WebNet

WebNet

sábado, 12 de outubro de 2013

AFONSO CUNHA: Prefeitura Realiza Audiência Pública e Entrega Cartões da Bolsa Estiagem e Bolsa Família



Agricultores rurais do município lotaram o prédio do Centro de Referência da Assistência Social, (CRAS), na manhã desta sexta-feira (11), em Afonso Cunha. O motivo: receberem o cartão do programa Garantia Safra.

O prefeito José Leane (PMDB), uma equipe da Caixa Econômica Federal vinda de Caxias, realizou a entrega dos cartões e cadastraram o número individual de cada um, (senha) para que estes possam sacar a primeira parcela do benefício.

O Garantia Safra é destinado àqueles que têm renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio, e vivam em municípios do semiárido que tenham registrado perdas de pelo menos 50% da produção agrícola estimada.

Esteve presente no evento, além do prefeito Leane e do vice-prefeito Antonio Maria, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Magno, os vereadores; Marcos Crispim, Nó Cego e Maria Sandra, a gerente da CAIXA ECONÔMICA de Caxias/MA, Sílvia Marciel, Denis, Railine e secretários municipais.




Aged de Chapadinha Intensifica Ações de Criação do Serviço de Inspeção Municipal no Baixo Parnaíba

Técnicos do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em Chapadinha, estão intensificando as ações de incentivo à criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos 17 municípios da região do Baixo Parnaíba. O registro oficial dos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, seja ele municipal, estadual ou federal, garante à população a segurança de que o produto obedeceu a rígidos critérios de acordo com a legislação, que vão desde a análise dos projetos de construção do local até a higiene ao longo do processo de produção dos alimentos.

Além de orientar as prefeituras na criação do serviço oficial municipal, não só na região do Baixo Parnaíba, mas em todo o estado do Maranhão, a Aged, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), executa o Serviço de Inspeção Estadual – SIE/MA.

Os estabelecimentos que foram cadastrados no SIM estão habilitados a comercializarem seus produtos dentro do município. O SIE permite que a comercialização seja feita em outros municípios e o Serviço de Inspeção Federal (SIF) em todos os estados.

Os tipos de estabelecimentos que podem ser registrados nos serviços de inspeção oficial - no que se refere a produtos de origem animal - são de carnes e derivados, leite e derivados, pescados e derivados, ovos e derivados e mel e derivados.

O chefe da Aged de Chapadinha, José Ivo Sousa Cruz Júnior, ressaltou que para melhor orientar as prefeituras está disponibilizada a assessoria técnica e jurídica da Aged, com o acompanhamento e capacitação dos profissionais que irão atuar nos municípios, principalmente para regularizar os estabelecimentos que fazem o abate clandestino de animais.

A Aged de Chapadinha iniciou a ação na região em abril de 2013, em Urbano Santos. A prefeitura encaminhou o projeto do executivo para câmara municipal, que aprovou, em maio, a lei de criação do SIM nº 313/2013. O próximo passo é a criação do decreto que deverá ter inicio neste mês de outubro e a contratação de um médico veterinário, que exercerá a função de fiscal agropecuário.

Além de Urbano Santos, Chapadinha já está com sua lei pronta para ser votada e a prefeitura já determinou o encaminhamento para a câmara. Na região, Brejo, Araioses e São Benedito também estão iniciando articulações para criação do SIM. No Maranhão, 22 municípios já têm lei aprovada criando o SIM.

Atualmente, os municípios que possuem o Serviço de Inspeção Oficial são: São Luís, Imperatriz, Bacabal e Açailândia (SIM), São Luís, Itapecuru, Codó, Caxias, Presidente Dutra e Açailândia (SIE) e São Luís, Imperatriz e Açailândia (SIF).

O município que regulamentar a lei, além de combater a clandestinidade, passa a arrecadar mais impostos e reduzirá os entraves na aquisição de alimentos de origem animal, através dos programas sociais, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O diretor geral da AGED, Fernando Lima comentou a importância das ações da agência de defesa em relação aos registros municipais. “É um trabalho incansável e também muito gratificante quando conseguimos demonstrar a importância da confiabilidade em promover a saúde, fornecendo alimentos saudáveis para a população do estado”, finalizou o diretor.


Texto: Rita Cardoso e Vitória Castro


CHAPADINHA: Secretaria Municipal de Saúde Realizará Campanha de Vacinação Anti-Rábica


Ascom/PMC

A Prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza a partir da próxima segunda-feira (14) a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal. As doses da vacina serão distribuídas gratuitamente do dia 14 a 18 de outubro na zona urbana e nos dias 21 a 31 na zona rural.

A raiva é uma doença causada pelo vírus rábico, transmitido ao homem pelo contato com animais doentes, através de mordidas, arranhões e lambedura. A raiva é uma doença fatal ao ser humano.

Quem tem gato ou cachorro em casa deve evitar que eles fiquem soltos na rua, e que, em caso de mordida, devem procurar imediatamente uma Unidade de Saúde mais próxima, onde será avaliado, orientado, e de acordo com o caso, vacinado ou não. A vacinação é a única forma de prevenir que o animal venha desenvolver a raiva e transmiti-la ao homem.

CHAPADINHA: Prefeitura Realizará EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA


Ascom/PMC

Atenção criadores e demais interessados, saiba que a Prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de Agricultura e, Indústria e Comércio, anunciou para o mês de novembro a Exposição Agropecuária de Chapadinha com o intuito de fortalecer o setor e a agricultura familiar do município. O anúncio foi feito durante reunião entre a prefeita Ducilene Belezinha, os secretários municipais Borromeu (Agricultura), Allan Monteles (Indústria e Comércio) Sebrae e do senhor Valden Monteles, criador de ovinos e caprinos.

Com a finalidade de transformar o evento numa ferramenta de desenvolvimento econômico, a exposição tem por objetivo dinamizar a pecuária de caprinos e ovinos e incentivar a criação de pequenos animais como frango, suíno, peixe e abelha.

Na próxima segunda-feira (14) às 9h, acontecerá no auditório da prefeitura, a cerimônia de lançamento do programa de Exposição Agropecuária de Chapadinha. Não perca!



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AFONSO CUNHA: Acidente com Moto Deixa um Morto e uma Pessoa Gravemente Ferida



Um acidente de moto na manhã desta sexta-feira (11), na estrada que liga a sede ao povoado vereda, no trecho próximo à ladeira do Luís Resende, em Afonso Cunha, envolvendo três pessoas, deixou um morto e uma mulher gravemente ferida, a criança teve apenas ferimentos leves.

A moto era conduzida pelo o idoso conhecido por Dico Carlota, residente no bairro Para-sempre, que veio a óbito, a mulher teve ferimentos graves e foi transferida pela ambulância do município de Afonso Cunha, para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA) na cidade de Chapadinha.

Os motivos do acidente ainda são investigados. Populares afirmam que o idoso tinha ingerido bebida alcoólica e estava conduzindo a moto quando perdeu o controle em uma curva e entrou no matagal.

CHAPADINHA: Guarda Municipal Já Circula com Veículo Patronizado


Ascom/PMC

O veículo, todo padronizado, foi entregue no último dia 4, aos servidores da Guarda Civil Municipal, que já estão circulando pelas ruas da cidades devidamente identificados.


A prefeita Ducilene Belezinha vem cumprindo com todos os termos assumidos junto a corporação. Ainda no mês de agosto foram entregues os kits contendo os uniformes completos aos guardas. Uma reivindicação antiga que os servidores faziam há anos e que agora estão sendo atendidas.

Arquivo do blog