WebNet

WebNet

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

URBANO SANTOS: Equipe Sebrae Visita Município Selecionado ao Prêmio Prefeito Empreendedor

Urbano Santos, na região do Baixo Parnaíba, concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo”

A comissão estadual de avaliação da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor esteve na quinta-feira, dia 6, no município de Urbano Santos, para concluir umas das etapas do regulamento do concurso – a visita técnica. A cidade é uma das pré-selecionadas à premiação, que busca reconhecer iniciativas das gestões municipais para o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais. A cidade de Urbano Santos concorre à etapa estadual na categoria “Pequenos Negócios no Campo”.

A comissão, composta pelo consultor Augusto Bento Serra e Geovana Figueiredo - gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae Maranhão, foi acompanhada pelo secretário municipal de Agricultura, Tomás de Aquino; pela secretária-adjunta da pasta, Priscila Faustino; o gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha, Diógenes Júnior; e a gestora do projeto Território da Cidadania do Baixo Parnaíba, Márcia Roberta; além de técnicos agrícolas que compõem a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura. 

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor acontece a cada dois anos e reconhece a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios.

O consultor Serra esclarece os procedimentos para participação do município no concurso. “O Sebrae orientou todos os prefeitos e aos técnicos interessados em participar da disputa, que puderam inscrever seus projetos municipais no prêmio. Cada prefeitura, juntamente com sua equipe, elaborou seu projeto e encaminharam à comissão de organização. Depois de avaliados, os prefeitos e projetos estão selecionados para a etapa final do prêmio, o julgamento”, enumera. “O julgamento estadual será realizada por membros de instituições convidadas pelo Sebrae”, conclui.

Projeto em Urbano Santos - Durante a visita técnica, foram apresentadas uma área de produção de hortaliças e outra área de produção comunitária – esta receberá o plantio de arroz, feijão, milho e mandioca. Os dois projetos beneficiam, juntos, cerca de 40 famílias, que depois de receberem assistência técnica pelo município, conseguiram melhorar a produtividade e a renda familiar dessas pessoas. Com este projeto, o município segue concorrendo o prêmio, disputando na mesma categoria do município de Bacabeira.

Iracema Cristina Lima Vale, prefeita de Urbano Santo, acolhe a ideia do Sebrae com satisfação. “Acredito que é um incentivo para as políticas públicas praticadas no nosso estado e em nosso país e tenho certeza que, assim como motivou a mim e minha equipe, irá motivar também outros gestores”, ponderou a gestora.

No Maranhão, 10 municípios e 11 projetos foram pré-selecionados e receberão a visita técnica da comissão de avalição seguindo os procedimentos do regulamento. A entrega da premiação acontecerá dia 13 de março durante o evento “Fomenta”, em São Luís.

Lidiane Reinaldo
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Chapadinha-MA
Contatos: (98) 9152 8936
Sebrae – Chapadinha-MA
(98) 3471-0741

PUBLICIDADE



Arquivo do blog