação dos jovens chapadinhenses em eventos como a Semana do Bebê e a Conferência Municipal de Assistência Social. Segundo Rocha, os adolescentes foram estimulados a aceitar o desafio de organizar a Semana do Bebê, sendo que a Comissão Pró-Selo ficou responsável apenas pelo apoio logístico e estrutural.

A mobilização da comunidade adolescente de Chapadinha tem se intensificado com reuniões frequentes e participação em atividades voluntárias em escolas e localidades periféricas. A articulação, em geral, é realizada em parceria com movimentos de igrejas ou de associações de bairros.

Entre as lideranças adolescentes envolvidos nas ações do Selo UNICEF no município, podem ser citados: Vanessa Oliveira, Stalone, Andressa Lima e Silvana Oliveira. “A mobilização de nossos adolescentes é muito importante para atingir os objetivos almejados e sua participação na organização dos eventos constitui-se em um teste de protagonismo juvenil”, enfatiza Rocha.

Para mais informações sobre as ações promovidas pela Comissão Pró-Selo de Chapadinha, acessar www.comitejuvenildechapadinha.blogspot.com.

Informações enviadas pelo presidente do CMDCA/Chapadinha (MA) Jânio Rocha.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Confirmado: circulação de ônibus coletivo no Campus Chapadinha

Imagem meramente ilustrativa
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcança mais uma conquista, a implantação de uma linha de ônibus que vai circular pelo município de Chapadinha, beneficiando todos os estudantes do Campus de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA). Esse marco é fruto de reuniões entre o Reitor Natalino Salgado e a Prefeita do Município, Danúbia Carneiro, que sempre esteve à disposição para receber a Universidade e apoiá-la no que fosse necessário para o desenvolvimento da região.

O trabalho desenvolvido pelo Diretor do CCAA, professor Jocélio Araújo, e pela Assistente Social da UFMA, Ezenilde Rocha, que, junto com a Reitoria e a Prefeitura de Chapadinha, se dedicaram desde 2007 para esta realização, contribuiu ainda mais para que fosse concluída essa etapa que vai favorecer os acadêmicos da UFMA e todo o município.

Segundo o diretor do campus, o ônibus irá circular também dentro da Universidade para transporte dos acadêmicos de Agronomia, Biologia e Zootecnia. O itinerário do transporte coletivo urbano do município foi divulgado por meio de um ofício publicado pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, CCAA – UFMA. Segundo o documento, o serviço terá início nessa segunda-feira, 12.

O valor da passagem para o serviço será de R$ 2,00.

Segundo informações contidas no ofício, a empresa que prestará o serviço terá o seguinte itinerário:

SAÍDA - Conjunto José de Sousa Almeida (Minha Casa, Minha vida), passando pela Avenida Agostinho Ribeiro, Avenida José Sarney, Rua Ananias Albuquerque, Rua Cunha Machado, Travessa João Lopes, Avenida Senador Vitorino Freire, Travessa Coelho Neto, Avenida Ataliba Almeida, com destino final ao Campus do CCAA – UFMA.

RETORNO – O ônibus coletivo sairá do Campus do CCAA – UFMA, seguindo pela Avenida Presidente Vargas, Travessa 15 de Novembro, Rua Cunha Machado, Rua Benjamin Ferreira, Rua Gonçalves Dias, Avenida José Sarney, Avenida Agostinho Ribeiro, encerrando o percurso no Conjunto José de Sousa Almeida (Minha casa, Minha vida).

Além desse ganho, hoje o Campus de Chapadinha dispõe de oito obras que estão sendo realizadas simultaneamente para conforto e comodidade dos estudantes de Chapadinha. O novo prédio também dispõe de uma ampla estrutura, com laboratórios equipados, salas amplas e um auditório com capacidade para 200 lugares onde já realizou, em dois semestres consecutivos, duas colações de grau reunindo mais de 50 formandos.

A atuação da Universidade, bem como o trabalho da Prefeitura do Município e da administração do Campus de Chapadinha, garantem o desenvolvimento que hoje a cidade ultrapassa.

Extraído do Portal da UFMA
Edição: Keyle Monteiro
Revisão de texto: Késia Andrade

BURITI: Posto de Saúde é Assaltado Pela Segunda Vez e Criminosos Deixam Rastros de Crueldade

Vigia, José Renato, foi covardemente agredido

O Posto de Saúde de Buriti, localizado no Centro da cidade, foi novamente alvo de criminosos que roubaram equipamentos e agrediram gravemente o segurança José Renato, filho de seu "Manezinho", que se encontra em coma, em Teresina (PI), respirando por ajuda de aparelhos, mesmo após intervenções cirúrgicas.

O roubo aconteceu durante a madrugada da última sexta-feira (9) para sábado e a agressão ao vigilante supõe-se que tenha sido com um pé-de-cabra ou ripa. A polícia civil investigará o caso e a população exige, chocada, uma resposta rápida para este que já é o segundo roubo ao Posto, mas com o diferencial da brutalidade contra um trabalhador, que no exercício de seu trabalho e, praticamente, sem direitos trabalhistas assegurados, tornou-se vítima da violência que cerca nossa cidade.

Naturalmente, este fato nos remete para o primeiro roubo dos equipamentos de ultrassonografia e Raios X, de um analisador hematológico SDH-20 (estimado em R$ 38.000,00), analisador bioquímico Bioplus-2000 (cerca de R$ 7.000,00) e de um microscópio, além de várias sondas, ocorrido ano passado e que até hoje está imerso em dúvidas, suspeitas, silêncio por parte das autoridades e nenhuma conclusão do inquérito foi apresentado para população, que merece explicações tendo em vista que é o dinheiro público que está sendo surrupiado ao roubarem equipamentos de alto valor.

O custo total dos dois roubos, está estimado em cerca de R$ 80.000,00 ( oitenta mil reais).

Alguns questionamentos são necessários se fazer: Teria sido a agressão ao vigilante uma tentativa de queima de arquivo, já que durante o primeiro roubo ele também era o plantonista? Em decorrência da facilidade de acesso ao Posto, teria gente da área da saúde ligada aos roubos? Por que há um silêncio por parte das autoridades responsáveis diretamente pela saúde de Buriti?
 
Os cidadãos do município de Buriti (distante 74 km de Chapadinha) exigem respeito com o dinheiro público e faz-se mais que necessárias explicações tanto do prefeito Neném Mourão quanto do secretário de saúde, Edivaldo Pimentel, já que cuidados importantes, como reforço da segurança do Posto, parecem não terem sido tomados mesmo após o primeiro roubo.
 

O progresso não pode parar

As eleições para diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) estão se aproximando. A votação ocorre nesta sexta-feira, (16), das 8h às 21h. É chegado o momento de refletir para escolher bem aquele que vai dirigir o nosso Centro. Para isso, é preciso comparar as propostas de cada candidato, analisar sua trajetória, verificar sua experiência administrativa. Além disso, é necessário ver qual a contribuição que cada um deu para o desenvolvimento e para a melhoria do Campus de Chapadinha.

É aí que surge a figura do professor Jocélio Araújo, de longe o melhor candidato. Paraibano da cidade de Mari, a 60Km de João Pessoa, Jocélio Araújo é doutor em Zootecnia pela faculdade Lavras-MG. Chegou a Chapadinha em março de 2007 e logo foi eleito diretor do CCAA. Na época, obteve a maioria dos votos de alunos e técnicos administrativos. Entre os professores, também obteve excelente votação, ficando apenas 01 voto atrás do segundo oncorrente. Antes de vir para o Campus de Chapadinha, Jocélio foi coordenador de curso e diretor de órgão suplementar na Universidade do Estado do Paraná. Tem, portanto, qualificação técnica e experiência administrativa.


Desde que assumiu a direção do CCAA, em 2007, Jocélio Araújo vem promovendo uma verdadeira revolução administrativa na universidade, o que resultou em uma série de mudanças tanto na infraestrutura do Centro, como na qualificação dos docentes e nas políticas de assistência estudantil. Graças ao professor Jocélio Araújo, o Campus de Chapadinha saiu de um estágio embrionário para se tornar uma universidade de referência na região do Baixo Parnaíba e no Maranhão. O objetivo agora, segundo ele, é “fazer o Campus crescer ainda mais e se tornar referência nacional”.

Escolher Jocélio Araújo para diretor do CCAA significa, portanto, escolher não apenas uma pessoa, mas um moderno projeto de gestão para o Campus de Chapadinha. Um projeto de futuro dirigido por quem tem um pé na realidade e outro no desejo de transformar. Mais que isso, um projeto que valorize a participação de todos aqueles que fazem parte da comunidade acadêmica: professores, alunos, técnicos e funcionários. É esse o sentido e a característica principal da candidatura de Jocélio Araújo.

Dentre as alternativas apresentadas, o professor Jocélio Araújo representa o melhor caminho para o CCAA: o caminho da inovação. Isso significa criar programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), mais bolsas, consolidar a revista científica, mais políticas de assistência, criar modalidades esportivas, viabilizar o transporte universitário e a alimentação estudantil. Esse é o caminho de quem pensa a universidade como um todo e não de forma setorizada, isolada. É o caminho de quem sabe que o progresso não pode parar.

Rogger Habibbe

Policias Civil e Militar realizam a maior apreensão de drogas deste ano em Chapadinha


Por: Luis Carlos Júnior - Blog CN1

Cumprindo um mandado de busca e apreensão do Juiz da Comarca de Chapadinha, Mário Henrique Mesquita Reis, policiais civis e do Serviço de Inteligência da 4ª C.I. de Polícia Militar, apreenderam uma grande quantidade de drogas, aparelhos celulares, armas de fogo, plástico para embalagem, várias munições e uma certa quantia em dinheiro.

Durante a operação, realizada hoje (13), pela manhã, numa residência no bairro Aparecida, foram presos quatro homens (Francisco Alves Costa, Gracez Alves Gomes, Juvenal Alves Gomes e Jorge Marcos) e apreendidas duas menores. Todos negaram o envolvimento com o tráfico de drogas.

Os policiais já vinham monitorando a quadrilha há algumas semanas. Segundo o delegado Jairon Timbó e o Tenente Edmilson, pelo montante em dinheiro apreendido a droga já estava sendo comercializada. Os policiais acreditam que a venda dos entorpecentes seria intensificada com o final dos festejos da padroeira.

Foram apreendidos durante a Operação:

- R$ 5.084,60 (Cinco mil e oitenta e quatro reais e sessenta centavos)

- 2 Kg e 300 g de Maconha

- 1 Kg de Crack

- 1 Pistola 380 e um revólver calibre 38

- Várias munições

- 10 aparelhos de celulares

- 2 microfones

- Plástico para embalar a droga

Escolas levam à Avenida Ataliba Almeida adereços e alegorias nos desfiles de 07 setembro

Fotos: Blog Interligado

Os Desfiles de 7 de Setembro, em Chapadinha, reuniram milhares de pessoas na Avenida Ataliba Vieira de Almeida. Este ano a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, abordou o tema “A construção identitária do município de Chapadinha”.

Do palco a prefeita, Danúbia Carneiro, declarou abertos os desfiles de 7 de Setembro. As apresentações começaram com o pelotão de porta bandeiras e das bandas marciais do município. Em seguida vieram as escolas da rede particular, acompanhadas das suas fanfarras e destaques.


Várias autoridades prestigiaram o evento cívico, entre elas, o deputado estadual, Magno Bacelar, que ficou emocionado ao saber que a banda marcial de Chapadinha recebera o nome do seu pai, Dr. Moacir Bacelar.

Nas arquibancadas, lotadas, o público assistia confortavelmente aos desfiles das 34 entidades civis. Cada gestor educacional recebeu da prefeita um certificado de participação. Aliada a festa dos 189 anos de independência do Brasil, as escolas da rede municipal de ensino, mostraram na avenida a história de desenvolvimento do município.

Entre as 22 escolas da rede municipal que estavam na avenida, cinco da Zona Rural também participaram dos desfiles. Foram enfatizados vários aspectos da nossa cidade, como a cultura, a inclusão social, agricultura, os primeiros habitantes do município, as riquezas naturais, a religiosidade e a importância dos programas sociais desenvolvidos em Chapadinha.Também foram abordadas na avenida a participação da família na escola, o desenvolvimento do esporte e da saúde no município.


Sob a regência do maestro Raniere, a banda marcial da UI Almada Lima, fez uma belíssima homenagem ao saudoso jornalista e mestre de cerimônia, por muitos anos, dos desfiles de 7 de Setembro em Chapadinha, +Jota Coutinho. A banda tocou “We are the world”, canção escrita por Michael Jackson.


Desfilaram ainda na avenida o pelotão da Semed puxado pela Secretária de Educação, Enir Ferreira, as escolas estaduais e a guarda municipal, que encerraram as festividades em homenagem aos 189 anos de independência do Brasil.

Por: Fabrícia Bogéa

Passeio motociclistico reúne muitos devotos de Nossa Senhora das Dores

Muitos fiéis acompanharam o Passeio Motociclistico promovido pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no último final de semana. A concentração aconteceu ao lado da Igreja Matriz e reuniu muitos motociclistas na tarde do último sábado (10). O passeio teve a escolta da Guarda Civil Municipal, que não registrou nenhum incidente, durante o percurso. O tradicional passeio motociclistico seguiu por várias ruas e avenidas da cidade, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores.

Postagem resumida. Continue lendo no blog Ações e Destaques

ENEM das Escolas de Chapadinha Mostra Fosso de Qualidade Entre Escolas Públicas e Privadas

Clique na imagem para ampliá-la

A escola chapadinhense melhor colocada no ranking do ENEM estadual é a Escola "O Pequeno Príncipe": a escola teve 589,25 pontos, ficou na quadragésima oitava posição do estado e teve todos os alunos avaliados no exame de 2010. O Colégio Nossa Senhora de Fátima – CONSEF ficou na posição de número 59, com 579,72 pontos. O Colégio Batista Chapadinhense teve 570,85 (68ª). O FAC completa a lista das escolas privadas na 168ª posição com 521,37 pontos.

Entre as escolas públicas de Chapadinha a melhor colocação foi do Centro de Ensino Dr. Otávio Passos (Colégio Bandeirantes) que obteve 510,06 pontos e ficou na 228ª colocação. O CE "Dr. Paulo Ramos" com 489,23 na posição de número 376 e o Centro de Ensino Raimundo Araújo vem logo em seguida (379ª) com 488,28 pontos.

Câmara Promove Debate Sobre Políticas Públicas para Portadores de Deficiência


Foi realizada no último sábado, 10 de setembro, a primeira audiência pública de Chapadinha para discutir a Implementação de Políticas Públicas para os Portadores de Deficiência, com o objetivo de promover amplo debate sobre a política municipal voltada para a pessoa com deficiência.

O evento, de iniciativa da mesa diretora da Câmara Municipal de Chapadinha, indicado pela vereadora Márcia Gomes, presidente da Casa, aconteceu durante toda a manhã, no prédio da Câmara.

Além de pessoas portadoras de deficiência, estiveram presentes representantes da Apae de Chapadinha e da Federação das Apaes do estado e de entidades ligadas aos direitos do portador de deficiência, entre outras instituições.

A abertura da solenidade foi feita por um coral de alunos da Apae de Chapadinha, que cantaram o Hino do Município. A aluna Joseane Nunes, de 26 anos, emocionou a todos ao fazer um pedido às autoridades, pela volta da Apae Saúde, fechada no ano passado. Este, aliás, foi um dos assuntos mais discutidos durante o evento.

A galeria da Câmara ficou lotada durante toda a audiência. Quatro convidados ministraram palestras sobre o tema “Implementação de Políticas Púbicas na Defesa e Proteção da Pessoas com Deficiência”: Dr. Fernando Ramos, neuropediatra e ex reitor da UFMA, Dra. Murta, fonoaudióloga, Gerônimo Ferreira, presidente da Federação das Apaes-MA e o advogado José Rosean, representando a OAB-Chapadinha.

Ao final de cada palestra, os participantes inscritos apresentavam propostas orais para a implementação das políticas públicas em defesa da pessoa com deficiência.

Um documento será elaborado e encaminhado às autoridades competentes, e também será divulgado nos meios de comunicação.

Texto e Fotos: Blog do William

Chapadinha sediará reunião para instalação do comitê da Bacia Hidrográfica do Munim


Sec. Meio Ambiente, Victor Mendes

Chapadinha sediará no próximo de 14, no auditório da Prefeitura, das 14h às 18h, uma reunião, que servirá de base para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Munim, órgão que será o regulador da pesca, da exploração de areia e seixo e do desmatamento de áreas ribeirinhas, promovido pelos pequenos produtores rurais de toda a região.

O secretário municipal de Turismo, Onézimo Garreto, disse que Chapadinha tem interesse em ser a sede do escritório do comitê e vai lutar para isso.

O Estado está se propondo a criar dois comitês de bacias, e nós precisamos que o comitê da bacia do Munim seja criado, em razão da grande necessidade da preservação desse rio, que é importante não só para Chapadinha, mas para todos os outros municípios que os cercam, desde sua nascente em Aldeias Altas, até Icatu”, disse Onézimo.

O secretário estende o convite a toda a sociedade Chapadinhense, para que participe desta reunião do dia 14. “Essa renião será ponto balizador das decisões para a criação da Bacia Hidrográfica do Munim”, enfatizou.

No encontro em Chapadinha, estarão presentes várias autoridades, entre elas o secretário estadual do Meio Ambiente Victor Mendes, a prefeita Danúbia Carneiro e o deputado estadual Magno Bacelar.

Esta é uma das cinco reuniões promovidas pela secretaria de estado do Meio Ambiente, preparatórias para o XIII ENCOB e o Encontro Maranhense para Governança das Águas, em São Luís no período de 24 a 28 de outubro de 2011, com o objetivo de mobilizar a população maranhense para participar dos eventos.

Post resumido. Continue lendo no Blog do William

Arquivo do blog