WebNet

WebNet

sábado, 8 de outubro de 2011

Estudante de Medicina é Acusado de Exercer Ilegalmente a Profissão de Médico em Anapurus

Juiz da VT de Chapadinha julga improcedente ação por exercício irregular da profissão de médico


O juiz do trabalho Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos, da Vara do Trabalho de Chapadinha, ao reconhecer o exercício irregular da profissão de médico, julgou improcedente a ação trabalhista ajuizada por um estudante de medicina contra o Município de Anapurus (distante 29,8 km de Chapadinha). O estudante alegava que foi contratado sem concurso público; que atuava como estagiário de medicina e recebia remuneração mensal de R$ 4 mil. Sendo assim, pedia o pagamento de salários atrasados e verbas trabalhistas devidas nos casos de contratos nulos, pois não se submeteu a concurso público.

O município não impugnou o período de trabalho alegado pelo estudante, mas pleiteou a nulidade do contrato por ausência de concurso público, ao mesmo tempo em que reconheceu que estava há dois meses sem efetuar o pagamento do contratado.

Ao fundamentar sua decisão, o juiz Carlos Eduardo dos Santos ressaltou que a Justiça do Trabalho recebe, rotineiramente, reclamações contra a administração pública com pedidos de nulidade contratual, nos contratos sem concurso público. Nessas hipóteses, a jurisprudência majoritária tem entendido pelo deferimento do saldo de salário e dos depósitos de FGTS, tendo como fundamento o dever de ressarcimento pelo trabalho despendido.

Entretanto, conforme o magistrado, no processo analisado, um elemento primordial o diferencia dos demais, que é o exercício ilegal da profissão de médico. Ele lembrou que contrariando a afirmação de que se tratava de contrato de estágio, o depoimento de estudante apontou para a ausência de supervisor registrado junto à faculdade em que estuda. “Mais que isso, garantiu que a única constatação do referido estágio era por meio de declaração expedida ao final do semestre”, afirmou.
Para o juiz Carlos Eduardo dos Santos, as informações processuais mostram a irregularidade do pretenso estágio, contrariando o previsto na Lei nº 11.788/2008 (lei de estágio), que determina os requisitos para a realização de estágio, como por exemplo, o acompanhamento efetivo por professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente.

Como ressaltou o magistrado, o depoimento do preposto do município enfatizou que o estudante trabalhava sozinho durante os plantões, ou seja, sem qualquer tipo de supervisão, inclusive prescrevendo medicações. Ele fazia oito plantões mensais, pelos quais recebia R$ 4 mil, “tornando o valor bastante superior ao que se pensaria como razoável para um efetivo contrato de estágio”, destacou.

Segundo o juiz, o contrato de trabalho formulado entre as partes extrapola os limites da simples irregularidade por falta de concurso público, por se tratar de contrato ilícito, pois tem como objeto fato criminoso. Ele salientou que esse tipo de ilícito encontra-se plenamente tipificado no artigo 282, do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Por isso, ainda segundo o magistrado, a decisão judicial foi pela eliminação de todo e qualquer efeito da relação havida e o indeferimento de todos os pedidos. O magistrado registrou que a realidade da saúde pública tem sido noticiada, com freqüência, nos meios de comunicação nacionais e assola, especialmente, a população das cidades do interior que, sem opção, consulta-se com quem o ente estatal indica como médico, colocando em risco a saúde da coletividade. De acordo com o magistrado, o judiciário, em qualquer de suas ramificações, não pode ser conivente com tais absurdos.

Sendo assim, além de julgar improcedente a ação trabalhista, e entendendo que a atividade foi feita com autorização de profissionais de medicina e autoridades municipais, com possível pagamento de recursos próprios do Sistema Único de Saúde (SUS), o juiz Carlos Eduardo dos Santos determinou a expedição de ofício ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério da Saúde, Conselhos Regionais de Medicina do Maranhão e do Piauí e ao Conselho Federal de Medicina com a cópia da decisão, petição inicial e ata registrada em 22 de setembro de 2011, para as devidas providências legais.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Diocese de Brejo Comemora 40 Anos Neste Sábado


A Diocese de Brejo vai celebrar neste sábado, dia 08 de outubro, 40 Anos de fundação com uma grande festa. A programação acontece durante todo o dia no ginásio esportivo no Planalto do Zé Gomes. Por volta das 16h, o povo ali reunido sairá em procissão até a cidade de Brejo.

Serão realizadas oficinas contemplando os temas: religiosidade popular, comunidades eclesiais de base e missão. As paróquias estarão presentes, organizadas em caravanas, juntamente com todos os movimentos e pastorais da diocese.

Haverá um momento para a memória desses 40 Anos. Cada paróquia também irá fazer uma apresentação para enriquecer o momento.

A Diocese de Brejo foi fundada em 14 de setembro de 1971, quando foi desmembrada da Arquidiocese de São Luís, por meio da Bula "Pro Apostólico", sendo a quinta diocese a ser criada no estado do Maranhão. À época, tinha 10 paróquias e 16 municípios. Dom Afonso Lima foi o primeiro bispo desta diocese, seguido de Dom Valter Carrijo, em 1991, e Dom Valdeci, em 2010. Atualmente a diocese de Brejo conta com 16 paróquias, abrangendo 21 municípios.

Fonte: Blog da Paróquia de Magalhães de Almeida

SEMED Promove II Gincana Estudantil de Escolas da Rede Pública Municipal


É apenas a Segunda Edição da Gincana Estudantil de Escolas Públicas Municipais, mas parece que já existe há muito tempo e o clima de rivalidade entre as escola está à flor da pele de alunos, professores e, principalmente, diretores.


A gincana, segundo a secretária municipal de educação, Enir Ferreira Lima, foi criada para despertar nos alunos, interesse por atividades culturais e acabou envolvendo muito mais que apenas estudantes e funcionários. Pessoas ligadas às direções das escolas estão se empenhando bastante para contribuir nas tarefas e ajudá-las a conquistar o primeiro lugar.

Secretária Municipal de Educação, Profª Enir Ferreira e a Prefeita Danúbia Carneiro, em reunião com Gestores escolares - discutindo os últimos preparativos para a Gincana 2011 - (Foto: Blog Interligado)
Centenas de carros, motos, carroças e bicicletas já estão cadastrados para participarem da carreata abertura, que está marcada para as 16h desta sexta-feira (7), saindo da frente do Hospital Benu Mendes, no Areal. E a contagem de pontos já começa aí. Houve até mudança no regulamento, pois já havia escolas disparadas em número de carros, em relação a outras.

Nesta sexta-feira (7), a quantidade de veículos não soma pontos, mas as escolas deverão se empenhar em outros quesitos, que serão avaliados por um corpo de jurados: criatividade, originalidade, animação, caracterização e organização. A pontuação varia de 50 a 100.


A carreata percorrerá várias ruas e avenidas da cidade.


Dez escolas estão inscritas:


UI Almada Lima, UI Alexandre Costa, UI Amélia Mendes, UI Agostinho Ribeiro, UI Aldalina Machado, UI Gonçalves Dias, UI Isaías Fortes, UI João Gomes, UI Tancredo Neves, e a atual campeã UI Manoel José de Santana.


- UI João Gomes tem o maior número de alunos inscritos: 304;


- UI Alexandre Costa, com 53 e UI Gonçalves Dias, com 50, são as que inscreveram a menor quantidade de alunos, segundo uma lista da SEMED.


Programação:
Abertura nesta sexta-feira (7), às 16h, com carreata, saindo de frente o Centro de Saúde Benu Mendes e encerrando na Praça do Povo.


Logo após a carreata, ainda na Praça do Povo, haverá concentração com animação do DJ Gilberto, até às 22h.


Amanhã (sábado), começam as tarefas, no Aldeota Clube. A previsão de encerramento é para o início da tarde.

Universitária de 19 Anos Morre em Chapadinha

De acordo com familiares e amigos que estavam presentes no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar-HAPA, nesta quarta-feira (5), a estudante Arkiane, de 19 anos, estaria se queixando de dores de cabeça e abdominais, nas últimas duas semanas.


 Ainda segundo os familiares, Arkiane estava em Chapadinha, cursando o primeiro período de Letras na Faculdade do Baixo Parnaíba-FAP. A estudante teria passado mal em casa e em seguida levada ao HAPA, onde veio a falecer, no início da noite da última terça-feira (04). As causas da morte da estudante ainda são desconhecidas.

Governo Proíbe Convênio Com Municípios com Índices de Vacinação Abaixo da Meta - Chapadinha Entre Eles

Setenta e um municípios maranhenses ficaram com índice de vacinação contra sarampo abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde, e muitos não atingiram 50% da cobertura vacinal prevista na campanha que terminou dia 30 de setembro. Diante desse quadro, a governadora Roseana Sarney determinou ao secretário da Saúde, Ricardo Murad, uma ação para que o Estado deixe de firmar convênios com os municípios que não cumprirem a obrigação de imunizar suas crianças.

É uma ação para mudar essa realidade, que reflete falta de cuidado dos gestores com as crianças, um descaso grave e que o governo não pode mais aceitar”, declarou a governadora.


Para Ricardo Murad, essa realidade deve ser mudada. “É uma situação gravíssima com a qual não podemos compactuar. O Estado será rigoroso na cobrança aos gestores municipais no que diz respeito à vacinação das nossas crianças, que não podem de forma alguma ser prejudicadas”, enfatizou Ricardo Murad, após a conversa com a governadora.


Entre os municípios que até esta quinta-feira (6) não haviam atingido 95% de cobertura vacinal contra o sarampo estão São Luís (83,71%), Chapadinha (79,56%), Paço do Lumiar (81,01%), Açailândia (85,32%), Balsas (92,56%), Timon (91,42%) e São José de Ribamar (78,18%). Peritoró, com uma taxa de 38%, e Morros, com 63,02%, lideram o ranking das cidades com pior desempenho na campanha, segundo dados divulgados pela SES.


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Homem é Preso Acusado de Molestar a Própria Sobrinha de 13 Anos

O juiz Mário Henrique Reis, expediu mandado de prisão preventiva contra o lavrador Pedro da Conceição da Costa (foto), de 31 anos de idade. Ele é acusado de ter molestado a própria sobrinha de 13 anos de idade no povoado Capinal zona rural de Chapadinha.


O pai da menor, José da Conceição da Costa, contou que seu irmão, cometeu esse crime julho deste ano - daí pra frente ele começou a ameaçar a minha família e ainda espancou meu filho que também é menor de idade, disse seu José.


Policiais do Serviço de Inteligência da 4ª Companhia e Investigadores da 3ª DRC – delegacia regional de Chapadinha, receberam o mandado de prisão na manhã de hoje (06) em seguida se dirigiram ao povoado Capinal que fica há cerca de 08 quilômetros da sede do município.


Segundo o Investigador Muniz, a equipe chegou bem na hora do almoço, quando Pedro da Conceição estava almoçando tranquilamente. Pedro recebeu voz de prisão dos policiais e não reagiu.


Na delegacia, Pedro se diz inocente e disse que tudo não passa de uma armação contra ele por causa de uma disputa de terras.


A denúncia contra Pedro da Conceição partiu do Ministério Público.


Tentativa de Homicídio na Zona Rural


Um homem conhecido como “Zé da Madá” foi preso por uma guarnição da Polícia Militar na noite desta quarta-feira (5), acusado de tentativa de homicídio. O crime ocorreu no povoado Boa Hora, zona rural do município de Chapadinha. Zé da Madá” já teria passagem pela polícia, pelo mesmo crime.


Segundo informações da Delegacia Regional de Polícia Civil, o acusado teria usado um facão para tentar ceifar a vida de um morador da localidade. A vítima, um lavrador que está hospitalizado no Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), e que preferiu não se identificar, relatou que não foi à primeira vez que o acusado tentou tirar sua vida, e que constantemente ele é flagrado sobre efeito de drogas.


Com o acusado a polícia encontrou uma quantidade de maconha, sendo que na sua residência também foi encontrado uma pequena plantação da erva.


Para a Polícia Civil, “Zé da Madá” é um meliante de alta periculosidade. Espera-se que com mais esse crime, confesso pelo acusado, ele passe um bom tempo atrás das grades.


Fotos e informações: Blog do Foguinho
Texto: Antenor Ferreira

Marcelo Menezes Reverte 9 Condenções no TRE

O vereador Marcelo Menezes conseguiu reverter no TRE as 9 condenações que havia sofrido no juízo eleitoral de Chapadinha. O parlamentar foi condenado, em primeira instância, por ofensas aos adversários políticos Magno Bacelar e Danúbia Carneiro e também contra o advogado Luciano Carvalho, durante a campanha eleitoral de 2008.

Da decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que livrou Marcelo, cabe recurso e o processo ainda deve ser apreciado de forma definitiva pelo TSE.


Grupo Eduardo Sá Apresenta Seu Mais Novo Empreendimento - A SÁ GÁS!

A marca EDUARDO SÁ já se consolidou em Chapadinha e região. Apoia e incentiva grandes eventos, como esportes e shows. O empresário já coleciona diversos prêmios de reconhecimento! Parabéns, ao casal Eduardo e Ilza Sá!
Anunciado em primeira mão no Blog Sala Vip (leia-se Claudecir Satil) - O Grupo EDUARDO SÁ - Apresenta à sociedade da chapadinhense seu mais novo empreendimento em nosso município:

"Trata-se da Franquia da empresa de Gás Brás, que fica situada na Avenida Presidente Vargas, no Centro de Chapadinha, a empresa vai denominar-se SÁ GÁS, e atendera a toda a população de Chapadinha, zona urbana ou rural.
 
 
Com a chegada da Sá Gás a nossa cidade terá uma maior competitividade nesta area, e quem a ganhar com isso será o consumidor, que além de desfrutar de um serviço de melhor qualidade no setor, ainda terá ótimos preço, que será ocasionado pela concorrencia entre as empresas do setor.
 
 
Eduardo Sá atualmente tem se tornado um dos maiores empreendedores de nossa cidade, além da empresa Emflora que atua na area de serviços florestais, faz parte de seus empreendimentos a Loja Exclusiva da Ortobom, que propociona a nossa cidade produtos de altissima qualidade, e com excelente preços, viabilisando um maior conforto aos seus clientes, e em breve o Grupo Eduardo Sá vai contar com o maior Posto de combustivel de nossa região e maior novidade e que vai ser o primeiro de Chapadinha a operar com a Bandeira SHELL/TEXACO.

A Sá Gás chegou, agora é aproveitar seu preços e de seu excelente atendimento, sem dúvida a dona de casa Chapadinhense vai ter um serviço de qualidade em Gás de Cozinha, produto esse com a marca Eduardo Sá".
 

Magno Bacelar Afirma que Prefeitura de Chapadinha está Pleiteando UPA Junto ao Ministério da Saúde

Nesta foto: UPA/Cidade Operária, na capital São Luís

O deputado Magno Bacelar (PV) ocupou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (5), para destacar que, desde o início do mês de setembro, a governadora Roseana Sarney está realizando uma série de inaugurações de obras em praticamente todas as regiões do Estado.

Ele frisou que o Governo do Estado atua em todas as regiões, com amplas frentes de trabalho, e agora está se preparando para inaugurar a UPA da cidade de Imperatriz. “Com certeza, será uma grande inauguração, pois esta obra vai melhorar muito a questão da saúde em toda a região tocantina”, enfatizou o deputado.

Magno Bacelar também afirmou que a prefeitura de Chapadinha está pleiteando, perante o Ministério da Saúde, a construção de uma UPA para a cidade. O parlamentar acredita que, pelas informações disponíveis tudo indica que o pleito terá sucesso. "Com nossa luta vamos ter também a oportunidade de, no município de Chapadinha, termos uma UPA e isso vai melhorar muito [a vida das pessoas] porque a saúde é uma necessidade básica de todo cidadão". Frisou.

Com informações da Agência Assembléia

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Secretária de Educação, Enir Lima, Participa de Encontro do Selo Unicef em Nina Rodrigues

Acontece nesta terça (4) e quarta-feira (5), no município de Nina Rodrigues (distante 82,5 km de Chapadinha) o 5º Ciclo de Capacitação para os municípios que participam da campanha Pró-Selo UNICEF 2009-2012.

A articuladora do Selo UNICEF em Chapadinha, a Secretária Municipal de Educação, Enir Ferreira Lima (foto), estará participando do evento acompanhada de dois membros da comissão pró-Selo do município, além de representantes de orgãos, como o CMDCA.

O evento acontecerá no Centro de Formação São Benedito. Na programação constam a realização de ciclos de palestras, debates e planos de ação.

A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Segundo Enir Ferreira o município de Chapadinha tem grandes possibilidades de conseguir o selo UNICEF. Isso significará um grande avanço nas políticas assistenciais para jovens e adolescentes.
 

Prefeito de Água Doce do Maranhão é Alvo Novamente de Denúncia do MPF

Prefeito Eliomar da Costa Dias
O Ministério Público Federal apresentou nova denúncia contra o prefeito de Água Doce do Maranhão (município distante 206 km de Chapadinha), Eliomar da Costa Dias, por não prestar contas de convênio celebrado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em dezembro de 2005. Os recursos eram destinados à construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água, com implantação de projetos de saneamento básico para evitar a disseminação de doenças infectocontagiosas.

A União transferiu o valor de R$ 95 mil ao município e exigiu que o prefeito prestasse contas da fiel execução do contrato. A vigência do convênio teve início em 16 de dezembro de 2005 e terminou em 28 de fevereiro de 2010, ou seja, o negócio foi celebrado no primeiro mandato do prefeito, o qual foi reeleito, tendo o prazo pra prestação de contas vencido na atual gestão.

No entanto, apesar de notificado para apresentar a referida documentação, Eliomar da Costa deixou de prestar contas no prazo estipulado e, com isso, cometeu crime de responsabilidade, previsto no Decreto-lei nº 201/67.

O MPF pediu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região o recebimento da denúncia e o regular prosseguimento da ação penal Nº Judicial: 0055753-88.2011.4.01.0000. Em abril de 2011, o MPF pediu abertura de processo criminal contra o gestor municipal, por apropriação indevida de verbas federais da Educação, uso de notas fiscais falsas e dispensa irregular de licitação.

Chapadinha Sedia 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social

Acontecerá nesta quinta-feira (6) das 8h às 19h, na sede da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a realização da 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da Regional de Chapadinha que tem por objetivo principal promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
 
Esta 1ª Conferência terá a participação conforme os termos do Decreto nº 22.929 / 2010, os municípios de Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Santana do Maranhão, Araioses, Água Doce, Tutóia, Paulino Neves e Buriti.

A Conferência elegerá 30 delegados e encaminhará às propostas à Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social. O tema da Conferência é “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, onde será discutidos temas importantes como:

- Promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública;

- Propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade; ... etc.

Toda a sociedade Chapadinhense está convidada a participar desse evento, que sem dúvida, será o ponto inicial do envolvimento democrático para fiscalizar as transparências das políticas públicas em nosso município.
 

MATA ROMA: Mais um acidente na estrada do povoado Currais


Mais um acidente aconteceu na estrada do povoado Currais, município de Mata Roma, Graças a Deus não houve vítimas fatais, na tarde do último domingo 02, um Pálio de placa NMU 8898 - Mata Roma (MA), capotou na mesma curva em que um Scorpion Mahindra placa de Macapá também capotou no último 24 de Julho e ceifou a vida da jovem Rayssana.

Populares que vinham do mesmo destino Currais (um banho muito frequentado) socorreram os ocupantes do veículo. O motorista e os demais integrantes do veículo nada sofreram.

Não se sabe ao certo o que causou o acidente, mas pela localização, tudo indica excesso de velocidade.

A estrada é muito perigosa e é preciso atenção redobrada, só pra reforçar é sempre bom lembrar "se beber não dirija"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Presidente da AMPEM, Dra. Doraci Reis, profere palestra em Chapadinha

Convidada por lideranças comunitárias de Chapadinha, a presidente da AMPEM, Doracy Moreira Reis, esteve na última quarta-feira (28/Set), naquela cidade, proferindo a palestra "Construindo a cidadania ativa no papel das instituições sociais".

A palestra, que reuniu centenas de lideranças políticas, comunitárias e sociedade civil, ocorreu no bairro Aldeias. Para a presidente da AMPEM, o momento foi de troca de experiências vivenciadas no cotidiano de uma Entidade de Classe. "Viemos aqui para somar com a população de Chapadinha. Foi uma troca das nossas experiências como representante da Entidade de Classe do MP e o cotidiano dos chapadinhenses em suas diversas ações no município", enfatizou Doracy Moreira Reis.

Logo após o encontro, um novo retorno ao município de Chapadinha já ficou agendado. desta vez, o tema será "Transparência e Controle Social", que já está sendo acompanhado pela AMPEM, com a execução da Controladoria Geral do Estado (CGE).


Ontem Uma Chapada, Hoje a Chapadinha, Amanhã só Cinzas dos Pellets de Eucaliptos

Por: Herbert Lago (foto) - Blog A Prosa
A preservação da Chapada constitui grande preocupação e importância substantiva para a qualidade de vida dos Chapadinhenses. Ali estão minas que contribuem para o abastecimento da bacia hidrográfica dos riachos e até mesmo da barragem de Itamacaoca.

O protocolo de intenções assinado no dia 29 de setembro pela governadora Roseana Sarney com a Suzano para implantação de uma unidade industrial de produção de pellets de madeira no município de Chapadinha, para atender demanda crescente do mercado mundial. (A pesar de o empreendimento significar mais novos postos de trabalho para Chapadinha), é um projeto que pode causar um grande impacto, por se tratar de uma região ambientalmente sensível, berço de nascentes importantes para o fornecimento de água para a população de Chapadinha.

A mobilização da população exerce papel importante para frear ambições e prevenir abusos. Mas não é tarefa fácil. Passar de intenção a ato exige a colaboração de diferentes atores. A Câmara de Vereadores por exemplo precisa aprovar lei que assegure a preservação dos recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a fauna, a flora, os mananciais e as matas ciliares.

Os recursos hídricos exigem cuidados para manter o abastecimento da cidade. É preciso encontrar forma de conciliar interesses ecológicos e industriais. Em bom português: a conveniência da comunidade tem de merecer atenção especial. A vida das próximas gerações dependem de decisões tomada hoje.

PRB Realiza Encontro e Grupo Isaías Mostra Unidade

O Partido Republicano Brasileiro (PRB), da pré-candidata Belezinha, realizou encontro na tarde do último sábado (1), com a presença dos deputados Kleber Verde (federal) e Marcos Caldas (estadual), partidos aliados ao ex-prefeito Isaías e outras agremiações convidadas.

O convite oficial chamava para um encontro interpartidário que debateria temas importante para o município, mas além das críticas à prefeita Danúbia o evento serviu para que o grupo oposicionista mostrasse força e unidade.

Presente com a esposa Raimunda Maria e a filha Isamara, Isaías – vestido com uma camisa do PRB – demonstrou apoio a Belezinha. Apesar do calor da tarde de sábado, o número de presentes foi considerado bom.

*Foto: Blog do Professor Helton Carlos e Blog da Profª Jane

Arquivo do blog