WebNet

WebNet

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CHAPADINHA: Prefeitura Através da Secretaria Municipal de Saúde Realiza Mutirão Contra Catarata e Glaucoma


Ascom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, realizará no próximo dia 5 de setembro, mais um Mutirão de Catarata e Glaucoma. Os atendimentos serão realizados no Centro de Saúde Benú Mendes.

O mutirão que é dirigido a pessoas que tenham histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular, sejam hipertensos ou diabéticos faz parte de uma intensiva campanha para combater a doença.

O atendimento será feito pela ordem de chegada, durante todo o dia.

• Entenda quais os riscos dessas doenças


Glaucoma

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito acomete os recém-nascidos e o glaucoma secundário que é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, cataratas, etc.

Catarata

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna o cristalino opaco (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.


(Fonte: AB Saúde)


Chapadinhense Envolvido em Assaltos a Ônibus é Preso em SL


Segundo informações da Rádio Mirante AM, na manhã desta quinta-feira (29), policiais militares do 11º Distrito prenderam seis pessoas envolvidas em assaltos a ônibus na capital maranhense. Todos eles foram presos no Recanto Verde, no bairro da Vila Itamar, e seriam chefiados por Maria Raimunda Cardoso, de 42 anos, que está entre os presos.

A ação policial foi realizada após a denúncia de moradores da Vila Itamar e das proximidades, que estavam indignados com a ação dos criminosos. Foram presos, durante a ação, além da Maria Raimunda: Ronaldo Ferreira da Silva, de 34 anos; Marcos Vitor Ferreira Gomes, de 24 anos, natural de Codó; Fernando da Conceição, de 30 anos; Gelson Júnior Soares, de 34 anos; e Orlando de Jesus Sodré, de 39 anos, natural de Chapadinha. Com eles, foram apreendidos quatro revolveres, 32 munições, celulares, entre outros objetos.


De acordo com um policial militar ao repórter Domingos Ribeiro, dois grupos estão sendo procurados pela polícia, sendo um comandado por um homem identificado como "Papão" e o comandado pela Maria Raimunda, que foi preso. Ainda, de acordo com o policial, são várias as denúncias ao grupo de Maria Raimunda. "Conseguimos levantar algumas denúncias sobre o tráfico de drogas. Mas, além do trafico, ela estaria alugando armas para assalto a ônibus. Fizemos o levantamento e conseguimos efetuar a prisão desses elementos, sendo cinco em uma casa e outro em uma residência", afirmou. Ele disse, também, que foi apreendida uma arma que pertence a uma empresa de segurança da capital.

Ainda, de acordo com outro policial, os criminosos presos nesta ação deverão ser reconhecidos de assaltos cometidos na capital. "Vamos tentar tirar esses elementos de circulação", disse o policial, se referindo aos demais criminosos que cometem o mesmo crime.

AFONSO CUNHA: Bandidos Arrombam Bradesco, Correios e Casa Lotérica e Atiram em Viaturas da Polícia


A agência do Bradesco de Afonso cunha foi invadida por homens fortemente armados em dois veículos. Segundo populares, a ação criminosa durou cerca de 20 minutos.

De acordo com a corporação, no momento em que parte do grupo estourava o caixa eletrônico da unidade financeira, outra teria se deslocado até a delegacia, onde realizaram vários disparos.

Os bandidos seguiram para a casa loteria e levaram tudo, em seguida foram até a agência dos correios e arrombaram o cofre.

No momento do vandalismo, os bandidos dispararam tiros. Paredes da delegacia e uma viatura do destacamento foram atingidas pelos tiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Após explodir o caixa eletrônico, arrombar os correios e a casa lotérica, os bandidos fugiram, em rumo ignorado.

Até o momento não há informações de quantos homens faziam parte e a quantia de dinheiro levada.


CHAPADINHA: Prefeita Entrega Uniformes Completos aos GCMs

Ascom/PMC

A entrega simbólica dos 60 uniformes da Guarda Civil Municipal aconteceu na sede da própria corporação, na noite da última quarta-feira (28). E contou com a presença da prefeita Ducilene Belezinha, de vários vereadores, secretários e chefes de departamentos. Todos os guardas receberam os uniformes completos e mais os apitos, algemas e insígnia de identificação.

Na oportunidade, a prefeita Ducilene Belezinha, adiantou que os coletes à prova de bala, um veículo caracterizado e o curso de capacitação dos servidores, também já foram providenciados, junto ao Governo do Estado.


Dos itens com os quais nos comprometemos em cumprir com a Guarda Civil Municipal, já estamos em 80% da meta. Estamos trabalhando para entregar o restante o quanto antes. Mas nós precisamos do Governo do Estado que já sinalizou positivamente aos nossos pedidos. Através do diálogo e muito trabalho vamos conseguir atender aos pedidos da Guarda Civil e quem ganha com tudo isso, é toda a população”, disse a prefeita Ducilene Belezinha.

O reconhecimento e a sensibilidade da prefeita Ducilene Belezinha quanto à importância do trabalho prestado pelos guardas municipais, resultou em mais uma conquista para a categoria, que já havia recebido, nesta gestão, uma sede nova, totalmente ampla, mobília, rádios comunicadores, duas motos, e agora, depois de três anos de luta, receberam os uniformes completos.

Nós reivindicávamos uniformes novos desde a gestão anterior! Felizmente, a prefeita nos atendeu, e agora vamos poder trabalhar com a certeza de que a população vai nos reconhecer por estarmos devidamente caracterizados. Alguns colegas nossos chegaram a comprar, por conta própria, algumas peças do uniforme para evitar transtornos durante o trabalho, mas agora isso não vai mais acontecer”, declarou o Guarda Civil, Luís.

Para o comandante da GCM, Capitão Pacheco, essa foi uma grande conquista e acredita que, a partir de agora, a categoria terá mais ânimo para trabalhar.

Estamos muito satisfeitos. Todos os guardas receberam os kits. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais as condições de trabalho de nossos guardas, pois eles são muito importantes para ajudar na manutenção da ordem e segurança na cidade”, disse o comandante.


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

4ª CI/PM EXECUTA "OPERAÇÃO VARREDURA" E APREENDE DROGAS


Do Blog da 4ª CI

Durante a manhã da última sexta-feira, dia 23, enquanto a Polícia Militar dava prosseguimento à Operação Varredura, foram presos 03 (três) jovens e apreendido 01 (um) adolescente que estavam consumindo substância ilegal similar à maconha.

A abordagem policial aconteceu no bairro Caterpila, às 9h30, próximo à Escola Rodrigues Lobo, onde os indivíduos encontravam-se em atitude suspeita. No momento da chegada da viatura, os usuários tentaram se desfazer da droga, porém, foi apreendido 03 (três) cabeças de substância similar à maconha. Um dos conduzidos já possuía várias passagens pela polícia.

CDP de Chapadinha é Primeira Unidade do Estado a Utilizar Uniformes para os Detentos


A direção do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Chapadinha realizou no inicio de agosto a entrega dos uniformes para os internos da unidade. Os 80 detentos receberam 2 kits com calções e camisas que serão utilizados por eles dentro do estabelecimento penal. O objetivo da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) é padronizar todo o sistema penitenciário.

O encarregado de segurança do CDP, Sandro Cutrim, acredita que a uniformização dos internos é mais uma forma de organizar a unidade “O interno fica devidamente identificado e a unidade fica padronizada, tudo reflete positivamente”, pontuou. Segundo ele, a utilização dos uniformes evita ainda que a família do apenado tenha que gastar com roupas.

Para o secretário-adjunto de estabelecimentos penais, Hamilton Louzeiro, a implementação de uniformes é uma ação que deverá atingir todo o sistema “O CDP de Chapadinha é a primeira, mas a ideia é que todas as unidades tenham seus internos uniformizados”, explicou.



*Extraído do ChapadinhaBLOG
Informações da Ascom/SEJAP


Jovem Chapadinhense Morre em Acidente de Moto na BR 222


O jovem chapadinhense, Agilon Ventura da Silva, 20 anos, morreu em um grave acidente de moto, no início da noite deste domingo (25) por volta das 19h, quando retornava de uma festa na zona rural de Chapadinha.

A moto Biz, conduzida pela vítima, chocou-se de frente com um carro em alta velocidade, na localidade Tabuleirão - na BR 222, a cerca de 12 Km para Chapadinha.

De acordo com informações, após a colisão, o carro ainda teria passado por cima das pernas. O jovem morreu na hora.

O pai do falecido, o cantor evangélico Alberto Reis, esteve no necrotério do Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) onde reconheceu o corpo do filho.

Agilon morava no Bairro Caterpila, com a esposa, uma filha e seus pais.


*Editado

Arquivo do blog