WebNet

WebNet

sábado, 12 de janeiro de 2013

Aniverariantes do Dia...

O aniverariante Rennyson Cruz com seus pais Dr. Reginaldo e Profª Irá Façanha
 
Nossas congratulações a todos os Aniverariantes do Dia - deste sábado, dia 12 de Janeiro, em especial aos nossos leitores que ilustram esta postagem. Felicidades!!!
 
 
 
 
 
 

Paredão Arrastará os Foliões do BLOCO DOS QUIABOS

 
BLOCO DOS QUIABOS TAMBÉM ENTRARÁ NO CORREDOR DA FOLIA NA PRAÇA DO POVO

Agora sim, é oficial. Originário do Bairro da Cruz, o Bloco dos Quiabos vem a cada ano se firmando no circuito carnavalesco de Rua de Chapadinha.
 
 
Foto/Arquivo
 
O Bloco dos Quiabos não tem fins lucrativos, nasceu em 2008 Identificado com a oportunidade de proporcionar e oportunizar o entretenimento a pessoas desprovidas de recursos, por isso o Bloco dos Quiabos é cognominado como bloco dos lisos.
 
 
Foto/Arquivo
 
Como sempre, a concentração do bloco é no Bairro da Cruz, na Rua Cunha Machado no bar do Hidelfonso, no domingo de carnaval a partir das 14 horas. E as novidades deste ano são: CD do Bloco dos Quiabos, o paredão do nosso amigo Wagner Junior que gentilmente nos cedeu para arrastar os foliões pelas ruas da cidade até o corredor da folia na praça do povo e a confecção de 500 abadás.
 
Os abadás serão distribuídos somente na concentração do bloco, no domingo de carnaval, em troca de 1 kg de alimento não perecível que será distribuído em forma de cesta básica para a comunidade carente do Bairro da Cruz.
 
 
 

Idealizada pelo Publicitário Elé Pinto, Nova Logomarca da Prefeitura de Chapadinha é Lançada

 
A logomarca do governo Belezinha foi lançada na noite desta sexta-feira (11) no auditório da prefeitura municipal. O evento contou com a participação de secretários, vereadores, lideranças políticas e da sociedade, que prestigiou a solenidade em um momento de confraternização.
 
 
Elé Publicidades foi quem criou, também, a logomarca do Blog Chapadinha Site
 
O idealizador da logomarca, Elenilson Pinto (leia-se Elé Publicidades) falou sobre sua criação, a logo que vai acompanhar os próximos quatro anos de governo do mandato de Ducilene Belezinha. Segundo ele, a inspiração partiu da luta do movimento “caras pintadas”, que levaram o verde-amarelo às ruas clamado por dias melhores. Frisou ainda, que as cores da bandeira refletida na logomarca, remetem a um governo sério onde o lema é “Ordem e Progresso”.

O líder de governo, vereador irmão Carlos, representou a prefeita, que devido a um mal estar não pôde comparecer. Em discurso, falou sobre a importância da união, e que juntos e em sintonia, Chapadinha teria a melhor administração.

O vereador Marcelo Menezes parabenizou o criador da logomarca. Ressaltou o trabalho da nova gestão que em apenas onze dias mostrou mudanças, apesar de encontrar um município sem vida e maltratado pela antiga gestão. Os vereadores Murici e Misseclay também fizeram o uso da palavra, elogiaram a nova marca do governo e reafirmaram o compromisso de trabalhar pelo povo e para o povo.


Por: Assessoria de Comunicação
Fotos: Kim Pereira
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja mais fotos AQUI
 

CHAPADINHA: Jovem é Linchado por Populares ao Tentar Assaltar Casal

 

 
Um jovem conhecido apenas pela alcunha de "Zé Pequeno" quase foi morto por populares, após tentar assaltar um casal nas proximidades da Casa lotérica do Centro de Chapadinha.

Ele andava na companhia de outros dois elementos, que conseguiram fugir.

Zé Pequeno foi alcançado por populares que o perseguiram com paus e pedras, nas prooximidades da Praça São Raimundo, por volta das 20h20.

Ele foi conduzido por policiais militares ao Hospital Pontes de Aguiar, onde recebeu os primeiros socorros. Ele chegou inconsciente hospital.

Facebook
Segundo uma internauta postou no facebook, populares cercaram a praça e começaram a atirar pedras no jovem, até agarrá-lo. Ele apanhou bastante, até ficar desacordado e sangrando bastante. Foi quando a PM chegou e o levou ao HAPA.


*Com informações do HAPA e do Blog do Foguinho
 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Em Apenas 10 Dias de Governo Ducilene Belezinha, os Avanços na Saúde são Notáveis

 
Em apenas dez dias de governo Ducilene Belezinha as mudanças já são visíveis na área da saúde. Desde que assumiu a pasta, o secretário Charles Bacellar, não mede esforços para oferecer à população chapadinhense um atendimento de qualidade no Hospital Antônio Pontes de Aguiar ( HAPA ).
 
 
secretário Charles Bacellar
 
A mudança começou de fora para dentro com a limpeza da área externa no hospital. De onde foi retirado todo tido de lixo, até porcos estavam soltos na área do hospital.
 
 
O trabalho continua. O telhado do hospital foi todo reformado, o aparelho de raio –x foi consertado, a lavanderia , que pouca vezes foi usada, passa por uma reforma. Mais leitos foram criados, hoje o HAPA conta com 77 leitos entre pediatria, obstetrícia, observação e internação. A vigilância sanitária e a epidemiológica passaram por uma reetruturação.
 
 
 
Na área da neonatologia e obstetrícia foi realizado o trabalho de adequação. Já foi feito o trabalho de levantamento da planta do hospital para reforma e ampliação para criação de mais 50 leitos.


 
Uma das grandes reclamações dos pacientes da unidade, era quanto a falta de medicamentos , que em muitas situações, a família do paciente tinha que comprar os remédios para conseguir atendimento no HAPA. Faltava medicação básica para um simples curativo, mas agora a situação é outra, a farmácia do HAPA conta uma variedade de medicamentos, distribuída nas prateleiras de maneira organizada para atender a população.
 

 
O dilema da medicação acabou, e não foi só isso, quem andava pelos corredores da unidade e dentro dos quartos, também enfrentava o problema da escuridão. A falta de iluminação começava logo na entrada do hospital. Até a porta principal de acesso estava quebrada presa somente por um pedaço de esparadrapo. Hoje, corredores e quartos estão iluminados de maneira correta.
 
 
Para tornar o tratamento dentro da unidade mais humanizado, duas assistentes sociais foram contratadas para atender aos pacientes e familiares.
 
 
 
A dificuldade de realizar a remoção de um paciente para São Luís começava pelo transporte. Sem ambulâncias, muitos pacientes tiveram seus quadros clínicos agravados por causa da demora da transferência. Agora com ambulância funcionando 24 horas por dia, a transferência depende da disponibilidade dos hospitais de São Luís. Enquanto isso, o paciente fica no sistema de regulação, que trata da estabilização do quadro clínico dele até ser levado para a capital.
 
 
 
Depois da ameaça de fechamento do setor de coleta de sangue, o secretário Chales Barcellar, conseguiu o compromisso da direção do HEMOMAR ( Hemocentro do Maranhão ) para que fosse criado no HAPA um Hemonúcleo.
 
A alimentação dentro da unidade é outra conquista. Com um nutricionista preparando o cardápio, o refeitório é sempre bem frequentado. Segundo o nutricionista Francisco de Assis Oliveira Silva, por dia, são servidas quase 700 refeições, entre café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. Mais cinco profissionais ajudam no restaurante.
 
A unidade agora, conta com um controle no número de atendimentos. Segundo a direção até o dia dez foram realizados 2.349 atendimentos, sendo 2.267 atendimentos ambulatoriais, 23 na pediatria, 10 cirurgias e 49 partos.
 
Para garantir a segurança dos servidores e pacientes já foi solicitado o serviço de guarda municipal que periodicamente realiza a ronda na unidade.
 
A resposta para a cobrança da população que tanto sofreu com a falta de um atendimento digno, humanizado e de qualidade está sendo dada em forma de trabalho. E nos próximos dias vem mais novidade na saúde, e quem ganha com isso povo chapadinhense!
 
 

Belezinha Lançará Nova Logomarca da Prefeitura Na Noite Desta Sexta (11)

A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, já bateu o martelo na nova logomarca oficial da sua administração. O evento de lançamento será realizado na noite desta sexta-feira (11) no auditório da Prefeitura, às 20h.
 
Toda a população está convidada para para participar da solenidade.
 
 

CHAPADINHA: Prefeita Nomeia Diretores de Departamentos

 
 
Na noite desta quinta-feira (10) a prefeita Ducilene Belezinha anunciou os nomes dos diretores de departamento que irão compor o quadro da nova gestão. A solenidade de nomeação foi realizada no auditório da prefeitura e contou com a participação de secretários e vereadores.
Veja seguir a relação de cargos nomeados pela prefeita:
Presidente do Instituto de Previdência e Aposentadoria de Chapadinha- IPC
Aldy Silva Saraiva
 
Assessor Jurídico
Galdencio Almeida Gomes

Assessor Jurídico
Luis Carlos Costa Carvalho
 
Chefe de Gabinete
Jaciara Vasconcelos Saraiva

Assessor Especial
Georgia Carvalho Gomes

Assessor Especial
Aurilane Mascarenhas de Sousa
 
Assistente Técnico da Junta de Serviço Militar
Geordane Carvalho Gomes

Diretor do Departamento de Identificação
Lindberg Mendes Pessoa
 
Diretor de Departamento Financeiro e de Arrecadação
Elma Machado Araújo

Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica
Eduardo Luis da Silva
 
Diretor do Departamento de Vigilância do Patrimônio Público- (Escolas)
Raimundo Nonato do Nascimento (Sargento Nonato)
 
Diretor do Departamento de Vigilância do Patrimônio Público- (Postos de Saúde)
Antônio Alves de Araújo (Chacal)

Diretor do Departamento Municipal de Trânsito
Francisco Nascimento Monteiro – (Monteiro)
 
Comandante da Guarda Municipal
Agostinho Oliveira Pacheco Neto ( Capitão Pacheco)
 
 

 
Fotos: Kim Pereira
 
 

Aldy Saraiva

 

Galdêncio Gomes


Eduardo Luis da Silva
 
 

Luis Carlos

 

Georgia Gomes

 

Aurilane Mascarenhas

 

Geordane Gomes

 

Elma Araújo

 






Lindberg Pessoa

 

Sargento Nonato

 

Monteiro

 

Antonio Araújo (Chacal)

 

Parabéns, Eduardo Braga!

 
COLUNA SOCIAL
 
Dentre todos os Aniversariantes do Dia, desta sexta-feira, dia 11 de janeiro, nos congratulamos com o ex-secretário de Assistência Social e atual vereador Eduardo Braga, pela passagem de sua data natalícia e, que Nosso DEUS continue a iluminar seus caminhos! Felicidades!!!

Raimundo Marques Disputa Cargo de Secretário-Geral da OAB Nacional


Raimundo Marques disputa cargo na OAB Nacional
 

 
O ex-presidente da seccional maranhense da OAB e ex-secretário de Segurança Pública, Raimundo Ferreira Marques disputa o cargo de secretário-geral da OAB nacional.
 
Marques compõe a chapa “OAB Ética e Democrática”, que tem como candidato a presidente o advogado Alberto de Paula Machado.
 
A seccional maranhense deve apoiar a chapa de Raimundo Marques, a eleição na OAB nacional acontece no dia 31 de janeiro.
 

Coordenação de Laboratório de Chapadinha Realiza Primeira Reunião com Bioquímicos

 

A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), na Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença dos bioquímicos, que prestam serviço para o município de Chapadinha, e também da secretária adjunta de saúde, Valnice Meneses.
 
 
 
A grande preocupação, nesse momento, é organizar a escala de trabalho dos profissionais, otimizando os serviços oferecidos à população.
 
 
 
De acordo com o coordenador de laboratório, Tito Dantas Neto, o estabelecimento de metas de atendimentos, a serem realizados por dia, é importante para se ter um controle de como os serviços estão sendo realizados.
 
 
 
Além da escala de plantões, que deve ser cumprida, foram discutidas, também, as estratégias dos trabalhos de rotina de atendimento à comunidade.
 
 
 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Chapadinha Recebe Primeiro Repasse do FPM 2013

SCX.hu

Nesta quinta-feira, dia 10 de janeiro, será creditado nas contas municipais o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2013. Este decêndio será de R$2.246.883.179,58, descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O montante bruto é de R$ 2.808.603.974,48.

De acordo com os cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este repasse apresenta um crescimento de 15,9%, em termos reais, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro do ano passado. Apesar deste resultado, a CNM explica que o crescimento se deve ao repasse reduzido do início do ano anterior - 2012.

Isso ocorreu porque em janeiro do ano passado o governo federal concentrou a restituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas, e fez com que o IPI líquido para o FPM fosse praticamente zerado naquele mês. O primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, por exemplo, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões.

Conselhos aos gestores
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, reforça o conselho dado em eventos da Confederação. “Os prefeitos não devem se entusiasmar. O primeiro repasse do ano reflete a arrecadação do final de 2012, fortalecida pelas compras de fim de ano. O Fundo não vai se manter assim ao longo do ano. Tenham cautela com os orçamentos”.

Também no dia 10 de janeiro, os Municípios receberão R$ 3.455,79 - descontado a retenção do Fundeb - e, em valores brutos, de R$ 4.319,74. Esse montante é referente à classificação dos valores de Depósitos Judiciais da Dívida Ativa, segundo informou a Secretaria de Tesouro Nacional. Este valor é insignificante porque será distribuído para todas as prefeituras.



Confederação Nacional dos Municípios
Extraído do Chapadinha BLOG
 

CHAPADINHA: Quase Dois Milhões Já Creditado na Conta da Prefeitura Nestes Primeiros Dez Dias do Ano

CNMO início do ano começou positivo para os novos gestores, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios(CNM), o primeiro repasse do FPM que já está creditado nas contas das prefeituras de todo país teve um aumento de 15,9% se comparado com o mesmo período do ano passado.

O aumento nos repasses se deu segundo a CNM por que o governo federal concentrou a restituição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as empresas, e fez com que o IPI líquido para o FPM fosse praticamente zerado naquele mês. O primeiro repasse do FPM em 2013 não alcançou, por exemplo, o de 2011, quando houve um bom desempenho do Fundo: R$ 2,811 bilhões.

A situação financeira da prefeitura de Chapadinha não parece ser preoucupante como se esperava, somente nestes primeiros dez dias do ano já foram creditados na conta do executivo, a "bagatela" de R$: 1.639.741,02 (Um Milhão, Seiscentos e Trinta e Nove Mil, Setecentos e Quarenta e Um Reias e Dois Centavos), este
valor se comparado com o mesmo período do ano passado é quase 300 mil reais a mais.

Os primeiros repasses são referentes a FPM - Fundo de Participação dos Municípios, ITR - Imposto Territorial Rural, ICS - ICMS Estadual, FUS - Fundo Saúde, FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, SNA - Simples Nacional.
 
 
Do Chapadinha BLOG
 

Prefeita Ducilene Belezinha participa de reunião no Povoado Santa Rosa

A prefeita Ducilene Belezinha participou de uma reunião na noite da última terça-feira (8), no povoado Santa Rosa, a 3 quilômetros de Chapadinha. Lá a prefeita ouviu as solicitações dos alunos que participam do programa Casa Familiar Rural.
 
 
O programa que funciona, há dez anos, tem como objetivo proporcionar uma qualificação profissional aos jovens do campo. Atualmente, o local conta com uma área de produção de dois hectares onde são cultivas hortaliças e também criação de frangos.
 
Na oportunidade foi discutida a importância da formação do produtor rura,l não somente como um trabalhador, mas também, como um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
 
 
Estavam presentes os secretários de agricultura, Carlos Borromeu, de assistência social, Francisco das Chagas Lima Paiva e o secretário de obras Aluísio Sousa Silva.
 
 

Arquivo do blog