WebNet

WebNet

sábado, 24 de novembro de 2012

SBRP: Transição Municipal - Uma Preocupação Emergente

A eleição municipal de 2012 definiu os gestores que administrarão os municípios entre 2013-2016, e assim sendo, em São Benedito do Rio Preto (SBRP) o Sr. Maurício Carneiro Fernandes.


Passado o momento em que os vitoriosos comemoraram, já é hora de planejar para assumir o governo municipal, nisto entram dois elementos importantes da política municipal, o sucessor e sucedido, que deverão de forma democrática realizar a transição municipal. Cabe o sucedido, no caso de SBRP, o Sr. José Creomar de Mesquita Costa, fornecer as devidas informações sobre o município para que o sucessor, Sr. Maurício, tenha o máximo de conhecimento sobre a situação municipal.

 O tema é tão importante que o governo federal lançou a cartilha, Municípios fortes, país sem miséria. (

clique aqui para baixar) com orientações para o gestor municipal, encerramento de mandato.


A seguir transcreveremos o texto de apresentação da referida cartilha:

"O tema é tão importante que o governo federal lançou a cartilha, Municípios fortes, país sem miséria. Orientações para o gestor municipal, encerramento de mandato.

Com o objetivo de otimizar a transição governamental nos municípios, o Governo Federal apresenta esta cartilha, cujo conteúdo sobre gestão pública é baseado na experiência obtida com a Lei 10.609 de 2002, e com o Decreto 4.298, também deste mesmo ano.

São informações e orientações importantes para os prefeitos, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais que estão deixando seus cargos.

O encerramento de cada exercício financeiro, principalmente no último ano do mandato, exige uma série de providências a serem adotadas pelos gestores públicos. Sendo assim, o Governo Federal considera importante divulgar os critérios para o cumprimento das diversas obrigações legais e sugerir medidas que facilitem esses procedimentos.

A edição desta cartilha irá contribuir para a manutenção do planejamento, dos projetos e programas governamentais. Também aponta as providências relativas aos subsídios dos agentes políticos e aos gastos das Câmaras Municipais, e recomenda consulta aos manuais, guias e publicações dos Tribunais de Contas (Estaduais/Municipais), e demais dispositivos existentes sobre a matéria nas respectivas leis orgânicas.

Mais uma vez, o Governo Federal reafirma a importância do diálogo com os prefeitos municipais construído ao longo dos últimos anos, o que contribui para o fortalecimento do Comitê de Articulação Federativa e o acompanhamento dos temas e projetos de interesse dos municípios brasileiros.

Subchefia de assuntos Federativos da
Secretaria de relações institucionais da presidência da república"


Pelo que sabemos, até o momento não foi publicado o decreto de nomeação da equipe de transição pelo prefeito Creomar (foto ao lado) e que as pessoas que ele teria indicado para passar as informações não tem conhecimento das mesmas, alegando que somente o prefeito poderia ter respostas para as solicitações da comissão pelo lado do Sr. Maurício Fernandes.

Por outro lado, esperamos proatividade do prefeito eleito, pois se ele estiver esperando o dia primeiro de janeiro para tomar ciência das coisas do município ou mesmo que o prefeito que será sucedido o repasse todas as informações, a coisa não andará.

O que nós da sociedade civil organizada não admitiremos é a desculpa por parte do novo gestor e de sua futura equipe que pegou um município acabado, que não dispõe das informações nem de recurso, decretos de calamidades para evitar licitações, dentre outras.

Por isso a preocupação deste NDDCSBRP em alertá-lo da responsabilidade que ele assumiu perante os 18 mil habitantes e que seu mandato iniciará em 2013 e não em 2014.

Com o intuito de querer mais uma vez ajudar, o NDDCSBRP encaminhou para o e-mail do prefeito sucedido, do prefeito sucessor, da Câmara Municipal e da Promotoria de Justiça da Comarca de Urbano Santos, cópia dessa cartilha para que sejam tomadas as devidas medidas no sentido de que a população de SBRP não seja prejudicada.


Do Blog SBRP Online

 

Assembleía de Deus/Chapadinha Realiza XII Congresso de Jovens

 
Está acontecendo de 23 a 25 de novembro de 2012, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Chapadinha, o XII CONGRESSO DE JOVENS DA UMADEC - União de Mocidade da I.E.A.D. - com o tema: "As iguarias do Rei e a Vida espiritual de Daniel".
 
Confira algumas fotos do desfile que ocorreu na manhã deste sábado (24)...


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CHAPADINHA: Campus IV/UFMA Realizará VI Semana Científica e Cultural

A VI Semana Científica e Cultural do DCE/UFMA, foi realizado entre os dias 21 (quarta) a 23 (sexta-feira) de novembro no Campus do Bacanga, em São Luís, e prossegue entre os dias 26 de Nov a 01 de Dez nos outros campi da Universidade Federal do Maranhão. O intuito do evento é promover uma discussão de acordo com a atual realidade que a sociedade enfrenta.

No Campus IV, em Chapadinha, o evento acontece no próximo dia 29, onde serão realizados palestras, mini-cursos, atividades culturais, informações e discussões em volta do movimento estudantil - pela parte da manhã.  À noite, para o encerramento da programação, acontece a festa de recepção dos Calouros 2012.2, no Ginásio Poliesportivo da UFMA - Campus/Chapadinha, e terá como atrações: Banda Baré de Casco, Banda Absinto, DJ Donna Roots (de São Luís) e Pagode dos Amygos (com Cafezinho & Cia/local).
 
A Semana Científica e Cultural é uma realização do Diretório Central dos Estudantes e tem como caráter fortalecer a compreensão sociocultural dos estudantes sobre temas atuais, sendo de fundamental importância para a comunidade acadêmica, visando a troca de experiências e a aproximação da sociedade civil com a Universidade.
 
 
*Com informações da Coordenação.

 

Policial Militar Morre ao Bater de Moto em Animal na Estrada Entre São Bernardo e Magalhães de Almeida

 
O soldado da policia militar, Bonifácio Lopes de Sousa Neto, lotado em um Batalhão de São Luis, sofreu um grave acidente na noite de ontem (23) por volta das 19h40 na rodovia estadual que liga as cidades de São Bernardo e Magalhães de Almeida no Baixo Parnaíba, após se chocar violentamente com uma vaca.


De acordo com informações do Comando da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Chapadinha, o Soldado Bonifácio conduzia uma moto "Yamaha Fazer" sentido Magalhães de Almeida/São Bernardo. O acidente foi próximo ao povoado Melancias.


O soldado não usava capacete e bateu com a cabeça no chão. Bonifácio ainda foi socorrido por populares que passavam pelo local, para o hospital de Magalhães de Almeida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois, após se chocar com o animal.
 

Noite Cultural no CE Raimundo Araújo Neste Sábado (24)

 
Na noite deste sábado, dia 24, a partir das 19h, acontece a Manifestação de Artes - Máscaras. O evento cultural, que será realizado no Centro de Ensino Raimundo Araújo, terá Exposições Artísticas, Peças Teatrais, Danças, Música Eletrônica e muito mais. Participação especial da Dança Portuguesa "O Canto de Lisboa", e dos Djs Pantico Rivera e Naka Almeida.
 
 
Foto: William Fernandes
 

SÃO BERNARDO: Campus/UFMA Realiza II Semana de Linguagens e Códigos

Durante três dias, pesquisadores e discentes do Curso de Linguagens e Códigos do Campus de São Bernardo discutiram sobre Língua, Sons e Imagens, na II Semana de Linguagens e Códigos. O evento contou com a participação de graduandos, alunos do ensino médio e professores da Educação Básica de vários povoados próximos a São Bernardo (município distante 125 km de Chapadinha), que se envolveram em todas as atividades propostas levantando discussões sobre o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira, a formação do professor de música e o teatro na escola.

Nesta segunda edição, a Semana teve como temática as três palavras chaves que acompanham o curso: Língua, Sons e Imagens: diálogos no universo da linguagem. O evento foi coordenado pela professora Rachel Tavares, juntamente com a professora Kátia França, na função de vice-coordenadora. A professora França explica que esses três elementos são o que direcionam o curso de Linguagem e Códigos. “Como a linguagem é manifestada de várias formas, nós pegamos três das principais formas de sua manifestação: por meio da língua, das imagens e dos sons. As formas como esses elementos dialogam dentro de um universo macro, que é o universo da linguagem, e se traduzem em práticas no nosso próprio cotidiano, com atitudes, relações, e também na formação desse profissional”, aponta.

Durante a Conferência de Abertura o professor Francisco Alves Filho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abordou a temática Por que e como aprender através de gêneros, explanando sobre como os trabalhos com gêneros textuais são importantes dentro da sala de aula, e como a discussão desses gêneros textuais é fundamental dentro das licenciaturas. Houve também a apresentação do espetáculo Drumondianamente, do grupo Poemática, e do Café Literário, em que os professores Francisco Filho, Heridan Guterres, Maira Rocha e Katia França apresentaram seus livros e conversaram sobre suas pesquisas.

O evento contou com uma mesa-redonda que discutiu a socialização de atividades desenvolvidas durante o ano de 2011, na Escola Cônego Nestor, em São Bernardo. Além da mesa formada pelas coordenadoras Katia França e Rachel Tavares, pela supervisora técnica Karla Eugênia e pelo bolsista Leonardo Soares, foi oferecida uma oficina de estratégias para o ensino de Língua Portuguesa, realizada pelos bolsistas PIBID com professores da rede municipal, alunos da graduação e demais participantes do evento.

Como parte da programação, pesquisadores e convidados discutiram sobre o ensino da língua materna, o ensino de língua estrangeira, a formação do professor de música e o teatro na escola. O processo de formação dos discentes para o ensino dentro dessas áreas também foi um dos pontos discutidos. “O profissional que está sendo formado precisa fazer com que essas áreas dialoguem, ou melhor, estabelecer um trabalho de tal forma que essas pessoas não fiquem paradas, mas que elas realmente dialoguem e não fiquem num plano da língua pela língua ou da busca pela busca, mas que elas tenham realmente essa dimensão sensível e também carreguem os saberes acadêmicos necessários para sua formação”, reforçou Kátia França.

A mesa de encerramento apresentou a temática Literatura, Educação e Manifestações Populares, e contou com a participação da professora Maria da Guia Viana e da Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Sônia Almeida. No encerramento, a programação cultural do dia contou com uma mistura de hip hop do grupo B. Boy; e um concerto de violão, do professor Cristiano Braga, além de músicas cantadas por Gislayne e Francisco Júnior.
 
 
 

PARÓQUIA DE CHAPADINHA: Assembleia das Missões da CEBs Encerra-se na Tarde Deste Sãbado (24)

 
O segundo dia da Assembleia das CEBs, que ocorreu durante esta sexta-feira (23) refletiu sobre o tema das SANTAS MISSÕES POPULARES.
 
 
 
Pela manhã, Pe. Casimiro falou sobre o ambiente geral das CEBs na Paróquia, e distribuiu as questões para avaliação em oficinas de trabalho.
 
Na parte da tarde, as Missionárias da BOA NOVA, Irmã Prudência e Márcia dos Santos, apresentaram slides (Power Point) sobre a dinâmica e a mística das Missões Populares.
 

Pe. Neves lançou oficialmente a Missão Popular em Chapadinha direcionada concretamente para as CEBs.


O dia foi uma bênção de iluminação para todos os participantes, que ficaram com vontade de continuar neste sábado (24) completando a medida da programação, quando encerrará neste sábado às 15h. Para o encerramento, uma Equipe dos Direitos Humanos virá fechar o nosso trabalho.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CHAPADINHA: Governo Federal Libera Bolsa Estiagem para Agricultores

 
O governo federal liberou os recursos para as pessoas beneficiadas com o Bolsa Estiagem, uma ajuda paralela ao Garantia Safra, que o governo está dando aos agricultores prejudicados pela seca. O benefício será pago em 5 parcelas de R$ 80,00.


O Programa de Auxílio Emergencial Financeiro (conhecido popularmente como BOLSA ESTIAGEM) tem o objetivo de atender ao cidadão residente em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública, com decreto reconhecido pelo Poder Executivo Federal, desde que cumpridos os critérios de elegibilidade formulados pelo Comitê Gestor Interministerial do Auxílio Emergencial Financeiro.


Por ter cumprido as etapas exigidas, Chapadinha foi um dos contemplados, com 1.826 beneficiários, sendo que destes, 208 não têm cartão.


Quem não tem o cartão deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha (STTR) ou o Sintraf, para solicitar o numero do NIS e se dirigir à Caixa Econômica Federal.


O saque pode ser feito nas casas lotéricas. Muitos dos agricultores que já tem o cartão, mas que não recebem mais o Bolsa Família, não sabem que o dinheiro já está em suas contas.


Quem quiser saber os nomes dos contemplados deve dirigir-se ao STTR ou ao Sintraf.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SEGEP Detalhará Plano de Cargos a Servidores Lotados em Chapadinha e em Outras Regionais do Estado

Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fábio Gondim
 
Em Chapadinha, o encontro acontece dia 12 de dezembro.
 
Técnicos da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep) iniciam na próxima segunda-feira (26), em Bacabal, uma série de encontros de trabalho com funcionários da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os encontros foram definidos durante apresentação do Plano de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual (PGCE) aos gestores da educação, que informaram a necessidade de serem feitas explanações nas sedes das regionais para dirimir dúvidas dos servidores.

A partir daí, foi traçado todo organograma e definidas equipes da Segep que vão interior do Estado prestar os esclarecimentos necessários ao servidor sobre a filosofia, elaboração e, em especial, os ganhos que são assegurados aos funcionários que aderirem ao PGCE. “Pensando nesses servidores que ainda têm dúvidas é que prorrogamos o prazo de adesão ao Plano até o dia 14 de dezembro deste ano”, lembrou o secretário Fábio Gondim.
Todos que aderirem até essa data (14 de dezembro) terão todas as vantagens asseguradas no PGCE com efeitos retroativos a 17 de julho, data que o Plano foi sancionado pela governadora Roseana Sarney”, garantiu o secretário.
No Plano, o Governo do Estado está investindo R$ 1,6 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários. São 61 mil da ativa e 26 mil inativos, entre aposentados e pensionistas previdenciários. “O Plano foi concebido e está sendo implementado para promover justiça salarial, devolver aos funcionários direito a uma aposentadoria digna, além de renovar o quadro de pessoal com a realização de concursos públicos”, afirmou.
 
Cronograma
Na terça-feira (27) a reunião será realizada em Santa Inês e no dia 28 (quarta-feira) em Zé Doca, fechando a programação da primeira semana de encontro da equipe da Segep com funcionários da Educação.
 
 
Os encontros serão realizados ainda em Timon (5/12), Caxias (06/12), Codó (7/12), Chapadinha (12/12), Itapecuru-Mirim (13/12), Rosário (14/12), Balsas (4/12), Imperatriz (06/12), Açailândia (7/12), Pinheiro (12/12), Viana (13/12), São João dos Patos (3/12), Presidente Dutra (6/12), Barra do Corda (5/12) e Pedreiras (7/12).
 
 
URE/Chapadinha: (98) 3471-1278
 
 
 

Aniversariantes do Dia...

 
Nossos parabéns aos Aniversariantes do Dia! - desta sexta-feira, dia 23 de Novembro, em especial aos nossos leitores que ilustram este post. Felicidades!


 
 
 
 
 

Casamento de Simone Ponte e Fernando Almeida

 
 
COLUNA SOCIAL

Nossas felicitações, aos amigos Simone Ponte e Fernando Almeida, pelo enlace matrimonial, realizado nesta quinta-feira, dia 22, em uma churrascaria local.

 
 
Logo após, o casal recepcionou familiares e um seleto grupo de amigos para juntos abrilhantarem com comes & bebes, o lindo e inesquecível momento! Nesta sexta-feira (23) os recém-casados embarcaram para a cidade de Parnaíba-PI, onde passarão a lua-de-mel.
 
Fica aqui, nossos votos de que este sonho concretizado pelo casal, seja abençoado por DEUS, e que sejam felizes para sempre!
 
Confira mais fotos (Albúm Familiar)...

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PÁROQUIA DE CHAPADINHA: XII Encontrão - Acólitos para Cristo Acontece Neste Domingo (25)

Com o tema "Alegres no Serviço do Altar e Felizes no Seguimento de Cristo" e lema "Só Forte na União com Cristo, Seremos Eficazes na sua Missão" - A Coordenação Geral, CONVIDA a todos os Acólitos a participarem do XII Encontrão - Acólitos para Cristo, que será realizado na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no próximo domingo, dia 25, a partir das 7h da manhã, com a Santa Missa.
 
Obs.: Levem Bíblia, caderno e caneta para anotações. Para mais informações, consultem o Coordenador de seu bairro ou a Coordenação Regional.
 
A Coordenação Geral
 

Arquivo do blog