WebNet

WebNet

sábado, 30 de junho de 2012

Chefão do Trafico de Coelho Neto é Morto em Chapadinha


Segundo informa o Portal Coelho Neto, o homem morto na manhã deste sábado (30) no bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha, seria Evaldo Ferreira Lima (foto) natural da cidade de Coelho Neto. De acordo com a postagem no referido portal, o "Irmão Metralha", como era conhecido o traficante no estado do Piauí, o mesmo tinha mandado de prisão preventiva em Coelho Neto (MA) por prática de tráfico de drogas. 

 
Documento RG de Evaldo Ferreira Lima - o "Irmão Metralha"

Ainda segundo as informações do site, o traficante fazia abastecimento de drogas nas seguintes cidades: Coelho Neto, Buriti de Inácia Vaz, Codó, Chapadinha e Grajaú (Maranhão) e; Miguel Alves e União, no estado do Piauí. A mulher que andava com o traficante não foi identificada até o momento, mas, segundo as primeiras informações, a mesma seria de Coelho Neto.
Foto: Blog Ações e Destaques

O homicídio aconteceu por volta das 9h30min da manhã, deste sábado (30) na Rua do Periquito, no Bairro Recanto dos Pássaros.

ProUni: Inscrições Estão Abertas até Segunda-Feira (2)

Os candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação têm até segunda-feira (2), para fazer a inscrição. A oferta para este segundo semestre é de 90.311 bolsas — 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade) — oferecidas por 1.316 instituições. O número de cursos chega a 322.


Neste processo do ProUni haverá uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados. Ao inscrever-se, o estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho. O candidato tem até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.


Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.


Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota na redação que não seja zero, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.


Espera

Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.


Criado em 2004, o ProUni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.


Para fazer a inscrição acesse
aqui.


As inscrições devem ser feitas na página do programa na internet. Na mesma página, o candidato pode conferir o cronograma do ProUni para este segundo semestre.



ARAIOSES: Homem é Alvejado com Três Tiros na Zona Rural

Elementos não identificados, em um automóvel de cor branca, de marca desconhecida, alvejaram com três tiros provavelmente de pistola de grosso calibre, o lavrador Antonio Gomes do Nascimento, 37 anos, residente na Placa, município de Araioses-MA (distante 232 km de Chapadinha).


O fato aconteceu nesta sexta-feira (29) por volta das 13h, na ponte do povoado Gado Bravo, próximo ao antigo Clube do Joca Alves, na zona rural de Araioses.


A vítima deu entrada no Hospital Regional de Araioses e foi removida para Parnaíba-PI, em estado grave. A polícia de Araioses foi informada do ocorrido e está investigando o caso.
 
 
 

Inscrições Abertas para Curso de Tecnologias Educacionais Promovido pela Seduc

Encontram-se abertas, até o dia 22 de julho, as inscrições para o curso "Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC", promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE). O curso terá como alvo os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares das redes estadual e municipais de ensino. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br

Com duração de quatro meses e 100 horas de carga horária, o curso realizará um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), abrangendo temas pontuais como internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo no uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o processo de ensino-aprendizagem.

O curso "Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC" tem como foco compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem das escolas e utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Outra finalidade do curso é planejar estratégias de ensino e aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem, efetivamente, no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série.

Os interessados em participar do curso devem comprovar, no ato da inscrição, que é professor efetivo da rede estadual de ensino, possuir conhecimento básico em informática, de internet e possuir um email pessoal e ter acesso a internet. As atividades online serão desenvolvidas em 80h, por meio da plataforma E-Proinfo/MEC e mais 20 horas de encontros presenciais (um em cada mês com duração de quatro horas).

A quantidade de vagas referente a cada curso obedecerá a ordem de inscrição e o limite de vagas oferecidas a cada Unidade Regional de Educação. O curso TIC deverá ter início em agosto e término em novembro.


Fonte: ASCOM/SEDUC

CHAPADINHA: Homem é Executado com um Tiro na Nuca



De acordo com as informações do Cabo Chaves, da Polícia Militar de Chapadinha, o homicídio ocorreu por volta das 9h30min da manhã, deste sábado (30) na Rua do Periquito, no Bairro Recanto dos Pássaros.

Ao receberam o comunicado do quartel, informando que no Bairro estaria ocorrendo um tiroteio a guarnição seguiu até o local, ao chegar à rua, os policiais militares depararam-se com o corpo de um homem, já em estado de óbito, a esposa dele e a motocicleta que ele conduzia.

Até o momento da apuração dos fatos, a polícia ainda não sabia informar os nomes, da vítima e do autor do disparo.


Os policiais ainda realizaram diligências pela área no intuito de capturar o suspeito. A vítima foi alvejada a sangue frio com um tiro na nuca, por um revólver, possivelmente, calibre 38.


O motivo do homicídio, segundo a esposa da vítima, teria sido por ciúme, uma vez que, o homicida estaria tentando seduzi-la, o marido ao saber do fato, foi tomar satisfação com o autor das investidas e acabou sendo executado com um tiro.


A vítima que trabalhava como vendedor de remédios era de Teresina e a esposa dele, de Coelho Neto, o casal estava morando no Bairro Recanto dos Pássaros, em Chapadinha, há pouco tempo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PRO SELO UNICEF: 2º Fórum Comunitário de Chapadinha Acontece Próximo Dia 04 de Julho


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comitê Juvenil e Agência de Comunicação Educativa de Chapadinha vem informar e convidar a todos da realização do 2º Forúm Comunitário do Selo Unicef do município, que acontecerá no auditório da escola C.E. Raimundo Araújo, na próxima quarta-feira, dia 04 de julho de 2012, a partir das 7h da manhã.


Esta nota ratifica uma outra anterior que anunciava a realização do referido evento para esta quarta-feira (27), mas, excepcionalmente, teve que ser adiado por motivos superiores.

Tendo em vista a necessidade da participação de lideranças e representatividades organizacionais, a comissão organizadora convida tais a se fazerem presentes a este importante evento rumo à conquista do Selo Unicef para Chapadinha.


Na ocasião serão apresentados produtos culturais e relatórios das atividades desde 2009, bem como exposição sobre as dificuldades e os avanços obtidos nesse período pelo município de Chapadinha no sentido da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Clínica Amanda Cuello: Nesta Quarta-Feira Tem Atendimento em Pediátria


A Clínica Amanda Cuello - INFORMA que a Pediatra estará atendendo nesta quarta-feira, a partir das 14h. E que está agendando consultas para as outras áreas: Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Nutrição.


Para maiores informações, ligue: (98) 3471-1362 ou 9165-3366.



Apenas Sete Cidades Podem Exibir o Horário Eleitoral Gratuito na TV no MA


Apenas sete cidades do Maranhão vão poder exibir a propaganda eleitoral gratuita na televisão. São elas: São Luis, São José de Ribamar, Balsas, Codó, Imperatriz, Santa Inês e Timon.


São os únicos municípios onde há emissoras de TV com outorga concedida para a geração de programas.


Nas demais cidades do Estado, as emissoras de televisão são meras repetidoras. Ao rigor da lei das telecomunicações não poderiam gerar programas ao vivo, embora o façam.


O juiz eleitoral de cada cidade tem o poder discricionário de autorizar ou não a propaganda na TV, nos locais onde não exista emissora outorgada. É o que tem acontecido em algumas cidades do interior do Estado em pleitos passados.


A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa no dia 21 de agosto.

VARGEM GRANDE - MPMA Pede Motorista para Transporte Escolar de Alunos da Apae

Segundo o documento, o prefeito Miguel Rodrigues Fernandes (foto) removeu, sem qualquer justificativa, o motorista Luís Lindemberg de Sousa Cavalcante do transporte de alunos da Apae.

Devido à remoção do motorista que fazia o transporte de estudantes da Escola Crer & Ser, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande ajuizou, no último dia 21 de junho de 2012, Ação Civil Pública com obrigação de fazer contra o referido município e o prefeito Miguel Rodrigues Fernandes, pedindo a viabilização de um motorista habilitado, no prazo máximo de 48 horas, para dirigir a Kombi da Apae, que transporta os alunos deficientes.

Em caso de descumprimento, está prevista uma multa diária de R$ 5 mil para o município e o prefeito. Propôs a ação o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto.

REMOÇÃO

O Ministério Público do Maranhão tomou conhecimento do problema por meio de abaixo-assinado dos pais dos alunos. O documento informou que, em 18 de junho de 2012, o prefeito Miguel Rodrigues Fernandes removeu, sem qualquer justificativa, o motorista Luís Lindemberg de Sousa Cavalcante do transporte de alunos da Apae.

Sem motorista, os alunos com deficiência ficaram privados do transporte escolar, cuja garantia é prevista pela Constituição Federal.

O município de Vargem Grande fica localizado a 175km de São Luís.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM - MPMA)

PRB-Chapadinha: Convite para Convenção


O Diretório Municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Chapadinha, juntamente com os dos demais partidos coligados: PT, PC do B, PTB, PMN, PRP, PTC e PTN - Convida filiados, correligionários e simpatizantes para participarem da Convenção Municipal conjunta dos referidos partidos, que homologará as candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores.


Local: Espaço Vemasa (Av.: Ataliba V. de Almeida - Campo Velho).
Data: Dia 30 de Junho de 2012 (Próx. Sábado).

Horário: Das 8h às 17h.



*Montagem/Imagens: Blog Fernando Carvalho

PV-Chapadinha: Convite para Convenção


O Diretório Municipal do PV (Partido Verde) de Chapadinha, juntamente com os dos demais partidos coligados: PMDB, PRTB, PP, PV, PR, PSD, PSC, PSDC, PSB, PHS, PDT, DEM, PSDB e PPS - Convidam convencionais, membros dos diretórios e militantes, para participarem da Convenção que homologará as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as Eleições 2012.


Local: Aldeota Clube
Data: Dia 30 de Junho de 2012 (Próx. Sábado).
Horário: Das 9h às 17h.



*Montagem/Imagens: Blog do Foguinho

42ª Zona Eleitoral Realiza Reuniao com Partidos Políticos de Chapadinha e Mata Roma


Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Foi realizada nesta terça-feira (26), no auditório Ministro Edson Carvalho Vidigal, reunião com representantes dos partidos políticos dos municípios de Chapadinha e Mata Roma que compõem a 42ª Zona Eleitoral.


De acordo com juiz eleitoral, Cristiano Simas (foto ao lado), o objetivo do encontro foi para tratar de temas relacionados às Convenções Partidárias, Registro de Candidaturas e informações sobre o sistema Candex (módulo externo do sistema de candidaturas), que será utilizado obrigatoriamente pelos candidatos, partidos políticos e coligações e o funcionamento do cartório eleitoral que foi estabelecida por portaria, o horário de funcionamento no período de 01 a 05 de julho das 08h00 às 19h00. “O funcionamento do Cartório Eleitoral pela norma regulamentada do T.R.E é de 08h00 às 14h15, no período compreendido entre 1º e 05 de julho eu baixei uma Portaria aumentando o período do funcionamento, e ele irá funcionar das 08h00 às 19h00”,afirmou o Juiz Cristiano Simas que também explanou outros assuntos pertinentes as eleições, tais como; denúncias eleitorais, respeito aos funcionários do cartório eleitoral, prazos, o papel da imprensa nas eleições, identificação das seções problemáticas em Mata Roma e Chapadinha, atendimento aos candidatos e representantes partidários e propaganda eleitoral.


O promotor eleitoral Douglas Nojosa (foto ao lado) falou sobre o processo que segundo ele tem várias fases que precisam ser bem acompanhadas pelos assessores, advogados, candidatos e dirigentes partidários. Segundo o promotor, a Justiça Eleitoral está cada vez mais exigente nas formalidades que devem ser obrigatoriamente observada. “Por exemplo os recursos eleitorais que não podem ser realizadas de forma nenhuma, sem passar por uma conta que tem que ser aberta pelo candidato. O candidato não pode sair fazendo despesas, sem ter como justificar como conseguiu os recursos e a origem”, frisou Douglas Nojosa.


Ainda segundo o promotor eleitoral, toda eleição precisa de fiscalização recíprocas de ambos os lados. “Os principais fiscais são os próprios candidatos, partidos políticos e o eleitor que deve zelar para que não seja cometido abuso por qualquer candidato e o Ministério Público ao lado da Justiça Eleitoral, está pronta para receber qualquer informação de irregularidade de desvio ou de abuso, apurando esses fatos e levando a Justiça Eleitoral para aplicação de alguma sansão, multa ou até uma impugnação de candidatura, o que tá previsto na legislação eleitoral”, concluiu o Promotor Eleitoral.   

terça-feira, 26 de junho de 2012

Homem é Preso Acusado de Agredir Companheira

A Polícia Militar (PM) de Chapadinha conduziu à Delegacia de Polícia (DP) local Benildo da Rocha, de 28 anos, acusado de ter agredido fisicamente a companheira C. R. de A., de 30 anos.

Benildo foi detido por volta das 14h30, da última sexta-feira, dia 22, na Travessa Fonte do Mato, Bairro Terras Duras, próximo à Panificadora Barreto.

MATÉRIA RELACIONADA
De acordo com os Boletins de Ocorrência-B.O. (456 e 458) da Polícia Militar de Chapadinha, dois veículos roubados foram apreendidos na última sexta-feira, 22, e conduzidos à Delegacia de Polícia (DP) local.


Às 09h00min, na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, Centro, foi localizado um Fiat Strada, de cor azul, placa NWT-9213, sendo que o mesmo é produto de roubo. Os dois ocupantes do veículo, Adilson Sarmento Carvalho e Franekeny Coutinho Garreto que residem em Mata Roma -MA foram conduzidos para DP.


Às 16h30min, na Rua do Sabiá, Residencial José de Sousa Almeida (conjunto habitacional das 1000 casas), foi localizado um Chevrolet Classic LS, de cor prata, placa NWS-2194, sendo que o mesmo é produto de furto. O condutor do veículo, Werlon Silva, de 22 anos, que reside em Urbano Santos -MA foi apresentado à DP.


Extraído do
Blog do William
*As informações são da Polícia Militar de Chapadinha

Comitê Juvenil de Chapadinha Está Trabalhando Ações Ecológicas e Promoverá Seletiva para Jovens


Membros do Comitê Juvenil da cidade de Chapadinha-MA após uma reunião realizada na última sexta-feira, dia 22, decidiram uma série de ações para serem promovidas, tendo como destaque o Projeto "Jovem Consciente é Jovem que Recicla”, pelo qual os adolescentes do grupo irão produzir materiais reciclados com objetos utilizados por eles mesmos como: copos descartáveis, papel, etc. Este Projeto teve como base, um grande evento internacional realizado neste mês de junho de 2012 no Brasil - a RIO+20 .


Segundo os jovens Vanessa Oliveira e Gleydson Castro esta ação culminará com uma Seletiva, cujo evento se chamará “Jovem+10″. Esta Seletiva será realizada no início de julho e escolherá 10 adolescentes que melhor se encaixar na meta do Comitê. É um evento realizado por adolescentes e para Adolescentes, onde o candidato dirá porque quer entrar para o grupo e qual sua visão de mundo para o solucionamento dos problemas ambientais.

O Projeto/Seletiva procura que o adolescente chapadinhense vivencie o processo de forma ativa e que, da ação, brotem críticas construtivas de como se tratar melhor do MEIO AMBIENTE.




Notas do Blog do Alexandre Pinheiro


PT na Cabeça em Vargem Grande

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Vargem Grande realizará no dia 30 de junho (sábado), na Casa de Show Califórnia, das 08h00min às 17h00min a sua convenção municipal. Na ocasião, o PT homologará a candidatura de Edmilson Carneiro (foto) para prefeito e dos seus candidatos a vereador. (Blog Thales Castro)


Cabeça de Chapa em Coelho Neto

O grupo da oposição do município de Coelho Neto realizou, neste domingo (24), uma grande Convenção Municipal para homologar o nome de Américo de Sousa (PT) candidato a prefeito, além do candidato a vice-prefeito e candidatos a vereador. O evento político aconteceu no Teatro Municipal graças, diga-se de passagem, a um determinação da Justiça Eleitoral que obrigou a Prefeitura liberar o local. A chapa de oposição foi confirmada com o petista Américo de Sousa na liderança e Dr. Fernando Couto (PRTB) candidato a vice-prefeito, além de candidatos(as) a vereadores(as) que disputarão em duas coligações proporcionais, cada uma como 26 candidatos. (Blog Robert Lobato)


Onda Vermelha

O PT vem forte em Coelho Neto e Vargem Grande. Em Coelho Neto o vereador Américo tem a unidade das forças de oposição e enfrenta o prefeito Soliney Silva que é forte, mas não é imbatível. Em Vargem Grande, Edmilson Carneiro ainda não sabe quem vai enfrentar, já que prefeito, Miguel Fernandes, está inelegível e ainda não definiu seu candidato. Enquanto espera o adversário, Edmilson vem liderando as pesquisas e crescendo em intenção de votos.
Não Abre

Ao reafirmar sua candidatura a vereador em qualquer cenário o petista Eduardo Braga (foto ao lado) acabou gerando uma crise no grupo de Isaías. Como a estimativa é que elejam dois ou três vereadores o mais provável que Braga se eleja com a ajuda dos votos da coligação e tire o mandato de um oposicionista.


Briga da Vice

A indicação de Raimunda Maria como vice de Belezinha vem sofrendo ataques de aliados. O PC do B deseja indicar nome de um militante comunista e ameaça até usar o acordo entre Flávio Dino e Edivaldo Júnior para intervir no PTC e deixar a esposa de Isaías sem legenda pra disputar. No meio do impasse surgiu a possibilidade da vice ir para o PT com Paiva ou Manim como vice do grupo de Isaías.


Briga da Vice 2

A pressão pela mudança da vice de Belezinha vem ganhando corpo até entre pessoas muito ligadas a Isaías. É que avaliam a necessidade de atenuar a imagem de que Isaias seja o dono da candidatura de Belezinha. Mas pelo que se sabe, Isaías tem em Raimunda Maria como vice e na indicação de Marcelo Menezes como presidente da câmara tudo que precisa para controlar Ducilene caso esta ganhe a eleição. Por isso não será fácil mudar a chapa de oposição.

Assembleia aprova o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores do Executivo

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (26), em regime de urgência, o Plano Geral de Cargos e Carreiras do Poder Executivo (PGCE), encaminhado ao Legislativo pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o qual vai beneficiar 88 mil servidores públicos estaduais com reajustes salariais pleiteados pelas categorias.
O projeto recebeu emendas da governadora Roseana Sarney, reajustando os vencimentos e subsídios dos servidores de carreira de Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo Tributário, Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo da Polícia Civil e do Subgrupo Atividades Penitenciárias.

Na mensagem, a governadora Roseana Sarney esclarece que o PGCE é o reconhecimento do trabalho dos servidores públicos estaduais. Segundo ela, o plano substitui as gratificações por aumentos reais de salários, contemplando algumas categorias com aumento de até 330%. Serão beneficiados 88 mil servidores (ativos e inativos).

Para Roseana, o principal objetivo do plano é diminuir as distorções entre categorias. Os grupos ocupacionais foram reunidos em cinco. O mesmo aconteceu com as 29 tabelas de pagamento, transformadas em apenas 17. O projeto será implantado por etapas até 2015, com impacto na folha de R$ 630 milhões.

AUMENTOS

O projeto do Plano dos Servidores recebeu quatro emendas da governadora Roseana Sarney, alterando os vencimentos e subsídios dos servidores de carreira de Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo Tributário, Arrecadação e Fiscalização, do Subgrupo da Polícia Civil e do Subgrupo Atividades Penitenciárias.

As emendas foram sugeridas pelas categorias à governadora Roseana Sarney, que pediu o projeto de volta da Assembleia Legislativa. Os salários dos delegados da Polícia Civil foram fixados em até R$ 15 mil; de auditor fiscal até R$ 14 mil; médico, dentista, farmacêutico e perito criminal R$ 9 mil e dos agentes penitenciários de até R$ 4.806.

Durante a votação do parecer aos projetos de emendas, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa foi representada pelo seu presidente, deputado Manoel Ribeiro (PTB), pelos deputados Carlos Alberto Milhomem (PSD), Rogério Cafeteira (PMN), Raimundo Cutrim e pela deputada Vianey Bringel (PMDB).

Ao final da aprovação, por unanimidade, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e o deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), elogiaram o esforço do ex-secretário de Estado de Planejamento, Fábio Gondim, pela dedicação dispensada para a elaboração e aprovação do projeto de lei, que beneficiará, com aumento salarial, milhares de servidores públicos estaduais.

*Com informações da Ascom da Assembleia Legislativa


Água Doce do MA: Convenção Homologa Candidaturas de Rocha Filho e José Wilson

No último sábado (23) aconteceu no Clube 7 de Setembro na cidade de Água Doce do Maranhão (distante 206 km de Chapadinha), a convenção dos partidos PV, PRB e PT, homologando as candidaturas de Rocha Filho (foto ao lado) e José Wilson para os cargos de prefeito e vice, respectivamente. O evento contou com a presença de lideranças políticas da região, convencionais e de um público de aproximadamente 3 mil pessoas.


Rocha Filho em seu discurso afirmou estar confiante na sua vitória. E garante que nas últimas pesquisas está na frente do candidato apoiado pelo seu principal adversário político. E tem recebido muitas adesões, agora mesmo recebeu o apoio do vereador Nonato Crente, que anteriormente fazia parte do grupo político do atual prefeito. Finalizando agradeceu o apoio e a solidariedade que tem recebido do povo de Água Doce e da família Linhares. 



*Com informações e fotos do Blog do Edu Santos
 

Radicalização da Cidadania Já

Manifestação contra a corrupção em Icatu, MA, Brasil


Por Welliton Resende - Blog do Controle Social
Muda-se o tempo, mudam-se as pessoas; mas a luta continua como diria o pessoal do PSTU. O decurso do tempo acarreta, impreterivelmente, em reformulações estruturais em nossa sociedade e na percepção que nós temos dela; o materialismo histórico é o grande detentor das rédeas da mutação social. Quem não se lembra do período de chumbo da ditadura militar, onde a nossa luta coletiva era pela liberdade de podermos escolher os nossos governantes.

Neste período, Caetano Veloso e Geraldo Vandré imortalizaram-se como ícones pop da resistência musical antagonizando-se com o movimento alienado apelidado de jovem guarda, que guardava mesmo era a influência do “american way life” (estilo de vida americano) em nossos costumes.

Enfim, a luta nos dias atuais não é mais por liberdade de expressão e, sim por participação popular nas conquistas conseguidas ao longo desse período tenebroso da História. A luta atual é para que o bolo que os militares tanto fermentaram comece finalmente a ser dividido entre todos.

Os anos de repressão amorteceram o nosso sentimento de participação coletiva nas decisões do estado, no entanto um novo horizonte se avizinha; o processo de participação popular é irreversível e a sociedade está retomando a idéia de Controle Social, também a guisa de iniciativas de Órgãos de Controle, como a Controladoria-Geral da União/CGU, que tem um programa destinado à capacitação da sociedade com vistas ao exercício do controle sobre os gastos públicos: O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público (www.cgu.gov.br).

Os heróis de hoje são, portanto, as pessoas que buscam incentivar essa participação popular. Os exemplos são numerosos cabendo menção, por exemplo, o Centro de Direitos Humanos de Tutóia (MA) capitaneado pelo padre Francisco das Chagas, a Congregação do Irmãos La Salle de Presidente Médice (MA), o juiz Jorge Moreno, Dom Belisário, padre Vitor Asselin e tantos outros que se dedicam à causa do esclarecimento, da formação e da mobilização de pessoas da sociedade para que nós possamos ter cidadãos conscientes.

Trago uma reflexão presente em uma publicação do CDH de Tutóia (MA), que é a seguinte:
“Nenhuma pessoa, nenhuma família, nenhum grupo, nenhuma sociedade, podem viver por muito tempo sem ter esperança e projeto, que fazem parte de nossa condição humana, necessariamente aberta ao futuro. Se a elite não pode oferecer mais nada disso, sejamos nós os semeadores. A colheita virá.”


Que haja uma verdadeira radicalização da cidadania em nosso querido e sofrido Maranhão.

SBRP: PR Realiza Convenção e Lança Candidatura a Prefeito de Odilon Frazão



Os partidos que integram a base de sustentação do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Creomar Mesquita, realizaram no último sábado (23), convenção partidária que indicou o funcionário público federal Odilon Frazão do PR como candidato a prefeito e da professora, Ducicléia Araújo do PV com vice. 



A coligação “O Desenvolvimento Continua”, é formada por seis partidos: PR, PV, PSDC, PRTB, PT do B e PPS. Foram homologados também os nomes dos candidatos a vereador dos partidos aliados.


O evento contou com a participação de vários aliados do atual prefeito, Creomar Mesquita e do secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, Max Barros que esteve presente a convenção. Marcaram presenças, também, de secretários municipais e gente da comunidade que compareceram maciçamente a convenção. 

Vargem Grande: PT realizará sua convenção dia 30


O Partido dos Trabalhadores (PT) de Vargem Grande, realizará no dia 30 de junho (sábado) na Casa de Show Califórnia, das 08h00min às 17h00min a sua convenção municipal.

 

Na ocasião o PT homologará a candidatura de Edmilson Carneiro (foto) para prefeito e dos seus candidatos a vereador. Os Partidos que estarão com o PT nesta empreitada (que somam mais de dez) compondo tanto na majoritária como na proporcional também realizarão suas convenções neste mesmo dia, homologando, portanto as candidaturas daqueles que concorrerão vagas para o Legislativo Municipal Vargem-Grandense.

O evento contará com as ilustres presenças de Deputados, Dirigentes Nacionais e Presidentes Regionais de algumas legendas além de outras lideranças regionais de pesos.



MATA ROMA: Convenção Oficializa Candidaturas de Oposição


Mais um importante passo foi dado no processo eleitoral do município de Mata Roma, a 32km de Chapadinha.


Durante o último domingo, 24, os partidos PDT, PV, PT, PHS, PRP, PC do B e PSDB, que representam a oposição no município oficializaram as pré-candidaturas de Besaliel Albuquerque e Glinoel Garreto aos cargos de prefeito e vice prefeito (respectivamente), nas eleições de 2012.

A convenção aconteceu na Câmara Municipal de vereadores, reunindo centenas de pessoas e militantes dos partidos que representam a coligação “A FORÇA DO POVO É MAIOR!”. Dentro e fora do recinto uma multidão de pessoas acompanhavam atentamente o processo.

Entre os grandes nomes políticos que estiveram presentes ratificando apoio a verdadeira Frente de Libertação do povo de Mata Roma, destacamos a presença do Deputado Federal Ricardo Archer, do Deputado Estadual Marcos Caldas, do vice-prefeito de Coelho Neto Sergio Guanabara, do ex-prefeito Lauro Pereira Albuquerque, o "Grachal", o suplente e ex-deputado estadual Mauro Jorge, entre outras personalidades que fizeram questão de prestigiar o evento, como a pré-candidata a prefeita de Anapurus, Vanderly Monteles.
 


Ao término da convenção, políticos, militantes e eleitores saíram numa grande carreata que percorreu as principais ruas da cidade.


Resumido. Leia na íntegra no Blog Interligado

Magno Bacelar Anuncia Construção de 1000 Casas Populares em Chapadinha

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PV) informou, nesta segunda-feira (25), que a prefeita Danúbia Carneiro (PMDB) celebrou, na última sexta-feira (22), convênio com o Banco do Brasil (BB) para a construção de mais 1.000 casas populares no município de Chapadinha, localizado na região do Baixo Parnaíba.

O parlamentar disse que a construção de mais 1.000 casas em Chapadinha foi viabilizada com seu esforço e o da prefeita Danúbia Carneiro, junto aos dirigentes do Banco do Brasil e demais autoridades competentes. “O déficit habitacional do município de Chapadinha era de 4 mil casas, mas está sendo revertido. A maioria da população vivia em péssimas moradias”, afirmou.

De acordo com Magno, Chapadinha já foi contemplada com 1.000 casas, construídas por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo ele, também foram contemplados com os convênios - celebrados quando o ex-presidente Lula (PT) visitou o Maranhão, acompanhado da então ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef – os municípios de Caxias, Codó e Coelho Neto, entre outros.

Bacelar comentou que a população de Chapadinha já está morando nas casas populares do convênio da CEF, localizadas no Conjunto Habitacional "José de Souza Almeida" que, apesar de ser um pouco distante do centro da cidade, teve o acesso totalmente pavimentado, asfaltado e muito bem estruturado pelo governo do Estado e pela prefeitura.

No final do pronunciamento, Magno parabenizou o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rouseff (PT) pelo benefício. “Cada casa popular, construída por uma construtora idônea e com material de boa qualidade, é avaliada em R$ 48 mil e contemplará as famílias inscritas no Bolsa Família. A prestação é muito barata”, comentou.



ANAPURUS: Acidente Incrível - Difícil Acreditar que Envolvidos Sobreviveram



Passando pela MA 230, a poucos kilômetros de Anapurus, sentido povoado Palestina, flagramos um caminhão Mercedes, tombado à beira da estrada. O caminhão que transportava carvão ficou com a cabine virada para o chão e completamente destruída.

Todos que passavam perguntavam quantos haviam morrido. A resposta era: nenhum dos dois ocupantes. Segundo vizinhos do local do acidente, as duas pessoas que estavam na cabine sofreram apenas leves escoriações e saíram andando.



O veículo com placas de Bom Despacho-MG, trafegava no sentido Palestina/Anapurus, quando saiu da pista, pela contramão e andou dezenas de metros, rasgando o mato, pelo acostamento.

O acidente aconteceu por volta das 4h da manhã do último domingo (24), segundo vizinhos.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Deputados quase vão aos tapas na AL


Magno insinuou que CEF bancou campanha
de petista (Foto: Raciele Olivas/Ag. AL)
Do Blog do Gilberto Leda

Os deputados estaduais Magno Bacelar (PV) e Zé Carlos (PT) quase saem no tapa, após a sessão desta segunda-feira (25), na Assembléia Legislativa.

 
Tudo por causa de uma discussão envolvendo o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e um financiamento para a construção de casas populares em Chapadinha, base política de Bacelar.

O parlamentar verde reclamava do suposto engavetamento de um projeto na CEF. Ele dizia que, por isso, o município de Chapadinha procurou o BB.

 
Tem um projeto lá, e o projeto de Chapadinha estava sendo engavetado na Caixa Econômica Federal, por isso que nós procuramos o Banco do Brasil; será se não há um esquema dentro da Caixa Econômica Federal? ”, questionou.

Zé Carlos ameaçou agredir Magno
(Foto: J.R. Lisboa/Ag. AL)
Em aparte, Zé Carlos tentou rebater, mas os dois não se entenderam. Após o discurso, Magno desceu e a discussão continuou mesmo depois do fim da sessão.

 
Quando se pensava que tudo ficaria apenas na retórica, Bacelar saiu-se com essa: “Você defende a Caixa porque todo mundo sabe quem financiou sua campanha”, disse.

 
Zé Carlos já foi superintendente do banco e repudiou o a insinuação. “Eu dou na sua cara, seu moleque safado”, disparou, partindo para cima.

 
A turma do “deixa-disso” – desta vez composta pelos deputados André Fufuca (PSD) e Eduardo Braide (PMN) – se encarregou de evitar o pior.

 
Veja abaixo como foi o “post-fight” dos deputados.



Notícias da Paróquia de Chapadinha

1 - Padre Neves viajou no último dia 18 e se encontra em Portugal, com a finalidade de inaugurar e benzer um grande Espaço de Exposições de obras de Arte do sobrinho Pedro, que é escultor. Foi bem de viagem e se comunicou já por telefone e e-mail’s.
 
 
2 - No dia 22, sexta-feira passada, ocorreu o Aniversário de 90 anos de D. Clara Chaves Martins, uma pessoa muito especial dentro da Comunidade Católica de Chapadinha. Tivemos a Santa Missa das 17h30  em Ação de graças. Após a Missa foi oferecido um Chá/Coquetel muito delicioso em sua Residência. E no dia seguinte, ou seja no sábado (23), foi oferecido um grande banquete na casa da homenageada. Fizemos o grato dever de publicar no Blog da Paróquia de Chapadinha retalhos de Poesias da Autora no próprio dia 22 ( 6.ªF.ª) em homenagem a D.Clara Martins. PARABÉNS.
de Chapadinha
 
 
3 - Dentro de um mês, se Deus quiser, já estaremos em condição de celebrar a santa Missa e Culto dominical no Centro Católico da Comunidade do RECANTO DOS PÁSSAROS. Foi construído um Salão e duas Salas para Catequese e evangelização, e servirão para as celebrações enquanto aguardamos a construção da nova igreja mais pela frente.
 
4 - A Comunidade de São Pedro - do Bairro Campo Velho, está na continuação da Novena. No último domingo ocorreu a 5ª Noite. Responsáveis: Grupo de Catequese. Participação: Comunidade São Francisco e Associação Boa Vontade. Houve Noite Cultural. O Tema foi: Como discípulos acreditamos e anunciamos o Evangelho de Jesus.
5 - No último domingo (24) foi dia de PRIMEIRA COMUNHÃO nas Capelas de Santa Teresinha, Comunidade Boa Vista, às 8h da manhã; e Sagrada Família (Comunidade do Bairro Novo) às 16h.
No dia 26, terça-feira, será a PRIMEIRA COMUNHÃO na Capela dacomunidade do bairro Aparecida. Horário – às 20h.
 
6 - Votação para CMDCA – No último domingo, dia 24, foi realizada  a votação para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ( CMDCA). Horário – das 8h da manhã até às 5h da tarde. Local: Na sede provisória do CMDCA, localizado na Rua Ananias Albuquerque - Centro.
 
7 - Continuam os Encontros de Preparação para o Sacramento da Crisma. Sempre o horário é às 8h da noite. No dia 21 do mês que vem será o Santo Sacramento administrado a esse Grupo de Crismandos.
 
8 - A Pastoral Familiar tem-se deslocado a muitas Comunidades do Interior para atividade de Assessoria nas Assembleias Regionais e para evangelização. As últimas que aconteceram foi na Comunidade de Palmeiras e Vila Nova. e Bom Jesus da Judite. Parabéns!!!
 
9 - Nos dias, de 09 a 14 do mês de Julho, será a II ETAPA Escola de Formação Teológica em Brejo. Todos os participantes da I ETAPA, vão se preparando para esta II Etapa.

10 - Nos dias, de 12 a 15 de Julho, acontecerá o 3º CONGRESSO MISSIONARIO NACIONAL (COMINA), na cidade de PALMAS (TO). Tem o seguinte Tema: Discipulado missionário: do Brasil para o Mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II.
 
 
 

MEC divulga a lista de aprovados no Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (25) a lista de candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (veja link) para 30.548 vagas no segundo semetre em 56 instituições de ensino superior, entre federais e estaduais.
O período de matrícula dos convocados será aberto na próxima sexta-feira (29) e será estendido até 9 de julho. O Ministério da Educação ampliou o período de matrículas de dois para sete dias úteis.


O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 13 de julho e as matrículas poderão ser efetuadas nos dias 17 e 18 de julho. Estudantes não aprovados nas duas primeiras chamadas poderão declarar interesse na lista de espera entre 13 e 19 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada pelas instituições a partir do dia 24 de julho.
O Sisu registrou 642.878 estudantes inscritos, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação no sábado (23). As inscrições terminaram às 23h59 de sexta-feira (22).Como cada candidato pode optar por até dois cursos, foram registradas 1.245.437 inscrições.
Os estados com o maior número de inscrições recebidas são, respectivamente, Rio de Janeiro (245.716), Minas Gerais (166.162), Ceará (156.343), Maranhão (105.782) e Bahia (92.120).As instituições que mais receberam inscrições foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (152.196), a Universidade Federal do Ceará (108.574), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).
CHAPADINHA
UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS IV - CHAPADINHA
Resultado da 1ª chamada disponível
Lista dos candidatos selecionados na 1ª chamada.
AGRONOMIA
Grau Bacharelado | Turno Integral (Mat/Vesp)
40 candidatos selecionados.
Nome do Candidato
ANTONIA CRISTHIANY BEZERRA LINS PEREIRA
CAIO DOS SANTOS FOGACA
CAROLINE ZIMMERMANN
CHARLES DE SOUSA CARVALHO
DAIANE CRUZ DA SILVA
DANIELA APARECIDA DA SILVA
DEISE DOS SANTOS MACEDO
DIEGO HOLANDA MARTINS PEREIRA
ELIZABETH MARIA NEVES SILVA SOUZA
FABIO ALVES DIAS
FABIO CONCEICAO RIBEIRO
FERNANDO NEPOMUCENO DE LIMA
FRANC NADIA CARVALHO DO NASCIMENTO
FRANCISCA KARINA TORRES DOS REIS
GABRIEL DE CASTRO CALIMAN
JEFFERSON BARREDO DE SOUZA
JOAO PEDRO MENDES ARAUJO
KAMILA PEREIRA DA SILVA
LARISSA LIMA PESSOA
LUCAS OLIVEIRA DOS SANTOS
LUCILENE NASCIMENTO DA SILVA
LUIS GUILHERME VIDAL DOS SANTOS
MARCELO HENRIQUE COSTA BARREIROS
MARIA DE JESUS SILVA MARQUES
MARIA LETICIA OLIVEIRA GROSSI
MATEUS ALVES E SILVA
MATHEUS DE SOUZA ESTRELA
MAYRA GABRIELE BRITO DE CARVALHO
PERICLES HENRIQUE MENDES DE SOUZA
RAQUEL GOMES DOS SANTOS
RAYNARA BATISTA SILVA BARBOSA
RODRIGO JOSE SOUZA DOMINGUES
ROSEANE DE JESUS COSTA OLIVEIRA
ROSELINDBERG PINHEIRO VALLE
RUBENS MOREIRA PAIXAO
ALLYTA APARECIDA DE ALMEIDA
THASMIN VICENTE DE LIMA
VINICIUS ARAUJO DIAS
VITOR HELIO DE SOUZA OLIVEIRA
WARLY DOS SANTOS LIMA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Grau Licenciatura | Turno Vespertino
40 candidatos selecionados.

Nome do Candidato
ADRIANA ROSA PEREIRA
AMANDA COSTA PIMENTEL
ANA CAROLINA BOAVENTURA DE CARVALHO
ANA PAULA CALDAS QUARESMA
ARON DOS SANTOS CAMILO
BRUNA CARDOZO MELO DE ALMEIDA
CAROLINE COELHO VILAR
CAROLINE MEDEIROS GERALDINI
DRIELE DELANIRA DOS SANTOS
DYEGO DURANTE ALVAREZ
ELIANA FERNANDES LOPES
ELOISA GIBIN SAMPIRON
EMANOEL FERRAZ DE SOUZA SILVA
EMERSON RODRIGUES DA SILVA
EVELYN WAGEMACHER CUNHA
FABIANE DA SILVA MOURA
GABRIELA APRIGIA MONTEFERRANTE
GABRIELA BULGARELLI DO NASCIMENTO
GUILHERME ALFAYA SA BARRETO
JOICE DOS SANTOS CEZAR
JOSE VIANA DOS SANTOS
KAROLINE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
LANGE CRISTINA MATSUNAGA
LETICIA PARRA SALVIONI
LIGIA CAROLINE DE SOUSA LEITE CONTE
LOIC HERNANDEZ DO AMARAL E ARAGAO
LUCAS OLIVEIRA CAETANO
MARCOS PAULO RIBEIRO SANCHES
MARIANA THAIS LIMA DA SILVA ABREU
MAYCON FRAN SOARES DA SILVA ROCHA
NAILSON MEDEIROS LIMA
NATALIA SIMOES TEIXEIRA
NATIELLY ALEXANDRE CARNEIRO
RAFAELI MARIA DA CONCEICAO ALVES DE SOUSA
RENATA LORENA SILVA DOS SANTOS
RUAN WELINGTON AMORIM FERREIRA
SAIANE SILVA LINS
SAMARA SILVEIRA DA CRUZ
VITORIA EUGENIA ANDRADE MUNARI
WALLYSSON KLAUS PIRES BARROS
ZOOTECNIA
Grau Bacharelado | Turno Integral (Mat/Vesp)
40 candidatos selecionados.
Nome do Candidato
ALINE SILVA DE ARAUJO
ANDRE LOPES MOUGO
ARIANE PEREIRA DA CRUZ ALMEIDA
AUGUSTO DA CUNHA SANTOS
AUGUSTO HENRIQUE DE MEDEIROS PAIXAO
CASSIO FERNANDO ALEM LEITE
CLAUDIA CRISTINA COUTINHO COSTA
DENISE GUIMARAES DE SOUSA
ELIZANE CRISTINA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
ELIZIA RIBEIRO CARDOSO
ENIO ISAAC DA NOBREGA VERAS SALDANHA
ERIELDSON DE CARVALHO PEREIRA
FABIANA FELIX DE ALMEIDA SIQUEIRA
FERNANDA ANTUNES DE SOUZA
GISANE LAIS DE ARAUJO RAMOS
GLEYSON MIRANDA COSTA
GUILHERME SOUSA DA SILVA
HALLEF MITHCHEL PEREIRA TROVAO
HELLEN PATRICIA GONCALVES DANTAS
HIKARO JULIO SANTIAGO BARBOSA
HINGRID ANDRADE DE MESQUITA
JOSIANE DE CAMPOS CAMARGO
JULIA MOTA ALCOFORADO BRAGA
LEANDRO SILVA DA COSTA
LETICIA ALVES DA COSTA
LORENA SIQUEIRA RODRIGUES
LUANA CRISTINA GAMA LIMA
MARCOS ROBERTO GUEDES SENA
MARIA TEREZA DE OLIVEIRA
MAYLA KRYSNA SILVA ABREU
NAYANE DA SILVA SOUZA
PEDRO HENRIQUE FERNANDES DE QUEIROZ SILVA
POLIANA BRESAN
TAINARA MONTEIRO NUNES
VALDINESA MENDES PINHEIRO
VICTOR BENTO OLIVEIRA
VINICIUS GOMES MOURA
VINICIUS QUEIROZ SILVA E SOUZA
VINICIUS TADEU DA VEIGA CORREIA
YARA ALVES FEITOSA
*O Resultado da 2ª chamada será divulgado próximo dia 13 de julho.

Arquivo do blog