WebNet

WebNet

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mestrado em Ciência Animal em Chapadinha


Primeiro mestrado da UFMA no interior do Estado vai contemplar profissionais de Ciências Agrárias e Biológicas
O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), que fica no Campus de Chapadinha, acaba de receber um presente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) pelos seus cinco anos: o Mestrado em Ciência Animal. Esse é o primeiro mestrado da Universidade no interior do Estado e contempla profissionais das áreas de Ciências Agrárias e Biológicas. Seu projeto foi enviado no final de maio para avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo aprovado ontem (03) pela manhã. Para a primeira turma, 13 vagas devem ser oferecidas e as atividades do Curso vão ser iniciadas já no primeiro semestre de 2012.

Doutorado em Odontologia é aprovado pela Capes

Para que o curso stricto sensu fosse aprovado, foi feita uma avaliação da estrutura, tanto física quanto docente, do Campus IV de Chapadinha pela Capes. Bons indicadores garantiram que estamos preparados para receber o Mestrado, que é uma grande conquista para a Universidade e para o Maranhão”, afirma o diretor do Campus Chapadinha, professor doutor Jocélio dos Santos Araújo.

O Curso pretende impulsionar a pesquisa no interior e, consequentemente, desenvolver novos métodos e tecnologias direcionadas ao melhoramento da produção animal, foco da proposta. O diferencial pode ser observado na grade curricular que contempla a produção animal com sustentabilidade, linha de trabalho e pesquisa que já vem sendo desenvolvida dentro da Universidade. Aproximadamente 13 professores da UFMA e dois docentes colaboradores fazem parte do Curso, coordenado pelo professor doutor Lívio Martins Costa Júnior.

Diante da aprovação do Mestrado pela Capes, o objetivo agora é consolidá-lo para que, em breve, o doutorado seja implantado. Além, é claro, de estreitar as relações da UFMA com outras instituições para que a Universidade se torne referencia internacional.

Ascom/UFMA
Revisão: Késia Andrade e Carla Morais
Lugar: Ascom/Campus do Bacanga
Fonte: Roberth Meireles
Notícia alterada em: 04/11/2011 16h37

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Casa de Carne Ceará Frangos é Assaltada

Segundo informa o Blog do Foguinho, na manhã do último domingo (30.Out) um homem armado invadiu a casa de carne Ceará Frangos, de propriedade de Batista, na Travessa 15 de Novembro - Centro, próximo a Escola Amélia Almeida e, anunciou o assalto. Com a mão na cintura, demonstrando ser uma arma, o assaltante pediu para a jovem do caixa repassar o dinheiro e o celular, a jovem então entregou uma quantia de R$ 1.200 (mil e duzentos reais).

O assaltante estava em uma motocicleta de modelo YBR que fugiu do local, a polícia foi acionada, mas não encontrou o bandido, segundo a polícia civil o bandido é o mesmo que vem praticando os assaltos nas redondezas de Chapadinha. O assaltante está foragido.

Ex Vereador Zé Luzia Escapa da Morte Após Furto de Moto


No final da tarde desta segunda-feira (31), em operação conjunta as polícias civil e militar de Chapadinha, prenderam dois acusados de roubarem a motocicleta do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, José Luzia.

De acordo com Dioberto, filho de Zé Luzia - morador do povoado Água Fria, seu pai tinha ido ao rio pescar, por volta das 19h do último sábado (29) e deixou a moto próxima à margem. Quando retornou, após a chuva, deu por falta do seu veículo.

Na manhã desta segunda-feira (31.Out), investigadores da 3ª DRC e o Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, iniciaram a investigação. Logo, os policiais, através de informações dos moradores, chegaram aos nomes de Antonio José da Costa Cunha, vulgo “Toinho do Dario” ou “Zé Fininho” de 29 anos, morador do povoado Jacaré e Carlos Almeida de Sousa, de 18 anos de idade, do povoado Bacuri.


Após a prisão e a apreensão da motocicleta, os policiais foram surpreendidos com a declaração de um dos envolvidos – Carlos Almeida, que detalhou todo o plano e o mais grave, a vítima seu Zé Luzia deveria ser assassinada.

Em entrevista ao Blog do William e ao CN1, Carlos disse que o roubo foi arquitetado por Antonio José – o “Toinho ou Zé Fininho”, segundo ele, Toinho o teria ameaçado de morte com um revolver calibre 38 caso não participasse do roubo. – “...eu tive que ir até o rio, fui obrigado, se não ele me matava”, afirmou Carlos.


Assassinar a Vítima
Carlos Almeida, que conhece a família do seu Zé Luzia, disse que Toinho, queria matar a vítima. “....eu disse pra ele, que não fizesse isso, que eu preferia morrer. Toinho queria atirar nele e depois jogar o corpo no rio. Por muito pouco seu Zé Luzia não foi morto, o meu pai é muito amigo do seu Zé.”


Toinho negou tudo, disse que não participou do roubo e que sequer estava armado, disse apenas que guardou a moto da vítima e que a idéia do roubo foi de Carlos.


Os dois estão presos separadamente na delegacia. Eles se acusam mutuamente. A delegada de policia Meryjane Ribeiro só vai falar sobre o caso nesta terça-feira (1.Nov).

Pedreiro Confessa Ter Incendiado TV Líder e Aponta Vereador Como Mandante

O pedreiro Antonio Francisco Martins (foto ao lado) confessou na tarde desta segunda-feira (31.Out) ser o autor do incêndio criminoso que destruiu a Rádio e TV Líder de Vargem Grande, na semana passada. Antonio Francisco admitiu, ao repórter Sidnei Pereira da TV Mirante, ter usado 4 litros de álcool para atear fogo nas emissoras e se diz arrependido, “eu me arrependi. Quando meu pai chegou lá em casa me perguntou... eu não tive coragem de encarar meu pai, porque nós nunca tínhamos feito nada de errado”, confessou.


Depois de assumir participação no crime Antonio Francisco ainda apontou um vereador do município como mandante. “Ele mesmo (o vereador) mandou me chamar e disse: Toinho o rapaz lá “barrelou” tu tem coragem de fazer o serviço?” contou o pedreiro.


Mesmo tendo confessado o crime em depoimento à polícia civil Antonio Francisco está solto e agora teme por sua segurança e de sua família.
 A reportagem do JMTV, sem divulgar o nome, tentou ouvir o vereador acusado, mas o telefone dele estava desligado ou fora da área de serviço.


O telejornal Maranhão Urgente (TV Band), apresentado pela jornalista Sirlan Sousa, citou o vereador Abdias Cidrão (PMN) como o parlamentar denunciado pelo pedreiro Antonio Francisco Martins. Abdias Cidrão (foto ao lado) é líder do prefeito Miguel Fernandes na Câmara Municipal de Vargem Grande.
 

Transferido para SL, Tenente Lucas se Despede de Chapadinhenses com Agradecimentos


Na manhã do último sábado (29.Out), o tenente Lucas Daniel, reuniu amigos na Associação Recreativa Tiradentes  (associação da PM/Chapadinha), para um momento de confraternização, em sua despedida da corporação (4ªCI/PM) em Chapadinha, visto que o mesmo foi tranferido para a capital São Luís.  

Abaixo, reproduzimos o e-mail (e fotos) a nós enviado pelo militar, com mensagem de agradecimento aos chapadinhenses:

"Agradeço à Sociedade chapadinhense pelo seu calor receptivo, aos Políticos locais, aos policiais militares na pessoa do Comandante Major Edvaldo Mesquita, a imprensa que sempre trabalhou em parceria conosco e a todos que diretamente contribuíram para que desenvolvêssemos esse trabalho brilhante durante esses quase 05 anos. Que onde eu estiver estarei lembrando e elevando o nome da 4ª Companhia PM Independente e do município de Chapadinha. Pois nesta cidade cheguei como Aspirante à Oficial e obtive duas promoções: a 2º Tenente e a 1º Tenente. E consegui realizar o Curso de Força Tática "Maximizar os treinamentos é minimizar os desafios".


Um grande Abraço a todos".


"Na vida nada acontece por acaso, tudo é válido e de tudo obtemos experiências. Aqui se encerra um ciclo e em São Luís inicia-se outro".


Atenciosamente,

Lucas Daniel F. Cardozo - 1º Tenente QOPM
(Via e-mail)

Arquivo do blog