WebNet

WebNet

sexta-feira, 24 de maio de 2013

AFONSO CUNHA: Prefeitura em Parceria com a APAE de Caxias Fará Doação de Aparelhos Auditivos a Deficientes


Do Portal de Afonso Cunha

Nesta quinta-feira (23) na APAE de Caxias, 16 consultas auditiva, incluindo a zona rural, foram realizadas, destes, cinco receberão aparelho no valor de R$: 8.000,00 cada, totalizando o valor de R$: 40.000,00

APAE de Caxias - uma parceria com a Prefeitura e Secretaria municipal de Assistência Social de Afonso Cunha - MA.

Flávia karina adjunta da Secretaria de Assistência Social e Francimeire Pinho Coordenadora do CRAS Conceição Crispim, acompanharam os pacientes até a cidade de Caxias – MA, para a realização das consultas, em mais uma ação da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social no Governo Democrático e Popular, realizando sonhos de ouvir melhor.









Administração: José Leane Pinho Borges


AFONSO CUNHA: Populares Se Revoltam com “Truculência” de Policiais Civis de Caxias Contra Blogueiro

Nesta quinta-feira (23), a ação-truculenta de polícias civis da cidade de Caxias causaram indignação na pequena cidade de Afonso Cunha. 04 Agentes estavam a procura de José Barros Fonseca (foto) - Assessor de Comunicação da prefeitura de Afonso Cunha e autor do blog Portal de Afonso Cunha. Para os agentes de polícia, José Barros seria o principal suspeito de subtrair equipamentos de uma TV e rádio que tinha no município no período eleitoral em 2012.


Entenda o caso
No período eleitoral um candidato que disputava o cargo de prefeito da cidade de Afonso Cunha, através de um funcionário do Sistema Mirante na capital conseguiu os equipamentos (e montaram uma TV e uma rádio na cidade de Afonso Cunha), no entanto no dia 7 de Outubro os responsáveis pelos equipamentos desmontaram a TV e rádio levando todos os equipamentos, agora quase 8 meses após as eleições municipais um morador da cidade de Afonso Cunha, acusa o assessor de ter lhe convidado ainda no período eleitoral para subtrair os equipamentos, que estranhamente mesmo tendo sido recolhido os equipamento agora apareceu um BO que diz que os equipamentos desapareceram.
Erro da Polícia

Antes investiga depois acusa mais os polícias primeiro acusaram o cidadão simplesmente baseado em uma testemunha que sabe lá porque agora acusa o cidadão de furto.


Linchamento moral
Segundo populares que presenciaram a humilhação cometida pelo os agentes contra José Barros relataram a nossa reportagem que os Policiais chegaram a entrar na residência do assessor chegando a revirar tudo a procura dos equipamentos que nada o encontraram.


Reação da população
Um grande número de populares foi até o Distrito Policial onde estava José Barros que prestava depoimento aos policiais de Caxias, que a todo o momento o depoente era acusado verbalmente, somente após intervenção de populares foi que os policiais pararam de fazer a chamada tortura psicológica, o assessor disse que vai procurar seus direitos perante as autoridades maiores, veja alguns dos comentários dos populares revoltados com a ação dos agentes.


Resumido. Leia na íntegra no Portal Coelho Neto

Pagode dos Amygos Nesta Sexta no Buteco Music


Acontece na noite desta sexta-feira (24) a partir das 21h, no Buteco Music, uma noite especial com o melhor do samba e pagode.

A animação será por conta do grupo de pagode que vem arrastando a galera de Chapadinha e região, PAGODE DOS AMYGOS.

Venha com seus amigos participar desta sexta-feira especial.

O Buteco Music, está com seu novo endereço, próximo à igreja da Matriz (onde funcionou a D'Capri Grill/Confraria).

O Buteco Music dispõe de um ambiente diferenciado, e oferece aos seus clientes, conforto, segurança e também cerveja gelada de diferentes marcas.

Conheça a página do Buteco Music, clicando aqui! - (esteja logado no Facebook).



Acidente! Motociclista Colide com Carro na Rua Gustavo Barbosa em Chapadinha


Por volta do meio dia, desta sexta-feira (24) aconteceu mais uma colisão entre moto e carro na Rua Gustavo Barbosa.

O menor com as iniciais R.N.C, que mora no Bairro Corrente, estava pilotando sua motocicleta quando colidiu na lateral de um carro de modelo Strada, que estava trafegando em direção ao centro da cidade.


O jovem disse que iria atravessar a rua em direção a Praça do Povo, e não viu o momento em que o carro passava, ele disse que tentou parar, mas não conseguiu e bateu na lateral.

O menor estava com outro colega na garupa que se evadiu do local

A moto foi conduzida para Delegacia e o menor que sofreu várias escoriações pelo corpo foi levado ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).


Resumido. Leia na íntegra no Blog do Foguinho

Violência! Bandidos Armados Assaltam Pela 2ª Vez Loja de Celular em Chapadinha


No início da noite desta quinta-feira (23), por volta das 18h, a Loja Chapacel localizada na Rua Cunha Machado, no Centro de Chapadinha, foi alvo novamente dos bandidos.

Há 15 dias, ladrões arrebentaram o portão e levaram 12 aparelhos celulares da loja. Desta vez, dois assaltantes chegaram armados com Revólver e anunciaram o assalto dizendo: "Isso é um assalto, se reagirem a vida é o preço que se paga"disse o assaltante para o dono da loja.

O dono da loja ajoelhado em um quartinho, sem reagir, os bandidos levaram 26 aparelhos celulares e 90 Reais em dinheiro.

Foi registrado um BO, mas ninguém foi preso.


Post resumido. Leia-o na íntegra, no Blog do Foguinho


BURITI: Bandidos Assaltam Mais Uma Vez a Agência dos Correios


Por: Luiz Carlos Jr. - Blog CN1

Na tarde desta quinta-feira (23) a agência dos Correios de Buriti, município distante 74 km de Chapadinha, foi assaltada mais uma vez. Segundo informações da Polícia Militar repassadas ao blog CN1, o assalto ocorreu por volta das 14h.

Dois homens em uma motocicleta, um deles armado com uma espingarda de 2 canos, entraram na agência e anunciaram o assalto.

A polícia não soube informar o valor levado pelos bandidos. A Polícia Militar encontra-se em diligência e esteve no local atrás de pistas que possam levar até os acusados de terem praticado o crime.

CHAPADINHA: Bandidos Tomam Celular de Garota e Ainda a Ferem com Canivete

Imagem ilustrativa


Na manhã desta quinta-feira (23) por volta das 10h30, no Bairro da Cruz, dois elementos em uma moto, abordaram uma garota e roubaram-lhe o celular. Não satisfeitos, os bandidos ainda cortaram parte da boca da estudante com um canivete.

A garota foi atendida no Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) e passa bem. Essa prática está se tornando cada vez mais comum em Chapadinha. Para alimentar o vício das drogas, muitos jovens estão realizando pequenos furtos. Celulares bicicletas e notebooks estão entre os produtos preferidos dos gatunos.

Depois de roubar os produtos, eles vendem por preços muito abaixo do praticado no mercado formal ou simplesmente trocam por drogas, em especial o crack.

A polícia recomenda, principalmente aos jovens, que não exponham seus pertences e nem fiquem até altas horas nas ruas ou até mesmo nas portas de suas casas, conversando, pois podem ser alvos fáceis dos bandidos.

Escolas Estaduais do Baixo Parnaíba Serão Beneficiadas com Quadras Poliesportivas

Imagem ilustrativa

Seduc lança editais para construção de quadras poliesportivas em 16 municípios

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Comissão Setorial de Licitação (CSL), lança, nesta sexta-feira (24), os editais para contratação de empresas para construção de 18 quadras poliesportivas em escolas da rede estadual de ensino, distribuídas em 16 municípios maranhenses.

Cobertas e com vestiários, as quadras serão construídas com recursos dos Governos do Estado e Federal, nas cidades de Buriticupu, Imperatriz, São José de Ribamar, Viana, São Luís, Apicum-Açu, *Belágua, Grajaú, Timon, Caxias, *Tutóia, *Araioses, Bacabal, Santa Luzia do Tide, Anajatuba e Matões do Norte. (*Municípios localizados na região Baixo Parnaíba).

Os editais estão disponíveis para consulta no portal eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) ou no endereço da Secretaria na Rua Conde D’Eu, nº 140, Bairro Monte Castelo, no horário das 13 às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 98 3214 1482.


CHAPADINHA: Prefeitura Realiza "Saúde na Comunidade" Neste Sábado (25)


A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (25) um serviço itinerante que levará atendimento médico a diversos povoados da zona rural - o "Saúde na Comunidade".

Com o apoio das secretarias de Assistência Social, Igualdade Racial, Educação e da Mulher, o “Saúde na Comunidade” inicia seus trabalhos pela comunidade do Maceno, distante 20 km da sede. Durante todo o dia, onde serão montadas três tendas, e disponibilizado os serviços de odontologia, ginecologia, dermatologia, psicologia, nutrição e outros, com uma equipe de médicos e enfermeiros, além de palestras com educativas com orientação sobre diversos temas. Na ocasião haverá ainda distribuição de kit’s preservativos e teste rápido de HIV.


Confira a programação:

Odontologia
Palestras Educativas
Entrega de Kits Odontológicos
Aplicação de fluor
Escovação Supervionada
Exame Clínico Bucal

Saúde da Mulher
Consultas com Drª Eliane Marchi
Coletas de Preventivos
Palestras
Entrega de Medicamentos
Distribuição de Agenda de Saúda da Mulher

Hiperdia
Consulta Médica
Verificação de PA
Exame Glicemia em Jejum
Palestras
Cadastro e Entrega de Carteiras do Programa

DST/AIDS
Palestras
Entrega de Gel, Camisinhas Fem/Masc

Imunização
Palestras
Vacinação de Crianças e Adulto
Entrega de Carteiras de Vacinação para Adultos e Adolescentes

NASF
Palestras
Atividades Físicas
Orientação das Atividades da Vida Diária (AVBF)
Consulta e Orientações com Nutricionistas
Atendimento com Psicóloga

Programa Turbeculose e Hanseníase
Avalião Dermatológica
Consulta médica com pacientes com tose com mais de três semanas
Palestras e Orientações

Palestras
Odontoligia
Saúde da Mulher
DST/AIDS
Nutricionista
Imunização

Sebrae/Chapadinha Realiza Palestra para Empresários do Setor Alimentício


Empresários do ramo alimentício puderam assistir, no último dia 16 (quinta-feira), à palestra Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que buscou mostrar a importância dos cuidados na hora de lidar com os alimentos, os perigos da preparação incorreta do que será vendido ao cliente, como também evitar doenças de origem alimentar. 

O evento foi promovido pela Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Chapadinha, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Câmara de Dirigentes Lojistas, como parte do projeto Atendimento Territorial. 

O consultor Josué da Conceição Clemente, palestrante da noite, disse que é importante a higienização na hora de manipular os alimentos para também evitar constrangimentos com clientes. “Nos últimos meses em nosso município houve fechamentos de alguns estabelecimentos, por meio das fiscalizações da vigilância sanitária de Chapadinha”, explicou o palestrante. 

Há a necessidade de trabalhar o tema em nosso município. É importante que os comerciantes deste setor tenham consciência da gravidade das doenças de origem alimentar”, reforçou o especialista. 

Dentre os pontos abordados, a palestra falou sobre como evitar a ingestão de alimentos contaminados; a atenção extrema quanto ao armazenamento dos alimentos; as maneiras de evitar a proliferação de bactérias; a necessidade de manter o ambiente de preparação de alimentos bem higienizados; e ainda a padronização do processamento dos alimentos a serem comercializados. 

A micro empresária do ramo, Daniele Almeida Sousa, preocupada em saber mais sobre o tema, quis assistir à palestra para ter certeza de que vem tomando os cuidados necessários em seu negócio. “Precisamos desse tipo de ação, a higienização dos alimentos é muito importante para nosso setor”, avaliou. “Sempre tenho muito cuidado, compro produtos mais caros, procuro capacitações... mas isso é válido quando se trata de saúde, ganhamos a confiança da clientela”, ressalta. 

O fiscal sanitário Vicente Garreto Lopes elogiou a iniciativa do Sebrae em incentivar o conhecimento sobre o tema. “É uma importante preocupação do Sebrae trabalhar esse tema, mostrando como se deve manter a qualidade de produtos a serem consumidos em nosso município”, analisou. 

Segundo o gestor de projetos José Coelho Ferreira, a iniciativa procurou auxiliar os empresários do ramo. “O Sebrae buscou a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária, para levar saúde a população chapadinhense e mostrar o quanto essa é uma preocupação que deve ser de todos”, destacou. E completou: “Esta também é uma preocupação da nossa instituição”.




Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação 
Regional do SEBRAE em Chapadinha - Ma 
Contatos: (98) 9152 8936 
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741


quinta-feira, 23 de maio de 2013

Prefeita Belezinha Inaugura Novas Instalações da Guarda Municipal de Chapadinha



A prefeita, Ducilene Belezinha, esteve na noite desta quarta-feira (22) nas novas instalações da Guarda Municipal de Chapadinha (GCM) onde além de inaugurar o prédio realizou a entrega oficial do material doado ao comando, como camas, colchões, ar-condicionado e computador.

O evento contou com a participação de secretários, diretores de departamento do município e dos guardas que pela primeira vez receberam um gestor nas dependências do comando.

Durante a entrega da mobília e prédio, Belezinha conversou com os agentes, falou do desejo do município em dar todo aparato necessário para o bom desempenho das funções da guarda. Ouviu atentamente as solicitações de cada membro e se mostrou receptível aos desejos da classe.

Essa é a forma de estreitar a relação entre a prefeitura e os guardas. Conhecendo cada um pessoalmente, ouvindo e na medida do possível atendendo a todas as reinvindicações. Começamos com entrega da mobília, propiciando uma instalação mais ampla e consertando os veículos. Nosso desejo é de estar sempre mais próximo”- declarou a prefeita Belezinha.


O comandante da Guarda, Capitão Pacheco, agradeceu o apoio do município ressaltando que todas as ações em prol do órgão resultam no fortalecimento da equipe. “Esse diálogo com o município é importante para a corporação porque fortalece o desempenho do comando. E quanto ao novo endereço ele foi estrategicamente escolhido para melhor atender os cidadãos”- disse o Capitão.

O agente Cleocimar Silva Vieira também agradeceu o apoio do poder público e reforçou o desejo da classe de fortalecer os laços dos dois setores. “Nos sentimos privilegiados em receber a prefeita, estamos satisfeitos com os esclarecimentos e contamos com o apoio da gestão para o melhor desenvolvimento das atividades”- declarou.



O último concurso para Guarda Civil Municipal foi realizado há seis anos, hoje o contingente conta com 57 agentes que tem como competências o trabalho de orientação, educação e fiscalização no trânsito, segurança no patrimônio público municipal e proteção a sociedade.

Antes instalada na Estação Digital, na Praça da Bíblia, o local não apresentava as mínimas condições de trabalho, agora localizada na Praça São Raimundo (antigo Jardim Cirandinha), a categoria dispõe de alojamentos mobiliados com camas, armários e outros.



CHAPADINHA: Delegacia da Mulher Divulga Retrato-Falado de Estuprador


O blogueiro Foguinho informa em sua página, que a Delegacia Especial da Mulher (DEM), divulgou na tarde desta quinta-feira (23), o retrato falado do homem que estuprou duas (02) mulheres no Bairro Caterpillar, em Chapadinha.

Segundo o relatos das vítimas que já prestaram depoimentos para a delegada Mary Jane, o estuprador usa uma moto Biz, de cor verde, aparenta ter 25 anos, estatura baixa (1.60), forte e de cor Parda. Ainda de acordo com as vítimas os fatos ocorreram entre 1h e 4h da manhã da madrugada do última dia 12.



*Extraído do ChapadinhaBLOG

Aniversariantes do Dia...


Dentre os Aniversariantes do Dia - desta quinta-feira, dia 23 de Maio, nos congratulamos e felicitamos o nobre amigo, Dr. PEDRO MONTELES, pela passagem de sua data natalícia! Que DEUS - Nosso Pai, continue a iluminar seus caminhos e abençoá-lo!



Nossos parabéns, também, para a bela jovem, a caríssima amiga jornalista TAMIRES MARINHO, filha da amiga, enfermeira Darty Cléia Marinho.

Muitas felicidades a todos!!!

Prefeita Ducilene Belezinha se Reúne com ACSs para Explicar Processo de Inscrição no Minha Casa, Minha Vida



A reunião teve como principal objetivo firmar uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município para que a categoria ajude nos trabalhos de identificação e captação de famílias que se enquadrem no perfil exigido pelo Governo Federal para serem atendidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

A prefeita Ducilene Belezinha, o secretário de Assistência Social, Francisco Paiva e a adjunta, Márcia Portela, participaram do encontro, que serviu também para informar às lideranças comunitárias como será feito o cadastro das famílias a partir do dia 28 desse mês se estendendo até o dia 15 de junho, sempre das 8h da manhã ao meio-dia e, das 14h às 18h.


Queremos contar com a parceria dos Agentes Comunitários de Saúde, pois eles conhecem melhor as famílias das comunidades onde trabalham. Essa parceria vai servir para evitar que famílias que realmente precisam ser assistidas pelo programa fiquem de fora do cadastro”, disse Ducilene Belezinha.

O secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, informou também que no dia 27 será realizado um treinamento dos profissionais que irão fazer o cadastro das famílias.


Além das equipes que vão trabalhar nos pontos fixos para fazer o cadastro, vamos contar também com a ajuda dos ACSs para identificarem famílias localizadas em áreas de risco ou em situação de vulnerabilidade que ficam distantes dos CRAS”, disse o secretário.

O público-alvo são famílias de até 3 salários mínimos (R$ 2.034,00), que não tenham sido beneficiadas em programas habitacionais sociais do governo e que não possuam casa própria ou qualquer financiamento em qualquer estado do país.

Os interessados em se inscrever no programa Minha Casa, Minha Vida precisam apresentar cópia e original do RG, CPF e estar inserido no NIS (Número de Inscrição no CadÚnico ).

As famílias não precisam, necessariamente, serem beneficiárias do Bolsa Família, pode ser outro tipo de programa do Governo Federal, como por exemplo, na tarifa social de energia” , concluiu o secretário.

Pontos de inscrições:
CRAS do Areal, CRAS do Campo Velho, CRAS da Vila de Fátima, Secretaria Municipal de Assistência Social (no centro) e prefeitura municipal de Chapadinha para casos prioritários (só deficientes, idosos e gestantes).


Serviço:

O que: Cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida
Quando: do dia 28 de maio a 15 de junho
Onde: CRAS (Bairros Areal, Vila de Fátima, Campo Velho), Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro) e Prefeitura Municipal de Chapadinha.



Baixo Parnaíba - MPF/MA Quer Garantir Fiscalização de Herbicida Utilizado no Plantio de Soja Transgênica


 O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil, com pedido de liminar, contra a União, o estado do Maranhão e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA) a fim de garantir adequada fiscalização no uso e controle dos impactos ambientais causados pelo herbicida glifosato, utilizado no plantio de soja transgênica, na região do Baixo Parnaíba. O uso do produto está provocando a contaminação dos recursos hídricos e das áreas usadas na produção de alimentos e, a longo prazo, traz outros efeitos negativos, como intoxicação do organismo humano e dos animais expostos ao herbicida.


O MPF constatou, por meio de inquérito civil, a falta de fiscalização adequada e o mau acondicionamento e descarte no uso do glifosato, no Maranhão. Um relatório de atividades apresentado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) mostrou que a maioria das propriedades de cultivo de soja do estado utilizam esse herbicida na plantação, em elevadas quantidades.

A operação realizada pelo Ibama, em 13 municípios do estado, identificou o uso excessivo do glifosato no plantio da soja transgênica (com volume acima do permitido) e irregularidades no armazenamento e descarte das embalagens vazias.

Durante as investigações, o MPF contou com a colaboração do Grupo de Estudos Rurais e Urbanos (Gerur) do programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), que forneceu dados referentes às consequências do uso do herbicida às populações vizinhas. O relatório produzido pelo grupo de pesquisa da UFMA identificou outros problemas decorrentes do uso do agrotóxico, como: destruição de áreas de chapada, contaminação por agrotóxico de recursos hídricos e de áreas utilizadas para a produção de alimentos, destruição de nascentes, assoreamento de cursos d'água que comprometem importantes bacias hidrográficas e o despejo de produtos com aviões, o que contamina os riachos, mata os animais silvestres e prejudica a saúde das pessoas.

Para o MPF, o uso do agrotóxico, bem como o armazenamento e descarte de suas embalagens, devem ser objeto de efetiva fiscalização e controle, para evitar graves problemas ao meio ambiente e à saúde humana.

Na ação, o MPF requer, liminarmente: que União, Aged-MA e Estado do Maranhão (por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente) façam um levantamento das condições das lavouras de soja e demais culturas agrícolas que empreguem o herbicida glifosato no estado, por meio de vistorias e estudos técnicos, com as medidas de correção pertinente; que o estado do Maranhão não conceda nem renove novas licenças ambientais a empreendimentos agrícolas que façam uso desse herbicida, até o completo levantamento da contaminação no solo e em corpos hídricos da região e, que União e estado do Maranhão, monitorem a presença excessiva do agrotóxico nos produtos de origem vegetal e não permitam o uso de aeronaves na aplicação do herbicida.

Perigo à saúde e meio-ambiente – o glifosato é um herbicida sistêmico não seletivo (que mata qualquer tipo de planta), desenvolvido para matar ervas, principalmente as perenes. O contato com o herbicida (por grande período de exposição ou por doses elevadas do produto) causa intoxicação e , no homem, os sintomas são: irritações na pele e nos olhos, náuseas e tonturas, edema pulmonar, queda da pressão sanguínea, alergias, dor abdominal, perda de líquido gastrointestinal, vômito, desmaios, destruição de glóbulos vermelhos no sangue e danos no sistema renal. O herbicida pode continuar presente em alimentos por até dois anos após o contato com o produto e, em solos, por mais de três anos, dependendo do tipo de solo e clima.


Procuradoria da República no Maranhão
Tel: (98) 3213-7100
E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

Arrecadação de Terras em Chapadinha

SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO
SOCIAL E AGRICULTURA FAMÍLIAR

Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA
PORTARIA/GP/ITERMA/Nº 03/13 - ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

O DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE COLONIZAÇÃO
E TERRAS DO MARANHÃO-ITERMA, no uso de
suas atribuições legais, e

Considerando a faculdade prevista nos artigos 4º e 5º da Lei
Estadual nº 5.315/91, de 23 de dezembro de 1991;

Considerando a inexistência de domínio sobre a Gleba
denominada “BURITI DO ESTEVAM“, situada no Município de
Chapadinha, conforme Certidão Negativa anexada ao PROCESSO/
ITERMA/Nº 2023/12, datado de 25.06.2012.

Considerando que sobre a referida Gleba não há contestação
ou reclamações administrativas promovidas por terceiros, contra o
domínio e posse da mesma;

Considerando, finalmente, a proposição apresentada pelo Sr. Diretor
de Recursos Fundiários do ITERMA, no Processo supra mencionado.
30 QUINTA-FEIRA, 16 - MAIO - 2013 D. O. PODER EXECUTIVO

R E S O L V E:

I - Arrecadar como terras devolutas, incorporando-se ao
patrimônio do Estado do Maranhão, a área de 165,9324ha. (cento e
sessenta e cinco hectares, noventa e três ares e vinte e quatro centiares)
contida num perímetro de 5.182,43m (cinco mil, cento e oitenta e
dois metros e quarenta e três centímetros) abrangidos pelos efeitos da Lei
Estadual nº 5.315/91,com a denominação de Gleba “BURITI DO ESTEVAM”,
situada no Município de Chapadinha, e administrativamente ao Instituto
de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA;

II - Determinar a Diretoria de Recursos Fundiários a adoção
das medidas subsequentes com vistas a matrícula da aludida Gleba em
nome do Estado do Maranhão, junto ao Cartório de Registro de Imóveis
de Chapadinha-MA.

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DO DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO
DE COLONIZAÇÃO E TERRAS DO MARANHÃO-ITERMA,
EM SÃO LUÍS (MA), AOS SETE DIAS DO MÊS DE MAIO 2012.

LUIZ ALFREDO SOARES DA FONSECA
Diretor Presidente


*Imagem meramente ilustrativa


Afonso Cunha Alcança 100% da Cobertura Vacinal Contra a Gripe

Clique na imagem para ampliá-la

Do Portal Afonso Cunha

O Secretário de Saúde de Afonso Cunha, José de Pinho Santos Filho, destacou os dados da Campanha Nacional contra a Gripe divulgado pelo Ministério da Saúde. 

De acordo com os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização – (SIPNI), o município alcançou a marca de 100% de cobertura, o que em dados representa 812 pessoas que foram imunizadas entre gestantes, trabalhadores da saúde, crianças, puérperas,  idosos  e etc.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, os dados fazem parte de um esforço do governo municipal em atender o público-alvo que fora mobilizado durante os dias da campanha nacional. Houve uma mobilização  grande por parte dos profissionais da saúde para que o índice de cobertura fosse satisfatório.


 

O Secretário (foto), falou com exclusividade ao Blog e ressaltou: “Todo esforço para que tivéssemos êxito na mobilização da Campanha de vacinação contra a gripe 2013 só foi possível graças à sensibilidade do Prefeito José Leane que nos deu todas as condições necessárias para que a mobilização fosse feita. Nossas equipes do Programa Saúde da Família se revezaram no sentido de atender a demanda, embora assim como em todo o país parte desse público alvo ainda tenha resistência com a própria imunização. Temos uma equipe motivada e isso pôde ser visto nos números divulgados, nos dando tranquilidade de que nosso coeficiente é satisfatório e nosso público alvo encontra-se imunizado. Não poderíamos deixar de parabenizar toda nossa equipe pelo esforço em mais uma ação desenvolvida pelo governo municipal”, disse ele.


Administração: José Leane Pinho Borges


“Abandono da Saúde de 12 Anos Não Se Corrige em 05 Meses”, Diz MARCELO MENEZES

Vereador Marcelos Menezes
Por: Samuel Bastos - Portal Gaditas

Durante a Audiência sobre Saúde Pública realizada pela Câmara de Chapadinha na última terça-feira (21), o vereador Marcelo Menezes -PRP, foi incisivo na defesa da política de saúde implantada pelo atual governo. Durante o evento, Marcelo respondeu os questionamentos da plenária relacionados ao tema e defendeu o trabalho desenvolvido pelo Secretário de Saúde Dr. Charles Bacellar e sua equipe.

Não podemos corrigir em 05 meses as mazelas do setor que é fruto da desastrosa administração dos últimos 12 anos. É bem verdade que não estamos aqui pra dizer que todos os problemas foram solucionados porque o tempo não nos permitiu, mas também não há como negar que não houveram avanços significativos. Os escândalos de desvios de recursos da saúde já são conhecidos e não temos dúvida de que muito em breve os responsáveis pela mal versação dos recursos públicos serão penalizados”, disse ele.

Marcelo Menezes que esteve durante toda a palestra atenta a fala dos expositores, disse que a discussão é salutar e entende que sugestões sempre são bem vindas.

Não fugimos do debate, ao contrário, é bom está aqui aprendendo, discutindo e colaborando no que a gente pode colaborar enquanto parlamentar. Não temos dúvida de que as sugestões serão encaminhadas ao Secretário de Saúde Charles Bacellar e ele com todo corpo técnico da Secretaria avaliarão a viabilidade das propostas e o que poderá ser feito a curto, médio e longo prazo. Aceitamos as sugestões do que precisa ser feito, mas não nos esquecemos de dizer o que já foi feito”, finalizou ele.

AFONSO CUNHA: Prefeito Entrega Cadeira de Rodas a Portadora de Deficiência Física


Do Portal Afonso Cunha

O prefeito do município de Afonso Cunha, José Leane (PMDB), acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Iolandra Pereira, e do Fisioterapeuta Dr. Heverton Araújo, estiveram na noite desta quarta-feira (22), realizando a entrega de uma cadeira de rodas á uma portadora de deficiência física do município.

A beneficiada com a entrega realizada pelas autoridades, foi a jovem Bárbara Viana, de 20 anos, que é portadora de deficiência desde o nascimento, não consegue se locomover pela cidade, haja vista que sua cadeira estava quebrada, com o auxilio da cadeira nova a mobilidade da jovem voltou a ser possível.



"A prefeitura sempre busca melhorias, para que benefícios como estes sejam constantes no município. Não poder se locomover devido a fatores naturais é uma coisa, agora perder o direito de ir e vir por falta de apoio do município, isso é inaceitável. No que depender de nós, estaremos lutando sempre para melhorar no que se diz respeito a saúde do povo Afonsocunhenses", disse o prefeito José Leane.


Administração: José Leane Pinho Borges



Arquivo do blog