WebNet

WebNet

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

BURITI: TRE Reconduz Prefeito Rafael Mesquita Ao Cargo


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) determinou na tarde desta quarta-feira (20) que o prefeito de Buriti, Rafael Mesquita, e seu vice Raimundo Camilo, sejam reconduzidos ao cargo.

O Juiz Sérgio Muniz deferiu na tarde desta quarta-feira (20) a medida liminar em ação cautelar determinando a manutenção do Prefeito Rafael Mesquita e o Vice-Prefeito Raimundo Camilo nos seus respectivos cargos, no município de Buriti-MA.

A medida liminar suspendeu os efeitos da decisão do juiz de substituto da 25º Zona eleitoral de Buriti, Dr Mário Henrique Reis. Com a interposição do recurso para o TRE-MA, com o efeito suspensivo por meio da liminar os titulares permanecerão no seus cargos a guardando o julgamento final do mérito.

Já o segundo colocado Naldo Batista e seu Vice Ednaldo Moreira até o fechamento desta matéria estavam no Fórum de Buriti aguardando o cerimônia de diplomação prevista para as 16h, porém foram surpreendidos com a noticia da liminar e logo após tomarem conhecimento bateram em retirada.

O prefeito Rafael Mesquita e seu Vice Raimundo Camilo, desde o inicio de sua campanha eleitoral vem sendo assessorado pelos advogados Dr. Willamy Alves Santos, Dr. Ormanne Fortes Menezes Caldas (foto ao lado), Dr. Benevenuto Marques Serejo Neto, e Dr. Ciro Rafael Caldas Oliveira.

A defesa do prefeito cassado de Buriti/MA, Rafael Mesquita, impetrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em São Luís, por volta das 16h desta terça-feira (19), um pedido de liminar (AÇÃO CAUTELAR) para suspender a decisão do juiz de 1º grau, Dr. Mário Henrique Mesquita Reis, que cassou o mandato de Rafael e seu vice, Raimundo Camilo, e que determinou ainda a posse imediata do segundo colocado na última eleição, no caso Naldo Batista. Assinaram o pedido de liminar os advogados Willamy Alves dos Santos, Dr. Benevenuto Marques Serejo Neto, Ciro Rafael Caldas Oliveira e Ormanne Fortes Caldas.




O juiz Sérgio Murilo de Paula Barros Muniz (foto ao lado), relator da Ação Cautelar impetrada nesta terça-feira (19), concedeu na tarde desta quarta-feira (20) uma liminar que suspende a decisão do Juiz Mário Henrique Mesquita Reis, da 25ª ZE do Maranhão, nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral n° 168/2013, que cassou os diplomas do prefeito Rafael Mesquita e do seu vice Raimundo Camilo. Com a decisão do relator, Rafael Mesquita volta ser o prefeito de Buriti/MA.


Sempre acreditei na Justiça e volto para continuar trabalhando por Buriti”, disse Rafael, que volta ao cargo nesta quarta-feira (20) - à nossa reportagem.

(*Com colaboração do Correio Buritiense)


Publicidade



CHAPADINHA: Justiça Federal Garante Execução do "Luz Para Todos" no Quilombo Barro Vermelho

Quilombo Barro Vermelho
Foto: Igor Almeida


Em decisão prolatada nos autos de Ação Civil Pública que tramita perante a 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, o Poder Judiciário deferiu tutela antecipada, determinando que em até 60 (sessenta) dias, a UNIÃO, a CEMAR e a ELETROBRÁS-ELETRONORTE tomem as medidas necessárias para a implantação do Programa Luz Para Todos na comunidade quilombola de Barro Vermelho, município de Chapadinha.

A Ação Civil Pública foi ajuizada pela Defensoria Pública da União no Maranhão (DPU-MA) após Representação protocolada neste órgão pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos - SMDH, que acompanha o processo de regularização fundiária da comunidade desde 2007.

A SMDH ingressou com a Representação junto à DPU-MA após várias denúncias da comunidade de que o suposto proprietário da área estaria impedindo (e algumas vezes, ameaçando) as empresas terceirizadas pela CEMAR de executarem os serviços de implantação do Programa. Ressalte-se que as cerca de 20 famílias beneficiadas pela decisão da Justiça Federal já estavam incluídas no plano de obras do 6º contrato previsto para ser executado ainda no ano de 2012, segundo informações do Comitê Gestor do Programa no Maranhão.

Na decisão, a magistrada reconheceu a "essencialidade dos serviços de energia elétrica para a sobrevivência da comunidade quilombola em condições dignas". Ainda segundo a decisão, quando da realização da audiência de conciliação, no dia 05 de novembro, o representante da CEMAR confirmou que o único óbice para a implantação do Programa em Barro Vermelho teria sido a oposição do suposto proprietário.

Sobre a questão da ausência de titularidade do imóvel pelos quilombolas de Barro Vermelho (o processo de titulação ainda tramita no INCRA), a magistrada assim se manifestou:

"Não se justifica a inércia da Administração ante a oposição apresentada pelo suposto proprietário da terra. Não pode o interesse particular se sobrepor ao interesse público, que já havia sido reconhecido pelos próprios requeridos. A discussão sobre a titularidade das terras não pode ser óbice à implantação das políticas públicas essenciais à sobrevivência da comunidade." (grifo nosso)

Tendo em vista a informação dos requeridos de que o Programa Luz Para Todos não foi executado no quilombo Barro Vermelho por conta da oposição do suposto proprietário, a magistrada determinou ainda que, caso necessário, força policial deverá acompanhar os trabalhos para o cumprimento da liminar.

Para o advogado e assessor jurídico da SMDH, Igor Almeida, essa é mais batalha vencida na luta pela garantia de direitos fundamentais aos quilombolas: "A Administração Pública precisa suplantar o extremo legalismo para implantação de políticas públicas fundamentais às comunidades quilombolas. Trata-se de verdadeiro Racismo Institucional ainda impregnado nos nossos órgãos. A decisão é emblemática porque reconhece que a vai exatamente ao encontro do que determina a Constituição Federal. Ademais, nunca é demais ressaltar que, por conta do disposto no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a titularidade das terras já pertence ao Quilombo Barro Vermelho. O Estado, através do INCRA, apenas está realizando um processo burocrático, de outorga do título e respectiva indenização do fazendeiro, caso comprovado que ele realmente tenha documentos legítimos, não objetos de fraude, o que é muito comum nos cartórios daquela região do Maranhão."

O advogado relata ainda que essa é apenas uma das políticas fundamentais ausentes da comunidade. "A comunidade ainda luta, além da conquista do título definitivo de seu território, para que seja garantido seu direito de ir e vir, através da reforma da estrada vicinal que dá acesso ao quilombo, direito à água potável, pois inexiste poço artesiano que abasteça as famílias (hoje elas retiram água do poluído e seco Rio Munim), à educação e ao fomento agrícola", ressaltou Igor Almeida.


Publicidade



VARGEM GRANDE: Bandido Morre em Troca de Tiros com a Polícia

1461182_561237870621775_1210564105_n

Uma ação da Polícia Militar de Vargem Grande, na manhã desta quarta-feira (20) acabou na morte de um homem conhecido por Leandro.

Leandro era um velho conhecido da Polícia e já havia sido preso diversas vezes, tendo inclusive passagem pela Penitenciaria de Pedrinhas. Ele tinha conseguido a liberdade provisória há pouco tempo e já estava praticando roubos e furtos.

Nesta manhã ele reagiu à voz de prisão da Polícia nas proximidades do Conjunto Santa Maria. Houve troca de tiros. O que levou à sua morte.


Publicidade



Prefeitura de Chapadinha Receberá Mais Um Caminhão Pipa


Ascom/PMC

Coordenadores da Defesa Civil Estadual reuniram-se na manhã desta quarta-feira (20), no auditório da prefeitura de Chapadinha, com representantes das cidades do Baixo Parnaíba, para tratar do início das ações de enfrentamento à estiagem na região.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Carlos Borromeu, as ações são complemento do Decreto Estadual de Emergência, assinado no início desse ano, por causa da seca que atingiu o Estado do Maranhão em 2013. Depois da primeira etapa, com a entrega de cestas básicas, realizada no mês de setembro desse ano, o próximo passo será a distribuição de água potável, própria para o consumo humano, para atender às famílias da zona rural dos municípios da regional de Chapadinha.

O município de Chapadinha não terá nenhum ônus com essas ações. Vamos receber um caminhão, por tempo determinado, e durante esse período vamos trabalhar para atender ao número de famílias da zona rural. A prioridade são famílias do interior, mas isso não nos impede de atendermos também, famílias da cidade. Para isso temos o outro caminhão pipa. Uma coisa garantimos: de um jeito ou de outro a população será atendida!” afirmou o secretário.

Cada município deve receber um caminhão pipa que levará água para os locais com dificuldade de abastecimento. Chapadinha, além do caminhão pipa doado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, receberá um outro veículo, com capacidade de 10 mil litros, que atenderá com prioridade as comunidades localizadas em áreas mais altas da cidade.


A princípio devem ser contemplados, pela ação dos carros pipas, 55 municípios e mais 14 estão já em fase de conclusão do programa, totalizando 69 cidades maranhenses. A ação faz parte de um convênio firmado entre os governos Estadual e Federal , que após processo de licitação contratou empresas que darão suporte logístico para transporte e distribuição da água. De acordo com o gerente da empresa responsável pelos trabalhos em Chapadinha, Anderson Garreto, as ações devem começar a partir da próxima semana, com a realização dos cadastros das famílias e a chegada dos veículos para as cidades contempladas.

Temos pressa para iniciar logo as ações. A licitação tem um prazo de 90 dias e vamos trabalhar para que as comunidades sejam logo atendidas. Contamos com a colaboração dos municípios para nos indicar os reservatórios de água potável, onde faremos a análise da qualidade para podermos transportar o produto para as comunidades necessitadas”, declarou o gerente da empresa H2O vencedora da licitação.

As ações tem duração de 90 dias, período que se espera a chegada das chuvas. Para a Defesa civil, após os esclarecimentos e orientações repassadas durante a reunião, os coordenadores dos municípios terão a função de preparar toda a documentação necessária para o início da distribuição da água.

Nós já passamos todas as orientações e os direcionamentos que as ações devem seguir. Agora os coordenadores das 18 cidades da regional de Chapadinha, devem providenciar toda a documentação necessária, com as informações solicitadas pelo Governo Federal para darmos início às ações efetivas”, disse o fiscal da ação caminhão pipa, Ronaldo Oliveira Castro.

Publicidade



VARGEM GRANDE: Polícia Desarticula Quadrilha

Daniel (à esquerda) e Louro

A Polícia Militar de Vargem Grande desarticulou uma quadrilha de assaltantes de motos que atuava na cidade.

Depois de receberem queixas de assaltos, a Polícia diligenciou e conseguiu prender na manhã desta terça-feira (19) os elementos Daniel Miranda (conhecido por Daniel) e Regis (conhecido como Louro).

Com a prisão da dupla, a Polícia conseguiu recuperar duas motos – uma Honda Biz e uma Honda Titan – que segundo as vítimas, fora furtada por eles e se encontravam escondidas num matagal próximo ao riacho Soldado, as margens da MA-020.

A dupla de assaltantes foi reconhecida pelas vítimas e se encontram presas na Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande a disposição da Justiça. Além dos assaltantes, se encontra preso o homossexual conhecido com Cibele, acusado de dar apoio a dupla.


Publicidade



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Show Limão com Mel: 2º Lote Já Está a Venda!


A Produção local do show da banda Limão com Mel, comunica que o 1º Lote de ingressos com preço promocional de R$ 20,00 já se ESGOTARAM!


... E que a partir desta terça-feira, dia 19, começa a venda do 2º Lote - ao preço de R$ 25,00. VENDEDORES AUTORIZADOS: LOJA NOROESTE, Chico CD, João da Mata e Zé Napoleão.

Clique na imagem para ampliá-la


VARGEM GRANDE: Chapadinhense e Outros Presos Fogem da Delegacia e Ainda Não Foram Encontrados



Na madrugada do último sábado (16), cinco presos fugiram da Delegacia de Polícia Civil de Vargem Grande. A ação foi bem ousada por parte dos meliantes.

Aproveitando-se do horário e da falha na segurança, eles serraram a grade da cela e fugiram pulando o muro, com a ajuda de um poste que fica nas dependências da Delegacia.

Dos cinco, quatro já foram identificados, tratam-se: Um homem envolvido no roubo de um caminhão em junho desse ano (reveja), um dos que assaltaram a Casa Lotérica também em junho (reveja), o que assassinou um idoso no centro de Vargem Grande no inicio do mês (reveja) e o último conhecido por "Forasteiro", de Chapadinha.

Na manhã de desta terça-feira (19) a Polícia Militar recebeu denúncias do paradeiro de um dos fugitivos e imediatamente seguiu em sua busca na região da Vila Daniele, saída de Vargem Grande. Mesmo com muita vontade e troca de tiros, a prisão não foi efetivada.

Até o momento nenhum deles foram presos. Aguarde mais informações.

MATÉRIA RELACIONADA

Presos Bandidos que vem aterrorizando Vargem Grande


Publicidade



VARGEM GRANDE: MP Aciona Ex-Prefeito Miguel Fernandes por Improbidade Administrativa

Miguel Fernandes
Foram desviados mais de R$ 376 mil para realização de obras e pagamento de serviços sem licitação

O ex-prefeito de Vargem Grande, Miguel Rodrigues Fernandes, é alvo de duas Ações Civis Públicas por atos de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público do Maranhão em 29 de outubro. O motivo é o desvio de recursos públicos de origem federal incorporados ao Fundo Municipal de Saúde (FMS) e ao Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) de Vargem Grande. Assina as manifestações judiciais o promotor de justiça Benedito de Jesus Nascimento Neto, mais conhecido como Benedito Coroba.

As ações do MPMA se baseiam no Relatório de Informação Técnica nº 77/2011, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o qual se refere à prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2009.

No primeiro caso, o acusado não realizou procedimentos licitatórios para serviços de reabilitação de pacientes, recuperação de ambulâncias e demais veículos no valor de R$ 269.730. O montante foi retirado, ilegalmente, do FMS.

Já o desvio de R$ 106.489 do FMAS motivou a segunda ação. O dinheiro foi usado para reformar três prédios da Secretaria Municipal de Assistência Social. O problema é que as obras foram realizadas sem licitação.

"Fica evidente, nos dois casos, que durante a gestão do réu, o ex-prefeito Miguel Fernandes, houve prejuízo ao patrimônio público e aos princípios constitucionais, configurando-se os atos de improbidade administrativa", destaca Benedito Coroba.

A Promotoria de Justiça de Vargem Grande pediu à Justiça, em caráter liminar, a indisponibilidade dos bens do ex-gestor, incluindo imóveis e automóveis; a identificação e o bloqueio das contas-correntes, poupanças ou aplicações financeiras do acusado; além da expedição de ofício à Secretaria da Receita Federal para obtenção das declarações de imposto de renda de 2009 a 2012; ofício aos cartórios de registros de imóveis de Vargem Grande, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Itapecuru-Mirim, Chapadinha e São Luís e também ao Detran para identificar os imóveis e automóveis.

O MPMA solicitou, ainda, ao Poder Judiciário a condenação de pagamento de multa civil no valor de R$ 539.460, correspondente a 100% do dano causado ao patrimônio municipal e ressarcimento de R$ 269.730 desviado do FMS. Também foi pedida a condenação ao pagamento de multa de R$ 212.978 e ressarcimento de R$ 106.489 referentes ao montante desviado do FMAS.

Além disso, Coroba pediu a suspensão dos direitos políticos de Miguel Rodrigues Fernandes por oito anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou crédito pelo prazo de cinco anos.

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)


Publicidade



CHAPADINHA: Fórum Estará com Atendimento Suspenso por 3 Dias


O atendimento no Fórum da Comarca de Chapadinha esteve suspenso nesta segunda-feira (18) e terá suspensão nos dias 22, 25 e 29 de novembro. De acordo com Portaria editada pelo juiz titular da 1ª Vara, Cristiano Simas, o motivo da suspensão são os reparos na rede elétrica do prédio, implicando na suspensão parcial dos serviços forenses.

Consideramos que, para a efetivação dos reparos na rede elétrica, faz-se necessária a interrupção do fornecimento de energia em determinados dias e, consequentemente, os serviços aqui na secretaria ficam parcialmente prejudicados, destaca o juiz.

Segundo a Portaria, a suspensão de alguns serviços no fórum não vai prejudicar a distribuição normal de processos e petições, pois o recebimento será feito de forma manual. Não haverá, ainda, a suspensão dos prazos processuais.

Por causa dos serviços elétricos no prédio do fórum, entretanto, as audiências marcadas para essas datas citadas serão designadas para outros dias. Sobre a suspensão do atendimento no fórum, o magistrado já encaminhou cópias da Portaria ao juiz titular da 2ª Vara de Chapadinha, à Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, ao Tribunal de Justiça do Maranhão, à Promotoria de Chapadinha, ao representante da Ordem dos Advogados do Brasil na comarca, à Defensoria Pública e à polícia de Chapadinha.



Publicidade



CHAPADINHA: Secretaria Municipal da Igualdade Racial Realiza 1º Encontro Regional de Umbandistas



A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, realizou na última sexta-feira, 15 de novembro, o 1º Encontro Regional de Umbandistas do Baixo Parnaíba e também comemorou o Dia Nacional da Umbanda. O evento aconteceu no auditório da prefeitura e contou com a participação da secretária da igualdade racial, Chiquinha Pessoa, do secretário do Trabalho, Zezinho Lima, secretário de Assistência Social, Francisco Paiva, que foi representando a prefeita Ducilene Belezinha, do coordenador de cultura, Arnaldo Silva, do presidente da Federação Umbandista do Baixo Parnaíba, professor Antônio José e representantes de terreiros e povos umbandistas da região.


Esse é um momento muito importante que deve ser celebrado por todos, pois com a instituição do dia nacional da Umbanda, nosso país caminha para o respeito à diversidade religiosa e, com isso, esperamos mais tolerância e respeito às manifestações que existem em nosso país. Estamos trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas da igualdade racial em nosso município e contamos com o apoio de nossa prefeita Ducilene Belezinha”, disse a secretária de igualdade racial, Chiquinha Pessoa.


Contra preconceitos e rompendo barreiras o encontro serviu para tratar das conquistas e desafios que a religião ainda enfrenta no meio da sociedade.


Queremos parabenizar a todos que participaram desse encontro, pois, pela primeira vez, um evento desses acontece em nossa cidade e com a adesão de tantos representantes de terreiros, o que significa que estamos assumindo nossa posição religiosa de maneira livre e sem receios de discriminação”, disse o presidente da federação dos umbandistas do baixo Parnaíba, Antônio José.

A celebração serviu para fortalecer os ideais de uma religião considerada genuinamente brasileira e resgatar a cultura afro-brasileira.


A data foi lembrada como um momento inédito na história da religião brasileira, que por meio da lei federal número 12.644 de 16 de maio de 2012 instituiu um dia para a Umbanda no calendário religioso brasileiro. A proposta de oficialização da data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos.

A Umbanda é uma religião fruto do sincretismo religioso no Brasil, ou seja, a mistura de concepções, fundamentos, preceitos, ritualísticas e divindades que se processou da junção, principalmente, de aspectos do negro, índio, católico e espírita.

A religião prega a existência pacífica e o respeito ao ser humano, à natureza e a Deus. Seu principal lema é dar de graça o que de graça receber com amor, humildade, caridade e fé.


Origem da Umbanda

Constituída no início do século passado, a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, mas com raízes africanas, entre outras. A data de 15 de novembro, já consagrada à comemoração da Umbanda em diversos municípios brasileiros, reporta-se ao dia em que o médium Zélio Fernandino de Moraes teria recebido, em Niterói, a missão de fundar o novo culto, no ano de 1908, cuja prática seria exclusivamente a caridade espiritual.


ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira

Publicidade



4ª Edição do "Saúde na Comunidade" Acontece no Bairro Recanto dos Pássaros

Ascom/PMC

A prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo sábado (23), a quarta edição do programa “Saúde na Comunidade”. E desta vez vem com novidade, diferentemente das demais edições, o programa será realizado em um bairro da cidade: o Recanto dos Pássaros.

A ação será realizada em frente à Escola Augustinho Ribeiro e atenderá aos bairros vizinhos: Novo Castelo, Santa Luzia, Corrente etc.

Serão realizados vários serviços, entre eles: consultas com clínicos gerais, imunização, exames preventivos, palestras, higiene bucal, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis e orientações nutricionais.

Assim como a última edição que aconteceu no Povoado Nova Belém, a unidade móvel da CEMED, contendo gabinete odontológico, ginecológico e médico, estará mas uma vez prestando um relevante serviço, junto a população atendida.

Outra novidade nesta edição será a vinda de alunos do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de São Luís, que realizarão exames preventivo (100), de Parasitologia (200), e de Hematologia (100).

A equipe de voluntários vem contribuir com o sucesso do programa e também aperfeiçoar os conhecimentos na área.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO DO “SAÚDE NA COMUNIDADE”

ODONTOLOGIA

Palestras educativas
Entrega de Kits Odontológicos
Aplicação de Flúor
Escovação Supervisionada
Levantamento de pessoas com queixas odontológicas

SAÚDE DA MULHER

Consultas médicas
Coletas de preventivos
Palestras
Entrega de medicamentos
Distribuição de agenda de saúde da mulher
Teste rápido de gravidez

HIPERDIA

Consulta médica
Verificação de Pressão Arterial
Exame Glicemia em Jejum
Palestras
Cadastro e entrega de Carteiras do Programa
Entrega de medicação|

DTS/AIDS

Palestras
Entrega de Gel, camisinhas Fem/Masc

IMUNIZAÇÃO

Palestras
Vacinação de criança e adulto
Entrega de certeiras de vacinação para adultos e adolescentes 

Serão realizados também outras ações, bem como:

1-Acompanhamento do “Bolsa Família” (levar registro de nascimento e cartão SUS das crianças:
2-Exames preventivos (levar cartão do SUS);
3-Oficina sobre alimentação alternativa;
4-Dentista;
5-Exames de Sangue (hemograma completo), precisará estar em jejum;

• Exames parasitológico de fezes (quem tiver interesse, pegar as embalagens para os exames no Posto do Novo Castelo até sexta-feira (22). A coleta deve ser em jejum no sábado (23) pela manhã cedo.


Publicidade



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CHAPADINHA: Secretaria Municipal da Mulher Organiza Campanha dos "16 Dias de Ativismo" Pelo Fim da Violência Contra a Mulher



Ascom/PMC

Nesta quinta-feira (21) será feita a abertura dos 16 Dias de Ativismo, que seguem até o dia 10 de dezembro. A campanha contará com diversas manifestações promovidas pela prefeitura de Chapadinha, através da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com as demais secretarias municipais.

Durante o período da campanha será realizado diversas atividades em parceria também com as escolas municipais, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Policias Civil e Militar e OAB de Chapadinha.

A mobilização será marcada por palestras nas escolas, distribuição de informativo sobre a lei Maria da Penha, apresentação de filme, danças artísticas sobre a lei Maria da Penha e caminhada pelo fim da violência contra a mulher.

O objetivo da campanha que ocorre em todo país é informar, orientar e estimular a participação de todos nos debates sobre o combate e enfrentamento da violência contra as mulheres; repassar informações sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

O MOVIMENTO

O movimento acontece em 159 países. Internacionalmente começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a campanha é iniciada em 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra. A inclusão desta data se dá pela importância da história da cultura negra no Brasil e também pela dupla discriminação sofrida pela mulher negra, que se baseia em uma opressão de gênero e raça.


Publicidade




Victor & Léo em Chapadinha: Quadra do FAC Confirma Valor de R$ 50,00 para 1º LOTE



BURITI: Justiça Eleitoral Cassa os Mandatos do Prefeito e de seu Vice

Rafael Mesquita e seu vice, Raimundo Camilo
O juiz Mário Henrique Mesquita Reis, substituto na 25ª Zona Eleitoral, cassou nesta segunda-feira (18) o prefeito e vice-prefeito do município de Buriti-MA, Rafael Mesquita Brasil (PRB), e Raimundo Nonato Mendes Cardoso, conhecido por Raimundo Camilo, respectivamente, por utilização de “caixa dois” na campanha eleitoral de 2012.

No despacho do processo nº 168/2013, publicado na tarde desta segunda-feira, o juiz afirma reconhecer a utilização indevida de recursos não contabilizados na prestação de contas dos candidatos eleitos Rafael Mesquita Brasil e Raimundo Nonato Mendes Cardoso, o famoso “caixa dois”, e determina a cassação dos seus diplomas, além de torná-los inelegíveis por 8 anos.

Ele determinou ainda que Lourinaldo Batista da Silva (Naldo Batista) - e seu vice -, 2º colocado na última eleição com 40,90% dos votos válidos (5.575 votos), seja diplomado como novo prefeito de Buriti. A decisão tem efeito imediato.

O juiz, de forma cautelar, ordenou a suspensão de quaisquer movimentações financeiras nas contas da prefeitura até que o novo prefeito seja diplomado e tome posse.

No texto de sua decisão, o juiz explicou sobre a árdua tarefa de analisar fatos e provas em processos, principalmente em seu caso que somam mais de 3.000 autos “fervilhando em sua cabeça”. Além disso, o Juiz Mário Henrique está respondendo por duas Comarcas jurídicas, Chapadinha e Buriti.

MAIS DETALHES DAQUI A POUCO


Publicidade



Chapadinhense de 42 Anos Morre Esmagado por Carreta na BR 222

Na tarde do último domingo (17), o lavrador Edmílson Araújo Pinto, 42 anos, teve uma morte trágica na BR 222, no trecho entre o povoado Vila Diamante e a sede do município de Igarapé do Meio (distante 260 km de Chapadinha).

Coringa”, como era conhecido Edmílson Araújo, era natural de Chapadinha, mas residia há muitos anos no povoado Vila Diamante, município de Igarapé do Meio.


Um amigo da vítima que presenciou o acidente, contou a nossa redação (Jornal A CORDA) que “Coringa” atravessou na frente da carreta. “Na hora do ocorrido, a carreta seguia em direção a Santa Inês e, eu e amigos seguíamos para o Povoado Vila Diamante. O motorista não tinha como desviar, pois vinhamos em um carro de passeio e um ônibus a nossa frente.”, disse o morador. “Caso a carreta desviasse, a tragedia seria muito maior.”, finalizou ele.

Edmílson Araújo estava bebendo com seus amigos e falou que teria de descarregar umas madeiras na casa de forno localizada no “Rabo da Gata” – sede de Igarapé do Meio – e seguiu viagem em sua bicicleta, mas foi logo interrompida. Segundo informações o veículo arrastou “Coringa” por mais ou menos 200 metros, ficando com o corpo travado nas rodas.


A Policia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trafego no local e com isso evitar outro possível acidente, pois tinha muitos curiosos no local.

Segundo a irmã da vítima, Creusimar dos Santos Nunes (Creusa), “Coringa” morava na casa de Valdecir, conhecido como “Mica”. Ainda segundo “Creusa”, toda vez que o irmão passava enfrente a sua casa ele a cumprimentava, porém no dia de sua morte, ele passou sem dizer uma palavra.

O corpo de Edmílson Araújo foi enterrado na manhã desta segunda-feira (18) no cemitério do povoado Vila Diamante.




Publicidade



SÃO BERNARDO: Homem é Assassinado e Dois Baleados Durante Seresta

Por: Luiz Carlos Jr. - CN1

Na madrugada deste domingo (17) para segunda-feira (18) Onófrio José da Silva, foi assassinado quando participava de uma seresta no bairro Faveira, na cidade de São Bernardo do MA, município distante 128 km de Chapadinha.

Um elemento não identificado atirou a esmo, matou um e baleou outras duas pessoas.

De acordo com a polícia militar de São Bernardo, os tiros foram disparados da beira da pista em direção a seresta.

Além da vítima fatal, outras duas pessoas foram baleadas, mas não correm risco de morte. Após efetuar os disparos, o individuo que não foi identificado, evadiu-se do local.


Publicidade



CHAPADINHA: BPA Realiza Operações de Fiscalização


Do G1/MA

Dando sequência às atividades operacionais do Batalhão de Polícia Ambiental, foi realizada uma operação de vistoria e fiscalização ambiental no interior do Maranhão. O objetivo é combater o crime contra a fauna e flora. As esquipes atenderam várias denúncias de crimes ambientais nos municípios de Chapadinha e Brejo. Foi atendida também uma ocorrência do Disque Denúncia, em que fazia referência a crime ambiental contra a fauna (rinha de galos), que resultou na autuação em flagrante de Vicente de Paula Ferreira.


A operação foi coordenada pelo tenente coronel Adenilson de Santana, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental. A operação resultou na apreensão de 22 pássaros e seis galos de briga.

*Extraído do Chapadinha BLOG


Publicidade




domingo, 17 de novembro de 2013

Campus/UFMA de Chapadinha e São Bernardo Terão Novos Cursos de Graduação em 2014


Os Câmpus de Chapadinha, São Bernardo, Grajaú, Pinheiro, Codó e Bacabal serão contemplados.

A Universidade Federal do Maranhão divulgou, no último dia (7), os novos cursos de graduação que deverão ser implementados nos campi do continente, a partir do segundo semestre de 2014. Segundo o Reitor Natalino Salgado Filho, as cidades de São Bernardo, Grajaú, Pinheiro, Codó e Bacabal terão novas graduações que, juntas, somarão 500 novas vagas oferecidas a cada semestre, totalizando, ao final de cinco anos, 2 mil e 220 vagas. Estes novos cursos fazem parte da proposta de consolidação dos campi, além dos recursos para contratação de novos professores e equipamentos.

Assim, o campus de Bacabal ganhará os cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação do Campo, graduações importantes, segundo o reitor, para criar a base necessária para a implementação, a partir de 2015, de um curso de medicina na região, já prevista no planejamento da UFMA e, também, do MEC. O campus de Grajaú receberá os cursos de Matemática e Geologia; o de Pinheiro contará com os cursos de Enfermagem e Engenharia de Pesca; e, na Cidade Universitária, em São Luís, será incluído um curso de graduação regular em Libras.

Por sua vez, o campus de Chapadinha terá o curso de Engenharia Agrícola e, segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, o professor Jocélio Araujo, este curso servirá para consolidar o CCAA, desenvolvendo as novas tecnologias e contribuindo para a ampliação de novas máquinas agrícolas. Do mesmo modo, Codó ganhará os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia Química e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia da Computação, e São Bernardo receberá o curso de Turismo.



Publicidade



CHAPADINHA: Quadra do FAC Confirma Show de Victor & Léo em Dezembro


A direção da casa de eventos Quadra do FAC confirmou a apresentação da dupla sertaneja de maior sucesso no momento Víctor & Léo, no próximo dia 27 de dezembro. O anúncio, feito pelo promoter Júnior Carneiro, causou o maior frisson e virou um dos principais assuntos comentados nas redes sociais. O show, com certeza, será a maior atração de fim de ano para o público, tanto de Chapadinha, como para a região Baixo Parnaíba!

Abaixo, recorte do site oficial, que destaca a vinda da dupla a Chapadinha (Agenda)



Publicidade


Arquivo do blog