WebNet

WebNet

sábado, 22 de setembro de 2012

La Nuova Gioventú - 2012...

 
Vai acontecer na noite deste sábado, dia 22, um dos eventos mais aguardado do ano, trata-se do La Nuova Gioventú, que está na sua segunda edição, e irá acontecer na casa de shows Quadra do Fac, a partir das 18h. Como na primeira edição, o evento terá exposições artísticas, com obras de artistas locais, além de muita gente bonita e o principal: muito Rock In Rool.


As atrações do evento serão: as bandas Página 57, Trafos Carbajal, Púrpura; além das bandas locais: Mobe Rujes, Ancestrais do Acaso, Sankarea, Hell One Arth e Emanhuah, além do Dj Mauricio Queiroz. Nesta festa, muitos jovens de Chapadinha irão mostrar seus talentos, uma oportunidade ímpar para se conhecer os novos talentos da música de Chapadinha.
 

Banda genuinamente chapadinhense que irá se apresentar no evento
 
 
Resumido. Do Blog Sala Vipp

 

ANAPURUS: Neste Domingo (23) o Inter Clube recebe Furacão e WB

 
Não perca, neste domingo, dia 23 de setembro, a partir das 18h, no Inter Clube, de Anapurus, grande festa com shows das bandas Furacão do Forró e Washington Brasileiro.


A organização comunica que disponibilizará 04 ônibus, que sairão ao lado da Câmara Municipal de Chapadinha, a partir das 19h, até o local da festa.


Maiores informações falar com Zé Napoleão.
 

Cecília Barros se Apresenta Neste Sábado (22) na D"Capri Grill

 
Na noite deste sábado, dia 22, a partir das 21h, não perca  uma noite mais que especial na D'Capri Grill, ao som de CECÍLIA BARROS e ELIAS LIMA - Voz & Violão, com o melhor da Música Popular Brasileira-MPB...
 
 
 
 
I . M . P . E . R . D . Í . V . E . L  !
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CHAPADINHA: C.E. Raimundo Araújo Recebe Apresentação de Cultura Estrangeira

 
Na última quarta feira (19) estiveram no Centro de Ensino Raimundo Araújo um grupo de quatro argentinos trajando roupas temáticas da cultura daquele país e realizaram uma bela apresentação cultural de músicas típicas da nação vizinha.
 
Os alunos e os professores situaram-se no pátio da escola e dedicaram dileta atenção à apresentação que durou cerca de uma hora.
 
Dentre os temas transversais contemplados, tratou-se de interação cultural, meio ambiente, desenvolvimento social e interação linguística.
O grupo veio à escola a convite da professora Eglajef, casada com um argentino

A URE de Chapadinha, na pessoa do seu gestor, professor Jânio Ayres, fez-se presente ao momento cultural.
 
 
 

Em Brasília-DF, Chapadinhense Juvenal Neres Participa de Oficina Direcionada a Comunidades Tradicionais

O incansável Juvenal Neres quando participou do XIII ENCOB- Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em São Luís-MA, no Hotel Luzeiros, que contou com a presença de membros da sociedade civil, poder público e universitários de todos os Estados do país.
O evento ocorreu de 24 a 28 de outubro de 2011, enfatizando as informações de implementação dos programas de bacias hidrográficas no Estado do Maranhão.
 
Por: Sousa Neto
 
O chapadinhense Juvenal Neres, articulador da sociedade civil e coordenador executivo da ASA-MA/CONSEA-MA, encontra-se na capital federal Brasília-DF, onde participa efetivamente dos trabalhos da Oficina "Aprender Fazendo sobre Acesso ao Patrimônio Genético, aos Conhecimentos Tradicionais Associados e Repartição de Benefícios para Representantes dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais".

O evento está sendo realizado nestes dias 20 (quinta) e 21 (sexta-feira) de setembro de 2012 no Centro Cultural Brasília, localizado na Via L2 Norte, Quadra 601, Asa Norte, Brasília, DF.


A oficina está sendo organizada pelo Departamento de Patrimônio Genético da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em colaboração com a Agência Alemã de Cooperação, a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Fundação Nacional do Índio. Esta oficina contará com a participação de cerca de 60 pessoas.

O evento será um fórum para intercâmbio de conhecimentos relacionados com a gestão do acesso aos recursos genéticos, aos conhecimentos tradicionais associados e repartição de benefícios, visando aumentar a conscientização sobre a legislação nacional e o Protocolo de Nagoia.

Da mesma forma, será um momento de trocas de informações que permitirá a apresentação da perspectiva dos povos indígenas e das populações tradicionais sobre o tema, tornando possível, em momento posterior, a produção de um conjunto de materiais informativos e educacionais.

 

BURITI: Cartório Eleitoral Realiza Treinamento de Mesários para Eleições 2012

O TRE/MA, através do Cartório Eleitoral da Comarca de Buriti, realizou, nos dias 17 (segunda), 18 (terça) e 19 (quarta-feira), no plenário da Câmara Municipal, treinamento dos mesários que farão parte das eleições 2012.
 

A capacitação foi ministrada pelos próprios servidores da Comarca e o treinamento consistiu, primeiramente, em exposição das principais atribuições dos mesários e das situações técnicas e jurídicas do dia da eleição, a exemplo da votação, emissão dos boletins de urna, poder de polícia etc.; e, em seguida, com o manuseio de urnas eletrônicas como prática para um melhor aprendizado.
 

O blog Correio Buritiense ouviu alguns presentes sobre a importância do treinamento e as expectativas quanto ao transcorrer de todo o processo eleitoral. “É superimportante porque tem coisa nova, algumas coisas mudaram”, disse Eliane R. S., que trabalhará no povoado Rio Preto. “Estou ajudando a contribuir com a sociedade”, afirmou Francisca Eliane, que atuará na localidade Laranjeiras.
 

A importância para mim é que é um voto livre. De um jeito ou de outro estou ajudando a população de Buriti a votar”, enfatizou Fábio C. B. Pinheiro, que atua como presidente de seção desde 1998.
 

ELEITORES
Buriti - que pertence à 25ª zona eleitoral, tem 19.538 eleitores aptos a votar, distribuídos em 76 seções, em 46 Colégios Eleitorais.


Do Blog Correio Buritiense

VARGEM GRANDE: MPF/MA Move Ação de Improbidade Contra Ex-Prefeita Maria Aparecida

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação de improbidade administrativa contra a ex-prefeita do município de Vargem Grande (MA), Maria Aparecida da Silva Ribeiro (foto), por irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). A ação é movida também contra a empresa A.C.M. Construções e Terraplanagem Ltda., e Augusto César Melo da Costa, sócio da empresa, por terem sido beneficiados irregularmente com os recursos.


Em 2005, a prefeitura de Vargem Grande contratou com dispensa de licitação a empresa A.C.M. Construções e Terraplanagem Ltda. para executar reforma em 12 escolas do município, porém, conforme vistorias no local realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), foi constatado que nenhuma das 12 unidades escolares havia sido reformada. O sócio da empresa Augusto César emitiu documentos como notas fiscais, faturas e recibos declarando o recebimento de mais de R$ 200.000,00 pelas obras.


Segundo o autor da ação, o procurador da República Juraci Guimarães, para justificar contratação direta da empresa, Maria Aparecida declarou situação de emergência no município, porém, não comprovou a existência da situação. “Essa decretação operou como meio fraudulento para autorizar dispensas de licitação, viabilizando a contratação direta da empresa A.C.M. Construções e Terraplanagem Ltda., realizada em descompasso com o disposto no art. 26 da Lei nº. 8.666/1993”, disse.


Também foi verificado que a prefeitura comprou combustíveis com dispensa de licitação.


As irregularidades cometidas ocasionaram um prejuízo de R$ 442.822,46 aos cofres públicos. Na ação, o MPF solicita a condenação de Maria Aparecida da Silva Ribeiro, Augusto César Melo da Costa, e da empresa A.C.M. Construções e Terraplanagem Ltda. nas leis de improbidade administrativa, e o ressarcimento integral dos danos causados ao erário.


Assessoria de Comunicação/MPF-MA
 

BURITI: Após Furto de Equipamentos Buritienses Ficam Sem Sinal de TVs e Internet

Centro da cidade de Buriti-MA (Torre fica no alto do morro que fica por trás da Igreja Matriz)
 
Criminosos fizeram uma devasta na Torre, da cidade de Buriti (distante 74 km de Chapadinha), no último domingo (16), por volta das 17h.
 
 
Segundo informações colhidas, pelo menos, duas pessoas, num carro modelo Fiat Uno, subiram a rua da Torre (no Centro da cidade) e furtaram três receptores das emissoras TV Mirante, Rede Record e SBT, deixando sem sinal as residências que não tem antena parabólica. Os bandidos também levaram equipamentos de informática, como nobreak e baterias, dos provedores CHAPANET e Líder Informática, o que provocou a perda de sinal de internet para a maioria dos buritienses. No momento do furto, o vigilante não suspeitou da movimentação dos criminosos.


É urgente que algo seja feito para melhorar a segurança em Buriti. Não se pode mais ver esses sucessivos furtos e roubos e fingir que nada acontece. Dias antes desse ocorrido, a própria casa do prefeito Neném Mourão, foi assaltada (
clique aqui para ler mais), sem contar que, só nesse ano, já roubaram a lotérica (duas vezes), a Casa Borges, o Correios, Posto de gasolina, invadiram a casa do comerciante Nena, entre outros crimes.
 
 
 

Governo do Estado Lança Editais de Licitação para Construção de Hospital em Chapadinha e Outros 04 Municípios

Imagem ilustrativa
 
Será nesta sexta-feira (21), às 16h, no Centro de Convenções. Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão.
 
Hospitais serão construídos em Pinheiro, Santa Inês, Caxias, Imperatriz e Chapadinha
 
A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, lançam os editais de licitação para a construção de quatro hospitais macrorregionais em Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz. Será nesta sexta-feira (21), às 16h, no Centro de Convenções (Cohafuma). Na ocasião, também será lançado o edital para a construção do Hospital Geral de Chapadinha.

Os hospitais de Pinheiro, Santa Inês, Caxias e Imperatriz deverão ser executados em 18 meses e terão uma área construída de 5.526 metros quadrados cada um. As casas de saúde terão, individualmente, capacidade de 100 leitos de internação clínica e 10 de UTI.
 
As unidades de saúde terão, cada uma, centros cirúrgicos com quatro salas e os hospitais disporão ainda de centros de imagem para exames de tomografia, Raio-X, ultrassom, mamografia e endoscopia. Os quatro hospitais colocarão à disposição dos pacientes o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), bem como laboratórios de análises clínicas.
 
O Hospital Macrorregional de Pinheiro está orçado em R$ 17.788.453,60. Já o de Imperatriz custará R$ 17.958.500,00; o de Santa Inês sairá pelo preço de R$ 17.823.500,00; e o de Caxias custará 17.962.800,00.
 
O município de Chapadinha também ganhará uma nova unidade de saúde. Trata-se do Hospital Geral de Chapadinha que terá capacidade de 50 leitos e ocupará 4.297,49 metros quadrados de área construída. O valor do orçamento da obra é de R$ 15.075.684,99.
 
Programa
 
Os novos hospitais integram a segunda etapa do Programa Saúde é Vida, mantido pelo Governo do Maranhão. Com investimentos de mais de R$ 500 milhões, o Programa Saúde é Vida foi concebido com o objetivo de construir, equipar e ajudar a operacionalizar hospitais em municípios maranhenses.
 
Em três anos de existência, o Saúde é Vida já colocou em funcionamento 11 hospitais nos municípios de Lago dos Rodrigues, Paulino Neves, Magalhães de Almeida, Morros, Grajaú, Sucupira do Riachão, Jatobá, Barreirinhas, São Félix de Balsas, Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, além de 10 UPAs, cinco na capital e cinco em Timon, Codó, São João dos Patos, Imperatriz e Coroatá.
 
 

CHAPADINHA: Mesários são Treibados para as Eleições 2012

 
 
Teve início na última quarta-feira (19), no auditório do Fórum o treinamento para presidente e 1º Mesário do município de Chapadinha convocados para trabalhar nas eleições deste ano. O juiz da 42ª Zona Eleitoral, Cristiano Simas abriu o treinamento. “O objetivo é estreitar a relação dos mesários com a justiça eleitoral, conhecê-lo cada um deles e pedir aos mesmos que garantem uma eleição limpa, transparente e que a vontade do eleitor prevaleça em detrimento dos interesses pessoais”, afirmou o juiz eleitoral.


Neste primeiro dia de treinamento foram abordados assuntos em relação à instalação da seção eleitoral, seu funcionamento, materiais utilizados, processo de instalação das urnas eletrônicas, fluxo de votação e as funções do presidente de mesa e primeiro mesário.
 
Os mesários também receberam orientações sobre como agir diante de situações diversas durante o processo eleitoral. “Oportunamente eu vou encaminhar a imprensa uma relação das medidas que nós vamos adotar aqui em Chapadinha no tocante ao processo de votação. Dentre elas, por exemplo: se uma pessoa inválida comparecer a seção eleitoral, ele pode se fazer acompanhar por um menor? Pode! Desde que seja um menor de até 14 anos e que a pessoa comprove o grau de parentesco mediante documentação. Essa medida visa garantir uma lisura no pleito, evitando assim que uma criança por exemplo, seja treinada para votar em nome de um determinado candidato em várias situações que viola obviamente a lei eleitoral”, frisou Dr. Cristiano Simas.


Os mesários tiraram algumas duvidas em relação do inválido votar e dos documentos necessários a votação. Segundo o juiz, a lei eleitoral é clara. “Documento oficial com foto, logo de plano agente vai desconsiderar como documento carteira sindical. Documento oficial com foto é: identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte. Esses são os documentos que a lei exige. Aqueles que não tiverem o documento oficial com foto e que estejam no caderno de votação se municiado de outros documentos que comprovem a identidade, eles exerceram o direito ao voto”, concluiu Dr. Cristiano Simas. O treinamento termina nesta sexta-feira (21) no auditório do Fórum de Chapadinha.


Mata Roma
Por falta de energia, o treinamento dos Mesários, de Mata Roma, que seria realizado na última terça-feira (18) foi adiado para o próximo dia 26, pela manhã, na Unidade Integrada Oliveira Roma, daquela cidade.
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bingo Beneficente ...

 
As Associações Recreativa Tiradentes e Associação Boa Vontade, estarão realizando um Bingo Beneficente na sede do Associação Boa Vontade, para beneficiar o Cabo PM Deusdedit Filho, o mesmo está viajando para a cidade de São Paulo-SP, onde irá se submeter a um procedimento cirúrgico de alta complexidade.


O Bingo terá como premiação: 1º Prémio 01 Aparelho Celular, 02º Prémio 01 Aparelho Celular e no prémio Principal 01 Boi, haverá um torneio de futebol Society no Campo da Associação Boa Vontade com a participação de 08 (oito) equipes, e no dia do evento haverá musica ao vivo com animação do Musical Salú.


Deusdedit Filho é uma pessoal bem conhecida na cidade de Chapadinha, o mesmo foi durante muito tempo atleta de futebol, onde veio a defender vários times da cidade de Chapadinha, vindo até a jogar profissionalmente no Chapadinha Futebol Clube, onde foi campeão maranhense da 2ª Divisão. E sempre foi um apaixonado por esporte, sendo atualmente Diretor de Esporte das Associações Recreativa Tiradentes e Boa Vontade.


Os sócios da associação Boa Vontade e da Associação Recreativa Tiradentes estão empenhados neste ato de solidariedade ao nosso grande irmão e amigo Deusdedit Filho, e convida a todos os segmentos da sociedade Chapadinhense a colaborar neste Bingo Beneficente.


Local: Associação Boa Vontade
Dia: 30 de Setembro/2012
Horas: A partir das 8h
Preço da cartela: R$ 5,00 (cinco reais)
 

Arquivo do blog