WebNet

WebNet

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Começam Nesta Segunda-Feira (6) as Inscrições para o Sisu 2014


Tem início nesta segunda-feira (6) o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2013, devem se inscrever até a próxima sexta-feira (10), exclusivamente pelainternet. Para efetuar a inscrição, o candidato deve portar número de inscrição e senha no Enem. No fim de semana, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Enem. No ano passado, de acordo com o MEC, aproximadamente, cinco milhões de candidatos se submeteram ao Enem.

Neste ano, o Sisu oferta 171.756 vagas em cursos de ensino superior, o que corresponde um aumento de 33% comparado ao processo seletivo realizado em igual período de 2013 – quando foram abertas 129.279 vagas. Também, cresceu o número de instituições participantes do Sisu, de 101 para 115, e o número de cursos oferecidos, de 3.751 para 4.731, em todo o país. As regiões Nordeste e Sudeste concentram dois terços das vagas disponíveis no sistema. No Nordeste, são 67.899 vagas.

No Maranhão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ofertam vagas por meio do Sisu. No IFMA, são oferecidas 1.520 vagas em todo o Estado, em 38 cursos superiores. Segundo o instituto, o número de vagas oferecidas este ano cresceu 20%. Os cursos de Zootecnia e Ciências da Computação estão sendo oferecidos, pela primeira vez, no campus Caxias. Já em Buriticupu, a novidade é o curso de Licenciatura em Matemática. Do total de vagas, metade é destinada a estudantes de escolas públicas. Ao todo, são ofertadas vagas em sete cursos superiores de Tecnologia, 21 licenciaturas e 10 bacharelados – saiba mais consultando o Edital nº 1 da Pró-Reitoria de Ensino do IFMA.

Novos cursos na UFMA

Já na UFMA, são, ao todo, 2.268 vagas para o primeiro semestre. De acordo com a pró-reitora de Ensino da UFMA, Izabel Ibarra, as vagas são distribuídas entre os 47 cursos de ensino superior do campus em São Luís, seis em Imperatriz, três em Chapadinha e um em Pinheiro –veja os detalhes no Edital nº 308 da Pró-Reiroria de Ensino (Proen) da UFMA.

Isabel Ibarra, pró-reitora de Ensino da UFMA. Foto: Maurício Araya/Imirante.

A novidade são as vagas no curso de Medicina, anunciadas pelo reitor da universidade, professor Natalino Salgado, no último mês de dezembro. "O curso novo é o de Medicina. São vagas para Imperatriz e Pinheiro, sendo 40 para Imperatriz e 40 para Pinheiro. Existe um curso que é novo na UFMA, que foi ofertado pela primeira vez no ano passado, que é o bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. É um curso que tem muitas vagas. São 240 vagas somente em São Luís. No matutino, são 120, e 120 no noturno. É um curso que, após o segundo ano, ele pode optar se ele quer continuar em uma engenharia, e aí é por nota que ele vai para uma Engenharia Civil, Ambiental, da Computação ou Mecânica; ou ele pode concluir como um bacharel em Ciência e Tecnologia no terceiro ano, com uma formação mais generalista", afirmou Izabel Ibarra em entrevista ao Imirante.com – .

Para os candidatos que não possuem acesso à internet, a UFMA disponibiliza laboratórios de informática e equipe treinada para orientar os candidatos no ato da inscrição no Sisu.

Cronograma

O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado na próxima segunda-feira (13). A pró-reitora de Ensino da UFMA orienta que os candidatos fiquem atentos aos prazos. "No dia 27 de janeiro, tem uma segunda chamada, o resultado da segunda chamada e, posteriormente, tem a lista de espera, também, a partir do dia 27 de janeiro. Hoje, o candidato tem que declarar que tem o interesse em participar da lista de espera. Então, aquele candidato que, por exemplo, tem a primeira opção, em que ele não foi contemplado, mas ele passou, ganhou e matriculou na segunda opção, ele continua concorrendo, posteriormente, na segunda chamada e na lista de espera para a primeira opção, que é o curso que, realmente, ele queria. Ele tem que ficar atento para se inscrever, no dia 27, na lista de espera", esclarece.

Izabel Ibarra alerta, ainda, que os candidatos devem assegurar as vagas por meio das matrículas, que ocorrem de 17 a 21 de janeiro – da primeira chamada. Da segunda chamada, as matrículas ocorrem de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.



PUBLICIDADE



Arquivo do blog