WebNet

WebNet

sábado, 9 de março de 2013

Executivo e Legislativo Homenageiam as Mulheres

 
Ascom/PMC

Uma parceria entre a Câmara Municipal de Chapadinha e a Prefeitura (através da Secretaria da Mulher) concedeu na última sexta-feira (8), data que marca o Dia Internacional da Mulher, o título de “Cidadã Chapadinhense” a dezenas de mulheres que contribuíram de alguma forma na construção de uma Chapadinha melhor.

Entre discursos e homenagens, as homenageadas agradeceram o carinho e acolhimento dos moradores e contaram um pouco da trajetória de vida, como escolheram Chapadinha como segunda casa.
 
Uma das homenageadas, a fonoaudióloga, Dr. Terezinha Ramalho Murta, conhecida como Dr. Murta, que reside em Chapadinha há muitos anos, contou emocionada do trabalho e amor que desempenha ao municipio, e da honra em agora poder ser conhecida como chapadinhense.

A paraibana Maria da Guia , professora, que há mais de 20 anos fixou residência no municipio, traduziu toda sua emoção, ao receber o título, em uma poesia arretada e cheia de amor por Chapadinha.

A prefeita, Ducilene Belezinha, em discurso, destacou o trabalho das homenageadas que apesar de terem nascido em outras cidades, adotaram Chapadinha como terra querida. Ressaltou a força e participação da mulher na construção de uma sociedade mais digna, e lembrou as muitas delas que sofrem com abusos e atos violentos.
 
Ao final do evento teve brindes e bolo. Logo depois todos foram convidados a assistir a apresentação da Dança Tambor de Criola.
 
Confira a lista das homenageadas:
ANA MARIA NUNES VILLELA
ANDYARA SOUSA MELO DE CARVALHO
FRANCISCA DA SILVA PESSOA
LEANDRA SILVA LIMA
LOURINALVA ALMEIDA
MARIA CELESTE GONÇALVES LIMA
MARIA DA GUIA BARROS DA SILVA
MARIA LUIZA GOMES DA SILVA
MARIA NÁGERA PONTES RIBEIRO
MARIA TEIXEIRA RIBEIRO
MARIA ZELDA VERAS CRUZ
MARINILDE DUARTE CARVALHO
MARY JANE MONTEIRO LEMOS
TEREZINHA RAMALHO MURTA
ZENITE CHAVES ALMEIDA
 

Chapadinha Comemora Dia da Mulher com Homenagens e Serviços Gratuitos

 
 
A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias da Mulher, Saúde, Assistência Social, Igualdade Racial e Cultura, promoveu uma serie de atividades para homenagear as mulheres chapadinhenses no Dia Internacional da Mulher.
 
 

Durante toda a sexta-feira(8) foram oferecidos serviços específicos para o público feminino, com atendimento odontológico, nutricional, exames preventivos e atendimento social. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Marjorie Mesquita, foram realizados 35 atendimentos preventivos, 62 verificação de pressão arterial, 25 exames de glicose, 36 atendimento odontológicos e 25 consultas de orientação nutricional, além da entrega de camisinhas femininas e folhetos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Foram oferecidos ainda a dose das vacinas Febre Amarela, Duplo Adulto, Tríplice Viral e Hepatite B.
 
A Secretaria de Assistência Social montou postos de atendimento com serviços de orientação e informação sobre a secretaria e os postos do CRAS/CREAS.

Paralelamente aos serviços médicos e sociais aconteceram palestras sobre a saúde e a violência contra a mulher. A delegada MaryJane falou sobre os abusos cometidos contra as mulheres, explicou que a maioria dos casos registrados ocorre no âmbito familiar, e encorajou a plateia a solicitar o auxilio da polícia, independente de a ocorrência ser na prórpria casa ou na casa do vizinho. “Não acreditem nessa história de que em marido que bate em mulher ninguém mete a colher. Denunciem o agressor , sempre”- disse ela.

Um dos momentos marcante ficou por conta do depoimento da cadeirante Marlete Aguiar, que ficou paraplégica depois da tentativa de assassinato do ex-marido. Em um discurso emocionado ela falou sobre as dificuldades e superação depois do atentado. “Vamos denunciar, não vamos baixar nossas cabeças”- declarou.

A ginecologista Eliane Marchi falou sobre os cuidados com a saúde, a importância das consultas preventivas, métodos anticoncepcionais e gravidez precoce.

Diversas personalidades do meio feminino estiveram prestigiando o momento, entre elas a prefeita, Ducilene Belezinha, a Assessora Isamara Meneses, a fonoaudióloga, Dr. Murta, a secretaria da mulher, Nildinha Telles, e adjunta Eliane Silva, a delegada Maryjane, a ginecologista, Eliane Marchi, a secretaria adjunta de assistência social, Márcia Portela, a empreendedora Irene Telles, a secretaria de igualdade racial, Chiquinha Pessoa e a adjunta de saúde, Valnice Meneses.
Após as palestras vinte quatro mulheres receberam placas em homenagem pela história de vida e exercício da profissão.
 
Confira a lista:
 
MARIA DUCILENE PONTES CORDEIRO - (POLÍTICA)
RAIMUNDA MARIA PESSOA MENESES - (POLÍTICA)
TEREZINHA RAMALHO MURTA - (FONOAUDIOLOGA)
MARIA NAZARET COÊLHO BRITO SOARES - (CAPITÃ)
DRª MARY JANE MONTEIRO LEMOS - (DELEGADA DA MULHER)
DRª ELIANE MARCHI - (GINECOLOGISTA)
DÉBORA LIMA - (CANTORA)
LOURISAN DA COSTA LIMA - (GERENTE)
RAIMUNDA ALMEIDA DE MENESES - (EMPRESÁRIA)
DEUSANIRA DE SOUSA CARVALHO - (FRENTISTA)
FRANCISA DAS CHAGAS QUARIGUASI - (UMA DAS MAIS IDOSAS DE CHAPADINHA)
NELI DE SOUSA BAQUIL - (BIOQUÍMICA)
MARLY LIMA BRAGA - (ESTILISTA)
OLGA MARIA DOS AFLITOS MARTINS - (PROFESSORA)
MARIA IRENE PORTELA TELES - (EMPREENDEDORA)
DOMINGAS PEREIRA DE CARVALHO - (ARTESÃ)
RAIMUNDA MARIA MOTA SOUZA - (ADVOGADA)
ELIANE ALVES SILVA - (SECRETARIA ADJUNTA EXTRAORDINÁRIA DA MULHER)
IRENILDES PORTELA TELES - (SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DA MULHER)
MARLETE BORGES DE AGUIAR - (VÍTIMA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER)
CECÍLIA BARROS - (CANTORA)
MARIA DAS GRAÇAS MENDES - (QUEBRADEIRA DE COCO)
LUECY LIMA RODRIGUES - (CABELEIREIRA)
MARIA DAS DORES GONÇALVES SILVA - (COZINHEIRA)

CONFLITO EM BREJO: Lavrador Afirma que Jagunços Armados Controlam Entrada e Saída em Comunidade


POR JULLY CAMILO
e OSWALDO VIVIANI
 
Milícia particular de plantadores de cana vindos do sul do país cerceia direito de ir e vir de lavradores
O lavrador Manoel Natal Barros, de 50 anos, morador da comunidade quilombola Depósito, no município de Brejo (a 324 quilômetros de São Luís), denunciou ao Jornal Pequeno que ele e os outros moradores do local estão sendo impedidos de entrar e sair de suas terras por jagunços armados, ligados a plantadores de cana vindos do sul do país, para quem parte da área foi arrendada ou vendida.

O lavrador foi incluído, com outras 21 pessoas, no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados (PPDDH), mas, segundo o assessor jurídico da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Igor Almeida, nunca houve nenhuma ação eficaz de segurança que pudesse garantir a integridade física de Manoel Natal.

De acordo com Natal, os conflitos começaram em 2007, quando Maria Vitória Fortes Lages Cavalcante apareceu, reclamando a posse da área onde está situada a comunidade quilombola, que então abrigava 22 famílias de lavradores.
'Durante três anos, de 2007 a 2009, as nossas suas roças, que eram plantadas às margens do Rio Parnaíba, foram queimadas, e muitos animais, mortos, por pura maldade. A Maria Vitória pessoalmente, acompanhada de policiais militares, era quem queimava a nossa lavoura e os animais', afirmou o camponês.

Em consequência dos constantes ataques dos jagunços de Maria Vitória às roças, 17 famílias de camponeses resolveram abandonar a área. Somente cinco permaneceram, apesar de constantemente suas roças estarem sendo queimadas seus animais mortos pelos criminosos.

O assessor jurídico da SMDH, Igor Almeida, disse ao JP que as terras onde está situada a comunidade Depósito foram reconhecidas como comunidade quilombola pela Fundação Palmares em 2009, mas o processo de titulação, por parte do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), só começou em 2012.

'O órgão deveria ter começado o processo de identificação do território em 2010, mas isso teve início apenas no ano passado, com a ida de um antropólogo ao local, e foi nesse momento que conseguimos deter as queimadas às roças e as mortes dos animais', disse Almeida. No entanto, de acordo com o advogado da SMDH, em janeiro deste ano, parte da área foi vendida ou arrendada – não se sabe ao certo – para pessoas oriundas do sul do país, que estão plantando cana-de-açúcar e desmatando o local.

'O mais grave é que há pessoas armadas no entorno da comunidade quilombola, violando o direito de ir e vir dos moradores', relatou Igor Almeida. Preocupado com sua família, que ficou na área quilombola, o lavrador Manoel Natal Barros está desde o fim de janeiro em São Luís, onde é assistido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

O caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF), à Secretária de Segurança Pública (SSP-MA) e à Ouvidoria Agrária Nacional, mas nenhuma providência foi tomada até agora contra a ameaça ostensiva aos lavradores.
 

MPF Instaura Inquérito Sobre Impactos Socioambientais Provocados pela Suzano no Baixo Parnaiba

PORTARIA N 1, DE 9 DE JANEIRO DE 2013
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo procurador da República signatário, no exercício das atribuições constitucionais conferidas pelo art. 129 da Constituição da República, e:
a) considerando o rol de atribuições elencadas nos arts. 127 e 129 da Constituição Federal;
b) considerando a incumbência prevista no art. 6º, VII, b, e art. 7º, inciso I, da Lei Complementar n.º 75, de 20 de maio de 1993;
c) considerando que o objeto de apuração se insere no rol de atribuições do Ministério Público Federal;
d) considerando o disposto na Resolução nº 23, de 17 de setembro de 2007, do Conselho Nacional do Ministério Público;
e) considerando os elementos constantes no anexo Relatório de Pesquisa intitulado: "CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO LESTE MARANHENSE - problemas provocados pela atuação da Suzano Papel e Celulose e de diversos produtores rurais no Baixo Parnaíba";
Instaure-se INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, para promover ampla apuração dos fatos noticiados, a respeito dos impactos verificados em decorrência de empreendimentos instalados na região do Baixo Parnaíba Maranhense, perquirindo acerca de eventuais medidas tomadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA e pelo IBAMA em seu âmbito de atuação.
Autue-se a presente portaria e as peças de informação que a acompanham como inquérito civil.
Determino, ainda, que oficie-se à Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA e à Superintendência do IBAMA, encaminhando cópia do Relatório de Pesquisa em anexo, para ciência e adoção de providências necessárias para a composição dos problemas identificados.
Após os registros de praxe, publique-se e comunique-se esta instauração à 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para os fins previstos nos arts. 4º, VI, e 7º, § 2º, I e II, da Resolução n.º 23/2007 do Conselho Nacional do Ministério Público.
 
ALEXANDRE SILVA SOARES
 
 

ITERMA Assume Compromissos com Comunidades do Baixo Parnaíba

Na última quarta-feira, dia 06 de março, foi realizada mais uma audiência entre a SMDH, Fórum Carajás, o ITERMA e comunidades tradicionais dos municípios de Santa Quitéria e Milagres. Estavam presentes as comunidades de Lagoa das Caraíbas, Coceira, Baixão da Coceira, Tabatinga, São José (Santa Quitéria) e Santa Helena (Milagres).

Como compromisso firmado entre o ITERMA, através de seu presidente Luís Alfredo, e as comunidades de Baixão da Coceira, Coceira e Santa Helena, ficou agendada visitas de técnicos do órgão no mês de abril para finalizar o processo de georreferenciamento dos territórios dessas comunidades. Logo após, ainda em abril, o ITERMA encaminhará ao INCRA as peças necessárias para o processo de certificação junto ao órgão fundiário federal para, após isso, expedir a Concessão de Direito Real de Uso para as comunidades. A expectativa é de que até o mês de maio todas essas etapas possam ser cumpridas para que o órgão fundiário estadual entregar os documentos de regularização nas comunidades.

Para as demais comunidades (além de Bracinho e Alto Formoso, que também são acompanhadas pela SMDH), o ITERMA, de imediato, acionou o responsável pelo cartório da comarca de Santa Quitéria, para que o mesmo fornecesse as certidões negativas, necessárias para o prosseguimento do processo de arrecadação sumária. Há pelo menos 03 meses o órgão vem tentando obter tal documentação. O interventor do cartório comprometeu-se de entregar os documentos nesta segunda (11) diretamente ao Presidente do ITERMA. Se constatada que o território dessas comunidades encontram-se em áreas devolutas, será dado prosseguimento ao processo de regularização.

Importante destacar que a pelo menos 4 anos as comunidades de Coceira, Baixão da Coceira, Lagoa das Caraíbas e São José vivem em conflito com a Suzano Papel e Celulose. Depois de muita disputa (inclusive judicial, na esfera estadual e federal), foi constatado pelo ITERMA que as comunidades de Coceira e Baixão da Coceira estão inseridas em áreas já arrecadadas pelo Estado do Maranhão desde 1983 (Gleba C). Tal informação já foi postada neste blog.
 

Por: Igor Almeida
 

Neda Augusta é Empossada Prefeita de Santa Quitéria

DSCF0306
 
 
Em sessão realizada na manhã da última quinta-feira (7), na câmara municipal de Santa Quitéria, a professora Neda Augusta de Lima Meireles da Silva foi empossada prefeita interina de Santa Quitéria pelo prazo de 30 dias. Neda Augusta, (Nedinha, como é conhecida) tem 48 anos, é casa com ex-vereador Paulo Sergio (Paulão), é professora da rede municipal e mãe de 3 filhos, Armênia, Augusto e Paulo Artur.
 
Neda Augusto foi eleita como vice-prefeita na última eleição na chapa de Sebastião Moreira (prefeito eleito), que se encontra internado no Hospital Sírio Libanês no estado de São Paulo.
 
No seu discurso de posse, Neda Augusto disse que o momento não era de festa, haja vista, as circunstância pelas quais estava tomando posse, a mesma falou que sua tarefa será difícil, governar por 30 dias e, pediu ajuda a todos os vereadores da base governista e aos vereadores de oposição.
 
Antes da posse de Neda Augusta, foi votado o projeto de Lei 369/2013, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal.
 
 
DSCF0308
 
Também foram votados dois pedidos de licenças para tratamento de saúde, um para Ramsés Araújo (tesoureiro da prefeitura) e outro para o prefeito, Dr. Sebastião Moreira, que se encontra internado em São Paulo. Na mesma sessão foi aprovado o Decreto Legislativo de nº001/2013 de 7 de Março de 2013 que concede ao requerente, o Prefeito Municipal, o Sr. Sebastião Araújo Moreira licença de 30 dias para tratamento de saúde.
 
A sessão foi prestigiada por todos os secretários da administração municipal e por populares que se encontravam no auditório da câmara municipal de Santa Quitéria.

Santa Quitéria Vence a Primeira no Campeonato Maranhense


DSCF0329
 
 
Partida realizada no estádio Rodrigão, valendo pela sexta rodada do Estadual, nesta tarde de quinta-feira (7). O Santa Quitéria recebeu o Cordino em casa, a partida teve início às 15h45. As equipes não apresentaram um bom futebol, o placar do primeiro tempo, 0 a 0.
 
Na segunda etapa da partida, logo aos 12min. num chute cruzado do jogador Tatu, Romarinho desviou e o goleiro aceitou um tremendo peru, placar 1 a 0 para o Santa Quitéria. Com essa vitória o Santa soma 5 pontos na tabela e da uma respirada para fugir da zona de rebaixamento.


DSCF0320
 

Márcia e Elcio Aguiar Aderem à Base Governista


Elcio Aguiar, Belezinha, D. Elma, Aluísio Santos e Antônio José (Fotos: Japa)

Por: Ivandro Coelho - Blog Café Pequeno
 
À medida que a administração da prefeita Belezinha vai se consolidando, o número de pessoas que decidem compor a base de apoio ao governo municipal aumenta. A todo instante, novas adesões são confirmadas e muitas outras ainda estão por vir.

Nesta sexta-feira (08), durante reunião com Aluísio e Belezinha, o advogado Raimundo Élcio Aguiar de Souza também confirmou sua adesão ao grupo da prefeita. Élcio, que é advogado do município, declarou que resolveu aderir ao governo porque acredita no trabalho de Belezinha. "Tenho certeza de que ela vai fazer o melhor para Chapadinha”, disse Élcio Aguiar. O advogado afirmou ainda que vai renunciar a todos os processos contra a prefeita em que ele tenha parte.

Para a prefeita Belezinha, a vinda de Élcio é importante, porque ele tem muito a contribuir com o município. "Ele é um profissional competente, que já faz parte do quadro de funcionários do município. Portanto, nada melhor que unirmos nossas forças para trabalhar melhor por Chapadinha", disse a prefeita.

No incío da semana (05), foi a vez da vereadora Márcia Gomes (PR) aderir ao governo. O acordo foi fechado durante reunião na casa do secretário de obras do município, Aluísio Santos, e contou com a presença do líder do governo na Câmara, Irmão Carlos, e dos vereadores Antônio Odilon, Francisca Aguiar, Murici, Toinho Marinheiro e Lívia Saraiva.

Articulação - O secretário de obras, Aluísio Santos, vem se destacando como o grande articulador político do governo Belezinha. Aluísio não tem poupado esforços no sentido de fortalecer a base governista e, assim, garantir tranquilidade na votação dos projetos de interesse da população de Chapadinha. Além de parlamentares, técnicos e profissionais de diversas áreas estão se propondo a contribuir com o governo.
 
*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista.
 
 
 

D. Zezinha Morre Aos 71 Anos

 
É com muito pesar que informamos o falecimento de Maria José do Nascimento Pereira, 71 anos. D. Zezinha, como era carinhosamente conhecida, é esposa do sr. Nilo Lira, mãe do ex-vereador França Nilo e do ex-secretário municipal de Agricultura Antonio Nilo,de José, Aldrin e Noélia; e tia do advogado Luciano Lira.

Segundo informações de um familiar, repassadas ao blog, D. Zezinha faleceu por volta de 1h da manhã deste sábado (09), em sua residência. Antes do acontecido, teria ido ao banheiro, e ao retornar, deitou-se e logo deu alguns suspiros fortes, vindo a óbito, o que caracteriza, um suposto ataque cardíaco fulminante.

O corpo está sendo velado na residência da família, na rua da Aldeia (bairro de mesmo nome) - próximo ao Terminal Rodoviário.
 

À família enlutada, nossas condolências.

 

Centro Comercial de Chapadinha Fica sem Energia por Cerca de 2 Horas

Do Blog do William

Um defeito em um dos transformadores que abastecem a rede de energia elétrica do Centro Comercial de Chapadinha deixou o comércio sem luz por cerca de duas horas, nesta sexta-feira, 8 de março.

O problema aconteceu às 11h20. Uma equipe da Cemar trocou o transformador que fica ao lado da loja Novo Mundo, na Avenida Oliveira Roma. Às 13h30 a energia foi restabelecida. As lojas que são climatizadas tiveram que deixar suas portas abertas.

Uma falha na interdição das ruas durante a ação da equipe da Cemar causou transtornos a alguns motoristas que tiveram que andar a ré ou pela contramão, na Ananias Albuquerque e na Oliveira Roma, mas não houve nenhum tipo de confusão.

 

HAPA Comemora Dia da Mulher com Café da Manhã

 
 
As servidoras do Hospital Antônio Pontes de Aguiar (HAPA) foram agraciadas na manhã desta sexta-feira (8) com um delicioso café da manhã, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por conta do Dia Internacional da Mulher.

Estiveram presentes a prefeita, Ducilene Belezinha, o secretário de Saúde. Dr. Charles Bacella e sua esposa Isamara Meneses (assessora especial em Brasília),  o secretário de Assistência Social, Paiva, a secretária da Mulher, Nildinha Telles, o secretário de Cultura, Herbert Lago, e a adjunta, Leandra Lima.
Durante o evento, as mulheres participaram de um sorteio que presentou dezenas delas com um kit de beleza.

 

 

 

 

 

 

Vereador Eduardo Sá Defende Instalacão da Suzano em Chapadinha

Do Blog do William

O vereador que tem se notabilizado pelas constantes cobranças ao governo belezinha, em seus pronunciamentos no plenário da Câmara Municipal de Chapadinha, Eduardo Sá, do PRTB, tem sido uma das poucas vozes no Legislativo em defesa da instalação da Suzano no município.

Como engenheiro agrônomo, ele diz ser conhecedor dos prós e contras da instalção de uma unidade produtora de pellets no município e garante, que no momento, o município tem muito mais a ganhar do que a perder, pois, na região já há planatios de eucalipto, matéria prima dos pellets e, caso a fábrica não fique no município, ficaremos apenas com os ônus.

Veja o que ele disse em cometário no facebook, quando perguntamos sobre a Suzano:

"Eu sou a favor e conforme eu disse na câmara, foi feita uma audiência publica na Quadra da Escola O Pequeno Principe, para tratar dos Impactos Ambientais, todos sabem que já foram plantados milhares de hectares de Eucalipto, com isso sou a favor da implantação da Fabrica em nossa cidade, pois os Impactos Ambientais do plantio vão ficar no município e os benefícios que a fabrica trás, que são a geração de 10.000 empregos diretos e indiretos, o aquecimento da economia interna, com o aumento na procura de restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, auto pecas, oficinas, supermercados, farmácias, etc, irão para outra cidade Isso nao é justo com Chapadinha."
 

sexta-feira, 8 de março de 2013

SOLIDARIEDADE: Família Pede Ajuda... #Atualizado

 
Os pais da pequena ANA MARCELA DE JESUS LIMA, de 2 anos, Antonio Irineu Cardoso Lima e Maria Silvana Silva Nunes, vem a público pedir ajuda para manter a filha que se encontra internada no Hospital Materno Infantil, em São Luís.


 
Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de março, Ana Marcela, que nasceu com hidrocefalia, foi submetida à uma cirurgia para implantação de uma válvula em sua cabeça. A intervenção cirurgica, Graças a DEUS, foi um sucesso!
 
 
SAIBA MAIS SOBRE HIDROCEFALIA:
 
 

 
 
Sem condições financeiras no momento para arcar com outras despesas (como remédios, fraldas, sabonete especial, alimentação, dentre outras) os pais, gentilmente, PEDEM SUA AJUDA, seja com qualquer quantia ou mesmo material.
 
 
As fraldas são no tamanho XG (16Kg); quanto ao sabonete, a mãe diz q ela pode usar qualquer um que seja infantil. Eles estão no Hospital Materno Infantil - O leito é o 28 E, que fica no 4º Andar (o hospital fica no Centro (São Luís); O leite é o Suprasoy (sem lactose) - . De já, agradecemos todo apoio/contribuição, e se não for pedir demais, pedimos que #Repassem a informação! Que DEUS abençoe a tds, sempre!
 
O pai, Antonio Cardoso, é cunhado deste que vos escreve - Sousa Neto (ele é irmão de minha esposa Soraia Sousa).

............................................................................

Faça sua doação no Banco Bradesco


Agência: 1134-7

Conta Corrente: 0561141-5

Nome (mãe): MARIA SILVANA SILVA NUNES

Contato: (98) 9124-9795 - Vivo / 8282-5746 - Tim

...........................................................................

EM CHAPADINHA - Falar com Sousa Neto, pelo fone (98) 9127-6568 (Vivo) / 8263-3671 (Tim)


*Os pais só tem conta no Bradesco, pois moram na zona rural de Afonso Cunha-MA, e lá (sede) só tem essa agencia; O pai, é meu cunhado (irmão de minha esposa); Falei com ele por telefone, e ele me autorizou a disponibilizar minha conta no BB...

Banco do Brasil (Ag.: 1773-6 - C/C 6.327-4 - Raimundo Nonato G Sousa Neto) - Sou tio da criança, e seus pais autorizaram.


Marcela com seu pai
 
 
Casa da família na zona rural de Afonso Cunha-MA.
 
 
Marcela com seus pais (Lavradores)
 
 

Secretaria Municipal do Trabalho Realiza Aula Inaugural dos Cursos de Qualificação Profissional

 
Ascom/Pref. Mun. Chapadinha

Sala lotada e alunos atentos ao monitor. Foi assim a aula inaugural do curso tele presencial de qualificação oferecido pela secretaria do trabalho em parceria com o centro de capacitação tecnológica do Maranhão (Cetecma), nesta quinta-feira (07).
 
Estão sendo oferecidos dois cursos nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de contabilidade com duração de três meses, 4 dias por semana distribuídos em três turnos para três turmas. Para acompanhar as aulas todos os alunos devem receber o material didático. No total foram ofertadas 120 vagas para jovens entre 18 a 30 anos de idade que devem ter o compromisso com a participação nas aulas e realização das tarefas. De acordo com o secretário municipal do Trabalho, Zezinho Lima, o resultado dessa dedicação pode ser um estágio remunerado.

A única exigência feita é quanto a participação nas aulas. Os alunos devem chegar no horário certo. Estamos com a proposta de ampliarmos o horário de funcionamento da secretaria para disponibilizarmos uma biblioteca para consulta” destacou o secretário.
 

Com transmissão via satélite, diretamente da cidade de Timon, o chefe da Casa Civil, Luís Fernando e a governadora Roseana Sarney, deram início aos trabalhos. A prefeita Ducilene Belezinha, secretário adjunto de Educação Profissional, Fernando Lima, o secretário municipal do Trabalho e o vereador Manin Lopes acompanharam a cerimônia em tempo real. Para a prefeita essa é uma oportunidade que os jovens não podem perder, pois muitos não conseguem emprego por falta de qualificação.

É muito triste vermos nossos jovens sem uma ocupação por falta de preparo profissional. Não podemos perder essa chance. Vamos apoiar no que for preciso para garantirmos oportunidades a todos, e assim mudarmos a realidade de Chapadinha e região”, disse a prefeita.
 
 
 
O curso está sendo oferecido pela primeira vez em Chapadinha. De acordo com o secretário adjunto da educação profissional, a cidade foi escolhida, para ser um dos 14 polos em todo o Estado, por apresentar um grande potencial de desenvolvimento com a vinda de empresas para região. Daí a necessidade de capacitar a mão de obra local para ser absolvida por essas empresas.

Chapadinha está localizada em uma região promissora. E como a educação é um processo lento precisamos começar o quanto antes a preparar nossos jovens para estarem aptos a assumir funções que exijam maior preparo”, concluiu o secretário.
 
 
 
 
 
 
 
 

Conleste Reúne Prefeitos em Chapadinha


Composição da mesa
 
O Consórcio Público Intermunicipal da Mesorregião Leste Maranhense (Conleste) reuniu nesta quinta-feira (7), em Chapadinha, cinco dos 13 municípios que integram o consórcio na micro região do Baixo Parnaíba.

Participaram do evento os prefeitos José Leane (Afonso Cunha), Adalberto Rodrigues (Belágua ), José Ribamar (Nina Rodrigues). Flávio Furtado (Duque Bacelar), Francivaldo Vasconcelos (Cachoeira Grande) e Ducilene Belezinha (Chapadinha).
 

Apresentação da equipe CONLESTE
O evento serviu para apresentar a estrutura do consórcio e os benefícios que ele pode trazer aos municípios. A apresentação ficou por conta da equipe do Conleste que falou das estratégias, propostas e projetos que envolvem o grupo. “O Consórcio busca a oportunidade de ser o executor de políticas públicas, atuando como articulador e orientador na busca de recursos. Fazendo ainda com que as despesas sejam consorciadas. Há casos em que o município consegue economizar até 40% no custeio de elaboração de projetos”- disse o Gerente Administrativo e Financeiro Conleste, Claudio Vasconcelos.

O prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos, lembrou que os consórcios são o assunto do momento, e que assim como nas sociedades organizadas que avançam devido a união dos povos, a junção entre os municípios, através do Conleste, possibilitará o desenvolvimento das regiões.
 
 
Durante o evento os prefeitos puderam ainda expor suas dúvidas e sugerir ações a serem desenvolvidas, como acompanhamento junto aos entes (TCE;TCU), cronograma de compromissos, troca de experiências entre os consorciados, presença do consórcio nos demais municípios, entre outros.
A prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha, ressaltou a importância da cooperação entre os municípios do Conleste e o trabalho em conjunto para fortalecer as políticas públicas. “O Conleste é um grande aliado para aproveitamento dos recursos e desenvolvimento dos municípios. A união é que faz a força”- declarou.

Ao final do evento os gestores assinaram o termo aditivo que garantem a participação deles no consórcio.
 
 
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

SOLIDARIEDADE: Família Pede Ajuda...

 
Os pais da pequena ANA MARCELA DE JESUS LIMA, de 2 anos, Antonio Irineu Cardoso Lima e Maria Silvana Silva Nunes, vem a público pedir ajuda para manter a filha que se encontra internada no Hospital Materno Infantil, em São Luís.
 
 
Na manhã desta quinta-feira, dia 7 de março, Ana Marcela, que nasceu com hidrocefalia, foi submetida à uma cirurgia para implantação de uma válvula em sua cabeça. A intervenção cirurgica, Graças a DEUS, foi um sucesso!
 
 
SAIBA MAIS SOBRE HIDROCEFALIA:
 
 
 
Sem condições financeiras no momento para arcar com outras despesas (como remédios, fraldas, sabonete especial, alimentação, dentre outras) os pais, gentilmente, PEDEM SUA AJUDA, seja com qualquer quantia ou mesmo material.

O pai, Antonio Cardoso, é cunhado deste que vos escreve (ele é irmão de minha esposa Soraia Sousa).


Faça sua doação no Banco Bradesco

Agência: 1134-7

Conta Corrente: 0561141-5

Nome (mãe): MARIA SILVANA SILVA NUNES

Contato: (98) 9124-9795 - Vivo / 8282-5746 - Tim
 
 
Marcela com seu pai
 
 
Casa da família na zona rural de Afonso Cunha-MA.
 
 
Marcela com seus pais (Lavradores)
 
 

MATA ROMA: Será Obrigatório o Uso do Capacete pelo Motociclista e o Carona

 
A partir de agora torna se obrigatório o uso do acessório de segurança (capacete), para os motociclistas e seus respectivos passageiros (caronas) que circularem nas vias da cidade de Mata Roma, a informação é do comando da Policia Militar de Mata Roma, que efetuará apreensão do veículo em que o condutor for pego sem o uso do acessório de segurança.

O devido emplacamento dos veículos também serão exigidos, a medida serve para conter o grande numero de motos sem procedência e até mesmo de chassi adulterado, para evitar constrangimento todo motoqueiro deverá conduzir sua moto emplacada e usando capacete.

A lei já existe, e é válida para todo o Brasil, porém, muitos desconhecem e outros desrespeitam aumentando as estatísticas de mortes e outros prejuízos. Se cada um fizesse sua parte todos sairiam ganhando, é bom lembrar que estamos apenas cumprindo a determinação da justiça”, relatou um Policial Militar.

A medida tem por objetivo diminuir as irregularidades, sequelas e até mortes provocadas por motociclistas, que trafegam nas estradas e vias públicas do município sem o item de segurança essencial para garantir mais segurança para os condutores, os caronas e pedestres.

 

Vereadores Aprovam CPI's

 
Em sessão ordinária realizada na tarde desta quinta-feira (7) a Câmara Municipal de Chapadinha aprovou, por unanimidade, as duas CPI's (Comissão Parlamentar de Inquérito), constantes na pauta, e a partir de agora aguardam a indicação dos membros que deverão ser feitas pelas bancadas partidárias.

Uma delas (CPI), apresentada por Manim Lopes (PT), pretende apurar desvios de recursos públicos de convênios na gestão de Danúbia Carneiro; e a outra, de autoria de Eduardo Braga (também petista), tem por objeto investigar negócios irregulares nos aforamentos da prefeitura.
 
 
Com informações do Blog do Alexandre Pinheiro

 

Governo Belezinha Inicia Diálogo com o SINDCHAP

 
 
O sindicato dos Servidores Público (SINDCHAP) encaminhou ofício à prefeita Ducilene Pontes (Belezinha) no dia 18/02 com as reivindicações discutidas pela categoria dos servidores nas 3 Assembléias Gerais da entidade realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro desse ano.

A pauta de negociação discute entre outras coisas:

  • Lei do piso referente a aplicação de 1/3 da carga horária em atividades de planejamento pedagógico (L11.738, Art. 2 § 4º);
  • Calendário de pagamento anual;
  • 1/3 de férias;
  • Recursos do FUNDEB 2013:
* Estimativa anual R$ 41.899.582,14 (60%= R$ 25.139.749,20)
* Resíduos de Complementação da União 2012 – R$ 740.060,09
* Ajuste Fundeb 2012 previsão para abril 2013. R$ ?
  • Atualização da Lei 1099/2009 (PCCR) com as reivindicações da categoria de modo geral.

Em resposta sobre os questionamentos que envolve o sistema de educação básica municipal, o secretário Francejane Magalhães concedeu uma entrevista no programa do Sindicato: " A Hora e a Vez do Servidor Público" neste último domingo (03) na Rádio Cultura FM 87,9.

Em seus esclarecimentos o secretário disse que o governo não tem motivos de atropelar as lei pertinentes aos servidores e que na gestão Belezinha tudo será concedido mediante diálogo e negociação com os professores e demais funcionários públicos com a intervenção do sindicato sem que traga condições impactantes e prejudiciais ao município.

Após a direção do SINDCHAP reiterar ofício citado, nesta quarta (05), a prefeita Belezinha resolveu dialogar com o presidente, prof. Armando Ferreira e o secretário Enedilson Santos para combinar uma assembléia geral com os servidores na sede da entidade.

A prefeita sinaliza que fará tudo ao seu alcance, com o aval dos secretários, setor jurídico e contábil para negociar todos os direitos da classe de forma saudável diferente das gestões anteriores, onde era necessário maratonas de manifestações com o poder público diante das intransigências ditadoras.

Ficou acordado, com base na agenda de compromisso da gestora, que o sindicato poderia logo agendar com seus associados, uma assembléia geral para quarta-feira, dia 13 de março às 17:00 horas. A diretoria nesta postagem, já antecipa o agendamento dessa importante reunião. Segunda-feira (11) será enviado a convocatória a todos os setores públicos. Aguardem!

Assembleia Silencia Sobre Denúncia do MPF Contra Presidente da Comisão de Ética, Magno Bacelar


Plenário silencia sobre denuncia contra presidente da Comissão de Ética
 
 
O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, deputado Magno Bacelar (PV), uma espécie de reencarnação do impagável personagem Odorico Paraguaçu (novela O Bem Amado), mesmo sendo acusado pelo Ministério Público Federal (clique aqui) de desviar dinheiro público, no período em que esteve no comando da Prefeitura de Chapadinha, não corre o menor risco de ser defenestrado do cargo.
Na sessão desta manhã de quinta-feira (07), nenhum dos parlamentares presentes, inclusive da oposição, tocou no assunto e tudo indica que Magno não tem o que temer quanto a sua permanência na presidência da Comissão, mesmo correndo o risco de ser chamado para acertar as contas com a justiça.

Na ação que tramita na 6ª vara da Justiça Federal do Maranhão, o MPF/MA pede a condenação dele e de mais três auxiliares que presidiram a Comissão de Licitação, por terem cometido irregularidades na aplicação dos recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, nos anos de 2005 e 2006.

O MPF-MA solicita ainda que os quatro gestores sejam enquadrados nas penas aplicáveis aos agentes públicos em caso de enriquecimento ilícito no exercício do mandato, cargo, emprego ou função na administração pública (penas previstas na Lei 8.429/92).

A investigação do Ministério Público passaria despercebida ou teria pouca importância não fosse o fato do deputado ter sido eleito recentemente presidente da Comissão de Ética, responsável por avaliar e punir conduta antiética dos parlamentares.
 
Que moral terá essa Comissão se o seu presidente é acusa de ter desviado dinheiro público? Que respeito o Poder Legislativo pode ter da sociedade se coloca para presidir uma das comissões mais importantes da Casa justamente um parlamentar acusado de desvio de conduta? Certamente, nenhum.
 

Arquivo do blog