WebNet

WebNet

sábado, 23 de junho de 2012

CHAPADINHA: CMDCA Realiza Eleição Neste Domingo (24)


Será realizada neste domingo, dia 24, das 8h às 17h, na sede do Conselho Tutelar de Chapadinha, a eleição do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).


Deliberativo e controlador das ações públicas e privadas de atendimento e promoção dos direitos da criança e do adolescente, o CMDCA é um ógão composto, em igual número, por representantes da sociedade civil e do poder público. Concorrerão ao biênio 2012-2014, as seguintes entidades:


Sociedade Esportiva Real Brasil:
Titular: Oséas Lopes Filho

Suplente: Valdeane Costa Rodrigues Barros


Paróquia Nossa Senhora das Dores:

Titular: Francisco das Chagas Lima Paiva

Suplente: Antonio de Sousa


Polly Confecções:

Titular: Francisco Agamenon Temistocles de Lima

Suplente: Marcos José Pereira Damasceno

A comissão organizadora da eleição, presidida por Joselito Lopes Oliveira (foto ao lado), é formada por Rejane Lima Rodrigues, Luzineth da Silva Aguiar e Núbia do Nascimento Barbosa.


Entre as funções concernentes ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão:


• Fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente;

• Determinar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente;

• Participar da formulação das políticas básicas de interesse da criança e do adolescente;

• Analisar e aprovar projetos desenvolvidos pelos órgãos públicos municipais e entidades cadastradas;

• Visitar as entidades que desenvolvam programas de proteção à criança e ao adolescente e proceder ao registro delas no CMDCA;

• Estabelecer normas para o registro de entidades governamentais e não-governamentais que desenvolvem programas sócio-educativos e de proteção a crianças e adolescentes;

• Coordenar o processo eleitoral para escolha dos Conselheiros Tutelares;

• Divulgar os direitos da população infanto-juvenil e os mecanismos de cumprimento destes.

*As informações são do Conselho Tutelar de Chapadinha-MA.
 

Delegação de Chapadinha se Destaca na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão e Participará da Conferência Nacional em Brasília



Entre os dias 11 a 14 (junho/2012), aconteceu em São Luís, no Espaço Renascença a “9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

 
Cada município maranhense elegeu sete (07) delegados em suas Conferências Municipais (a de Chapadinha-MA foi realizada nos dias 09 e 10 de novembro de 2011), para participarem da “9ª Conferência Estadual”.

 
Os delegados de Chapadinha que estiveram presentes foram: Gleydson de Castro Oliveira (representado os adolescente do município), Raimundo da Costa Silva - o Raimundo Filho (Assistência Social) e Joselito Lopes de Oliveira (Conselho Tutelar).

 
O vice-governador Washington Luís de Oliveira participou da solenidade de abertura da Conferência Estadual. O evento foi coordenado pela secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com outros órgãos. Participaram também, o defensor público geral do Maranhão, Aldy Melo Filho; a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira; a representante do Fórum Maranhense dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Amélia Bandeira; representando o UNICEF, Eliane Almeida; e o presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Carlos Sérgio Araújo.

 
O vice-governador destacou a importância da conferência para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Maranhão. “É muito importante este debate em torno das questões que envolvem as nossas crianças e adolescentes. Tudo isso é para que possamos avaliar tudo aquilo que precisa ser melhorado dentro das políticas públicas para esse segmento”, disse o vice-governador.


No ultimo dia do evento (14) foi feita a eleição dos Delegados para a IX Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que se realizará entre os dias 11 a 14 de julho deste ano em Brasília-DF. E como foi esplêndida a participação da delegação de Chapadinha, os representantes de nosso município conquistaram com garra e determinação as suas vagas para o evento nacional.

 
O adolescente Gleydson Castro, com Raimundo Silva e Joselito Oliveira e, os demais delegados eleitos do Maranhão e de diversos estados do Brasil, estarão no próximo mês com toda força lutando pela a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente para que se façam realmente valer as leis do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CHAPADINHA: Danúbia Carneiro Está Fora da Disputa e Magno Bacelar Será o Candidato do Grupo

Danúbia anunciando em sua residência que não disputará reeleição

Segundo informa o Blog do Luis Pablo, a prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, anunciou, na noite desta sexta-feira (22) que não concorrerá à reeleição, e de acordo com a nota do blogueiro, devido esta está enfrentando um intenso desgaste em sua administração no município.

Ainda, de acordo com a postagem, o anúncio público ocorreu na residência da gestora, em Chapadinha. Danúbia decidiu abdicar da candidatura para apoiar o deputado Magno Balecar. O que já era previsto.

Segundo a nota do blog, a prefeita de Chapadinha tem um alto índicie de rejeição no município. Por conta disso, o grupo da base aliada resolveu lançar Bacelar como candidato.

Segue a nota: "Magno já foi prefeito duas vezes de Chapadinha. Na época, ao ponto de vista da população, apesar de não ter feito uma administração agradável, o parlamentar é considerado pelo grupo como o candidato que tem mais chance para enfrentar a pré-candidata Ducilene Pontes, a Belezinha (PRB), que vem liderando com folga todas as pesquisas realizadas naquele município.

Com a saída de Danúbia Carneiro do páreo, o quadro pela corrida sucessória em Chapadinha muda".




Vale ressaltar que na próxima segunda-feira (25) a Câmara Municipal de Chapadinha retoma a votação das contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Magno Bacelar, quando este foi prefeito, no exercício do ano de 2005. A votação estava marcada para a última quinta-feira (21) mas foi adiada pelos vereadores.

Rompimento Político em Afonso Cunha


O ex-prefeito de Afonso Cunha Mário Bacelar rompeu oficialmente com o atual prefeito do município José Leane, e anuncia que irá ser candidato a prefeito.

Mário Bacelar (na foto de camisa róseo) foi prefeito de Afonso Cunha, por duas vezes consecutivas e elegeu José Leane como seu sucessor. Foi nas eleições estaduais de 2010, que as relações políticas dos dois azedaram. O estopim da confusão foi porque José Leane não apoiou Magno Bacelar, irmão de Dr. Mário, impondo certa independência política.

Entre uma e outra aresta Mário e Leane foram se afastando. Dentro do Legislativo Municipal, sorrateiramente Dr. Mário foi marcando território. Em todos os segmentos da sociedade afonsocunhense Mário tem os seus preferidos.

Em São Luis, Dr. Mário Bacelar conta com seus interlocutores que sem perda de tempo, articula os contatos políticos e amplia terreno para seu retorno a prefeitura de Afonso Cunha. As movimentações vão desde os apoios, até a conquista de mais legendas partidárias que militam no antigo Regalo. Mário Bacelar está disposto a retornar ao comando do município.

Enquanto alguns dizem que José Leane está na eminência de não conseguir se reeleger, outros observadores dizem que Leane continua convicto e firme em busca da reeleição, com chances reais de vitória.

O prefeito José Leane tem confidenciado a alguns correligionários que a sua atuação como prefeito de Afonso Cunha, falará por si só, nesta disputa que se avizinha, e ele vai vencer as eleições.

Esta briga de foice no escuro nos bastidores do grupo que há 12 anos está no comando da prefeitura de Afonso Cunha, pode enfraquecer e esfacelar abrindo então caminho pra oposição, que está faminta.

SEMED EM AÇÃO: Secretaria Promove Noitada com Escolas da Rede Municipal de Ensino


 
A noite organizada pela Secretaria Municipal de Educação- SEMED, na última quinta-feira (21)  veio confirmar a força das Escolas Públicas Municipais, resgatando a cultura popular, a organização dos Gestores com suas equipes (Supervisores, Professores e Administrativos) que toruxeram para as Avenidas de Chapadinha os estudantes com suas famílias, devidamente caracterizados. Ao passar pelas avenidas arrastavam os que gostam de curtir a cultura popular e divertiram-se muito na Praça Irineu Veras Galvão (Pça. do Povo) palco principal do maior Arraial do Baixo Parnaíba.

 

Parabéns à Professora Enir Lima, Secretária de Educação e toda sua equipe, aos Gestores, Supervisores, Professores, Estudantes e Famílias por realizarem maravilhosa noitada de diversão. À Prefeitura Municipal através da Gestora Danúbia Carneiro, ao Deputado Dr. Magno Bacelar que incetiva e contribui sempre com o desenvolvimento da Cultura do Nosso Estado e Município e a Secretária de Cultura Eney Pontes pelo empenho e organização do Evento (Foguinho, William e Outros colaboradores).
 
 
MATÉRIA RELACIONADA
 
 

Alternância no Poder

*Por: Paulo Coêlho
Tenho observado o efeito neste início de campanha eleitoral da rodada de bolsa por parte de alguns candidatos. Algumas pessoas fazem uma leitura mais conveniente ao seu grupo político. Analistas acusam seus adversários de fazerem qualquer coisa pelo poder, o que soa como valsa para parcela da população e muitos eleitores se indignam e chegam a falar em “anular” seu voto. Se olharmos para pleitos passados, algumas composições que se anunciam nos faz sentir náuseas, em pensar ver no mesmo palco “de mãos dadas” pessoas que em eleições passadas se acusavam das mais horrendas práticas, acontece que a maioria da população pode descobrir seu limite, pois sabemos que uma aliança entre essas pessoas será devastadora para nossa cidade, e nossa população pagará uma conta muito cara. 

Sabemos que o Brasil cresce em todas as regiões, mas, em Chapadinha graças a sua localização geográfica o que atrai para nossa cidade alguns empreendimentos, porque o poder publico municipal não tem contribuído para o desenvolvimento de nosso município. Fato é que o Brasil tem mudado o eixo do crescimento que sempre esteve cravado no centro-sul do país. Hoje o nordeste cresce em ritmo acelerado. E nesse sentido esse crescimento se faz urgente para esta cidade?Com distribuição de qualidade de vida para TODA a população, coisa que nossos governantes simplesmente não sabem fazer. E não é por opção deles: é de sua natureza, está em seu DNA.


Por outro lado oposição imprimem às eleições deste ano, uma batalha “de vida ou morte para evitar a continuidade de um “governo” que se estende por quase doze anos. Tal continuidade trata-se da hegemonia de um PROJETO DE PODER para Chapadinha é o oposto de PROJETO DE GOVERNO. Nesse ponto. A feição do atual governo é semelhante à do antecessor, pois verifica-se a realização de obras eleitoreiras nessa pré campanha baseadas em projeções quantitativas. Chapadinha uma cidade com cerca de 80 mil habitantes jogados a própria sorte, pois nossa cidade sofre com a miséria, analfabetismo, falta de saúde, assistência social precária, problemas que permaneceram intactos, cercando uma ilhota de privilegiados. E não é visto os atuais inquilinos do poder governantes fazerem quase nada para mudar essa realidade e que é pior: “ainda vemos integrantes da imprensa defenderem esse tipo de prática”. Esses mesmos escribas que outrora viam mazelas, assim que os atuais governantes assumiram o poder esqueceram-se do conceito: a “saudável alternância no poder”.


No “governo do povo, pelo o povo, para o povo” – que é o conceito básico da democracia – é necessário, sim, praticar a “saudável alternância no poder”. Desde que não se transforme o governo em clube de “amigos”! Se continuar do jeito que está, sem a “saudável alternância no poder”, então ficaremos andando em círculos.

A “saudável alternância no poder” ainda é a opção “menos ruim”, mais progressista, pra dizer o mínimo. O que não pode é uma meia dúzia de privilegiados se aproveitarem da miséria do povo pagando com migalhas o voto dos incautos, e os corruptos e lacaios entre goles de champanhe e bocados de caviar, a custa do dinheiro publico. Agora dizer que estamos praticando a democracia porque todos podem dar sua opinião, o seu voto, é ir contra o princípio da democracia onde o povo quem detém o poder soberano no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Representantes livremente eleitos; o que não e o caso em voga, é o poder do povo e é fundamentada na noção de uma comunidade política em que as pessoas possuem o direito de participar dos processos políticos, de debater e decidir políticas na qual os direitos são universalizados a partir de princípios de liberdade de expressão, dignidade humana e direito de defesa. Democracia demanda participação, engajamento, e não aceitação de manipulações escusas.


Portanto, uma saudável alternância no poder se faz necessária, Chapadinha não suporta tanto casuísmo que traz consigo a alienação e como consequência a perda de dignidade por parte dos que alugam sua “consciência”, a alternância evita a perpetuidade de dirigentes que se limitam ao vício da caça ao voto, fato que desvirtua o caráter da democracia. Mandatários que permanecem no poder apesar de exercerem governos sem programa, administrações medíocres, sem realizações relevantes, Infelizmente, muitos podem se encantar com discursos elaborados, se iludir com carismas pessoais de sujeitos espertos e oportunistas, ou o pior, podem ser influenciada por auxílios financeiros de última hora ou pelos cabos eleitorais em eterna atividade, pelos núncios (anunciadores de plantão), verdadeira “tropa de choque” da política de uma administração manipuladora.


Dizer que mandatos seguidos seria reconhecimento; é personalismo da continuidade de mandatários no poder, como se fosse um "reizinho vitalício", dirigentes permanentes, bonecos de palanque com discursos vazios eleitoreiros de promessas futuras e "traquinagens" por quem está no exercício do poder.


*Cidadão Chapadinhense, Pedagogo, Professor Universitário e Especialista em Docência do Ensino Superior - Email: paulocoelhoma@yahoo.com.br

Saúde Sob "Pressão"

Imagem meramente ilustrativa

Não há mais limites para o sofrimento enfrentado por pacientes que buscam ajuda médicas nos hospitais de Chapadinha.

Cenas de desespero me deixaram sem possibilidades de descrever o descaso e o aviltamento sofrido em função das irresponsabilidades na área da saúde - reprises constantes da morte anunciada e da incopetência administrativa.

As falsas estatísticas do "progresso" e relatos de alguns, que estão por vir, não irão revelar a realidade da situação da saúde no Brasil.

Chapadinha não é um fato isolado, os hospitais são sucatas e os que buscam ajuda sofrem e as vezes morrem pelos ambulatórios imundos dos hospitais públicos.

Nesta última quarta-feira, dia 20/06/2012, recebi uma ligação por volta das 21 horas onde me relentavam o sofrimento de um rapaz que estaria no HAPA (Hospital Regional Antonio Pontes de Aguiar) desde o último dia 19/06 com uma lesão no pé, gritando de dor e sem medicamentos, só com o soro, explicaram-me ainda que o caso dele necessitava de cirurgia e que era preciso transferi-lo para São Luís.

Chegando ao HAPA constatei a veracidade da denuncia.

Encontravam-se o pai e a mãe do rapaz ao lado de seu leito em prantos vendo o filho de 21 anos contorcendo-se, gemendo e gritando de tanta dor.

 
Liguei para o Dr. José Almeida (foto ao lado), relatei a situação do rapaz do leito 19 e pedi que ele se dirige-se ao hospital. Ele prontamente atendeu ao meu pedido e eu agradeço por isso.

Chegando lá o Dr. José Almeida mostrou-me as radiografias explicando o caso do rapaz, disse que a única ambulância que funciona estava para São Luís e que quando ela retornasse ele cuidaria da remoção do rapaz. Recomendou que os enfermeiros tivessem cuidado com o paciente e que não o deixassem mais sentir dor.

A diretora adjunta Josy disse que mesmo que a ambulância chegasse durante a noite seria recomendável removê-lo somente pela manhã, pois se o levassem a noite ele ficaria no corredor do Socorrão enquanto que no HAPA ele estaria melhor assistido.

E assim fizeram. A mãe do rapaz me ligou no dia seguinte agradecendo, disse que a partir do momento que eu estive lá, o rapaz foi muito bem tratado.


Não estou querendo com esse relato ser importante ou merecedora de agradecimentos e muito menos ser intitulada de "Defensora dos fracos e oprimidos" como já fizeram alguns.

Concordo com o vereador França Nilo quando ele diz que não sou ninguém. Não sou mesmo, mas em toda minha insignificância só tenho um desejo:

"RESPEITEM A POPULAÇÃO CHAPADINHENSE."

Com isso ficou mais que provado que, quando eles querem, pelo menos um atendimento mais humano e com mais dignidade, é possível, basta querer.

Chapadinha: Deputado Magno Bacelar é Pré-Candidato a Prefeito

Atual Prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro e Dep. Estadual Magno Bacelar


A prefeita Danúbia Carneiro deverá abrir mão de sua reeleição e lançará o deputado estadual Magno Bacelar (PV) candidato a prefeito de seu grupo político, em Chapadinha.


A informação foi repassada ao Blog Ludwig Almeida por uma fonte com livre trânsito no Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão e bastante conhecedor da política da região do Baixo Parnaíba.


Todas as negociações e o fechamento final do acordo para que Danúbia Carneiro fosse convencida a ceder para Magno Bacelar contou com as forças ocultas do Palácio dos Leões. O alto clero do Palácio entendeu que a candidatura a prefeito de Magno Bacelar pode ser a salvação de seu grupo político, já que Danúbia enfrenta uma grande reprovação de sua gestão.


É questão de horas para que o deputado Magno Bacelar anuncie oficialmente aos membros do seu grupo político a sua candidatura a prefeito de Chapadinha.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS DE D.CLARA CHAVES MARTINS


Em 22 de junho de 1922, nascia uma menina que estava destinada pra ser um dos monumentos vivos mais significativos de Chapadinha: Clara Chaves Martins.

Estudiosa, alma a Deus dedicada, esposa, esmerada funcionária dos Correios, recolheu em sua alma todo o encanto da Chapadinha e suas tradições. Desde quando a conheci, foi sempre o arquivo vivo de Chapadinha. Na igreja e no Reizado, na Catequese e na família, na poesia na diversão era exemplo e oração!


Era a D. Clara, que por muitos anos formou e manteve o lindo folclore chapadinhense do Reizado, de porta em porta levando a Boa Nova da folia dos Reis e do Natal. Os versos que colocaremos ( Clique aqui ) são todos de autoria da homenageada.



Prefeitura Anuncia Pagamento de Salário, Décimo Terceiro e Abono para Terça-Feira (26)


A Prefeitura Municipal de Chapadinha anunciou na manhã desta quinta-feira (21) o cronograma de pagamento dos servidores, referente ao mês de junho, com a inclusão do décimo terceiro de todos os funcionários e do abono para os trabalhadores da Educação.


Na próxima terça-feira, dia 26, serão creditados os vencimentos das secretarias de Saúde e Educação. Na sexta-feira, dia 29, o depósito dos salários dos servidores lotados nas demais secretarias conclui o calendário do primeiro semestre do pagamento do funcionalismo municipal de Chapadinha.

Câmara Municipal Aprova de Lei que Inclui Educação para o Trânsito como Parte das Disciplinas das Escolas Públicas Municipais


A câmara municipal dos vereadores de Chapadinha aprovou por unanimidade na sessão parlamentar do último dia 31 (maio/2012) o projeto de lei de autoria da parlamentar Francisca Aguiar, que trata da obrigatoriedade de inclusão da Educação para o Trânsito em meio às disciplinas curriculares do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública do município.


O projeto de Nº 07/2012, destaca como principais objetos:


I – Conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito;

II – Reduzir as ocorrências relativas a acidentes e violência no trânsito;

III – Educar os futuros condutores com princípios de cidadania.


Com a aprovação do projeto a disciplina terá que ter como conteúdo programático:


I – Material pedagógico contendo o Código de Trânsito Brasileiro editado em linguagem adequada à faixa etária a que se destina;

II – Aulas expositivas com apresentação de dados estatísticos sobre trânsito, ministradas por professores habilitados, conforme regulamento;

III – Aulas práticas, dentro e fora da escola.


Francisca Aguiar usou como justificativa para o projeto as atuais estatísticas que apontam a falta de responsabilidade dos condutores e a crescente violência no trânsito.


"Entendemos que se faz necessária uma educação de base com vista à formação dos futuros condutores, de modo a promover valores de cidadania e consciência social, desde que tenham idade". Disse.


A parlamentar incrementa sua justificativa dizendo:


É preciso que a educação para o trânsito comece nas escolas, vislumbrando-se resultados positivos para o futuro da cidade” - Francisca Aguiar.

Projeto de Lei Garante a Nomeação de Ruas do Bairro Santa Luzia

Do Blog Interligado

Um projeto de lei de autoria da parlamentar Francisca Aguiar, aprovado por unanimidade na sessão do último dia 11 de Junho de 2012, está possibilitando uma nova realidade ao bairro Santa Luzia, que fica entre os bairros Boa Vista, Novo Castelo, Corrente e Recanto dos Pássaros.


Fundado a cerca de 15 anos o bairro que hoje reúne um grande número de moradores ainda não tinha os nomes das ruas que o compõem. Com o projeto recém aprovado os moradores vivem uma nova realidade.


O projeto de lei Nº 11 /2012 deu nome a todas as ruas do bairro, onde destacamos a justa homenagem a grandes personalidades da história do município, como o do ex-vereador Antonio Alves Pereira (In Memoriam), que nomeia a principal avenida do bairro.


Os nomes que foram dadas as ruas após um amplo processo de mapeamento de todo o seu perímetro, ainda são voltados a alguns santos, valorizando a fé do povo católico.


A parlamentar Francisca Aguiar teve uma importante participação nesse processo. Ela esteve visitando todas as residências e vias, a fim de coletar os nomes sugeridos pela população, como também conhecer um pouco da história e vida dos moradores.


A presidente da câmara Marcia Gomes, e ainda o parlamentar Samuel Nistron também foram parceiros do projeto.


Com base no projeto de lei as vias do bairro passam a receber as seguintes denominações:

Clique nas imagens para ampliá-las:



O perímetro total do bairro corresponde a seguinte ilustração:



A justificativa do projeto de lei diz que a medida atende antigas reivindicações dos moradores das referidas ruas do bairro Santa Luzia e tem como objetivo melhorar a localização residencial, tanto para moradores, como para os correios, entregadores e visitantes do local, diminuindo assim, os transtornos, já que passará a ter a designação oficial e Código de Endereçamento Postal (CEP), definitivo.


Destaca-se ainda nessa justificativa o pensamento de que a Cidadania desses moradores começa pelo direito ao endereço oficial de suas residências.

Bastidores do Lançamento do Livro "Será que Existe um Leitor em Mim" dos Alunos do Curso de Administração da FAP

Clique nas imagens para ampliá-las

Os acadêmicos do 1º Período do Curso de Administração, da Faculdade do Baixo Parnaíba - FAP, fizeram bonito, na noite da última terça-feira (19)  no lançamento de suas produções - Apresentação do Livro "Será que existe um leitor em mim?", resultantes das aulas da disciplina de Língua Portuguesa - sob a orientação da Professora Katiane Ribeiro. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Auditório Profª Teresa Pflueger (da referida instituição de ensino), e entre eles os alunos do Curso de Letras, que teve 2h de duração. Nossos parabéns aos trabalhos públicados, que confirma a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe FAP.
 
 














Texto: Blog do Prof. Damiani (*com alterações)
Fotos: Sousa Neto
 

BURITI: Patrol Roubada em MG é Apreendida em Fazenda do Prefeito

Patrol apreendida na fazenda do prefeito de Buriti, Neném Mourão

Ação conjunta de inteligência das polícias civis da cidade de João Pinheiro-MG e de Buriti-MA, junto com o Ministério Público de Buriti, apreendeu, na manhã da última terça-feira (19), uma Máquina Motoniveladora (Patrol) na Fazenda Porteiras de propriedade do prefeito Neném Mourão.


A patrol, ano 2011, modelo New Holland, de chassi NAAS 06662, é avaliada em torno de R$ 480 mil, e pertencia a prefeitura de João Pinheiro, estado de Minas Gerais. De acordo com a denúncia formalizada pelo assessor de gabinete do prefeito de João Pinheiro, Frankio Lacerda Santiago, a patrol foi adquirida em parceria com o governo federal, que injetou R$ 450 mil reais, e a prefeitura daquele município, complementou com R$ 30 mil reais.


De acordo com o depoimento do assessor, que falou com exclusividade com o blog Correio Buritiense, a Motoniveladora foi furtada no Distrito de Canabrava, do município João Pinheiro-MG, no dia 27 de maio por volta do meio-dia e seguiu direto para Buriti-MA, aqui chegando no dia 30 de maio. De acordo com investigações de inteligência da polícia civil de João Pinheiro, os bandidos contrataram uma empresa de Bocaiuva-MG para transportar a máquina até Buriti. O que eles não imaginavam é que estavam sendo monitorados pela polícia daquele município, que inclusive, enviou os agentes civis Valmir e Henrique para busca e apreensão do furto à fazenda do prefeito de Buriti.


No momento da apreensão da Motoniveladora só estava na fazenda o caseiro. Neném Mourão não foi localizado e, segundo as informações, estaria viajando desde as 10h da manhã da última terça-feira (19). O prefeito teria, ainda, dado a ordem para esconderem a patrol. Na conversa que o assessor do prefeito da cidade mineira teve com o Correio Buritiense, ele disse que a patrol executou trabalho de 100h em obras nas fazendas do prefeito, segundo confirmaria o próprio operador da máquina, conhecido como Branco, que teria sido contratado em Coelho Neto para trabalhar operando a motoniveladora furtada.


Foi instaurado um inquérito policial, e o prefeito poderá ser enquadrado por receptação de furtos e roubos.



SBRP: Homem que Matou Um e Feriu Quatro é Preso pela PM

 
Policiais do Destacamento da PM de São Benedito do Rio Preto, sob comando do Sargento Neres, prenderam na última segunda-feira, dia 18, o lavrador Jose Francisco Pereira, acusado de ter assassinado Edinaldo da Paixão Reis, residente na Rua Nova, Bairro Miguel Fernandes, em São Benedito.


Além de matar Edinaldo, José Francisco ainda é acusado de ter ferido quatro pessoas: Raimundo Nonato Oliveira Da Silva, residente no Povoado Alto Alegre, Ozael Alves Da Silva, residente no Povoado Faveira do Abdon, Francimar de Sousa Oliveira, residente na Travessa Nova, Bairro Miguel Fernandes e Valdilson da Costa Bastos, residente na Rua Santo Antonio. As vítimas disseram não saber os motivos das agressões.



Os crimes, segundo sargento Neres, ocorreram durante uma briga generalizada no povoado Maria Grossa, Zona Rural de São Benedito, no último dia 16 de junho.

Ao receber a denúncia, a guarnição da PM deslocou-se ao povoado Barrenta, onde o acusado reside. A polícia realizou buscas durante dois dias (17 e 18), até localizar José Francisco na residência de um vizinho. Ele foi preso e conduzido à delegacia de São Benedito.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CHAPADINHA: "Operação Camaleão" - Ação Conjunta PM e Polícia Civil Apreendem Motos Roubadas



Investigadores da Delegacia de Chapadinha e do Serviço de Inteligência da PM, apreenderam nesta terça-feira (19), mais quatro motocicletas furtadas. Há duas semanas os policiais trabalham em conjunto nesta ação denominada de “Operação Camaleão” – em virtude de algumas motos apreendidas terem as cores alteradas, assim como fazem os camaleões que mudam de cor para se camuflar.


Das quatro motos apreendidas nesta terça-feira (19), duas tiveram as cores adulteradas para dificultar a identificação. Segundo os policiais, os condutores das motos ao perceberem a presença deles, abandonaram os veículos e fugiram.


Em duas semanas a polícia recuperou sete motos furtadas, três foram entregues aos proprietários.
 
 

Durante a ação, duas bicicletas foram apreendidas, o ciclista ao avistar a força policial, abandonou as magrelas e fugiu. A operação continua, afirmaram os policiais.
 
Das quatro motos apreendidas nesta terça-feira (19), duas tiveram as cores adulteradas para dificultar a identificação. Segundo os policiais, os condutores das motos ao perceberem a presença deles, abandonaram os veículos e fugiram.
 

Por Unanimidade Executiva do PT Anula Decisão Favorável a Isaías e Determina Novo Encontro no Próximo Domingo (24)



Com votos de todos os membros da executiva estadual, o Partido dos Trabalhadores (PT) reconheceu, nesta terça-feira (19) as irregularidades levantadas pelo recurso impetrado contra o encontro municipal que decidiu pela aliança com o grupo do ex-prefeito Isaías Fortes e de sua candidata Belezinha.


O objeto do recurso era a lista de votação que não foi disponibilizada às diferentes teses do encontro, a relação que não passou pela análise da tesouraria estadual para efeito de quitação e não houve, por esse entendimento, possibilidade de apreciação de quórum.


Presentes á reunião com direito a voto, além do presidente Monteiro, lideranças como os deputados Bira do Pindaré e Zé Carlos, o ex-vereador (de São Luís) Kleber Gomes, o ex-candidato a deputado Edmilson Carneiro e outros componentes do diretório.


Unanimidade Rara
Chamou atenção para o consenso formado em torno da ilegalidade do encontro municipal. Sempre divido entre os grupos que se afinam com o governo Roseana, capitaneado pelo vice-governador Washington Oliveira e pelos oposicionistas comandados pelo deputado Domingos Dutra, alguns dirigentes lamentaram que o PT esteja divido entre dois grupos conservadores em Chapadinha e que não tenha restado outra alternativa a não ser compor com Magno Bacelar ou Isaías Fortes. Mas ao final, depois de defendida a manutenção do resultado do encontro favorável a Isaías, pelo presidente municipal Paiva e a anulação e realização de outro certame pelo militante Eduardo Braga, a instância máxima do PT decidiu anular o encontro e determinar realização de outra disputa.


Novo Encontro com 103 Votantes
Vencido na tese de manutenção do primeiro encontro, o presidente Paiva ainda pediu que fosse validada a mesma lista utilizada anteriormente, limitada aos 27 votantes, mas acabou o partido decidindo pela habilitação dos nomes constantes na lista oficial fornecida pelo Diretório Nacional, com os 103 filiados que estarão aptos a votar no novo encontro, que será realizado no próximo domingo, dia 24.

CHAPADINHA: Preso é Acusado de Latrocínios e Homicídios em SL

Suspeito, Otávio de Jesus Ferreira - "Mau ou Carnicinha"


Otávio de Jesus Ferreira, 20 anos, é conhecido no meio policial de São Luís como “Mau" ou "Carnicinha”, já cometeu diversos crimes na capital maranhense. Em Chapadinha, ele tentou enganar os policiais civis se dizendo menor de idade quando foi preso pelos investigadores da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência da PM em maio deste ano, suspeito de ter assaltado uma residência no bairro Areal em companhia de um adolescente como informou o Blog CN1.

A dupla foi até a residência de um comerciante para comprar um produto, assim que a dona da casa abriu a porta foi surpreendida pelos elementos – um deles armado com uma arma de brinquedo, anunciaram o assalto.
 
 
Na residência encontrava-se a dona da casa e sua filha que imediatamente foram rendidas. As vítimas, disseram que Otávio Ferreira dizia o tempo todo que queria dinheiro. Após cometer o crime, a dupla foi apreendida uma semana depois no próprio bairro, com eles foram encontrados dinheiro, uma faca e duas trouxinhas de maconha (foto abaixo).
 

Na delegacia, o adolescente infrator que é de Chapadinha foi identificado como sendo V.S.C, 16 anos, mas o segundo envolvido que se dizia menor de 17 anos e não possuía nenhum documento, deu um nome falso, mas na verdade tratava-se de um jovem de 21 anos com uma vasta lista de crimes cometidos na capital maranhense para a surpresa dos policiais.

De acordo com a polícia, Otávio Ferreira, quando menor, cometeu um latrocínio – roubo seguido de morte, e dois homicídios. Após completar a maioridade, “ Mau”, continuou sua vida de crimes e cometeu mais um latrocínio.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em junho do ano passado em São Luís, Otávio Ferreira, o “Mal”, sua namorada Andréa Karina Feitosa e Edenilton Pontes Viana, o “Pidé”, assassinaram o representante de vendas da Indústria de Colchões Spumaflex, Dorgival Alves Cavalcante, de 57 anos. A vítima foi encontrada morta a pauladas e com dois tiros na cabeça (foto acima). 
 
 
Na época, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, municiado, e mais três projéteis de pistola calibre ponto 40. Para a polícia, a arma era constantemente utilizada em outros assaltos na Região Metropolitana da Ilha de São Luís. Contra “Mau”, segundo a polícia pesam ainda porte ilegal de arma e tráfico de drogas.

Aos investigadores da 3ª delegacia regional de polícia civil, Otavio Ferreira, disse que veio para Chapadinha com medo de ser morto em São Luis. A polícia vai pedir a justiça a preventiva de “Mal”.
 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Lançamento do Livro: Será que Existe um Leitor em Mim?



Parabéns aos acadêmicos de Administração que ousaram em partilhar suas produções!

Convidamos a todos a participarem do lançamento do livro dos alunos do 1º Período de Administração da FAP (Faculdade do Baixo Parnaíba) que se realizará na noite desta terça-feira, dia 19 de junho, no Auditório Teresa Pflueger (FAP) a partir das 19h.

O livro é intitulado: SERÁ QUE EXISTE UM LEITOR EM MIM?


A discussão do livro gira em torno da formação de leitores em nossa região. A produção do mesmo foi resultados dos estudos desenvolvidos em sala de aula pela turma do primeiro período de Administração, sob a orientação da Professora Katiane Ribeiro.

OS EXEMPLARES SERÃO VENDIDOS PELO VALOR SIMBÓLICO DE R$: 5,00 (cinco reais).


PROGRAMAÇÃO:
Discussão do título do livro - Professora Katiane Alyne


Importância da leitura - Wellyngton Silva


Justificativa do livro - Francywry Klinsmann


Leitura no mercado de trabalho - Brenda Moraes

O Livro - Déborah Dannah
 
 
*Extraído do Blog do Prof. Damiani
 

Seletivo Chapadinhense para Top Cufa 2012


Foi dada a largada para o “Top Cufa Brasil 2012” um evento da ong Central Única das Favelas (Cufa). A madrinha do concurso é nada mais nada menos que a top model Gisele Bündchen.


Será feita uma seleção aqui no Maranhão. Cada Estado terá sua representante, dando um total de 27 meninas.


A final será realizada no Rio de Janeiro-RJ, em Setembro. Se inscreva pelo site
www.topcufa.com.br as inscrições vão até o dia 25 de junho, corra logo e faça a sua inscrição, mas antes leia o regulamento. Garotas de 18 a 22 anos, não percam essa oportunidade!


Para maiores informações ligue: (98) 9152-8936- Falar com Lidiane Reinaldo (Chapadinha).


Você de Chapadinha e cidades vizinhas podem participar do concurso e realizar o sonho de representar o Maranhão, sendo uma verdadeira celebridade nacional e ser reconhecida pela modelo mais top de todos os tempos, a querida Gisele Bündchen.


*Informações da representante Cufa/Chapadinha Lidiane Reinaldo (via E-mail)

Destaque para os Profissionais da Área da Saúde!

Centro de Saúde Benu Mendes - Gestora Maria das Dores e equipe de trabalho

Parabéns à Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho realizado em mais uma Campanha Nacional de Vacinação!

A equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde atenderam em diversos postos. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento.

PSF do Bairro do Areal - equipe de Técnicas de Enfermagem.


PSF Nsa. Sra. Aparecida: Técnicas de Enfermagem Jaqueline e Maria de Jesus


O programa tem como meta vacinar aproximadamente 95% das crianças do município. Os locais de vacinação estavam lotados, o que significa um avanço na conscientização quanto aos cuidado que a família deve dispensar às crianças de hoje. A campanha se estenderá até o dia 06 de julho próximo.




Magno Bacelar Anuncia Construção de Hospital no Baixo Parnaíba

Parlamentar também ratificou seu pedido de um Batalhão da Polícia Militar para a região do Baixo Parnaíba 

O deputado Magno Bacelar (PV) anunciou da tribuna da Assembleia, nesta segunda-feira (18), a construção de um hospital com 100 leitos, com UTI, pelo governo do Estado, na região do Baixo Parnaíba. Segundo o deputado, a informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Ricardo Murad.


Para Magno Bacelar, a decisão do governo do Estado em construir um hospital de referência na região do Baixo Parnaíba é uma demonstração de que o governo do Estado pensa maior nas questões. “A região do Baixo Parnaíba, que tem em torno de 500 mil habitantes, será transformada numa macrorregião com os investimentos que vem recebendo e é a terceira plena do Estado, depois de São Luís e Tocantins”, esclareceu.


O deputado comprometeu-se em tentar conseguir o terreno para a construção do hospital junto à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), localizado à margem da BR-222, e depois transformá-lo numa universidade com o curso de medicina, na cidade de Chapadinha, que já conta com um curso de Agronomia, Zootecnia e Biologia. “O Baixo Parnaíba é, hoje, a região do Estado do Maranhão que mais se desenvolve, principalmente agora com a instalação da Suzano, que já recebeu sua licença ambiental”, observou.

REIVINDICAÇÕES

Magno Bacelar informou que pediu ao secretário de Segurança, Aluisio Mendes, a instalação de um Batalhão da Polícia Militar para a região do Baixo Parnaíba e que o parabenizou pelo trabalho que realizou para elucidação do crime do jornalista Décio Sá. “Sugeri ao secretário que dê continuidade ao trabalho de investigação do crime organizado, que na pare aí na elucidação do crime do Décio”, revelou.

O deputado disse que vai sugerir que seja colocada uma estátua de bronze de Décio no local em que ele foi assassinado. “Uma estátua em homenagem ao grande jornalista que realmente fez seu trabalho e teve a sua vida ceifada muito precocemente, que merece ser lembrado por gerações e mais gerações”.


Por: Ribamar Santana / Agência Assembleia

Empresário Eduardo Sá Recebe "Medalha Brigadeiro Falcão" - Uma das Maiores Comendas da PMMA

Por: Claudecir Satil - Blog Sala Vipp
 
O Empresário Chapadinhense Antônio Eduardo Dantas de Sá (Eduardo Sá), foi homenageado, na última sexta-feira (15) com a Medalha “Brigadeiro Falcão”, a mais alta condecoração dada pela Polícia Militar aos representantes da sociedade civil organizada.

 
A solenidade de entrega da medalha foi realizada no Comando Geral da PM onde, na oportunidade, aconteceu uma formatura geral. Juntamente com Eduardo Sá, várias outras autoridades, Civis e Militares também receberam a condecoração.

 
A medalha é concedida a pessoas que contribuíram com o setor da Segurança Pública. Como Empresário e agora político, Eduardo Sá sempre trabalhou para que o serviço [de segurança pública] fosse melhorado em na cidade de Chapadinha e demais município do baixo parnaiba e também da capital. Portanto, a homenagem é mais do que justa”, disse o comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco.

 
O empresário Eduardo Sá sempre foi um parceiro da 4ª Companhia PM Independente, nunca mediu esforço para tornar o serviço Policial Militar mais eficiente, foi padrinho de vários programas sociais, dos quais podemos citar o PROERD, a medalha Brigadeiro Falcão é mais uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por este grande cidadão.

 
Estou muito feliz e honrado com a homenagem da Polícia Militar. Para mim, ela significa um reconhecimento social ao meu trabalho como empresário”, comentou Eduardo Sá via telefone, logo após receber sua condecoração do comandante-geral da PM, coronel Franklin Pachêco Silva. O Blog (Sala Vipp) lhe parabeniza por mais esta grande conquista.
 

Arquivo do blog