WebNet

WebNet

sábado, 24 de março de 2012

Forte Ventania Provoca Variados Acidentes em Chapadinha

Na tarde deste sábado (24) os chapadinhenses foram surpreendidos por uma forte vetania, que antecedeu a chuva que caiu. O fenômeno da natureza provocou alguns estragos, em diversas situações.
 
 
QUEDA 1
O forte vento derrubou 50 metros do muro que cerca o Centro de Treinamento (CT) da Associação Real Brasil (foto acima), que fica localizado no bairro Caterpila. De já, os dirigentes contam com a solidariedade da população para ajuda na reconstrução do mesmo. (Fonte: Blog da Associação Real Brasil)



QUEDA 2
Segundo informa o Blog do William, a ventania derrubou dois postes de iluminação pública na Praça da Bandeira.


ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO
William Fernandes informa ainda em seu blog, um acidente automolístico ocorrido, segundo relato de um dos ocupantes do veículo, em decorrência do forte vento. "Uma caminhonete Nissan Frontier capotou pelo menos quatro vezes, na tarde deste sábado, na BR 222, próximo ao balneário Recanto da Juçara, em Chapadinha. Havia três pessoas no veículo. Um homem e uma mulher ficaram feridos.

O condutor e dono do veículo, Edvan Marques da Silva, mais conhecido como Moraes, sofreu apenas arranhões no braço direito. Ele contou que vinha na BR, na subida, sentido Vila Isamara/Recanto da Juçara, a uma velocidade aproximada de 80km/h, quando a frente do veículo subiu e ele perdeu o controle do veículo, que capotou quatro vezes, bateu em um poste e só parou ao bater em uma ribanceira, do lado esquerdo da pista".

Veja mais fotos no Blog do William

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aniversário de Chapadinha - Programação


PROGRAMAÇÃO

Quarta - 28/03

Entrega de Certificado de Reservista


8h30 - Solenidade de Entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação de Serviço Militar


Local: Pátio da Prefeitura Municipal


Celebração


19h- Culto em Ação de Graças pelo aniversário da cidade


Local: Assembleia de Deus


Quinta - 29/03

5h- Alvorada


Local: Em diversos pontos da cidade


7h- Café da manhã


Local: Prefeitura Municipal de Chapadinha


7h30 - Solenidade de Hasteamento das bandeiras


Local: Prefeitura Municipal de Chapadinha


9h –Missa Solene


Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores


10h – Sessão Solene


Local: Câmara Municipal de Chapadinha


12h –Almoço


Local: Torre do Sol


15h – Inauguração do Posto de Saúde


Local: Bairro da Corrente


16h – Inauguração do Poço Artesiano


Local: Bairro Areal


17h –Inauguração do


Asfalto que dá acesso ao Residencial José de Sousa Almeida


Local: Trecho após a Escola João Gomes


18h – Inauguração da Escola Coronel Joaquim Nunes


Local: Residencial José de Sousa Almeida


21h – Festa com sorteios de brindes animada pela Banda Forró dos Plays


Local: Praça Irineu Galvão ( Pça do Povo)


Sexta - 30/03

8h – Lançamento do Programa Projovem Trabalhador

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Chapadinha


15h – Inauguração do Calçamento da Rua do Sol


Local: Bairro Terras Duras


16h30 – Inauguração do Posto de Saúde


Local: Bairro Terras Duras


Sábado - 31/03

16h – Inauguração do Asfalto da Rua Manoel Inácio de Almeida


Local: Bairro Novo


20h – Show Gospel Felipão e Banda


Local: Praça Irineu Galvão ( Pça do Povo)


INAUGURAÇÕES PREVISTAS PARA OS MESES DE ABRIL, MAIO E JUNHO:

POSTO DE SAÚDE DA MANGUEIRA


REINAUGURAÇÃO DAS ESCOLAS


MIGUEL ALVES PEREIRA ( Mangueira)


JOÃO GOMES


D. PEDRO I


CAROLINA MESQUITA DE ARAUJO


CHAPADA DAS MULATAS


ACELINO DA SILVA


ANA FORTES


FRANCISCO GONÇALVES DA SILVA ( Macajuba)


INAUGURAÇÃO DA CRECHE JOTA COUTINHO ( RESIDENCIAL JOSÉ DE SOUSA ALMEIDA)


ENTREGA DA AMBULANCIA DO POVOADO ALAGADIÇO GRANDE


INAUGURAÇÃO DO POÇO ARTESIANO DO POVOADO ALAGADIÇO GRANDE


INAUGURAÇÃO DOS POÇOS ARTESIANOS DAS PITOMBEIRAS I E II


INAUGURAÇÃO DO POÇO ARTESIANO DO BAIRRO BINÉ LOBO


INAUGURAÇÃO DO POÇO ARTESIANO DO BAIRRO VILA VAGNER


INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO


INAUGURAÇÃO DA PONTE DO POVOADO SANTO ANTONIO


INAUGURAÇÃO DA PONTE DOS POVOADOS TUCUNS E ESTIVA 


INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE COMERCIALIZAÇÃO DE CHAPADINHA



Aniversariantes do Dia!


Aos Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira  (23) em especial aos nossos leitores (fotos), nossos mais sinceros votos de felicitações, regado a muita Saúde, Paz e Amor. Parabéns!


Pe. Luis Miranda - que sempre acompanha o Grupo Missionário João Paulo II, composto por jovens portugueses (assim como ele) em suas vindas à Chapadinha!;


Daniel Gary - funcionário público municipal lotado na Secretaria de Assistência Social (Semas);


Kalyanne Fonteles - jovem estudante chapadinhense;


Elma Santos - funcionária da loja Landry Móveis.

Ontem uma Chapada, Hoje a Chapadinha, Amanhã só as Cinzas dos Pellets de Eucaliptos

Por: *Herbert Lago - Blog a Prosa

A preservação da Chapada constitui grande preocupação e importância substantiva para a qualidade de vida dos Chapadinhenses. Ali estão minas que contribuem para o abastecimento da bacia hidrográfica dos riachos e até mesmo da barragem de Itamacaoca.


O protocolo de intenções assinado no dia 29 de setembro pela governadora Roseana Sarney com a Suzano para implantação de uma unidade industrial de produção de pellets de madeira no município de Chapadinha, para atender demanda crescente do mercado mundial. (A pesar de o empreendimento significar mais novos postos de trabalho para Chapadinha), é um projeto que pode causar um grande impacto, por se tratar de uma região ambientalmente sensível, berço de nascentes importantes para o fornecimento de água para a população de Chapadinha.

A mobilização da população exerce papel importante para frear ambições e prevenir abusos. Mas não é tarefa fácil. Passar de intenção a ato exige a colaboração de diferentes atores. A Câmara de Vereadores por exemplo precisa aprovar lei que assegure a preservação dos recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, a fauna, a flora, os mananciais e as matas ciliares.

Os recursos hídricos exigem cuidados para manter o abastecimento da cidade. É preciso encontrar forma de conciliar interesses ecológicos e industriais. Em bom português: a conveniência da comunidade tem de merecer atenção especial. A vida das próximas gerações dependem de decisões tomada hoje.


*Poeta e escritor chapadinhense.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Vereador de Buriti escapa ileso de um acidente automobilístico por milagre de Deus


O vereador Marcos Francisco, o "Compadre Marcos", do município de Buriti (distante 74 km de Chapadinha), foi vítima de um acidente automobilístico no último domingo (18) por volta das 20h, na MA 034, no trecho de Buriti a Duque Bacelar.


O acidente ocorreu no povoado Alegre, município de Buriti. Segundo informações que chegaram ao Portal Leste Maranhense, relatadas por moradores da região e por pessoas que viram o vereador minutos antes da tragédia, dizem que "Compadre Marcos" como é conhecido, vinha de Buriti a Coelho Neto. Como se não bastasse estava consumindo bebida alcoólica o mesmo segundo populares dirigindo em alta velocidade.

A principal causa do acidente foi o pneu que estourou. Relatos de moradores do povoado, narram que após o edil perder o controle do carro, o veículo capotou varias vezes dentro da roça onde ainda se encontram  os destroços.

Fotos feitas por nossa equipe no local da tragédia (acima)mostram claramente a mão de DEUS - o Todo Poderoso, na proteção do vereador que deve agradecer por muito tempo o nosso Criador.


Por: Ezequias Martins - Do Portal Leste Maranhense

Programa "Água Para Todos" Beneficiará Zona Rural de Chapadinha

Imagem ilustrativa
*Por: Sousa Neto
Numa parceria entre o Governo Federal (através do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA) e Governo Estadual (através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDES), a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Educação e Ação Social e, a Articulação do Semiárido/ASA-MA coordenada pelo militante social Juvenal Neres, estão esta semana ajudando a construir e desenvolver o programa social do Governo Federal "Água para Todos", na zona rural, ressaltando que os povoados que podem ser contemplados são os que têm grandes necessidades hídricas no período de estiagem, como também águas salinizada.


Durante esta semana, a equipe estará nas localidades Baturité, Barroca da Vaca e Tamburí, realizando Cadastro das Famílias a serem beneficiadas.


Nas proximidades, além de Chapadinha, foram contemplados também os municípios de Nina Rodrigues, Bélágua, Urbano Santos, Afonso Cunha e Paulino Neves.

 
Imagem ilustrativa

OBJETIVO
O objetivo do programa é de beneficiar as famílias de baixa renda com dificuldades de acesso a àgua para consumo humano e para a produção de alimentos mediante a construção de cisternas e de açudes, bem como proporcionar capacitação e formação dessas famílias em gestão de água, contribuindo para a garantia de sua segurança alimentar e nutricional.


COMO FUNCIONA

A água é coletada através do beiral das casas cobertas de telhas para capitação da água de chuvas, onde ficam armazenados no recipiente em forma de cilindro com capacidade para 16 mil litros d'águas, que será suficiente para abastecer uma família de 5 pessoas, durante os oito meses de estiagem, ressaltando que, esta água é somente para uso do cozimento dos alimentos como também do higiene pessoal.

PÚBLICO ALVO

O programa é destinado às famílias com renda até meio salário mínimo por membro da família, incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal - CADÚNICO, e que residam permanentemente na área rural de municípios com baixos índices de IDHM e que não disponham de fonte de água (sistema público de abastecimento de água) ou meios suficientemente adequados para armazená-las. Além desses critérios, terão prioridade:


• Mulheres chefes de família;

• Famílias com crianças de 0 a 6 anos;

• Crianças e adolescentes frequentando a escola;
• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos;
• Portadores de necessidades especiais.

*Com informações de Juvenal Neres e Portal do MDA

Nossos Parabéns!


Nossas sinceras congratulações aos Aniversariantes do Dia, desta quinta-feira (22), em especial a nossa amiga e assídua leitora deste blog, Wanda Nascimento. Atualmente, a aniversariante é diretora do Centro Municipal de Marcação de Consultas de Chapadinha (CEMARC) - que funciona anexo ao Hospital São Francisco. Felicidades!

.....................................................................................

*Participe deste quadro - Aniversariantes do Dia! - nos enviando para nosso e-mail ( sousaneto@chapadinhasite.com ) uma (ou mais) foto(s) sua, seu nome completo e a data (dia/mês).

Magno Bacelar defende atuação da Suzano na região do Baixo Parnaíba

O deputado Magno Bacelar (PV) teceu comentários, na manhã desta quarta-feira (21), sobre a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e decidiu suspender licenciamento ambiental concedido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Sema) à empresa Suzano Papel e Celulose S/A para produção de celulose numa área de 42 mil hectares de florestas de eucaliptos no Estado do Maranhão.


O parlamentar explicou que a Suzano Papel e Celulose tem investimentos na região do Baixo Parnaíba e “evidentemente nós queremos que esse grande empreendimento seja implantado da forma ambiental adequada, dentro da lei e que realmente não extrapole”.


Para o deputado, a Suzano trabalha para implantar um grande empreendimento na região do Baixo Parnaíba, abrangendo as cidades de Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto.


Defendo a Suzano, porque vejo seu pensamento em relação ao projeto de Chapadinha, como também o projeto da região Tocantina, do projeto da região de Açailândia, porque sabemos da importância de um empreendimento. E na hora que se coloca dificuldades, nós vamos ter dificuldade exatamente de tirar aquelas pessoas que mais necessitam do trabalho e isso é um apelo. Um Estado pobre como este, nós temos é que aplaudir aquelas grandes empresas que venham a se instalar aqui no nosso Estado gerando emprego e renda, como é o caso da Suzano”, afirmou Magno Bacelar.


O deputado afirmou conhecer em profundidade o projeto da Suzano Energia Renovável para o Baixo Parnaíba, e leu na tribuna nota em que a Suzano Papel Celulose Companhia esclarece que, em 04/05/2010, o Ministério Público Federal do Maranhão requereu, dentre outras coisas, que tal licença emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recurso Natural do Maranhão (Sema) fosse declarada nula, porquanto deveria ter sido emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) e não pela Sema.


A requerida tutela antecipada foi negada pelo juiz de direito da 5ª Vara federal do Maranhão, após apresentação das respectivas alegações da defesa por parte da companhia e do próprio Estado do Maranhão, o Ministério Público recorreu da decisão com alegações acolhidas pela 5ª turma do Tribunal Regional Federal de forma a conceder a tutela antecipada. A companhia reforça a sua convicção de que agiu e continuará agindo de forma absolutamente adequada baseada na prática vigente no Brasil onde dos licenciamentos ambientais são realizados pelo Estado.


Pareceres de renomados juristas confirmam esse entendimento, a companhia muito embora não notificada oficialmente, antecipa que tomará oportunamente todas as medidas judiciais cabíveis para fazer valer seus direitos. A área florestal afetada pela tutela da 5ª turma do Tribunal Regional Federal não estava prevista e não será utilizada para o suplemento madeira para o site de Imperatriz do Maranhão, diz a nota divulgada pela Suzano.


Agência Assembleia

Jânio Ayres Participa de Encontro de Gestores Regionais em Presidente Dutra nesta Quinta (22)

Os Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (URE's), juntamente com o núcleo gestor da SEDUC, reúnem-se, nesta quinta-feira, dia 22 de março de 2012, na cidade de Presidente Dutra, na região central do estado, para discutir questões referentes ao funcionamento do Sistema de Educação da Rede Estadual de Ensino, no III Encontro de Gestores das URE's 2012. De acordo com o cronograma, o evento deve ser realizado mensalmente e a cada edição, em uma das regionais. Bacabal sediou o primeiro encontro (dias 19 e 20/Jan.) e Pinheiro (16 e 17/Fev.) o segundo. Em Chapadinha (o VI Encontro), será dias 21 e 22 de Junho - Confira tabela abaixo.
O gestor regional do Baixo Parnaíba, Profº Jânio Ayres Teles (foto) juntamente com sua assessoria, estará presente no encontro para participar ativamente dos debates e tratar de assuntos pertinentes à pasta.
Está prevista a presença do Secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel, bem como seus secretários adjuntos.

Dentre os diversos pontos de pauta pode-se ressaltar:

- Municipalização do Ensino Fundamental nas regionais;

- Contratos de Professores;

- Programas;

- Simulado ENEM 2012;

- Chamada Pública da Alimentação Escolar da Agricultura Familiar;

- Reformulação da estrutura da SEDUC, das URE's e das escolas estaduais;

- Outros assuntos relativos ao Sistema.
...............................................................
CONFIRA O CRONOGRAMA
*Com informações do Blog da URE Chapadinha

Francisca Aguiar Solicita Melhorias na Iluminação Pública

A falta de iluminação pública nas vias de nosso município, principalmente nas periferias, é um problema sério que tem colocado em risco a segurança da população menos favorecida.


Preocupada com essa situação a vereadora Francisca Aguiar elaborou um requerimento que foi apresentado na sessão do último dia 15, solicitando a reposição de lâmpadas em vias do centro e periferia da cidade.


Em sua justificativa a parlamentar foi longa e objetiva, destacando pontos bem interessantes. Veja:


"Por várias vezes tenho apresentado indicações referentes à iluminação pública em nossa cidade. Algumas vezes buscando a colocação de postes, outras vezes cobrando a reposição de lâmpadas e em outras situações sugerindo a instalação de braços e proteção de lâmpadas.

Todas as vezes que, a iluminação pública é pautada, faço questão de reafirmar o que é óbvio: Quando se repõe uma lâmpada, quando se coloca um poste, quando se instala um acessório qualquer para deixar uma rua iluminada, estamos cuidando também da segurança do morador. E, isso, é muito significativo.


Outra coisa que gosto de ressaltar quando se trata de iluminação pública, é deixar bem claro para gestora e sua equipe que, os moradores pagam uma taxa específica para ter sua rua iluminada, quer dizer: Todo mês vem incluso na conta de luz a 'Contribuição de Iluminação pública'.


Portanto, se a população paga uma taxa especifica para ter acesso à iluminação pública não é admissível que tenhamos em nossa cidade com postes sem braços, postes sem lâmpadas, postes com lâmpadas apagadas e ruas sem postes. Por isso, solicito da gestora a realização de uma vistoria nas ruas de todos os bairros e periferias da cidade e, de imediato, sugiro que acione o Departamento de Iluminação Pública para atender os moradores
". Finalizou a parlamentar.

Por: Antenor Ferreira - Blog da Ver. Francisca Aguiar

Morre o comerciante Antonio Zeza

Segundo informa o Blog do William Fernandes, faleceu na noite desta quarta-feira (21) por volta das 21h30, em casa, à Rua Sebastião Barbosa, Centro, o comerciante Antonio Zeza, pai da psicóloga do CRAS/Areal Edna Portela (foto abaixo) e do Pastor Edvan Portela, do comerciante Edvar e de Neto Portela.

Há meses ele vinha lutando contra um câncer. Antonio Zeza era dono do Armazém Cearense que durante muitos anos funcionou na esquina com o Bradesco, onde hoje funciona a loja de colchões Ortobom.

A Igreja Assembleia de Deus lamenta profundamente a perda do irmão, que era evangélico.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Baixo Parnaíba: Municípios desenvolvem trabalhos através do PSE

Dos 217 municípios maranhenses, Mata Roma está entre os 185 contemplados com o Programa Saúde na Escola (PSE) e recebeu uma verba em torno de 35 mil reais para realização dos trabalhos, mas as Secretarias de Educação e Saúde do município ainda não fizeram nenhuma ação que justificasse o início do programa. Vargem Grande e Buriti de Inácia Vaz, já iniciaram as atividades.  


Outros municípios da região Baixo Parnaíba como Brejo, Milagres do Maranhão, Santa Quitéria, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Água Doce do Maranhão, Paulino Neves e Tutóia,  estão entre os que aderiram ao programa que implantará as ações do Programa Saúde na Escola desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. Vale ressaltar que Chapadinha e Anapurus não foram contemplados.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
 
 


Buriti de Inácia Vaz - Em reunião no último dia 16 de março, as secretarias municipais de Educação e Saúde, fizeram entrega de diversos assessórios para serem usados nas escolas através do PSE (Programa Saúde na Escola), sendo mais um das dezenas de programas em que o município fez adesão. Toda a equipe da Saúde municipal, envolvendo enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos participaram das atividades.



Vargem Grande - No último dia 09 de março, houve a culminância do projeto, com os alunos reunidos no ginásio poliesportivo, na realização de várias atividades... e assim, se deu o início dessa. Houve ainda, uma palestra com os alunos e seus respectivos pais, quando na oportunidade foi explicado vários tópicos sobre o assunto. Mobilização essa, que com certeza foi muito válido para todas as escolas, pais e alunos.
 
SAIBA MAIS

O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 11,9 milhões referente aos 185 municípios do Maranhão que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) no ano passado. O MS intensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 7.662 escolas públicas do Maranhão. A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontece neste mês de março nos 185 municípios do estado que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).


*Com informações do Blog Mata Roma em Foco e Portal do MS
 

Prefeitura anuncia nas escolas início de inscrições para companhias de dança


 
Há treze anos na estrada, detentora de vários títulos, entre eles, o de atual heptacampeã maranhense e representante do estado nas competições Brasil a fora, a Companhia de Dança Country Encanto Juvenil, em parceria com a Prefeitura de Chapadinha, vem desenvolvendo, ao longo de cinco anos, junto aos jovens do município, um trabalho que vai muito além da dança.
 
 
O projeto conta ainda com as parcerias das secretarias municipais de Cultura e Educação. Os adolescentes entre 13 e 15 anos de idade, são o foco do trabalho, que visa à inclusão social dos jovens, incentivando-os à prática da solidariedade e cidadania, afastando-os do submundo das drogas e da marginalidade.
 
 
Os interessados em fazer parte de uma das três companhias, podem se inscrever até o dia 30, deste mês, das 8h ao meio-dia, ou das 14h às 18h, na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo). Uma equipe coordenada pela Secretária Municipal de Cultura, Eney Ponte, está no local, recolhendo as inscrições dos candidatos que, no dia 31, participarão de um ensaio geral, num local ainda a ser definido.

É importante ressaltar que, não será cobrada nenhuma taxa aos candidatos. As aulas, bem como todo o figurino dos grupos de dança, serão custeadas pela Prefeitura de Chapadinha.
 

Pr. Pedro Villela é internado às pressas

Segundo informa o Blog do William Fernandes, o pastor da Primeira Igreja Batista de Chapadinha, Pedro Villela, de 52 anos, passou mal no início da tarde desta quarta-feira (21) e teve que ser levado às pressas a um hospital da cidade.

Ainda de acordo com a nota, ele foi internado no Hospital das Clínicas de Chapadinha (HCC). O pastor foi atendido pelo médico Levi Pontes, que realizou exames preliminares mas não conseguiu constatar se o problema foi causado por um ataque cardíaco. O paciente seria examinado no meio da tarde por um cardiolosgista
 
 
Reincidência
 
Em 2005 ele passou por uma situação parecida, mas agora, o susto foi maior.
 

O pastor está acompanhado da esposa Ana Villela (ambos na foto).
 
 
Resumido e com alterações. Leia texto original no Blog do William.
 
 

Banco do Brasil abre concurso para cadastro de nível médio e superior

Os salários vão de R$ 3.163,73 a R$ 7.499,75.
Concurso é para áreas de engenharia de segurança e medicina do trabalho
O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio/técnico e superior da carreira de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). Os salários variam de R$ 3.163,73 a R$ 7.499,75.
As vagas são para as dependências localizadas nas capitais de todos os estados e em Ribeirão Preto (SP).

Os cargos de nível superior são para engenheiro de segurança, médico do trabalho e enfermeiro do trabalho. Os salários são de, respectivamente, R$ 7.499,75, R$ 5.800,33 e R$ 4.921,35.

As vagas de nível médio/técnico são para técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho. Os salários são de, respectivamente, R$ 4.089,79 e R$ 3.163,73.

Os candidatos classificados vão assinar um contrato individual de trabalho em regime celetista, pelo prazo de 30 dias para experiência. Após esse período, o contrato passa a vigorar por prazo determinado e o funcionário vai integrar a carreira Sesmt.

As inscrições devem ser feitas a partir das 10h do dia 26 de março até as 14h do dia 13 de abril pelo site www.concursosfcc.com.br. A taxa é de R$ 47 para nível médio/técnico e R$ 87 para nível superior.

As provas objetivas, com 30 questões de conhecimento básico e específico, e as provas discursivas estão previstas para o dia 13 de maio, no período matutino, e terão 4h30 de duração.

Os exames serão aplicados nas cidades de Belém, Manaus, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Roraima, Salvador, Maceió, São Luís, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Teresina, Natal, Aracaju, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá.




O Latifundio e o eucalipto no Baixo Parnaiba maranhense

Além do fato óbvio de paralisar as atividades da Suzano no Baixo Parnaiba maranhense, a liminar que a Justiça Federal promoveu a pedido do Ministério Público Federal permite uma melhor compreensão da parte da sociedade civil sobre como se comporta da Suzano Papel e Celulose no estado do Maranhão.

 
Costumam dizer para quem quiser ouvir que o agronegócio do eucalipto é um dos mais modernos da economia brasileira. Com certeza, ele se beneficiou, assim como a soja, das inúmeras pesquisas realizadas nas últimas décadas patrocinadas pelo Estado e pela iniciativa privada. O resultado desse investimento em pesquisa é o avanço despudorado dos plantios de eucalipto pelo Brasil. Quando a pesquisa e o discurso laudatório não resolvem as contradições, entram as oligarquias. 

 
Para contornar as adversidades sociais a um empreendimento como o que pretende implantar em boa parte do estado, a Suzano Papel e Celulose, muito prontamente, aliou-se aos setores mais conservadores da política e da economia maranhenses. Essa afirmação se refere, é claro, à família Sarney, mas ela se dilacera para além dos portões do palácio Henrique de La Roque.

 
No município de São Bernardo, o ex-prefeito Coriolano chantageou os vereadores para derrubarem a lei do ex-vereador Gilvan Alves que proibia os plantios de eucalipto. No município de Chapadinha, as oligarquias locais (Bacelar e Lyra) que, por tanto tempo, esfalfaram-se em cima dos recursos provenientes dos bancos oficiais para desmatarem áreas de Chapada e de Baixão para plantarem capim e criarem gado, venderiam fácil as suas propriedades para a Suzano Papel e Celulose em vez de repassa-las ao Incra que regularizaria as famílias de posseiros que habitam por séculos essas áreas. Pelo que se sabe, o Incra paga bem melhor que a Suzano e os proprietários de Chapadinha que assinaram contratos com a empresa até hoje não receberam nada.


*Postagem original: blog Territórios livres do Baixo Parnaíba

Entrelinhas


COLÉGIO FAC COMEMORA 41 ANOS

Na última segunda-feira, dia 19, o Colégio Francisco Almeida Carneiro-FAC, completou 41 Anos de serviços prestados à comunidade chapadinhense (e região). Para comemorar a data natalícia, direção e staff da instituição de ensino se reuniram no Restaurante do Kid, onde foi servido um delicioso jantar com direito a bolo, parabéns e brindes. (Blog)


I ENCONTRO DE ESCOLINHAS DE FUTSAL

Já está confirmada a data do início do 1º Encontro de Escolinhas de Futsal será dia 13,14 e 15 do mês de Abril na cidade de Chapadinha. Equipes confirmadas: de Chapadinha (Despertar Talentos), Afonso Cunha, Coelho Neto, Santa Quitéria e Anapurus. Contato (98) 9102-2367. (Blog)


II CAMPEONATO DE FUTEBOL DA ZONA RURAL

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai promover o 2º Campeonato da Zona Rural de Chapadinha. De acordo com o titular da pasta, Edmilson Santos, as inscrições das equipes representantes das localidades rurais, já podem ser feitas (desde segunda-feira, 19) na Secretaria de Esporte. Os times que participaram da primeira edição do campeonato devem se dirigir a secretaria, até o dia 26 de março, data de encerramento das inscrições, para confirmar a participação no 2º Campeonato de Futebol da Zona Rural de Chapadinha. (Blog)
 
 
EMENDAS PARLAMENTARES PARA CARNAVAL 2012
 
Segundo informa o Blog do Garrone,  a distribuição das emendas parlamentares para as prefeituras realizarem o carnaval este ano, totalizou R$ 5 milhões. Ainda de acordo com a página, os municípios de  Mata Roma e Santo Antônio dos Lopes receberam R$ 300 mil, enquanto a grande maioria recebeu entre R$ 20 mil e R$ 100 mil. O blog publica, ainda, a lista de quem recebeu acima de R$ 100 mil, de acordo com informações do Portal da Transparência. A maioria das prefeituras completou com recursos próprios os “investimentos”, que chegaram a R$ 2 milhões, como foi o caso de Codó, que recebeu R$ 130 mil. Infelizmente o Portal não divulgou os autores das emendas. Veja quem recebeu a partir de R$ 100 mil na região Baixo Parnaíba: Mata Roma – R$ 300 mil; Chapadinha – R$ 200 mil; e Anapurus – R$ 100 mil. (Blog)


DEU NO DIÁRIO OFICIAL

- A Prefeitura de Anapurus assinou dois contratos, dia 6 de janeiro, através de tomada de preços, com a Construtora Santa Margarida Ltda. no valor global de R$ 1.287.330,66, para implantar sistemas simplificados de abastecimento de água nos povoados de Alto das Pedras, São Borges, Taboca, Moura e Casinhas, por R$ 772.340,56; e nos povoados de Lagoa dos Ciganos, Santa Maria, Moraes e Bairro Torre (R$ 514.990,10). Tudo em 180 dias.

- A Prefeitura de Duque Bacelar assinou contrato com a Soloágua Construções e Perfurações Ltda no valor de R$ 1.545.829,65, para implantar sistema de abastecimento e distribuição de água no municipio no prazo de 720 dias.
 
- A Prefeitura de São Benedito do Rio Preto assinou dois contratos, através de tomada de preços, no dia 20 de janeiro, no valor global de R$ 2.827.611,88 com a J.L.P de Moraes Serviço e Comércio. O primeiro de R$ 1.456.009,24 para reformar, sem dizer quais, unidades escolares da rede de ensino; e o segundo de R$ 1.371.602,24 para fazer, novamente sem dizer quais, a conservação de estradas vicinais, pontes e bueiros. (Blog)
 

Prefeitura Altera Cronograma de Asfaltamento no Centro a Pedido da CDL



A prefeitura informou nesta terça-feira (20) que a partir da manhã desta quarta (21), daria início ao programa de recapeamento da Avenida Oliveira Roma, que concentra a maior parte do comércio varejista da cidade.


Os lojistas ficaram satisfeitos em saber que a avenida será asfaltada, mas não gostaram do fato de as obras serem realizadas no meio da semana, o que poderia prejudicar as vendas, que neste período do ano não são tão boas.


O presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapadinha, Alan Monteles (foto) manteve um diálogo com representantes da prefeitura que se sensibilizou e acatou prontamente a ideia de mudar para o final de semana.

Alan disse inclusive, que se prontifica a fornecer a alimentação, caso seja necessários, aos operários, durante as obras no fim de semana.

"Quero agradecer à prefeitura por beneficiar esta importante via de nossa cidade e pela flexibilidade em mudar o cronograma, a fim de não causar transtornos e prejuízos aos consumidores e comerciantes desta área", disse Alan.

Com a mudança, as obras terão continuidade na Rua do Comércio, que haviam parado no trecho que passa por trás do Armazém Paraíba. A obra segue no sentido HCC/Centro.
 

Mil famílias que antes moravam de aluguel ou com familiares, comemoram a aquisição da casa própria

Secretário Municipal de Assistência Social, Eduardo Braga, em visita à nova e definitiva casa de D. Eliene

Nesta quarta-feira (21), os beneficiários com iniciais de “N” a “Z”, receberam as chaves das moradias do residencial José de Sousa Almeida. A felicidade por estar recebendo a casa própria estava estampada no rosto de cada um dos proprietários.


A Prefeitura de Chapadinha assinou o termo de adesão ao programa federal Minha Casa, Minha Vida em 2008. Foi um dos primeiros municípios do estado a beneficiar mil famílias que moravam de aluguel ou com parentes.



Dona Eliene de Sousa é um belo exemplo do quanto o programa habitacional, pleiteado pela Prefeitura de Chapadinha junto aos Governos do Estado e Federal, está ajudando as famílias a terem uma vida mais digna e confortável.


Ela, o marido e os dois filhos moravam de aluguel, o valor mensal era de 60 reais, agora a família utilizará este dinheiro para o pagamento da taxa mensal da casa própria, à Caixa Econômica Federal, no valor de 50 reais.


O caso da dona de casa é apenas um exemplo das milhares de pessoas que foram beneficidas diretamente pelo programa em Chapadinha. A Prefeitura de Chapadinha já confirmou a assinatura do termo de adesão da segunda edição do programa Minha Casa, Minha Vida, o que configura a chegada de mais mil moradias ao município.


Por: Luis Carlos Jr. - Blog Ações e Destaques

Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma

Por: Luis Carlos Jr. - Blog CN1
 
O Serviço de Inteligência da 4ª Companhia Independente da PM, prendeu em flagrante Ismael Alves da Rocha, de 23 anos por tráfico de drogas em Chapadinha.


Os policiais receberam uma denúncia de que na casa de Ismael, no bairro Campo Velho seria um ponto de venda, ao checar a informação, abordaram um viciado comprando drogas. Na residência, a polícia apreendeu drogas, celulares, relógio, duas munições calibre 20 e mais de R$ 300,00 reais em dinheiro.
 
 
Ismael Alves, nega que seja traficante, disse que é viciado e o dinheiro seria utilizado para comprar uma moto. O suspeito alega ainda que as munições calibre 20 seriam de um primo dele que mora na zona rural.

Mas para o delegado Jairon Timbó, apesar da negativa de autoria do crime, as provas colhidas no local evidenciam o tráfico de drogas.

Segundo o delegado, os objetos encontrados (fotomontagem ao lado) provavelmente, proveniente de furtos, como celulares, foram deixados como garantia, assim como dinheiro trocado e drogas, apesar de ser em pequena quantidade. “Pessoas foram localizadas no local que se diziam consumidores e que estavam ali, a fim de comprar droga. O conjunto de provas caracteriza o crime de tráfico, além do que foi encontrada duas munições calibre 20 que caracteriza o crime de porte ilegal de arma”, afirmou o delegado ao CN1.
 
 
Ismael Alves da Rocha, de acordo com o delegado já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas em 2011. O suspeito foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma e trafico de drogas e encaminhado para o Centro de Detenção Provisória, onde ficará a disposição da justiça.
 

Marcelo diz que matou Diego porque foi ofendido

Por: Luis Carlos Jr. - Blog CN1
 
Logo após o crime ocorrido na última sexta-feira (16), a polícia soube através de informações que Marcelo de Sousa Matias, estaria na Vila Izamara e tentava fugir para a cidade de Vargem Grande, MA.


A partir daí, a equipe de investigadores comandada pelo delegado George Marques começaram a investigar. Na manhã de segunda-feira (19), os policiais seguiram para Vargem Grande, lá foram informados que Marcelo de Sousa teria ido para São Luis. “Através de informantes, soubemos o modelo do carro no qual o acusado estaria fugindo e conseguimos efetuar a prisão dele já na chegada há São Luis”, disse o delegado ao CN1.
 
 
A prisão de Marcelo de Sousa Matias foi feita por investigadores da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapadinha e policiais do Departamento de Narcóticos (Denarc) com a colaboração do Serviço de Inteligência da PM da 4ª Companhia Independente.
 
Em depoimento prestado ao delegado George Marques (foto ao lado), o acusado disse que parou a moto onde a vítima (Clayton Diego Boasqually), estava e que após uma breve discussão a vitima teria chamado Marcelo de “cagueta” e de “comédia”. Marcelo de Sousa, disse ainda que a vítima teria lhe ofendido, dizendo que ele não era homem.
 
 
Marcelo, alegou que não aguentou essas provocações, foi até em casa e pegou uma arma de fogo (que ele alega ser um calibre 32 e na qual a policia investiga, porque ainda aguarda o laudo do IML – Instituto Médico Légal), em seguida voltou ao local e sem dizer nada, disparou três vezes contra a vítima, segundo o delegado impossibilitando a defesa de Clayton Diego.

No depoimento, Marcelo de Sousa negou que tenha tentado atirar na pessoa que estava em companhia da vítima (que a policia prefere não revelar o nome), e que já prestou depoimento. “Uma testemunha, que ainda vai ser ouvida, viu o momento em que Marcelo também apontou a arma para está pessoa que estava em companhia da vítima. Agora eu preciso saber se realmente Marcelo apertou o gatilho no intuito de atirar ou não, mas por enquanto isso vai ser investigado” , afirmou o delegado.

Segundo a polícia, Marcelo de Sousa já tinha passagem por crime de roubo e receptação. Marcelo, também já foi autuado em flagrante pela Lei Maria da Penha. “Estamos investigando a vida pregressa da vítima para poder entender como esse crime ocorreu. Mas por enquanto a alegativa do Marcelo é justamente de que foi ofendido e não resistiu as ofensas e acabou efetuando os três disparos ceifando a vida de Clayton”, concluiu George Marques.
 

terça-feira, 20 de março de 2012

Suzano Divulga Nota Sobre Suspenção de Licenças Ambientais na Região Baixo Parnaíba

Em relação à notícia veiculada sobre a Ação Civil Pública a respeito da suspensão da licença de operação que autoriza o plantio de 42 mil hectares de florestas de eucaliptos no Estado do Maranhão, a Suzano Papel e Celulose (“Companhia”) esclarece que, em 04/05/2010, o Ministério Público Federal do Maranhão (“MPF”) requereu, dentre outras coisas, que tal licença emitida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (“SEMA”) fosse declarada nula, porquanto deveria ter sido emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (“IBAMA”) e não pela SEMA.


Requerida tutela antecipada foi negada, pelo Juiz de Direito da 5ª Vara Federal do Maranhão, após a apresentação das respectivas alegações de defesa por parte da Companhia e do próprio estado do Maranhão. O MPF recorreu da decisão, com alegações acolhidas pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal de forma a conceder a tutela antecipada. A Companhia reforça sua convicção de que agiu e continuará agindo de forma absolutamente adequada, baseada na prática vigente no Brasil, onde os licenciamentos ambientais são realizados pelo Estado. Pareceres de renomados juristas confirmam esse entendimento.


A Companhia muito embora não notificada oficialmente, antecipa que tomará oportunamente todas as medidas judiciais cabíveis para fazer valer seus direitos. A área florestal afetada pela tutela da 5ª Turma do TRF não estava prevista e não será utilizada para o suprimento de madeira.


São Paulo, 20 de março de 2012.

Alberto Monteiro de Queiroz Netto
Diretor Executivo de Finanças e de Relações com Investidores


.........................................................................
*A nota nos foi enviada via e-mail (através da ÍCONE Comunicações)

 

Aniversariantes do Dia!


Nos congratulamos com os Aniversariantes do Dia - desta terça-feira (20) - em especial, aos amigos leitores (assíduos) deste blog, que ilustram este post. Nossos sinceros votos de felicitações: com muita saúde, paz e amor!


*Fotos extraídas das páginas pessoais (Facebook)

Vargem Grande: Oposição Unida

Edmilson Carneiro (C) ladeado por militantes da Frente Partidária Oposionista

Enquanto os governistas sofrem com o dilema da inelegibilidade do Prefeito Miguel Fernandes (PMDB), a oposição de Vargem Grande (município distante 73 km de Chapadinha) vem demonstrando cada vez mais maturidade e organização. Os governistas toda semana surgem com um nome diferente e os oponentes cada vez mais se organizando e trabalhando em torno dos seus nomes que há tempo foram apresentados.

A Frente Partidária Oposicionista de Vargem Grande que tem se esforçado ao máximo e focado a união de todas as forças oposicionistas realizou na último dia 14, uma reunião com os pré-candidatos a prefeito da Frente, Edmilson Carneiro (PT), Eranildes Coelho (PP), Francisca Braz (PCB), Toinho do Juvenil (PPS) e Toninho Abreu (PP), a reunião foi mediada por uma comissão formada por representantes de partidos que compõem a Frente.


A principal discussão da reunião foi sobre quando e como será realizada a pesquisa de opinião pública que definirá quem será candidato a prefeito e a vice-prefeito pela oposição. Ao final da reunião os pré-candidatos assinaram um ajuste de conduta onde todos comprometeram-se em conter o ânimos de seus aliados para que assim não haja nenhum tipo de mal estar no Grupo.



Arquivo do blog