WebNet

WebNet

sábado, 6 de outubro de 2012

Notícias da Paróquia de Chapadinha

1-  A construção do Centro Catequético da comunidade de Nsa. Sra. de Fátima (bairro de mesmo nome) continua em ritmo acelerado. Pensamos poder inaugurá-lo ainda durante o mês de Outubro.

2- Convidamos todas as comunidades para se fazerem presentes, na última noite do festejo de Nsa. Sra. Aparecida (no bairro de mesmo nome), na próxima quinta-feira (dia 11), para iniciarmos com beleza o Ano da Fé. Em cada comunidade deve haver algum sinal (faixa ou quadro) que lembre a todos a importância do ano da Fé.

3- Os festejos nas comunidades bairro Boa Vista (Santa Terezinha) e no Bairro da Cruz (São Francisco de Assis), decorreram com muita participação e entusiasmo. Acharíamos normal que, devido ao tempo de campanha eleitoral, a participação fosse reduzida. Mas isso não aconteceu. Nossas comunidades vão compreendendo a prioridade da fé. Mais difícil para a juventude, atraída pela folia. Mas a multidão dos conscientes aumenta!


4- O Pároco já assinou a Escritura de doação de um terreno pela Empresa que fez as 1000 casas, no bairro Areal. Tem 30 metros x 60 metros. Situa-se do lado direito, no fim da primeira rua do Conjunto, de quem vai do Areal para lá. Estamos já preparando muito material para a construção da futura Igreja que, nesse bairro, vai ser construída e dedicada a Nossa Senhora das Graças.


5- Queremos, depois de passada a confusão da campanha eleitoral, começar um Curso de Formação para Ministros da Comunhão, sobretudo para nos bairros que receberam há pouco, a presença permanente da Eucaristia. No próximo domingo (14) já vamos marcar as datas.


6- Desejamos que a quadra esportiva no Centro Paroquial comece a ser mais movimentada pela juventude e não só. Terminado o Centro de Nsa. Sra. de Fátima, vamos colocar a parte de tela que falta. Já está comprada. E estamos planejando, em fase adiantada, os Encontros de Formação e Vivência Cristã, para jovens em nossa Paróquia.


7- Entramos, depois do Festejo da Padroeira, na fase de namoro e encantamento, para a realização da Santa Missão Popular na nossa Paróquia. Antes de começarmos a reunir será preciso refazer certos ambientes da comunhão paroquial que sai ferida desta campanha eleitoral. Desejamos que todos compreendam que enorme paixão e certa dose de interesses individuais e, sobretudo, de lucro financeiro, enevoaram o relacionamento de alguns membros das pastorais e comunidades. Pedimos, insistentemente, que todos saibam controlar esses sentimentos, achem normal a diversidade e vivam no respeito mútuo sem xingações ou ataques mútuos e em comunhão alegre. Temos que nos educar para a diferença e para saber moderar as manifestações das campanhas eleitorais que, neste ano, foram exageradas, competitivas demais, fora de todo o controle, além de tudo que seria razoável. E notem que esse ambiente vai ter mau resultado a nível de violência familiar e social. A experiência de vestir livremente, beber, gritar, agredir verbalmente, tirar o silencioso da moto, andar sem capacete, brincar na rua e incomodar os outros... vai querer continuar. Achamos que, pelo resultado das administrações municipais, nada justifica tantos gastos e tanta movimentação na campanha eleitoral. Sinal de que a população ainda faz depender, demasiadamente, o desenvolvimento e a segurança das atividades governamentais e não assume a responsabilidade que lhe é própria. Na Itália, sai Governo e entra Governo, acontece crise e vem dificuldade... a nação continua serena, porque as empresas e o povo estão conscientes e organizados para a sua responsabilidade.


8- Têm chegado, em enorme quantidade, denúncias de ditos e promessas de atrevidas e conhecidas pessoas do campo político. Não temos dado demasiada importância a isso, mas, pelo que aconteceu em campanhas anteriores, tudo é possível! Avisamos esses senhores que a comunidade católica está atenta e não deixará passar em vão atrevimentos injuriosos ou prejuízos materiais. Perante provocações, nenhum membro da Equipe Sacerdotal se responsabiliza pelo que possa vir a acontecer. Tudo tem seus limites. Parece que atrevidos e valentões senhores não os querem assumir. As autoridades estão avisadas do que se diz que alguns falam. Religião não é política, mas política não pode querer substituir nem perseguir a religião. Um bom ambiente que se vinha criando não pode desaparecer ou enfraquecer. Saibamos conviver na harmonia fraterna. A política vale para o tempo. A fé é necessária para a eternidade.
 
 

 

Homens do Terço de Chapadinha Participam de Curso de Mariologia Realizado em Brejo

Grupo do Terço dos Homens de Chapadinha
 
Participantes do Terço dos Homens das Paróquias da Diocese de Brejo participaram nos dias 22 e 23 de setembro de 2012, de um Encontro de Formação sobre Maria (Curso de Mariologia).
 
O encontro teve como objetivo fortalecer a caminhada do Terço dos Homens e contribuir para um melhor aprofundamento sobre o papel de Maria na História da Salvação.
Dom José Valdeci marcou presença nos dois dias de formação. O encontro encerrou com a oração do Terço e em seguida com a Santa Missa presidida por Dom José Valdeci. O curso foi ministrado pelo seminarista diocesano JOEL.


Estiveram presentes:

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Chapadinha
Participantes do Terço dos Homens da cidade de São Bernardo

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Coelho Neto

Participantes do Terço dos Homens da cidade de São Benedito do Rio Preto

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Milagres

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Santa Quitéria

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Tutóia

Participantes do Terço dos Homens da cidade de Urbano Santos


Extraído do Blog da Paróquia de Sant'Ana (Coelho Neto-MA)

Parabéns, Raquel Gomes!...

 
Nos congratulamos com a aniversariante Raquel Gomes, que recebeu seus convidados na noite da última sexta-feira, dia 5, no Parque Aquático Torre do Sol. Fica aqui o nosso registro de sinceros votos de felicitações à esta estimada família!
 

 
 
Confira mais fotos no Blog do William Fernandes - Clique aqui...

Urna de Chapadinha Está Entre Três Sorteadas no Estado para Votação Paralela

- Foram sorteadas uma urna de Chapadinha, uma de São Luís e uma de Pinheiro, para verificação de funcionamento;
 
- Em Chapadinha (42ª ZE), a urna sorteada foi a da 91ª Seção, que funciona na escola municipal U.E Nossa Senhora Aparecida (Bairro Nsa. Sra. Aparecida).
 
 
Sorteadas urnas da votação paralela no Maranhão
 
Três urnas, uma de São Luís (90ª ZE – seção 87), outra de Chapadinha (42ª ZE – seção 91) e uma terceira de Pinheiro (106ª ZE – seção 140) foram sorteadas para passarem pela votação paralela, uma auditoria, por amostragem, de verificação do funcionamento do equipamento, que ocorre no mesmo dia e horário da votação oficial marcada para este domingo (7).


As urnas serão recolhidas dos seus locais de votação para São Luís pelos servidores César Serpa e Flávio Miranda (membros da Comissão Paralela) e pela auditora Karoline Gomes Soares. O sorteio foi realizado neste sábado (6) às 9h, durante cerimônia realizada no auditório Irtes Cavaignac, do prédio-anexo à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que foi aberta aos partidos políticos e público em geral.
No Maranhão, a Comissão de Auditoria de Verificação do Funcionamento das Urnas Eletrônicas (votação paralela) é presidida pela juíza Márcia Cristina Coelho Chaves. “Para agilizar a busca das urnas, a Comissão usará uma aeronave”, informou a magistrada.


Como funciona a votação paralela

Na véspera da eleição, são sorteadas 3 urnas eletrônicas dentre todas as seções do Estado, sendo uma delas obrigatoriamente da capital. Conhecidas as seções que passarão por auditoria, são distribuídas cédulas de votação paralela em branco e listas dos candidatos aos fiscais presentes, de modo que estes possam preencher com os números dos candidatos que concorrerão nos municípios sorteados.


Preenchidas e recolhidas, estas cédulas são guardadas em urnas de lona específicas para cada município, sendo lacradas e remetidas para o local da auditoria, onde permanecem sob a guarda de agentes da Polícia Federal, juntamente com as urnas eletrônicas sorteadas.


No domingo (7), em cada urna eletrônica sorteada, é feita uma votação idêntica à oficial, utilizando-se os candidatos que concorrem naqueles municípios e as inscrições dos eleitores habilitados nas seções sorteadas.


Após a emissão dos relatórios denominados de “Zerésima”, expedidos pela urna e pelo sistema de apoio à votação paralela, são iniciados os trabalhos de auditoria. Todos os procedimentos no ambiente da votação paralela são filmados em tempo integral, por câmeras posicionadas na frente do terminal do eleitor.


Caso não haja coincidência entre os resultados, deverá ser rastreada, nas fitas de vídeo, a gravação dos votos que apresentaram diferença.
 
 
 

Aniversariantes do Dia!

 
Nos congratulamos com todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - deste sábado, dia 6 de Outubro, em especial com nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!
 
 
 

Aniversário de Casamento de Candeira e Bernarda!...

 
 
Entre "Prata" (25 anos) e "Pérola" (30 anos de casados) - Hoje vocês estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece...
Nunca se apaga da memória...

O Aniversário de Casamento... Hoje completam 29 Anos!
Muita dificuldade vocês enfrentaram na vida...

Muita luta vocês venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança...

Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que vocês venceram, tudo que passaram...

Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que vocês têm, um pelo outro...

E neste dia bonito e alegre, que vocês estão comemorando aniversário de casamento,
quero desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito sucesso,
e que este casamento dure por muitas eternidades...

Parabéns...

É o meu desejo sincero...
Parabéns pelo ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO...
Felicidades pra vocês!!!

 

SÃO BERNARDO - SiSu/UFMA: Segunda-Feira (8) Começa Inscrição para Vagas Remanescentes para Ingresso no 2º Semestre/2012

A Universidade Federal do Maranhão, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino, divulga o Edital Nº 149/2012-PROEN, com os procedimentos e o cronograma de inscrição, seleção e matrícula de candidatos a vagas remanescentes em Cursos de Graduação dos câmpus da UFMA para ingresso no segundo semestre letivo de 2012.

As inscrições começam na segunda-feira, 8, e vão até o dia 21, exclusivamente por meio do link Vagas remanescentes, disponível no site da UFMA, no menu SERVIÇOS ON-LINE, que vai redirecionar o candidato para o Processo Seletivo UFMA/SiSU 2012-2 Vagas Remanescentes.

A seleção dos candidatos às VAGAS REMANESCENTES constantes no Anexo I do
Edital Nº 149/2012-PROEN será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos que tenham prestado o Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM referente ao ano de 2011 e que tenham efetuado inscrição no Sistema de Seleção Unificada/SiSU para concorrer a vagas ofertadas pelos Cursos de Graduação da UFMA para o ingresso no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2012.

Serão oferecidas 207 vagas, distribuídas para os câmpus de Codó, Grajaú, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. O maior número de vagas ofertadas é para o campus de Grajaú, conforme pode ser constatado no quadro anexo ao

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 e a matrícula nos dias 29 e 30 de outubro de 2012.
 
 
 

CHAPADINHA: Carro capota mas motorista escapa ileso

 
Segundo informa o Blog do Foguinho, na tarde desta sexta-feira (5), um veículo de modelo D20, capotou na Rua Manoel Inácio de Almeida, no Bairro Novo, em Chapadinha.

De acordo com o motorista, quando o carro estava subindo a ladeira, ele resolveu parar o carro e quando pisou no freio, o carro não atendeu ao comando e voltou de ré, sem chances de parar, o veículo capotou, caindo em grande buraco na lateral da pista. O motorista saiu iles, o sem sofrer nem um arranhão no corpo.
 
 
 
Após o capotamento o motorista chamou um guindaste para retirar o veículo do buraco. Pela imagem acima, observa-se que os pneus estavam em péssimas condições, ou seja, estavam "carecas".
 
O carro ficou com os pneus furados, pintura arranhada, lateral amassada e vidros quebrados, mas a vida do motorista escapou por pouco.
 
 
*Com edição.
 

Aniversariantes do Dia!

 
Nossos parabéns a todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta sexta-feira, dia 05 de Outubro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!
 
 
 
 
 
 
 
 
.......................... # PhotoBônus # ..........................
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012: Venda de Bebidas Alcoólicas é Proibida a Partir das 22h desta Sexta (5)

Está proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica, a partir das 22h desta sexta-feira (5) em todo o Estado. A determinação é da Secretaria de Segurança Pública e se estende até a próxima segunda-feira (8), com objetivo de prevenir a ordem pública e visando manter a ordem do processo eleitoral.

De acordo com a Secretaria de Segurança, o descumprimento da Portaria consistirá na prática do crime de desobediência previsto no Artigo 330, do Código Penal Brasileiro. As pessoas que desrespeitarem a lei serão conduzidas a uma autoridade policial.


iMirante

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

REGIÃO BAIXO PARNAÍBA: Prefeituras Têm Débitos com a Cemar

28 prefeituras maranhenses têm débito de energia elétrica com a Cemar
A Companhia Energética do Maranhão (Cemar), divulgou nesta quarta-feira (3), nota onde informa os municípios que, segundo a Companhia, "vem negligenciando de forma sistemática com o dever legal de pagar as faturas de consumo de energia elétrica de unidades consumidoras da administração central e, sobretudo, dos Serviços Autônomos de Águas e Esgoto - SAAE´s".

A Cemar informa ainda que o valor dos débitos, acumulados ao longo de anos, geram prejuízos financeiros milionários a empresa
, que deixa de investir em mais melhorias no setor elétrico do Estado, isso sem falar no prejuízo direto à própria população, que sente no bolso com os ajustes das tarifas (definidos pela ANEEL), pagando pela inadimplência dos municípios e SAAE'S.

De acordo com a Companhia, atualmente, 73 SAAE's acumulam uma dívida de 11,3 milhões e, mês a mês, esse valor aumenta, pois os gestores sabem que, por se enquadrarem na categoria de Serviços Público Essencial, possuem restrições à suspensão do fornecimento de energia elétrica por débitos e, assim, deliberadamente decidem não pagar as faturas mensais de consumo.
Segundo informações da Cemar, por ordem de maior dívida, dos municípios e SAAE´s que atualmente tem débito da conta de energia junto a Companhia estão: Timon, Cedral, Parnarama, Coroatá, Açailândia, Buriticupu, Bacabal, Grajaú, Governador Edson Lobão, Matões, Água Doce do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, Santa Quitéria, Rosário, São João do Paraíso, Joselândia, Apicum-Açu, Viana, Raposa, Cidelândia, Santa Luzia do Paruá, Presidente Vargas, Turiaçu, Afonso Cunha, Araioses, Pastos Bons, Cajapió e São Bernardo do Maranhão.

A Cemar reforça ainda que os gestores dos municípios acima citados, que atrasam o pagamento das contas de energia destas cidades, fazem isso por acreditarem que ficarão impunes.

"Na verdade, protegidos por força de regulação ou cientes da possibilidade de obter em seu favor decisões liminares da Justiça que, via de regra, impedem a suspensão do fornecimento às unidades consumidoras de responsabilidade dessas autarquias municipais, os gestores sentem-se à vontade para renunciar receitas, utilizar-se dos sistemas de abastecimento para distribuir água gratuitamente ou subfaturá-la, acumulando débitos e gerando encargos financeiros que serão absorvidos pelos contribuintes, além de prestarem serviços sofríveis aos mesmos", relata a nota.

A Companhia informa que já protocolou no Tribunal de Contas uma representação com o objetivo de conseguir a expedição de competente Decisão Normativa para fixação de critérios técnicos para obrigatória análise quando da verificação da regularidade da execução orçamentária da despesa pública dos entes municipais com energia elétrica, bem como denunciou no mesmo Tribunal diversos municípios, demonstrando a inadimplência contumaz dos mesmos.



Extraído do Imparcial Online
 

LA NUOVA GIOVENTÚ

Werbron Guimarães Lima – Jovem Chapadinhense
 
As maiorias das novas conquistas políticas do Mundo saíram de movimentos liderados por jovens envolvidos com o desejo de mudanças ou pela manutenção da ordem.

No Brasil, os grandes projetos programáticos de gestão do país surgiram dos corredores acadêmicos.

Os universitários sempre foram o ponto de partida de grandes movimentos, diz-se universitário para conceituar em forma mais genérica o jovem cidadão com uma considerável base de informação democrática, um jovem com acesso a informações de variados canais e com um filtro crítico apurado sobre política e tudo que envolve seu entorno.

Um dos movimentos de força juvenil que mudaram o Brasil, garantindo, definitivamente, seu assento à democracia, foi o movimento intitulado de “Caras Pintadas” – forte movimento nascido pelo desejo da juventude em retirar Fernando Collor de Mello da Presidência da República, diante dos descasos sociais que judiavam a nação.

Pelo Mundo, em recentes movimentos, tem-se a Primavera Árabe.

Uma onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011, marcada, principalmente, pela participação de jovens conscientes de seus direitos e com o grande desejo de mudanças.

Esse movimento surgiu a partir do agravamento da situação de seus países, desencadeado pela crise econômica e, principalmente, pela falta de democracia.

A juventude não mais suportava assistir seus irmãos sofrerem com as elevadas taxas de desemprego e um alto custo dos alimentos promovidos pelos governos déspotas, de modo que os provocaram a pedir melhores condições de vida [países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein].

Tem-se registro que a franca maioria dos protestantes são jovens, por isso, os protestos no Egito receberam o nome "Revolução da Juventude".

Jovens com acesso a internet e, ao contrário das gerações antecessoras, detêm estudos básicos e, até mesmo, graduação superior, de modo que se pode concluir que a mudança ou luta pela manutenção da ordem advêm do conhecimento [ponderação racional].

Outro famoso movimento de jovens surgiu ano passado [2011], nos United States of America, especificamente, em New York, intitulado OccupyWallStreet.

Surgiu como um movimento de protesto contra a desigualdade econômica e social, contra a ganância, a corrupção e a indevida influência das empresas - sobretudo do setor financeiro - no governo dos Estados Unidos.

Essa revolução, também se propagou pela internet, agora, diferentemente, da Revolução da Juventude Árabe, que teve como meio propagador da revolução a plataforma social, Facebook, a revolução Norte America teve como rede social, o twitter. Lançou-se aos jovens ianques a hashtag #OccupyWallStreet convocando quem usava o twitter para as ruas em luta contra o poder do mercado financeiro e das grandes corporações.

 
 
Werbron Lima voluntariamente distribuindo presentes em uma comunidade carente às margens da BR 222, próximo a Chapadinha, no Natal de 2011.
Clique aqui, e relembre a matéria postada aqui neste blog.
 
Pois bem.

A juventude Chapadinhense, a que tudo se apresenta nessas eleições municipais [2012], com diversas manifestações pelas ruas e pela internet, em especial, pelo Facebook, também apresenta sinais de maturidade.

A juventude chapadinhense cresce na mesma idade de nossa Constituição da Cidadã [1988 – 24 anos].

Ganhou maturidade e consciência política que estão assustando os políticos retrógrados ainda filhos dos carcomidos métodos da “república velha”, isto é, políticos que ainda insistem com discursos populistas.

A juventude Chapadinhense, revela-se nessas eleições, como quem que além de não aceitar, revolta-se, vai às ruas, mostra-se, grita e clama com argumentos racionais, contra quem ainda insiste em oferece favores políticos em troca de algum outro benefício – voto pelo bem.

A juventude chapadinhense, sarada pelo passado político desastroso que muito consequenciou um grande déficit educacional e social aos munícipes, principalmente, pela gestão de grupos políticos que em vez de representar honestamente apenas o interesse daqueles que o elegeram, passaram abusar do poder que tiveram em mãos para se perpetuar em cargos ou atingir outras metas, mostra-se atenta, crítica e desejosa de não mais ouvir promessas nefastas dos paternalistas, mas de ouvir e considerar os projetos programáticos sérios, consistentes e praticáveis dos candidatos a gestores.

A juventude passou a ponderar quem é o candidato(a) capaz de garantir, não mais gorjetas e cenas pastelões “de quem quer dinheiro” por suas esquinas, a juventude não quer saber de políticos ou grupos sem formações técnicas mínimas para gerir um Município da envergadura de Chapadinha – dada como pólo da Região e muito desejada por grandes empresas e corporações.

A juventude que agora vai às ruas, preocupa-se não com quem irá promover os melhores bailes no final de ano, com quem irá promover o melhor carnaval ou a festa da padroeira com o mais puro sentido mundano, não, não mais.

A juventude quer saber como, com quem, com que recurso, com qual habilidade o gestor(a) irá gerir o Município por longos quatro anos.

Isso, porque se preocupa com a educação básica, com a saúde, com economia e com os seus postos de empregos.

A juventude chapadinhense, revoluciona-se, em mesmo rumo do amadurecimento da democracia nacional.

Viva LA NUOVA GIOVENTÚ!

Viva a nova juventude Chapadinhense!

Viva a democracia!

 

CHAPADINHA: Polícia Civil Ganha Nova Viatura

Nova viatura entregue à Polícia Civil de Chapadinha
 
Sistema de Segurança é Reforçada com mais 200 Viaturas e 150 Motos
 
O Maranhão acaba de ganhar importante reforço instrumental para atuar no combate à criminalidade no estado. Em cerimônia realizada na última terça-feira (2), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, entregou 200 novas e modernas viaturas, e 150 motos que serão utilizadas para revigorar a segurança da população e atuar nas ações de combate ao crime organizado.


As viaturas das marcas Pajero Dakar e L-200 Triton já serão utilizadas em todo o estado durante o pleito eleitoral, que será realizado no próximo dia 7 de outubro. Do total, 120 viaturas são destinadas à Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior e para as Unidades de Segurança Comunitária (USC). Já a Polícia Civil recebeu 70 veículos para serem empregados nos trabalhos de investigação da Polícia Judiciária. O Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) receberam, cada um, quatro viaturas. Além destes veículos, o CBMMA passa a contar com mais quatro viaturas Autobomba Tanque (ABT), com capacidade para cinco mil litros cada, e um veículo Auto-Escada Mecânica (AEM), para reforçar ações no combate a incêndios.

 
Presentes na solenidade de entrega das viaturas o coronel da PMMA, Franklin Pacheco Lima; a delegada Geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristiane Resende; o comandante Geral do CBMMA, coronel Marcos Paiva; lideranças políticas; entre outras autoridades.

 
De acordo com o secretário Aluísio Mendes, nesta etapa de entrega de viaturas serão contemplados mais de 132 municípios. “Nós estamos entregando mais viaturas a partir de novembro, quando a meta é entregar a todos os 217 municípios novas viaturas”, assegurou.
 
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CHAPADINHA: Justiça Eleitoral Confirma Realização das Duas Carreatas Dia 6

Em entendimento com os advogados que representam a coligação de Magno Bacelar, o juiz eleitoral Cristiano Simas disse que nada impede a realização das duas carreatas previstas para este sábado, dia 6.


De acordo com os advogados, o juiz determinou que a polícia acompanhe os percursos e trabalhe em sincronia para evitar problemas durante as manifestações.


A carreata de Belezinha deve sair de sua residência na Avenida Ataliba Vieira de Almeida, por volta das 16 horas, rumo às Terras Duras. O 4º Pancadão de Magno sai às 17 horas da Praça do Povo, pela Avenida Presidente Vargas e segue atrás do cortejo de Belezinha, mantendo distância segura.
 
 
 

VARGEM GRANDE: MPMA Aciona Gestores Municipais por Desvio de Recursos Públicos da Saúde

A Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande ajuizou, em 27 de setembro, último, Ação Civil Pública contra o prefeito do município, Miguel Rodrigues Fernandes (foto), a ex-secretária municipal de Saúde, Conceição de Maria Mesquita de Mesquita, a atual secretária municipal de Saúde, Shirlândia das Dores Marinho Sousa, a tesoureira municipal, Joana Darck Pereira Costa e o diretor da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Vargem Grande, Luis Henrique Costa Freire, por ato de improbidade administrativa por desvio de recursos públicos.


O valor desviado de R$ 240.364,95 mil integrava o Fundo Municipal de Saúde (FMS) e deveria ser empregado para tratamento de pacientes com problemas oftalmológicos. Os recursos foram repassados em agosto de 2010 pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) do Governo Federal, que seria destinado a procedimentos ambulatoriais e autorização de tratamentos de alta complexidade em pacientes com glaucoma.


Pelo convênio, caberia à APAE realizar os procedimentos oftalmológicos. Porém, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS verificou, em outubro de 2011, que na época a instituição não realizou nenhum atendimento oftalmológico. Mesmo assim, a tesoureira, a atual e a ex-secretária de Saúde de Vargem Grande movimentaram o dinheiro do convênio e pagaram pelos serviços médicos não realizados. O MPMA questiona também o prefeito, que é médico, por não supervisionar as movimentações, especialmente as relacionadas à sua área de formação profissional.


A quantia significativa desviada do erário público, representa o descaso com a saúde pública local, considerando que nenhum paciente acometido de glaucoma foi atendido, situação que revela a insensibilidade, a irresponsabilidade, a desonestidade, entre outras apreciações, com o patrimônio público e as pessoas destinatárias do atendimento médico referenciado, acentuando, aqui, que essas pessoas são pobres, excluídas, e que, em regra, não são alcançadas pelas políticas públicas, como a política pública de saúde”, questiona o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto.


O MPMA pediu à Justiça a determinação, em caráter liminar, da indisponibilidade dos bens dos réus, inclusive, dos imóveis e automóveis. Além disso, o promotor de justiça Benedito Neto requer a condenação do prefeito Miguel Rodrigues Fernandes a perda do mandato e suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa no valor de R$ 490.729,90 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil ao FMS.


Também solicita a condenação de Conceição de Maria Mesquita à suspensão dos direitos políticos por oito anos, perda do cargo de vice-prefeita, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento de R$ 84.127,73 mil; perda do cargo de secretária municipal de saúde de Shirlândia das Dores Marinho, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; perda do cargo de tesoureira de Joana Darck Pereira, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil; o diretor da APAE Luis Henrique Costa Freire de suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil de R$ 240.364,95 mil e ressarcimento ao FMS de R$ 24.036,45 mil.


Redação: Virgínia Assunção (CCOM-MPMA)
 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aniversariantes do Dia!

 
Nossos parabéns a todos os ANIVERSARIANTES DO DIA! - desta terça-feira, dia 02 de Outubro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!
 
 
 
 
 
 
 

Parabéns, Alberto Carlos...

COLUNA SOCIAL
 
Quero aqui PARABENIZAR o amigo Alberto Carlos pela sua APROVAÇÃO no exame de QUALIFICAÇÃO apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia!

Falta pouco!
Logo Logo mais, um Mestre em Zootecnia!

Fraternal abraço!

..............................................................

Materia Relacionada:

CAMPUS DE CHAPADINHA TEM 1º ALUNO APROVADO EM MESTRADO (Clique aqui...)
 

BREJO: Fabricação de Pilões Gera Emprego e Renda

O programa Repórter Mirante (TV Mirante) exibido no último sábado (29) mostrou o talento de famílias inteiras na fabricação de pilões. A arte, que tem passado de geração a geração, é um trabalho que tem ajudado a preservar a cultura de um povo que conserva o jeito simples de cidades do interior do Maranhão; artesanato este, que enche os olhos de quem segue viagem até o município de Brejo, região do Médio Parnaíba.


Os repórteres Regina Souza e Ubiratan Chagas foram até o Povoado São João dos Pilão, município de Brejo, a 324 km a capital São Luís 
para mostrar como a criatividade de um povo que tira da natureza o próprio sustento, é transformada em emprego e renda de uma comunidade.


Além disso, o programa destacou a preocupação da própria comunidade em garantir uma produção sustentável, já que as peças são feitas da madeira retirada da região.
 
 

ITERMA Atesta que Área Requerida pelo Grupo Suzano é Terra Pública desde 1983

Reunião com comunidades de Baixão I e Coceira,
com participação de Dom Valdeci, bispo da Diocese de Brejo
 
Órgão fundiário dá prosseguimento à regularização fundiária das comunidades de Coceira e Baixão da Coceira I

Após mais de 4 anos de muita luta, processo de resistência, informações desencontradas, avanços e retrocessos - dentre outros obstáculos - as comunidades de Baixão da Coceira I e Coceira ouviram do ITERMA a informação de que as áreas que sempre ocuparam e trabalharam são terras pertencentes ao Estado do Maranhão desde 1983.


A notícia oficial (fornecida em audiência das comunidades com o órgão fundiário estadual no final do mês de agosto) ratifica o posicionamento das comunidades, que sempre afirmaram que aquelas eram terras públicas, em que pese pessoas físicas e empresas (como a Suzano Papel & Celulose) apresentarem documentos de propriedade referente àquelas terras. A notícia já havia sido divulgada aqui no blog (leia
aqui), mas faltavam elementos mais concretos, que foram fornecidos pelo ITERMA somente em meados deste mês de setembro.


Segundo o ITERMA, as comunidades de Baixão da Coceira I (área de 2.190 hectares) e Coceira (1.389 hectares) estão inseridas dentro de um território maior, chamado “Gleba C”, de 13.600 hectares. Em reunião realizada no dia 24 de setembro, com participação de representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e do Fórum Carajás, o ITERMA comprometeu-se em titular os territórios das duas comunidades até o final de 2012.


A Gleba C, localizada no município de Santa Quitéria, foi arrecada por meio de ação discriminatória administrativa
[1] realizada ainda no começo da década de 1980.


Importa ressaltar que a Gleba C abrange outros povoados, entre eles, Sucupira, Viado Branco e Barra da Onça, áreas que a empresa Suzano conseguiu penetração, estabelecendo "parcerias" com as comunidades, e realizou o plantio de eucalipto. Assim, são fortes os indícios de que a empresa esteja se valendo de áreas públicas para o desenvolvimento de seu projeto.


A certidão apresentada pelo órgão fundiário, emitida pelo cartório daquele município no ano de 2009, atesta que os 13.600 hectares ainda estão matriculados em nome do Estado do Maranhão
[2]. Isso significa que todo e qualquer documento de propriedade que faça referência à essa área no período de 1983 a 2009 tem fortes indícios de ser ilegal.


No dia 26 de setembro do corrente, a notícia foi publicizada para todos os trabalhadores das duas comunidades, em reunião na qual participaram a SMDH, o Fórum Carajás, a Diocese de Brejo, a Paróquia de Santa Quitéria e o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense. Na ocasião, as comunidades mostraram-se bastante felizes com a informação do ITERMA, e que isso fortalecerá ainda mais o processo de luta das mesmas.


Assim, as comunidades mantêm reforçada a sua luta contra o Grupo Suzano, que afirma ter a propriedade daquelas terras, mesmo após a posição do ITERMA. Importante ressaltar que com base nesses documentos (que, repito, há fortes indícios de serem títulos precários), o referido grupo ingressou com ações judiciais para tentar expulsar as famílias.


De início, o grupo Suzano conseguiu decisão liminar favorável do Poder Judiciário da comarca de Santa Quitéria. Contudo, após intervenção da assessoria jurídica da SMDH, a liminar foi derrubada e a empresa vem perdendo todos os recursos apresentados ao Tribunal de Justiça do Maranhão.


MAIS UM GOLPE CONTRA A SUZANO

A recente confirmação do ITERMA de que os territórios das comunidades de Coceira e Baixão I são terras públicas é mais um golpe contra o Grupo Suzano, que pretende instalar um grande projeto de produção de pellets a partir do monocultivo de mais de 42 mil hectares de eucalipto na região do Baixo Parnaíba maranhense.


Agora, o ônus da prova se inverte. É o Grupo Suzano que terá que provar que seus títulos de propriedade não possuem origem duvidosa, que não são fruto de processos de grilagem, comuns a muitos cartórios naquela região.


Além das recentes derrotas no Judiciário do Maranhão (além do Pólo Coceira, o grupo também vem perdendo a batalha judicial contra a comunidade de Bracinho, área também acompanhada pela SMDH (leia
aqui e aqui e aqui), a Suzano também sofreu um duro e pesado golpe a alguns meses.


Em abril do corrente, em decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o projeto de monocultivo de eucalipto de 42 mil hectares foi suspenso por violação da legislação ambiental nacional. Na ocasião, o Tribunal determinou que o IBAMA realizasse o processo de licenciamento ambiental. Em junho, a Corte Especial do STJ confirmou decisão do TRF 1, baseando-se, dentre outros fundamentos, no princípio da precaução ambiental (leia
aqui).


Por óbvio, assim que soube da informação do ITERMA, o Grupo Suzano já vem se articulando para acompanhar a decisão. Funcionários da empresa já estiveram nas comunidades para tentar colher mais informações com os trabalhadores. Diretores do Grupo Suzano também tem se deslocado de São Paulo para São Luís, e já foram vistos algumas vezes no órgão fundiário estadual, também buscando informações mais detalhadas.


Essa é mais uma batalha vencida pelas comunidades de Baixão I e Coceira. A luta pela regularização fundiária não cessa com tal notícia. Muito pelo contrário. As comunidades encontram-se cada vez mais fortalecidas para enfrentar a Suzano e quaisquer outros que atentem contra seus territórios.

[1] Portaria 141/81 - ITERMA[2] Livro de Registro Geral de Imóveis de nº 2, fls. V.167, Matrícula nº 302-A, data de 25 de junho de 1983 – Serventia Extrajudicial Comarca de Santa Quitéria do Maranhão/MA.
 
 
 

ELEIÇÕES 2012: Justiça Eleitoral e Polícia Militar Definem Estratégias para Chapadinha e Região

 
Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1
 
O comandante Major Edvaldo Mesquita, o juiz da 42ª zona, Cristiano Simas, oficiais, comandantes dos 16 destacamentos da área de abrangência da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Chapadinha, participaram na manhã desta terça-feira (02) de uma reunião com objetivo de preparar os policiais para as ações durante as eleições.

Durante a reunião foram apresentados planejamentos e estratégias que antecede as eleições.
O juiz eleitoral, Cristiano Simas, repassou orientações sobre condutas a serem adotadas pelos policiais militares durante a eleição.
 
 
Major Edvaldo Mesquita, disse que os policiais reforçaram os municípios com maior probabilidade de ocorrências no dia da eleição. Chapadinha e Mata Roma terão reforço de forças federais, solicitação do juiz eleitoral.

Na semana em que antecede as eleições e no dia 07, os policiais militares irão desenvolver diversas ações preventivas como abordagens de pessoas e barreiras em toda cidade.
 

SANTA QUITÉRIA-MA: Moreirão Põe 16 Pontos à Frente de Verônica do Assis

"Moreirão"
Faltando pouco menos de duas semanas, o candidato a prefeito do município de Santa Quitéria (MA), Sebastião Araújo Moreira, o "Moreirão" (PR), lidera a disputa com 45,6% da preferência do eleitorado, segundo mostra a pesquisa Escute/O Estado.
 
 
Em segundo lugar, aparece Verônica do Assis Júnior (PT), da coligação “Unidos Venceremos”, com 29,1%; Eliezer Souza Fontinelle (PTB), tem 17%, e Benisson Viana Santos, o Bennão (PRTB), não pontuou.
 
 
Realizada nos dias 23 e 24 do mês passado (setembro), a pesquisa ouviu 205 pessoas e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00 352/2012. A margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
 

 
Do Blog Neto Ferreira

MAGALHÃES DE ALMEIDA: Neto Carvalho Lidera Com 69% - Aponta Pesquisa

O candidato a prefeito de Magalhães de Almeida, pela coligação “Para Magalhães Continuar Crescendo”, João Candido Carvalho Neto (PMDB), mostra força e lidera corrida eleitoral com 69%, contra 21,6% de Costa Junior (PRB), da coligação “A União é do Povo”. Eleitores que declararam voto nulo ou branco somam 2,8%, e não sabem ou não responderam 6,6%.
 
 
Na espontânea, 65,7% acreditar em Neto Carvalho e 19,7% em Costa Junior.
 
 
No quesito rejeição, Neto Carvalho tem apenas 17,8%, contra 56,3% de Costa Junior. 25,8%, não sabem ou não quiseram responder.
 
 
No município de Magalhães de Almeida 213 foram entrevistados, sendo que a pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 do mês passado e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00 353/2012. A margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.


 
Do Blog Neto Ferreira

MATA ROMA: Empate Técnico Entre Carmem Neto e Glinoel, Diz Pesquisa

A candidata a prefeita de Mata Roma, Carmem Neto, é quem lidera a corrida eleitoral disputada naquele município. Carmem aparece empatada tecnicamente com Glinoel Oliveira Garreto (PV).


Na pergunta: Se as eleições fosse hoje, em quem você votaria para prefeito? Carmem Neto da coligação “Unidos por Mata Roma”, aparece com 45,9%, contra 44,9% de Glinoel Oliveira Garreto (PV). Pessoas que afirmaram votar branco ou nulo somam 3,4%, e 5,9% não sabem ou não quiseram responder.

 
 
Na pergunta, em qual desses candidatos você acredita que será eleito? 43,4% declararam acreditar em Carmem Neto e 42,9% em Glinoel. Não sabem ou não quiseram responder 13,7%.
 
 
A prefeita e candidata a reeleição, Carmem Neto, é quem lidera o índice com 44,4%, contra 39,54% de Glinoel. 16,1% declararam não saber ou não quiseram responder.

 
A pesquisa Escutec/O Estado que foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00 350/2012, ouviu 205 eleitores e foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Nota de Falecimento

Venho por meio desta nota de pesar, solidarizar-se com o amigo blogueiro Antenor Ferreira (Blog Interligado) e sua família, pelo falecimento de um ente querido, seu tio Antonio Pinto, irmão de seu pai.


Em nota em seu blog, Antenor informa que o falecimento ocorreu no povoado Leite, as margens da BR-222.
 
 
Nossas sinceras condolências à Família enlutada e, oremos para que DEUS dê o conforto necessário neste momento de dor.
 
 
SOUSA NETO - Administrador deste blog.
 

BREJO: Idoso é Assassinado com Cinco Facadas

Por: Luiz Carlos Jr. - CN1
 
Raimundo Rodrigues da Silva, 67 anos, residente no Planalto Zé Gomes na cidade de Brejo foi assassinado no último domingo (30) com cinco golpes de faca desferida por Francisco José Moraes Silva, (vulgo "Dedé") morador da Rua do Coqueiro - bairro Areias, que segundo o Destacamento de Polícia Militar daquela cidade fugiu após cometer o crime.

De acordo com a polícia civil, o crime ocorreu em frente ao um lava-jato. A vítima teria ido cortar cabelos em um salão que fica ao lado deste lava-jato, momento em que chega o suspeito trazendo uma garrafa de cerveja em uma das mãos, perguntando se a vítima conhecia o seu pai, e sem motivo algum “Dedé” deu um tapa na cara de Raimundo Rodrigues.

Após a agressão, os dois iniciaram uma luta corporal, o suspeito sacou de uma faca e aplicou cinco facadas no tórax da vítima.
 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CHAPADINHA: Em Reunião Juiz Eleitoral Destaca Última Carreata de Magno e Belezinha e Define Regras para Final de Campanha

 
Na tarde desta segunda-feira, dia 01 de outubro, o Juiz Eleitoral, Cristiano Simas de Sousa, realizou uma reunião com os candidatos a prefeito e representantes de coligação de Chapadinha e Mata Roma.
 
 
O encontro serviu para definir como será o processo final da campanha de cada coligação referente à carreata e arrastões nos dois municípios.

 
 
Na nota, está colocado os nomes dos representantes de cada coligação de Chapadinha e, que está determinado a Polícia Militar, a prisão e recolhimento de cada um caso seja descumprido a lei e a ordem da portaria.
 

Opção 1

Caso seja descumprida a portaria do juiz - Na quinta-feira (04), na sexta-feira (05) e no sábado (06) só realizará carreata a primeira coligação que mandou o ofício para a delegacia de Polícia Civil.
 

Opção 2

Se não houver erro e tudo acontecer corretamente serão realizado as duas carreatas no sábado (06), com a presença da Força Nacional, nas duas coligações.
 

Veja a nota do Juíz Eleitoral Cristiano Simas de Sousa:

A Justiça Eleitoral da 42º Zona deste Estado, através de seu representante, o Excelentíssimo Senhor Juíz de Direito, Cristiano Simas de Sousa, comunica a sociedade de Chapadinha que em virtude dos inúmeros abusos cometidos por candidatos e coligações partidárias na condução de carreata passeatas e eventos análogos, notadamente na noite do dia 30 de Setembro do ano em curso, em reunião realizada na data de 01.Out.2012, ás 15h, na sede do Comando da Polícia Militar que proceda a imediata prisão, em flagrante delito, dos responsáveis pelo descumprimento da portaria n° 04/2012-42ª ZE.
 

Informa ainda que fossem notificados expressamente para cumprirem a suso mencionada Portaria os representantes e coordenadores de campanha das coligações “Chapadinha Mais Feliz” e “Chapadinha Para Todos”, respectivamente, os senhores José da Costa Almeida, Raimundo Nonato de saraiva de Carvalho Filho, Marco Antonio Nunes Bacelar, Ilmar Mota Mota Sousa e Izamara pessoa Menezes que, em descumprindo as determinações emanadas deste Juízo Eleitoral sob a Matéria devem imediatamente, serem recolhidos ao cárcere Público para as providências cabíveis, bem como qualquer pessoa a este associadas na prática de tais atos.


Força Nacional - Chapadinha
A polícia Federal vai ficar na Zona Rural e a Polícia Militar na Zona Urbana, o juíz destacou que as localidade Rodeio e Alagadiço Grande será reforçada pela Polícia Federal para evitar tumulto e compra de votos.

Mata Roma

O Juíz destacou a tranquilidade e parabenizou as duas coligações que estão realizando suas campanhas com total controle, e não apresentaram problemas ou abusos na propaganda eleitoral.

O Juíz também destacou que a cidade de Mata Roma receberá a Força Nacional e que a localidade Anajazal será reforçada pela Polícia Federal para evitar a compra de votos.
 
Chapadinha(MA), 01 de outubro de 2012.

Juíz Cristiano Simas de Sousa
Titular da 42º Zona Eleitoral


Com informações do Blog do Foguinho e ChapadinhaBlog
 

Arquivo do blog