WebNet

WebNet

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande e Outros Municípios Maranhenses são Beneficiados com Kits de Irrigação

Imagem ilustrativa

Governadora Entrega Kits de Irrigação, Veículos e Lança Operação Carro-Pipa

A governadora Roseana Sarney assinou, na manhã desta segunda-feira (9), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o termo de doação para a entrega de 258 kits de irrigação a 42 municípios maranhenses. Na oportunidade, também foram entregues 15 carros e 7 motos aos Escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), instalados em 13 cidades, que servirão para fortalecer o trabalho de defesa sanitária vegetal no interior do estado.

Em 2013, cerca de 750 kits já foram distribuídos pela Secretaria de Estado da Agricultura. A previsão é que mais 400 sejam oferecidos até o início de 2014. “Por determinação da governadora, cabe a nós levarmos tecnologia aos nossos lavradores. Já entregamos kits de irrigação, patrulhas mecanizadas, equipamentos, insumos, sementes, construímos cisternas e pequenas barragens para que a agricultura no estado se fortaleça e facilite a vida dos produtores rurais, com a possibilidade de 2 a 4 safras anuais”, pontuou o secretário Claudio Azevedo.

Os kits, destinados a prefeituras, associações e sindicatos rurais, incluem bombas, aspersores, gotejadores, entre outros equipamentos, que abrangem áreas de 5.000 m² a 10.000 m².

Foram beneficiados com os kits de irrigação os municípios de Urbano Santos, Vargem Grande, Tutóia, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, Cidelândia, Carolina, Grajaú, Amarante, Buritirana, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, Presidente Dutra, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Sítio Novo, Buritirana, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, São João do Paraíso, Benedito Leite, Colinas, Jatobá, São Domingos do Azeitão, Morros, Presidente Juscelino, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santa Luzia, São João do Caru, Vitória do Mearim, Zé Doca, Codó, Cantanhede, São Roberto, São José dos Basílios, Rosário, Santa Rita, Santo Amaro e Cachoeira Grande.

Veículos

Com investimento total de R$ 1.982.510,35, os carros e as motos entregues foram resultado de convênio entre o governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com aplicação de recursos federais e estaduais.

Com a ação, treze municípios foram contemplados: Caxias, São João dos Patos, Lago da Pedra, Santa Luzia do Paruá, Santa Helena, Lago Verde, Barão do Grajaú, Pinheiro, Codó, Pastos Bons, Estreito, Timon e Boa Vista do Gurupi.

De acordo com o diretor geral da Aged, Fernando Mendonça Lima, o benefício visa a estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal para controle, erradicação e prevenção de ocorrência de praga dos vegetais.

Operação Carro-Pipa

Após a solenidade de assinatura do termo de doação para a entrega de 258 kits de irrigação, foi lançada, pela governadora Roseana Sarney, a Operação Carro-Pipa. A operação beneficiará 69 municípios que decretaram estado de emergência, em razão do período de estiagem no Maranhão.

Ao todo, foram adquiridos 88 veículos, contratados com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O investimento é de 10,5 milhões. A ação será executada pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil.

*Resumido. Fonte: Secom


PUBLICIDADE




Arquivo do blog