WebNet

WebNet

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitura e SENAI e estudam parcerias na área de gestão



A prefeitura de Chapadinha e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estiveram reunidos nesta quarta-feira (19) com o objetivo de firmar parcerias para dar suporte e consultoria na preparação do plano municipal de gestão.

Durante o encontro foi apresentado ao município os produtos que o órgão oferece de forma que o município escolha aquele que mais de adequa a realidade local, para a formação de futuras parcerias em áreas estratégicas.

Entre os itens apresentados, o gerenciamento de resíduos sólidos, planejamento e arborização da cidade, implementação da coleta seletiva, elaboração de planos de recuperação de áreas degradadas, saneamento básico ambiental, qualificação de mão de obra e outros.


De acordo com Eduardo Mendonça, analista superior de serviços técnicos e tecnológicos do SENAI, foi apresentado ao município as vantagens da parceria, bem como as novas tecnologias e formas de gestão pública, que envolvem diversos do setores do município, bem como a Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Trabalho, Obras e Indústria e Comércio,.


Para a prefeita Ducilene Belezinha esse é um grande passo para o desenvolvimento de Chapadinha. “Os produtos são interessantes em vista que o município tem a necessidade de ampliar as parcerias para o desenvolvimento local” -declarou ela.

Em um próximo encontro os secretários exporão suas propostas, para que o SENAI possa trabalhar em cima da realidade apresentada.



quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nesta Sexta (21) Tem FESTA UNIVERSITÁRIA na Quadra do FAC

Clique na imagem para ampliá-la

A gente se ver por lá...!!!!

CHAPADINHA: Procuradoria Apura Origem de Falso Documento Expedido em Nome do Presidente do Incra

Protesto dos Trabalhadores do Baturité 

A Procuradoria Federal Especializada do INCRA analisa medidas judiciais possíveis para contestar uma falsa certidão com o nome do presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes, apresentada à Justiça da comarca de Chapadinha, estado do Maranhão, em processo de reivindicação do imóvel São Raimundo, localizado no referido município.

A falsa certidão contém erros grosseiros, a começar pelo cabeçalho do documento até a assinatura do presidente da autarquia, e ao que tudo indica foi utilizada com o propósito de excluir de desapropriação uma área de 200 hectares em benefício do proprietário.

A área em questão integra os imóveis Fazendas Pavi I e Pavi II, declarados por decreto presidencial, em 23 de dezembro de 2011, como de interesse social para fins de reforma agrária. Os Títulos de Dívida Agrária (TDAs) já foram emitidos e o referido processo encontra-se em fase de ajuizamento, visando a imissão do Incra na posse dos imóveis, fase final para implantação do projeto de assentamento.

A Justiça do Maranhão, desconhecendo a falsidade do documento, concedeu liminar de imissão na posse do imóvel São Raimundo, cujo mandado foi cumprido em maio passado, sem oitiva prévia da Superintendência do INCRA no Maranhão.

Assim que tomou conhecimento da suposta certidão e, diante das evidências da falsidade da assinatura, o superintendente José Inácio Rodrigues solicitou à Procuradoria Federal Especializada - Regional Maranhão, que requeira cópia da Ação de Reivindicação de Posse da área, para as providências legais pertinentes.

O INCRA esclarece que tomará todas as medidas administrativas cabíveis para apurar a origem e o propósito da falsidade, assim como, solicitará abertura de inquérito junto à Polícia Federal para responsabilizar criminalmente os autores da fraude.



CHAPADINHA: Testemunhas da Coligação de Magno Não Comparecem à Audiência em Processo Contra Belezinha



Na manhã desta quarta-feira (19) foi realizada uma Audiência Instrutória, de representação da coligação “Chapadinha Mais Feliz”, de Magno Bacelar, contra a coligação “Chapadinha Para Todos”, de Belezinha e Raimunda Maria.

As três testemunhas arroladas pela coligação do deputado Magno Bacelar, em processo que pede a cassação de Belezinha - que o derrotou por uma diferença de mais de 5 mil votos, nas últimas eleições - não compareceram à audiência, para serem ouvidas pelo juiz Eleitoral, Cristiano Simas.

Por parte da acusação, apenas o advogado Almir Lopes, compareceu. Magno Bacelar e Danúbia Carneiro compareceram ao fórum, mas para participar de outra audiência, em que o vereador Marcelo Meneses representa contra eles.

Do lado de Belezinha compareceram os advogados Carlos Sérgio e Sócrates Niclevisk e três testemunhas: Iragilsa Sousa, Noeme Pereira e Aunariles Aguiar, que foram ouvidas pelo juiz, que, ao final, determinou às partes, bem como ao Ministério Público Eleitoral, que ali estava representado pelo Dr. Gustavo Dias, que apresentem as últimas alegações em tempo legal.

PREFEITURA PAGA EDUCAÇÃO E LIBERA PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO

Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha efetuou nesta quarta-feira (19) o pagamento dos servidores ativos da Educação. Além dos vencimentos de junho, a prefeitura antecipou a primeira parcela do décimo-terceiro. A informação é da Secretaria Municipal de Administração.

Os servidores da pasta já podem se direcionar até à agência bancária (BB) para o saque de seus proventos.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sebrae e Parceiros Realinham Intenções para Desenvolvimento da Mandiocultura no Baixo Parnaíba


O Sebrae Maranhão, a Prefeitura Municipal de Chapadinha e associações de produtores rurais da região realinharam objetivos para a implantação de ações para o desenvolvimento da Mandiocultura nos povoados do município.

As intenções de incremento da atividade foram anunciadas no mês passado, após reunião onde estiveram presentes o secretario municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, a consultora do Sebrae, Rita Sandrea e a gestora de projetos da instituição, Marcia Roberta. Um novo encontro foi realizado nesta segunda-feira (17), ampliado pela presença dos presidentes de associações de diversos povoados.

Marcia Roberta ressaltou o interesse do Sebrae em manter as parcerias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca. “A Unidade Regional do Sebrae em Chapadinha tem o firme propósito de trabalhar as parceria com a prefeitura e com as várias atividades presentes nesta reunião”, destacou a gestora.

O encontro teve o intuito em desenvolver um plano de trabalho para a mandiocultura, de seu cultivo até a comercialização da produção.

Rita Sandra esclarece que o projeto Território da Cidadania no Baixo Parnaíba impulsionar os trabalhos nas comunidades avaliadas como ideais para o cultivo da mandioca, focando numa estratégia que reúna os vários povoados através de ações conjuntas que fortaleçam uma grande cadeia produtiva.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - MA.
Contatos: (98) 9152 8936
 Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

Sebrae Viabiliza Implementação da Lei Geral em Municípios do Baixo Parnaíba Maranhense


Implementação da Lei Geral avança no Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru

Quatro municípios da região do Baixo Parnaíba e Vale do Itapecuru receberam a visita de consultores e representante da regional do Sebrae em Chapadinha na última semana para tratar de assuntos relacionados a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nestas localidades.

Prefeitos, vereadores, advogados e técnicos municipais das cidades de Itapecuru-Mirim, Urbano Santos, Chapadinha e Belágua receberam orientações dos consultores do Sebrae, através de reuniões e oficinas realizadas em cada um desses municípios.


O consultor do Sebrae Nacional, Rômullo Rende, que coordena a equipe de consultores que trabalham na implementação da Lei Geral nos municípios maranhenses, teve presença marcante nos eventos, tirando dúvidas que apareciam entre os presentes.

Dos quatro municípios visitados, apenas Urbano Santos ainda precisa aprovar a lei no legislativo municipal. Em Chapadinha, a prefeita Ducilene Belezinha já anunciou a implantação da Sala do Empreendedor, que deve funcionar junto à Secretaria de Indústria e Comércio. O funcionamento desta ferramenta é um dos requisitos fundamentais para a implementação efetiva da Lei Geral nos municípios.

Rômulo Rende afirma que para que se implemente a  lei, é necessário passar por etapas distintas. “Deve ser visto a questão da desburocratização , das compras governamentais, a capacitação de agentes de desenvolvimento local”, enumerou. Ele destacou algumas dificuldades que estão sendo encontradas pelos municípios. “A falta de informação sobre a importância da lei para o desenvolvimento do município é o mais visto”, destacou.

Segundo a consultora do Sebrae Maranhão, Núbia Sousa, os municípios tiveram muitas dúvidas quanto às questões apresentadas aos participantes das reuniões e oficinas. A metodologia aplicada busca extinguir tais dúvidas, ela explica. “Na oportunidade já fica esclarecido quais documentos deverão ser produzidos para que a Prefeitura possa atuar de acordo com a Lei Geral, desenvolvendo os pequenos negócios nos municípios atendidos”, informa.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha - MA.
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha – MA (98) 3471-0741

CHAPADINHA: “Belezinha Não Será Cassada”, Dizem Advogados


Nesta terça-feira, dia 18, foi realizada audiência no Fórum de Chapadinha, referente a processo que acusa a prefeita de Chapadinha de compra de voto nas eleições passadas.

O advogado de defesa da prefeita, Carlos Sérgio de Carvalho Barros, acompanhado dos assessores jurídicos Sócrates Niclevisk e Aldyr Junior concedeu entrevista coletiva logo após a audiência e assinalou que os processos serão julgados improcedentes até o fim de julho: “ficou entendido que não há mais necessidade de provas, pois a matéria já está suficientemente esclarecida acerca desses convênios que são feitos pelo governo do estado, com as associações, para recuperar estradas. Isso ocorre não só em Chapadinha, mas em todo o Maranhão.


O advogado disse que existem três ações movidas pela coligação de Magno Bacelar contra Belezinha e Raimunda Maria e que, da mesma forma, a coligação de Belezinha moveu duas ações contra a de Magno, pelos mesmos motivos.

Carlos Sérgio esclareceu que o governo do estado já se manifestou acerca da existência dos convênios e disse ainda que esses convênios não apresentam nenhum elemento que venha a interferir irregularmente no processo eleitoral.

O advogado acredita que não haverá mais audiências sobre os processos, pois como se tratam da mesma matéria (relativas a construção de estradas por associações), foi feito um pedido para que todos fossem juntados e julgados conjuntamente.

Belezinha compareceu ao Fórum de Chapadinha, mas retirou-se antes do início da audiência. Por parte da acusação, compareceu o advogado Almir Moreira.

AFONSO CUNHA: Governadora Roseana Entrega Motoniveladoras para Afonso Cunha e mais 70 Municípios Maranhense

Prefeito José Leane, assinando o Termo de Entrega

Do Portal Afonso Cunha

A Governadora Roseana Sarney participou, nesta terça-feira (18), às 16h, da solenidade de entrega de 71 máquinas Motoniveladoras, da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), a ser realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). O evento aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque, Calhau, em São Luís.


O prefeito de Afonso Cunha, José Leane (PMDB), esteve presente na solenidade, e também foi contemplado com uma Motoniveladora para o município.

A doação das máquinas, que tem como objetivo reforçar o processo de estruturação das estradas vicinais e o enfrentamento aos efeitos da seca, é fruto de parceria entre Governo Estadual e Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo o delegado do MDA no Maranhão, Ney Jefferson, para a entrega dessas máquinas, foram investidos R$ 28 milhões. A população rural atendida com a entrega das máquinas será de 764 mil agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Está será a primeira entrega de Motoniveladoras para os municípios do estado, que já recebeu 148 retroescavadeiras entre 2012 e 2013. O investimento total de todas as entregas até o momento é de R$ 50 milhões.

Para o prefeito José Leane, esta foi mais uma conquista para o povo Afonsocunhense!!!! Em especial ao povo da zona rural, que serão beneficiados através de mais uma parceria com a Presidenta Dilma.

AFONSO CUNHA: Secretário Municipal de Saúde Recebe Certificação da Fiocruz e Escola Nacional de Saúde Pública

(Secretário Municipal de Saúde, José de Pinho)


O Secretário Municipal de Saúde de Afonso Cunha, José de Pinho, foi certificado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), como Gestor do SUS.

O Curso de Qualificação de Gestores do SUS foi criado pelo Ministério da Saúde com a finalidade de apresentar todas as ferramentas para que os rumos da saúde pública brasileira fossem bem conduzidos e os usuários tivessem a garantia de equidade para os seus atendimentos.

O curso foi realizado no período de 18 de agosto de 2011 a 16 de abril de 2012 e foi supervisionado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

(Secretária Municipal de Educação, Zizete Figueredo)

A Secretária Municipal de Educação, Zizete Figueredo, enalteceu a certificação recebida, afirmando que: “José de Pinho é um gestor muito preocupado com os destinos da sua pasta e está sempre procurando se qualificar. Todos nós ganhamos com esta certificação porque sabemos que a gestão da saúde de Afonso Cunha está em boas mãos, parabéns

(Prefeito José Leane)

O Prefeito José Leane afirmou que: “Estou muito tranqüilo e confio nas tomadas de decisões do meu gestor da saúde. José de Pinho é um homem probo e focado no alcance dos objetivos e metas da saúde. Esta certificação vem provar que nós estamos no caminho certo para proporcionar um atendimento qualificado e sempre prestigiando o nosso usuário, parabéns Secretário”.

(Secretário Municipal. de Saúde, José de Pinho)

O Secretário de Saúde, José de Pinho, ao ser indagado sobre o assunto disse: “Foi mais um importante passo. Na saúde os problemas são complexos e quase sempre urgentes. Sou Administrador e precisava de um conhecimento técnico mais aprofundado para poder abalizar as minhas ações sobre a gestão da saúde do meu município. Estou muito contente”.

CHAPADINHA: Jovem é Esfaqueado ao Reagir Assalto


João Inácio Pinheiro, de 18 anos, trafegava em uma bicicleta, próximo ao clube de festa Arena Hall, por volta de meio-dia, desta terça-feira (18) quando foi abordado por um homem, que usando uma faca anunciou o assalto, pedindo sua Bicicleta, neste momento, João, teria reagido e o bandido revidou o esfaqueando na região da virilha.

O bandido fugiu imediatamente levando a bicicleta, João, foi socorrido por pessoas que moram próximo ao local, que o conduziram imediatamente ao Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA).

João Inácio, reside no Bairro Parque independência, ele passou por uma cirurgia e seu estado de saúde é estável, afirmou ao Blog do Alexandre Cunha, a professora Francimarly, mãe do jovem.

João Inácio, é Neto do José Luzia, presidente do sindicato rural de Chapadinha.

Ainda de acordo com testemunhas que presenciaram o fato, o assaltante foi identificado como “Roger”.

Os familiares da vítima registraram boletim de ocorrência na delegacia de Chapadinha, e aguardam por justiça.

Prefeitura realiza capacitação dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado



A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início nesta terça-feira (18) a capacitação dos alfabetizadores do programa Brasil Alfabetizado.

O programa do governo federal, em parceria com o governo municipal, é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.


A secretaria adjunta de Educação, Maria Coêlho, representando a prefeita, Ducilene Belezinha, participou da abertura da formação e parabenizou as equipes envolvidas no programa que objetiva garantir o direito a educação para pessoas jovens, adultas e idosas.

Ao todo, 87 alfabetizadores 6 coordenadores participam desta formação inicial de 40hrs, que se estenderá até a próxima sexta-feira (21). A capacitação está sendo realizada no prédio do Centro Catequético, na Rua Gustavo Barbosa - Centro.

O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional. Os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos.



Greve na CAEMA: Chapadinha aderiu ao movimento

CAEMA - Chapadinha

Do Blog do Helton Carlos

Funcionários da CAEMA, entraram de greve nesta quarta-feira, dia 19, e Chapadinha também aderiu à paralisação.

CAEMA - Chapadinha

Segundo um funcionário da CAEMA de Chapadinha, um dos motivos principais, seria o corte de benefícios já pertinentes na categoria.

A greve será por tempo indeterminado.

"A Caema, mais uma vez, trata seus trabalhadores com profundo descaso e desrespeito. Durante quase dois meses, não fez nenhum esforço para negociar, não apresentou proposta. Depois, quando resolveu formalizar uma resposta à categoria, apresentou uma proposta indecente, inegociável, onde propõem retirada de direitos já conquistados, com reduções que penalizam ainda mais trabalhadores submetidos a baixos salários e péssimas condições de trabalho", explica José do Carmo Castro, presidente do Sindicato dos Urbanitários. Ele afirma ainda que a diretoria da Caema alega que cumpre uma orientação do Secretário de Saúde Ricardo Murad. "A Comissão da empresa diz que o o Sr. Ricardo Murad mandou cortar gastos e alegam sempre a crise financeira da Caema como desculpa. Nós conhecemos a crise da Caema melhor que o secretário de saúde, porque somos vítimas dela, assim como a sociedade, todos os dias. Ocorre que a categoria não pode pagar por essa crise. Queremos discutir os reais problemas da Companhia de Água e Esgoto, seus verdadeiros motivos e soluções eficazes, coerentes e justas, mas não pagar pela crise sozinhos", argumenta o presidente do Sindicato da categoria.

(Trecho extraído de O imparcial)

Prefeitura de Chapadinha inaugura novas instalações de Centro de Reabilitação Física



A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou as novas instalações do Centro de Reabilitação Física de Chapadinha. O evento que aconteceu na tarde desta terça-feira (18) contou com a participação de secretários municipais, adjuntos, diretores de departamentos, assessores, do líder político Isaías Meneses, dos vereadores Marcelo Meneses e Antônio Odilon e do Comandante da Polícia Militar, Major Edvaldo.

O Centro que antes funciona precariamente e com aparelhos de terceiros, hoje reabre as portas com a proposta de gerar condições para as pessoas que necessitam de acompanhamento durante o processo de recuperação e reabilitação.


Coordenado pela fisioterapeuta Nubia Almeida, o atendimento é realizado pelos fisioterapeutas Hudson Fonteles e Wanderson Duarte de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Com aparelhos modernos de Tens/Fes, Ultrassom, Ondas Curtas e Infravermelho, serão oferecidos os serviços de neuropediatra, trauma ortopédica e neurologia. Ainda de acordo com a coordenadora, uma novidade no atendimento será a avalição postural para adolescentes, que tem como intuito evitar os maus hábitos posturais, que tendem a causar problemas ortopédicos crônicos e podem ser prevenidos quando identificados ainda na adolescência.

O secretário de Saúde, que na ocasião representou a prefeita- que estava ausente devido compromissos na capital- destacou a importância do Centro que será de grande utilidade para a população. “Todos os atendimentos ortopédicos do HAPA precisam de um acompanhamento, e o Centro vai garantir condições para a recuperação e integração de quem necessita”- declarou ele.










terça-feira, 18 de junho de 2013

Sebrae e Prefeitura de Belágua Selam Compromisso para Implementação da Lei Geral no Município

O prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, firmou parceria com o Sebrae Maranhão, para implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa no município em 2013. A solenidade para assinatura do termo de parceria aconteceu na sexta-feira (06), no próprio município e contou com a presença de outras instituições parceiras, como a Agerp e o Banco do Nordeste.

Segundo o termo, a prefeitura de Belágua assume o compromisso de instalar no município, em curto prazo, a Sala do Empreendedor – local onde o empreendedor será orientado sobre os procedimentos necessários à abertura e formalização de sua empresa, com redução da burocracia, maior agilidade e promoção do desenvolvimento econômico do Município. “Não há iniciativa melhor para o desenvolvimento de uma cidade: atuação junto às parcerias dessa natureza”, frisou o prefeito.

O gerente da Unidade do Sebrae Maranhão em Chapadinha, Diógenes Júnior, ressaltou que Belágua sempre manteve relações de parceria com a instituição. “Belágua foi o primeiro município a regulamentar a Lei Geral na região e o desafio, a partir de agora, é avançar na implementação da lei com a estruturação da Sala do Empreendedor”, informou.

Também é necessária a capacitação de dois Agentes de Desenvolvimento Local, nomeados desde 2012 pelo município. “O funcionamento da Sala do Empreendedor significa uma interfase permanente entre o Sebrae e as demandas dos pequenos negócios do município, passo fundamental para que a lei saia do papel e se converta em benefícios competitivos aos negócios”, analisa o gerente.

O evento ainda contou com a presença da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale, que também solicitou parceria com o Sebrae Maranhão para seu município. A prefeita avalia que a implementação da Lei Geral no município será decisivo no desenvolvimento dos grupos produtivos de Urbano Santos.

Precisamos avançar na produção de alimentos, desenvolvendo nossa região dentro da grande aptidão que é agricultura. A receita certa tem como ingrediente principal a parceria do Sebrae para as capacitações de nossos agricultores” enfatizou a prefeita. “Também queremos fortalecer a compra dos produtos da agricultura familiar local para a merenda escolar, fazendo circular renda no município”, observou.


Ascom/Sebrae-MA.

Festa Universitária em Chapadinha: Luckas Seabra e Pagode dos Amygos!


Nesta sexta-feira, dia 21 de Junho, acontecerá uma grande festa em Chapadinha, a Festa Universitária, com a participação de Luckas Seabra e o Pagode dos Amygos.

O evento está sendo organizado pelos alunos da turma do 4º período do curso de Biologia - CCAA/UFMA - Campus IV - Chapadinha, e consiste em gerar recursos para custear parte dos gastos necessários dos alunos, que pretendem viajar para Carolina-MA. Pois os mesmos sairão de Chapadinha para participarem dos estudos práticos da disciplina Ecologia I.

A "Festa Universitária" será realizada na Quadra do FAC, a partir das 21h.

Valor do Ingresso (antecipado): R$ 10,00.


Compra de ingressos e informações, entre no facebook de Antonia Lailde, clicando aqui!


*Informações do Blog do Prof. Helton Carlos

AFONSO CUNHA: Secretaria Municipal de Educação Recebe Onibus Escolar do Programa Caminho da Escola



A frota municipal de Afonso Cunha recebeu no início da tarde de desta segunda-feira (17), um ônibus escolar acessível do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC). Adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O ônibus escolar, acessível com 48 lugares, foi o primeiro dos dois que a prefeitura foi contemplada no Ministério da Educação (MEC), adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O prefeito José Leane de Pinho Borges (PMDB), acredita que com a aquisição desses novos veículos os alunos que precisam utilizar o transporte escolar terão mais segurança e conforto para chegar até a escola. “É preciso garantir mais segurança, agilidade e conforto para nossos alunos e servidores e, nesse sentido, o programa Caminho da Escola tem justamente esse objetivo”, explicou o prefeito.



Anapurus e Mata Roma Serão Beneficiadas com Inauguração de Nova Subestação de Energia

A CEMAR inaugura mais uma nova subestação de energia na cidade de Mata Roma, região leste maranhense. São mais de 10 mil unidades consumidoras, ou seja, aproximadamente 30 mil pessoas beneficiadas nos municípios de Mata Roma e Anapurus. Também foram construídas duas novas redes de distribuição a partir da subestação Palestina, uma que atende ao município de Anapurus e a outra que atende ao município de Mata Roma, isso reflete diretamente na melhoria do nível de tensão para a região.

Para o presidente da CEMAR, Augusto Miranda, a nova subestação trará muitos benefícios para a região, o que pode atrair até mesmo novos empreendimentos. "As cargas nesses municípios eram atendidas pela subestação de Chapadinha e você colocando a subestação próxima da cidade, naturalmente ela vai refletir uma melhor qualidade no fornecimento, ou seja, a energia vai ter um nível de qualidade muito melhor a todos os moradores da região. E como a energia é básica e fundamental, com essa subestação, acaba atraindo novos investimentos porque se dá mais condições para trabalhar na região pela disponibilidade de energia elétrica".

Com investimento total da ordem de R$ 2,6 milhões de reais, a nova subestação Mata Roma tem capacidade de 5/6,5 MVA e, somada às duas novas linhas de distribuição, garantem uma maior continuidade e qualidade de energia elétrica para os municípios de Mata Roma e Anapurus.

A cada ano a Companhia vem ampliando as ações de melhoria da energia elétrica e da prestação de serviço no Maranhão. Investiu mais de R$ 500 milhões de reais em obras de fortalecimento do sistema elétrico no Estado só no ano passado. Foram 11 novas Subestações, ampliação de outras 10 subestações, construção de 566 km de Linhas de Transmissão, 49 novos Alimentadores, 695 quilômetros de Redes de Distribuição de Média Tensão e 595 quilômetros de Redes de Baixa Tensão. Na regional leste diversas obras foram realizadas, a exemplo da nova subestação de Timon. Em Codó a construção de uma nova rede de distribuição e atualmente encontra-se em fase de execução uma nova rede de distribuição interligando o município de Codó a Timbiras. Muitas outras obras de manutenção, operação e expansão do sistema elétrico já foram executadas em toda a região leste do estado.

Essas e outras obras fazem parte dos investimentos da CEMAR na expansão e modernização do sistema elétrico em todo o estado do Maranhão.


Assessoria de Imprensa da CEMAR

Prefeitura de Chapadinha Convoca Barraqueiros que Vão Trabalhar Durante o São João para Reunião Nesta Terça (18)



A Prefeitura de Chapadinha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convoca todos os barraqueiros inscritos no São João 2013 para uma reunião na tarde desta terça-feira (18), no auditório da prefeitura, às 17h.

Na ocasião será realizado o sorteio das barracas, além de discutido toda a estrutura de organização, bem como divisão de espaço, comercialização de produtos e outros.

A Secretaria Municipal de Cultura lembra ainda que as autorizações para funcionamento só serão emitidas mediante o cumprimento das exigências da Polícia Militar, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária. Garantindo assim a total segurança das famílias durante o evento.

São João 2013- As principais atrações que se apresentarão no palco da “Praça do Povo” são das bandas Forró de Farra e Forró Pegado que agitarão os brincantes na abertura oficial e no encerramento, respectivamente. Completam o quadro de atrações, Cecília Barros, Swing.Com, Carlinhos Maranhão, Forrozão Virtual, Romildo Show , além das tradicionais danças folclóricas e bumba-meu-boi.

Nós estamos organizando esta festa com muito carinho, tenho o cuidado de priorizar a tradição nordestina”- declarou o secretário municipal de Cultura, Herbeth Lago.

A programação conta ainda com a participação das secretarias de Educação e Assistência Social que promoverão as tradicionais quadrilhas nas escolas municipais e nos CRAS.

Programação Praça do Povo


28 /06 (Sexta-Feira)
Forró de Farra



29/06 ( Sábado)
Cecília Barros



30/06 (Domingo)
Swing.Com



01/07 (Segunda-Feira)
Carlinhos Maranhão



02/07 (Terça-Feira)
Forrozão Virtual



03/07 (Quarta-Feira)
Carlinhos Maranhão

04/07 (Quinta-Feira)
Romildo Show

05/07 (Sexta-Feira)
Forró Pegado


Projeto de Lei do Executivo que propõe apoio financeiro à Casa Familiar Rural de Chapadinha é aprovado



O projeto de Lei, que é de autoria do executivo, já estava na Câmara há mais de dois meses para ser votado. Na sessão da última quinta-feira (13), finalmente o texto foi aprovado por unanimidade. De acordo com o documento a Casa Familiar Rural passa a receber um auxílio de R$ 2.500,00 para ajudar no desenvolvimento das atividades diárias dos alunos.

O auxílio à CRF era um desejo antigo da prefeita Ducilene Belezinha, que este ano se reuniu com alunos e professores do programa para discutir as necessidades para o bom desempenho das atividades do grupo.


Ajudar a esses jovens a se tornarem multiplicadores de conhecimento que beneficiem o homem do campo era um desejo meu desde que conheci o programa da Casa Familiar Rural”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.

O programa Casa Familiar Rural funciona, há mais dez anos e tem como objetivo proporcionar uma qualificação profissional aos jovens do campo. Atualmente, o local, conta com uma área de produção de dois hectares onde são cultivas hortaliças e também criação de frangos.


Arquivo do blog