WebNet

WebNet

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Outubro Rosa: Prefeitura de Chapadinha Intensifica Palestras Sobre Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero


Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais da Mulher e de Saúde, realizou mais uma tarde de palestras sobre a prevenção do “Câncer de Mama e do Colo de Útero”, desta vez na escola U.I. Agostinho Ribeiro, no bairro Novo Castelo.

A ação faz parte da campanha nacional em combate à doença intitulada de Outubro Rosa. Em Chapadinha, ela ganhou força e voz na secretaria da Mulher que mobilizou as demais secretarias e a população em geral sobre a importância da conscientização e o diagnóstico precoce, através da distribuição de panfletos educativos, camisetas e de diálogos entre as mães dos alunos da rede municipal e os profissionais de saúde.


Segundo a secretária da Mulher, Nildinha Telles (foto ao lado), a iniciativa vem mudando a realidade das mulheres em Chapadinha que estão mais curiosas e atentas sobre o assunto. “Depois que iniciamos uma série de palestras pelas escolas e levamos o assunto para dentro de casa, a realidade é outra. O número de mulheres que vem procurando as unidades de saúde para saber mais sobre o tema duplicou. E isso é muito satisfatório”- declarou a secretaria.

O encerramento da campanha será nesta sexta-feira (25), a partir das 17h30, na Praça do Povo com a participação da ginecologista Eliana Marchi abordando o assunto e tirando dúvidas. Logo após todas participarão de mais uma edição do movimento da Saúde, “Saúde e Boa Forma.


OUTUBRO ROSA

O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares.

Arquivo do blog