WebNet

WebNet

sábado, 19 de janeiro de 2013

II FEST FÉRIAS Acontece Neste Domingo (20) no Parque Aquático Torre do Sol

O PARQUE AQUÁTICO TORRE DO SOL, CONVIDA TODA SOCIEDADE CHAPADINHENSE E CIDADES VIZINHAS A PARTICIPAREM DO II FEST FÉRIAS QUE ACONTECERÁ NESTE DOMINGO DIA 20, A PARTIR DAS 9h DA MANHÃ.

NA OPORTUNIDADE HAVERÁ UM GRANDE RALLY DE VÔLEI DE PRAIA COM 8 EQUIPES DISPUTANDO NA CATEGORIA 4X4 (FEM) O MELHOR DE TODOS.
 
 
AS BELAS ATLETAS IRÃO JOGAR TUDO QUE SABEM PARA LEVAR O PÚBLICO AO DELÍRIO, QUE NO ANO PASSADO FOI SUCESSO TOTAL.
 
 

TAMBÉM HAVERÁ UM TORNEIO DE FUTEBOL COM EQUIPES MONTADOS PELA ASSOCIAÇÃO REAL BRASIL ORGANIZADAS PELO REPRESENTANTE E TAMBÉM VEREADOR "MANIN REAL BRASIL".
 
E A ANIMAÇÃO FICARÁ POR CONTA DE "ASSIS E BANDA", TOCANDO FORRÓ, AXÉ, REGGAE E TODOS OS HITS PRA AGITAR A GALERA...

ENCERRE SUAS FÉRIAS EM GRANDE ESTILO... PARTICIPEM...
 
 
 

CHAPADINHA: Ex-Prefeita Danúbia é Condenada a Pagar R$ 10 Mil ao Vereador Marcelo Menezes

 
A ex-prefeita de Chapadinha, Danúbia Carneiro, foi condenada a pagar indenização de R$ 10 mil para o vereador Marcelo Menezes, seu maior opositor no município.
 
 
A decisão foi na última segunda-feira, dia 14, do juiz Cristiano Simas de Sousa, titular da 1ª Vara da Comarca de Chapadinha.
 
 
Na ação, o vereador ingressou na justiça por danos morais contra a ex-prefeita, que no dia 8 de outubro de 2009, foi ao programa na Rádio Mirante AM de Chapadinha e utilizando-se de expressões “das mais chulas” atacou a honra e a dignidade do autor.
 
 
Como ainda cabe recurso, Danúbia Carneiro deverá recorrer no Tribunal de Justiça do Maranhão contra a decisão do juiz de Chapadinha.


Decisão da condenação – 1

Decisão da condenação – 2

 

Carnaval 2013: Prévia do Bloco Bicho Grilo - Acontece Neste Sábado no Buteco Music

Neste sábado tem prévia do bloco Bicho Grilo no Buteco. Vejam nosso abadá.
Abadá do Bloco Bicho Grilo para o Carnaval 2013
 
Neste sábado, dia 19, acontece no Bar e Restaurante Buteco Music, a partir das 21h, a primeira prévia do Carnaval 2013 - do Bloco Bicho Grilo. Venha curtir o carnaval do Buteco!
 

O bloco alternativo se caracteriza por reunir gente alto-astral e extremamente animada, e essa junção faz com que, por mais um ano, o Bicho Grilo passe a ser considerado um dos mais animados do Carnaval chapadinhense.


O Bloco Bicho Grilo é assim: divertido, diferente, a cara dos foliões, que fazem do bloco o lugar perfeito para curtir o Carnaval e se divertir...

Jeane Rodrigues e Ivan Lins - Proprietários
 

Prefeita Ducilene Belezinha concede entrevista ao Programa Balanço Geral da Rádio Cultua FM

 
Em entrevista ao radialista Eldy Barros no programa Balanço Geral da Rádio Cultura FM, na última sexta-feira 18, a prefeita Ducilene Belezinha, falou das ações de seu governo desenvolvidas nos primeiros 18 dias de sua administração.

Vários assuntos foram discutidos com a participação do secretário de Assistência Social Francisco Paiva e também da secretária adjunta da educação Maria Coelho.
 
 

Paiva falou sobre o processo de transição, das dificuldades quanto à organização dos cadastros do programa Bolsa Família e também das atividades que já estão em desenvolvimento. “Buscar a capacitação de nossos servidores para oferecer um serviço de qualidade à nossa população é o objetivo de nosso governo”, afirmou o secretário.

A adjunta da educação, Maria Coelho, também falou do processo de transição, da situação das escolas da rede municipal e também da previsão do início das aulas para depois do carnaval. De acordo com a secretária adjunta, a mudança do calendário escolar foi necessária para a conclusão do relatório, onde deve constar em quais condições as unidades escolares foram recebidas, para só depois serem feitas as adequações.
 
 

“Nosso objetivo é fazer a educação funcionar com qualidade. Queremos nossas crianças em escolas apropriadas” disse a secretária adjunta.

Ao radialista Eldy, a prefeita Ducilene Belezinha, fez um balanço geral das ações desenvolvidas em menos de um mês nas áreas da saúde ( realização de cirurgias ortopédicas, abastecimento da farmácia do HAPA, projeto para a construção de mais um hospital na cidade ), educação ( reforma das escolas), obras ( recuperação de ruas e estradas ), cultura ( realização do carnaval com recursos próprios), assistência social ( funcionamento dos CRAS e Casa de Passagem ), esporte ( municipalizar o ginásio de esportes da cidade para poder concluir a obra e entregar a comunidade), limpeza pública ( regularizar a coleta de lixo na cidade ), iluminação ( reposição de luminárias ) e agricultura ( ajudar aos pequenos produtores com máquinas que facilitam a lavoura ).

Quanto a nomeação do secretário de Meio Ambiente, a prefeita informou que aguarda a resposta da liberação de um servidor do IBAMA até o fim desse mês, caso contrário, tomará outras providências.

Para a prefeita cada secretaria tem sua prioridade e ela está atenta a todas as necessidades, mas algumas situações dependem de questões burocráticas e prazos que devem ser cumpridos.

 
A prefeita também falou do sonho antigo que nutre em mudar a faixada da entrada da cidade de Chapadinha. “É um sonho antigo que tenho, mesmo antes de ser prefeita. Nossa cidade merece uma entrada bonita que cause boa impressão a quem chega aqui” disse. Para isso ela já entrou em contato com o Ministério das Cidades.

Outro questionamento feito à prefeita, foi quanto a construção de um novo terminal rodoviário. Ducilene Belezinha informou que procura um terreno apropriado para ser realizada a obra.

Finalizando a entrevista, a prefeita comentou as críticas feitas ao seu governo por blogs locais. “Críticas, quando construtivas, são bem-vindas. Precisamos saber a opinião dos outros para corrigimos o que, por ventura, pode está errado. No mais, trabalho para fazer o melhor e honrar os 21.540 votos que a mim foram confiados!” disse a prefeita.
 
 
 

CHAPADINHA: Auto Peças Alvorada Está Sob Nova Administração

 
Do Blog do William

Desde a manhã deste sábado (19), a loja de peças para carros, Auto Peças Alvorada, está sob nova administração. O empresário Gustavo Ladeira, proprietário da revendedora de carros Don Car Multimarcas, é o novo administrador.
 
Gustavo e sua esposa Cássia, receberam amigos e clientes na manhã de hoje, com um delicioso coquetel e convida a todos para conheceram a loja e fazer seu orçamento, sem compromisso. Aceita-se os cartões VISA e Master Card.
 
 
 
Na Auto Peças Alvorada você encontra peças, pneus e baterias das melhores marcas, para todos os tipos de veículos, de pequeno ou de grande porte.

Auto Peças Alvorada conta com uma equipe bem treinada para melhor atendê-lo.

Endereço:
Avenida Ataliba Almeida, 625, Terras Duras, ao lado do Posto Alvorada 1.
Fone: (98) 3471-1192
 

CHAPADINHA: Primeiro Encontro de Aeromodelismo do Baixo Parnaíba - Acontece Neste Sábado (19) e Domingo (20)

.
Praticantes do aeromodelismo - Foto ilustrativa
 
Entrada franca - Começa a partir das 14h, no aeroporto de Chapadinha.

Acontece neste sábado (19) - começando a partir das 14h, com continuação no domingo (20), durante todo o dia (começando a partir das 8h) , no aeroporto de Chapadinha, o Primeiro Encontro de Aeromodelismo do Baixo Parnaíba. Praticantes de aeromodelismo virão de várias cidades do Maranhão, principalmente de São Luís.
 
Haverá também, demonstração de automodelismo (carros) e helimodelismo (helicópteros).

 

Automodelo
 
Helimodelo
 
*O texto foi editado para adaptação.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Agua Doce do MA: Governadora Roseana Sarney Inaugura Asfalto no Município Nesta Sexta (18)

A prefeita de Araioses Valéria Leal recebe em seu gabinete Rocha Filho, prfeito de Água Doce.
A prefeita de Araioses Valéria Leal recebe em seu gabinete Rocha Filho, prefeito de Agua Doce do Maranhão
 
A governadora Roseana Sarney estará nesta sexta-feira (18) em Água Doce para inaugurar o trecho de asfalto que liga o povoado de Barro Duro (em Tutóia) à cidade de Água Doce. Rocha Filho, prefeito daquela cidade, esteve nesta quinta-feira (17) com a prefeita de Araioses Valéria e seu pai Manin Leal (foto abaixo), para convidá-los pessoalmente, a se fazerem presentes ao evento.
 
 
Valéria, Rocha Filho e Manin Leal falam do encontro de amanhã.
 
Manin e Valéria, que chegaram nesta quarta-feira (16) de São Luís, já mobilizaram a base do grupo composta de vereadores, secretários e outras lideranças, pois a intenção deles é fazer com que Roseana Sarney entenda da necessidade da ligação das duas cidades e faça o asfalto chegar até Araioses, ainda este ano.
 
Pelo que tem declarado os governantes das duas cidades, Valéria e Rocha Filho, o interesse é que seja construída uma união que possa ter força e representatividade para trazer do governo estadual os benefícios que a região tanto carece para seu desenvolvimento.
 
O povo dos dois municípios agradece.
 
 
 

Convite - Festa do Rei Dom Sebastião

 
Fonte: Blog do William


Começa nesta sexta-feira, dia 18 - e vai até o dia 20. Saiba Mais:


 

 
 
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BUTECO MUSIC - Apresenta: Prévia do Bloco Bicho Grilo

Clique - e veja o vídeo!
 
Por: Sousa Neto
 
Neste sábado, dia 19, acontece no Bar e Restaurante Buteco Music, a partir das 21h, a primeira prévia do Carnaval 2013 - do Bloco Bicho Grilo. Venha curtir o carnaval do Buteco!


Neste sábado tem prévia do bloco Bicho Grilo no Buteco. Vejam nosso abadá.
Abadá do Bloco Bicho Grilo para o Carnaval 2013
 
O bloco alternativo se caracteriza por reunir gente alto-astral e extremamente animada, e essa junção faz com que, por mais um ano, o Bicho Grilo passe a ser considerado um dos mais animados do Carnaval chapadinhense.

 
Bloco Bicho Grilo é assim: divertido, diferente, a cara dos foliões, que fazem do bloco o lugar perfeito para curtir o Carnaval e se divertir!


 
Jeane Rodrigues e Ivan Lins - Proprietários
 

Prefeita Ducilene Belezinha Fala Sobre Lei que Reajustou Salário de Gestores

 
A prefeita Ducilene Belezinha, por meio de sua Assessoria de Comunicação, pronunciou-se sobre a lei que acabou elevando os subsídios de prefeita e vice-prefeita de Chapadinha.
 
Ducilene declarou que foi surpreendida ao ler na imprensa local que o salário de prefeito teria sido reajustado para R$ 16 mil.
 
Belezinha afirmou que na época foi procurada por um parlamentar que lhe apresentou a proposta de reajuste salarial em torno de 14 mil. No entanto a prefeita optou por não participar do processo e deixou a decisão a critério da própria Câmara. “Eu respondi ao vereador que não queria me envolver, que se tratava de uma decisão deles, portanto o que a Casa decidisse eu apoiaria”- ressaltou ela. Ainda de acordo Belezinha, o vereador disse que estava ali a pedido do advogado da casa, uma vez que havia o consenso no aumento de salário.
 
Belezinha lembrou que sua prioridade nunca foi a elevação salarial, e que seu compromisso é de trabalhar para o povo oferecendo qualidade de vida, desenvolvimento e oportunidades.
 
 

CHAPADINHA: CGJ Define Dr. Cristiano Simas como Juiz Diretor da Comarca

Em Chapadinha, assume a direção do Fórum o juiz Cristiano Simas, da 1ª Vara
 
Ao todo, 26 fóruns do interior do MA têm novos juízes diretores
 
O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Cleones Cunha, assinou e publicou as portarias nas quais designa os juízes que irão dirigir seus fóruns até janeiro de 2014. Foram divulgadas, ao todo, 26 portarias, já publicadas no Diário Oficial. Entre os fóruns, destaque para o de Imperatriz, que continua tendo o juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da 2ª Vara de Família, como diretor.
 
 
Em Chapadinha, assume a direção do Fórum o juiz Cristiano Simas (foto acima), da 1ª Vara.


Na comarca de Araioses, o juiz diretor do Fórum será Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele, titular da 2ª Vara.

 
Em Coelho Neto, a juíza da 2ª Vara, Karla Jeane Matos de Carvalho (foto ao lado), será a diretora do Fórum.
 
 
Sobre o Juiz Diretor de Fórum – De acordo com o Regimento Interno da Corregedoria Geral da Justiça, são algumas atribuições do juiz que dirige o Fórum: Gerir as verbas que forem autorizadas à comarca, destinadas a despesas pequenas de pronto pagamento e gastos com material de consumo, serviços, e outros encargos, sempre prestando contas com a autoridade competente.


Outra competência do juiz diretor de Fórum é tomar quaisquer providências de ordem administrativa, relacionadas com a fiscalização, disciplina e regularidade dos serviços forenses, procedendo, pelo menos anualmente, às inspeções nas secretarias judiciais.


O papel do juiz no judiciário atual vai além dos despachos, da prolatação de sentenças, do julgamento, da análise dos processos. Ele precisa ter a noção de administrar recursos, gerenciar pessoas. Ele é o representante da Justiça mais próximo da comarca, é a pessoa que vive o dia-a-dia do fórum. Esse é o juiz que a Justiça de hoje necessita”, observou o corregedor-geral Cleones Cunha.


Ascom/CGJ
*Resumido.

 

BURITI: Polícia Prende Ladrões de Motos

 
Um dos assaltantes. Segundo informações, os elementos são ciganos residentes no município de Duque Bacelar
 

Em uma ação conjunta das policias Civil e Militar de Buriti com a polícia de Vargem Grande, prenderam parte de uma quadrilha que atuava naquele município (Buriti) nos últimos dias apavorando a população com roubo de motos e ameaças de morte, foi presa e duas motos roubadas foram recuperadas.
 
 
 
O último roubo aconteceu na última terça-feira, dia 15 de janeiro, onde quatro indivíduos por volta das 12h, no povoado Matinha, roubaram as duas motos (foto acima), uma Bros preta e uma Fan, também da mesma cor.

 
 
Após a denuncia dos roubos, onde as vítimas relataram que os indivíduos estavam armados com revólver calibre 38 (foto acima) e dois facões, a polícia iniciou as buscas através de um trabalho conjunto com a polícia das cidades vizinhas, onde em Vargem Grande, por volta das 16h, policiais conseguiram recuperar a primeira moto, a Fan e, prender um dos bandidos. Continuada as investigações e as buscas, a Bros.
 
Nesta quarta-feira (16), por volta das 7h30, a polícia prendeu mais um elemento da quadrinha, onde os mesmos se encontram na carceragem de Buriti. Segundo informações, os elementos são ciganos residentes no município de Duque Bacelar. A polícia de Buriti devolveu na tarde desta quarta-feira (16) as duas motos recuperadas para os seus legítimos donos.

 

CHAPADINHA - Carnaval 2013: Conheça as Bandas que Animarão os Foliões

 
A Secretaria Municipal de Cultura divulgou na manhã desta quinta-feira (17), por meio da Assessoria de Comunicação, as bandas que animarão o carnaval 2013. Com o slogan TODOS JUNTOS NUMA SÓ FESTA, o Carnaval da Chapada 2013, promete fazer a alegria dos foliões.

 
A folia que terá duração de cinco dias, contará com a participação de várias bandas do circuito nacional e também local, como Cecília & Banda (imagem acima), que fará apresentação todas as noites.

 
Confira a programação:

 
 
Sexta-Feira (08/02)
Forró dos Plays
 Afoxé


 
 
Sábado (09/02)
 Cecília & Banda
Cavalo de Pau


 
 
Domingo (10/02)
Cecília & Banda

 Catuaba Com Amendoim


 
 
Segunda-Feira (11/02)
Cecília &Banda
 Forró do Muído


 
 
Terça-Feira (12/02)
Cecília & Banda
 Forró Pegado


 

Repasses para o Carnaval Ficam Comprometidos Devido Inadimplência da Gestão Anterior

 
Os recursos do Estado para o Carnaval em Chapadinha foram inviabilizados em função da não prestação de contas de seis convênios direcionados para a Secretaria de Cultura, na gestão passada.

Essa semana a prefeita Ducilene Belezinha e o secretário de cultura, Herberth Lago, estiveram em São Luís (foto abaixo), na tentativa de conseguir recursos que pudessem viabilizar a tradicional festa carnavalesca no município, mas sem sucesso foram informados de que os repasses serão inviabilizados.
 
 
 
Até então, sem a participação do Governo, a prefeitura realizará a festividade com recursos próprios. De acordo com a prefeita, há de se reconhecer a importância do evento e mesmo com as dificuldades em vista, ela manterá o evento.
 
 
Os convênios relacionados são:

São João 2007
Valor R$ 120.000,00
Nº do Processo: 56/2007

Festejo da Padroeira 2011
Valor R$ 100.000,00
Nº do Processo: 195/2011

São João 2011
Valor R$ 150.000,00
Nº do Processo: 137/2007

Carnaval 2012
Valor R$ 200.000,00
Nº do Processo: 74/2012

Festividade de Verão 2012
Valor R$ 200.000,00
Nº do Processo: 204/2012

São João 2012
Valor R$ 200.000,00
Nº do Processo: 197/2012


Assessoria de Comunicação

Junta de Serviço Militar Normalizará Suas Atividades A Partir Do Dia 25

A Junta de Serviço Militar (JSM) em Chapadinha, que fica localizada na sede da Prefeitura retornará com suas atividades no próximo dia 25.
 
De acordo com o responsável pelo setor, Geordane Castelo Branco (foto), a data foi estabelecida devido a um processo de treinamento específico no qual os servidores do departamento passarão, com cursos e simpósios conduzidos pela 27ª Circunscrição do Serviço Militar, em São Luís.
 
A capacitação do setor é de extrema importância, caso contrário resultaria em prejuízos ao alistamento militar, prejudicando o cidadão em suas obrigações constitucionais. Geordane lembrou ainda que somente agora, com a disponibilidade do capitão Migueleto e do Coronel Jorge Marques Filho, foi possível agendar o treinamento.
 
Vale lembrar que, aqueles que solicitaram, anteriormente, a documentação de alistamento já podem comparecer ao departamento e conferir a disponibilidade da documentação.
 

SBRP: PF Cumprir Mandado de Busca e Apreensão em Secretarias Municipais

 
Estiveram em São Benedito do Rio Preto, na última terça feira, dia 15, uma equipe da Polícia Federal para cumprir o mandado de busca e apreensão nas dependências das secretarias de educação e de administração da Prefeitura Municipal de SBRP, para instruir o Inquérito Policial nº 036/2012-SR-DPF/MA.
 
Vejamos cópia do mandado expedido pelo MM.º Juíz Federal, Dr. Tourinho Neto:
 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
No documento, o juiz determina "a busca e apreensão de toda documentação e mídias eletrônicas representadas por CD's, DVD's, HD's, pen drive relacionados PNAE DOS EXERCÍCIOS DE 2010 e 2011". Vejamos o detalhe da determinação:

Clique na imagem para ampliá-la
 
A investigação é acerca do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar no município dos anos de 2010 e 2011. Todos somos sabedores e este NDDC tem denunciado há bastante tempo que a merenda escolar aqui nunca funcionou a contento.
 
O "normal" era que as escolas recebessem merenda duas ou três vezes por ano e cada vez durava de 7 a 15 dias, de acordo com o número de alunos da escola. Em 2012 foi mais grave ainda.
 
Quanto à diligência da PF, a mesma não encontrou quase nada, pois o ex-gestor José Creomar de Mesquita Costa não deixou arquivo contendo a documentação procurada. Além do mais, Creomar e sua equipe deixaram os prédio públicos completamente depredados e sucateados, tendo restado funcionando apenas dois computadores no gabinete do prefeito, os quais tiveram seus HD's retirados e levados pelos agentes federais.
 
Segundo o delegado que chefiou a operação, isso agrava ainda ainda mais a situação do ex-prefeito e seus secretários.
 
No mesmo dia (terça-feira, 15), tivemos notícia de vistoria feita pelo Ministério Público em dezenas de escolas nos povoados daqui de SBRP que teriam sido reformadas em 2010, conforme declarado nas prestações de contas da prefeitura, sem que as mesma nunca tivessem recebido as referidas reformas. A diligência seria para instruir a Ação Civil Pública de nº 661/2012 que tramita na comarca de Urbano Santos em desfavor de Creomar e seus secretários fraudadores.
 
Nesta quarta-feira, dia 16, foi a vez da PMMA cumprir mandado de busca e apreensão no Sindicato dos Pescadores de nosso município, além de mandado de prisão contra seu presidente (clique aqui e leia postagem).
 
Isso tudo mostra o quanto o controle popular é importante para consolidar uma democracia tão jovem e tão desajustada com é a de nosso país e que o trabalho deste NDDCSBRP não tem sido em vão.
 
Este Núcleo tem o compromisso com a população daqui de continuar a fiscalização da aplicação do dinheiro público em nosso município, continuar informando a comunidade e as autoridades competentes, sem pre que houver provas que mostrem indícios de desvios de verbas públicas ou violação de direitos do cidadão.
 
Por fim, esperamos que esses acontecimentos sejam suficiente para convencer o atual prefeito e sua equipe de que o crime não compensa, sobretudo o crime contra a cidadania.
 
 

SBRP: Decretada Prisão de Presidente do Sindicato dos Pescadores


Aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) o mandado de prisão, busca e apreensão em desfavor de José Márcio, presidente do Sindicato dos pescadores de São Benedito do Rio Preto, município distante 80 km de Chapadinha.
 
 
A polícia Militar não localizou Márcio, que encontra-se foragido, mas apreendeu documentos, computadores e algumas motos que supostamente seriam roubadas. Além disso, prendeu uma pessoa ligada ao presidente que estaria em moto roubada, o mesmo foi liberado para responder em liberdade após pagamento de fiança.
 
 
Márcio foi acusado pelo Ministério Público do Maranhão que solicitou instauração de inquérito pela Polícia Civil, que chegou a conclusão de que sindicalistas estariam sendo extorquidos pela presidência do sindicato.
 

O inquérito instaurado para investigar o caso foi entregue ao MP que pediu à justiça, sendo atendido, a prisão, além da busca e apreensão.
 
 
 

Os Coiotes e os Tolos

 
É natural e legítimo que parte da população cobre algumas coisas do atual governo. A ansiedade é grande, afinal foram doze anos esperando por este momento. Quem votou em Belezinha – e até quem não votou –espera mudança radical na política do pão-e-circo do governo anterior.

 
Espera que antigos problemas (coleta de lixo, estradas, iluminação pública, escolas e hospitais, por exemplo) sejam resolvidos. Se não definitivamente, pelo menos melhorados. Do jeito que estava é que não dá. Espera também uma prefeita com estilo completamente diferente da anterior: atuante, disciplinada e com autoridade para tomar decisões. Ok.


Mas não deixa de ser hilário ver certas figurinhas carimbadas da política local cobrando agilidade da prefeitura há menos de um mês de mandato. Isso depois de passarem doze anos tentando tapar o sol com a peneira. Doze anos dourando a pílula de velhos gargalos administrativos. Doze anos empurrando o lixo para baixo do tapete.


Quem não se lembra? Até bem pouco tempo, diante de qualquer crítica ao governo, as estrelas do jornalismo amestrado acionavam imediatamente o "retrovisor da história", debitando a conta sempre no governo Isaías. O ex-prefeito acabou virando o eterno bode expiatório; o álibi perfeito para justificar a inércia administrativa e a corrupção.


Pois bem. Agora esses mesmos caipiras resolveram desembaçar os óculos e olhar para frente. Não é engraçado? E mais: ainda exigem que a gente enxergue pela lente deles. No fundo compreendo essa atitude. Afinal, quem está sapateando na frigideira tem mesmo é que espernear e botar a boca no mundo. Mas não duvidem: ao menor aceno da prefeita, todos esses tenores mudam a cantiga do lado B para o lado A.


Hilário mesmo é ver certos tolinhos dentro do governo embarcando nessa cantilena do agora pessoal do MSC (Movimento dos Sem Contracheque). Ora, senhores, até as pedras sabem que todo governo que assume tem de inicialmente fazer um diagnóstico da situação antes de implantar qualquer medida - exceto as emergenciais. É preciso saber, por exemplo, a situação das finanças, convênios, obras, folha de pagamento, etc.


Antes disso, o que demanda certo tempo, toda e qualquer gritaria não passa de retórica de quem daqui pra frente tem que fazer o papel de coiote. Resta saber se algum dia conseguirão realizar seu plano ou se- como no desenho animado de Chuck Jones - acabarão presos na própria armadilha.

 
*Ivandro Coêlho é professor e jornalista
Extraído do Blog Café Pequeno
 

MATA ROMA: Ex-Prefeito Grachal é Condenado pelo TCE a Devolver R$ 2,7 Milhões aos Cofres Públicos

Conselheiros do TCE reprovam contas de ex-gestores

TCE condena ex-gestores a devolver mais de R$ 9 milhões aos cofres públicos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) reprovou, na sessão do Pleno realizada nesta quarta-feira (16) as contas do ex-prefeito de Mata Roma, Lauro Pereira Albuquerque (Grachal), que foi condenado a devolver R$ 2,7 milhões aos cofres públicos, valor decorrente da realização de despesas sem comprovação durante o exercício de 2008. Do total do débito, R$ 1,4 milhão correspondem a recursos do Fundo Municipal de Saúde, R$ 1,3 milhão dizem respeito a despesas da administração direta e R$ 32,8 mil são recursos do Fundeb.
As irregularidades resultaram em multas no total de R$ 117,2 mil. Cabe recurso de reconsideração, uma vez que se trata de primeiro julgamento.
PORTO RICO DO MA
Foram ainda reprovadas as contas de Celson César do Nascimento Mendes, relativas ao exercício financeiro de 2009 do município de Porto Rico do Maranhão, com débitos no total de R$ 1,3 milhão e multas no total de R$ 159,6 mil. Foram reprovadas as contas do Fundeb, da administração direta, de governo e do Fundo Municipal de Saúde. Somente as contas do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) foram julgadas regulares. Cabe recurso.

DAVINÓPOLIS

O Tribunal também julgou irregulares as contas de Josélio Gonçalves Lima (Câmara Municipal de Davinópolis, 2008), com débito de R$ 53 mil e multas no total de R$ 27,5 mil.
PARAIBANO
Na mesma sessão, a ex-prefeita de Paraibano, Maria Aparecida Queiroz Furtado, foi condenada, também, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) a devolver um total de R$ 5,2 milhões aos cofres públicos, decorrentes de gastos sem comprovação.
Desse total, R$ 919 mil pertencem ao Fundo Municipal de Saúde (FMS), R$ 1,3 milhão saíram da administração direta e R$ 3 milhões são das contas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).
O TCE reprovou, na sessão do Pleno realizada nesta quarta-feira(16) as contas da gestora relativa ao exercício financeiro de 2008, incluindo contas de governo, gestão, Fundo Municipal de Saúde (FMS), Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundeb.
O total das multas decorrentes das irregularidades é de R$ 1,1 milhão. Porém, como se trata de primeiro julgamento, a gestora tem possibilidade de reverter o quadro desde que apresente os documentos comprobatórios das despesas mediante recurso de reconsideração.
O relator das contas foi o conselheiro-substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa.

Fonte: Ascom/TCE
*Editado
 

Arquivo do blog