WebNet

WebNet

sábado, 2 de fevereiro de 2013

CAMPEÂO: Despertar Talentos Fatura o Título da Copa Sulamericana de Futebol de Base

 
O time da Associação Despertar Talentos saiu de Chapadinha carregando na bagagem um sonho, de chegar pelo menos entre os quatro melhores da Copa Sulamericana de Futebol de Base, em Planaltina-DF, com participação de equipes de todo o Brasil e de países da América do Sul. Foi muito mais além: ganhou com sobras o título e encheu de orgulho a torcida chapadinhense e de outras cidades que cederam jogadores para a equipe sub 17.
Nesta sexta-feira (01) a Despertar meteu 3 a 0 no poderosos MAC, de São Luís, passando à final. Na manhã deste sábado (02), foi a vez de outro maranhense sentir a força da garotada do Baixo Parnaíba. O Nova Geração, de Santa Luzia do Tide nem viu a cor da bola. Tomou de 4 a 0. Gols de Marcelo (2), Rip Rip e Loirinho.
Houve muita festa em solo candango. Muitos dos atletas de Chapadinha chamaram a atenção dos olheiros e podem receber convites para testes em outras equipes.
A delegação chapadinhense, que conta ainda com o time sub 15, que foi eliminado nas oitavas de final, deve retornar na tarde deste sábado (02) para o Maranhão. A chegada a Chapadinha esté prevista para o início da noite deste domingo (03).
 

BURITI: CRIME PASSIONAL - Jovem é Morto com Duas Facadas no Peito

O jovem Francisco Eusébio Carvalho Veras, popularmente conhecido como "Zebinha", 24 anos, foi assassinado com duas facadas no peito, na madrugada de sexta-feira (01) para sábado, em Buriti (MA).

O crime, segundo apurou o Blog Correio Buritiense, teria motivação passional. De acordo com relatos, Zebinha estava com uma garota quando foi surpreendido por outro jovem, conhecido por Chaguinha, 16 anos, que também mantinha relacionamento com a garota. Revoltado, o menor arrombou a porta da casa da namorada e desferiu duas facadas em Zebinha, sendo uma debaixo do peito direito e outra, debaixo do peito esquerdo. A vítima ainda reagiu, chegando a ferir o menor.

Ferido, Zebinha ainda conseguiu chegar ao Hospital do Trabalhador Buritiense (HTB), “Clínica”, de onde foi levado para Teresina, capital do Piauí, mas não resistiu e morreu no percurso, ao chegar à cidade de Coelho Neto (MA).

A polícia militar (PM) foi avisada por volta das 6h40min da manhã deste sábado (02), e iniciou a busca ao acusado. O menor, M.L.B.C., foi encontrado na rua da Bandeira, onde reside, e tinha duas lesões no braço direito, consequência da luta com a vítima. Ele foi conduzido até a clínica para que fosse tratado e então levado para a Delegacia (DEPOL) para registro do ocorrido.

A operação de apreensão do menor foi rápida e feita pelo sargento Florismar, com apoio do cabo R. Sampaio.


Do Blog Correio Buritiense

MPT-MA Move Ações Contra Cerâmica de Chapadinha

Fachada do prédio da Vara do Trabalho de Chapadinha-MA.
 
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ajuizou duas ações contra a fábrica de telhas e tijolos Joy Garland O. Moreira, instalada na cidade de Chapadinha, a 256 km de São Luís. O estabelecimento foi flagrado explorando mão de obra infantil e, descumpriu, ainda, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e desobedeceu a uma ordem de interdição decretada pelos auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
Diante desses fatos, a procuradora Anya Gadelha ingressou na Justiça do Trabalho com um pedido de aplicação de multa, pelo descumprimento das obrigações estabelecidas no TAC, e deu entrada em uma Ação Civil Pública (ACP), na qual pede a interdição judicial do estabelecimento, tendo em vista que a interdição administrativa não foi respeitada.
A procuradora classificou como crítica a situação da fábrica, “que coloca em risco a vida e a saúde dos trabalhadores”. Na ACP, ela apresenta uma descrição detalhada da cerâmica, feita com base numa inspeção do auditor fiscal do Trabalho, Joaci Macêdo Ferreira. “O prédio está praticamente em ruínas, com a cobertura bastante danificada, sem assegurar, portanto, a devida proteção contra as intempéries”.
Os funcionários não recebiam equipamentos de proteção individual, nem dispunham de instalações sanitárias e água potável para o consumo. As instalações elétricas estavam improvisadas e não havia extintores de incêndio no local. “O forno da cerâmica está com a parte interna da abóboda sem revestimento, apresentando fraturas, o que expõe os trabalhadores a riscos de acidentes”, lembra.
Segundo Anya Gadelha, o ramo das cerâmicas está entre as piores formas de trabalho infantil. “A gravidade dessa conduta assume maior relevo quando se verifica a presença de adolescentes trabalhando em ambiente insalubre e inseguro”, lamentou.
Diante das irregularidades, o MPT-MA pediu à Justiça a cobrança de 200 mil reais em danos morais coletivos, além de 65 mil reais em multa, pelo descumprimento de várias cláusulas do TAC. O caso tramita na Vara do Trabalho de Chapadinha.
 
 
 
 

Nota de Falecimento

É com pesar que informamos o falecimento de D. Raimunda Chaves de Carvalho, aos 87 anos, ocorrido a 1h15 da manhã deste sábado (2). O corpo está sendo velado em sua residência, situada na rua Cunha Machado - Centro (próximo ao Camlódromo/Mercado Velho), mas, às 14h será levado para cidade de Buriti de Inácia Vaz, onde acontece o sepultamento por volta das 17h.
 
D. Raimundinha é mãe de D. Assunção (esposa do ex-vereador Gilson Gomes), funcionária da AGED - Regional Chapadinha; e vó de Georgia Carvalho Gomes, assessora de gabinete da prefeita Ducilene Belezinha.
 
À família enlutada, nossas condolências.
 
 

CHAPADINHA: Bares e Casas Noturnas Serão Fiscalizados Pelo Corpo de Bombeiros


O comandante da 4ª CI/PM de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita, informou ao Blog do William Fernandes, que manteve contato com o comando do Corpo de Bombeiros do estado e solicitou uma fiscalização em bares e casas noturnas de Chapadinha.

A fiscalização deve ocorrer a partir da próxima semana e contará também com a participação do Ministério Público. Edvaldo disse que periodicamente há fiscalizações em Chapadinha e que esse ano ele resolveu antecipar a medida, motivado pela tragédia que matou 235 pessoas em uma boate em Santa Maria/RS. “Lá no Sul, estão jogando parte da culpa nas autoridades, então, antes que isso possa ocorrer por aqui, conversei com os colegas da PM e decidimos solicitar a fiscalização”, explicou Edvaldo.

De acordo com o comandante da PM, estes estabelecimentos têm de contar com saídas adequadas de emergência, extintores e serviço de primeiros socorros. “Se acontecer um acidente, incêndio ou confusão, fica difícil contornar a situação, pois aqui não temos SAMU nem Corpo de Bombeiros e acaba sobrando para a polícia”, concluiu
 

Time de Chapadinha Vence Mais Uma e Garante Vaga na Final em Brasília

 
Do Blog do William Fernandes

O time da Associação Despertar Talentos, categoria sub 17, não tomou conhecimento do MAC/MA e aplicou um convincente 3 a 0, em jogo realizado na tarde desta sexta-feira (01), em Planaltina/DF, válido pela semifinal da Copa Sulamericana de Futebol de Base.


Na tarde deste sábado (02), na decisão da copa, a garotada de Chapadinha vai encarar outro time maranhense. É uma equipe de Santa Luzia do Paruá.

Chapadinhense é Morto Durante Assalto em SP

Do Blog do William Fernandes

O chapadinhense Valdir Filho, que trabalhava como vigilante em uma empresa na cidade de Diadema, região do ABCD Paulista, foi assassinado com um tiro na cabeça, por volta das 3h madrugada desta sexta-feira (01), durante um assalto.

O corpo de Valdir deve chegar no final da tarde deste sábado (2) a Chapadinha, por volta das 18h, e será velado na Vila Nota 10/Areal. Ele era filho de Valdir Peixeiro e de D. Madá e sobrinho do ex-vereador Antonio Tote.



Diadema/SP
Valdir morava há 11 anos em São Paulo. Antes, ele morava no Bairro Caterpillar, em Chapadinha. Ele era casado e deixa a viúva e três filhos.
 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Secretaria de Cultura e Vigilância Sanitária Orientam Barraqueiros para Carnaval

 
 
A reunião foi para passar orientações quanto às regras de funcionamento das barracas durante o carnaval. Mais de quarenta barraqueiros do ramo de bebidas e de alimentação receberam as instruções.
 
O secretário de cultura, Herbert Lago Castelo Branco e a adjunta, Leandra Lima, explicaram as exigências de padronização, numeração das barracas, proibição de venda de bebidas alcóolicas a menores e o cuidado com a rede elétrica.

Vamos fazer um carnaval seguro e organizado”, disse o secretário.

Na oportunidade, o coordenador da Vigilância Sanitária, Edvar Mendes da Costa Júnyior, explicou como o trabalho de fiscalização deve ser feito durante a folia. As recomendações foram passada aos proprietários de barracas para que obedecem os requisitos de higiene.
 
A orientação foi para que os mesmos utilizem somente materiais descartáveis (pratos, copos, colheres e garfos), protejam os alimentos, evitando a contaminação, utilizem depósitos para acondicionamento do lixo e orientem os usuários de bebidas quanto à localização dos banheiros: masculinos e femininos.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, quem for flagrado em descumprimento às normas de higiene está passível de punição, que vai desde o recolhimento de todo o material até a interdição do estabelecimento.

Esperamos não ter que tomarmos medidas extremas, mas é bom saber que vai ter sim fiscalização durante o carnaval” afirmou o coordenador.

A próxima reunião para sorteio das barracas está marcada para a próxima segunda ( dia 4 ) às 17:00h no auditório da prefeitura.
 
 
 

 
 
 
 
 

ITAPECURU: MP Faz Recomendação ao Prefeito Sobre Contratações


 
 
Por: Tiago Negreiros - Jornalista
Em Itapecuru Mirim, município localizado á 112 km da capital, o prefeito enviou um projeto de lei para Câmara Municipal criando mais de 1.500 contratos para prefeitura, com a aprovação da lei, o Ministério Público emitiu um documento recomendado a não contratação, pois, se trata de um ato inconstitucional.
Ainda no documento emitido, Ministério Público diz que tomará as medidas judiciais cabíveis para assegurar o fiel cumprimento das medidas recomendadas. O prefeito foi procurado, mas, fomos informados que ele está viajando e o secretário de administração não quis falar sobre o assunto.
 

DMT Lança Campanha Educativa para o Trânsito 2013

 

 
Foi lançada oficialmente, na tarde desta quinta-feira (31), no auditório da prefeitura, a campanha educativa para o trânsito de Chapadinha 2013.
 
Participaram do evento autoridades e representantes de associações de profissionais ligados ao trânsito.
 
A mesa foi composta pelos vereadores Irmão Carlos, Eduardo Braga, Marcelo Menezes, Nonato Balequinho, Miscicley, pelo comandante da guarda municipal, Agostinho Oliveira Pacheco Neto, secretário de Administração, Ilmar Mota Souza, chefe titular do Ciretran de Chapadinha, Benetido Baltazar e pelo comandante da polícia militar de Chapdadinha, major Edivaldo Mesquita.
 
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Francisco Nascimento Monteiro, a campanha tem dois momentos. O primeiro está voltado para o período do carnaval, quando muitos motoristas e motociclistas excedem o limite de velocidade e também no consumo de bebidas alcóolicas. O slogan “Nesse carnaval não brinque com sua vida e nem com a dos outros” visa chamar a atenção para o perigo da mistura: bebida e direção.

DMT e Assessoria de Comunicação da Prefeitura, prepararam material educativo para ser distribuído aos foliões, onde constam a programação de carnaval e números de telefones úteis da cidade.

Já no segundo momento da campanha, os trabalhos vão ser voltados para crianças do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares. O slogan que passa a ser “No trânsito você é responsável pela vida” tem como objetivo despertar, desde cedo, a consciência dos futuros motoristas, por meio da educação. Os trabalhos de conscientização e esclarecimentos quanto aos direitos e deveres de cada um no trânsito terão duração de 180 dias após o carnaval.

Na oportunidade foi apresentado o comercial, que deve circular nos meios de comunicação, a camisa oficial da campanha e todo o material de divulgação. Dentro da programação devem ser realizados pedágios e palestras nas escolas, distribuição de folders e adesivos.
 
 
 
O secretário de administração, Ilmar Mota Souza, que representou a prefeita Ducilene Belezinha, reafirmou o compromisso da prefeita em dar total apoio à campanha.

O comandante da polícia militar, Major Edvaldo Mesquita, destacou a importância dessa campanha para a cidade “ é importante trabalhar a educação no trânsito e também fiscalizar a documentação dos veículos e dos condutores”.

O chefe titular do Ciretran de Chapadinha, Benedito Baltazar, destacou a importância da regulamentação da documentação dos veículos e se dispôs a participar dos trabalhos. “Com os veículos regulamentados podemos intensificar as fiscalizações e punir os infratores

O comandante da guarda municipal, Agostinho Oliveira Pacheco Neto, falou da necessidade de trabalhos educativos para evitar que mais acidentes ocorram na cidade. “Sempre pensamos que acidentes só acontecem com os vizinhos, mas nós todos estamos sujeitos a isso, e é importante que todos participem”.

O vereador presidente da Câmara, Nonato Baleco, parabenizou a iniciativa e propôs a atualização de leis para disciplinar as atividades no trânsito da cidade. “Estamos a disposição no que for possível para melhorar o trânsito de Chapadinha”.

O vereador e vice-presidente da Câmara, Eduardo Braga, destacou a importância da fiscalização nas ruas da cidade. “O motorista precisa saber que se estiver infringindo uma lei ele pode ser multado”.

O vereador Manim vestiu a camisa e reforçou a importância da fiscalização. “Estou aqui como cidadão e acredito que se a impunidade acabar, todos serão mais responsáveis no trânsito

O vereador Irmão Carlos parabenizou o evento e disse acreditar na mudança de comportamento da população a partir da conscientização.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O Enlace Matrimonial de Ediney Lopes & Odilene Bastos

Fotos: Werbron Lima
 
COLUNA SOCIAL
 
A cerimônia de enlace matrimonial de Ediney Lopes e Odilene Bastos aconteceu na Igreja de Nossa Senhora das Graças (Forquilha) na capital São Luís, no final da tarde do último domingo, dia 27 de janeiro, por volta das 17 horas.
 
 
 
A solenidade religiosa contou com a presença de familiares e amigos do jovem casal, que foram recepcionados no condomínio Amaral de Matos (Paço do Lumiar) com um jantar em família.
 
Pais do noivo: Gonzaga da Silva ("Gonzaga da CAEMA") e Iara Lopes;
Pais da noiva: José Bastos e Milagres Bastos.
 
 
 
A noiva com sua irmã Odiléa e sua sobrinha Brena Maria (que completou 1 mês nesta quarta-feira (30).
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Buteco Music: Nesta Quinta (31) Tem MPB e Sertanejo...

 
As irmãs Denisse & Daniella Alves, se apresentam na noite desta quinta-feira (31) a partir das 21h, no Bar e Restaurante Buteco Music. No repertório das universitárias, o melhor da MPB e Sertanejo - em Voz&Violão... IMPERDÌVEL!!!! - A gente se ver por lá!
 
 
Jeane Rodrigues e Ivan Lins - Proprietários
 
 

Prévia Carnavalesca no Balneário Pantanal

 
Neste domingo, dia 3 de fevereiro, acontece uma grandiosa prévia carnavalesca no Balneário Pantanal. O evento terá uma Tenda Axé com comando dos Dj's Marçal Jr. e Heigun A. abalando nas pick up, a partir das 11h da manhã e, logo em seguida Cecília & Banda - no palco, pra agitar o seu super domingo! Haverá sorteio de vários abadás e de uma caixa de cerveja Skol - bem gelada! Tudo isso, e a entrada para mulheres é inteiramente grátis ("0800")... Não perca esta muvuca com muita gente bonita, cerveja gelada e diversão garantida neste domingo no Pantanal... A gente se vee por lá!
 

CHAPADINHA: Prefeita e Secretário de Saúde Reúnem-se com Ministério da Saúde em Brasília

 
 
A prefeita, Ducilene Belezinha, e o secretário municipal de saúde, Dr. Charles Bacellar, participaram, nesta quarta-feira (30) de audiência com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, com o subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio, e o deputado federal Chiquinho Escórcio, em Brasília (DF).

O encontro promovido pelo Ministério da Saúde contemplou apenas alguns municípios maranhenses, entre eles, Açailândia; Buriticupu; Chapadinha; Codó; Pedreiras; Pinheiro; Presidente Dutra; São José de Ribamar; Bacabal.

A reunião teve por objetivo discutir o aumento do teto financeiro e ver a normatização instituída pelo Ministério com relação à saúde de alta complexidade, o programa de oftalmologia, rede cegonha e atendimento de emergência.

Os prefeitos presentes puderam expor as dificuldades que encontraram, e aproveitaram a oportunidade para solicitar ajuda do Ministério para melhorar o atendimento e a rede de saúde destes municípios.

Na ocasião, Dr. Charles apresentou o relatório de atendimento (Veja Abaixo) do Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA), o resultado obtido pela secretaria em um espaço tão curto de tempo, impressionou a todos, e gerou uma serie de elogios por parte do Subsecretário de Saúde do Maranhão, José Márcio, uma vez que os demais municípios não estão conseguindo tanto êxito.

Durante o evento Chiquinho Escórcio, falou sobre a questão do custeio na área da saúde e demonstrou preocupação. “Ocorre que a maior preocupação dos prefeitos, que receberam esses hospitais, não é só a unidade hospitalar, mas sim a questão do custeio, onde o Ministério da Saúde entra com 30%, enquanto o estado entra com 70%, o que não é justo. O razoável seria 50% cada”, disse.

Em resposta, o secretário Helvécio Magalhães, ressaltou que com a nova normatização poderá ser possível chegar a esse número.
ATENDIMENTO AMBULATORIAL POR MUNICÍPIO NO PERÍODO DE 01 A 16 DE JANEIRO

CHAPADINHA - 5.310 ANAPURUS - 31
AFONSO CUNHA -  05
MATA ROMA -  68
BELÁGUA -  08
BREJO -  38
NINA RODRIGUES -  11
BURITI -  22
SANTA QUITÉRIA -  16
SANTA LUZIA -  01
SÃO LUÍS -  09
VARGEM GRANDE -  06
COELHO NETO -  03
URBANO SANTOS -  45
DOM ELIZEU(PA) -  05
SÃO BENEDITO DO RIO PRETO -  24
BACABAL -  01
TERESINA (PI) -  01
TUTOIA -  01
TUCUMÃ (PA) -  02
IBICA (MG) -  01
TIANGUÁ (CE) -  02
MILAGRES -  03
ARAIOSES -  02
PARNAÍBA -  01
CODÓ -  01
 
SOMENTE CHAPADINHA
 
ATENDIMENTO POR CLINICA NO PERÍODO DE 01 A 29 DE JANEIRO
 
CONSULTAS CLINICAS MÉDICAS -  4.205
CONSULTA PEDIATRIA -  923
CONSULTAS ORTOPÉDICAS -  373
CARDIOLOGIA -  120
MEDICAÇÃO -  5.756
OBSERVAÇÃO 24h. -  567
NEBULIZAÇÃO -  167
RAIO X -  368
CURATIVOS -  370
 
PARTOS, CIRURGIAS E INTERNAÇÕES NO PERÍODO DE 01 A 29 DE JANEIRO DE 2013
 
INTERNAÇAO PEDIATRA -  43
CLINICA MÉDICA MASCULINA -  34
CLINICA MEDICA FEMININO -  44
PARTO NORMAL -  97
PARTO CESARIO -  60
CURETAGEM -  07
ABORTO COMPLETO -  02
COLECISTECTOMIA -  01
APENICECTOMIA -  11
LAPAROTOMIA EXPLORATÓRIA -  04
HÉRNIA -  01
HISTERECTOMIA -  03
DEBRIDAMENTO PÉ DIABÉTICO -  01
CIRUGIAS ORTOPÉDICAS -  31
REDUÇÃO -  60
IMOBILIZAÇÃO -  380
 
 

Prefeita e Comitiva Participa de Encontro em Brasília

 
 
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, participou nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF), do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Com o tema “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, o evento foi uma proposta da presidente Dilma Rousseff, com a finalidade de colocar à disposição dos gestores municipais, recém eleitos, um conjunto de orientações, informações técnicas, administrativas e financeiras sobre os municípios.
 
 
 
Pouco mais de 3 mil chefes municipais de todo país estão participando do encontro, que reúne ainda os principais ministérios e órgãos do governo federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social; desenvolvimento econômico; desenvolvimento ambiental e urbano; e participação social e cidadania.

Durante o encontro os prefeitos aproveitaram para reivindicar aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de buscar parcerias.
 
 
 
Ducilene viajou na companhia do secretário de saúde, Dr. Charles Bacellar, Isamara Meneses e sua assessora, Georgia Gomes.
 

CARNAVAL 2013: Secretário Herbert Divulga Programação



Secretário de Cultura, Herbert Castelo Branco (Foto: Sousa Neto )

O Secretário de Cultura de Chapadinha, Herbert Lago Castelo Branco, divulgou na manhã desta quinta-feira (31), a primeira programação para a temporada do carnaval 2013, com as bandas locais e as concentração dos blocos carnavalescos.

Programação para a Praça do Povo - Com Bandas Locais

Vesperal das 17h às 21h

Sábado:
17h às 19h - Forrozão Virtual
19h às 21h   - Carlinhos Maranhão


Domingo:
17h às 19h - Skma 2
19h às 21h - Swing.com

Segunda:
17h às 19h - Markário e Banda
19h às 21h - Dengo da Safada


Terça-feira:
17h ás 19h - Forrozão Virtual
19h às 21h - Swing.com


Programação dos Blocos de Rua e Bares

Domingo:

- Bloco Pinotte (A partir das 22h) / Concentração em frente a antiga Cemar (Terras Duras)

- Bloco Karamelo (A partir das 21h) / Concentração em frente a escola Almada Lima (Terras Duras)

- Bloco Caindo na Folia (Paredão a partir das 17h) / Concentração Avenida Presidente Vargas - próximo Mercadinho Jainara (Bairro da Corrente)

- Bloco dos Quiabos (Paredão das 15h às 19h) / Concentração (Rua 24 de Agosto com Cunha Machado (bairro da Cruz)

- Bonde du Stronda (Com Mini Trio Eletrico) / Concentração Praça do Viva, em frente espaço mix a partir das 18h.

- Feijão Folia: Cleitão dos teclados / Concentração Choperia LB, a partir das 15h. (Bairro do Areal)

- Associação Boa Vontade: Forrozão Ponto 15  - das 15h às 20h.


Segunda-feira:

- Bloco Pinotte (A partir das 22h) / Concentração em frente Antiga Cemar (Terras Duras)

- Bloco Caindo na Folia (Paredão a partir das 17h) / Concentração Avenida Presidente Vargas – próximo ao Mercadinho Jainara (Bairro da Corrente)

- Blocos dos Sujos Choop da Chapada das 15h às 19h. / Concentração (Travessa 15 de Novembro com Gustavo Barbosa)

- Bonde du Stronda (Com Mini Trio Eletrico) / Concentração Praça do Viva, em frente ao Espaço Mix, a partir das 18h.

- Bar Fim de Tarde Chopp (Chico Tripa): Os Pastoras, das 18h às 21h. (Bairro da Corrente)

- Bloco Bicho Grilo (Com Banda Bicho Grilo) / Concentração no Buteco Music, a partir das 17h.


Terça-Feira:

- Bloco Pinotte (A partir das 22h) / Concentração em frente Antiga Cemar

- Bonde du Stronda (Com Mini Trio Eletrico) / Concentração Praça do Viva, em frente Espaço Mix, a partir das 18h.

- Bloco Karamelo (A partir das 18h) / Concentração em frente Escola Almada Lima (Terras Duras )

- Bloco Me Xama Que Eu Vou (A partir das 17h) / Concentração Praça do Bairro do Caterpilar

-Bloco do X (A partir das 16h) / Concentração Bar do Bazar ( Terras Duras)

 

SL: Tiroteio e Tentativa de Assalto na Assembleia Legislativa do MA


Por volta das 10h da manhã desta quinta-feira (31) a guarnição da Polícia Militar posicionada na Assembleia Legislativa do Maranhão evitou uma tentativa de assalto na parte interna da casa do povo.

De acordo com informações preliminares da própria guarnição da Polícia seriam dois bandidos. Um teria entrado e seguido uma servidora da Assembleia ainda na garagem com a intensão de assaltá-la.

Houve um princípio de tumulto quando os policiais e a segurança perceberam a movimentação. Começou então uma perseguição e violenta troca de tiros.

O segundo elemento estaria na parte externa à espera do comparsa como que posicionado na boca da rota de fuga da dupla.

Os bandidos não conseguiram concluir a ação criminosa. Não houve prisões.

A Direção da Casa espera agora que com as imagens do circuito interno da Assembleia se consiga chegar à identificação dos assaltantes.
 
 
 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carro Oficial da Prefeitura de Mata Roma Atropela e Mata Trabalhador

Um carro oficial da Prefeitura de Mata Roma, modelo Nissan Frontier de placas NNE-1424, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde, atropelou e matou um homem identificado como Marcos Santos. A colisão aconteceu quando o trabalhador atravessava a BR-135, que passa pela Estiva.
 
 
A carência em sinalização faz com que constantes acidentes venham acontecendo no perímetro daquela BR. Segundo testemunhas, a caminhonete trafegava em alta velocidade quando atingiu Marcos Santos que é natural de Goias.
 
 
 
De acordo com informações, amigos de Marcos relatou que ele tinha o costume de andar sozinho na BR e estava a caminho de casa. O motorista da Frontier, que não teve o nome revelado pela polícia, foi conduzido ao Posto da Polícia Rodoviaria Federal para ser ouvido.
 
 
 

BREJO: SINTRAF e Lideranças Quilombolas Denunciam Desmatamento

Por: Igor Almeida*
 
Na tarde  da última segunda-feira (28) recebi lideranças da comunidade quilombola de Depósito, no município de Brejo, e de representantes do Sindicato de Trabalhadores na Agricultura Familiar, também daquele município.
Eles vieram denunciar o início de um processo de desmatamento da vegetação nativa (cerrado), que ainda resta da fazenda Depósito, em Brejo, onde se localiza a comunidade de Depósito. Os quilombolas lutam pela regularização de seu território a pelo menos 5 anos.
Desde meados de 2012, o INCRA, através da contratação de empresa por pregão eletrônico, vem elaborando o laudo antropológico da comunidade, que, segundo informações do próprio órgão fundiário, deve ser finalizado ainda esta mês.
Os quilombolas sempre tiveram um forte conflito com a proprietária do imóvel, que além das constantes ameaças, já ingressou com processos criminais contra lideranças do quilombo, e, pessoalmente, queimou, por três anos consecutivos, as roças de subsistência da comunidade.
Agora, segundo informações fornecidas pelos peões da fazenda, a proprietária teria vendido a fazenda no final do ano passado. Os compradores seriam gaúchos, que adquiriram as terras para a plantação de cana de açúcar. Desde a semana passada, eles iniciaram processo de desmatamento em parte do território, o que tem preocupado os quilombolas.
A não identificação dos supostos compradores dificulta o ingresso de medidas judiciais contra o ato. Assim, os quilombolas requerem do INCRA que possa deslocar uma equipe de técnicos para vistoriar a área, além de verificar em cartório se efetivamente, houve a transferência do imóvel.
Em reunião com o Ministério Público Federal, houve o compromisso do Procurador da República em instar o INCRA, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o IBAMA, a Secretaria de Segurança Pública (através da Delegacia Agrária) e o cartório da comarca de Brejo.
Os quilombolas esperam que as medidas tomadas possam cessar de imediato a ameaça ao seu território.
 
 
*Igor Almeida - Advogado Popular
 

CHAPADINHA: Pagamento dos Servidores Deve Sair Até o Final da Tarde Desta Quarta (30)

 
 
A Prefeitura de Chapadinha inicia nesta quarta-feira (30) o pagamento dos servidores municipais. De acordo com a tabela, os funcionários concursados e comissionados receberão seus vencimentos até o fim da tarde desta quarta.
 
Segundo o Instituto de Previdência e Aposentadoria de Chapadinha (IPC), os 474 aposentados também devem receber seus proventos nesta quarta-feira.

Já os contratados devem receber até o dia 10 de fevereiro.
 
 

TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA É AMEAÇADO DE MORTE

De acordo com o gestor regional da Aged/Chapadinha, José Ivo Souza (foto), na região Baixo Parnaíba, já foram registrados casos de ameaças de criadores de animais aos funcionários da entidade. Nesse contexto, ele alerta as autoridades competentes para pôr um basta nessa situação, visto que todas as vezes que aconteceram foram informados a Polícia Civil e o Ministério Público.
 
TÉCNICO DE FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA É AMEAÇADO DE MORTE EM AÇAILANDIA NO MARANNHÃO
 
Esta é mais uma triste notícia que nos mostra o quanto a realidade do trabalho de fiscalização agropecuária é perigosa e exige o comprometimento da agencia estadual e das forças de segurança em apoiar essa atividade que tem nada mais nada menos um compromisso com a saúde do cidadão, ou seja com a saúde de todos nós.

 
No dia 18 de janeiro deste ano, o técnico de fiscalização agropecuário Mateus Silva Rodrigues, filiado as SINFA e lotado na Barreira Zoofitossanitária de Itinga-MA, no exercício da sua profissão abordou um veiculo com a placa do municipio de lisboa ma. Na abordagem foi contatado que no veiculo havia queijo de fabricação caseira clandestino improprio para o consumo, pois o veiculo tambem nao era refrigerado, e dentro foi encontrado especificadamente 918 kg de queijo; 140 kg de frango congelado; 25 kg de linguiça; 6 kg de mortandela; 15 kg de pernil um total de 1104 kg de produto suino; e aproximadamente 15 galinhas caipiras vivas soltas e colocando fezes por todo o bau do veiculo; "verdadeiramente uma nojeira só".
 
Com a chegada da veterinária Nívea Monteiro Ferro, o proprietário do veículo mostrou-se bastante irritado, não querendo disponibilizar a documentação, com isso foi chamada ao local a Polícia Militar e todos foram levados a delegacia de Policia Civil, onde o Delegado de Plantão Dr. Lima ao presenciar as condições das mercadorias, prendeu o proprietário, atuando-o no artigo 258 do código penal, crime contra a saúde pública, e a mercadoria toda apreendida, além de ser atuado pela AGED.

 
AMEAÇAO proprietário do veículo e das mercadorias apreendidas foi liberado com pagamento de fiança. bastante irritado e com raiva, foi em direção ao funcionário da AGED, Sr. MATEUS SILVA e falou: "isso não vai ficar assim, este prejuízo vou tirar todo das suas costas, você não fica na minha frente o sai da minha frente". Tudo isso na presença da chefe da UVL Nivea Monteiro Ferro, foi feito de imediato um Boletim de Ocorrência e o Delegado acrescentou no inquérito o crime de ameaça, artigo 147 do Código Penal. O proprietário deve ser chamada para esclarecimentos e depoimento ao Delegado e ao Juiz. Logo após os advogados da AGED irão dar continuidade ao processo.
 
A mercadoria foi incinerada no dia 19 no sábado pela manhã com a presença dos três órgãos AGED-MA, POLICIA CIVIL, e POLICIA Militar. O jurídico foi comunicado juntamente com a Senhora Margarida Prazeres, e foi orientado ao Mateus Silva que enviasse uma cópia do B.O até a sede da AGED-MA, para juntamente com o jurídico tomar as devidas procedimentos necessárias.
 
"Confesso que estou com medo de voltar a Barreira de Itinga, andou um homem mau encarado me encarando de longe , querendo saber aonde em morava, percebi que o negócio estava sério e voltei do trabalho mas cedo pra casa. Minha família esta preocupada e minha esposa inquieta. Pensei ate em pedir licença pelo menos por um mês ate que as providencias sejam tomadas e o senhor que me ameaçou seja chamado ou convocado pela justiça ou ate mesmo pelo promotor e afirmo que se algo acontecer comigo ele seja responsabilizado". Afirmou Mateus.

 
Ascom/SINFA

Secretaria da Mulher Firma Parceria com Conselho Tutelar

 
 
A Secretaria Municipal da Mulher está se estruturando e firmando parcerias, e uma delas é com o Conselho Tutelar, para um atendimento especializado.
 
Nesta terça-feira (29) a secretária, Nildinha Telles, recebeu os representantes do Conselho, Silvana Marques da Silva (coordenadora) e Joselito Lopes de Oliveira (conselheiro) para o inicio de um trabalho em longo prazo que vai beneficiar toda a sociedade.
 
A parceria de trabalho entre os dois setores terá pontapé inicial no período carnavalesco, onde o Conselho Tutelar distribuirá panfletos e a Secretaria da Mulher informativos em formato de “leques” alertando sobre as medidas preventivas.
 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Durante a reunião, a secretária colocou-se à disposição para estabelecer novas parcerias em campanhas, projetos, programas e serviços que garantam o atendimento de qualidade às crianças e adolescentes.
 
De acordo com Nildinha Telles, a Secretaria está firmando ações em conjunto com diversos setores, inicialmente com a Delegacia da Mulher, Conselho Tutelar e Conselho do Idoso, para o atendimento aos casos que envolvam violência e abuso contra as mulheres e crianças e pessoas da terceira idade.
 
O Conselho Tutelar é o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, definidos na Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
 
 

Arquivo do blog