WebNet

WebNet

sábado, 31 de março de 2012

"Galo da Chapada" Confirma Participação na Série B 2012


O Chapadinha FC foi o primeiro clube inscrito na FMF - Federação Maranhense de Futebol para a disputa do Campeonato estadual d Série B 2012, que está previsto para iniciar em agosto.


A diretoria do Chapadinha, que tem o deputado Magno Bacelar como presidente e o empresário Eduardo Sá como vice, já está trabalhando na reestruturação da equipe para que possa disputra a competição em condições de conquistar o título e retornar à elite do futebol no estado, de onde não deveria ter saído.


O deputado Magno disse que irá buscar apoio junto ao governo do estado, para recuperar o estádio Lucídio Frazão, melhorando e ampliando suas instalações. Ele disse ainda, que "agora sim, com as mudanças que ocorreram na direção da FMF, é possível investir em um time com condições de buscar o título, pois antes, os times do interior eram preteridos por aqueles que comandavam o futebol no estado", referindo-se à corrupção existente na federação nos mais de 20 anos em que Alberto Ferreira presidiu a FMF.
 
 
O secretário de esportes do município Edmílson Santos, que na última quinta (29) foi agraciado com o título de cidadão chapadinhense, já fez várias visitas à FMF objetivando regularizar todas as pendências do clube.

Santos foi o primeiro treinador da equipe, levando-a ao título da segundona em 2002, o que lhe garantiu participação na Séria A em 2003 e nos anos seguintes, onde o Galo da Chapada fez memoráveis campanhas, chegando até a disputar a Série C do Campeonato Brasileiro.
 
 
 
 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aniversariantes do Dia!


Neste dia 29 de março de 2012, além de Chapadinha, algumas cidades circunvizinhas e da região (Baixo Parnaíba) fazem aniversário de emancipação política. Todas elevadas a categoria de município em 1938, portanto, todas estão completando 74 anos.


Este blog, congratula-se com todos os moradores dos referidos municípios pela passagem da data natalícia de seus respectivos lugares!
 
 

 

 








Parabéns Chapadinha!

*Por: Almir Moreira - Advogado
Meus caros, desde que o homem é homem ele é apegado a mitos, ritos e representações. Não dava para entender trovões, epidemias, guerras e lastimas pessoais sem se valer de lendas, por exemplo. Nesse contexto, as homenagens e celebrações também assumem papel preponderante. São elas necessárias para a vida em sociedade. A celebração relembra é a memoria viva do grupo social. Une, reúne, festeja. A celebração agrega. Certo, seu caráter é festivo, mas não pode nem por isso deixar de ser um momento de reflexão. Ela se revestida de seu sentido lato - festivo e crítico - extrapola o individual contemplando o coletivo com vistas a melhorias.

 


Portanto, o aniversário da Chapada das Mulatas merece banda de música, desfile sei lá do quê, solenidade, forró adoidado, missa e o que mais vier, mas também deve ser um instante de pensar o Município, a cidade, nossa vida.


Esta Terra hospitaleira, rica de boa vontade por parte de nossa gente não pode repetir a mesmice, repetida Brasil afora, quando de celebrações como esta. Chapadinha precisa de projetos, de programas, de algo capaz de movê-la para o futuro com melhor perspectiva. É hora do coletivo prevalecer, é hora de atitudes mais eficazes para os menos favorecidos, enfim, é hora de inverter a lógica reinante desde os primórdios de nossa formação política: coisas suntuosas e extravagantes em detrimento de coisas básicas, urgentes e mais humanas. 


Parabéns Chapadinha!


Vídeo relacionado: http://youtu.be/GmaKkaxWiBQ

Homília de Padre Neves no Aniversário de Chapadinha


Deus não é um deus distante e desinteressado.

"No Antigo Testamento, Deus revela-se como Javé, como Aquele que está, que nos acompanha, um Deus amoroso, compassivo e atento à nossa vida. Um Deus que intervém na história humana ativa e gratuitamente. Sua intervenção é sempre anterior aos nossos gemidos e gritos de aflição, é sempre pura iniciativa de Sua graça. Na primeira leitura de hoje, Abrão prostra-se para adorar e rezar. Javé adiantou-se, amou-o de tal modo que até lhe mudou o nome para Abraão e fez-lhe promessas. Javé prometeu e cumpriu. Fez uma aliança com ele e deu-lhe descendentes e uma terra. Tornou-o pai de um povo numeroso. Quando Javé promete, faz. E, ao longo da Bíblia, Ele não dá coisas, dá sempre “alguém”, alguma pessoa que vai executar sua Vontade. Assim deu Abraão, deu Moisés, deu os profetas e, depois deu Jesus Cristo, a Sua Igreja e os santos. Hoje dá-nos a nós que temos que ser parceiros e colaboradores seus. Mas antes de enviar alguém, faz-lhe uma preparação. Moisés, por exemplo, anestesiado pelo ódio, quis libertar o seu povo, matando um egípcio. Só conseguiu medo e viver em perigo de vida. Por isso, foi para longe guardar os rebanhos do sogro. Aí meditou, cresceu, tornou-se livre e santificado, à imitação de Javé que ouve, conhece e desce para salvar. Foi a visão da sarça que ardia e não se consomia que o provocou e uma Palavra divina que ouviu: “Moisés, Moisés”, que o convocou.


A resposta de Deus hoje para as situações de dor e sofrimento que afetam o povo, somos nós. Nós que temos que ser livres e santificados. Quem se sentir chamado a essa missão libertadora tem que se preparar e ter as qualidades necessárias. Esse serviço não é fruto de uma vontade própria, natural. É sempre fruto da Palavra pessoal de Deus que chama e nos constitui em responsabilidade radical, dando-nos sempre a ajuda da Sua graça. Quem se impõe por pretensão própria, inferniza-se e inferniza os outros a quem é enviado.


Paremos um pouco para refletir, para uma pausa interior e ver o que Deus tem para nos dizer com este seu proceder: nossa vida é um chamado de Deus. Todos somos chamados à responsabilidade de uma vocação num emprego, num cargo, numa família, numa missão pública. Somos chamados a proteger a vida em todos os setores que nos encontrarmos. A ajudar sobretudo os mais carentes e desprotegidos. Chamados a zelar a nossa vida, a nossa família, as pessoas com quem nos relacionamos, a sociedade humana em geral. Será que estamos cumprindo essa missão com liberdade e conscientes da responsabilidade de sermos enviados por Deus? Procuramos manter intimidade com Deus ou satisfazemos unicamente nossos caprichos, buscamos realizar nossas teimosias, investimos exageradamente na satisfação de fazer o que nos dá prazer, mais poder e possibilidades de acumular dinheiro, tornando-nos insensíveis às necessidades dos outros?


Para sermos competentes na nossa missão temos que, aceitar fazer uma série de faxinas: 1º - uma faxina espiritual. Não podemos arrumar o espírito e viver só a nível corporal. Não somos só matéria nem nascemos para nos circunscrever a este tempo que passa. Não nos é lícito enterrar nosso viver no material, no consumismo, na vaidade e no charme. 2º - uma faxina da nossa dimensão relacional. Julgarmo-nos, vaidosamente tão espertos que os outros não contam para nada. Impor nosso ponto de vista como se fossemos uma reserva aprimorada de saber iluminado e pensar que o que fazemos ninguém nota nem vê, isso é sinal de enorme infantilidade que só deseja elogios. 3º faxina do nosso tempo. Temos que rever onde gastamos nosso tempo, o que é importante para nós, o que fazemos a serviço dos outros. O Evangelho nos lembra que seremos julgados pelas obras sociais que fizermos. Pensar só em nós, explorar os outros para amontoar mais, isso é diabólico e mete-nos no inferno a começar já agora. 4º - faxina material. Analisar os empecilhos que nos prendem ao amor próprio, ao egoísmo, à ganância, à preguiça (há quem queira descansar só porque está cansado de não fazer nada!).


Mas no Evangelho temos também uma Palavra muito séria. Jesus se afirma como Deus, pré-existente a tudo, bom e necessário para ser aceito por todos os seres humanos.. Além disso, censura os judeus que, com mil argumentos, não O aceitam e O vão condenar e matar. Também aqui temos importante espaço para refletir:


Quem é Jesus para mim? Se digo que Ele é Deus, que é o Salvador da humanidade, porque lhe dou tão pouca importância? Quanto tempo dou para saber notícias Suas, para conhecer seu ponto de vista sobre minha vida, para preparar o encontro que vou ter com Ele e que vai decidir minha eternidade...? Jesus é para mim, apenas motivo de folia algumas vezes por ano? Estamos integrados em alguma comunidade onde Ele se faz presente e que celebra, reflete e procura viver seu projeto de amor? Investimos no esforço para melhorar o mundo nos ambientes em que vivemos e dar felicidade a quem vive em piores circunstâncias que eu? Ou, pelo contrário, penso demasiado em mim, em acrescentar coisas ilícitas ao que já possuo, em me realizar em coisas que o tempo vai terminar e de nada me vão valer para a eternidade? Urgente eternizar este tempo! Necessário fazer render os dons que Ele me deu! Sua sabedoria divina não quadra com a sabedoria humana. Às vezes até dá vontade de dizer que Cristo teve defeitos incorrigíveis, mas a isso O levou Seu amor. Amava todos e esquecia rápido o mal que lhe faziam. Perdoou a Madalena, a Pedro e até ao ladrão na cruz. Como nos custa a nós perdoar e como nos vingamos de quem nos persegue! Cristo não aproveitou a oportunidade que o diabo lhe ofereceu para possuir todos os reinos da terra, não tinha onde reclinar a cabeça e exigiu isso aos seus seguidores, não amontoou bens para se poder defender na hora da condenação. E nós tantas vezes dizemos que pessoas constituídas em autoridade não devem ser estúpidas e devem aproveitar a oportunidade para enriquecer. Jesus parece até não perceber muito de economia, porque multiplicou pães em demasia, a ponto de sobrarem doze cestos. E entregou a bolsa do dinheiro do grupo a Judas. Mas não permitiu que se perdesse nada. Mandou recolher o que sobrou. Foi poupado.Para nos dar a lição de não andar a desperdiçar dinheiro com coisas supérfluas e esquecer as mais urgentes como saúde pública que é o assunto da campanha da Fraternidade deste ano. E se confiou a Judas o dinheiro do grupo foi para experimentá-lo e dar-lhe a oportunidade de se converter. Porque ele continuou a roubar, o seu fim foi à perdição e terminou matando-se dependurado. Ainda hoje, Ele confia-nos dinheiro, mas temos que prestar contas, senão nosso fim será igual ao de Judas.
Chapadinha faz 74 anos. Eu tenho 70. Somos os dois quase da mesma idade. E somos amigos. Vivo aqui há 34 anos. Apaixonei-me por Chapadinha ainda moça, até lhe chamavam a Princesa do Baixo Parnaíba. Vim de outras terras, tendo outros hábitos e educado familiarmente com exigências de verdade e sinceridade. Por minha vocação missionária, sou sensível aos mais carentes.


Sofri e sofro ao ver Chapadinha sem uma administração transparente, uma Chapadinha explorada até pelos eleitores a quem se habituou a dar o que se retira dos cofres públicos, uma Chapadinha sem rumo histórico de futuro risonho, sem a dedicação organizada e eficiente do legislativo. Sair do coronelismo e do abuso do poder, trabalhar pela reforma agrária, educar o povo na solidariedade de pequenos povoados e comunidades cristãs, criar o sentido da participação social e política... foram e são ainda etapas difíceis do desenvolvimento deste Município.


Hoje vejo Chapadinha crescer, mas sem uma agricultura familiar sustentável, sem saber o que vai acontecer a um povo que aqui se amontoa, mas sem uma empresa, sem segurança, sem estruturas básicas, sem futuro à vista. No conjunto que foi inaugurado com 1000 casas, além Areal, não há lugar para uma guarita policial nem para uma igreja católica. Virá o eucalipto para acabar com a pouca água do cerrado e desertificar nossas terras?


Chapadinha vai ser monitorizada pelo Ministério do Ambiente por ter desmatamento exagerado. Neste ambiente não devia haver lugar para a acomodação. Da minha parte e dos meus colegas de Instituto prometemos trabalhar para revelar o Deus escondido que cada um traz dentro de si. Estamos velhos e cansados de abrir caminhos de esperança, de fazer construções, de percorrer de motorizada e de jeep esses péssimos caminhos do interior, de organizar comunidades e de gastar o que nossas famílias nos deram e dão para bem deste povo.


Me indigno ao ver tanta miséria nos bairros e haver gente que ganha dezenas de milhares por mês e não se contenta só com isso. Confesso que nunca bati à porta de nenhuma autoridade a pedir dinheiro. Tenho visitado a Prefeitura mas a pedir direitos e explicações necessárias a meus deveres de pároco. Nos últimos dois anos, a paróquia construiu e inaugurou quatro enormes igrejas, fez um centro em Terras Duras e tem outro, no Novo Castelo, prestes a ser inaugurado. No interior temos 126 comunidades, com pequenos lugares de culto que são visitados periodicamente com enorme sacrifício pelo mau estado dos caminhos.


Não temos carros novos. Dois foram adquiridos há 23 anos, um em segunda e outro em terceira mão. Tentamos e muito conseguimos ao querer resgatar o sentido evangélico e apostólico da festa da Padroeira e a dos Padroeiros nos bairros. Agradecemos a juizes e promotores que nos ajudaram. Mais tarde e demoradamente à Câmara. Tudo isto é obra de uma comunidade amiga e cristã a quem desejo agradecer. Nunca pudemos contar com a compreensão e auxílio das autoridades em exercício. Mas também isso agradecemos porque nos deu mais liberdade de ação e consciência do dever na educação popular.


Quero hoje rezar por toda esta gente com quem trabalhei e trabalho. Pelos vivos e por aqueles que o Pai já chamou. Por todos vós que sois hoje minha famíliaa e que vivemos nesta terra onde é difícil viver e até morrer, embora haja muitas covas por aí até nas estradas, mas onde falta um hospital decente e um cemitério Municipal. Isso eu não esqueço diariamente".




Município de Chapadinha Realiza Solenidade de Dispensa de Incorporação


Como parte das comemorações dos 74 anos de Chapadinha, foi realizada nesta quarta-feira (28), solenidade de entrega dos certificados de dispensa de incorporação do exército, a 300 jovens.



A prefeita Danúbia Carneiro, presidente da Junta de Serviço Militar no município, lembrou em seu pronunciamento, a importância da participação dos jovens chapadinhenses e o compromisso com suas obrigações militares.



A banda do 24ª Batalhão de Caçadores de São Luis abrilhantou o evento. Entre os presentes estudantes, familiares, secretários, autoridades e vereadores como a presidente da Câmara Márcia Gomes, Hilda Pontes, Graça Nunes e Francisca Aguiar.


Fotomontagem: Blog Interligado

A cerimônia contou ainda com a presença do Comandante da 4ª Companhia Independente da PM de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita e do Tenente Laerte.


Fotomontagem: Blog Interligado

O evento foi conduzido pela prefeita e pelo 1º Tenente Eurico Moraes da 27ª Circunscrição do Serviço Militar. Após a cerimônia, foi exibido um vídeo sobre o exército brasileiro.


Texto (e 1ª Foto): Blog CN1

terça-feira, 27 de março de 2012

INSS divulga resultado final de concurso para 1.875 vagas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta terça-feira (27), o resultado final do concurso do para 1.875 vagas. A relação traz os habilitados em ordem de classificação e de acordo com a agência de previdência social. A lista vai da página 106 até a 221 da Seção 3 do Diário Oficial da União. O concurso teve quase um milhão de inscritos e é o maior realizado até o momento este ano. São 1,5 mil vagas de técnico do seguro social e 375 vagas de perito médico previdenciário.
Do total de 904.459 inscritos (sem incluir os que concorriam para vagas de deficientes), 80,33% (726.537 pessoas) compareceram às provas de técnico do seguro social. O número de ausentes que disputavam as vagas de perito médico previdenciário foi maior: dos 11.760 inscritos, 4.815 não compareceram às provas.


Resumido. Na íntegra no G1


MAGALHÃES DE ALMEIDA: 2ª cidade do MA com melhor índice fiscal

... E Primeira, na Região Baixo Parnaíba!

Estudo da Firjan (Federação da Indústrias do Rio de Janeiro) mostrando que 83% da cidades brasileiras não se sustentam e indicou através dos estados, a cidade de Magalhães de Almeida, administrada pelo prefeito Neto Carvalho (foto ao lado), como a segunda melhor do Maranhão em gestão fiscal.


O ranking de excelência nesse item é liderado por Bacabeira com nota 0,7984, seguido por Magalhães de Almeida (distante 156 km de Chapadinha). Esses dados fazem parte de um estudo inédito da Firjan.


Nesse levantamento, só 2% das cidades tiveram nota geral máxima — apenas 95 prefeituras têm gestão excelente das finanças, enquanto mais da metade do total, ou 64%, está em situação difícil ou crítica ao gerir o orçamento.


O Índice de Gestão Fiscal mede cinco itens: capacidade que o município tem de gerar receita (arrecadação); gastos com pessoal; capacidade de fazer investimentos; custo da dívida (o peso do pagamento de juros e amortizações); e uso de restos a pagar (a capacidade de pagar dívidas do ano anterior).


Os melhores:
1º- Bacabeira – 0,7894

2º- Magalhães de Almeida – 0,7461

3º- São José de Ribamar – 0,7402

4º- Graça Aranha – 0,7066

5º- Santa Filomena do Maranhão – 0,6909

6º- Lagoa do Mato – 0,6847

7º- Humberto de Campos – 0,6822

8º- Fernando Falcão – 0,6756

9º- São Raimundo do Doca Bezerra – 0,6727

10º-São Domingos do Maranhão – 0.6705


Os piores:

1º- São Francisco do Brejão – 0,1508

2º- Presidente Juscelino – 0,1722

3º- Feira Nova do Maranhão – 0,1849

4º- Parnarama – 0,2161

5º- Coroatá – 0,2237

6º- Peritoró – 0,2451

7º- Lago Verde – 0,2476

8º- Timon – 0,2719

9º- Santo Antônio dos Lopes – 0,2783

10º- Trizidela do Vale – 0,2791


Extraído do Portal do Catita

Notícias da Região Baixo Parnaíba

LAVRADOR É ESFAQUEADO NA ZR DE ARAIOSES
 
ARAIOSES - O lavrador Odair José Costa Sousa, 35 anos, residente no povoado Placa, município de Araioses (distante 232 km de Chapadinha), deu entrada por volta de 1h da madrugada do último domingo (25), no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI, vítima de arma branca. O lavrador foi atingido com uma facada no peito direito desferida por um desconhecido.

Segundo informação, a vítima foi encontrada desacordada em uma estrada na comunidade Placa, de Araioses. Familiares providenciaram sua remoção para o HEDA em Parnaíba, onde o mesmo está internado em estado grave na UTI.
 
 
 
HOMEM É BALEADO E MORRE APÓS REVIDAR COM PM's
 
MILAGRES DO MARANHÃO - Um homem identificado por José Edvaldo Pereira da Costa de 52 anos, foi morto com um tiro na altura da virilha por um policial militar na cidade de Milagres do Maranhão após revidar contra ele.
 
 
Segundo informações de um parente da vítima, Edvaldo estava discutindo com uma outra pessoa quando a polícia foi acionada. De posse de uma faca e bastante alterando, ele partiu para cima dos policiais. O PM identificado por soldado Rêgo efetuou o disparo contra Edvaldo que foi socorrido e transferido para São Luís. Ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no Socorrão I na noite desta segunda-feira (26).
 
 
 

Chapadinha sedia Capacitação sobre o Seguro Safra



Secretários de agricultura, dos municípios que compõem a região do semi-árido maranhense e técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp-MA), estarão até as 18h, desta terça-feira (27), no auditório do Chapadinhense Hotel, participando de uma capacitação do Programa Garantia Safra.


De acordo com o Delegado do MDA/MA, Ney Jeferson, os participantes terão a oportunidade de discutirem e se atualizarem sobre as recentes melhorias do programa, que foi totalmente digitalizado. Com o aperfeiçoamento do sistema, será possível acelerar o processo de liberação dos recursos do seguro safra aos agricultores que tiveram perdas na lavoura, por razão da estiagem ou alagamento.


A reunião conta ainda com a participação da coordenadora Geral do Programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dione Freitas e do Secretário Municipal de Agricultura de Chapadinha, Antonio do Nilo, que agradeceu o interesse dos demais secretários municipais da região em participarem dessa reunião.


Antonio do Nilo (foto*) ressaltou ainda que, o município de Chapadinha aderiu ao Programa Garantia Safra, há cinco anos e, tem registrado atualmente dois mil e seiscentos segurados, sendo considerado na região, o município que mais contempla os agricultores, nesta modalidade de seguro.


Segundo Ney Jeferson, atualmente, 28 municípios maranhenses estão inseridos no Programa Garantia Safra, a próxima cidade a ser visitada é Coroatá, no dia 29 de março.


*William Fernandes


Governo vai monitorar 52 cidades que mais desmataram o Cerrado



Portaria publicada define municípios que serão vigiados pelo governo.

Maranhão, Bahia e Tocantins têm mais cidades na lista do ministério.

Chapadinha está incluída na lista.
Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, e outras 51 cidades de cinco estados diferentes entraram na lista dos municípios que mais desmatam o Cerrado e, por causa disso, serão alvo de vigilância e medidas de recuperação de áreas degradadas.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Meio Ambiente, que publicou portaria identificando as cidades prioritárias no monitoramento e controle do desmatamento ilegal no bioma. O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista: 20, seguido pela Bahia e por Tocantins.

Segundo o governo, o ritmo de corte da vegetação nativa tem sido mais acelerado do que na Amazônia. O desmatamento alcançou 48,5% do bioma, acompanhando o avanço da fronteira agrícola na região.

De acordo com o diretor de combate ao desmatamento do MMA, Mauro Pires, as motosserras na região agem em nome da produção de carvão, da pecuária e da chamada lavoura branca, que inclui o plantio de soja, algodão e arroz.

Em setembro passado, o MMA divulgou que o Cerrado brasileiro teve uma área desmatada de 6.469 km² entre 2009 e 2010. O número equivale a uma redução de 15,3% em relação à medição anterior (2008-2009), quando o bioma perdeu 7.637 km² de área.

 
Em alerta


A lista com as 52 cidades desmatadores concentram 44% da devastação registrada no bioma, embora representem pouco mais do que 3% do número total de cidades do Cerrado, onde o corte de vegetação passou a ser monitorado por satélites desde 2008.

Diferentemente do que ocorreu com a lista de municípios prioritários da Amazônia para o combate ao desmatamento, os municípios do Cerrado não terão suspensas novas autorizações de corte da vegetação nativa nem corte do crédito.

 
Embora já tenha alcançado quase metade do bioma, o desmate na região está longe de atingir o limite legal, definido pelo Código Florestal: de 65%, na Amazônia Legal, e de 20% no restante da área do bioma.

 
"Trata-se de um desafio a mais, na Amazônia é mais simples", reconheceu Mauro Pires, insistindo em que o objetivo do governo é manter áreas de vegetação nativa e recuperar áreas degradadas.

 
Análise


Os critérios para a entrada da lista de municípios prioritários do Cerrado foram dois: o desmatamento de mais de 25 km² entre 2009 e 2010 e o registro mais de 20% de vegetação nativa remanescente.

Atualmente a lista de municípios prioritários da Amazônia reúne 48 cidades e, para sair dela, os municípios têm de reunir mais de 80% das propriedades com registro no Cadastro Ambiental Rural, além de reduzir o desmatamento a menos de 40 quilômetros quadrados no ano.

 
A cidade piauiense de Baixa Grande do Ribeiro foi a que mais desmatou o Cerrado, de acordo com os dados oficiais mais recentes. Em um ano, perdeu 394 km² de vegetação nativa ou 5% da área do município. É seguido no ranking por Urucuí, no mesmo estado, Formosa do Rio Preto e São Desidério, na Bahia, e Mateiros, em Tocantins.
<>
Cidades do cerrado que serão monitoradas
Bahia: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Pardo, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Goiás: Caiapônia, Cristalina, Crixás

Maranhão: Aldeias, Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano Santos e Vargem Grande.

 
Mato Grosso: Água Boa, Cocalinho, Paranatinga e Rosário

Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho

Minas Gerais: Buritizeiro e João Pinheiro

Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí

Tocantins: Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium e Santa Rita do Tocantins.

 

Suzano Adia Construção de Fábricas

ANDRÉ MAGNABOSCO - Agencia Estado

O presidente da Suzano Papel e Celulose, Antonio Maciel Neto, informou, nesta segunda-feira, que a companhia irá postergar o cronograma das fábricas da Suzano Energia Renovável. O projeto inicial, que previa a construção de três fábricas a partir de 2013, entrará em vigor agora apenas a partir de 2014.
As duas primeiras fábricas, cada uma com capacidade anual de 1 milhão de toneladas, começarão a produção ao longo de 2014. A terceira fábrica da primeira fase da nova empresa, por sua vez, só deverá iniciar produção em 2015. Os três projetos deverão ser instalados no Maranhão. Um dos motivos para o adiamento está no fato de que a Suzano mantém interesse de atrair um investidor para participar do projeto.
Segundo o executivo, o modelo de parceria na nova empresa permitirá à Suzano revisar o cronograma de investimentos. Ao longo de 2012, eventuais aportes na nova empresa deverão ser feitos pelo futuro parceiro e não pela Suzano. A participação da Suzano na Suzano Energia Renovável deverá se dar via ativos florestais já existentes.
Aumento de capital
Maciel Neto reafirmou hoje que a Suzano não tem planos, neste momento, de fazer uma operação de aumento de capital no mercado. Essa seria, segundo o executivo, a última opção a ser analisada pela companhia no caso de a empresa precisar captar recursos. A empresa tem, hoje, uma situação financeira confortável - a Suzano possui R$ 3,3 bilhões em caixa e montante equivalente a vencer nos próximos dois anos.
Segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores, Alberto Monteiro, a companhia tem R$ 1,1 bilhão junto ao BNDES, referente ao financiamento para o projeto da fábrica de celulose no Maranhão, e deverá fechar outros R$ 500 milhões em captações junto a agências de crédito à exportação (ECA, na sigla em inglês).
A companhia também conta com a geração de caixa - o Ebitda de 2011 foi de R$ 1,3 bilhão - e a possibilidade de venda de outros ativos para captar os recursos necessários para viabilizar o investimento de R$ 3,5 bilhões previsto para este ano.
 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Divulgado Resultado do Concurso Público de Santa Quitéria (MA)

A Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) divulgou no último domingo (25) o resultado do Concurso Público de Santa Quitéria do Maranhão-MA.

 
CONFIRA: Clique aqui
........................................................


NOTA DESTE BLOG

Somos conscientes de quanto um concurso se torna bastante concorrido nos dias de hoje, como constatam o grande número de inscritos em cada um deles. Apesar de não estarem, todos, relacionados na lista de Aprovados, queremos parabenizar os chapadinhenses que listam nos nomes dos Classificados, pois merecem o nosso reconhecimento por participarem do processo e os mesmos ficarão na esperança de um dia serem convocados, dado a validade do concurso que comumente tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada a convocação pelo mesmo tempo.



Aprovados:

- Valter Pereira Ferreira (Agente de Vigilância Sanitária)

- Janayna Araújo de Castro (Técnico em Enfermagem)

Classificados:

- Peterson Iordano L. de Almeida (Odontólogo)

- Roniery B. Rego (Odontólogo)

- Ana Lúcia C. Brito (Assistente Social)

- Walmilene S. do Nascimento (Técnico em Enfermagem)

- D'Ávila Aparecida L. Ribeiro (Professor Matemática - 6º ao 9º Ano)

- Fabrícia Louise C. Bógea (Professor Português - 6º ao 9º Ano)

- Nalyda Luciara G. Alves (Professor Educ. Infantil)


*Fotos retiradas da página pessoal no Facebook.

Prof. João Damiani participa de comercial (para TV) do Shopping da Ilha (SL)

O professor João Damiane (foto), que já foi Secretário Municipal de Educação de Chapadinha, e hoje é Coordenador Pedagógico da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP) - participou da gravação de um comercial (anúncio) do Shopping da Ilha (São Luís) que está sendo divulgado através da TV Mirante (Globo).

O comercial fala de uma promoção, que shopping está realizando com um prêmio de 200 mil Reais.

Para ver o comercial, você tem que está conectado na TV Mirante local.


*Resumido e com alterações.

Prefeitura da cidade de Buriti abre seletivo com salários de até R$ 3.815

Profissionais com formação em nível fundamental, médio e superior interessados em atuar na carreira pública já podem concorrer a uma das 166 vagas abertas em concurso pela prefeitura maranhense de Buriti.

As oportunidades são destinadas às Secretarias de Saúde, Educação, Administração e gabinete do prefeito, com jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais e remuneração de R$ 622 a R$ 3.815, conforme o cargo.

Para concorrer, o interessado deve comparecer até 5 de abril de 2012 ao posto de atendimento (avenida Coronel Junior, s/n, Centro) das 8h às 18h para preencher ficha ou se cadastrar até as 23h59 pelo site www.somar-ma.com.br. As taxas são de R$ 40, R$ 50 e R$ 70.

Segundo a empresa Somar Assessoria, Concursos Treinamentos e Projetos Ltda., haverá prova objetiva e prova de títulos.

Cargos disponíveis

Fundamental - Serviços Gerais, Guarda Municipal, Motorista categoria D e Vigia;

Médio - Agente Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Digitador, Técnico em Radiologia e Professor para Educação Infantil - nível Especial;

Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Pedagogo, Professor das Séries Finais do Ensino Fundamental - nível I e Veterinário.



Petrobras abre concurso público com vagas para o estado do Maranhão

A partir da próxima terça-feira, 27, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) recebe inscrições para o processo seletivo 001/2012, com o objetivo de contratar 1521 profissionais de nível médio e superior para atuar nos Polos Nacional e do Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Macaé (RJ), Paulínia (SP), Santos (SP), Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, são José dos Campos (SP), São Paulo, Goiás, Maranhão, Paraná, Mauá (SP), Pará e São Mateus do Sul (PR).

De acordo com a Petrobras, em edital de abertura, são 647 vagas de nível superior para o Polo Nacional e 874 oportunidades de nível médio/técnico divididas entre as demais localidades. Do total geral, 25 vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

Entre as vantagens apresentadas estão a remuneração, que pode variar de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05, conforme cargo, e benefícios como auxílio creche ou auxílio acompanhante (somente para empregada); auxílio ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para os filhos; complementação educacional (somente para os cargos de nível médio); assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia; Plano de Previdência Complementar, opcional; Programa de Assistência Especial (PAE), destinado à pessoas com deficiência, filhos de empregados; participação nos lucros e/ou resultados; incentivo ao ensino superior para filhos de empregados que estejam realizando cursos requisitados nos processos seletivos públicos da Petrobras para os cargos de nível superior. Aos que vierem a ser admitidos nos cargos citados no item 15 do referido edital também será garantida a participarão no Programa de Formação de Empregados.

Para participar da seleção, o profissional deve ter idade mínima de 18 anos; estar em dias com as obrigações eleitorais e militares; ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e realizar sua inscrição até 11 de abril pelo site www.cesgranrio.org.br, com limite das 23h59 do último dia. As taxas serão de R$ 35,00 e R$ 50,00 e a partir do dia 2 de maio, o candidato deve conferir e imprimir o cartão de confirmação de inscrição.

Segundo informações da Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, haverá prova objetiva para todos os concorrentes e será composta por 60 questões de conhecimentos básicos (língua portuguesa e matemática) e específicos (questões divididas em três blocos) para nível médio e de 70 questões de conhecimentos básicos (língua portuguesa e inglesa) e específicos (também em três blocos) para superior. O local das avaliações será, em caso de opção de trabalho em Polo Nacional, nas cidades de Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macaé (RJ), Maceió (AL), Manaus (AM), Mauá (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), São Mateus do Sul (PR), São Paulo (SP), Três Lagoas (MS) e Vitória (ES) ou, no respectivo município para o qual o candidato se inscreveu (demais Polos).

Além disso, haverá prova discursiva (texto elaborado a partir de um estado de caso e texto sobre conhecimentos específicos da profissão) exclusivamente para o cargo de Advogado Júnior e exame de capacitação física (barra fixa, flexão abdominal e corrida de 12 minutos)para os cargos de Inspetor de Segurança Interna Júnior e Técnico de Perfuração e Poços Júnior.

Oportunidades
Superior – Polo Nacional – Administrador Júnior, Advogado Júnior, Analista Ambiental Júnior – Biologia, Analista de Comercialização e Logística Júnior – Comércio e Suprimento, Analista de Comercialização e Logística Júnior – Transporte Marítimo, Analista de Pesquisa Operacional Júnior, Analista de Sistemas Júnior – Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior – Infraestrutura, Analista de Sistemas Júnior – Processos de Negócio, Bibliotecário Júnior, Economista Júnior, Engenheiro-Agrônomo Júnior, Engenheiro Civil Júnior, Engenheiro de Equipamentos Júnior – Elétrica, Engenheiro de Equipamentos Júnior – Eletrônica, Engenheiro de Equipamentos Júnior – Inspeção, Engenheiro de Equipamentos Júnior – Mecânica, Engenheiro de Equipamentos Júnior – Terminais e Dutos, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Engenheiro de Petróleo Júnior, Engenheiro de Processamento Júnior, Engenheiro de Produção Júnior, Engenheiro de Telecomunicações Júnior, Engenheiro Naval Júnior, Geofísico Júnior – Física, Geólogo Júnior, Médico do Trabalho Júnior, Profissional de Comunicação Social Júnior – Relações Públicas e Psicólogo Júnior.

Médio/Técnico – Demais Polos – Inspetor De Segurança Interna Júnior, Técnico Ambiental Júnior, Técnico de Administração e Controle Júnior, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Técnico de Contabilidade Júnior, Técnico De Enfermagem do Trabalho Júnior, Técnico de Estabilidade Júnior, Técnico De Exploração de Petróleo Júnior – Geologia, Técnico de Informática Júnior, Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Junior, Técnico de Logística de Transporte Júnior – Controle, Técnico de Logística de Transporte Júnior – Operação, Técnico de Manutenção Júnior – Caldeiraria, Técnico de Manutenção Júnior – Elétrica, Técnico de Manutenção Júnior – Eletrônica, Técnico de Manutenção Júnior – Instrumentação, Técnico de Manutenção Júnior – Mecânica, Técnico de Operação Júnior, Técnico de Perfuração e Poços Júnior, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior – Edificações, Técnico de Projetos Construção e Montagem Júnior – Elétrica, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior – Eletrônica, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior – Estruturas Navais, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior – Instrumentação, Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior – Mecânica, Técnico de Segurança Júnior, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Administração, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Elétrica, Técnico de Suprimento de Bens e Serviços Júnior – Mecânica, Técnico de Telecomunicações Júnior e Técnico Químico de Petróleo Júnior.



domingo, 25 de março de 2012

Notícias da Paróquia

SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM CHAPADINHA:
No próximo dia 04 de abril, serão recebidos frente a escola Centro de Ensino Raimundo Araújo, por volta das 12h, e conduzidos em caminhada para a Igreja Matriz, passando pelo C.E. Dr. Otávio Vieira de Passos (Bandeirante), Prefeitura Municipal, Fórum e Centro Prisional (CDP), Centro Paroquial, Praça da Matriz, Praça da Bandeira, U.I. Almada Lima Filho. Permanecerão cerca de uma hora e meia na Matriz com coreografias, cânticos, Celebração da Palavra e Catequese, do Amor à Cruz, Da Cruz à Salvação.

JOVEM, BOTE FÉ - PÉ NA CAMINHADA, JUNTE-SE AOS JOVENS DO MUNDO INTEIRO E VENHA PARTICIPAR NA CAMINHADA EVANGELIZADORA QUE É APELO DE DEUS A UMA VALORIZAÇÃO DE NOSSA JUVENTUDE!

1- Na terça-feira passada (20) realizou-se no Centro Paroquial uma reunião a nível de Regional Nordeste V para preparar o Encontrão que se fará aqui em Chapadinha nos dias 27-29 de Abril. Estiveram presentes D. Valdeci e o Coordenador Regional das Santas Missões Populares, P. Figueira, da Diocese de Viana. Ficou decidido que serão convidadas 10 pessoas de cada diocese do Maranhão, mas que da diocese de Brejo poderão vir mais e que de Chapadinha poderão participar algumas dezenas. O tema do Encontrão será uma partilha do que foi a vivência da Santa Missão nas Paróquias onde ela já se realizou noutras dioceses. Nesses dias receberemos a visita de alguns senhores bispos e de cerca de 150 pessoas vindas de fora. Desde já, estamos pedindo a disponibilidade e o favor de muitas famílias para hospedarem os visitantes. O Encontrão terminará, na Paróquia, com uma grande caminhada que começará às 05h30, percorrerá algumas avenidas de Chapadinha e encerrará com a Santa Missa na Praça da Matriz.

2- Para combinar pormenores desse evento, acontece neste domingo (25) a começar às 15h, a reunião do Conselho Paroquial.

3- Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão a merecer vivo entusiasmo na paróquia. Já está elaborado o programa, está-se fazendo um livrinho com as reuniões preparatórias e cânticos, já se confeccionou uma camiseta que será vendida e a equipe de propaganda está trabalhando. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) já realizou uma reunião com as diretorias das escolas para jovens receberem e transportarem os Símbolos.

4- Esta semana os sacerdotes trabalharam, pastoralmente, nos bairros de Nossa Senhora de Fátima, Corrente e Tigela. Na próxima semana estarão nas Comunidades do Bairro Novo, Santana, Bairro do Sol e Bairro da Cruz.

5- No último sábado (24) realizou-se no Centro Paroquial uma reunião, a nível diocesano, da Pastoral do Idoso.

6- No próximo dia 29, Dia do Aniversário de Chapadinha, será celebrada uma Eucaristia, na Matriz, pelas 9h, lembrando todos que construíram esta cidade e habitaram estas terras. Desde já parabenizamos todo o Município com seus Habitantes, Instituições Públicas, Autoridades, Movimentos Sociais e Partidos Políticos. São 74 anos de vida que todos temos que respeitar e trabalhar para que o futuro não lembre este presente com tristeza.

7- Embora sabendo que há quem elogie as empresas que desejam explorar enormes áreas do Município com o plantio do eucalipto, continuamos a lamentar que isso aconteça. Uma área, como a nossa, onde já há pouca água, ainda chega o eucalipto para desertificar, afastando as águas e empobrecendo mais os terrenos. Argumentar com a criação de empregos é requintada enganação. Já se fez o mesmo com a soja e olhem o que está acontecendo! Depois, na derruba das árvores, como tem acontecido em todos os países, as empresas em causa, não tendo concorrentes, pagarão o que quiserem se não estiverem falidas como já acontece!

8- A Campanha da Fraternidade tem vindo a provocar grandes discussões nos encontros realizados. Há falta de assistência médica nas famílias (dizem, por falta de gasolina!), há Postos de Saúde nos bairros que avisam logo, com papel na porta, que não se faz curativos. Não havendo também a presença do médico, perguntamos para que são os Postos de Saúde. Esta semana notou-se, como insuportável, o mau cheiro no Hospital Regional (HAPA), o que revoltou visitas.

9- A construção do Centro catequético do Novo Castelo continua em ritmo apressado. Nessa comunidade ainda não começou a catequese por falta de lugar.

10- Parabenizamos as comunidades que começaram a publicar as suas contas em seus murais da capela ou igreja. E lembramos que, quando na comunidade se está realizando obras, a obrigação de todos ajudarem.

11- Esta semana vamos completar a formação de alguns Ministros da Comunhão, sobretudo do Bairro Novo. Também faremos esforços para legalizar um pedaço de terra que nos foi doado junto do Bairro das 1000 Casas Novas. Logo que tivermos possibilidade acabaremos de pagar outro terreno comprado entre a COHAB e o Recanto dos Pássaros. É triste que pessoas ricas e com muitas propriedades tenham invadido enormes áreas e deixado famílias pobres e as instituições públicas sem terreno para os serviços sociais. As autoridades deviam ver estes casos.

12- Após a Páscoa, queremos continuar a Escola de Casais para a formação de líderes desta pastoral. Precisamos também muito da formação de ministros da Celebração e da Palavra. Foi bom termos constatado que, no Maranhão, todos os Municípios com a população semelhante à de Chapadinha têm três e quatro paróquias. Para quando a divisão desta paróquia?

13- Graças a Deus, o apelo a favor de mais jovens para encenar a paixão de Cristo na sexta-feira santa, teve efeito imediato. Muitos jovens apareceram.

14- No Bairro da Corrente, haverá neste domingo (25) uma missa à tarde, para a realização de seis matrimônios. Na Missa dominical da manhã haverá quatro. Parabenizamos a comunidade de São Raimundo.


Professores da URE de Chapadinha serão capacitados a trabalhar com o SIAEP

"Será realizada entre nos dias 26 e 27 de março a capacitação de professores da cidade de Chapadinha para operar o SIAEP- Sistema Integrado de Administração das Escolas Públicas para professores da rede estadual das escolas da sede e para professores de escolas de outras cidades da regional. As demais cidades da Regional receberão capacitação de acordo com o cronograma da coordenação estadual do SIAEP, a ser divulgada.

 
Na oportunidade, serão discutidos temas como o diário eletrônico, frequência, registro de aulas, horários e outras abordagens."
 
Com isso, pretende-se dar "um passo muito importante na organização escolar com a implantação do SIAEP, pois todo o controle adminstrativo das unidades de ensino deverá ser inserido no sistema e será acompanhado pelos coordenadores da URE e da SEDUC."

"Com o SIAEP as notas deverão ser inseidas on-line e os relatórios mensais poderão ser baixados pelo próprio professor. O aluno terá senha e poderá também fazer o download do seu boletim."

Local da atividade: C.E. Dr. Otávio Vieira Passos (Bandeirante) - em frente à Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo).

 
FONTE DA INFORMAÇÃO: http://uresjp.blogspot.com.br/2012/03/ure-de-sao-joao-dos-patos-realiza.html (URE de São João dos Patos)
 
 

Arquivo do blog