WebNet

WebNet

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CHAPADINHA: Prefeitura e SENAI/PRONATEC Entregam 136 diplomas a Jovens




Ascom/PMC

A cerimônia de diplomação foi realizada no auditório da prefeitura na noite da última terça-feira (01), e contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva, adjunta, Márcia Portela, do secretário de Administração, Ilmar Mota, que foi representando a prefeita Ducilene Belezinha, do secretário do Trabalho, Zezinho Lima, do gerente do SENAI, Taici Gamero, de instrutores e dos alunos formandos. 

Graças ao empenho da prefeita Ducilene Belezinha estamos hoje, entregando com muito orgulho, os certificados de conclusão dos 136 alunos que participaram dos cursos oferecidos pelo Senai/ Pronatec. Esses alunos que estão aqui, nesta noite, estão preparados para pleitearem uma vaga no mercado de trabalho. E isso muda a situação de muitas famílias, que passam a ter seus jovens competitivos por um emprego com carteira assinada”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Francisco Paiva.



No total foram diplomados 136 alunos em três cursos: Armador de Ferragens, Pedreiro e Caldereiro. Os cursos tiveram duração de três meses. Gilmar é um dos formandos. Orgulhoso com a conquista, ele recebeu o certificado de conclusão do curso de armador de ferragens. Ele conta que não tinha experiência na área, mas agora acredita que com essa qualificação, vai poder buscar melhores oportunidades de emprego. 

Eu não tinha a menor noção do que fazia um armador de ferragens. Mas agora sei exatamente o ofício e vou buscar uma oportunidade de trabalho com esse meu certificado. Essa foi uma chance muito boa em minha vida e tenho que agradecer à prefeita e seus secretários que acreditaram em nosso potencial e trouxeram esses cursos para Chapadinha”, disse o aluno Gilmar da Silva. 

Os cursos são frutos de uma parceria da Prefeitura de Chapadinha com o Senai/ Pronatec que visa proporcionar oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional. E um dos segmentos que precisa de mão de obra qualificada é da construção civil. De acordo com dados do SENAI, quase 70% das oportunidades de emprego que surgem, são voltadas para a construção civil.

Esses cursos que foram concluídos são exigidos pelas empresas do ramo da construção civil, que atualmente é o que mais contrata no Maranhão, quase 70% da mão de obra que capacitamos é direcionada para grandes obras. E diante da adesão dos alunos, já estamos fechando com a prefeitura de Chapadinha para trazermos mais cursos de capacitação até o fim desse ano”, disse o gerente do SENAI e ações móveis, Taici Gamero.

E Chapadinha tem mais cursos, estão em andamento, e que devem ser concluídos nos próximos dias, são eles: soldador, encanador hidráulico, armador de Ferragens e pintor de imóveis.

Além da cidade, mais cursos do SENAR/ Pronatec também estão em andamento na zona rural do município de Chapadinha. Distribuídos em 9 pólos nas áreas de Horticultura, piscicultura, avicultura entre outros, em breve estes também serão concluídos.O objetivo é dessa parceria é capacitar para dá condições aos alunos passarem a produzir e desenvolverem suas atividades e produzirem mudando a realidade econômica de cada região.

















Arquivo do blog