WebNet

WebNet

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Preso Eloir Tocheto assassino de Dorinha e Diego em Anapurus


Eloir Tochetto assassinou brutalmente sua ex-esposa Doralina Alves Garreto (Dorinha) e o sobrinho dela Diego Diniz Santos, ambos da cidade de Mata Roma, em 01 de janeiro de 2009 na cidade de Anapurus.
Por volta das 00:40 horas dessa sexta-feira (30), A Polícia Rodoviária Federal capturou um foragido em Itaberaba (BA). A prisão ocorreu durante atendimento de um acidente envolvendo o veículo Toyota/Hilux, placa DYF 3220/BA, que tinha como passageiro Eloir Tochetto, 42 anos.

Ao consultar os dados do passageiro, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto em seu nome, com origem no estado do Maranhão, pelos crimes de duplo homicídio e por tentativa de assassinato. O acusado teria cometido os crimes no município de Anapurus/MA, em 2009 - assassinato de duas pessoas, entre elas a sua esposa.

Eloir Tochetto foi encaminhado para delegacia para realização dos procedimentos legais.


+VEJA MATÉRIA RELACIONADA (Na época do crime)

POLÍCIA PROCURA ACUSADO DE MATAR EX-MULHER

A Polícia Civil do Maranhão está a procura de Eloir Tochetto, 39 anos, natural de Pérola d’Oeste, no Paraná. Ele é acusado de matar a sua ex-mulher e um sobrinho dela, no dia 1° deste mês (Janeiro/2009), no município de Anapurus (MA), e teve a prisão preventiva decretada pela juíza da comarca de Brejo.

Eloir é gerente e tratorista em uma fazenda de agricultura de soja naquela região. Qualquer informação do paradeiro do acusado pode ser repassada pelos telefones (98) 3481-1020 ou (98) 3214-3728.

VARGEM GRANDE: Emissora de TV Ligada ao Prefeito é Lacrada pela PF

A Polícia Federal lacrou a TV Difusora de Vargem Grande (município distante 73 km de Chapadinha) na manhã desta sexta-feira (30). A emissora, que é ligada ao Prefeito Miguel Fernandes (PMDB - foto), estava funcionando de forma irregular, ou seja, o Sistema de Comunicação Governista (TV Difusora) não possui a outorga que é concedida pelo Governo Federal através do Ministério da Comunicação, por tanto, assim como tantas, a Difusora de Vargem Grande também é PIRATA.

Do Blog do Thales Castro (Observatório Político)

SEMED Desenvolve Projeto Pedagógico em Alusão a Semana da Criança

Maria Dias Aguiar (Mariquinha) – Coord. Pedagógica de Educação Infantil; Francilene Lima – Coord. de Ensino da Rede Municipal; Josilene Aguiar – Coord. de Ensino de 1º ao 5º ano e; Raimundo Martins – Assessor Especial da Secretaria, discutindo o Projeto

A Prefeitura Muncipal de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estará promovendo no período de 05 a 11 de Outubro, o projeto O MUNDO ENCANTADO DAS CRIANÇAS. O objetivo é possibilitar aos educandos da rede municipal de ensino momentos de aprendizagens significativas e prazerosas.
 
As atividades alusivas a semana da criança, serão desenvolvidas na área de lazer da Associação Cangaia.

Serão realizadas várias atividades lúdicas recreativas, como apresentação de teatro, exposição literária, shows musicais, circenses, jogos e brincadeiras, gincanas, entre outras. Dessas atividades somente a gincana não acontecerá na Associação Cangaia, e sim na Praça Irineu Veras Galvão.

O projeto tem como público alvo os alunos da educação infantil, ensino fundamental e EJA.

O evento contará com a participação dos professores, coordenadores, supervisores, gestores, dentre outros membros da equipe da SEMED.

A programação será a seguinte:

Dia 05 – Turno Matutino: Escolas Jardim Cirandinha e Anjo da Guarda

Dia 05 – Turno Vespertino: Pré-escola Branca de Neve, Pingo de Gente e pré-escola Boa Vista

Dia 06 – Turno Matutino: Pré-escola Luis Rocha Junior e escola Raimundo Gomes

Dia 06 – Turno Vespertino: Escola Bernarda Portela, pré-escola Sorriso da Criança, Escola Sebastião Rodrigues Lobo, escola Acelino da Silva e Dom Pedro I.

Dia 07 – Inicio da Gincana com realização de uma grande carreata pelas ruas da cidade

Dia 10 – Turno Matutino: Escola Chapada das Mulatas, Carolina Mesquita e escola Ana fortes

Dia 10 - Turno Vespertino: Escola José Sarney, escola Nossa Senhora Aparecida e João Gomes

Dia 11 – Turno Matutino: Colégio Alexandre Costa, escola Gonçalves Dias, Isaias Fortes, Manoel José de Santana, Tancredo Neves, Augustinho Ribeiro, Aldalina da Silva Machado

A organização ainda destaca que será dado todo o apoio logístico as crianças participantes, além de completa alimentação.


 

Carlos Henrique Assume a Presidência do PPS

O médico veterinário Carlos Henrique Marques assumiu a presidência do Partido Popular Socialista (PPS) em Chapadinha. Vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e atual diretor da AGED, Carlos Henrique revelou que sua principal missão a frente do PPS é fortalecer o partido. “Vamos lutar para aumentar o número de filiados e fazer do PPS uma referência de política de qualidade e compromisso social”, disse Carlos Henrique.

Nosso trabalho no comando do PPS começa agora, mas vai se estender nos próximos anos até 2016, quando pretendemos acumular força e experiência para, quem sabe, disputar as eleições com candidatura própria à prefeitura” completou Marques.

O novo dirigente da agremiação socialista adiantou ainda que o PPS terá candidaturas a vereador nas eleições do próximo ano. Quanto à sucessão municipal de 2012, CH disse que partido está discutindo o assunto e pretende tomar posição ouvindo o conjunto dos filiados. 

Carlos Henrique Marques declarou que o foco do partido será sempre o bem comum da comunidade chapadinhense e finalizou reforçando o convite aos simpatizantes, “estamos abertos para novos filiados e lembramos àqueles que queiram concorrer a cargos eletivos ano que vem que o prazo se encerra no próximo dia 7 de outubro”, concluiu.


Preso homem que se passava por médico em Urbano Santos

Policiais civis prenderam na manhã desta sexta-feira (30), o falso médico identificado como José Jadson Sá Matias. Ele foi flagrado clinicando em sua própria casa no município de Urbano Santos (distante 63 km de Chapadinha). Segundo informações da Polícia, Jadson utilizava um documento falso do Conselho Regional de Medicina (CRM) e também trabalhou no município maranhense de Alcântara.
No levantamento da ficha criminal do acusado estão registrados outros crimes praticados nos Estados do Amazonas e Pernambuco, onde chegou a ser preso por falsidade ideológica. José Jadson Sá Matias é natural do município de Crato, no Ceará.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

MP de Buriti Promove Seminário sobre Meio Ambiente


No último dia 20 de setembro, a Promotoria Pública de Buriti (município distante 74 km de Chapadinha) realizou o 1º Seminário sobre Meio Ambiente, ocorrido no Centro de Apoio Pedagógico (CAP), onde foram discutidas as temáticas que abordavam o Desmatamento, a Pesca Predatória, Preservação da Água, Coleta de Lixo e Produção de Soja.

Participaram do seminário as Associações de Moradores, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, SINTASP/MCN, o prefeito Neném Mourão, os vereadores, alunos e sociedade em geral.


O seminário teve como palestrantes as seguintes convidados: Dra. Renata Marques, veterinária e coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional de Chapadinha; Dr. Ivo, agrônomo e Diretor Regional da AGED-MA; Álvaro Cardoso – Representante do Ministério da Agricultura; Tenente Holanda, do Batalhão da Polícia Ambiental; Dr Cleberson, engenheiro agrônomo; Dr. Leitão, diretor SEST (Serviço Social do Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Teresina-PI; Prof. Cláudio Gonçalves – doutor em entomologia e professor da UFMA - campus Chapadinha e, a Dra. Klycia Luiza Castro de Meneses, Promotora de Justiça da Comarca de Buriti.


Chapadinha Voltará a ter 15 Vereadores

Fachada da Câmara Municipal de Chapadinha
Os vereadores da Câmara Municipal de Chapadinha decidiram por unanimidade aprovar o projeto que aumenta o número de cadeiras no Legislativo de 10 para 15, na tarde desta quinta-feira (29). Oito vereadores compareceram à sessão e, por unanimidade, votaram em favor do aumento.
 
Como tem o prazo até o próximo dia 7 de outubro, da Lei Eleitoral, a medida foi posta de forma urgente para atender ao prazo eleitoral e, com isso, consolidar o aumento já na próxima legislatura.  
Ver. Márcia Gomes - Presidente da Casa
A norma já havia sido aprovada no Congresso em 2009, quando foi autorizado o acréscimo nas câmaras municipais, de acordo com o tamanho da população.

E MAIS: Segundo informa o jornalista Luís Carlos Júnior, no Blog Ações e Destaques, na sessão desta quinta-feira (29), foram aprovadas outras indicações, entre elas, a que trata da recuperação da ponte da localidade Cangaia;  O vereador França Nilo, deu entrada na mesa diretora do Projeto de Lei que cria o sindicato dos moto taxistas de Chapadinha.
*Fotos: (Câmara Mun./Antenor Ferreira); (Ver. Márcia Gomes/William Fernandes)

PSD Disputará Eleições em 2012 em Chapadinha

Antonio Gedeão Siqueira Neto, o Netinho (foto), Guarda Municipal, é o presidente do PSD, Partido Social Democrático, o mais novo partido político do Brasil.

Em conversa com o blog do William Fernandes, Netinho informou que após reunião com o deputado estadual Raimundo Cutrim, vice-presidente estadual do partido e com o vereador Émerson Aguiar, foi indicado para presidir o partido em Chapadinha e articular adesões em todos os municípios da região.

"O partido já nasce grande em Chapadinha. Já fomos procurados por três vereadores de mandato, que não quiseram revelar seus nomes, por enquanto, mas já nos enviaram toda documentação necessária para a filiação. Além destes vereadores, que estão praticamente garantidos, recebemos outras pessoas que querem filiar-se no PSD", disse Netinho.

De acordo com Netinho, o deputado Cutrim prometeu realizar uma grande convenção em Chapadinha, para ficar na história da cidade.
 
Resumido. Leia na íntegra no Blog do William

Homem é Preso Acusado de Assalto a Mão Armada

Imagem meramente ilustrativa
Geofran Lopes, vulgo "Pepeu", residente no Bairro Aparecida, foi preso na manhã da última quarta-feira (28), acusado de praticar assalto a mão armada no início da madrugada, no Bairro Areal.

A vítima, um menor que trabalha em uma pizzaria no Centro da cidade, disse que ao chegar em casa, por volta das 00h30, foi abordado por uma pessoa encapuzada que colocou uma faca em sua barriga e anunciou o assalto.

O ladrão levou um celular, um capacete e as chaves da moto em que a vítima andava, pertencente ao dono da pizzaria.

Por volta das 9h da manhã, o menor foi à delegacia, acompanhado dos pais, que registraram ocorrência. Sem perda de tempo, policiais foram em busca do suspeito e chegaram até Geofran Lopes, o Pepeu, um velho conhecido dos policiais.

O acusado, que segundo a polícia estava sob efeito de drogas, e já teve várias passagens pela delegacia de Chapadinha e até de outro estado, por prática de furto, negou a autoria do crime e acusou duas pessoas (Micael e Fabiano), como praticantes do delito. No entanto, o menor contou à polícia que apenas uma pessoa praticou o assalto. A polícia informou que irá em busca das duas pessoas citadas por Pepeu, para fazer uma acariação entre eles. Segundo o agente civil Itamar Macedo, Pepeu é usuário de drogas (principamente o crak) e por conta disso, vem praticando uma série de assaltos na cidade, além de ameaçar vizinhos.

O delegado de plantão efetuou o auto de flagrante e Pepeu ficará preso, à disposição da justiça.

Roseana Sarney assina acordo para instalação de fábrica da Suzano em Chapadinha


A governadora Roseana Sarney assinou, ao final da tarde desta quinta-feira (29), no Palácio dos Leões, protocolo de intenções com a Suzano Energia Renovável para a implantação de uma unidade industrial de produção de pellets de madeira. O empreendimento será instalado no município de Chapadinha pela Suzano e está orçado em R$ 1 bilhão. Este é o segundo investimento do grupo no Maranhão. O primeiro é a fábrica da Suzano de Papel e Celulose que está sendo instalada no município de Imperatriz.

O presidente do Grupo Suzano, Antônio Maciel, explicou que o projeto compreenderá de três linhas de produção de pellets de madeira para energia, com capacidade aproximadamente de gerar um milhão de toneladas/ano cada linha. O início das atividades de produção está previsto para 2013.

O programa que deve gerar dois mil empregos diretos e pelo menos oito mil indiretos, ou seja, mais de dez mil empregos para a Região de Chapadinha”, completou o executivo do Grupo Suzano.

Os pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira moída. A maior vantagem da “peletização” é o de concentrar maior valor energético por tonelada. Portanto, é a forma mais eficiente de transportar biomassa por longas distâncias.

O secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, que mantém reuniões com os executivos da empresa desde o ano passado, também participou da reunião. Ele considerou a chegada de mais um projeto de grande impacto econômico-social para o Maranhão como uma prova da credibilidade que o Governo do Maranhão conquistou junto ao empresariado brasileiro.

O empreendimento significa mais novos postos de trabalho para o Maranhão e em especial para a Região de Chapadinha. Trata-sede uma energia renovável. Os pellets de madeira são produtos importantes para a Europa, que tem metas para redução do carvão mineral. Uma conquista para o Governo pela abrangência e desse porte o primeiro a ser implantado no país”, disse Maurício Macedo.

A Suzano Energia Renovável tem como objetivo atender à demanda crescente do mercado mundial por fontes renováveis de energia. Nesse contexto, a partir da produção de biomassa para energia, a Suzano Energia Renovável contribui para o objetivo de uma matriz energética mundial mais limpa e menos dependente dos combustíveis fósseis (como carvão mineral, petróleo etc.).

Os pellets armazenam o dobro de energia por tonelada quando comparados aos cavacos de madeira e podem ser utilizados em processos de queima conjunta com outro combustível – processo conhecido como cofiring. Por ser um tipo de biomassa é uma importante fonte de energia renovável. Pellets são partículas desidratadas e prensadas de madeira de eucalipto moída.

O empreendimento do Grupo Suzano em Imperatriz está orçada em R$ 4 bilhões. A unidade vai gerar em torno de 18,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de sete mil somente durante a fase de construção da fábrica. A inauguração deverá começar no início de 2013.

SECOM

Horário de verão começa em 16 de outubro

O horário de verão este ano vai começar à 0h de 16 de outubro e vai até à 0h de 26 de fevereiro de 2012. Durante esse período, os relógios das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão permanecer adiantados em uma hora.
No ano passado, o período teve início no dia 17 de outubro e durou até 20 de fevereiro deste ano.
Adotado no Brasil desde o verão de 1932 (Governo Vargas - porém descontínua), o horário de verão, que vem sendo aplicado anualmente desde o ano de 1985, busca o melhor aproveitamento da luz natural, adiantando-se os relógios em uma hora. A medida reduz o consumo de energia elétrica entre 18h e 20h.
O Maranhão vai ficar fora do horário de verão, mas alguns serviços terão horários modificados, e, assim, a população do Estado precisa estar atenta às mudanças.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde realizará Mutirão de Combate ao Glaucoma

Por: Sousa Neto
A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população em geral, para participarem do Mutirão de Combate ao Glaucoma, que será realizado neste sábado, dia 1º de Outubro de 2011, a partir das 7h da manhã, no Centro de Saúde Benú Mendes, no bairro Areal.

O objetivo principal do evento é diagnosticar e combater a doença no município.

Para receber o atendimento, é preciso levar RG (Carteira de Identidade), Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

Pela portaria 288/2008, do Ministério da Saúde, todos os municípios do Brasil podem fazer o mutirão de atendimento.

O principal fator de risco do glaucoma é a elevação da pressão intraocular. Diabéticos e pessoas que sofram com pressão arterial alta também devem procurar o atendimento, pois a pressão arterial irregular compromete os índices de pressão intraocular. O glaucoma é uma doença hereditária e não tem cura.

*Imagem ilustrativa

SINDCHAP: Convocatória para Assembléia Geral


O SINDCHAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Chapadinha – MA, CONVOCA todos os associados e pessoas interessadas para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL que acontecerá nesta sexta-feira, dia 30 de setembro de 2011, a partir das 17h30,  na sede da Entidade com a seguinte pauta:

- Convênios;
- Audiência no Ministério Público;
- Processo nº 1.330/2003;
- Outros interesses da Categoria.

ARMANDO FERREIRA DE ARAÚJO - Presidente

Vereadores Trocam de Legendas

Mais votado nas últimas eleições municipais de Chapadinha, o vereador Antonio Peroba (foto a direita)) deixou o PSB e ingressou no Partido Progressista (PP) depois que a prefeita Danúbia passou a controlar a legenda.
 
Peroba teve 1.843 votos em 2008, apoiou Isaías, mas deixou o grupo do ex-prefeito em meados de 2009, quando se negou a fazer oposição sistemática à prefeita, passou a ser hostilizado pelos antigos aliados e resolveu apoiar o governo Danúbia Carneiro na Câmara Municipal. Agora vai disputar a reeleição como puxador de votos do Partido Progressista.

Emerson Aguiar Filia-se ao PV

O vereador Emerson Aguiar acaba de confirmar sua filiação no Partido Verde (PV). O parlamentar esteve na última segunda-feira (26) – acompanhado do deputado Magno Bacelar e da prefeita Danúbia Carneiro, com o Secretário de Estado de Cidades, Pedro Fernandes, que é presidente estadual de seu antigo partido, o PTB. O vereador falou a Fernandes da impossibilidade de continuar na legenda por conta da ligação do PTB local com o ex-prefeito Isaías. Sendo liberado por Fernandes para deixar o partido sem qualquer retaliação ou ação judicial contra ele. 
Resumido. Continue lendo no Blog do Alexandre Pinheiro

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tribunal do júri absolve acusados de homicídio em Santa Quitéria (MA)

O conselho de sentença do Tribunal de Júri instalado na Comarca de Santa Quitéria (município distante 101 km de Chapadinha), no último dia 26, absolveu, por unanimidade, Aderson Ângelo da Silva, o “Adelsione”, e Francisco das Chagas Filho, acusados pelo assassinato de José de Ribamar Pereira da Silva, o “Zé Vagem”. O crime aconteceu às 22h30 do dia 27 de agosto de 2007, no povoado Riachinho, naquela cidade. A vítima foi executada com um tiro de espingarda.

Os réus foram absolvidos nos termos dos artigos 386, VI, e 492, inciso II, do Código Penal, uma vez que os jurados reconheceram a materialidade em relação aos réus, acolhendo a tese da defesa da negativa de autoria, já que o Ministério Público, através do promotor Lucio Leonardo Frós Gomes, não conseguiu provas concretas sobre a autoria do crime.

A juíza da comarca, Elaile Silva Carvalho, após a leitura da absolvição dos denunciados, condenou o Estado ao pagamento de honorários aos advogados Frankstone Osvaldo Spíndola Moreira Correa (R$ 6.000,00) e Bernardo Martins de Almeida (R$ 3.000,00), pelas defesas de Aderson Ângelo da Silva e Francisco das Chagas Filho, respectivamente, uma vez que os dois são considerados carentes financeiramente e não tiveram o suporte da Defensoria Pública durante o julgamento.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Equipe do Precatório Itinerante chega à VT de Chapadinha

Fachada da VT de Chapadinha - Foto: Sousa Neto

A equipe do Juízo Auxiliar de Precatórios e do Serviço de Precatórios do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) inicia, nesta terça-feira (27), os trabalhos itinerantes na VT de Chapadinha, para tentar reduzir o número de precatórios pendentes de pagamento nesta vara trabalhista. Estão em pauta, para tentativa de conciliação, 221 precatórios, com pagamento pendente no valor total de R$ 5.087.902,10. A visita em caráter itinerante vai se estender até a próxima sexta-feira (30).

O juiz Auxiliar de Precatórios, Maurílio Ricardo Néris, vai fazer audiência de conciliação com os municípios de Itapecuru Mirim, Santa Quitéria, Brejo, Nina Rodrigues, Urbano Santos, Chapadinha, Presidente Vargas, Magalhães de Almeida, Buriti e Anajatuba. Dentre esses municípios, Itapecuru Mirim é o que acumula maior número de processos (150), cujos débitos chegam a um total de R$ R$ 2.983.168,74.

No primeiro dia da itinerância, a equipe fará uma análise de todos os precatórios inadimplentes. Na terça-feira (27), o juiz fará audiência com os municípios de Magalhães de Almeida, às 9h; Buriti, às 10h; Anajatuba, às 11h30min e Itapecuru Mirim, às 15h.

Na quarta-feira (28), as audiências serão com as prefeituras de Santa Quitéria (9h), Brejo (10h), Nina Rodrigues (11h) e Urbano Santos (15h). Na quinta-feira (29), será a vez dos municípios de Chapadinha (9h) e Presidente Vargas (10h). O último dia (30) será reservado para a liberação de alvarás e outros procedimentos judiciais.

Durante toda a itinerância, o juiz ficará à disposição das partes, advogados, procuradores e prefeitos para prestar esclarecimentos, solucionar pendências e despachar os processos em fase de precatórios, bem como proceder à liberação de alvarás.

Equipe itinerante - Além do juiz Maurílio Ricardo Néris, também fazem parte da equipe itinerante a chefa do Serviço de Precatórios, Suzana Regina Pontes de Castro Moreira, e as servidoras Samantha Dourado Ribeiro e Clara Ataídes.
 

Homenagem ao ex-vereador Antonio Alves

"Conheci o irmão Antonio Alves na caminhada de Igreja a pouco mais de 02 anos, tempo suficiente para descobrir o importante homem que é pra nossa comunidade.

Homem honesto, justo, trabalhador, bom esposo e um grande evangelizador da Palavra de Deus, foi um grande seguidor de Cristo através do amor ao próximo, pois, dava a vida pelo irmão se fosse preciso, amava seus irmãos da comunidade.

Começou sua caminhada muito cedo na Pastoral da Juventude, preparou muitos casais para receber o sacramento do matrimônio e muitos jovens para receber outros sacramentos como BATISMO, ajudou a formar muitos grupos da nossa paróquia e outras vizinhas. É padrinho da Comunidade de Santa Luzia (continua sendo, e hoje está sendo construído o Santuário de Santa Luzia), membro da Pastoral Familiar, Catequista e palestrante de Encontros de Casais, um grande conhecedor da Palavra de Deus.

Antonio Alves, em trabalho pastoral com a Comunidade do bairro Santa Luzia

Foi vereador em Chapadinha -MA de 1982 à 1996, logo no terceiro mandato teve que tomar uma importante decisão em sua vida, ou seguir a carreira política, ou seguir a missão que Cristo colocou em suas mãos, preferiu a última, segundo ele, se continuasse na política teria que corromper-se, e passou a dedicar-se a Igreja.

Pra nós Cristãos e amigos de Antonio Alves, a partida pra outra vida desta forma, tão brutal (não cabe a nós questionar), nos confortamos em saber que todos os grandes homens seguidores de Cristo, os grandes homens da igreja como São Pedro, São Paulo, São Tiago, São Sebastião e muitos outros, foram MARTIRIZADOS, sofreram na sua morte, mas, foram recompensados na Glória do Senhor e com nosso irmão Antonio Alves não foi diferente. Nosso irmão COMBATEU O BOM COMBATE.

Paz e Bem a todos! "

Lindomar Torres
 
*Extraído do Blog do William

A Saúde Precisa de Saúde

*Por: Almir Moreira – Advogado
Imagem ilustrativa

Quando digo o que acontece por aqui, pelo menos no tocante a saúde, acontece também no Brasil, não falo por falar ou com meias desculpas, é fato e, fato fácil de constatar.

O noticioso jornalístico tem ocupado horas e páginas pelos mais variados Estados da Federação dando conta da miséria vivida pela saúde publica. Hospitais abarrotados, sem leitos, deficientes na estrutura física, sem medicamentos e atendentes em número suficientes são a tônica; faltam ambulâncias, ou quando tem estão em péssimo estado, e assim a marca desta saúde universal vai ficando. Pior, às vezes detecta-se a existência de equipamentos e veículos (ambulâncias) novinhos em desuso, parados por conta da burocracia ou da inapetência para o cargo por certos gestores, se é que se pode chamar alguns destes de gestores, só se for de seu próprio umbigo.

A saúde pública brasileira cantada em verso e prosa como exemplo, ante sua filosofia e sistema jurídico implantados, pois, universal a contemplar a todos vai mal; está a saúde pública no Brasil a precisar de saúde, deste jeito está doente, enferma, moribunda.

De norte a sul os problemas são os mesmos. As mesmas células doentias num se repetem no outro, o mesmo caos no Amazonas é encontrado no Rio Grande do Sul.

A origem do problema o mesmo: falta de recurso, falta grana para manutenção do sistema. A cantiga é sempre esta e, antiga. Tudo bem, saúde não é barato. Custa caro sua manutenção. Mas também é verdade, verdadeiríssima, a má gestão destes tão decantados poucos recursos ocorre por quase todo o País. Dinheiro público mal aplicado e gerenciado neste setor corrói o sistema; má vontade, falta de criatividade e desvio para outros fins engrossam o coro.

Não adianta um grito solitário num único município, cheirará sempre a política partidária ou oportunismo de plantão com a dor alheia, esta bandeira deve ser de todos, ela é nacional. União e Estados faltam com os municípios, todos os dados não negam a capenga participação destes entes, ambos estão em débito não fazem sua parte.

Neste momento se avizinha a próxima eleição municipal, disfarçado ou não alguns dão passos almejando cargos, este tema merecia melhor atenção e mobilização, e não ser mero alvo de denúncias. Andar correndo atrás de defunto e louco por alça de caixão não é papel para quem pretende representar a sociedade, o papel do líder é mostrar o rumo, é apontar a solução, é demonstrar capacidade para liderar. Chega deste populismo barato, digno dos tempos dos coronéis.
 

Os Sádicos de Chapadinha

Por: Anaximandro Cavalcanti – Psicólogo

Nesta última semana fomos tomados por um acontecimento cruel, que por si só já causa sofrimento, (a morte de 09 irmãos chapadinhenses). Mas infelizmente sádicos de plantão fazem questão de revivê-lo e passá-lo adiante em seus celulares e em suas comunidades virtuais. Nada contra com quem gosta de ver cenas de horror, mas divulgar de forma irresponsável estas imagens e vídeos extremamente fortes e chocantes para uma criança de 05 anos é no mínimo um ato de barbárie.

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê:

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Art. 6º Na interpretação desta Lei levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.

Como vemos, o artigo 5º fala que, nenhuma criança será objeto de violação e crueldade. Ora; não é uma crueldade expor uma criança a cenas tão fortes que até mesmo adultos sentem-se mal a ponto de vomitar. E no artigo 6º fala da condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento. Eu como psicólogo sei dos riscos de expor uma criança a tal realidade. Mas não vim falar de psicologia, nem de direitos da criança, vim pedir em nome delas, das crianças; se vocês não respeitam os familiares dessas pessoas que estão passando por um momento que com certeza é o mais doloroso de suas vidas, pensem em seus filhos que estão sendo expostas a tais imagens. Vocês estão acabando com a inocência delas, estão roubando-lhes o período da vida mais belo que é a infância, estão negando a elas o direito de sonhar e brincar. Não transformem seus filhos em pessoas amarguradas e inseguras no futuro. Não interfiram de forma tão nefasta em seus mundos, já não basta o que fizemos com o nosso? Em nossa sociedade chapadinhense, outrora pacata, existe agora um silencioso conflito social político e religioso, só perceptível aos mais sensíveis, nosso contato diário com a violência esta fazendo como que a encaremos de forma cada vez mais banal. Não precisamos de mais doentes para discernir a maldade e a violência em um meio onde no momento só deve haver sonho, proteção e carinho. Crianças não são preparadas para isso, nós mesmos não somos. Essas pessoas não são tomadas pelo horror, abrigam dentro delas impulsos selvagens que levam ao assassinato, à tortura e à guerra.

Nós não vivemos na Idade Média, mais especificamente no período da Santa Inquisição, onde os aparelhos de tortura deveriam infligir o máximo de dor à vitima, e as execuções eram realizadas em praças públicas, mas nos comportamos como tais. Na época era comum, pessoas pagarem para assistirem cenas de tortura. Infelizmente essa mesma atração pelo “sinistro” que levavam as pessoas às praças assistirem esses julgamentos pode ser percebida hoje em dia quando um acidente trágico como este vira outra coisa muito diferente de solidariedade e amor.

Este ímpeto para a contemplação do horror, pode ter raízes na infância. O mundo de um bebê é repleto de vivencias de terror. Sobreviver em um mundo onde se é inteiramente dependente de algo ou alguém que nem sequer se conhece é um exemplo de horror. Cada fome, ou outro desconforto qualquer, representa a essa vida que acaba de se iniciar nas experiências de viver (o bebê) algo aterrorizante, antes de tudo gerador de agressividade, pelo próprio instinto de auto-preservação. O momento do nascimento é em si uma catástrofe na vida do bebê, ele deixa de viver no mundo aquático e seguro do útero e tem que aprender a viver num mundo aéreo e inseguro. Daí por diante, inúmeras serão as situações em que o mundo lhe cobrará independência.

A percepção e reconhecimento dos componentes de desejos primitivos que habitam nossa mente causam sempre um desconforto, e muitas vezes repulsa. Nesse caso, não se admite desejar algo que na verdade se deseja. Nossos desejos profundos trazem um duplo sentimento. Desejamos e o mundo (pelo qual necessitamos ser aceitos) nos diz que não. Assim, se partimos do principio que o ser humano se aproxima de pessoas e coisas por identificação, temos um insight quanto ao entendimento do ímpeto à contemplação do horror. O ato perverso de se deleitar com o terror está de uma forma tão oculto em nós que nos impossibilita perceber que ele habita em nós mesmos. Está explicito, porém, com a condição que esteja só no outro, que só o outro o tenha.

Meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CHAPADINHA: Maioria das Motos Circulam sem Placa


Imagem meramente ilustrativa

Por: Herbert Lago - Blog A Prosa
O número de acidentes de carros e motos por imprudência, que poderiam ser evitados em Chapadinha é assustador. A maioria dos acidentes envolvem motociclistas e ciclistas e quase sempre com vítima(s).

De acordo com dados do DETRAN o número de veículos com placa de Chapadinha já está perto dos 11 mil; entre carros e motos são 10.759 veículos e nem sempre quem os conduz tem conhecimento da legislação. O que é preocupante.

Agora quer ver coisa absurda que dão nos nervos? Fique sentado numa esquina movimentada e observe o absurdo! A maioria das motos de Chapadinha não tem placa e circulam normalmente pelas vias públicas da cidade.

domingo, 25 de setembro de 2011

Vigilância Epidemiológica Municipal Ganha Viatura Através de Convênio


Na manhã da última sexta-feira, dia 23, a Prefeitura entregou uma viatura a Vigilância Epidemiológica do município. A entrega aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, do deputado Magno Bacelar, da secretária municipal de Saúde, Maria José Coutinho, ACS’s e agentes epidemiológicos.

A prefeita municipal destacou em entrevista que a entrega do veículo modelo Celta, zero Km, representa mais um grande avanço para saúde do município. Danúbia destacou os veículos que já foram trazidos para Chapadinha por meio de convênios com o governo do Estado, dentre os quais uma ambulância Semi-UTI, que, como por ela foi relatado, devido à falta de compromisso de quem o tinha sobre responsabilidade, acabou por ser prejudicado.

Resumido. Continue lendo no Blog Interligado

FALECEU NOSSO GRANDE AMIGO ANTÔNIO ALVES PEREIRA


Antônio Alves escapou de uma morte há uns quinze anos atrás num acidente de carro, e foi chamado para o Pai na tarde da última sexta-feira (23). Naquela ocasião os médicos davam chance de vida de 5 por cento. Com sua fé em Deus e na Nossa Senhora Aparecida de quem era um fã vivo viveu estes 15 anos, primeiro com andador, depois com duas muletas, e finalmente só com uma, e às vezes já sem nenhuma. Deus o fez viver para fazer dele um grande apóstolo e para trazer muitas famílias para a reconciliação de uns com os outros, com Deus e com a Igreja, onde uns 100 casais encontraram o sacramento no Bairro de SANTA LUZIA. Visitava os casais com ajuda de sua bengala e com o vigor de sua fé e amizade.

Encontrou um companheiro de fé e trabalho, o Lindomar Torres, e os dois tiveram a ideia, junto com a Comunidade de Santa Luzia e com o pároco, Padre Neves, de levantar o Santuário de Santa Luzia, que já vai em ritmo acelarado. Promoveram um grande Bingo uns três meses atrás, promoveram um Show Beneficente em que teve a gravação do 1º DVD do cantor Francisco Marinho, e agora por ocasião dos Festejos da Padroeira muito se dedicaram para arrecadar fundos para o mesmo santuário.

A Comunidade de Santa Luzia tinha nele um amigo, um irmão, um apóstolo e um padrinho. Um Adailson (dirigente), um Raimundo, um Lindomar e tantos outros não esquecerão nunca a figura do santo que era o grande Antônio Alves.

Obs: Antônio Alves foi vereador na época de 1984, foi do Clube dos Jovens da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, um cristão que nunca decepcionou, um casado feliz, e um empresário bem sucedido. Morreu num acidente de trânsito, quando ia para Marabá, junto com outros acidentados. PAZ À SUA ALMA.




Arquivo do blog