WebNet

WebNet

quarta-feira, 12 de março de 2014

Governo Destaca Avanços e Ganhos da Educação em Fórum Regional do Baixo Parnaíba


Ao participar do 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba, em Chapadinha, o secretário Adjunto de Coordenação das Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Tadeu Lima, destacou os ganhos e avanços da educação do Maranhão nos últimos anos.


O fórum foi promovido pela Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), dirigida pela professora Raimunda Nonata Fortes Braga (Noni Braga) e reuniu aproximadamente 1,5 mil profissionais e estudantes que atuam na educação básica e superior.

Prof. Jânio Ayres (Gestor Regional de Educação/Chapadinha), 
Ducilene Belezinha (Prefeita de Chapadinha), 
Tadeu Lima e 
Prof. Maria Coêlho Pimentel (sec. Mun. de Educação/Chapadinha)

Ao apontar os ganhos reais dos profissionais da educação básica do Maranhão, com aprovação do novo Estatuto do Educador, sancionado pela governadora Roseana Sarney, em julho de 2013 e os demais investimentos em infraestrutura da rede escolar, Tadeu Lima, fez um contraponto ao discurso de candidatos de oposição presentes no evento.

Tadeu ressaltou que o estatuto garante inúmeras vantagens aos profissionais com revisões de categoria funcional e aumento salarial, promoções, titulações, gratificações de estímulo e a obrigatoriedade de um terço da carga horária para planejamento das aulas, conquistas jamais vistas pelos profissionais do Maranhão.

Ele também frisou que há anos o Maranhão esperava pela conclusão do Plano Estadual de Educação e que isso aconteceu em 2013, de forma democrática em 28 conferências intermunicipais que reuniram representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público, com apoio do Fórum Estadual de Educação, que integra mais de 20 entidades da sociedade maranhense.

O plano do Maranhão é uma realidade com metas e estratégias para a próxima década, o que nos colocou à frente dos outros estados e está servindo de modelo para outras secretarias de educação do País”, destacou.


Tadeu Lima informou que 90 municípios maranhenses estão recebendo a orientação da Seduc para elaboração ou adequação dos planos municipais de educação e que outros 80 municípios já demonstraram interesse para receber a orientação de avaliadores da Seduc na elaboração ou adequação de seus planos, fortalecendo assim o regime de colaboração Estado e municípios.

São muitos avanços que colocam o Maranhão em destaque no cenário nacional como, por exemplo, a diretrizes curriculares, que estão em fase de implantação na rede estadual, trabalho feito em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)”, informou.

Na ocasião, Tadeu Lima disponibilizou aos representantes das redes municipais de ensino da região documento com as diretrizes curriculares.

Esse é um documento diretivo para a rede estadual, que objetiva estabelecer padrões básicos de aprendizagem para as escolas de modo a assegurar unidade ao trabalho pedagógico e garantir os resultados educacionais esperados e que servem para a educação básica”, explicou.

Infraestrutura

O adjunto da Seduc também anunciou investimentos do Governo do Maranhão no setor educacional na região do Baixo Parnaíba Maranhense, com a construção de um centro de educação integral, reformas em diversas escolas e construção de quadras no âmbito do programa Viva Maranhão, além da entrega de tablets educacionais para professores de ensino médio e supervisores pedagógicos.

O 4º Fórum de Educação do Baixo Parnaíba contou com a participação de prefeitos da região, secretários municipais de educação e profissionais renomados da educação nacional, autoridades locais e regionais.

Raphael Garreto
Assessoria de Comunicação


PUBLICIDADE



Arquivo do blog