WebNet

WebNet

terça-feira, 19 de novembro de 2013

CHAPADINHA: Secretaria Municipal da Igualdade Racial Realiza 1º Encontro Regional de Umbandistas



A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, realizou na última sexta-feira, 15 de novembro, o 1º Encontro Regional de Umbandistas do Baixo Parnaíba e também comemorou o Dia Nacional da Umbanda. O evento aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a participação da secretária da igualdade racial, Chiquinha Pessoa, do secretário do Trabalho, Zezinho Lima, secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, que foi representando a prefeita Ducilene Belezinha, do coordenador de cultura, Arnaldo Silva, do presidente da Federação Umbandista do Baixo Parnaíba, professor Antônio José e representantes de terreiros e povos umbandistas da região.


Esse é um momento muito importante que deve ser celebrado por todos, pois com a instituição do dia nacional da Umbanda, nosso país caminha para o respeito à diversidade religiosa e, com isso, esperamos mais tolerância e respeito às manifestações que existem em nosso país. Estamos trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas da igualdade racial em nosso município e contamos com o apoio de nossa prefeita Ducilene Belezinha”, disse a secretária de igualdade racial, Chiquinha Pessoa.


Contra preconceitos e rompendo barreiras o encontro serviu para tratar das conquistas e desafios que a religião ainda enfrenta no meio da sociedade.


Queremos parabenizar a todos que participaram desse encontro, pois, pela primeira vez, um evento desses acontece em nossa cidade e com a adesão de tantos representantes de terreiros, o que significa que estamos assumindo nossa posição religiosa de maneira livre e sem receios de discriminação”, disse o presidente da federação dos umbandistas do baixo Parnaíba, Antônio José.

A celebração serviu para fortalecer os ideais de uma religião considerada genuinamente brasileira e resgatar a cultura afro-brasileira.


A data foi lembrada como um momento inédito na história da religião brasileira, que por meio da lei federal número 12.644 de 16 de maio de 2012 instituiu um dia para a Umbanda no calendário religioso brasileiro. A proposta de oficialização da data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos.

A Umbanda é uma religião fruto do sincretismo religioso no Brasil, ou seja, a mistura de concepções, fundamentos, preceitos, ritualísticas e divindades que se processou da junção, principalmente, de aspectos do negro, índio, católico e espírita.

A religião prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza e a Deus. Seu principal lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e fé.


Origem da Umbanda

Constituída no início do século passado, a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes africanas, entre outras. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, reporta-se ao dia em que o médium Zélio Fernandino de Moraes teria recebido, em Niterói, a missão de fundar o novo culto, no ano de 1908, cuja prática seria exclusivamente a caridade espiritual.


ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira

Publicidade



Arquivo do blog