WebNet

WebNet

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Obituário

MORRE ITAMAR OLIVEIRA - O "TATÁ" DA BANCA DE REVISTAS
Do Blog do William 

Morreu na tarde deste sábado (18) por volta das 15h, no Hospital Dutra, em São Luís, José Itamar de Oliveira, o "Tatá", da banca de revistas. Tatá já foi árbitro da Federação Maranhense de Futebol.

Tatá, 55 anos, era diabético e estava internado em São Luís desde a última quarta-feira (15).

O corpo será velado em Chapadinha, na residência de sua mãe, dona Didi Magalhães, na Rua Sebastião Barbosa - Centro, por trás da Câmara Municipal de Chapadinha.

Além da viúva, Tatá deixa dois filhos e duas netas.

COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA UM MORTO

Do Blog Ações e Destaques 

Tertuliano Rodrigues Ferreira, de 60 anos de idade, residente na Rua do Comércio, morreu por volta das 05h20 da manhã desta sexta-feira (17), na BR-222, próximo ao posto Pinheirão. De acordo com os policiais da VTR-043, a vítima pilotava a motocicleta, placa NMZ-5839.


Ainda de acordo com a PM, a van trafegava no sentido Chapadinha/Vargem Grande quando colidiu com a moto conduzida pela vítima que trafegava na Avenida Ataliba Vieira de Almeida no sentido Centro/Angelim.
A colisão entre os dois veículos aconteceu no cruzamento da BR-222/Av: Ataliba Almeida. O condutor da moto morreu no local.

Juiz Decreta Prisão de Proprietária da Eletro Onda

Por: Luís Carlos Jr. - Do Blog CN1

O Juíz de Direito da 2ª Vara da Comarca de Chapadinha Mário Henrique Mesquita Reis, decretou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva de Gerenilce Cardoso de Amorim (foto), proprietária da Compra Premiada Eletro Onda.


Alguns clientes entraram com processo judicial para receberem os bens quitados.


Na última quarta-feira (15) clientes e funcionários da matriz da Compra Premiada Eletro Onda, saquearam o estabelecimento, levando cadeiras, mesas, ventiladores, armários, ar condicionados, portas e até divisórias.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Chapadinhenses são Aprovadas em Cursos da UEMA

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!"

(Mahatma Gandhi)


Este blog congratula-se com as chapadinhenses Rafaela Castelo Branco Cunha e Talyne Almeida, pela aprovação, de ambas, no Vestibular da UEMA 2012.


Rafaela, que é filha de Amanda Castelo Branco Cunha e do cantor e compositor Renardo Almeida, foi aprovada para o curso de Direito. Já, Talyne Almeida, que é irmã da Tays Almeida (que trabalha na empresa Masul Agrícola) irá cursar Administração.


Segue abaixo, nossa mensagem de apoio às duas futuras acadêmicas, genuinamente, chapadinhenses.


"Hoje é um grande dia, para vocês e também para todos nós, que acompanhamos toda sua trajetória e esforço para chegar até aqui.


É dia de comemorar a conquista de alguém que com muita garra e determinação inicia uma nova caminhada...


É o fim de longos dias de vestibular; fim de duros dias de insônia, ansiedade e incerteza... e o início da preparação para uma carreira brilhante!


A aprovação de vocês, não foi por sorte, nem por acaso. É o resultado de muito esforço, empregado em sua busca incansável pela realização de um sonho. Após este, muitos outros virão, os quais temos certeza que serão igualmente realizados e comemorados, com a mesma força e entusiasmo que são próprios de vocês.


O orgulho e a admiração que sentimos são infinitamente maiores que estas palavras e uma simbólica faixa de Parabéns, assim como a alegria que parece não caber em nossos sorrisos e lágrimas de emoção...


Parabéns pelo vestibular, e tudo de bom que há neste mundo para a nova etapa que se inicia em suas vidas...


Rumo ao sucesso, sempre! Pois a aprovação de ambas é o resultado de suas capacidades!"

PGN10: Coordenadora Regional de Chapadinha Participa de Encontro Estadual

A Professora Socorro Pinto, coordenadora regional do Programa Gestão Nota 10 (PGN10), pela Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha, participou do Encontro Estadual do Programa com representantes do Instituto Ayrton Sena, entidade gestora do Programa.


Dentre as orientações próprias referentes ao Programa, os coordenadores participaram do Encontro Estadual de Gestores Regionais.

Para melhor conhecer as características gerais do Programa, clique na imagem abaixo:



 


Blocos da SEMAS e SEMED Abrem Carnaval de Chapadinha

As secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Educação (Semed) este ano irão inovar o carnaval chapadinhense levando pra rua seus blocos. A Semas com o seu "Bloco Para Todos", e o bloco "Semed Em Alegria", abrirão as comemorações do carnaval em Chapadinha com desfile aberto, nesta sexta-feira (17) a partir das 16h, saindo da praça Cel. Luis Vieira até a Praça do Povo.


Os blocos serão puxados pela banda de música marcial do Projovem Adolescente, e contará com a presença dos grupos de convivência dos CRAS's (pertencentes à Semas); e professores, diretores e assistentes, supervisores e  todos os funcionários lotados na Semed.

FAC Folia - Convite

O Colégio Francisco Almeida Carneiro (FAC) de Chapadinha realizará neste sábado, dia 18 de fevereiro, o Carnaval Saúde Família, coordenado e comandado pela turma dos Técnicos em Enfermagem, a concentração será em frente a referida escola, a partir das 7h30. Os brincantes irão percorrer as principais ruas e avenidas de nossa cidade, convidamos todos os que gostam de alegria, para se agregarem ao nosso carnaval, com a participação de Trio Elétrico.


Do Blog do Colégio FAC

Um Ser Humano Morreu... Parabéns?


Almir Moreira
Na mídia local noticia sobre a prisão e morte no confronto entre policia e suposta quadrilha de criminosos na espreita para agir ou estava agindo na cidade, não sei de maiores detalhes. Sei da morte de um suposto criminoso e na prisão de comparsas seu. Até aí a lógica funcional, polícia é para prevenir e coibir é instrumento legal de coerção do Estado, conceito aceito desde que o Estado é Estado.


Contudo, chama a atenção o festejo de alguns pelo ocorrido, sobretudo pela morte de um dos quadrilheiros. Parece espírito de guerra. A polícia é parabenizada e o desfecho morte é exaltado. A polícia cumpriu seu papel, fez sua obrigação – agir na prevenção e coerção –, o faz, pelo menos aqui, dentro das condições estruturais a sua disposição com eficácia e respeito à lei. Portanto, nada de espetacular, normal. A morte, nos termos do festejo, revela sentimento de vindita, de conquista, de desprezo...

A violência urbana, fenômeno que não é só brasileiro, atormenta a vida de muitos desde muito tempo, entre nós praticamente reduzida aos grandes centros urbanos aos poucos, ou aos muitos vai se espraiando. É fruto da enorme contradição da opção de modelo econômico e social estabelecido desde a colônia até hoje, claro reservado as mudanças econômicas inseridas no próprio sistema. Este modelo recebe apoio, inclusive dos que mais instrução tem e geralmente dos festejadores de fatos como o tratado aqui. De norte a sul de leste a oeste o Brasil se constituiu de forma desigual, exclusivo, autoritário e demagógico. Somente com o advento da redemocratização, ainda um pingo d’ água nessa história de 500 anos, demos os primeiros passos para romper com essa barreira, e o governo petista, apesar dos percalços, é o grande motor desta mudança.

Ninguém nasce com o selo de bandido, no geral são as condições de vida social – aqui abrange relações sociais e econômicas, falta do Estado na execução de políticas de inclusão e de socialização da renda - as responsáveis pelo embrutecimento de muitos. São os apelos do capitalismo moderno, concentrador de renda, consumista ao extremo e a libertinagem de parte execrável da mídia partes desta mesma engrenagem co-responsavéis por essa violência.

O humanismo produto da melhor tradição da Grécia antiga incorporado à nossa consciência coletiva e materializado nas nossas leis não pode sucumbir ao pensamento formal, analítico dos fenômenos sociais em si mesmo separados do contexto do qual estão inseridos. E se o apelo por uma análise deste fenômeno da violência dentro dos aspectos do humanismo e do avanço das ciências sociais não bastarem para alguns, pelo menos não nos esqueçamos, dentro de nossa tradição religiosa a vingança não é permitida e o amor ao próximo é a base de sua estruturação.

Nossa luta não é por mais polícia, nossa luta é para criar condições para que cada vez mais não precisemos dela para resolver questões que a todos nós, através do Estado, compete resolver: vida humana para quem vive em vida desumana.
 
*Texto original publicado no Blog do Alexandre Pinheiro
 

Prefeitura Decreta Ponto Facultativo Nesta Sexta (17)

Em Decreto de nº 02/2012, a Prefeitura Municipal de Chapadinha - Determina que o ponto seja facultativo no dia 17 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) para todos os setores da Administração Municipal, exceto os que prestam serviços essenciais à população e cujas atividades não podem sofrer paralisação.


Bloco da SEMAS Abre Carnaval Chapadinhense

Nesta sexta-feira (17) o Bloco Para Todos, da Secretaria Municipal de Assistência Social, abrirá as comemorações de carnaval em Chapadinha com desfile aberto a partir das 16h saindo da praça Cel. Luis Vieira até a Praça do Povo.

O bloco será puxado pela banda de música marcial do Projovem Adolescente, contará com a presença dos grupos de convivência dos CRAS's e convida todos os foliões que desejem começar a folia um pouco mais cedo a vir pular com a gente.

Eduardo Braga - Secretário


Concurso Público do Estado: Novos Concursados Chamados

Está previsto para até sexta feira, 17, a lista dos excedentes a serem convocados para tomar posse, referente ao concurso de 2009.


O Gestor Regional, Jânio Ayres (foto), encontra-se em São Luís com uma comitiva da URE para participar do Encontro de Gestores e para tratar de assuntos referentes ao mapeamento de professores e conclusão do levantamento de demandas para chamar novos concursados.


A Regional de Chapadinha totalizou 495 demandas de professores que serão preenchidas, em parte, pelos novos concursados e, os demais, por dobras de carga horária. Não há informações se ocorrerão contratos.


Há uma proposta que ainda está sendo discutida e analisada pelo sr. Secretário de Estado: dar posse ao maior número de professores que for possível, oferecendo a oportunidade de remanejamento para outro município da Regional, mediante assinatura de termo de concordância por parte do servidor.


Entretanto, caso permaneça o chamamento apenas dos excedentes já previstos para cada município, serão chamados poucos professores, isso porque não será possível realizar remanejamento de excedentes de uma cidade para outra.


Nesta quinta feira, 16, continuam os debates e, ao final do dia, esperamos ter uma definição mais precisa acerca da forma como os concursados serão chamados.


De já antecipamos nosso posicionamento favorável ao chamamento de concursados com a possibilidade de remanejamento, o que possibilitaria a convocação de mais pessoas para o serviço público estadual. Muitos professores de Chapadinha e região já confirmaram que, se forem empossados para outros municípios, não terão restrições, pois, o que precisam "é de um emprego público" (palavras de alguns candidatos excedentes).


Contudo, salientamos o fato de que a decisão, em última instância, é da SEDUC e do Secretário de Estado. Só nos resta aguardar e torcer para um chamamento ampliado de servidores.



EletroOnda de Chapadinha é Saqueada por Clientes e Funcionários

A loja matriz da Compra Premiada Eletro Onda, em Chapadinha, foi saqueada por clientes e funcionários, que se disseram lesados pela empresa.


Os saques tiveram início pela manhã e só foram acabar no final da tarde desta quarta-feira (15) com a chegada da Polícia Militar.


Computadores, móveis e outros objetos foram levados. Clientes disseram que tinham entre 5 mil a 15 mil Reais a receber da loja. Funcionários se queixavam que não recebiam salários há alguns meses.


Em meio ao entra e sai de gente na loja, teve até quem não era cliente e se aproveitou da situação. Funcionárias disseram que um empresário que tem um estabelecimento comercial próximo à Eletro Onda, entrou e pegou alguns objetos. Elas preferiram não revelar o nome do empresário oportunista.


A residência da dona da Eletro Onda, Gerenilce Amorim teve os móveis retirados pelas lojas onde foram comprados.


Conversamos por telefone com Gerenilce e ela nos informou que reconhece que há dívidas com os funcionários e com os clientes e que está fazendo todo o esforço possível para solucionar os problemas.


Lamento que tudo isso tenha acontecido, mas estamos providenciando um empréstimo para pagar nossas dívidas com clientes e funcionários. Não quero deixar essa pendência com o povo de Chapadinha, uma cidade que tão bem me acolheu. Nosso advogado –Luciano Carvalho – está cuidando desta parte jurídica e poderá dar outras informações”, disse a empresária.


Gerenilce disse ainda, que a falência da Eletromil deixou insustentável a sobrevivência de outras empresas do ramo de compra premiada.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeito de Urbano Santos Recebe Prêmio Como Melhor Gestor do Baixo Parnaíba

Vereadoradora Rose Sales (São Luís), prefeito Aldenir Santana e sua esposa Socorro Neves

O Prêmio Globo de Marketing é uma homenagem a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Estado e pela dedicação nas áreas empresarial, médica, hospitalar, governamental e parlamentar.


O evento ocorreu no último dia 09 de fevereiro, no Residencial Recepções, em São Luís, e além de premiar o prefeito do município de Urbano Santos, Aldenir Santana, na ocasião a parlamentar Rose Sales (PC do B), também foi homenageada como a melhor vereadora da Capital.



Equipe da URE/Chapadinha Participa de Encontro de Gestores em SL


Começa nesta quarta-feira (15) a reunião mensal de Gestores Regionais com o secretário de estado da Educação, Dr. João Bernardo Bringel, e equipe da SEDUC. O encontro ocorre no SESC-Olho D'água, em São Luís, e durará até a sexta-feira, 17.
Paralelamente ao encontro de Gestores ocorre o Encontro com representantes do Programa Gestão Nota 10 e do Instituto Ayrton Sena.
Fazem-se presentes ao encontro, da URE de Chapadinha, o sr. Gestor Jânio Ayres (foto), o assessor da URE João Almeida, a supervisora regional da URE Fabíola Matos e, ainda, a coordenadora regional do Programa Gestão Nota 10, professora Socorro Pinto.
Na ocasião foram distribuídos os novos veículos L 200 para as URE's, com a presença, ainda, de Dr. Luís Fernando Silva, Secretário de Estado da Casa Civil.

 
O Encontro de Gestores acontece após um período de intenso trabalho nas URE's de reordenamento da Rede, onde ocorrerá um balanço geral das ações realizadas, dos avanços e dos limites ao processo.
Informações importantes serão repassadas aos Gestores que, por sua vez, as repassarão aos supervisores e gestores escolares de suas regionais.

Um Morto em Troca de Tiros e Dois Presos no Centro de Chapadinha

Foto: Jamilson Publicidades/Blog do Foguinho

Do Blog do William
A confusão teve início por volta das 7h40 da manhã desta quarta-feira (15) no Centro de Chapadinha, onde houve correria e troca de tiros entre policias e bandidos. Em seguida, a polícia perseguiu os bandidos e houve nova troca de tiros nas ruas Benjamim Ferreira, e Sebastião Almeida.

Os bandidos conseguiram fugir, em um Palio preto, mas foram alcançados pelos policiais civis e militares. Em nova troca de tiros, um dos bandidos morreu.

De acordo com informações preliminares, um grupo de pessoas, incluindo mulheres, alugou uma casa no bairro Areal e estava planejando agir na cidade.

TUTÓIA: Bandido se esconde dentro da geladeira para não ser encontrado pela Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu no último final de semana, em Tutóia (distante 206 km de Chapadinha), Valdir Araújo Silva Conceição, vulgo Dúdima, de 31 anos, foragido da justiça, suspeito de estar envolvido nos ataques ocorridos no Morro do Zé Bombom, no bairro do Coroadinho em São Luís. A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

Segundo o delegado de Tutóia, Almir Macedo, ao chegar à delegacia se identificou apenas como Valdir Silva Conceição. Ele foi preso no Povoado de Lagoinha, zona rural de Tutóia, na residência da mãe, onde estaria escondido há mais de um mês. No momento da prisão, Valdir ainda se escondeu dentro da geladeira para não ser encontrado.

Nós chegamos até o Dúdima por meio de investigações, pois ele chegou mancando, com a perna e as costas com marcas de tiro na cidade e a população começou a desconfiar. E então ficamos só observando, quando descobrimos que tinha um mandado de prisão preventiva contra ele em São Luis, e assim fomos prendê-lo”, ressaltou o delegado Macedo.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Comarca de São Luís, em 18 de outubro de 2011, em desfavor de Valdir pelo crime de homicídio. Ele foi apresentado na delegacia de Tutóia, e será encaminhado para o 10º Distrito Policial em São Luís.
 
 
O delegado responsável pelas investigações e intervenção no Morro do Zé Bombom foi do chapadinhense Jéferson Portela (foto), titular do 10º DP no bairro Bom Jesus na capital maranhense.
 
 
 

Homem é Preso no Centro de Chapadinha Acusado de Roubo

Motocicleta usada pelo meliante

Segundo informa o Blog do Foguinho, na manhã desta quarta-feira (15) um homem foi preso próximo  Igreja Matriz, suspeita de roubo e assalto a mão armada, o suspeito conduzia uma moto quando a polícia começou uma perseguição, e próximo a D'Capri (onde funcionava a Confraria) o homem caiu com a motocicleta e jogou a arma no telhado da D'Capri; a Polícia então subiu no telhado e resgatou a arma. O homem foi preso e levado para a delegacia.
 
Aguarde mais informações.
 

Programa Brasil Sem Miséria Já Atendeu 300 Famílias Chapadinhenses

Integrantes do Programa Brasil Sem Miséria - PBSM, de Chapadinha, reuniram-se no auditório da Prefeitura no último dia 4, para avaliar condução do programa até o momento.


Participaram do encontro representantes da Sociedade Civil, Governo Municipal e membros da comissão de acompanhamento do PBSM, incluindo Juvenal Neres do CODETER-ND da ASA-MA (Na foto, de camisa branca, com um beneficiário), Gilvan Alves da Silva / CODETER- ND, Horácio – SINTRAF, Manoel Baturité e Leonardo Ferreira do STTR, ainda, os técnicos Susan Dias Varela e Euzébio Varela da COOPRAMA.


Durante a reunião foram relatadas que em algumas comunidades as pessoas têm resistido em aderir ao programa, o que obriga a equipe a esclarecer todos os pontos e a deixar claro que não existe possibilidade de endividamento dos participantes.


A técnica Susan Varela expôs que o trabalho está sendo executado a partir de um planejamento elaborado coletivamente com a participação da comissão de acompanhamento. Segundo ela já foram entregues sementes para mais de 300 famílias (de um universo de 640) e realizados 195 diagnósticos.


Ainda de acordo com a equipe, o programa tem dois meses de implantação e a previsão de que perdure ainda pelos próximos 12 meses. “O objetivo e a retirada das famílias da condição em que vivem hoje” declarou Juvenal Neres.
 
 
 

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeito de Brejo sofre acidente de carro na BR-135

O prefeito do município de Brejo, José Farias de Castro (PT), se envolveu em um acidente automobilístico, por volta das 13h desta terça-feira, 14, na BR- 135 km 18, próximo ao viaduto da Alumar.


José Farias estava na companhia do seu motorista quando seguiam viagem de São Luís em direção a cidade de Brejo  (distante 73 km de Chapadinha) em uma camionete preta de modelo Hilux da prefeitura Municipal de Brejo, quando o veículo que estava em alta velocidade perdeu o controle e acabou capotando com o gestor.


Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motivo do acidente foi ocasionado pelos pneus da Hilux que estavam em péssimas condições (carecas) de trafegar.


Felizmente ninguém sofreu ferimentos após o capotamento.



TCE suspende convênio de prefeito que fraudou certidão para celebrar convênio


O presidente do TCE, conselheiro Edmar Cutrim, concedeu no início da tarde desta terça-feira (14) liminar suspendendo o convênio celebrado a Prefeitura de Afonso Cunha e a Secretaria de Estado Saúde no valor de R$ 525 mil.


Conforme noticiou o blog (do Décio) em primeira mão nesta segunda-feira (13) (reveja), o prefeito José Leane (PMDB - foto) falsificou uma certidão do tribunal para celebrar o convênio cujo objeto era a construção de poços artesianos.


O presidente do PTN no município, Jander Yorran Silva Bastos, denunciou o caso na própria secretaria, na Polícia Federal e na Corte de Contas que, diante das fortes suspeitas, suspendeu o convênio liminarmente.


Jander relata que o prefeito falsificou a certidão de índices constitucionais, quando o gestor tem de comprovar ter aplicado 60% dos recursos no pagamento dos professores, na Educação, e 25% na Saúde.


Segundo a denúncia, a certidão que a Prefeitura de Afonso Cunha apresentou é na verdade um processo de aposentadoria, sendo os dados do documento entregues na Saúde do município de Monção. A certidão falsa foi entregue à Polícia Federal.


O único objetivo do sr. José Leane é o de ludibriar e enganar os órgãos estaduais, tentando a todo custo e utilizando os mais espúrios expedientes arrecadar dinheiro, trazendo prejuízo ao erário e aà população de Afonso Cunha”, diz Jander Bastos ao superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Cristiano Barbosa.


Adolescente Morre Eletrocutado na ZR de Chapadinha

Dr. José Almeida (diretor do HAPA) acompanha a perícia feita pelo Dr. Raimundo (foto: Blog Chapadinha Anúncios)

Por: Luis Carlos Júnior
 
O adolescente, Henrique da Silva Mendes, de 13 anos de idade, faleceu, nesta terça-feira (14), por volta, das 9h da manhã, vítima de uma suposta descarga elétrica, na localidade rural Piancó.
 
 
De acordo com a mãe da vítima, dona Antonia Monteiro da Silva, o filho teria gritado por socorro no momento do acidente, mas ao chegar ao local, a vítima já não apresentava nenhum sinal de vida.
 
Foto-montagem: Blog Ações e Destaques

Ainda segundo dona Antonia, o corpo do filho foi encontrado estendido próximo a uma cerca eletrificada, que fica em volta de um açude para a criação de peixes, de propriedade do senhor Manoel Geovane da Silva.

A medida segundo a filha do proprietário do açude, que não quis gravar entrevista, seria para evitar roubos, uma vez que, o local já teria sido alvo de ladrões. Ainda segundo a jovem, Henrique da Silva e outros membros da família dele, ajudavam na conservação do açude, fazendo a limpeza no local e alimentando os peixes.

Os pais do adolescente estavam bastante abalados com o incidente. O corpo da vítima deu entrada no necrotério do Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar, por volta do meio-dia e foi liberado às 14h30min. De acordo com os familiares, Henrique da Silva Mendes será sepultado em um cemitério do povoado Prata.
 
 

PM Deflagra "Operação Carnaval" em Chapadinha e Região

Sob o comando do Major Edvaldo Mesquita (foto) foi realizado nesta terça-feira (14), no auditório do Quartel da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapadinha, reunião com todos os policiais da cidade e com os comandantes dos 16 Destacamentos de Polícia Militar da região com o objetivo de deflagrar a “Operação Carnaval 2012”.

 
De acordo com o Major Edvaldo, durante a reunião foram traçadas estratégias operacionais que serão utilizadas a partir desta terça-feira (14) com a instalação do trailer da PM na BR-222 (barreira policial na entrada da cidade sentido Vargem Grande/Chapadinha) com planos de abordagem em veículos, combate ao tráfico de drogas e outros tipos de delitos.

Segundo o Major Edvaldo Mesquita, a “Operação Carnaval” se estenderá por toda cidade como objetivo de reprimir todo e qualquer tipo de delito. “Vamos fazer do carnaval de Chapadinha e da região do Baixo Parnaíba, um dos carnavais mais traquilos do estado como sempre acontece todos os anos”, afirmou Edvaldo.

 
Resumido. Continue lendo no blog CN1

VARGEM GRANDE: MPMA solicita realização de concurso público

A Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande pediu, no último dia 9 de fevereiro, como medida liminar, que o referido município realize, no prazo de 45 dias, concurso público para substituir servidores que ocupam cargos temporários. Ajuizou a Ação Civil Pública o promotor de Justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto.

O certame deve obedecer a todas as etapas e procedimentos legais. Em caso de descumprimento, está prevista uma multa diária de R$ 10 mil.

IRREGULARIDADE

No ano de 2009, o prefeito Miguel Rodrigues Fernandes (foto) contratou temporariamente professores para atender a demanda na área da educação. Foram contratados 80 profissionais, após autorização Legislativa, por intermédio de Lei Ordinária Municipal, sob alegação de necessidade temporária de excepcional interesse público. A prática foi repetida nos anos de 2010 e 2011.

O Ministério Público do Maranhão apurou que, precisamente, em 2009 e 2010, as contratações temporárias de professores não obedeceram sequer a processo seletivo simplificado, como exige a lei. Em 2011, foi realizado um processo seletivo, depois do promotor de Justiça ter advertido o advogado do município e o secretário municipal de administração sobre a necessidade da seleção simplificada.

"A escolha dos servidores obedeceu a critérios pessoais, em desrespeito aos princípios constitucionais da acessibilidade, da obrigatoriedade de concurso público, da moralidade, da eficiência, da impessoalidade e do bom senso", afirmou o promotor de Justiça, na ação.

Foi constatado, ainda, que as leis ordinárias municipais autorizavam as contratações pelo prazo de seis meses, mas o prefeito, por decreto, prorrogava os prazos de validade.



Prefeito de Afonso Cunha é Denunciado na PF

O prefeito de Afonso Cunha, José Leane (PMDB), foi denunciado à Polícia Federal acusado de falsificar uma certidão do TCE para poder firmar um convênio de R$ 525 mil com a Secretaria de Estado da Saúde. A denúncia, também feita à secretaria e ao TCE, foi assinada pelo presidente do PTN no município, Jander Yorran Silva Bastos.

 
Ele relata que o prefeito falsificou a certidão de índices constitucionais, quando o gestor tem de comprovar ter aplicado 60% dos recursos no pagamento dos professores, na Educação, e 25% na Saúde.

 
Segundo a denúncia, a certidão que a Prefeitura de Afonso Cunha apresentou é na verdade um processo de aposentadoria, sendo os dados do documento entregues na Saúde do município de Monção. A certidão falsa foi entregue à Polícia Federal.

 
Outras prefeituras também teriam falsificado certidões do TCE para poder firmar convênios com o Governo do Estado. Na Secretaria de Saúde, além de toda documentação, é exigido do prefeito uma declaração dando conta que toda a papelada é verdadeira.

 
O único objetivo do sr. José Leane é o de ludibriar e enganar os órgãos estaduais, tentando a todo custo e utilizando os mais espúrios expedientes arrecadar dinheiro, trazendo prejuízo ao erário e aà população de Afonso Cunha”, diz Jander Bastos ao superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Cristiano Barbosa. Veja o documento:

Clique nas imagens (abaixo) para ampliá-las




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bandidos Tomam de Assalto Moto na ZR de Chapadinha

HOMICÍDIO EM BELÁGUA

Adail Divino Escocio da Silva, foi encontrado morto com uma perfuração na altura do pescoço produzida por uma arma branca (tipo faca) no Povoado Mato Grande, zona rural de Belágua (distante 76 km de Chapadinha).

De acordo com o Destacamento de Polícia Militar da cidade de Urbano Santos (90 km de Chapadinha) que atendeu a ocorrência, a vítima foi encontrada por uma mulher, já sem vida, que comunicou o fato a polícia.
 
 
 
Juniel Ribeiro de Sousa, foi vítima de assalto na estrada vicinal que dá acesso ao Povoado São José (riacho feio), zona rural de Chapadinha, no último domingo (12) por volta das 18h30.

Segundo o Comandante da Guarnição da VTR-025, Sargento Aguiar, que atendeu a ocorrência, dois elementos não identificados, tomaram de assalto a motocicleta da vítima e ainda dispararam um tiro contra a mesma que foi alvejado na altura da barriga. Juniel Ribeiro, que reside na Vila Isamara, foi encaminhado para São Luís em estado grave.
 
Por: Luís Carlos Júnior - Blog CN1
 

Arquivo do blog