WebNet

WebNet

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SEMED Realiza 6ª Jornada Pedagógica - I

Composição da mesa na abertura dos trabalhos
Por: Sousa Neto - Diferentemente de edições anteriores,  a Jornada Pedagógica, realizada todo início de ano letivo pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Chapadinha,  neste ano será realizada em duas etapas: 1º - com coordenadores, supervisores, diretores escolares e respectivos assistentes; 2º - com Professores do sistema municipal de Educação.

A abertura desta primeira etapa da 6ª Jornada Pedagógica (2012) teve início na manhã da última quinta-feira (23) no auditório da Faculdade do Baixo Parnaíba, e contou com a presença da prefeita Danúbia Carneiro, dos secretários municipais Profª Enir Ferreira Lima (Educação); Eduardo Braga (Assistência Social), Jesus Lima (Administração), Profª Maria Coelho (Adjunta/Educação), da coordenadora de ensino e gestão escolar, Profª Francilene Lima de Melo; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Márcia Gomes; do gestor regional de Educação, Profº Jânio Ayres e, com a participação de centenas de profissionais da educação, entre coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores e assistentes de direção.


Dr. Casemiro Campos (UFC) - Palestrante

Neste primeiro momento, o professor Dr. Casemiro de Medeiros Campos, da Universidade Federal do Ceará-UFC, proferiu palestra que consiste em um ciclo de oficinas baseadas em valores éticos e alicerçada em instrumentos eficientes e indicadores eficazes.

A prefeita, em suas palavras, elogiou e propôs aos coordenadores, supervisores, diretores e assistentes, um pacto pela educação de Chapadinha. “O desenvolvimento da sociedade depende de nós, e vocês têm mostrado que são o que temos de melhor em Chapadinha quando falamos em educação" - enfatizou Danúbia.

"Essa jornada será mais um momento de aproximação e compromisso por uma educação melhor em nosso município, pois nossos esforços consistem em buscar avanços e formação reflexiva”, ressaltou a secretária Enir Lima.

 
Gestor Regional de Educação, Profº Jânio Ayres

O gestor regional Jânio Ayres, parabenizou toda a equipe da SEMED pela iniciativa e destacou a disponibilidade da Unidade Regional de Educação (URE) para parcerias que venham a contribuir para o desenvolvimento educacional em nosso município. “Com esta jornada os profissionais da Educação, aprendem mais, com a troca de experiências com renomados profissionais da área educacional” - salientou.


Desde a tarde de quinta-feira (23) até seu encerramento, que acontece no final da manhã deste sábado (25) as palestras prosseguem no auditório da Prefeitura Municipal, e discorrem sobre os eixos temáticos que serão trabalhados ao longo do ano letivo.

Trabalhadores Maranhenses de Santa Quitéria e Tutóia são Resgatados de Trabalho Escravo em SP


Na semana passada foi registrado flagrante de trabalho escravo em plena Avenida Paulista, região central de São Paulo (SP). Onze pessoas que atuavam como pedreiros e serventes para a construtora Racional Engenharia, na ampliação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foram encontradas em condições análogas às de escravidão pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A denúncia foi feita por um trabalhador que teve seu salário retido por dois meses.

Os representantes da Racional alegam que os trabalhadores respondiam a uma terceirizada, a Genecy, e que a direção desconhecia as irregularidades encontradas. No entanto, as investigações comprovaram a relação trabalhista entre eles e a Racional.

MARANHENSES
Uma boa parte dos trabalhadores são do Maranhão e sem dinheiro, eles não conseguiam voltar aos seus municípios maranhenses de origem, em Santa Quitéria e Tutóia.

Os operários tiveram a liberdade restringida, de acordo com Luís Alexandre Faria, coordenador do Grupo de Combate ao Trabalho Escravo Urbano da Superintendência do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), devido à retenção de salários e às dívidas contraídas com o empreiteiro da obra.

Dos onze, quatro foram aliciados no Maranhão e já chegaram a São Paulo endividados. Os demais trabalhavam em outra obra na capital. Eles foram encaminhados para um alojamento em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, onde, sem dinheiro, passaram a viver em condições precárias.

Os operários utilizavam espumas de colchão como papel higiênico e não tinham dinheiro sequer para comprar cartões telefônicos para contatar familiares ou mesmo para se locomover dentro da cidade, segundo os auditores.

Os trabalhadores dormiam em camas improvisadas: por conta da falta de espaço, elas eram empilhadas formando beliches “totalmente inseguros”, de acordo com Luís Alexandre.

Dentro do alojamento, havia ainda instalações elétricas irregulares e um botijão de gás. O grupo dividia dois copos para beber água e os 11 trabalhadores se revezavam para utilizar o único banheiro do local. Além disso, o empregador não disponibilizou papel higiênico, roupas de cama ou mesmo itens como sabonete e pasta de dente.

A operação foi finalizada em 10 de fevereiro, quando a empresa recebeu os 28 autos de infração pelas irregularidades encontradas. Os trabalhadores retornaram ao Maranhão em 23 de janeiro, após receberem as verbas rescisórias.

A obra de ampliação do Hospital Oswaldo Cruz conta com cerca de 280 trabalhadores. No local, ocorreu um acidente fatal em novembro do ano passado. Um operário morreu ao cair de um andaime quando estava no oitavo andar. A Racional Engenharia é uma das maiores empresas do ramo no Brasil e, em São Paulo, foi responsável pela construção de shoppings como o Morumbi e o Pátio Higienópolis, de fábricas, hotéis e empresas, entre outras obras de grande porte.

A fiscalização durou de 6 de dezembro até dia 10 de fevereiro. Foram feitas cinco inspeções no alojamento e na obra. Em 11 de janeiro, a Racional foi comunicada pelo MTE sobre as irregularidades encontradas no local em que os trabalhadores estavam abrigados. A empresa limitou-se a rescindir o contrato com a empreiteira Genecy.



Câmara Municipal Inicia Trabalhos Legislativos de 2012

A Câmara Municipal de Chapadinha iniciou os trabalhos na última quinta-feira (16), a Sessão ordinária teve como pauta do grande expediente o Projeto de reajuste salarial de 16,66%, para os profissionais da Educação do município de Chapadinha, e também o Projeto que fixa por Lei Municipal o valor do salário mínimo, ambos foram encaminhados para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.


Na abertura dos trabalhos a Presidente da Câmara, Márcia Gomes (foto) fez menção a trechos do Regimento Interno da Câmara relacionados às penalidades por falta de decoro. A vereadora se pronunciou afirmando que será inaceitável a prática de ofensas físicas ou morais no edifício da Câmara, ou o desacato, por atos ou palavras, a outro parlamentar.



VARGEM GRANDE: Mudas de Árvores Frutiferas Serão Distribuídas na Zona Rural


A Secretaria de Agricultura do município de Vargem Grande (distante 73 km de Chapadinha) recebeu 2.200 mudas de árvores frutíferas, sendo banana, laranja, açaí, tanja e limão.


Todo o material recebido faz parte de uma parceria da Prefeitura do Município com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (SEDAGRO) através do “Programa Plantar e Colher no Maranhão” que reforça o “Programa Brasil sem Miséria”.


As mudas serão distribuídas, exclusivamente, para os moradores da zona rural de Vargem Grande.


Do blog da TV Difusora de VG

Negado habeas corpus a acusado de matar companheira com pauladas e golpes de faca

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou, nesta quinta-feira (23), pedido de habeas corpus em favor do peixeiro Antonio Braz (foto), preso preventivamente em razão do suposto homicídio de sua companheira, Ana Célia Dutra dos Santos, no dia 24 de agosto do ano passado, no município de Buriti (distante 74 km de Chapadinha).


Por unanimidade, os desembargadores José Luiz Almeida (relator), Bernardo Rodrigues e Raimundo Nonato de Souza denegaram o pedido do advogado de Braz, que alegou carência de fundamentação e excesso de prazo. O entendimento da 2ª Câmara Criminal foi o mesmo do parecer assinado pelo procurador de justiça Krishnamurti Lopes Mendes França.


De acordo com o auto de prisão em flagrante, Braz já teria ameaçado de morte sua companheira por várias vezes. O documento informa que ele foi encontrado no velório da vítima, ocasião em que teria confessado o crime.


Segundo o depoimento, Braz mantinha relacionamento amoroso com Ana Célia havia cerca de seis anos e o casal tinha uma filha. Ele teria alegado que tentou se separar da vítima que, por sua vez, teria se negado. Braz disse que a companheira teria ameaçado tocar fogo na casa e até matar a filha, caso ele a deixasse. O peixeiro disse que esses fatos o motivaram a matar a companheira.


GOLPE - O depoimento relata que Braz teria conduzido a vítima, de moto, até o povoado de Cabeceiras, onde teria decidido matá-la. Ele teria desferido um golpe de faca, mas a vítima ainda teria tentado se defender. O relato diz que o peixeiro teria usado um pedaço de madeira para matá-la.


O relator, desembargador José Luiz Almeida, disse que a prisão preventiva foi decretada com fundamentação idônea e base factual suficiente. Os indícios de autoria e a materialidade do delito foram satisfatoriamente demonstrados, segundo o magistrado. Quanto ao alegado excesso de prazo, relatou que a audiência marcada para 17 de janeiro passado só não se realizou devido a requerimentos de adiamento formulados tanto pela defesa do acusado, quanto pelo representante do Ministério Público.

Abertas inscrições para o curso Tecnologias da Educação

Estão abertas as inscrições para o curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, que será realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Tecnologias Educacionais, nas Unidades Regionais de Educação (UREs).

As inscrições vão até dia 27 deste mês e podem ser realizadas pelo endereço eletrônico: siaep.educacao.ma.gov.br/inscricao/. Poderão se inscrever professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares do sistema estadual de ensino com conhecimento básico em informática e internet.

O curso será oferecido na modalidade educação a distância, por meio da plataforma EProinfo, do ministério da Educação (MEC). O momento presencial será no município de origem do participante.

Durante as aulas será realizado um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo sobre o uso das múltiplas linguagens utilizadas pelas mídias e o seu potencial para o processo ensino-aprendizagem.

O curso TIC, com 100 horas de duração, deverá ter início em março e término em junho. A meta é compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem das escolas.

O curso também visa planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis, criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem afetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.

As atividades serão desenvolvidas pelo sistema online (80h) e em encontros presenciais (20h - um em cada mês com duração de 4 horas).



'Pai de santo' é detido acusado de abusar sexualmente de adolescente


Um “pai de santo”, identificado como Francisco Alves Viana, de 43 anos, morador do povoado Bacuri, no município de Santa Quitéria (distante 101 km de Chapadinha), foi preso na cidade de Primeira Cruz. Ele é acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 12 anos.


De acordo com as informações da delegada Maria de Jesus, titular da delegacia de Primeira Cruz, Francisco Alves saiu da cidade de Santa Quitéria como peregrino para morar em Primeira Cruz. Chegando lá, conheceu uma família humilde, que recorreu aos trabalhos do curandeiro. Ele prometeu curar a adolescente que se encontrava doente, e como pagamento iria morar com a menina logo que ela melhorasse. A delegada disse, ainda, que a relação entre os dois teve o consentimento da mãe.


No depoimento, a garota assumiu o relacionamento com o acusado. Para a delegada não justifica o envolvimento entre o casal, tendo em vista que a vítima é menor de idade e foi usada pela mãe. Segundo ela, a adolescente precisa de cuidados médicos, pois está bastante abatida e desnutrida.


Francisco Alves foi autuado em flagrante e enquadrado em crime de estupro vulnerável. A delegada também enquadrou a mãe da adolescente por conveniência. A vítima foi entregue ao Conselho Tutelar do município de Imperatriz.




Moto decepciona em casa e perde para o Santa Quitéria

Não foi desta vez que o Moto conseguiu a segunda vitória consecutiva no Campeonato Maranhense. Na noite desta quinta-feira (23), o time rubro-negro simplesmente decepcionou em pleno Estádio Nhozinho Santos. Diante do Santa Quitéria, o Moto perdeu por 1 a 0 e a oportunidade de se distanciar da zona de rebaixamento.
O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Gabriel aos 32 minutos da etapa inicial. Com o resultado, a equipe do Santa Quitéria subiu para a terceira colocação do Estadual. Já o Moto, é apenas o oitavo colocado, a apenas um ponto a frente do Sabiá, que está na penúltima posição.

No próximo domingo (26), o Moto tentará a reabilitação diante do Maranhão Atlético, enquanto o Santa Quitéria enfrenta o São José.

26/02 – Domingo

16h – São José x Santa Quitéria – Nhozinho Santos
16h – Cordino x Sabiá – Leandrão
16h – Viana x Sampaio – Djalma Campos
17h – Imperatriz x Bacabal – Frei Epifânio
18h – Maranhão x Moto – Nhozinho Santos

iMirante


Prefeitura Inicia Asfaltamento de Ruas Nesta Sexta

Segundo informa o Blog do William, todo o Centro e várias ruas dos bairros de Chapadinha receberão 32km de asfalto nos próximos dias.

As obras ficarão a cargo da construtora Edeconsil e iniciarão no início da tarde desta sexta-feira, 24, pela Travessa da Corrente (em frente à Secretaria Municipal de Assistência Social).

Será a maior quantidade asfalto a ser colocada na cidade, de uma só vez, na história do município. Desde 2009, já foram asfaltados mais de 20km de ruas em Chapadinha, tornando a gestão atual recordista em pavimentação.

Veja quais as vias serão asfaltadas:

· Avenida Presidente Vargas

· Avenida Oliveira Roma

· Avenida Ataliba Almeida

· Avenida Rodoviária (700m)

· Avenida Coronel Pedro Mata

· Rua do Comércio (990m)

· Rua Cunha Machado (990m)

· Rua Sebastião Árcher (990m)

. Travessa da Corrente

· Rua Edésio Vieira

· Rua 24 de Agosto

· Av. Manoel Inácio de Almeida (800m - Bairro Novo - ligando a Avenida Ataliba Almeida com a BR 222)

· Rua Sebastião Barbosa

· Rua Santo Antonio (Campo Velho - ligando a Av. Ataliba Almeida com a BR 222)

· Travessa Manoel Machado da Ponte

· Travessa Joaquim Almeida

· Travessa Eurico Dutra

· Travessa João Lopes

· Rua Celina Araújo (Ligando do Armazém Paraíba ao ponto que foi recentemente asfaltado)

· Rua Sebastião Almeida (1.100metros, ligando o Centro ao Areal)

· Rua Benjamin Ferreira (1.100metros, ligando o Centro ao Areal)


Além destas, outras ruas, que não estão nesta lista, serão asfaltadas.

Sobre o Trabalho das Forças Policiais de Chapadinha no Carnaval 2012

O carnaval 2012 em Chapadinha sem duvidas foi o maior de todos os tempos, os motivos foram os mais diversos possiveis, podemos citar as bandas que fizeram o carnaval, as bandas que puxaram os blocos, mais sem dúvidas a segurança dos foliões foi o principal atrativo para esse grande numero de pessoas em nossa cidade.

 
Diante disso tudo vale ressaltar o trabalho brilhante das forças Policiais de Chapadinha, que mais uma vez foram eficientes, mesmo diante de tantas dificuldades, das quais podemos citar: Diminuição do efetivo, enquanto a população cresce o efetivo só diminui, mas o que se pode constatar foi o empenho desses profissionais que se doaram de corpo e alma e fizeram o seu trabalho com dignidade e louvor.

 
Convém ressaltar que durante o período carnavalesco não houve nenhuma alteração de cunho relevante em Chapadinha relacionada ao carnaval, o que se viu foi muita alegria na cidade, e muitos elogios aos Policiais de serviço, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal merecem o nosso respeito, pois são profissionais que desempenharam suas funções a contento.
 
 
Resumido. Continue lendo no Blog Sala Vip
 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Objeto Misterioso Cai no Município de Anapurus

Com formato esférico e cor metálica o objeto não identificado tem causado pânico e discussões entre populares.

Por: Antenor Ferreira - Blog Interligado
Fotos: Gilberto Ramos (Mata Roma)

Um misterioso objeto caiu do céu nessa manhã no município de Anapurus-MA, distante 28km de Chapadinha. A queda do objeto, até agora não identificado ocorreu por volta das 6h da manhã desta quarta-feira (22) no povoado Poços, na propriedade do senhor "Pé de Ferro".

Segundo informações após um estrondo que parecia um raio, ou trovão, o misterioso objeto veio ao chão. Com formato esférico o objeto tem o tamanho aproximado de um botijão de gás de cozinha.


Populares de Anapurus e cidades vizinhas ficaram bastante assustados com o ocorrido, que rapidamente se espalhou entre a população. Até agora não se tem a mínima noção da origem do objeto.

Na queda árvores ficaram destruídas, dando sinal de que o objeto caiu de uma grande altitude.


Vários curiosos tem se dirigido a localidade para ver o objeto e já se comenta que grandes veículos de mídia estadual e nacional estariam se deslocando ao povoado, na tentativa de desvendar o mistério.

Entre a população começam a surgir inúmeras especulações e crenças. Alguns dizem que o objeto seria parte de algum satélite que estaria se deteriorando no espaço. Outros que seria parte de uma nave alienígena, e os mais perplexos um prenúncio do fim do mundo.
 
 
Resumido. Continue lendo e veja mais fotos no Blog Interligado
 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Chapadinhenses na Marques de Sapucaí


Durante o período carnavalesco, o chapadinhense Dr. Carlos Henrique Marques, proprietário do Ambulatório Veterinário C.H., rumou, junto com a família, para o Rio de Janeiro. Ele, sua esposa Dra. Renata e o casal de filhos Ana Letícia e Pedro Henrique Marques. Na cidade maravilhosa visitaram o Corcovado, as praias de Ipanema, Copacabana e Botafogo. No sábado (18) participaram da 93ª edição do Cordão da Bola Preta, maior bloco de rua carioca, que manteve sua tradição em 2012, e encheu a Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, com 2,3 milhões de foliões, segundo informações da Polícia Militar.


No domingo (19) - estiveram presentes no primeiro dia de desfiles do grupo especial  no Sambodromo Marques de Sapucaí, para acompanhar a passagem das escolas Renascer de Jacarepaguá, Portela, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel, Porto da Pedra, Beija-Flor de Nilópolis e Vila Isabel.


A família retorna à Chapadinha após o período momesco.

Carro Desgovernado Bate em Outros e Derruba Muro de Escola



Um grave acidente automobilístico aconteceu na manhã desta segunda-feira de carnaval (20), no semáforo, no cruzamento da escola Amélia Almeida, no Centro de Chapadinha.

Um Corolla, conduzido pela esposa do empresário Marcos Mapá, bateu em dois carros e uma moto e só parou ao bater no muro da escola.


Uma mulher que estava na moto sofreu escoriações e foi levada ao HAPA. Não houve mais feridos. O Corolla ficou com a frente completamente destruída. Um Fiat Uno ficou com a frente avariada. Houve ainda, pequena avaria em um Fiesta.


Segundo informações, os dois carros que foram atingidos pelo Corolla estavam parados, aguardadno o sinal abrir. A moto vinha no mesmo sentido do Corolla e acabou batendo na porta.

Ainda não temos informações oficiais da PM, mas segundo relatos, a condutora do Corolla teria perdido o controle do veículo. Ela ficou bastante assustada, mas apesar da gravidade da batida contra o muro, não soreu ferimentos.

De acordo com a polícia, apesar do grande número de veículos circulando pelas ruas da cidade, o carnaval de Chapadinha está tranquilo. O acidente de hoje, não está realacionado à foia de carnaval.

*Com informações de Mauro Queiroz


Onibus de Codó (MA) Provoca 15 Mortes em GO

Quinze pessoas morreram depois que os ônibus em que viajavam bateram de frente na BR-153, próximo à cidade de Estrela do Norte (360 km de Goiânia), na tarde do último sábado (18).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, 14 morreram no local e uma no hospital de Porangatu, para onde foram levadas algumas das vítimas. Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas. O número total de passageiros não foi determinado.

Segundo o delegado André Luís Medeiros, que investiga o caso, os ônibus bateram depois que um deles, que seguia da cidade de Codó (MA) para São Paulo, forçou a ultrapassagem sobre um veículo Gol. Chovia muito na hora do acidente e o ônibus se chocou com o outro que vinha na direção contrária, seguindo de Brasília para a cidade de Minaçu.


Medeiros diz que o número total de vítimas não foi determinado devido à dificuldade para rastrear todos os feridos, que foram levados para hospitais de várias cidades da região e também para Goiânia. “Outra dificuldade que estamos enfrentando é encontrar toda a documentação dos passageiros”, disse Medeiros.

Entre os mortos está o motorista do ônibus de Brasília. Um dos dois condutores do outro veículo, causador do acidente, sobreviveu e presta depoimento na tarde deste domingo.

Segundo Medeiros, já foi detectada pelo menos uma irregularidade no ônibus, que é a ausência do disco do tacógrafo, que permitiria verificar a velocidade exata em que se encontrava o veículo.

Três corpos ainda não foram identificados. Dois deles são provavelmente de uma mulher e uma criança, provavelmente mãe e filha. A outra vítima morreu no Hospital de Porangatu nesta madrugada.

Nome das vítimas:

- Juracy Pereira da Silva, 46

- Ildídia Maria da Cruz, 71

- Lidimar Vieira de Alencar, 43

- José Raimundo Sales Pereira, 59

- Larissa Serpa Nascimento, 15

- Thaís da Silva Santos, 19

- Laryssa Rayanne de Jesus, 20

- João Gomes dos Santos Filho, 51

- Vilmar Luiz de Godoy, 47

- Oziro Soares da Silva, 59

- Rosiel de Almeida Freitas, 24

- Antônio Pereira da Silva, 49

(Com informações da Folha de S. Paulo)


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Fotos do Baile a Fantasia

O tradicional Baile a Fantasia, organizado pelo Movimento Chapadinhamente Nós, aconteceu na noite do último sábado (18) na sede social do Aldeota Clube. Confira algumas *fotos.








*Fotos extraídas do Facebook

Vesperais Deste Domingo (19)




Deputado Federal Chiquinho Escórcio Prestigia Carnaval de Chapadinha


Chiquinho com a prefeita Tina de Anapurus, o Presidente da Câmara o vereador Renato e o Rei Momo
Deputado Francisco Escórcio prestigia o carnaval no interior do Maranhao, esteve presente na abertura das festas momescas nos municípios de Urbano Santos com Aldenir Santana, Iracema e políticos da região, Anapurus com Tina Monteles e Mata Roma com Carmen e Paulo Neto. Na noite de Sábado, a folia foi no tradicional baile de Gala de Chapadinha (Baile a Fantasia). Na manhã deste domingo, segue sua cruzada da alegria rumo a Barra do Corda, e na segunda finaliza em Cajapió e Sao Vicente de Ferrer. "Estar perto de minha gente é minha maior alegria" disse Chiquinho.


Fonte: Assessoria

Arquivo do blog