WebNet

WebNet

sábado, 23 de março de 2013

Prefeitura, SEBRAE e CDL Discutem Implementação da Lei Geral

Allan Monteles (CDL), Diógenes Jr. (Sebrae), Prefeita Belezinha e Edlania Barros
 
A prefeita, Ducilene Belezinha, recebeu na tarde desta sexta-feira ( 22 ), em seu gabinete, o gerente do Sebrae Regional do Sebrae, Diógenes Júnior, o presidente da Câmara dos dirigentes lojistas, Allan Monteles e a consultora do Sebrae, Edlânia Barros para discutiram a viabilidade da implementação da Lei Geral , que trata da política pública para a geração de emprego e renda e promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios.

A Lei Geral existe em Chapadinha desde 2010, mas já está desatualizada precisando passar por adequações.

De acordo com o gerente regional, a burocracia tem dificultado o acesso dos pequenos empreendedores aos processos de regularizações de seus negócios.

Precisamos buscar os responsáveis pelos pequenos negócios e incentivar a legalização de seus serviços, pois assim a economia da cidade é fortalecida, promovendo a circulação de renda e geração de empregos”, disse o gerente.

Para a implementação da lei no município, o Sebrae se colocou à disposição para capacitação e qualificação dos agentes de desenvolvimento local.

Já o município se dispôs a identificar pessoas que se enquadrem no perfil desses agentes e um espaço físico para que os pequenos empreendedores obtenham informações de maneira simples e assim estabelecer contatos diretos entre empreendedores, Sebrae e prefeitura.
 
 
 
 
 

Chapadinha Perdeu R$ 7 Milhões Por Descompromisso do Governo Magno/Danúbia

 
Aluísio Santos, Roberval Soares e Nonato Baleco.


Estiveram reunidos, na última quinta-feira, 21 de março - Dia Mundial da Água, com o Gerente da CAEMA Roberval Soares, o Presidente da Câmara Municipal Nonato Baleco, o vereador Manin Real Brasil, vereador e líder do Governo Irmão Carlos e o Secretário de Obras Aluísio Santos.

Na oportunidade foram tratados diversos assuntos de interesse da comunidade.

Os vereadores procuraram o Gerente da CAEMA para entender melhor os problemas relacionados ao abastecimento de água em nosso munícipio e embora a situação seja preocupante Roberval anunciou que Chapadinha pode receber 26 milhões de reais para serem aplicados na construção de uma nova subestação dentro dos padrões e normas ambientais, na ampliação da captação de água na Itamacaóca, novos poços artesianos para atender bairros como mutirão e recanto dos pássaros e para ampliação e melhoria da rede de distribuição de água em nosso município.

Roberval agradeceu a presença dos representantes do executivo e Legislativo. Segundo ele a prefeita Maria Ducilene Pontes, já havia o recebido e dado agilidade ao processo burocrático para que Chapadinha não perca esses recursos, pediu ajuda e pressa ao Legislativo em discutir e aprovar os projetos que já foram encaminhados aquela casa com a maior agilidade possível.
 
 
Justificou dizendo que Chapadinha já havia perdido 7 milhões de reais em recursos, que seriam utilizados para ampliação da captação de água na Itamaóca, na gestão anterior (advinha quem era a gestão passada? O desgoverno MagNúbia) e perdemos esse recurso por falta de compromisso do desgoverno MagNúbia que não cumpriu os prazos determinados.

Roberval declarou ainda, que por várias vezes foi a prefeitura para tentar conversar com a então prefeita Danúbia Carneiro, porém não obteve êxito.

Tanto Aluísio, Nonato Baleco quanto os vereadores presentes se mostraram bastante preocupados com a situação, o que os difere de outros governos é a vontade de arregaçar as mangas e agir em parceria com a CAEMA para garantir um bem comum e precioso a ÁGUA chegando limpa e tratada em nossas residências.

Mas para isso é preciso que cada um de nós faça sua parte e economize água, veja nas fotos abaixo o quanto o nível de água na Itamacaóca está baixo:
 
 
 
 
 
 
 

Secretaria Municipal da Mulher Participa de Capacitação Sobre Políticas para Mulheres

 
 
A secretária municipal da Mulher, Nildinha Telles e a assessora Nair Diniz Martins, participaram na última terça-feira (19), de uma reunião organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, em São Luís.

O evento teve como objetivo tratar com os Gestores Municipais a construção dos Planos Municipais de Políticas para Mulheres. Mesmo os municípios que ainda estão com processo de criação da secretaria da mulher em tramitação aproveitaram a oportunidade para se capacitar. A secretaria de Estado da Mulher pretende apoiar a criação de pelo menos 16 planos municipais.

Existem vários tipos de violências contra a mulher, precisamos trabalhar junto com a sociedade para que esse quadro se modifique”, disse a secretária.

Estiveram presentes representantes de 32 municípios: Aldeias Altas, Anapurus, Bacabal, Barreirinhas, Cantanhede, Chapadinha, Colinas, Esperantinópolis, Estreito, Godofredo Viana, Icatu, Igarapé do Meio, Magalhães de Almeida, Matões do Norte, Pedreiras, Pio XII, Presidente Dutra, Presidente Médice, Rosário, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Santo Antonio dos Lopes, São Benedito do Rio Preto, São João do Sóter, São João dos Patos, São Luís, São Mateus, São Roberto, Tasso Fragoso, Turiaçu e Zé Doca.
 
 
 
 

Prefeita Ducilene Belezinha Fala Sobre Antecipação da Comemoração do Aniversário da Cidade

 
 
Semana Santa é tempo de reflexão, perdão e penitência. É tempo de olharmos para dentro de nós mesmos e fazermos uma análise sobre a nossa existência, nossa maneira de viver e ser cristão.

Por isso, em respeito aos dias santos e ao que eles significam e representam para nós cristãos, as atividades alusivas ao aniversário de Chapadinha, dia 29 de março, que neste ano será na sexta-feira santa, foram antecipadas para os dias 23 e 24 de março, encerrando-se com ato cívico dia 26 de março, às 16h - em frente à prefeitura municipal.
 
 
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Transformador de Energia é Roubado na Zona Rural de Chapadinha

Na manhã desta sexta-feira (22) o sr. José Ribamar Irineu Carneiro, conhecido popularmente como "Ribinha da Sucam", registrou B.O (nº 459/2013) na Delegacia de Polícia de Chapadinha, denunciando roubo do transformador de energia elétrica do povoado Cocal Grande, localizado próximo ao Tinguis.
 
O mesmo, pede a quem tiver alguma informação, que denuncie na Delegacia de Polícia (fone: 3471-2762 ou 3471-2631). Vale ressaltar, que quem compra produtos roubados, pode responder por crime de receptação.


Imagem ilustrativa

Prefeitura Envia Projeto de Lei para Câmara Solicitando doação de terrenos à CAEMA


 
 
 
Nesta quinta-feira (21) a prefeita Ducilene Belezinha encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que trata da doação de três terrenos do patrimônio público à Companhia de Água e Esgotos (CAEMA). Caso seja aprovado pelos parlamentares, a doação promete melhorar o abastecimento de água no município, com a edificação de dois reservatórios e uma estação elevatória de água tratada.

Chapadinha havia sido contemplada com um projeto de 26 milhões de reais que prevê a ampliação da crista principal da barragem da Itamacaoca, aumentando assim o fluxo e volume de água. O projeto liberado ainda no ano passado pelo Ministério das Cidades corria o risco de ser cancelado, uma vez que a companhia de água não havia obtido respostas da gestão anterior. Procurada pelo gerente daquele órgão, assim que soube da urgência para legalização do imóvel onde deveria ser construído os reservatórios, a prefeita acionou o setor de tributos e determinou em caráter de urgência que fossem realizados todos os tramites legais para a o andamento do projeto.

Assim que fui informada da necessidade da doação das áreas, encaminhei o projeto de lei para aprovação. Com certeza quem ganhará com isso é o povo, uma vez as poucas chuvas vem impedindo o aumento de nível de água na Itamacaoca”- declarou a prefeita.

A nossa parte era solicitar que a prefeitura fizesse a doação dos terrenos, agora depende dos vereadores aprovar aquelas áreas que a CAEMA não detém domínio, para que sejam legalizadas em nome da própria CAEMA, uma vez que essa exigência é do próprio Ministério das Cidades”- disse o gerente, Roberval Lima.

O secretário de Obras, Aluísio Silva, que esteve na manhã desta sexta-feira (22) no escritório da Caema reunido com o gerente e os vereadores Nonato Baleco, Manin e Irmão Carlos, lembrou da necessidade que esse projeto seja aprovado ainda na semana que vem, antes do feriado da semana santa.
 
Esperamos que um projeto desses e de tanta importância seja aprovado antes dos dias santos, pois todo o município será beneficiado com essas construções”- destacou ele.

 
 

Oberdan Galvão Participa de Encontro Nacional que Debate o Papel das Instituições Regionais para o Desenvolvimento do Nordeste Promovido pelo BNB

 
Debater o papel das instituições regionais para o desenvolvimento do Brasil e do Nordeste e a importância do fortalecimento desses órgãos (como BNB, SUDENE, DNOCS, Codevasf e Chesf). É com esse objetivo que a Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB) realiza nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no Hotel Orange (Ilha de Itamaracá/PE), encontro com o tema “Instituições regionais fortes: imperativo de um projeto nacional de desenvolvimento”.
 
O chapadinhense Prof. Oberdan Galvão, funcionário de uma das agencias do BNB na capital São Luís, participa do encontro representando o CONAJ/SLZ.
 
 
 
O debate integra a programação da 43ª edição da Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB - encontro que reúne semestralmente funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lotados em diferentes estados e que são escolhidos por seus pares para representar a Associação em sua unidade de trabalho.
 
 
Oberdan aproveitou o intervalo para o almoço para registrar esta foto
 
Sobre a AFBNB – A Associação dos Funcionários do BNB é uma entidade com 27 anos de fundação, sediada em Fortaleza, com mais de cinco mil associados e cuja missão é defender os direitos dos trabalhadores do BNB; trabalhar pelo desenvolvimento do Nordeste, através do combate às desigualdades sociais e atuar na preservação do Banco do Nordeste do Brasil enquanto indutor de desenvolvimento da região.
 
 
 

Vereadores, Secretário de Obras e Diretor da Caema Discutem Problema da Água em Chapadinha

Roberval Lima explica o projeto ao secretário de obras e ao presidente da Câmara
Por: Ivandro Coelho - Blog Café Pequeno
 
Um grupo de parlamentares reuniu-se nesta sexta-feira (22) com o presidente da Caema, Roberval Soares Lima, para pedir esclarecimentos sobre o problema da água em Chapadinha (leia mais em Chapadinha vai ficar sem água?). Acompanhados do secretário de Obras do município, Aluísio Santos, eles solicitaram informações sobre o projeto de ampliação da rede de abastecimento local - empreendimento que custará mais de R$ 26 milhões aos cofres públicos. No Maranhão, somente três municípios– Tutóia, Pinheiro e Chapadinha – foram beneficiados com recursos do PAC II.

Aluísio e vereadores conhecem a estação de tratamento de água da Caema

Os vereadores procuraram o presidente da Caema depois que a prefeita Belezinha enviou ofício à Câmara informando a doação de áreas do município onde deverão ser construídos reservatórios. A construção de reservatórios em bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista é uma das ações contempladas no projeto, que também prevê o aumento (ou elevação) da represa Itamacaoca e a construção de uma nova estação de tratamento na área da barragem.

Represa Itamacaoca: Secretário de Obras e vereadores vêem de perto o drama
 
Segundo Roberval, o município corre o risco de perder os recursos caso não sejam viabilizadas as áreas exigidas no projeto. A liberação dos terrenos depende agora somente da aprovação do projeto de lei pelo Legislativo. Após a reunião com o diretor da Caema, os parlamentares foram até a represa Itamacoaca conferir de perto a situação da barragem, que está 4 metros abaixo do nível normal. Além do secretário de Obras, Aluísio Santos, participaram o presidente da Câmara Municipal, Nonato Baleco, o líder do governo, Irmão Carlos, e o vereador Manim (PT).
 
 
*Ivandro Coêlho, é professor e jornalista
 
 

ÁGUA DOCE DO MA: Prefeito Rocha Filho Assina Termo de Compromisso com o SEBRAE em Barreirinhas

 
 
O presidente do conselho deliberativo do SEBRAE Maranhão, Cláudio Azevedo, participou de mais uma maratona de viagens pelo interior do estado, comandando os encontros de prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão.

SEBRAE trouxe novamente ao maranhão o consultor da unidade de políticas públicas, Yves Ribeiro, ex-prefeito de três cidades pernambucanas - Iguarassu, Itapissunga e paulista que contou ao público presente a sua experiência de 26 anos como gestor do executivo municipal.
 
 
Rocha Filho - Prefeito de Água Doce do Maranhão
 
Os eventos promovidos pelo SEBRAE foram agendados para Chapadinha (dia 19) e dia 20 em Barreirinhas, onde o Prefeito de Água Doce do Maranhão Rocha Filho, assinou Termo de Compromisso com SEBRAE para implantar lei das micro e pequenas empresas que darão apoio aos comerciantes locais.
 
O desenvolvimento territorial sustentável é a principal proposta do SEBRAE para os prefeitos e que soma esforços da instituição em todas as suas dez unidades regionais no Maranhão - até abril serão abertas mais duas regionais, em Grajaú e Presidente Dutra. Além das soluções educacionais, projetos, ações e programas, o SEBRAE defende a regulamentação e implementação da Lei Geral Municipal das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte como fator decisivo para fomentar a economia local por meio dos pequenos negócios.

Nos encontros, foi destacado o papel da instituição como fomentadora dos pequenos negócios. "A parceria com o poder público é importantíssima na medida em que poderemos pensar, em conjunto, ações progressistas para o bem estar dos maranhenses" aponta o diretor técnico do Sebrae-MA, José Morais.
 

1º Fest Voley de Chapadinha

 
Vai acontecer o 1º Fest Voley de Chapadinha, o evento fará parte da programação do Aniversário de 75 Anos de Emancipação de Chapadinha, e terá a participação de 08 equipes, e irá acontecer no próximo domingo, dia 24 de março.

O Fest Voley será na modalidade 4x4, e será disputada em quadra de areia da Associação Cangaia, a partir das 8h da manhã, a competição será no sistema eliminatória, ou seja, mata mata, as equipes vencedores irão se classificando até chegar a um vencedor.

As inscrições serão feitas a partir desta sexta-feira (22) na sede da Associação Cangaia. Às 17h30, desta sexta, haverá uma reunião com atletas e comissão organizadora, para tratar de assuntos referente ao torneio.

A organização do Fest Voley será da Secretaria Municipal de Esportes de Chapadinha em parceria com os amigos do voley.
 

Vigilância Sanitária Orienta Feirantes do Mercado Municipal

 
 
A reunião educativa realizada nesta quinta-feira (21), com feirantes, que comercializam carnes e peixes no Mercado Municipal, teve como objetivo orientar e alertar quanto aos cuidados que se deve ter nas instalações para o armazenamento dos alimentos, que devem atender a todos os requisitos técnicos de higiene, que incluem a maneira correta de conservação, transporte e manejo.

Na oportunidade, a Vigilância Sanitária informou sobre a obrigatoriedade da Carteira de Saúde, que deve estar atualizada, dos manipuladores de alimentos, bem como a necessidade do uso de uniformes e demais equipamentos de proteção que garantam condições satisfatórias de higiene.

De acordo com o coordenador, Edvar Júnyor, foi feito um alerta aos feirantes quanto a proibição de adicionar formol aos peixes.

Essa é uma prática que já ocorreu no passado, mas os feirantes garantiram que não ocorre nos dias de hoje. Mesmo assim, foi feito o alerta e informamos que essa é uma prática perigosa, proibida e criminosa, pois o formol é comprovadamente cancerígeno e a sua utilização para esses fins é terminantemente inaceitável. Frisamos no peixe devido ao período da semana santa que se aproxima e, com isso, a utilização de pescados tradicionalmente, aumenta”, informou o coordenador.

Também foi realizada a distribuição de uma cartilha educativa contendo as principais orientações para a comercialização correta dos alimentos, entre outras orientações de interesse público-sanitário.
 
 
 
 

ARAIOSES: Acões da PM Prendem Trio de Assaltantes

Por: Luis Carlos Jr. - Blog CN1
 
De acordo com informações do Destacamento Policial Militar (DPM) de Araioses, repassadas ao comandante da 4ª Companhia Independente (CI) de Chapadinha, Major Edvaldo Mesquita, uma operação resultou na prisão de três elementos no povoado Carnaubeiras, zona rural de Araioses, suspeitos de praticarem vários assaltos em estabelecimentos comerciais no povoado.

Foram presos, Raimundo Ramirez da Silva Coutinho, 30 anos; Ivanilson Silva dos Santos, 24 e Edson Oliveira da Silva, 29, todos moradores do referido povoado.

Segundo o comandante do DPM/Araioses, 3º Sargento Washington, para praticarem os crimes, o trio de assaltantes, utilizavam armas de fogo e ameaçavam as vítimas de morte, caso os denunciassem a polícia.

Na casa de um dos suspeitos, os policiais militares, apreenderam uma “Garrucha” – arma de fabricação caseira, utilizada nos assaltos.

Ainda segundo a PMMA, informações colhidas por populares no povoado Carnaubeiras, os elementos estavam se articulando para realizarem um novo assalto. Os assaltantes foram conduzidos para delegacia de polícia civil de Araioses.
 

Prefeita Belezinha é Recebida pelo Secretário Estadual de Agricultura

Isamara Meneses, Cláudio Azevedo, Belezinha e Georgia Gomes
 
 
A prefeita Ducilene Belezinha, acompanhada de sua Assessora de Gabinete Georgia Gomes e da Assessora Especial em Brasília, Isamara Meneses, foram recebidas na tarde desta quarta-feira (20) pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, em São Luís.

Na ocasião foram colocadas em pauta algumas ações integradas entre o Estado e o município. Entre o assuntos debatidos estavam à implantação de sistema simplificado de abastecimento de água para povoados rurais e assentamentos, reforma do Mercado Municipal, Casa de Farinha, patrulha mecanizada e estradas vicinais.
O secretário afirmou apoio ao município e prometeu tratar com carinho as reivindicações feitas pela prefeita.
 
 
 

Secretários Municipais de Educação, Obras e Administração Reúnem-se com Promotor de Justiça

 
 
Secretários municipais de Administração, Ilmar Mota, de Educação, Francejane Magalhães, adjunta, Maria Coelho e de Obras, Aluísio Santos reuniram-se na tarde desta quarta-feira (20), com o promotor de justiça, Douglas Assunção Nojosa, para tratarem de assuntos pertinentes à atual administração.

Questões como fornecimento de água na cidade, que está ameaçado por causa da estiagem dos últimos meses, o principal questionamento foi quais providências o município está tomando para evitar um desabastecimento.

De acordo com o secretário de Obras, três reservatórios nos bairros do Mutirão, Bairro Novo e Recanto dos Pássaros, estão sendo providenciados para não deixar a cidade sem fornecimento de água.

Outro ponto questionado pelo promotor foi quanto ao plano municipal de resíduos sólidos, que trada das ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos geradores de resíduos das diversas atividades, contemplando os aspectos referentes à segregação, coleta, manipulação, o acondicionamento, o transporte, armazenamento, tratamento a reciclagem e a disposição final dos resíduos sólidos.

De acordo com o secretário de Administração, tudo está sendo providenciado, mas como o município encontra-se inadimplente e tem que fazer prestação de contas a dificuldade está no fato de não se conseguir recursos da esfera federal para realizar uma obra que demanda tempo e planejamento detalhado.

Em mais de uma hora de conversa na sala da promotoria, a reunião consistiu mesmo no principal problema pelo qual a educação passa no momento: as obras inacabadas das escolas do município.

O secretário de Educação apresentou um relatório, fornecido recentemente pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e também um relatório, feito pela Secretaria Municipal de Obras, onde consta o quadro de convênios, discriminando os valores já pagos e para quais obras. E também quantas escolas ainda estão com serviços inacabados.

De acordo com o relatório, as reformas das escolas foram licitadas no ano de 2011, mas os trabalhos só teriam sido iniciados em dezembro de 2012. As obras são para 10 escolas na sede e mais de 30 para a zona rural.

Foi destacada a precariedade em que se encontram as escolas, em especial o Colégio Dr. Almada Lima Filho, maior colégio do município, onde a permanência em algumas salas é impossível por causa do calor.

Atendo à solicitação do promotor, o secretário de Obras, apresentou um relatório, onde detalha as obras das escolas Dr. Almada Lima Filho (reforma e ampliação), Manoel José de Santana (ampliação) e Alexandre Costa (Ampliação). Nesse documento constam informações a respeito dos serviços realizados e não realizados nestas unidades.

De acordo com o relatório, no colégio Dr. Almada Lima foi feita a aplicação de 188,54 metros quadrados de forro em placas de PVC (21% do que foi previsto na planilha), aplicação de 825,23 metros quadrados de piso cerâmico (89,82% do que foi previsto na planilha) e 80,82 metros quadrados de revestimento cerâmico em paredes, sem rejuntamento (10% do previsto na planilha).
 
 
 
 
 
Diante da situação o promotor adiantou que dará início a um processo investigatório das empresas que começaram as obras e também sobre os valores já pagos e o restante da conta junto ao banco (solicitar a ordem bancária de pagamento e assim saber quanto foi pago e quanto ainda a ser debitado). Para isso o município se comprometeu em apresentar relatório com as informações sobre quantidade de obras inacabadas, valores e o que ainda falta ser feito.

Estamos encontrando dificuldades para concluir esse relatório por falta de documentos, a antiga gestão não nos repassou as informações necessárias sobre esses serviços. E também localizar as empresas responsáveis pelos serviços está sendo um desafio. Nosso trabalho está sendo redobrado para não cometermos nenhuma injustiça, mas temos urgência em apresentar todas as informações ao promotor para podermos solucionar os problemas de alunos e professores que sofrem com as péssimas condições das escolas”, disse o secretário de obras.

A principal preocupação do município e promotoria é evitar que alunos sejam prejudicados por falta de instalações adequadas para estudar.

Preciso do relatório de todas as obras inacabadas no município para tomar as medidas necessárias. Vamos fazer o confronto de informações e punir os responsáveis por tamanho descaso”, disse o promotor.
 
 

Para amenizar a situação dos alunos do colégio Almada Lima, foi sugerida, como medida paliativa, a abertura de janelas nas salas mais quentes (que não possuem ventilação). Mas para que isso aconteça a prefeitura precisa da documentação necessária para justificar o trabalho.

O secretário de obras convidou o promotor para visitar as unidades escolares tanto na cidade quanto na zona rural, o que foi atendido prontamente pelo promotor.

A data definida foi dia 11 de abril para visitar as escolas na sede e dia 18 as da zona rural. O objetivo dessa ação é apresentar à promotoria a real situação das escolas da cidade.
 
 
 
 
U I Dr. Almada Lima Filho
 
 
 
 
 
 

Escolas municipais Participam da Campanha Nacional da Hanseníase e Verminoses

Alunos da U.I. Alexandre Costa sendo atendidos
 
 
Teve inicio na última segunda-feira (18) e encerra-se nesta sexta-feira (22) pela primeira vez em nível nacional a “Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses”, tendo como público alvo estudantes na faixa etária de 05 a 14 anos.
 
Na última sexta –feria (15) a coordenadora do Programa Saúde na Escola Rosse-imair de Oliveira Mello, reuniu diretores das escolas da rede municipal de ensino, para serem orientados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Chapadinha, e receberam material para execução das tarefas relevante a campanha – formulários.
 
O objetivo dessa campanha é reduzir casos da doença em alunos do ensino público fundamental. A identificação da Hanseníase se dar pelo “método do espelho”. Esse método Consiste em um formulário a ser preenchido por pais ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como, sobre o histórico familiar da doença.
 
As verminoses, micoses e outras doenças dermatológicas serão urgentemente tratadas.
 
Hoje é considerado o dia “D” da campanha, com a distribuição do medicamento –Albendazol, em dose única aos escolares. Esse medicamento é eficaz, e não tóxico. A oferta e supervisão do tratamento de geohelmintos nos estudantes será realizada por profissionais de saúde da área de abrangência das unidades básicas.
 
Meta Nacional
A campanha tem como público alvo 9.300.000, em aproximadamente 38.000 escolas nos 720 municípios prioritários. Hoje 70% dos casos de hanseníase no país estão concentrados em 258 municípios.
 
A escolha dos 720 municípios prioritários para a realização da campanha considerou o recebimento do incentivo financeiro disponibilizado por meio da Portaria n° 2.556/2011, contemplando as 26 Unidades Federadas e o Distrito Federal.

 

 

Prefeitura Divulga Data para Distribuição de Peixes

 
Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vai realizar a distribuição de peixes na próxima quarta-feira (27).

A informação foi confirmada pelo secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, que já adiantou os pontos de distribuição. Na cidade serão cinco bairros estratégicos: Campo Velho (Praça do Viva), Mutirão, Areal, Terras Duras e Vila Isamara. E mais na zona rural.

Além de ser uma comida sadia, o peixe faz parte da tradição cristã, quando muitos fieis evitam a carne vermelha na sexta-feira santa simbolizando o sacrifício feito por Cristo ao ser crucificado. Poder contribuir com a manutenção desse costume é muito importante”, destacou o secretário.

A Tradição Religiosa
O Peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da vocação Cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo de Quaresma.
 

Previsão para Entrega do Hospital Regional é de Março de 2014

Foto divulgação/Governo do Estado
Foto divulgação/Governo do Estado
 
A saúde de Chapadinha ganhará novos rumos com a chegada do Hospital Regional que está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2014. A Ordem de Serviço para início da construção da unidade médica foi efetivada nesta quarta-feira (21), no Palácio dos Leões, em São Luís, com a assinatura da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.
 
A prefeita, Ducilene Belezinha, compareceu à cerimônia acompanhada dos secretários de Saúde, Dr. Charles Bacellar, Assistência Social, Francisco Paiva, do Trabalho, Zezinho Lima e da Assessora Especial em Brasília, Isamara Meneses. O evento também marcou a construção dos hospitais macrorregionais em Imperatriz, Santa Inês e Pinheiro.
 
Para o secretário estadual de saúde, Ricardo Murad, o início das obras marca o também o início de um grande sonho que muitos duvidaram. “Com esta solenidade de hoje, praticamente se conclui o grande projeto que traçamos no início da nossa gestão. As ordens de serviço representam o coroamento do processo de atender, indiscriminadamente, todos os maranhenses, mudando, assim, o cenário da saúde no estado”, destacou Murad.
 
 
Foto divulgação/Governo do Estado
Foto divulgação/Governo do Estado
A governadora, Roseana Sarney, falou dos desafios e avanços que o estado terá com a conclusão das obras. “Quando nós iniciamos esse projeto, o Maranhão era o penúltimo no país em oferecimento de saúde pública, abaixo inclusive das recomendações nacionais. Assumimos o desafio e hoje já ultrapassamos estas recomendações. Estou muito feliz porque sei que com todo este processo concluído, o modelo implantado em nosso estado será referência para todo o Brasil”, ressaltou.
A prefeita, Ducilene Belezinha, ouviu da governadora o desejo de firmar novas parcerias com o município e agradeceu o apoio do governo do estado. Chapadinha está de parabéns. Essa ação vem para ajudar todas as 17 cidades que compõem nossa região – disse a prefeita.

Financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Hospital Especializado tipo I terá capacidade para 50 leitos e equipado com centro cirúrgico com 4 salas, centro de imagens de tomografia, raio-x, ultrassom, mamografia e endoscopia, serviço de pronto atendimento 24 horas ( SPA ) e mais laboratórios de análises clínicas.
 
 
 
 
 
 
 

Fundação Abrinq Apresenta Cartilha de Alimentação em Chapadinha

 
 
Na busca de promover o desenvolvimento das polícias públicas de segurança nutricional e alimentar, a Fundação Abrinq selecionou 4 cidades no Estado do Maranhão, sendo elas, Chapadinha, Urbano Santos, Milagres e Mata Roma, para mapear e estudar a situação das comunidades, e também apresentar soluções de enfrentamento da desnutrição dessas comunidades.
 
O resutado desse trabalho foi apresentado na tarde desta quinta-feira (21), no auditório da Universidade Federal do Maranhão, campus Chapadinha.
 
As atividades tiveram duração de um ano com pesquisas em campo e ações junto a grupos organizados (Merendeiras, Quebradeiras de coco, Agentes Comunitários de Saúde, Pastoral da Criança, pequenos produtores e Ongs) e resultou na publicação da cartilha “ Comida Saudável, Gostosa e da Terra”, onde foram coletadas receitas, a base de produtos da terra, que podem fazer parte do cardápio diário da população tanto em casa como na escola.
 

Para a realização desse projeto a Fundação contou com o apoio da secretaria adjunta de segurança alimentar e nutricional, da Universidade Federal do Maranhão e das prefeituras das cidades selecionadas.

A prefeita, Ducilene Belezinha, foi a primeira a assinar o termo de compromisso com a implementação de ações para redução da insegurança alimentar e nutricional, e também foi a primeira a aderir ao Programa Prefeito Amiga da Criança. O programa tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações políticas, que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

O secretário municipal de Educação, Francejane Magalhães, participou do evento, representando a prefeita, juntamente com a secretária adjunta de Educação, Maria Coelho, secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, adjunta , Márcia Portela, de Saúde, Charles Bacellar, coordenadora da Atenção Básica, Marjorie Mesquita, coordenador do Programa do Leite, Men de Sá Meneses e vereador Manim.

Dos 217 municípios do Maranhão, apenas 70 tem algum trabalho voltado para as políticas públicas de combate à desnutrição e obesidade. Sendo que Chapadinha já tem a lei municipal e o conselho formado.
 
 
 
O governo Belezinha já mostrou sua pré-disposição com a causa, pois além de ter sido a primeira a assinar o termo ela busca junto aos pequenos produtores, por meio das associações de produtores (07 no total), adquirir os alimentos utilizados na merenda escolar. Inclusive o pagamento desses fornecedores já foi realizado”, disse o secretário.

Além da alimentação o município também busca aproveitar a riqueza nutricional da região. De acordo com o secretário de saúde, está sendo feito um levantamento das potencialidades das plantas medicinais para elaboração de estratégias de saúde no campo.
 
 
 
Com esse projeto, vamos atingir duas metas: fixar o homem do campo, no campo e assim agregar emprego e renda para a cidade de Chapadinha”, informou o secretário.

Durante o evento foram apresentadas as leis que tratam do direito à alimentação adequada e de qualidade a todos. Da obrigação do Estado (municipal, estadual e federal) de dá acesso à alimentação adequada baseado nas diretrizes de promoção da intersetorialidade das políticas, descentralização das ações e articulações em regime de colaboração entre as esferas de governo, monitoramento da situação alimentar nutricional, conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação, articulação entre orçamento e gestão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Arquivo do blog